Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de...

16
Ouvidor 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 www.jornalouvidor.com.br Ano 27 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel convida você e sua família para inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro Avenida Brasil, nº 1000 (ao lado do campo munici- pal) hoje, 07/10. TODOS IGUAIS – Acontece hoje, 07/10, às 8h30, na Secreta- ria de Educação de Guarulhos, a 3ª Conferência Regional de Pro- moção da Igualdade Racial. Sito Rua Claudino Barbosa, 313. Ma- cedo, Guarulhos. FESTA – Paróquia Nossa Se- nhora do Patrocínio de Igaratá, terá festa neste domingo, 08/10, às 18h. Participe! BINGO – Neste domingo, 08/10, em prol a Nossa Senhora do Rosá- rio e São Benedito, a Paróquia Santa Isabel realizará a partir das 15h “Ação entre Amigos” no Sa- lão Paroquial. BINGO 2 - Lions Clube de Santa Isabel, domingo dia, 08/10, a partir das 19h na Sede do Lions Clube de Santa Isabel, na Rua XV de no- vembro, no Centro, Ação entre Amigos. Participe! PELA VIDA – Neste domingo, 08/10, às 9h, caminhada em fa- vor da vida, na Praça Mauricio de Sousa, em Santa Isabel. A cami- nhada será pelas ruas principais do centro e acabará na Matriz de Santa Isabel. APARECIDA – Dia 12/10, Paró- quia Nossa Senhora Aparecida terá missa às 10h, às 12h, terço e às 19h a missa. Participe! Lei específica pode congelar municípios O prefeito Celso Palau, de Igaratá, diz que todos os deputados estaduais da região devem ser acionados para barrar a Lei que promete congelar o desenvolvimento de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Igaratá, Jacareí, parte de São José dos Campos e Monteiro Lobato. Entenda que lei é essa na página 6. Estudo propõe lotes mínimos de três mil metros quadrados nas margens da represa. Um Novo Espaço Gourmet A prefeita Fábia Porto, de Santa Isabel, prestigou a inauguração do Espaço Gabriel Gourmet, o mais moderno centro gastronômico de Santa Isabel. Página 10. Na foto Fábia ao lado dos empreendedores Gabriel e Fabiana.

Transcript of Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de...

Page 1: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

Ouvidor7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 www.jornalouvidor.com.brAno 27

JornalQue chuva!!!

UBS – A Prefeitura de Santa Isabel convida você e sua família para inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro Avenida Brasil, nº 1000 (ao lado do campo munici-pal) hoje, 07/10.TODOS IGUAIS – Acontece hoje, 07/10, às 8h30, na Secreta-ria de Educação de Guarulhos, a 3ª Conferência Regional de Pro-moção da Igualdade Racial. Sito Rua Claudino Barbosa, 313. Ma-cedo, Guarulhos.FESTA – Paróquia Nossa Se-nhora do Patrocínio de Igaratá, terá festa neste domingo, 08/10, às 18h. Participe!BINGO – Neste domingo, 08/10, em prol a Nossa Senhora do Rosá-rio e São Benedito, a Paróquia Santa Isabel realizará a partir das 15h “Ação entre Amigos” no Sa-lão Paroquial.BINGO 2 - Lions Clube de Santa Isabel, domingo dia, 08/10, a partir das 19h na Sede do Lions Clube de Santa Isabel, na Rua XV de no-vembro, no Centro, Ação entre Amigos. Participe!PELA VIDA – Neste domingo, 08/10, às 9h, caminhada em fa-vor da vida, na Praça Mauricio de Sousa, em Santa Isabel. A cami-nhada será pelas ruas principais do centro e acabará na Matriz de Santa Isabel. APARECIDA – Dia 12/10, Paró-quia Nossa Senhora Aparecida terá missa às 10h, às 12h, terço e às 19h a missa. Participe!

Lei específicapode congelar municípios

O prefeito Celso Palau, de Igaratá, diz que todos os deputados estaduais da região devem ser acionados para barrar a Lei que promete congelar o desenvolvimento de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Igaratá, Jacareí,

parte de São José dos Campos e Monteiro Lobato. Entenda que lei é essa na página 6.

Estudo propõe lotes mínimos de três mil metros quadrados nas

margens da represa.

Um NovoEspaço Gourmet

A prefeita Fábia Porto, de Santa Isabel, prestigou a inauguração do Espaço Gabriel Gourmet, o mais moderno centro gastronômico de Santa Isabel. Página 10. Na foto Fábia ao lado dos empreendedores Gabriel e Fabiana.

Page 2: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Outubro de 2017

No pé do ouvido! EditorialRoberto Drumond

Vítimasdo medo

Um jovem isabelense decidiu ir a uma festa noturna na zona rural de Igaratá. Nada demais exceto pelo fato de, ao sair do evento, desconhecendo a região onde se encontra-va, passou a transitar com sua moto em busca de quem o orientasse.

Um senhor, morador da região, vendo as idas e vindas da moto, pegou o seu carro, chamou um amigo e, juntos passaram a seguir a moto até que pudessem abordar o in-vasor. E, temendo a ocorrência de uma resistência, o fize-ram de armas nas mãos.

Acreditando estar sendo assaltado, o jovem, ao deslize de quem o abordava, abandonou a moto e, em disparada escapou no meio de uma mata fechada. Sem ver nada à sua frente, pisando onde seus pés batiam, trombando em árvo-res, arbustos espinhentos, tropeçando e caindo, abandonou a mochila que o dificultava a fuga e, na escuridão e no meio da lama do fim de semana chuvoso correu até que, ferido, sujo e encharcado decidiu se escondeu em um local que lhe pareceu seguro. Ali, manteve-se em silencio, ar-fando, coração em disparada, tenso não ouviu mais os seus perseguidores e, daquele jeito mesmo, acabou dormindo.

Na manhã de domingo acordou sendo devorado por formigas. Sem saber havia adormecido sobre um imenso formigueiro. O que lhe parecia ter terminado com a luz do sol revelava, para o seu desespero o estado em que estava: arranhado, lanhado, com feridas nos braços, joelhos, per-nas e, ainda por cima, o fato de ter perdido todos os seus documentos, inclusive o da moto que estavam na mochila, abandonada no meio da mata por onde se embrenhara na noite escura e onde se sentia incapaz de localizar.

Dolorido, mas ainda com determinação, passou a ca-minhar em direção ao barulho que lhe parecia ser o da Ro-dovia D. Pedro I. No meio do caminho, uma surpresa, uma casa com aparência amistosa. Bateu e pediu socorro. As-sustados, os moradores ouviram a sua história e, como haviam tido a notícia da perseguição a um assaltante na noite anterior, compreenderam o drama e o enredo de uma história complicada que começava a esclarecer.

E a moto? Temendo que o veículo fosse roubado, os moradores a levaram para a rodovia D. Pedro I onde foi abandonada com chave e tudo na esperança de que, ao encontrá-la, a polícia identificasse o verdadeiro dono sem comprometer nenhum dos moradores que, no meio da noi-te perseguiram o assaltante.

Por sorte, a moto estava lá, esperando o dono, mas a mochila, embora tenham buscado em meio ao matagal, ninguém a viu. Abrigado na hospitaleira casa de quem o socorreu, o jovem descansou e foi levado para a UPA de Santa Isabel, onde foi medicado.

Essa história é verdadeira e mostra que o clima de medo e violência está fazendo de todos nós, vítimas de nós mesmos. Lembro-me da história do bom samaritano. Hoje, certamente, Cristo poderia ser assaltado!

