Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal...

12
Ouvidor 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 www.jornalouvidor.com.br Ano 29 Jornal Lave as mãos!!! Post premiado Postou ganhou ATÉ OFF 70% *Consulte o regulamento 70% concorra a sorteio de Óculos de sol Semana marcada pela morte Em aparente surto psicótico, uma mulher matou a própria mãe no Bairro Recanto do Céu, em Santa Isabel. Uma égua foi abandonada na estrada, no Bairro Pedra Branca, vítima de maus-tratos e gravemente doente, morreu aos cuidados de voluntários. Leia mais na página 12 Asfalto chegou ao desvio Em Igaratá, o asfalto já chegou em 800 metros da estrada utilizada como desvio do pedágio. A escolha do trecho se deu pela topografia, pavimentando inicialmente a parte mais íngreme da estrada onde a base do asfalto, com a chuva, poderia perder parte da estrutura com as fortes enxurradas. Cidadania em qualquer tempo - Diariamente, quem passa pela Av. Cel Bertoldo, em Santa Isabel, pode obser- var Álvaro Feierabend, de 91 anos, cuidando do cantei- ro Central. Ele se arrisca entre os carros, amarrando fitas para evitar que as pessoas pisoteiem as flores. “Quem ama a cidade, ama a si próprio”, diz ele. EVENTO - Rotary Club de Arujá Sul realizará no próximo dia 15 de fevereiro o Dia da Saúde e Cidada- nia no espaço do Styllus Super- mercados da Av. João Manoel, 420, das 10h às 16h, serão ofereci- dos vários serviços. Compareçam! AULAS – Todas as escolas esta- duais retornam às aulas na próxi- ma segunda-feira. As escolas mu- nicipais de Arujá dia 04, de Igaratá dia 10. IPTU – O Imposto Predial e Terri- torial Urbano (IPTU) do município de Igaratá estará disponível para os contribuintes após o dia 20 de feve- reiro e somente na internet. Acesse o site [email protected] SKATE – No próximo dia 9/02 será inaugurada a nova pista de ska- te de Igaratá. Será realizado um tor- neio para diversas categorias de amadores. Começa às 9hrs, na rua Irineu Prianti Chaves, ao lado do Posto do Polícia Militar. Inscrições: 1 kg de alimento não perecível. VOLEI - A Secretaria de Esportes de Santa Isabel oferece vagas para aulas gratuitas de vôlei. Os interes- sados devem ter entre 7 e 18 anos e realizar a inscrição na Secretaria de Esportes e Lazer. Info.: 11 4656-4022. SAUDE – Haverá Mutirão da Saú- de em Santa Isabel, em parceria com Ong Chinesa, no dia 16 de fevereiro. Atendimento gratuito de diversas especialidades entre elas Pediatria, Cardiologia, Ginecolo- gia, além de Acupuntura, Odonto- logia, e muitos outros na Escola Oscar Ferreira de Godoy

Transcript of Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal...

Page 1: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!

Ouvidor1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 www.jornalouvidor.com.brAno 29

Jornal Lave as mãos!!!

Postpremiado Postou ganhou

ATÉ OFF70% *C

on

su

lte

o r

eg

ula

me

nto

70%concorra a sorteio

de Óculos de sol

Semana marcada pela morteEm aparente surto psicótico, uma mulher matou a própria mãe no Bairro Recanto do Céu, em Santa Isabel.

Uma égua foi abandonada na estrada, no Bairro Pedra Branca, vítima de maus-tratos e gravementedoente, morreu aos cuidados de voluntários. Leia mais na página 12

Asfalto chegou ao desvio

Em Igaratá, o asfalto já chegou em 800 metros da estrada utilizada como desvio do pedágio. A escolha do trecho se deu pela topografia, pavimentando inicialmente a parte mais íngreme da estrada onde a base do asfalto, com a chuva, poderia perder parte da estrutura com as fortes enxurradas.

Cidadania em qualquer tempo - Diariamente, quem passa pela Av. Cel Bertoldo, em Santa Isabel, pode obser-var Álvaro Feierabend, de 91 anos, cuidando do cantei-ro Central. Ele se arrisca entre os carros, amarrando fitas para evitar que as pessoas pisoteiem as flores. “Quem ama a cidade, ama a si próprio”, diz ele.

