Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de … · 2016-12-28 · Por dentro do...

7

Transcript of Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de … · 2016-12-28 · Por dentro do...

Page 1: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014 INCAPER, 58 ANOS Incaper,
Page 2: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014 INCAPER, 58 ANOS Incaper,

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014

INCAPER, 58 ANOS

Incaper, 58 anos. Uma história de maturida-de e conquistas

O Incaper atinge sua matu-ridade. A Instituição completa 58 anos de existência no dia 16 de novembro, data em que a Associação de Crédito e Assistência Rural do Espíri-to Santo (Acares) iniciou suas atividades no Estado.

Para comemorar essa data, o Por Dentro do Incaper escolheu apresentar o anda-mento da implementação do Planejamento Estratégico do Incaper (PEI), construído de maneira participativa pelas mãos de 398 servidores da instituição.

Quais ações estão sendo desenvolvidas para colocar

em prática as mudanças de que o Incaper precisa, apon-tadas pelos profissionais em 713 horas de atividades? Isso é o que você irá conhecer nesta edição.

Somente uma instituição madura é capaz de executar, no presente, ações que con-duzirão à concretização de sua visão de futuro. O novo Modelo Integrado de Gestão por resultados foi o caminho escolhido pelo Incaper para trilhar esse percurso.

Por isso, nesta data comemorativa, a instituição faz um convite a cada um dos servidores. Para dar

prosseguimento à história da pesquisa e da extensão rural capixaba trilhada em quase seis décadas, precisamos construir no presente o Incaper do futuro. É necessário que cada medida proposta para mudar a gestão da instituição seja compreendida e adotada por cada servidor. A responsabilidade pela execução do planejamento é de todos nós!

Vida longa ao Incaper e que cada ano de experiência converta-se em novos tem-pos de desafios e avanços para a instituição!

Lançamento do Planejamento Estratégico do Incaper em 2012, em Venda Nova do Imigrante

Page 3: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014 INCAPER, 58 ANOS Incaper,

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014

INCAPER, 58 ANOS

Qual é o Incaper do futuro?

Mas como chegar até lá?

O planejamento do Incaper 2011-2026, coordenado pelo Departamento de Planejamento e Captação de Recursos (DPC), estabeleceu como o Instituto deve ser daqui a 12 anos. Portanto, pela visão de futuro da instituição, o Espírito Santo

deve ser uma referência em soluções integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural.

Além disso, definiu-se que a missão do Incaper é promover soluções tecnoló-gicas e sociais por meio de ações integradas de pesqui-

sa, assistência técnica e ex-tensão rural.

Tanto a visão de futuro quanto a missão foram defi-nidas no PEI, que foi conclu-ído em 2012. O Incaper pas-sou a ter um norteador de onde quer chegar. Portanto, a partir dessa data, inaugu-rou-se uma nova etapa na instituição.

Como transformar esse planejamento em realida-de? Como colocar em práti-ca, no presente, um conjun-to de ações que vai conduzir ao Incaper do futuro?

Para isso, iniciou-se a im-plantação de um Modelo Integrado de Gestão por Resultados e criou-se uma estrutura com função de assessoria à diretoria do Incaper, o Escritório de Ge-renciamento de Processos e projetos (EGPP).

O Modelo Integrado de Gestão por Resultados pos-sibilita uma mudança na vi-são dos profissionais da ins-tituição. O foco passa a ser o cidadão. Há uma preocu-pação maior com a presta-ção de contas à sociedade. Por esse modelo, há maior autonomia de trabalho e possibilidade de avaliação ao longo do tempo, pois há acompanhamento e moni-toramento das ações. Des-sa forma, tanto o servidor

quanto a sociedade são be-neficiados por esse tipo de gestão.

No Incaper, a implemen-tação desse modelo passa por quatro fases:

1. Mapeamento, desenho e redesenho de processos;

2. Capacitação em geren-ciamento de projetos, defi-nição do portfólio de proje-tos prioritários e montagem do Escritório de Projetos;

3. Redesenho da estrutu-ra organizacional;

4. Implantação da central de resultados.

A fase 3 já foi concluída, mas não implantada. As de-mais foram iniciadas e terão continuidade permanente.

É importante lembrar que, periodicamente, o pla-nejamento deve ser revisto, pois há avanços e recuos no percurso. O importante é caminhar para que a insti-tuição não fique vulnerável diante de interferências ex-ternas.