HORÁRIO – Na última sessão da Câmara de Arujá (02/10), foi lido o projeto de mudança de horário das sessões de Câmara pas-sando de segunda às 18h30 para as quartas-feiras às 14h. O Jor-nal Ouvidor publicou meses atrás uma enquete em que vereado-res se manifestavam a favor ou contra a mudança. Foram oito vereadores a favor da mudança e cinco contra, dois ficaram em cima do muro e se abstiveram.HORÁRIO 2 – O vereador Renato Bispo Caroba ao ter a opor-tunidade de ir à tribuna perguntou em alto e bom som: “Quem aqui tem a disponibilidade de vir às quartas-feiras às 14h para assistir a sessão?”. Ouviu-se do público presente, ao fundo: “Cla-ro que não.... Nós trabalhamos!!!!!”. Logo que as manifestações do público cessaram, Renato Caroba silenciou-se e voltou para seu lugar em clima de eu sei o que digo.CRECHE – A manobra do Vice-Prefeito e secretário de Edu-cação, Márcio Oliveira, em diminuir as vagas de creches em período integral respeitando o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, gerou polêmica na úl-tima sessão de Câmara, em Arujá. A vereadora Ana Cristina Poli disse que “diminuir o período, pode oferecer mais vagas para outras crianças, mas tal iniciativa não resolve o proble-ma”. O vereador Paraíba Car, também embalou seu discurso de descontentamento com a manobra do vice-Prefeito e pediu que a Prefeitura recue de sua decisão e avaliou: “isso é uma incompetência de gestão”.CRECHE 2 – Em resposta aos vereadores descontentes, o vere-ador Marcelo Oliveira, e irmão do secretário vice prefeito, entrou no debate para defender dizendo que o Márcio buscou parcerias para Educação de todas as formas chegando até ir para Brasília. “É algo que precisa ser visto pelos nobres pares”.DUAS PREFEITURAS – O vereador Renato Caroba subiu à tribuna para fazer os vereadores refletirem sobre as alfinetadas que dão no atual governo. “Não existem duas Prefeituras numa só cidade, nem dois Prefeitos. É uma Prefeitura e um Prefeito e quando apontamos as irregularidades como, por exemplo, de uma Secretaria, parece que a pasta é algo separado da Prefeitura e não, tudo está no mesmo governo é um problema da atual ges-tão”, esclareceu.

IGARATÁCONTINUIDADE - Algo simples como a continuação de uma obra inacabada sempre foi tabu em Igaratá, nas mudanças de Go-verno. Na história recente são abundantes os exemplos de proje-tos abandonados, simplesmente porque quem começou foi outro prefeito. Já teve obra derrubada, aterrada, e até uma que o prefei-to começou, saiu e a obra só foi retomada e concluída, quando o próprio, que começou a construção, voltou ao poder anos depois.CONTINUIDADE 2 - Nos últimos meses vimos que felizmente esse período de revanchismo político, que só prejudica a popula-ção e demonstra o pouco preparo dos governantes para lidar com a coisa pública, sem deixar se contagiar pelos sentimentos pesso-ais, finalmente ficou para trás. Esse tipo de situação até tem nome e está previsto na Constituição, trata-se da impessoalidade, mas que ficou bem esquecida por aqui por muito tempo.CONTINUIDADE 3 - O atual Prefeito Celso Palau determinou que todos os esforços sejam concentrados no término da obra do Centro Educacional, no Jardim Rosa Helena, que começou a ser construído há vários anos, tendo inclusive parte do prédio sido inaugurada na gestão de seu antecessor. A licitação para a reali-zação da obra de conclusão do prédio, orçada em quase R$ 700 mil, já foi publicada e deve ocorrer no mês de outubro.FINALMENTE - Segundo o Prefeito Celso Palau, o prédio do Centro Educacional, deve estar totalmente concluído até o final de janeiro do próximo ano e vai abrigar, além do projeto da esco-la de educação em tempo integral, novos projetos de desenvolvi-mento da educação em Igaratá. CULTURA – O secretário de educação Mauro Siqueira Teixei-ra, de Igaratá, visitou essa semana o secretário estadual da cultu-

ra, José Luiz Penna (PV) solicitando apoio para as festividades do aniversário da cidade, nos dias 5,6,7,8 de dezembro. No pa-cote de pedidos Mauro incluiu diversos projetos que a sua secre-taria pretende realizar no próximo ano.CULTURA 2 – Mauro saiu da secretaria da cultura impressio-nado com a gentileza de Penna que se comprometeu não só apoiar o evento do aniversário da cidade como também incenti-var os projetos para o próximo ano. Para receber os recursos da Cultura, Mauro já está preparando a criação do Conselho e do Fundo Municipal da Cultura.BANCO DO BRASIL – O prefeito Celso Palau acompanhado da equipe do ex prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaioli, esteve essa semana na superintendência regional do banco do Brasil em Campinas em reunião agendada pelo Ministro Gilber-to Kassab. Lá foi informado que a direção do banco, em Brasí-lia, já havia determinado o fechamento da agencia de Igaratá. BANCO DO BRASIL 2 – Em decorrência da visita do Prefeito e a intervenção do Ministro pelo menos essa decisão foi, tempo-rariamente suspensa e levada em reconsideração pela direção do banco. O tema assim retorna à capital federal onde todos os de-putados da região serão procurados pelo Prefeito para fazer uma força tarefa para manter o Banco na cidade.BANCO DO BRASIL 3 – Um dos parlamentares que será acio-nado para esse esforço é o Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados e substituto eventual do Presidente da República. A promessa de convocá-lo para esse esforço é do deputado esta-dual Estevan Galvão de Sá (DEM), que essa semana foi visitado pelo Prefeito de Igaratá. BANCO DO POVO – Enquanto o Banco do Brasil bate em retirada o Banco do Povo, iniciativa do governo do Estado, está chegando à cidade. O Banco do Povo não possui correntista, não tem cheques nem cartão de crédito, mas empresta dinheiro a ju-ros subsidiados para quem pretende ampliar ou crescer com seus negócios. O espaço a ser ocupado pelo BP é no prédio da Prefei-tura Municipal.

SANTA ISABELTROCANDO NOMES – O ex prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaioli, que se aproveitou da inauguração do Sebrae em Santa Isabel para visitar seus correligionários tropeçou na língua ao apresentar o seu principal representante na cidade, o vereador Alencar ao presidente do Fiesp, Paulo Skaf. Estendeu a mão e citou o nome de um líder político, seu aliado, em Mogi.TROCANDO NOMES 2 – Alencar fez pouco caso da troca. Corrigiu o parceiro e justificou: - Essa é a quarta visita que ele faz hoje, deve estar cansado e é muita gente para cumprimentar, explicou.TROCANDO ENDEREÇO – Em sua fala na inauguração do Sebrae Aqui, Skaf também deixou a sua gafe. Em determinado ponto do discurso descontraído que pronunciou disse que “aqui em Arujá...”, confundindo-se com a cidade. A flha também é justificada, Skaf começou sua visita por Santa Isabel seguindo para Arujá e depois Suzano. Era a hora do almoço e lhe sopra-ram ao ouvido que já estava na hora de ir para a segunda cidade. EXPOBEL – Numa reunião extraordinária do CIESP (Centro das Indústrias de São Paulo) regional de Santa Isabel, realizada na última quarta-feira, a diretoria local manifestou-se contrária a realização, esse ano, da exposição que anualmente apresenta os avanços da indústria na região. O motivo, segundo se comenta, é que o representante local não concorda com os secretários em-possados pela prefeita Fábia Porto.PRODESI- A discordância não fica na questão da Expobel. Comenta-se também que a entidade dos empresários da indús-tria não vai agir para ajudar na elaboração do Prodesi (Programa de Desenvolvimento de Santa Isabel), que está no prelo desde o ano passado. Esse é o típica vingança em que sai perdendo o vingador. O Prodesi só beneficia a indústria.INSATISFEITO – O vereador e presidente da Câmara de Santa Isabel, Alencar Galbiati não está escondendo o seu descontenta-mento com a gestão de Fábia Porto. Ele diz que ela se esquece de descer do palanque e governar. Para ele Fábia não sabe para onde levar a cidade e não permite que os secretários trabalhem com independência.

Page 3: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel
Page 4: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Outubro de 2017

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

EDITAL DE PROCLAMASSinara Ieda Pizza, Oficial Designada. Registrador do Registro Civil das Pessoas Naturais do distrito sede do município e comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