EVENTO - Rotary Club de Arujá Sul realizará no próximo dia 15 de fevereiro o Dia da Saúde e Cidada-nia no espaço do Styllus Super-mercados da Av. João Manoel, 420, das 10h às 16h, serão ofereci-dos vários serviços. Compareçam!AULAS – Todas as escolas esta-duais retornam às aulas na próxi-ma segunda-feira. As escolas mu-nicipais de Arujá dia 04, de Igaratá dia 10.IPTU – O Imposto Predial e Terri-torial Urbano (IPTU) do município de Igaratá estará disponível para os contribuintes após o dia 20 de feve-reiro e somente na internet. Acesse o site [email protected] – No próximo dia 9/02 será inaugurada a nova pista de ska-te de Igaratá. Será realizado um tor-neio para diversas categorias de amadores. Começa às 9hrs, na rua Irineu Prianti Chaves, ao lado do Posto do Polícia Militar. Inscrições: 1 kg de alimento não perecível.VOLEI - A Secretaria de Esportes de Santa Isabel oferece vagas para aulas gratuitas de vôlei. Os interes-sados devem ter entre 7 e 18 anos e realizar a inscrição na Secretaria de Esportes e Lazer. Info.: 11 4656-4022.SAUDE – Haverá Mutirão da Saú-de em Santa Isabel, em parceria com Ong Chinesa, no dia 16 de fevereiro. Atendimento gratuito de diversas especialidades entre elas Pediatria, Cardiologia, Ginecolo-gia, além de Acupuntura, Odonto-logia, e muitos outros na Escola Oscar Ferreira de Godoy

Page 2: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Fevereiro de 2020

OpiniãoÉrica AlcântaraNo pé do ouvido!

Acolhimento da dor

Há tanto que falar nesta semana, que uma parte de mim, confesso, fica confusa. Mas a confusão é igualmen-te parte do ser humano, então minha confissão é também um desabafo de que a minha escolha é determinada por minha humanidade.

Acima dos problemas do Enem, da chuva intensa em Minas Gerais - que assola minha terra natal e umedece as minhas raízes, acima das longas filas dos aposenta-dos, do medo dos vírus asiáticos, coroados ou não... aci-ma de tudo isso, a frase: “Quando uma mãe perde um filho, todas as mães sentem um pouco” foi exatamente o que mais me tocou.

Não. Eu não a conhecia. Nem mesmo os pais que choram sua perda. Mas esse vazio, essa tristeza que parece dilacerar uma pessoa por dentro, a gente sente na cidade inteira. Como se o luto se espalhasse nas nuvens e a água que cai do céu se torna lágrimas de todas as mães do mundo.

Há quem diga que sobre isso não devemos falar, como se o silêncio pudesse curar as feridas? Não curam, pois ninguém sabe o tamanho e a dimensão da dor de uma pes-soa que atenta contra a própria vida. E nesta hora não cabe julgamento. Não julgue quem parte, não julgue quem fica. Acolhe, que emergencialmente o acolhimento é tudo de que se necessita.

Depois pense, que vivemos numa sociedade que precisa falar sobre a depressão, sobre o desespero, sobre a dor. Es-tamos nos acostumando a viver ocupados em sermos boni-tos nas selfies, exemplos de sucesso e vitalidade, fantasian-do vidas que talvez não passem de ilusões programadas com filtros falsos da realidade... que passamos achar errado ad-mitir que somos frágeis. E que às vezes o peito dói, como se o coração dançasse num ritmo diferente da música da vida.

Precisamos falar de suicídio. Mais uma jovem perde a vida para a depressão. E eu gos-

taria de abraçar seus pais, seus amigos, todos os seus entes queridos com palavras de afeto. Respeito. Amor. Deus. Meus sentimentos e o desejo de que a fé conforte o coração dos que ficam.

Para toda a sociedade restante digo que a morte vem como um grito de alerta. Precisamos falar de saúde men-tal e emocional. E principalmente, precisamos ouvir e ver o próximo. Sem julgamentos tão pesados, tão dilaceran-tes, pois a perfeição não passa de um conceito hipotético do ideário humano.

Precisamos de amor. Aquele tipo que não cobra nada em troca. E, igualmente, por amor admitir que às vezes precisa-mos de ajuda.

Em todos as cidades da região existem profissionais de atendimento em saúde mental/emocional vinculados ao Sistema Único de Saúde – SUS. O Centro de Valoriza-ção da Vida – CVV possui atendimento 24h online e por telefone 188.

Se você sente que precisa de ajuda. Saiba: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO.

ARUJÁSAÚDE - A administração dos Prontos Atendimentos Central e Par-que Rodrigo Barreto e da Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa está passando por transição. A partir da 0 hora deste sábado, o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Social- Identidade So-cial (ITDS) será o responsável pelas três unidades. SAÚDE 2 - Vencedora de processo chamamento público, ela substi-tui o Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde (IDGT). O contrato de 12 meses foi firmado com valor de R$ 29.167.863,00 e prevê a implantação de um centro de parto huma-nizado na Maternidade e mais um médico pediatra no plantão diurno do PA Central.SAÚDE 3 - A Secretaria de Saúde realiza audiência pública na pró-xima terça-feira (04/02), às 9h, na Câmara Municipal de Arujá, para apresentar o balanço de ações e investimentos do terceiro quadrimes-tre de 2019. O evento é aberto a toda a comunidade.CEI – O que de início parecia uma estratégia de autopromoção, ago-ra está virando do avesso o estômago de muita gente. A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura supostas irregularidades no processo de eleição do Conselho Tutelar de Arujá vem encontrando contradições nos discursos e nos procedimentos.