Page 4: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014 INCAPER, 58 ANOS Incaper,

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014

Para apresentar o que já foi implementado do PEI, é interessante apontar as fraquezas institucionais, ou seja, pontos que deveriam ser melhorados na institui-ção e que foram identifica-das durante a elaboração do planejamento estratégico.

Para cada fraqueza, o Por Dentro do Incaper levantou algumas ações desenvolvi-das pelo Instituto para ten-tar sanar o problema. Isso não significa que as deman-das foram todas soluciona-das. Ainda há muitas coisas para serem feitas. No entan-to, alguns passos já foram dados rumo à implantação do novo Modelo Integrado de Gestão por Resultados e é importante que todos tenham conhecimento. Ve-jamos:

1. Estrutura organizacional inadequada e disfuncional

Ações: No primeiro se-mestre de 2013, a estrutura do Incaper foi redesenhada para atender a sua missão institucional, bem como foi elaborado um novo regi-mento interno com a des-crição das atribuições de todas as unidades organiza-cionais da nova estrutura. A concretização dessas ações, no entanto, dependem de tramitação no Governo do Estado.

2. Ausência de política de RH

Ações: Início do proces-so de contratação de uma empresa para elaboração do plano de capacitação de servidores, sob a respon-sabilidade da Área de De-senvolvimento de Pessoal (ADP).

Os redesenhos dos se-guintes processos de tra-balho do Departamento de

Com a implantação do PEI, que ações já foram realizadas?

INCAPER, 58 ANOS

Recursos Humanos (DRH) estão em andamento: par-ticipação em eventos, capa-citação interna, capacitação externa, planejamento anu-al de capacitações e publi-cação de concursos (já con-cluído).

O Sistema de Avaliação de Desempenho e o Plano de Cargos e Carreiras dos Ser-vidores do Incaper foram implementados pela Seger em sua Política de Gestão de Pessoas, após processo de negociação da Assin e do Incaper com o Governo do Estado;

Qualidade de Vida: Reali-zação de atividades pontu-ais nos Centros Regionais e na Sede.

3. Ausência de sistema-tização do Planejamento Estratégico

Ações: Foram implementadas no Incaper metodologias de

Capacitação do Geplanes no Sul Caparaó

O Fórum de Integração Pesquisa e Ater foi um marco na ampliação da articulação na área finalística

Page 5: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014 INCAPER, 58 ANOS Incaper,

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014

gerenciamento de processos (mapeamento, desenho e redesenho), gerenciamento de projetos (estruturação e monitoramento de projetos estratégicos) e gerenciamento de indicadores estratégicos, por meio do software Geplanes.

4. Falta de priorização de programas e projetos e pouca articulação entre pesquisa e Ater

Ações: Com o desenho do macroprocesso de Integra-ção Pesquisa e Ater, deu-se início a uma efetiva integra-ção das áreas. Foi feito o redesenho do processo de levantamento de demandas e do Proater.

Além disso, foram dese-nhados os processos da Programação de Demandas da Pesquisa (Prodep), do Fórum e do Colegiado de Integração Pesquisa e Ater (Cointegra). Este último pro-cesso resultou na prioriza-ção das ações de pesquisa e Ater para o próximo ano.

5. Falta de instituciona-lização da política de ges-tão e processo de conheci-mento

Ações: Foi redesenhado o processo de geração do co-nhecimento, que tem o ob-jetivo de iniciar os projetos de pesquisa de acordo com as necessidades do público-alvo do Instituto, levantadas pelo Fórum.

6. Falta de sistema de informação gerencial

Ações: Está em fase de implementação o novo sis-tema Pater/Siater, que pos-sibilitará a sistematização das informações referentes à atuação da instituição na prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores, especialmente os de base familiar. Essas informações também sub-sidiam o monitoramento dos indicadores institucio-nais por meio do sistema Geplanes, que tem o papel de apoiar o processo de toma-da de decisões gerenciais baseada em fatos e dados.

7. Deficiência nos fluxos de processos

Ações: Essa deficiência está sendo sanada por meio da implementação da me-todologia de gerenciamento de processos, abrangendo os fluxos tanto da área fina-lística como da área de su-porte.

8. Deficiência no siste-ma de comunicação inter-na e externa

Ações: Foi criado o bole-tim informativo Por Dentro do Incaper, de periodicidade semanal e de circulação in-terna.

Além disso, foram ampliados os veículos de comunicação com a sociedade, por meio do ES Rural, programa de TV em parceria com a TVE, e pelo aumento da oferta de assuntos à imprensa.