DANILO OLIVEIRA GOLART E MARIA JOSÉ SANTANA ALVES, ambos bra-sileiros, solteiros, ele natural de Arujá – SP, filho de Paulo Sergio Gomes Goulart e de Dulcineia de Oliveira, residente e domiciliado à Rua Maria Isabel Bueno Menale nº15 Bairro – Jardim Eldorado, ela natural de Umbauba – SE, filha de Cervino Felix Alves e de Ana Santana, residente e domiciliada à Rua João Menino Barbosa nº308 Bairro – Jardim Eldorado LUIZ FABIANO DE LIMA LOPES E JOYCE FERREIRA DOS SANTOS, am-bos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Alademir Lopes e de Maria Aparecida de Lima, ela natural de Juquiá – SP, filha de Maria Nilza Ferreira dos Santos, residentes e domiciliados à Rodovia Joaquim Simão nº70 Bairro – Va-radouro ANTONIO BARBOSA E VERA LUCIA BALBINO, ambos brasileiros, divorciados, ele natural desta cidade, filho de João Rodrigues Barbosa e de Maria Barbosa, residente e domiciliado à Rua Ademar de Barros nº250 Bairro – Jardim Monte Serrat, ela natural de Cristina – MG, filha de Francisco Balbino e de Maria José Artemim Balbino, residente e domiciliada à Rua Sabia nº70 Bairro – Jardim Cristina MAICON DOUGLAS DA SILVA SANTIAGO E DARCY BATISTA DE LIMA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Magé – RJ, filho de José Afonso Santiago e de Jorgina Francisco da Silva Santiago, residente e domiciliado à Rua Barão do Rio Pardo nº157 Bairro – Parque Imperador, Magé – RJ, ela natural desta cidade, filha de João Barroso de Lima e de Maria Batista de Lima, residente e domiciliada à Rua Pri-meiro de Maio nº63 Bairro – Brotas DENIS DE ANGELIS GABRIEL E JÉSSICA DE CARVALHO ANDRADE, ambos brasileiros, ele divorciado, natural de São Paulo – SP, filho de Angelo Gabriel e de Maura Francisca Vicente Gabriel, ela solteira, natural desta cidade, filha de Divanildo José de Andrade e de Renata Aparecida de Carvalho Andrade, residentes e domiciliados à Rua Joaquim Deodato do Carmo nº5 Bairro – Vila OsirisTEODORO DA CONCEIÇÃO LEAL E ZILDA DA SILVA, ambos brasileiros, divorciados, ele natural de Vitorino Freire – MA, filho de Luiz Jose Leal e de Neu-za da Conceicao, ela natural desta cidade, filha de Floriano da Silva e de Nair Avi-la da Silva, residentes e domiciliados à Rua das Tulipas nº363 Bairro – Jardim Novo

EdenADRIANO DO ESPIRITO SANTO E DALIANI ORNELIO LUCHINI, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Juraci Horácio do Espírito San-to e de Luísa Angélica de Souza Espírito Santo, ela natural de Arujá – SP, filha de Walter Luchini e de Benedita Ornelio Luchini, residentes e domiciliados à Rua Duque de Caxias nº117 Bairro – Jardim Monte SerratALAN SILVA E BRUNA BEATRIZ FERREIRA PINHEIRO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Jacareí – SP, filho de Algemiro da Silva e de Maria Apareci-da da Silva, residente e domiciliado à Rua Santa Cruz nº39 Bairro – Centro, ela na-tural de Arujá – SP, filha de Carlos Alexandre Pinheiro e de Ivanilda Viviana Ferrei-ra Pinheiro, residente e domiciliada à Rua Osvaldo Cruz nº69 Bairro – Lanifício ADRIANO DE LIMA E MARIA APARECIDA DE MORAIS, ambos brasileiros, divorciados, ele natural desta cidade, filho de Antonio Jorge de Lima e de Diomar Isabel de Lima, ela natural de Edeia – GO, filha de Francisco Wilson de Morais e de Rozineide Maria de Jesus, residentes e domiciliados à Rua Juscelino Kubistchek nº354 Bairro – Vila NovaJOSÉ PACHECO FILHO E FLAVIANE APARECIDA PONTES DE OLIVEI-RA, ambos brasileiros, ele divorciado, natural de Itaporanga – PB, filho de José Pache-co e de Maria das Graças da Silva Pacheco, ela solteira, natural desta cidade, filha de Antonio de Oliveira e de Maria Aparecida de Pontes, residentes e domiciliados à Ave-nida Manoel Ferraz de Campos Sales nº284 Bairro – CentroJEFERSON TEIXEIRA GONÇALVES DA CRUZ E JÉSSICA DOS SANTOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de José dos Reis Gonçalves da Cruz e de Maria Valdenice Teixeira Gonçalves da Cruz, ela natural desta cidade, filha de João José dos Santos e de Josabete da Silva Santos, residentes e domiciliados à Rua Amelia Rodrigues nº 55 Bairro – Jardim Eldorado ROBERTO ANTUNES MONTARROIOS JÚNIOR E FERNANDA DE LIMA SOUZA, ambos brasileiros, ele divorciado, natural de Guarulhos, filho de Roberto Antunes Montarroios e de Rosilene Fernandes Montarroios, ela solteira, natural desta cidade, filha de Francisco Soares de Souza e de Rosalina de Lima Souza, residentes e domiciliados à Rua Agenor Correa da Silva nº25 Bairro – Jardim Eldorado

FIRMINO ANTONIO MENDES NETO, 73 anos natural desta cidadeESMERALDA CORNELIO GONÇALVES, 86 anos natural de São Paulo – SP

JOSÉ PLINIO DOS SANTOS, 70 anos natural de Aracitaba – MGJOSÉ RODRIGUES DE SOUSA, 67 anos natural desta cidadeJOÃO PEDRO VARELO, 78 anos natural de Pombos – PEEREMITO ALVES DA COSTA, 87 anos natural de Bandeira – MGGERALDO APARECIDO DE ARAUJO, 61 anos natural de São Paulo – SPROQUE ANTONIO DE LIMA, 74 anos natural de Ruy Barbosa - BA

Planilha1

1011 a 1020 6011 a 60201381 a 1390 6381 a 63901891 a 1900 6891 a 69002551 a 2560 7551 a 75602561 a 2570 7561 a 75702571 a 2580 7571 a 75802581 a 2590 7581 a 75902591 a 2600 7591 a 76002621 a 2630 7621 a 76302631 a 2640 7631 a 76402641 a 2650 7641 a 76502661 a 2670 7661 a 76702671 a 2680 7671 a 76802731 a 2740 7731 a 77402741 a 2750 7741 a 77502751 a 2760 7751 a 77602761 a 2770 7761 a 77702771 a 2780 7771 a 77802791 a 2800 7791 a 78002801 a 2810 7801 a 78102811 a 2820 7811 a 78202821 a 2830 7821 a 78302831 a 2840 7831 a 78402841 a 2850 7841 a 78502851 a 2860 7851 a 78602861 a 2870 7861 a 78702871 a 2880 7871 a 78802881 a 2890 7881 a 78902891 a 2900 7891 a 79002901 a 2910 7901 a 79102911 a 2920 7911 a 79202921 a 2930 7921 a 79302931 a 2940 7931 a 79402941 a 2950 7941 a 79502951 a 2960 7951 a 79602961 a 2970 7961 a 79702971 a 2980 7971 a 79802981 a 2990 7981 a 79902991 a 3000 7991 a 80003071 a 3080 8071 a 80803081 a 3090 8081 a 80903091 a 3100 8091 a 81004401 a 4410 9401 a 94104411 a 4420 9411 a 94204421 a 4430 9421 a 94304431 a 4440 9431 a 94404441 a 4450 9441 a 94504451 a 4460 9451 a 94604461 a 4470 9461 a 94704471 a 4480 9471 a 94804481 a 4490 9481 a 94904491 a 4500 9491 a 9500

Página 1

COMUNICADO DO CARTÓRIO ELEITORAL DESANTA ISABEL AOS PARTIDOS POLITICOS DE

SANTA ISABEL E IGARATÁA Exma Sra. Juíza da 115ª Zona Eleitoral de Santa Isabel/SP,

comunica aos presidentes dos diretórios municipais dos partidos po-líticos dos municípios de Santa Isabel e de Igaratá que se encontra disponível o cronograma para processamento de relações de filiados para o mês de novembro de 2017, conforme disposto no Provimento nº 11-CGE/2017 na internet, no endereço eletrônico: www.tse.jus.br, no link Partidos/Filiação Partidária/Normas/Provimento-CGE nº 11/2017, bem como cópia do provimento afixada em cartório.

Juízo Eleitoral da 115ª ZE - Santa Isabel

CAMPANHA DA BIOMETRIA!!!ATENÇÃO ELEITORES DE

IGARATÁ E SANTA ISABELO Cartório Eleitoral de Santa Isabel está fazendo o Cadastramento da Biometria que será, em breve,

OBRIGATÓRIA nesses municípios.O agendamento é obrigatório e poderá ser feito pelo

site www.tre-sp.jus.br ou no Cartório Eleitoral.ANTECIPE-SE E EVITE FILAS!

Juízo Eleitoral da 115ª ZE - Santa Isabel

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICAA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL convoca a população em geral

para a audiência pública a se realizar no próximo dia 16 (dezesseis) de outubro de 2017, com início às 17h30m e término previsto para as 20h30m, em seu Plenário, sito na Praça Pref. Hyeróclio Eloy Pessoa de Barros, nº 33, Jd. Monte Serrat, objetivando levar a conhecimento os termos do Projeto de Lei nº 20, de 29 de Setembro de 2017, dispondo sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), estimando a receita e fixando a despesa no Município para o exercício financeiro de 2018 e dando outras providências.