IGARATÁDESPREZO – Em flagrante indiferença pelas dificuldades financei-ras por que passa o município de Igaratá, o presidente da Câmara, vereador Coquinho criou três novos cargos na Câmara, dois deles para fazer exatamente o que vem sendo feito desde a implantação do legislativo no município. O terceiro foi simplesmente mudança da nomenclatura do cargo que muda de “consultor jurídico” para “asses-sor jurídico”.DESPREZO 2 - Os cargos de “auxiliar legislativo B” e “assessor legislativo” custarão ao município R$62.647,44. Já o “assessor jurí-dico” custará mais R$44.201,04 totalizando R$106.848,48 mais as obrigações trabalhistas.VIGILÂNCIA – O vereador Coquinho, na sessão que aprovou a criação dos três cargos de confiança admitiu que está se utilizando das câmeras que fazem a vigilância do entorno da Câmara para mo-nitorar o trabalho do assessor de imprensa da Prefeitura. Disse que vê a hora que chega e estaciona o carro e a hora que sai.VIGILÂNCIA 2 – Ao saber da revelação o assessor vigiado come-morou, disse que agora tem certeza de que não é fantasma como têm insistido os vereadores, já que as câmeras de vigilância da Câmara não são do tipo “caça fantasma”. E o que é melhor: tem testemunha de sua dedicação ao trabalho.“DESESPERADORA” – O vereadores da oposição à atual administra-ção admitiram, através de ofício enviado ao Prefeito Celso Palau, que “ é do conhecimento de todos a situação desesperadora para o município” em razão dos precatórios a serem pagos no decorrer desse ano que ame-aça, inclusive, deixar o funcionalismo sem salários por três meses.DESESPERADORA 2 – No documento eles lembram o dispositivo constitucional que permite a negociação por parte do município e pedem que o Prefeito o invoque de modo a impedir o sacrifício de toda a sociedade para cumprir a determinação da lei. Chegaram com atraso: só ficaram sabendo do dispositivo devido a uma publicação no Diário Oficial da Justiça do Trabalho em resposta a uma solicita-ção do Prefeito feita no final de 2019. DESESPERADORA 3 – Os vereadores Gilmar, Juliano, Neilton, Moacir e Coquinho só se esqueceram de mencionar que a responsa-bilidade pelo precatório é totalmente do ex-prefeito Elzo de Souza que eles defendem e que se omitiram quando os erros que deram origem ao processo foram cometidos.PROCESSO – Deve acontecer em fevereiro a primeira audiência visando a negociação para o pagamento do precatório que totaliza, só em 2020 mais de quatro milhões de reais. Palau se comprometeu a entregar, pessoalmente, toda a documentação que comprova o que os vereadores reconheceram: a situação desesperadora do município.PROCESSO 2 – A vitória nessa negociação é fundamental para evi-tar o caos financeiro na cidade. Pelo menos 600 famílias de servido-res podem ficar sem o salário por pelo menos três meses, afetando o comércio local e todo o giro financeiro da cidade.COMBAT – O vereador Juliano postou em suas redes sociais uma crítica à atual administração pelo fato de dois equipamentos de terra-

planagem estarem estacionados em um terreno no bairro da Boa Vis-ta, que em sua opinião, estão abandonados no local. COMBAT 2 – Cantou sem conhecer a música: recebeu do secretário de obras Guilherme Arantes uma resposta esclarecendo que o rolo compressor, adquirido na gestão do ex prefeito Elzo de Souza, é de fabricação chinesa e que no Brasil não tem representante e nem peças de reposição que devem ser importadas diretamente do fabricante.COMBAT 3 – Quanto à escavadeira, informou o Secretário, “está aguardando a liberação por parte do DAEE (Departamento de Águas e Energia) do alvará que permita a limpeza do ribeirão da Boa Vista. A notícia boa é que a peça do rolo compressor já está à disposição do município devendo ser instalada em breve.

