“POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS...

13
POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER O PROCESSO UMA FORMA DE COMPREENDER O PROCESSO A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DE TERMOS A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DE TERMOS SIMÉTRICOS NA RETA NUMÉRICA. SIMÉTRICOS NA RETA NUMÉRICA. Bruno Marques Collares Bruno Marques Collares Diego Fontoura Lima Diego Fontoura Lima

Transcript of “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS...

Page 1: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

““POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA

A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE NEGATIVO?” UMA FORMA DE

COMPREENDER O PROCESSO A PARTIR COMPREENDER O PROCESSO A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DE TERMOS DA VISUALIZAÇÃO DE TERMOS

SIMÉTRICOS NA RETA NUMÉRICA.SIMÉTRICOS NA RETA NUMÉRICA.

Bruno Marques CollaresBruno Marques CollaresDiego Fontoura LimaDiego Fontoura Lima

Page 2: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

Local e InformaçõesLocal e Informações Instituto Estadual Professora Gema Instituto Estadual Professora Gema

Angelina Belia – Porto Alegre/RS.Angelina Belia – Porto Alegre/RS. Ano: 2010.Ano: 2010. Curso Pré-Vestibular PIBID-Mat Curso Pré-Vestibular PIBID-Mat

UFRGS.UFRGS.

Page 3: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

InequaçãoInequação 2x+1=52x+1=5 Equação (Igualdade)Equação (Igualdade)

2x+1>52x+1>5 Inequação Inequação (Desigualdade)(Desigualdade)

2x<82x<8 X-1X-1≥≥88

Page 4: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

Inequação (problema)Inequação (problema)

-x<2-x<2

xx>>-2-2

Multiplicar a linha por

(-1)

Page 5: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

PropriedadePropriedade “Podemos multiplicar os dois membros de

uma inequação por uma mesma quantidade negativa, desde que, ao mesmo tempo, troquemos o sinal de < pelo de >, e vice-versa”. (LIMA, 2005, p. 29).

Page 6: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

Por que há a mudança?Por que há a mudança? A dúvida surgiu entre os alunos.A dúvida surgiu entre os alunos.

Como subsídio para esta pergunta, Como subsídio para esta pergunta, surgiu uma ideia de surgiu uma ideia de relembrarmos relembrarmos a ordenação dos números na a ordenação dos números na reta numérica.reta numérica.

Page 7: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

Reta NuméricaReta Numérica

3 4<9 2> Outra convenção: Na

reta numérica, o número menor está à esquerda do maior.Convenção: Os

símbolos < e > indicam qual termo é maior e qual é o menor.

Page 8: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

Tomar os SimétricosTomar os Simétricos

3 4<

-3 -4>

Page 9: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

O que ocorreu?O que ocorreu?3 4<

-3 -4>

multiplicamos esta desigualdade por -1,

ou seja, por uma quantidade negativa

Note que o “sinal” da orientação < mudou para >.

Page 10: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

ReflexosReflexos 1°) É uma discussão puramente 1°) É uma discussão puramente

matemática sendo realizada em sala matemática sendo realizada em sala de aula. de aula.

2°) Com este exemplo, podemos 2°) Com este exemplo, podemos notar que ainda há espaço para notar que ainda há espaço para discutirmos a matemática pura e discutirmos a matemática pura e suas propriedades com os alunos.suas propriedades com os alunos.

Page 11: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

Reflexos (2)Reflexos (2) 3°) Convencer-se de fatos matemáticos 3°) Convencer-se de fatos matemáticos

a partir de premissas anteriores é um a partir de premissas anteriores é um exercício de dedução.exercício de dedução.

4°) Não se trata de uma demonstração, 4°) Não se trata de uma demonstração, mas é um tipo argumento que pode mas é um tipo argumento que pode convencer o aluno sobre a veracidade convencer o aluno sobre a veracidade da propriedade.da propriedade.

Page 12: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

Frase de um alunoFrase de um aluno ““Eu nem dava bola para isso, agora Eu nem dava bola para isso, agora

parece bem mais claro e mais fácil de parece bem mais claro e mais fácil de cuidar para eu não errarcuidar para eu não errar”. ”.

Aluno referindo-se a propriedade:Aluno referindo-se a propriedade: “Podemos multiplicar os dois membros de uma

inequação por uma mesma quantidade negativa, desde que, ao mesmo tempo, troquemos o sinal de < pelo de >, e vice-versa”.

Page 13: “POR QUE A ‘ORIENTAÇÃO’ DE UMA INEQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU MUDA QUANDO MULTIPLICAMOS TODA A EXPRESSÃO POR UM NÚMERO NEGATIVO?” UMA FORMA DE COMPREENDER.

Referências BibliográficasReferências Bibliográficas COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. As As

ideias da álgebraideias da álgebra. Traduzido por Hygino . Traduzido por Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual Editora, H. Domingues. São Paulo: Atual Editora, 1995. 1995.

LIMA, Elon Lages e outros. LIMA, Elon Lages e outros. Coleção do Coleção do Professor de Matemática: Temas e Professor de Matemática: Temas e Problemas ElementaresProblemas Elementares. Rio de Janeiro: . Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2005. 2005.