A audiência terá como pauta central os valores estimados de arrecadação das receitas correntes e de capital, bem como as despesas fixadas por categoria econômi-ca, por órgãos de governo e por estabelecidos pelo Poder Executivo para elaboração da lei orçamentária anual – LOA 2018..

O objetivo da audiência se constitui em atender às exigências legais e ouvir a população a respeito da proposta colhendo as opiniões e sugestões que vierem a ser apresentadas.

A apresentação, coordenação e exposição será de responsabilidade do Chefe da Contabilidade da Câmara Municipal, Dr. Alexandre Di Pietra, que auxiliado pela Assessoria Jurídica conduzirá a audiência após sua abertura e instalação a ser levada a efeito pelo Presidente do Poder Legislativo, Vereador José Alencar Galbiatti.

Os interessados em participar poderão se inscrever em lista própria que ficará a disposição de todos até o encerramento da abertura e instalação da audiência, ano-tando nome completo e numero da cédula de identidade, respeitando sempre a or-dem de inscrição. O prazo para cada inscrito falar será de 5 (cinco) minutos. Não haverá inscrições após o termino do prazo estabelecido.

Após a manifestação de todos os inscritos, poderão falar os vereadores e aqueles indicados pela coordenação do evento, devendo todo o evento ser registrado em áudio e vídeo e, ainda, lavrada posterior ata pormenorizada contendo as eventuais sugestões e opiniões expressadas, firmada pelo responsável por sua transcrição e pelo condutor do evento.

A cópia do Projeto em debate estará a disposição dos interessados na secretaria da Câmara Municipal e em seu site junto a internet, no endereço virtual www.cama-rasantaisabel.sp.gov.br.

Conforme dispõe o art. 6º da Lei Municipal nº 2.778/2015, são direitos de qual-quer cidadão interessado: I – impugnar o edital de convocação apontando os moti-vos, em até 2 dias após sua divulgação; II – manifestar-se oralmente durante a fase de discussão, respeitando sempre o tempo de disponibilidade para o debate; III – vetado; IV – ter acesso a todas as informações referentes a política pública a ser debatida, podendo solicitar a qualquer órgão tais informações.

Havendo a necessidade de interpretação em LIBRAS durante o período em que ocorrer a audiência pública, deverá ser solicitado pela parte interessada, sempre por escrito e com antecedência de três dias úteis da data de audiência junto a Secretaria Administrativa da Câmara Municipal.

Para conhecimento de todos, expede-se o presente edital que será publicado no mural do Poder Legislativo, da Prefeitura Municipal, imprensa local, bem como no sítio eletrônico da Câmara Municipal.

Santa Isabel, 06 de outubro de 2017.JOSÉ ALENCAR GALBIATTI

- PRESIDENTE -

FORA DO SORTEIOO números abaixo se

referem a talões do sorteio de uma moto pela Santa

Casa de Santa Isabel. Fique atento!

Page 5: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

Jornal Ouvidor - Sábado/ 7 de Outubro de 2017 5

Foto: Marcos O

liveira/Agência Senado

Igaratá e Arujá podem sofrersanções por renúncia de receita

As prefeituras de Igaratá e Arujá não conseguiram aprovação da reformulação da Lei do ISS - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza até o dia 30 de setembro. Na prática, até que a nova legislação passe a valer estes municípios não poderão receber os impostos provenientes de compras reali-zadas com cartões e os Prefeitos ainda po-dem responder por crime de responsabilida-de fiscal se mantiverem isenções concedidas pela legislação anterior.

O Presidente da Associação Paulista de Municípios, Carlos Cruz, chegou a di-vulgar no dia 18 de setembro um vídeo alertando aos gestores a urgência de apro-vação da nova legislação. “O prefeito tem até o dia 30 de setembro para publicar a nova lei para que ela possa, após o prazo constitucional de 90 dias, entrar em vigor no dia 1º de janeiro de 2018. Se não fizer isso estará enquadrado na lei de responsa-bilidade fiscal por renúncia de receita”, disse. (Você pode assistir ao vídeo da APM através do link: https://www.youtu-be.com/watch?v=j9vKcXjRyoY)

De acordo com o presidente da Câmara de Igaratá, Moacir Prianti, o projeto foi en-viado de última hora e ainda precisava pas-sar pelo jurídico da Casa de Leis para obter parecer favorável. Moacir esclarece que será votado na próxima sessão. “A câmara

faz o possível para ajudar a prefeitura, mas enviar um projeto de lei no dia 27 de setem-bro para que seja aprovado no dia 30 acho que é complicado. Tive que conversar com os vereadores e eles reclamaram muito da falta de tempo para analisar o projeto e da prefeitura enviar de última hora um projeto tão importante”, diz.

Quando começar a valer a nova legisla-ção, a cobrança do ISS será feita no municí-pio do domicílio dos clientes de cartões de crédito e débito, leasing e de planos de saú-de e não mais no município do estabeleci-mento que presta esses serviços. Senadores e deputados afirmam que a mudança vai au-mentar a arrecadação da maioria dos muni-

cípios brasileiros. Igaratá e Arujá não sentirão este aumen-

to em janeiro, pois os projetos já estão na Casa de Leis, foram lidos, mas ainda não foram votados. As secretarias de desenvol-vimento econômico destes municípios são as responsáveis por encaminhar o projeto de Lei do ISS para o legislativo.

Em Arujá, o projeto chegou na Casa de Leis no dia 29 setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico informa que tem até dezembro para concluir a atu-alização da lei, conforme artigo 6º da Lei Complementar 157.

Em Igaratá, o secretário Benjamim de Lima informa que conversará com os verea-dores da base para que fiquem atentos aos prazos dos projetos de sumária importância para o desenvolvimento do município. O prefeito Celso Palau diz que o projeto deve-ria ser encaminhado até o dia 30 de setem-bro, e ele cumpriu o prazo, mas a câmara não atendeu ao pedido do executivo de rea-lizar uma extraordinária. “Não há renúncia de receita, inclusive, se o legislativo quiser pode rejeitar o projeto, estamos dentro do prazo e a única coisa que vai acontecer é que a nova legislação não será válida no dia 1º de janeiro, podendo entrar em vigor no dia 05 ou 10, tudo depende agora da avaliação dos vereadores”, finaliza.

No dia 30/05/2017 o Congresso Nacional derrubou o veto parcial à Lei 157/2016 Complementar e manteve a reforma do ISS para reforçar arrecadação de municípios

Page 6: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Outubro de 2017

O Desprendido e o PerfeccionistaHavia numa pobre aldeia duas irmãs gê-

meas idênticas, de mesma bondade e altruís-mo. A ambas incomodava o fato de constan-temente faltar água naquela região, algo que trazia sofrimento para todos. Mal se podia cozinhar; as crianças sentiam a boca seca; os animais desfaleciam sedentos. Então, as irmãs planejaram construir um poço em uma aldeia próxima onde a oferta de água não era tão escassa. A primeira das irmãs, muito perfeccionista e inteligente, pensou em tudo: na logística necessária para o trans-porte da água, na forma que seria realizada a distribuição, e prin-cipalmente no fato de que nada poderia dar errado.

A segunda irmã, igualmente inteligente, porém totalmente desprendida da perfeição, pensou nos mesmos aspectos, salvo que não se incomodaria se algo desse errado. Na verdade, ela já vislumbrava alguns contratempos, mas nada a faria desistir.

Em pouco tempo, as irmãs perceberam que para encontrar água, o poço deveria ser bem mais fundo do que imaginaram; a qualidade da água não seria tão boa; e seu transporte não poderia ocorrer diariamente. Então, a perfeccionista prontamente afir-mou: Eu me recuso! Não era isso o que planejamos, não é isso o que desejamos!

A segunda irmã, conhecendo a teimosia da primeira, não in-sistiu, porém continuou em seu projeto solo. Foi mais difícil do que ela pensava. Foram sete longos meses até que o poço estives-se pronto. O trabalho era complexo: toda semana, um dos mora-dores a acompanhava em uma carroça para buscar a água que estava há mais de 10 km de distância. Enchiam os galões e reali-zavam a mesma viagem cinco vezes ao dia para que a quantidade fosse suficiente para todos. As aldeãs se incumbiam de ferver e tratar o líquido, que por vezes estava lamacento e sujo.

Não era como a irmã desprendida imaginava. Mas ainda assim, ela não se sentia triste ou frustrada, pois

agora podia ver as mulheres cozinhando, as crianças hidratadas, os animais bem cuidados e todos trabalhando em união. Não era da forma que ela sonhou, mas era a maneira possível de aconte-cer. Era, sim, o seu melhor. E o seu melhor, fez melhor a vida de muita gente, inclusive a sua.