SANTA ISABELDESTAQUE WEB - Esta semana a postagem de maior repercussão nas redes sociais do Jornal Ouvidor foi a notícia da égua abandonada no Pedra Branca. A publicação alcançou 25.772 pessoas e obteve 4.561 envolvimentos até ontem, 31/01. SOLIDÁRIO – A prefeitura se Santa Isabel foi a única do Alto Tie-tê a comemorar o Dia da Solidariedade, celebrado no dia 31/01. Com sorteio de brindes, distribuição de roupas e prestação de serviços re-alizou um encontro na manhã de ontem com a participação e a cola-boração de diversos cidadãos.MATAGAL – Muita chuva e mais mato. A calçada particular é de responsabilidade do dono do imóvel. Terrenos abandonados também. A prefeitura deve por Lei, fiscalizar, notificar e, quando necessário, multar os responsáveis. PERIGO – Com a ventania desta semana, carros perderam o teto quando árvores doentes começaram a cair no meio da rua. Não adian-te plantar e depois abandonar. Os riscos à vida são diversos e o trans-torno é geral, os galhos arrebentam a fiação elétrica e grandes áreas passam horas sem energia elétrica.PERIGO 2 – Ontem à tarde a secretaria de Serviços Municipais esteve no cruzamento das ruas Castro Alves com Oito de Julho. No local, uma família sentia-se ameaçada por um barranco que ameaça cair sobre o telhado da casa. O Diretor da Pasta, se comprometeu em enviar um pedreiro para avaliar a situação e em contato com o Planejamento, vai verificar a responsabilidade da área verde que ameaça desbarrancar.LIXO – Na Avenida Brasil um cidadão separou todo o lixo seco e reciclável para entregar ao caminhão da coleta. Na primeira falha a justificativa era as férias do motorista do caminhão, depois o veículo quebrou, depois atrasou e nada de seletiva. Com a coleta trabalhando nesse ritmo fica difícil estimular a consciência ecológica.LIXO 2 – Nesta semana recebemos a reclamação dos moradores do Bairro Jd Eldorado lamentando a falta de colaboração de mui-tos coletores de reciclagem. Eles percorrem as grandes lixeiras comunitárias rasgando os sacos de lixo e espalhando a sujeita para todos os lados. “A limpeza depende da colaboração de todos”, disse a nossa internauta.CARNAVAL – 05 dias de Folia, Santa Isabel já divulgou a sua pro-gramação com shows todos os dias e desfile de blocos carnavalescos. Enquanto isso, em razão da possível crise econômica gerada por pre-catórios, Igaratá resolveu suspender a tradicional festa. E em Arujá somente duas matinês em clube estão na lista de eventos. O comércio é que pode se dar bem, sem concorrência a cidade promete atrair multidão. Será necessário investir bastante na segurança.INTESTINO – Na semana que vem comemora-se no dia 04/02 o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Em Santa Isabel, a secretaria de Saúde tem registrado 41 pacientes oncológicos. O câncer de maior incidência na cidade é o de intestino, com 8 casos em tratamento; seguido do câncer de mama 6 e de ovário 5.TURISTA – Circula na cidade que um turista vaidoso, pretenso can-didato nas eleições de 2020, está se ocupando em denegrir os jornais da cidade na tentativa infanto-juvenil de, talvez, atingir algum ego ferido e conseguir alguma visibilidade, mesmo que seja a reversa, no estilo: “Falem mal, mas alguém pelo amor de Deus fala de mim!!!”.DOAÇÃO - O Grupo Pedágio do Bem está organizando uma Ação entre Amigos para o mês de março. Será um bingo beneficente em prol dos animais abandonados. Até o momento já foram definidos os seguintes prêmios: 01 tanquinho e 01 cafeteira. O evento será dia 07/03, às 15h, na Rua XV de Novembro, número 5, no Salão Paro-quial atrás da Igreja do Rosário. DOAÇÃO 2 - O objetivo do grupo é levantar recursos para cobrir os custos de uma clínica veterinária que está castrando e cuidando dos pós-operatório de cerca de 30 gatos, do Bairro Vila Guilherme. De-pois de castrados, haverá feira de doação. Quem quiser contribuir, mais informações: @adotandoumamigopdb

Page 3: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!
Page 4: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Fevereiro de 2020

Érica Alcâ[email protected]

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL

OSCAR SABINO DA SILVA, 64 anos natural de Gouveia – MGCLAUDINO LEITE DE PONTES, 75 anos natu-

ral desta cidadeAMAURI CLAUDIO RODRIGUES, 69 anos na-tural de Cerquilho – SP

MARIA CLARA DA COSTA BARBOSA, 17 anos natural de Arujá -SP

EDITAL DE PROCLAMASAlessandra Galego Araujo Barbosa, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Igaratá, comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo; FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

LUCIANO MENEZES DA SILVA E DENISE ARANTES ALCANCIO DE SOUZA, ambos brasilei-ros, solteiros, ele natural de São Paulo - SP, filho de Vagner Pereira da Silva e de Erika Cristhiane de Me-nezes residente e domiciliado à Rua Tosca, nº 330 Bairro - Jardim Japão, São Paulo –SP, ela natural desta cidade, filha de Daniel Alcancio de Souza e de Deise de Freitas Arantes Alcancio de Souza residente do-miciliada à Rua Prefeito Francisco Beraldo nº71, Bairro - CentroRODRIGO DOS SANTOS DOMINGOS e TENILLA RAMPAZZO BRAGA. Ambos brasileiros, ele solteiro, natural desta cidade, filho de Amadeu Domingos e de Benedita Aparecida dos Santos Domingos,

ela divorciada natural de Quiririm – SP, filha de João Ferreira Braga e de Ednil Amelia Braga, residente e domiciliados à Rua Piauí, nº111, Bairro - Parque Santa TerezaROBERTO SILVA ARAÚJO e KÁTIA JANAINA DE ALMEIDA PASSOS, ambos brasilei-ros, solteiros ele natural de Tanque Novo, Estado da Bahia, filho de Natalino Araujo Filho e de Doraci Araujo Silva, ela natural de Jacarei – SP, filha de Antonio Rodrigues dos Passos e de Rosa Aparecida de Almeida Passos, residentes e domiciliados à Estrada do Monte Negro, km 8, Bairro - Monte Negro