9. Estrutura física inade-quada e deficiente

Ações: Existem projetos em curso, como o PAC/Em-brapa e o Finep/Oepas, que estão sanando boa parte dessas deficiências. Foram adquiridos, para todas as unidades, equipamentos de informática, mobiliário e ve-ículos. Nas fazendas, adqui-riram-se tratores e imple-mentos agrícolas. Também foi iniciada aquisição de equipamentos de laborató-rios. Estão em fase de insta-lação as casas de vegetação no Centro Serrano, entre outras coisas.

O informativo interno começou a circular em 2013

INCAPER, 58 ANOS

Page 6: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014 INCAPER, 58 ANOS Incaper,

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014

INCAPER, 58 ANOS

Cultura organizacional: o que precisamos mudar no nosso jeito de ser?

O Incaper é uma referên-cia nas áreas de pesquisa, assistência técnica e exten-são rural. Por isso, os traba-lhos desenvolvidos pela ins-tituição em mais de meio século de existência per-correm o mundo. Mas, se o Instituto é tão renomado, o que precisamos mudar no nosso jeito de ser?

O Incaper, para manter sua excelência na área fina-

lística, precisa transformar sua cultura de gestão pú-blica, para que a instituição não fique vulnerável diante de ameaças externas, como por exemplo, a escassez de recursos financeiros.

O modelo de gestão pú-blica precisa avançar para o chamado modelo gerencial, que se orienta para resulta-dos e para o cidadão. Como estratégia, serve-se da des-

centralização e do incentivo à criatividade e à inovação.

Nesses 58 anos de exis-tência, o desafio é pavimen-tar a estrada que dá acesso aos serviços de pesquisa e Ater, de maneira que ela se torne firme, segura e permi-ta contornar os obstáculos que possam surgir no meio do caminho. Ao final da tra-jetória, sentiremos a satis-fação de missão cumprida!

Balanço Social: entrega de resultados para a sociedade

Em 2013, o Incaper lançou, pela primeira vez em sua his-tória, seu Balanço Social. Esse já é um indicativo do avanço para uma gestão pautada por resultados.

O Balanço Social demons-tra para a sociedade o valor e a contribuição do Instituto. Ele faz parte da prestação de contas à população.

Ao tornar públicas suas in-tenções e resultados, a insti-tuição oferece uma proposta de diálogo com os mais va-riados públicos e confirma a eficiência das estratégias e ações realizadas.

Para cada real investido no Incaper, a sociedade ca-pixaba teve um retorno de R$12,46 em 2013.

Page 7: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014 INCAPER, 58 ANOS Incaper,

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 74 - 17 de novembro de 2014

INCAPER, 58 ANOS

Expediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretor-Presidente: Maxwel Assis de SouzaDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre / Carla EinsfeldRevisão: Marcos Roberto da CostaDiagramação: Cristiane Silveira/ Larissa Firme Trabach (estagiária)Periodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Fernando Almeida

Parabéns!“Essa data é muito impor-

tante para a instituição. São 58 anos de grandes conquis-tas, inovações e também de revoluções. O setor agrope-cuário do Espírito Santo, ao longo desses anos, passou por grandes transforma-ções e temos orgulho de fazer parte dessa história, de termos contribuído para que os produtores capixa-bas tivessem acesso ao que há de melhor para os seus

negócios. Esses avanços ocorreram pelas diversas ações realizadas na área de pesquisa, assistência técni-ca e extensão rural. Juntos, construímos uma instituição respeitada, valorizada e re-conhecida nacional e inter-nacionalmente, indo além, cada vez mais em busca do sucesso, do comprometi-mento, da valorização e do profissionalismo dos nossos servidores e público-alvo.”

Maxwel Assis de Souza, diretor-presidente do Incaper

Nos bastidores

Aureliano Nogueira da Costa, diretor-técnico do Incaper

Para elaborar este infor-mativo especial, contamos com a colaboração dos co-legas do DPC, Luiz Antonio Bassani e Luciano de Olivei-ra, e do EGPP, Jonas Lisboa, Raphaela Koelher e Virgínia Vasconcelos.

“A história de sucesso do Incaper, há mais de meio século, retrata a essenciali-dade dos serviços de assis-tência técnica e extensão e da pesquisa agropecuária. Ao longo desse tempo, o Incaper disponibilizou re-sultados que agregaram valor aos produtores rurais

de base familiar e a toda a comunidade científica, por meio dos avanços e conquis-tas nas diversas áreas do conhecimento. Em 2013, por exemplo, os ganhos foram para a sociedade capixaba, que teve o retorno significa-tivo de cada real investido na instituição.”