A irmã perfeccionista se rendeu à determinação da irmã des-prendida e aprendeu uma valiosa lição: o perfeccionista é aquele que deseja chegar ao topo sem nenhum arranhão sequer. Ele so-fre por dois, pois não se conforma com seu erro e se revira vendo a falha do outro. Enquanto isso, o desprendido faz como pode e com o que tem. Sofre menos porque não fica vidrado em seus erros e simpatiza com seus arranhões, pois sabe que eles são o resultado da sua vontade de vencer.

Deixemos de lado nossa irmã perfeccionista e sua necessidade utópica de perfeição. Sejamos felizes em nossas possibilidades reais, vivendo o agora e fazendo o melhor com o que possuímos.

Camila Britto

Lei específica podecongelar municípios

Quando a Nova Lei dos Mananciais for aprovada e estiver valendo, os municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Igaratá, Jacareí e Monteiro Lobato sofrerão sérias restrições no uso e ocupação de solo.

Essa conclusão do engenheiro agrônomo Juarez Vas-concelos ao sair da reunião, na última sexta-feira quando a COBRAPE (Companhia Brasileira de Projetos e Em-preendimentos) e a secretaria Estadual de Recursos Hí-dricos apresentou o resultado dos estudos que darão base para a Lei Específica do Jaguari a ser votada pela Assem-bléia Legislativa do Estado, possivelmente no início do próximo ano.

- O estudo simplesmente ignorou parte das reivindi-cações dos municípios que compõem a bacia do rio Ja-guari, afirma Juarez indignado com a falta de devolutiva da empresa Cobrape .

Na condição de Secretário Municipal de Meio Am-biente e Desenvolvimento Agropecuário de Igaratá Jua-rez acompanha há dois anos a discussão e formulação do Diagnóstico da Bacia do Jaguari que servirá de subsí-dios para o PDPA – Plano de Desenvolvimento e Prote-ção Ambiental, que será a base para o Projeto de Lei a ser elaborado neste semestre e posteriormente enviado à Assembléia Legislativa para votação. Se aprovado, será uma Nova Lei Estadual de Proteção dos Mananciais, ou Lei Específica da Bacia do Jaguari.

Pelo trabalho apresentado sexta-feira passada o par-celamento de solo no entorno do Reservatório do Jagua-ri, será possível apenas para lotes de 3.000 metros qua-drados, com coeficiente de aproveitamento útil de 30 % Em zona rural lotes mínimos de 20.000 metros quadra-

dos terão coeficiente de aproveitamento de apenas 10% Dessa área, 18.000 mil metros quadrados deverão per-manecer “intocáveis”.

O prefeito Celso Palau, de Igaratá, observa que a ex-pansão urbana dos municípios praticamente estará restri-ta a lotes de 1.000 a 5.000 metros quadrados e se pergun-ta: Onde promover loteamentos populares? Mais uma vez o estado aprova leis que excluem as camadas mais populares. Isso, ao contrário do que imaginam, favorece ao favelamento, uma vez que a população mais carente vai se alojando em locais proibidos cabendo ao municí-pio a desagradável função de fiscalizar e, eventualmente expulsá-los, pagando o ônus social e político. Precisa-mos acionar todos os nossos deputados da região para que eles barrem, na Assembléia Legislativa do Estado mais esse sacrifício de nossos municípios, conclui Palau.

Juarez aponta outro fator interessante. Ele conta que o município de Santa Isabel possui em seu territó-rio 56 pedidos de licenciamento ambiental para mine-ração, são pedreiras, empresas de exploração de água mineral, entre outras e em momento algum estas uni-dades de produção e economicamente ativas aparecem nos mapas elaborados pela Cobrape, com seus espa-ços delimitados e reservados para esta atividade. - O que aparece é que as mesmas terão que recuperar os espaços denominados de ARA’s (Área de Recupera-ção Ambiental), diz ele. Na opinião de Juarez, os pre-feitos podem dizer adeus a seus projetos de expansão da malha urbana, porque a nova Lei de Mananciais vai fazer da região o que fez com Santa Isabel nos últimos 40 anos: congelou o desenvolvimento.

Especiais de Igaratá vão Receber Espaço Especial

As 103 pessoas com necessida-des especiais de Igaratá terão, em breve, um espaço onde se reunir, de-senvolver e praticar esportes. O pre-feito Celso Palau determinou à se-cretaria municipal de obras a completa reforma do Centro Espor-tivo, adaptando-o para atendimento a esses igarataenses.

Construído em 2008, o Centro Esportivo conta com uma quadra de vôlei, basquete e futebol de salão, um amplo pátio de lazer construído sobre uma antiga piscina aterrada pela administração passada e toda a infraestrutura necessária para aten-dimentos especiais.

Os serviços que serão realizados consistem basicamente de reforma e adaptação do banheiro e quadra, a construção de um refeitório e me-lhoria do acesso. O investimento será feito com recursos do próprio município e estão estimados em R$80.000,00.

Quando estiverem concluídas todas as adaptações, ali, ao lado da Emef. Profa. Leonina Vieira de Paula será instalado o CAEDI (Centro de Atendimento Educacio-nal Especializado de Igaratá), onde as pessoas poderão desfrutar de atenção de uma equipe de profissio-nais dedicados e treinados para

atender às suas necessidades.Das 103 pessoas inscritas no

projeto, 18 ficarão das 8h às 18h sob os cuidados dos especialistas, os de-mais serão atendidos em meio perío-do, somente no horário oposto ao escolar, uma vez que já estudam na rede municipal.

O prefeito Celso Palau garante que dentro de algumas semanas o Ca-edi será instalado oferecendo além do conforto aos necessitados mais tran-quilidade e segurança aos familiares que se desdobram na educação e na condução dos dependentes.

Page 7: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

Jornal Ouvidor - Sábado/ 7 de Outubro de 2017 7

Bruno [email protected]

Skaf em Santa IsabelO presidente da Fiesp, Sesi e Sebrae-SP, Paulo Skaf esteve nesta sexta--feira, 06/10, em Santa

Isabel para assinatura de convênios que irão

beneficiar a cidade

Um programa que irá benefi-ciar cerca de 600 jovens com au-las e incentivos as práticas es-portivas, e um espaço para receber e orientar os atuais e fu-turos empreendedores, isso tudo agora é realidade em Santa Isa-bel. Na manhã de ontem, 06/10, o município recebeu a visita do presidente do Sesi-SP e da Fiesp, Paulo Skaf. Ao lado da Prefeita Fábia Porto, Skaf assinou o con-vênio Programa Atleta do Futuro (PAF) e inaugurou um Posto de Atendimento do Sebrae-SP na cidade. Na Semana do Empreendedor,

Santa Isabel ganha“Sebrae Aqui”

Paulo Skaf inaugurou ontem a sala do “Sebrae Aqui”. O espa-

ço oferecerá suporte, orientação e atendimento individual a pes-soas interessadas em abrir uma empresa. Aqueles que já pos-suem um negócio aberto, serão orientados sobre Administração, Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas e outras áreas.

“O Sebrae Aqui soma com outros programas que Santa Isa-bel passou a ter no início desta gestão, como o Via Rápida, por exemplo. Estes dois órgãos tra-balhando juntos facilitarão ainda mais a vida daqueles que querem empreender. Antes uma pessoa

demorava de dois a três meses para conseguir abrir uma empre-sa na cidade, hoje este prazo é de apenas sete dias”, explica o dire-tor Municipal de Desenvolvi-mento, José Carlos Cardoso Ju-nior.

De janeiro de 2016, até outu-bro de 2017, foram abertas 541 novas empresas em Santa Isabel, no mesmo período foram fecha-das 194. Para o diretor José, o município ganha sempre que há a abertura de uma nova empresa, pois isso permite aumentar a ar-recadação através dos impostos e

emissão de notas fiscais. O Sebrae Aqui está instalado

nas dependências do Posto de

Atendimento ao Trabalhador (PAT), Praça Fernando Lopes, Nº34, centro de Santa Isabel.

Paulo Skaf também foi rece-bido no Ginásio Municipal de Esportes, pela prefeita Fábia Porto. Na presença de autorida-des e estudantes da rede munici-pal e estadual de ensino, Skaf assinou o convênio entre a Pre-feitura e o Programa Atleta do Futuro do Sesi-SP.