EDITAL DE PROCLAMAS

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

THIAGO MARTI HERNANDEZ KOLOSZUK E LARISSA CODINA BEZERRA, ambos brasilei-ros, solteiros, ele natural de São Paulo-SP, filho Sergio Kuloszuk e Margarida Marti Hernandez Koloszuk, ela natural de São Paulo-SP, filha de Jefferson Consolin Bezerra e Lidia Codina Raig Bezerra, residentes e domiciliados à Alameda dos Manacás nª1055 Bairro - Paraíso de IgaratáJAELSON RONALD PEREIRA FELIX E RENIELE ALVES DA SILVA, ambos brasileiros e divor-ciados, ele natural de Matozinhos-MG, filho de Ananias Adão Felix e Geralda Aparecida Pereira Batista,

ela natural de Viçosa-AL, filha de Cícero Pedro De Macedo e Edileuza Alves Da Silva, residentes e domi-ciliados Rua Jaci Rocha, nº 110. Bairro - Jd. Rosa Helena, Igaratá-SPANDERSON JUVENAL GONÇALVES E CARLA ALCANTARA FERREIRA, ambos brasileiros e solteiros, ele natural de Jacareí-SP, filho de Juvenal Gonçalves e Rosa Maria Da Silva Gonçalves, ela na-tural de São Paulo-SP, filha de Carlos Alberto Ferreira e Sueli Alcantara Da Silva Ferreira, residentes e domiciliados no Bairro Alto, Igaratá-SP.

AVISO DE LICITAÇÃOCONVITE Nº 01/2020

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 188/2020 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA

PARA EXECUÇÃO DE OBRA DE INFRAESTRUTURA DE PAVI-MENTAÇÃO ASFÁLTICA E DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS, NA ESTRADA DO SANTÍSSIMO, BAIRRO GEREMUNIZ, NESTE MUNICÍPIO.

DATA DE ABERTURA DOS ENVELOPES: 10/02/2020 às 09h00. O edital licitatório e seus anexos poderão ser obtidos, na Diretoria de

Licitações e Contratos do Município de Santa Isabel, sito na Avenida República, n° 530, 4º Andar, Centro – Santa Isabel/SP, ou no Portal da Transparência: www.santaisabel.sp.gov.br, link: Licitações ou ainda no Mural de Avisos.

RODRIGO MARTINS DE MIRANDAPRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

Rede de apoio a juventudeEncontro inédito visa

melhor a comunicação dentro da rede de

proteção à criança e ao adolescente

Na segunda-feira, dia 27/01, a Juíza da Vara da Infância e da Ju-ventude, Dra. Claudia Vilibor Breda e o Promotor de Justiça Dr. Bruno Albino Ravara promoveram um en-contro inédito entre todos os agentes

vinculados a rede de proteção à criança e ao adolescente de Santa Isabel e de Igaratá.

No salão da Câmara Municipal de Santa Isabel estavam presentes os Conselheiros Tutelares recém em-possados e representantes das secre-tarias de Educação; Promoção So-cial; Desenvolvimento Social; Saúde; Casas De Acolhimento; Polí-cia Militar e o Jornal Ouvidor.

“É a primeira vez que reunimos as duas cidades, geralmente, os en-contros acontecem separadamente, mas a troca de experiências é muito promissora”, disse Dra. Claudia, acrescentando: “Cada um dos pre-

sentes tem um papel fundamental no atendimento e eles precisam se co-nhecer e principalmente entender a importância de exercer bem cada função”, explicou a Juíza.

Para Dr. Claudia, as ações inte-gradas contribuem para o acolhimen-to da situação e, se possível, a solu-ção do problema que se apresenta. “Muitas famílias sofrem pelo alcoo-lismo, desemprego e a falta de recur-sos, problemas que podem levar os menores a situações de vulnerabili-dade. Oferecer oportunidades e trata-mentos em saúde física e mental po-dem salvar uma família”, disse.

Dr. Bruno falou da importância

de se registrar as ocorrências e de não ter receio de, em caso de falhas, encontrar na Justiça o apoio para de-finir soluções. Com notória gentile-za, se dispôs a ouvir os conselheiros, esclarecer as dúvidas sobre os casos práticos que desde já se apresentam.

Limite da ComunicaçãoDra. Claudia e Dr. Bruno ressalta-

ram a importância do sigilo, em não expor os menores para nenhuma das partes envolvidas, nem para a impren-

sa. “Ainda mais pelas características da cidade de interior em que as pesso-as se conhecem, proteger a identidade das vítimas é uma forma de evitar que sofram duplamente por alguma agres-são e exposição”, disseram.

E igualmente destacaram a im-portância da escuta e da observação, e dos setores se organizarem para receberem as crianças e jovens, para os ajudar a encontrar um caminho para um futuro melhor.

Dra. Claudia e Dr. Bruno com os Conselheiros Tutelares de Igaratá e Santa Isabel

Page 5: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!

Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Fevereiro de 2020 5

FISCALIZAÇÃO NECESSÁRIA

Com a evolução da relações adminis-trativas e necessidade de descentraliza-ção dos serviços públicos têm os diver-sos níveis da administração pública adotado a terceirização como medida aparentemente mais econômica e efetiva para a prestação de diversos serviços, em especial na área da saúde. Assim, as cha-madas organizações sociais e oscips pas-saram a atuar ao lado das já tradicionais entidades filantrópicas, em especial as Santas Casas de Misericórdia.

Mas a experiência tem demonstrado que, embora não estejam no comando de tais entidades, muitas prefeituras estão sendo con-denadas a pagar quantias significativas em decorrência de proces-sos trabalhistas e ações de indenização por supostos erros médicos, em razão da falta de fiscalização dos serviços contratados.

Exemplo em nossa região tivemos no município de Igaratá, em que a atual e futuras administrações terão de arcar com uma pesada dívida decorrente de condenação trabalhista, obviamente causada pela inobservância do cumprimento das leis.

Também em Santa Isabel tivemos o episódio da prisão de ser-vidores públicos e de integrantes de uma entidade prestadora de serviços, o que demonstra a seriedade dos problemas que podem resultar da falta de acompanhamento por parte do poder público.

Ainda recentemente um médico de outra região do estado foi condenado judicialmente a pagar a importância de mais de dois milhões de reais em razão de acúmulo indevido de funções públi-cas, e incompatibilidade de horário de trabalho, cuja observância é de responsabilidade dos servidores públicos. A questão dos pro-longados plantões médicos também é muito séria, e já está mere-cendo a atenção dos órgãos de fiscalização, pois constitui-se em verdadeira contratação de problemas futuros tanto para as entida-des como para as prefeituras.

E o município, juntamente com os agentes públicos omissos, devem responder porque falharam no dever de fiscalizar a execu-ção dos contratos, sob todos os seus aspectos.

LUIS CARLOS CORRÊA LEITE

EDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS - PRAZO DE 10 DIAS.PROCESSO Nº 1000133-55.2017.8.26.0543. O(A) MM. Juiz(a) de Direito da 2ª Vara, do Foro de Santa Isabel, Estado de São Paulo, Dr(a).Cláudia Vilibor Breda, na forma da Lei, etc. FAZ SABER: a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem e interessar possa, que nos autos da AÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE SERVIDÃO ADMINISTRATIVA, processo nº 1000133-55.2017.8.26.0543, que a COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SABESP move em face de JANDIRA MARIANO RODRIGUES DE OLIVEIRA em razão da implantação de uma Adutora - Interligação Jaguari/Atibainha, parte integrante do Sistema de Esgoto Sanitário do município da Grande São Paulo, numa área total de 2.779,94m², localizada na Estrada Municipal, s/nº (aproximadamente 2.0 km do Km 32 da Rodovia Dom Pedro I, Sítio Jandira, Bairro Boa Vista, CEP: 12350-000, no Município de Igaratá/SP, tendo a SABESP depositada a importância de R$ 27.250,00 (vinte e sete mil, duzentos e cinquenta reais), a qual foi homologada por sentença por aceitação da expropriada, foi deferido à expedição do presente edital, para que terceiros interessados venham, no prazo de 10 dias, impugnar o pedido de levantamento da importância depositada como oferta prévia e indenização, nos termos do artigo 34, do Decreto-lei 3.365/41, contado o prazo a partir da primeira publicação na Imprensa Oficial do Estado, o qual será, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Santa Isabel, aos 17 de janeiro de 2020.

Água, cuide bem desse bem. Porque cada gota vale muito.

Érica Alcâ[email protected]

Desmistificando o CoronavírusHigiene e educação

são prioridade no com-bate e na prevenção do

coronavírus e diversas outras doenças

Em entrevista transmitida on-tem, dia 31/01, pelas redes so-ciais do Jornal Ouvidor, o médico Dr. Luis Paulo Silva, diretor clí-nico da Unidade de Pronto Aten-dimento – UPA de Santa Isabel, ao lado da secretária de Saúde, Estela Santana, esclareceu dúvi-das sobre o coronavírus. Resumi-damente, disse: “Toda enfermi-dade inspira cuidados, por isso já estabelecemos um protocolo de atendimento para, se eventual-mente a doença chegar ao muni-cípio, a cidade estar preparada, mas não há até o momento funda-mentos para entrar em pânico”.

Na quarta-feira, 29/01, São José dos Campos e Mogi das Cruzes anunciaram cada uma das cidades, um caso suspeito de coronavírus. Em Mogi a secreta-ria de Saúde disse que “apesar de não ter o perfil clínico específico da doença, iria monitorar o caso, pois a paciente esteve recente-mente na China, na cidade epi-centro da doença, Wuhan”.

Na quinta-feira, São José dos Campos confirmou o segundo caso suspeito, um paciente com tosse, coriza e fraqueza que tam-bém esteve na China entre os dias 8 e 24 de janeiro.

“Os sintomas do coronavírus são os mesmos de uma gripe co-mum, por isso, os pacientes que estiveram recentemente em via-gem à China são monitorados”, explica Dr. Luis. O período de incubação do vírus é de 10 a 15 dias, mas Dr. Luiz explica que ele é menos letal que o H1N1 (Influenza A), cujo risco é de 8% e o surto da SARs (Síndrome Respiratória Aguda Grave), de meados de 2002, que era de pou-co mais de 10%.

Dr. Luis diz que as pessoas mais vulneráveis diante de qual-quer nova enfermidade são aquelas que já têm algum fator de risco (idade avançada, AIDS, câncer etc).

Segundo a Organização Mun-

dial de Saúde - OMS, até ontem, dia 31/01/2020, enquanto o risco de morte pela SARs era de 10,9% (916 óbitos entre 8.422 pacientes infectados), no coro-navírus o risco é de 2,2% (dos 9.720 casos confirmados, 213 vieram a óbito).Santa Isabel está preparada?

De acordo com a Secretaria de Saúde, sim. A equipe médica criou um protocolo de atendi-mento e na semana que vem uma roda de conversa com os funcio-nários de todas as unidades de saúde será realizada para alinhar o diálogo com a comunidade.

Estela reitera que no Brasil ainda não há casos confirmados do coronavírus. “Notificação não é sentença, suspeita não é confirmação”, diz. Segundo a Secretária, oficialmente no Esta-do de São Paulo, foram registra-dos 09 casos de suspeita e a pa-ciente de Mogi já está recebendo o tratamento em casa.

Onde e quandoprocurar ajuda

Caso o paciente apresente al-gum sintoma de resfriado asso-ciado com febre e fadiga, “a reco-mendação é que procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Não é necessá-rio ir direto para a UPA, pois os médicos e enfermeiros dos postos estão capacitados para identificar a gravidade do caso e, quando ne-cessário, encaminhar para a ur-gência e emergência”, diz Estela. A Secretária explica que a UPA deve ser procurada em casos em que os pacientes apresentem sin-tomas graves que necessitam de atendimento imediato.Como prevenir os coronavírus?

Para redução do risco de ad-

quirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como os coronavírus, são recomen-dadas medidas gerais de pre-venção, como:

• Frequente lavagem e higie-nização das mãos, principalmen-te antes de consumir algum ali-mento.

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pra-tos, copos ou garrafas.

• Manter os ambientes bem ventilados.

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respi-ratória.

Segundo o Ministério da Saú-de, até o momento, não existe va-cina para os coronavírus, nem tratamento específico. “A maioria das pessoas se recupera sozinha após alguns dias, com repouso e consumo de bastante água”, diz o Ministério da Saúde.

Secretária de Saúde Estela Santana e Dr. Luis Paulo Silvaexplicam que não há necessidade de pânico

Page 6: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!
Page 7: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!
Page 8: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Fevereiro de 2020

Page 9: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!
Page 10: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Fevereiro de 2020

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORALUGO

Excelente salão p/ festas, 200m² c/ estacionamento, Vl. Osiris, valor a combinar 94174-4625

VENDO LOTE250M² OU 125M² entrada + parcelas 97314-0919 falar c/ Antônio.

VENDO CARROcorsa classic 2012 manual, úni-co dono baixo km, doc ok 4656-1289/98430-0606. Sr. Antônio.

VENDO TERRENOchácara aralu, 1.390M² Escriturada R$ 80 mil 4657-1297.

VENDO TERRENO321M², próximo a santa casa ac rua Mario Mendes de Camargo ao lado da cs nº575 esc reg R$ 95 mil

APTO NO CENTROAtrás do Fórum de 2 dorm, sl, coz, wc, lavand e sacada 97202-5079/97172-3236

ALUGOcasa pequena quarto, cozinha e wc para no máximo 2 pessoas 97289-6277

VENDO TERRENO 700m² boa local, próximo a est Monte Negro fácil acesso R$ 70mil 98016-4884

ALUGO CHACARA2.000M² plana casa térrea 2 dorm ampla sala 2 wc e varandas ótimo local, 900m do asfalto da estrada do monte negro 98016-4884

VENDO COMPRESSORcap.175 libras 200 litros marca ônix pressure trifásico (380V) 5 cv pou-co uso conservadíssimo 1194484-3786/4658-1050

VENDO CASAJd. Eldorado c/ esc, registrada 360m² comados rua asfaltada R$ 75 mil à vista ou 40 mil de entrada+ parcelas 98650-0511

ALUGO CASA2 dorm, sl, coz, wc s/ garagem Bº Mon-te Serrat 97202-5079/97172-3236

Page 11: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!

Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Fevereiro de 2020 11

Page 12: Post premiado de Óculos de sol ATÉ ... - Jornal Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1260.pdf · Ouvidor Ano 29 1 de Fevereiro de 2020 • Nº 1260 Jornal ave as mãos!!!

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 1 de Fevereiro de 2020

Érica Alcâ[email protected]

Surto: Matou amãe e esqueceu

Sábado passado, dia 25/01, uma família sangrou ao impac-to de um possível surto psicóti-co. Uma filha matou a própria mãe com um tiro no peito, de-pois limpou a casa, jogou o cartucho da bala no lixo do ba-nheiro e aparentemente esque-ceu o que havia feito.