“O PAF permitirá ao nosso jovem estudar e praticar uma modalidade esportiva afim de re-presentar nosso município em competições, locais, estaduais e até nacionais. A Prefeitura sede o espaço e entra com os profes-sores e o Sesi fornecerá a qualifi-cação de nossos profissionais, além de uniformes para os nos-sos atletas”, explicou o secretá-rio de Esportes de Santa Isabel, Daniel de Lucena. As modalida-des disponíveis no PAF são: fu-tebol de campo, futsal, basquete e/ou voleibol.

Interessados podem se ins-

Investimento no futuro

crever no Programa na secre-taria de Esportes, Rua Hyeró-clio Eloy Pessoa Barros, S/Nº, ao lado da Câmara Municipal de Santa Isabel.

Skaf ainda percorreu na tarde de ontem as cidades de Arujá, Bi-ritiba Mirim, Suzano e Mogi das Cruzes, onde conversou com pre-feitos e inaugurou mais projetos do Sesi e do Sebrae. No site do Jornal Ouvidor você confere a en-trevista completa com Paulo Skaf.

Page 8: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel
Page 9: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel
Page 10: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Outubro de 2017

Santa Isabel ganha Espaço GourmetA alegria de Fabiana e Gabriel

transparecia nos olhares e nos sorri-sos para cada um dos amigos que,

na noite que quinta-feira passada, prestigiaram a inauguração do “Espa-ço Gabriel Gourmet”.

Autoridades dos poderes executivo e legislativo foram conhecer o a área na avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, onde o casal empreendedor ins-talou um moderno centro de gastrono-mia. São vários espaços destinados ao conforto da clientela: além do amplo salão central decorado com plantas e luminárias que transformaram o am-biente em uma praça acolhedora, ou-tras salas enriquecem o ambiente com diversas oportunidades de lazer e en-tretenimento. Mesas e cadeiras feitas

com material que lembram madeira antiga inspiram e remetem o cliente a um cenário de música e poesia.

Nesse endereço a empresa FG Tor-res Alimentos, responsável pelo novo serviço à população isabelense, vai pro-duzir, além dos tradicionais pratos que fizeram a fama do Gabriel, pães, bolos e doces como em uma padaria. Está insta-lado também um requintado bar, uma pizzaria e o restaurante “self service por kilo”, e uma sala de brinquedos para crianças de modo que, enquanto os pais confraternizam ou comam suas refei-ções, filhos e filhas se divertem.

São 92 lugares no amplo salão cen-

tral, mais 40 em uma sala reserva-da, ideal para a realização de pales-tras, treinamentos e outras atividades corporativas fora do bur-burinho do ambiente externo.

O Espaço Gabriel Gourmet vai atender todos os dias, das 05:30 até a 22:30 horas, com a determi-nação de oferecer ao Cliente a qualidade que sempre caracterizou as suas atividades.

Espaço Gourmet fica na avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, 175, Centro

Telefones: (11) 4657 5728 - (11) 4656 8112

Page 11: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

Jornal Ouvidor - Sábado/ 7 de Outubro de 2017 11

Foto: Arquivo Nova Estrela Em

balagens

Foto: Beto Mello

Gabriel Dias

Perdas em nome do “desenvolvimento econômico”

Na semana do empreendedor, Orlando Reis revela como as

empresas de Arujá foramafetadas pelo rodoanel

- Em nenhum momento a indenização contabilizou as perdas do lado humano. Mi-nhas empresas sempre zelaram pelo bem-es-tar dos funcionários, algo que sempre reper-cutiu em aumento da produção e dedicação.

Há meses as empresas Fit Pak Comércio e Serviços Ltda e Nova Estrela Embalagens Ltda. Foram separadas, divididas ao meio para que o rodoanel pudesse passar. Orlan-do conta que ninguém questionou os bene-fícios da estrada, mas pouco se ouviu sobre

a vida das pessoas atingidas diretamente pelo veio de asfalto que se abre em território aruja-ense. “Há vidas em jogo, que valem mais do que a terra inicialmente avaliada como se so-bre ela nada tivesse importância”, diz.

Orlando já empregou em torno de 150 fun-cionários, com a crise e o impacto provocado pelo rodoanel ele precisou optar pela redução e hoje emprega diretamente cerca de 110 tra-balhadores. “Nós tínhamos um campo de fute-bol que agregava todo mundo, não eram só os funcionários daqui que desfrutavam do espa-ço, empresas da região se tornaram parceiras através do envolvimento com o lazer que nós promovíamos”, lembra.

Sediadas entre a Avenida Mário Covas, 4.400, e a Rua Francisco Beirão, 20, no Jardim

Yamamoto, as empresas possuíam área total plana de 13.414,90 m2 com pavimentação, guias e sarjetas, paisagismo, campo de futebol e muro de fechamento. Entre as construções estão: um refeitório, uma área de entreteni-mento com churrasqueira, mesas de pebolim e sinuca, além de uma academia de ginástica completa com aparelhos de musculação.

- Este é um jeito diferente de se pensar a empresa, mas é fato que ao longo dos anos quanto mais eu investia no bem-estar dos meus funcionários, mais eles devolviam para as empresas um trabalho de qualidade, dedica-ção e altíssimo rendimento”, conta Orlando, acrescentando com notório pesar: “Isso não conta para o Estado. Quando desapropriaram a área, nada disso contou”.

Orlando recebeu 80% do valor de mer-cado do terreno que foi desapropriado. “Uma quantia baseada na avaliação do peri-to do Estado. Mas o laudo técnico que con-tratei verificou que este valor está cerca de 30% abaixo do que realmente vale o imó-vel”, revela o Empresário, lastimando o anonimato da Prefeitura Municipal de Aru-já no apoio às pessoas atingidas pela obra.

Em busca de Justiça, Orlando entrou com uma ação indenizatória e ainda recebe técni-cos do DERSA - Desenvolvimento Rodoviá-rio, que avaliam o impacto sofrido pela em-presa. Outra ação de lucro cessante deverá ser aberta para estimar os impactos sociais e econômicos do rodoanel sobre as empresas. “Sigo confiante que haverá justiça”, finaliza.

Rodoanel divide a empresa ao meio e gera novoscustos logísticos e operacionais para a empresa

No passado, até campeonatos de futebol eram realizados no local. Toda a distribuição da empresa ficou comprometida com a desapropriação.

Limpeza na Escola Zilda Arns

Professores e familiares do Bairro Mirante reclama-ram esta semana da omis-são da Prefeitura de Arujá sobre a limpeza e manuten-ção da quadra da Escola Municipal Zilda Arns. “Já denunciamos diversas ve-zes, mas ninguém toma providência”, lastimam. Curiosamente, após a re-portagem do Jornal Ouvi-dor contatar na quarta-fei-ra, além da prefeitura municipal, a comissão da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Arujá, intitulada “OAB na Esco-la”, na sexta-feira uma equipe apareceu no local para efetuar a limpeza e a manutenção da tela de pro-teção recém instalada na área de lazer, onde pombos mortos estavam presos.

Na quinta-feira, Dra. Le-tícia Franco que faz parte da comissão da OAB na Es-cola disse que não tinha co-nhecimento da situação e

irá investigar o caso. A ad-vogada analisa as reporta-gens produzidas pelo Jornal Ouvidor, bem como as fil-magens realizadas nesta terça-feira, 03/10.

A expectativa da comuni-dade é que nesta limpeza, a prefeitura tenha retirado as fezes de pombo que corroíam o piso da quadra há meses, os preservativos usados que se acumulavam no vestiário, as garrafas de bebida alcóolica e os pinos de cocaína. De acor-do com moradores, o local é frequentado por usuários de drogas, pois o portão que dá acesso a quadra não tem ca-deado e fica 24h aberto.

“Qualquer pessoa tem acesso aqui. Vem gente usar droga, ter relações se-xuais, não tem como você deixar meu filho aqui para fazer uma atividade física, não tem segurança muito menos limpeza”, reclamou uma moradora que não quis se identificar. A secretaria de Educação não se mani-festou sobre este problema.

A equipe de limpeza precisou de um elevador pantográfico para

retirar os pombos mortos da tela recém-instalada pela secretaria

de Educação

Das ruas para o Tatame,o Judô que salva vidas

Edson Alves da Silva tem 56 anos, mora em Aru-já e é policial reformado. Faixa preta de Judô, ele es-banja tranquilidade e disci-plinada, principalmente quando o assunto é trans-formar sonho em realidade. Com determinação, Edson é referência para mais 130 judocas e o Sensei planeja reunir ainda mais jovens de comunidades carentes para dar aulas desta olímpica arte marcial.

Em meados de 2010, nasceu no Ginásio Munici-pal Mário Covas a proposta de dar aulas gratuitas de judô, hoje somente nesta unidade treinam 60 atletas. Desde então, Edson expan-diu o projeto para duas es-colas municipais, a Paulo Freire, no Bairro Parque Rodrigo Barreto e a Vila Arujá, na Estrada de Santa

Isabel, e ao todo são 135 jo-vens atendidos.

Edson criou o projeto “Judô nas Escolas” e pediu apoio aos vereadores que pro-meteram ajudá-lo com a ini-ciativa, mas até hoje não saí-ram da promessa. O Sensei busca uma bolsa esportiva, em que o aluno tenha acesso a uma ajuda de custo, “uma quantia que possa auxiliá-los no transporte ou na aquisição dos kimonos”, diz o Sensei.

Edson destaca a impor-tância do judô na formação destes alunos: “Nós forma-mos jovens capazes de trans-formar sonho em realidade, mais humanos e com estabi-lidade emocional. E ainda ti-ramos muitos das ruas, esta ação combate as coisas erra-das do mundo”, explica.

Nos últimos sete anos Edson colecionou histórias: “Cada uma tem sabor de so-frimento e de vitória, mas em todas elas o judô preen-cheu lacunas que muitas das vezes não eram preenchidas dentro de casa”, disse.

Durante a entrevista, Ed-son mostrou o troféu con-quistado por sua equipe na 1ª Etapa do Campeonato Pau-lista de Judô. “Quando Poli-cial Militar meus olhos viram muita coisa forte, pesada, mas como professor desses jovens, agora meus olhos só enxergam a beleza da vida, isso me faz feliz”, finalizou.

Gabriel Dias

Page 12: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Outubro de 2017

Page 13: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

Jornal Ouvidor - Sábado/ 7 de Outubro de 2017 13

Foi com um pedido de desculpas que a Prefeita Fábia Porto iniciou a entrega de uniformes aos estudantes da rede mu-nicipal de ensino, na última quinta-feira na Creche do BNH. Os pais disseram que ela agiu como é de seu perfil, enfrentou as possíveis críticas com a honestidade que antecede seu nome: “Pagamos o di-fícil preço da falta de responsabilidade

No próximo dia 14 de novembro passará a valer a reforma trabalhista, Lei 13.467/17, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional, que trará inúme-ras mudanças nos contratos de trabalho, inclusive naqueles contratos em cur-so. Serão alterações substanciais nas relações de emprego e, diante de tantas mudanças, não é exagero afirmar que teremos praticamente uma nova CLT.

Trataremos hoje de um tema muito importante para os trabalhadores e para as empresas, que consiste no direito às férias anuais e o tempo de sua duração.

Como se sabe todo empregado tem direito anualmente ao gozo de um período de 30 dias de férias, sem prejuízo da remuneração, à qual deve ainda ser acrescida do abono de um terço por ocasião do pagamento.

A grande novidade no que se refere ao direito às férias é que agora, caso queira, o empregado pode dividir suas férias durante o ano e usufruí-las em até três períodos distintos, com a ressalva de que, ao menos um desses períodos de descanso não seja inferior a quatorze dias corridos, e os demais períodos não sejam inferioresa cinco dias corridos, cada um.

O trabalhador poderá continuar usufruindo os 30 dias de férias sem interrupção, mas caso queira fracionar o período de descanso será possível, por exemplo, optar por um período de 15 dias, outro de 7 dias, e finalmente um último período de 8 dias. Ainda exemplificando, poderá também o empregado gozar de 10 dias num período, 6 dias noutra ocasião, e por fim os 14 dias remanescentes das férias. O importante é que, obrigatoriamente, um dos períodos tenha no mínimo 14 dias, e os outros dois não sejam, cada um, inferiores a 5 dias corridos.

O direito de parcelar os períodos de gozo das férias trará benefícios ao trabalhador, pois lhe sendo possível programar mais de um período de descanso, poderá fazer coincidir momentos de férias com as do cônjuge, dos filhos e etc., permitindo tal flexibilidade uma sensível melhora na qualidade de vida e na convivência familiar.

Vale lembrar que é proibido o início das férias nos dois dias que antecedam feriados e descanso semanal remunerado - normalmente, assim considerado o final de semana.

Outra importante novidade nas férias é que agora a lei passa a vedar, expressamente, a possibilidade de o empregadorconvocar o empregado para prestar serviços durante o gozo das férias. Existia até hoje uma lacuna quanto a esse assunto, mas agora o direito à não interrupção das férias está consagrado na CLT, não sendo possível o trabalhador voltar ao trabalho durante as férias, mesmo em situações emergenciais.

Por fim, continua valendo a regra do direito proporcional às férias em caso de faltas injustificadas, e os 30 dias corridos de férias são concedidos apenas para o trabalhador que não tenha faltado mais de 5 dias ao trabalho durante o período aquisitivo. Ficam reduzidas as férias para 24 dias existindo de 6 a 14 faltas, para 18 dias de férias ocorrendo de 15 a 23 faltas, e, apenas para 12 dias de férias na ocorrên-cia de 24 a 32 faltas no período aquisitivo.

Dr. Luis [email protected]

Érica Alcâ[email protected]

EMPREGADO PODERÁ DIVIDIR AS FÉRIAS EM 3 PERÍODOS NO ANO

Entrega de Uniformes

Após meses para superar os trâmites burocráticos,

Educação entregauniformes para 2018

de gestões passadas, as licitações atrasa-ram e os trâmites burocráticos só nos permitiu entregar os uniformes agora. Lamentamos a demora e nos comprome-temos a não sofrer com o mesmo proble-ma no futuro”, disse.

De acordo com a secretária de Educa-ção, Maria Donizete, a prefeitura investiu R$188.809,00. “O kit possui 1 camiseta manga curta; 1 camiseta manga longa; 1 jaqueta; 1 bermuda; 1 short saia e 1 calça. A distribuição dos uniformes continuará em todas as unidades e a numeração de cada aluno foi atualizada para que todos possam utilizar este mesmo conjunto no próximo ano”, esclarece.

Page 14: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

14 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Outubro de 2017

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORSIABIMOVÉIS

imobiliariasiab.com.br vende ou aluga: casas, chácaras, sítios e fa-zendas (11) 4680-1055, (11) 94116-2132/97264-8885

VENDO TERRENO2.500m² boa topografia, próx a escola do Eldorado R$100mil, ac auto e pro-posta 98527-3759

PONTO COMERCIALPasso ponto c/ toda mercadoria, na Av. da República R$45mil, ac auto 4657-8499

VENDO LOTE250m² c/ escritura no Eldorado próx a escola R$30mil 97340-4631

VENDO TERRENOBº Brotas, 300m² R$50mil ac auto, próx ao mercado Brotas 97340-4631

VENDE-SETúmulo no Cemitério do Santíssimo, interessados: (11) 99874-6494

ALUGA-SECasa c/ 3côm, independente, R. João Bairão, 560/1, próx. Santa Casa 99675-9006

SALÃO COMERCIAL200m², c/ estacionamento, Vl. Osiris R$2.800,00 94174-4625/99790-9488

ALUGO SALÃOBº Centro, excelente ponto, 130m², valor a combinar 99790-9488

APTO NO CENTROAtrás do fórum de 1 e 2 dorms c/ saca-da, sl, coz, wc e lavand 97202-5079/ 97172-3236

SALÃO COMERCIALC 2wc aprox. 160m² mezanino, es-tacionamento c/ portão aut atrás do fórum 97202-5079/97172-3236

ALUGO SÍTIO3dorm, sl, coz, churrasq e piscina R$1.300,00 ou vendo R$340mil meta-de parc e a outra metade a combinar 99944-2959

ALUGA-SE Casa c/ 3cômodos no Centro R$700,00 97509-2431

VENDOÓtimo próx a Sta Casa alt do nº660 da Av Guilherme Alfieri ou alt nº575/595 da R Mario Mendes de Camargo 321m², escritura registrada, iptu qui-tado, excelente preço R$140mil, ac financ bancário 11 97214-1400

VENDO CASAExcelente local, à 2km da Av. Brasil, área de 1.400m², plana, c/ pomar e boa cs R$185mil f: 4656-4383 ou 96139-3980 wpp/cel

VENDO CASA4cômodos, garagem p/ 2carros, lavand e churrasq, doc ok, ac auto R$250mil, Bº Bnh, Bira 4657-8641/97246-0774

VENDO TERRENO250m² Jd Portugal ótimo lote escritu-ra reg R$60mil tratar 4656-1405/ vivo 97190-0416

VENDO CHÁCARA6800m² c/ 2casas, lago c/ peixes, nascente e mina d’água ou troco p/ chác menor ou cs c/ quintal 97374-9673

VENDO OU TROCOCasa c/ piscina Bº Pouso Alegre R$180mil 98498-3307

ALUGO CASAPequena p/ 1pessoa, 1dorm, coz, wc, lavand e garagem p/ moto Bº Centro 97289-6277

Bate-papo na ETEC com Beatriz PuglieseO projeto Biblioteca Ativa, li-

derado por professores e alunos re-cebeu uma convidada especial nes-ta semana, a bióloga Beatriz Pugliese participou na quarta-feira, 04/10, de um bate-papo com os es-tudantes da ETEC de Santa Isabel. Em uma sala cheia de alunos 80% confessou que já sofreu bullying ou se sentiu rejeitado por ser diferente, ou não se adequar aos padrões im-postos pela sociedade.