O caso aconteceu no Bairro Recanto do Céu, em Santa Isa-bel. Segundo testemunhas, C.P.M., 30 anos, morava em Santo Antônio da Posse e so-fria a tempos de um quadro evolutivo de depressão. Toda a família se preocupou quando, na madrugada de sábado, ela ligou para seu irmão dizendo que estava perdida em Vali-nhos, tentando chegar ao mu-nicípio de Santa Isabel, junto com a filha menor de idade.

Logo pela manhã, por tele-fone C.P.M. confirmou que ti-nha chegado à sua chácara, mas como sua voz parecia transtornada, a família veio ao seu encontro a fim de conferir se estava bem e se a criança es-tava segura.

C.P.M. se recusou receber ajuda e, preocupada com a neta, a vítima C.deJ.P., de 47 anos, pediu para levar a criança con-sigo. De nada adiantou, mãe e filha começaram a discutir e chegaram a trocar agressões, até que C.P.M. correu para o quarto, encontrou a pistola cali-bre 380 e quando sua mãe abriu a porta, atirou contra o lado es-

querdo de seu peito.Um único tiro e C.P.M.

chorou pedindo desculpas. Ir-mão e familiares socorreram a vítima até a Unida de Pronto Atendimento – UPA, mas ela não resistiu ao ferimento.

A Polícia Militar foi acio-nada. Quando chegou até o lo-cal do disparo, encontrou uma mulher notoriamente desorien-tada, agarrada a própria filha. Quando questionada sobre o que aconteceu disse que tenta-ram levar a criança, mas se re-cusava a falar do que tinha fei-to com a própria mãe.

Sem resistência, admitiu que lavou o local, mostrou onde guardou a arma e o lixo do ba-nheiro onde jogou o estojo da munição. Mas aparentemente não se lembrava do matricídio.

Conduzida até a Delegacia de Polícia de Arujá, a autorida-de policial encaminhou C.P.M. ao Pronto Atendimento, onde foi medicada com Diazepan e Fernegan.

Diante dos fatos, o Delega-do de Polícia Dr. Claudio Lo-pes ratificou a voz de prisão por homicídio em flagrante.

A advogada de C.P.M. acompanhou o trabalho da Po-lícia Judiciária, reiterando que ela passa por tratamento psi-quiátrico há algum tempo.

A arma de fogo usada no crime e outra arma artesanal encontrada na parede, foram apreendidas pela polícia.

Égua morre vítimade maus-tratos

Voluntários uniram esforços para tentar

salvar o animal, mas não foi possí-vel. Zoonoses não

compareceu no atendimento, mas

Meio Ambiente registra caso na

Delegacia

Uma égua da raça manga-larga marchador morreu na quarta-feira, dia 29/01, vítima de maus-tratos e abandono. O animal foi encontrado no Bair-ro Pedra Branca sozinho e ago-nizando. O caso foi protocola-do ontem, dia 31/01, na Delegacia de Polícia de Santa Isabel e especialistas acredi-tam que, pelas marcas encon-tradas no corpo do animal, será possível identificar o seu pro-prietário e algoz.

Segundo informações, existe uma Associação Brasi-leira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga e nesta entidade ficam registrados os animais certificados pela raça, com o nome e a descrição dos seus responsáveis.

Diferente do que foi publi-cado nas redes sociais do Jornal Ouvidor, a equipe de Zoonoses

não compareceu ao local de res-gate da égua. Para a secretária de Saúde, Estela Santana, o se-tor informou que a Zoonoses não registrou nenhum pedido de atendimento para esse ani-mal. “Ficaram sabendo pelas redes sociais, e a denúncia era de maus tratos”, disseram.

A ocorrência foi registrada anonimamente na Ouvidoria da Prefeitura como animal caí-do na estrada. Quando chegou na secretaria de Meio Ambien-te, um técnico responsável pelo bem-estar animal foi en-viado para o local. “Mas como estava doente se trata da zoo-noses. Porque não temos servi-

dores no meu quadro de fun-cionários para captura”, explicou Sandra Igarasi, secre-tária de Meio Ambiente.

Voluntários, com conheci-mento no tratamento de ani-mais de grande porte, se reuni-ram para erguer a égua que, tão logo conseguiu ficar de pé, ex-peliu pelas narinas uma secre-ção verde, similar ao catarro. Logo identificaram que havia um problema pulmonar e um comprometimento grave das vias respiratórias.

Até o transporte da égua foi feito por voluntários. Depois de resgatada, o local onde passou a noite, bem como alimento e

medicações, foram todos recur-sos oriundos da boa vontade. “Mas infelizmente ela não re-sistiu”, disse Claúdio Gunther.

Sandra disse que a multa por este tipo de crime ambien-tal é de R$2.324,47 (500UFM) por animal.

Estela informou que refor-çou com a equipe Zoonoses que, independentemente de qual setor seja responsável pelo atendimento, devem se colocar à disposição para atender. “Prefeitura é com-posta por uma equipe multi-disciplinar, onde um apoia o outro, sem eximir responsabi-lidades”, finalizou.