Resumidamente, Beatriz timida-mente disse: “Tenho 23 anos e mar-cas de nascença por todo o meu cor-po que me tornaram uma pessoa única. Após 30 cirurgias, resolvi me aceitar e hoje se pudesse escolher nascer diferente, não o faria. O meu corpo é parte da pessoa que me tor-

no a cada dia”, disse.Apaixonada por natureza, amada

por uma família que luta ao seu lado para que tenha uma vida sem qual-quer restrição, Beatriz fala com na-turalidade sobre a auto aceitação: “É algo que acontece com você e vem de dentro, você pode escolher amar quem você é. Até porque são as dife-renças que nos revelam únicos e se elas não existissem, talvez eu nem estivesse aqui”, refletiu.

Quando nasceu a enfermeira dis-se para a mãe de Beatriz que ela não sobreviveria. “Meus pais são pesso-as simples, imagina o susto que tive-ram e o medo que sentiram”, diz. Mas no Hospital das Clínicas da Fa-culdade de Medicina da Universida-de de São Paulo (FMUSP) a menina

logo foi diagnosticada com nevo melanocítico congênito (um distúr-bio das células da pele produtoras de pigmento), e através do Sistema Único de Saúde – SUS Beatriz reali-zou todas as cirurgias e ainda hoje faz todos os tratamentos necessários para manter a saúde da pele.

Quando ficava no hospital, às ve-zes dois meses após as cirurgias que envolviam a retirada da pele boa da perna, seguido de enxertos em partes afetadas pelas pintas, Beatriz contava com os professores que mandavam as tarefas e a presença constante dos amigos que mantinham nas visitas as trocas de ideias e de conhecimento, por isso ela fala com gratidão das amizades que mantêm. “Para mim, a parte mais difícil era o isolamento

provocado por não poder sair e ser criança como todo mundo”, lembra.

Se isso a tornou uma pessoa amarga? “De forma alguma”, res-pondem os estudantes estimulados a respeitarem ainda mais as diferenças que existem entre si.

Para Beatriz, é importante para o desenvolvimento pessoal de cada pessoa compreender que para ser fe-liz é preciso valorizar a vida que se tem. “E acreditar na própria capaci-dade de fazer do mundo um lugar melhor”, finaliza.

Page 15: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel
Page 16: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1145.pdf · 2017. 10. 7. · Ouvidor Ano 27 7 de Outubro de 2017 • Nº 1145 Jornal Que chuva!!! UBS – A Prefeitura de Santa Isabel

16 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Outubro de 2017

Bruno [email protected]

SSP-SP divulga os índices criminais da regiãoAs cidades de Arujá, Igaratá e Santa Isabel apresentam redu-ções em crimes como homicí-

dio doloso, latrocínio e estupro, os dados são da Secretaria de

Segurança Pública (SSP)

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo divulgou na semana passada os índices criminais dos 645 mu-nícipios paulistas. Numa avaliação dos oito primeiros meses deste ano, com o mesmo período do ano passado, Arujá, Igaratá e Santa Isabel apresentam redução em crimes como homicídio doloso, estu-pro, latrocínio além de um aumento nas prisões por tráficos de droga.

Crimes em ArujáDos municípios da região, Arujá é o

que mais apresenta redução da criminali-dade. Foram 44% de queda em homicídio doloso (quando há intenção de matar) e

39% de redução nos casos de estupro. A cidade registrou em junho deste ano, um caso de latrocínio (roubo seguido de mor-te) e realizou 67 autuações por tráfico de drogas, 52% a mais do que no mesmo pe-ríodo do ano passado quando foram reali-zadas 32 apreensões.

Crimes em Igaratá Dos crimes avaliados, Igaratá não re-

gistra mais de dois casos. A cidade conta-bilizou, de janeiro até agosto deste ano, dois homicídios, dois casos de estupro e uma única prisão por tráfico de drogas.

Crimes em Santa Isabel Nos oito primeiros meses deste ano a

cidade registrou seis casos de homicídio, o mesmo número registrado em todo o pe-ríodo do ano passado. Houve redução nos crimes de estupro, oito casos em 2017 contra 13 registrados no mesmo período do ano passado. As prisões por tráfico de drogas realizadas pela Polícia Militar e Civil nos oito primeiros meses do ano passado foram 22 prisões e neste ano a ci-dade já registrou 26 casos.

O que dizem as autoridadesComandante da Polícia Militar de Iga-

ratá, Sargento Sandro Pimentel, ressalta que os índices criminais do município sempre foram baixos. De acordo com o Sargento, nos dois casos de homicídio re-gistrados neste ano, as vítimas eram envol-vidas com o tráfico de drogas. “Infelizmen-te este é um crime impossível de se prever, nossa corporação faz patrulhamento pre-ventivo e ostensivo a fim de evitar que no-vos crimes como estes aconteçam”, diz.

O 1º Tenente da Polícia Militar de Santa Isabel, Ronildo Lopes, explica que sua corporação está de olho nos índices criminais e espera manter a redução até o final deste ano: “Dos homicídios registra-dos até aqui, boa parte deles envolvem

casos de pessoas que tinham uma ligação com o crime e morreram em consequên-cia disso. A PM tem feito o trabalho os-tensivo de fiscalização em bares e até blitz em veículos e motos, isso ajuda a impedir que pessoas mal-intencionadas tenham li-berdade para agir e cometer crimes de qualquer natureza”, diz Ronildo.

Respondendo temporariamente por Arujá, o 1º Tenente Ronildo Lopes afirma que desde o início deste ano a cidade tem ficado abaixo da média em seus números criminais. “Os policiais de Arujá traba-lham forte no combate ao tráfico na cidade, lá são realizadas quase que diariamente prisões e apreensões por tráfico de droga. Isso mostra em números que o trabalho da PM tem dado resultados”, finaliza.

Índices criminais referente a 2017 Homicídio Doloso Latrocínio Estupro Tráfico Arujá 5 1 14 67Igaratá 2 0 2 1 Santa Isabel 6 1 8 26

Traficante troca tiros com PolíciaInvestigadores atuam

no combate as drogasem Santa Isabel

Policiais do Departamento de Investigação da Polícia Ci-vil foram recebidos a tiros por um traficante no Bairro Jardim Novo Éden, em Santa Isabel, nesta terça-feira, 03/10. O caso foi registrado na Delegacia da cidade. Três investigadores fo-ram até o bairro com objetivo de encontrar os traficantes da-quela região e na operação foi apreendida uma sacola com 355 cápsulas de cocaína.

Para ter acesso ao local, os policiais contam que precisa-ram sair da viatura e caminhar por aproximadamente 500 me-

tros até entrar numa proprieda-de particular abrindo caminho pela mata.

Os investigadores encontra-ram um dos traficantes que ao notar a presença da Polícia co-meçou a correr em meio a mata. No boletim os investigadores contaram que o suspeito “carre-gava uma sacola e na outra mão uma arma que ele passou a dis-parar contra os policiais”.

Para se defender, um dos in-vestigadores também atirou con-tra o agressor que enquanto cor-ria deixou a sacola cair no chão e mais à frente se lançou num morro íngreme onde continuou sua fuga. A Polícia Civil passa a investigar o caso.

Tráfico Vista VerdeNa quarta-feira, 04/10, poli-

ciais militares prenderam D.I.P, 21, capturado após denúncia anônima. Os PMs contam que foram até a casa onde o denun-ciante havia passado as informa-ções e lá constataram que muitas pessoas entravam e saíam da re-sidência, D.I.P. foi abordado, mas nada de ilícito foi encontra-do com ele, por outro lado, o in-diciado confessou que é trafican-te e levou os policiais até a casa onde estavam as drogas.

Na busca domiciliar, os PMs encontraram seis telefones celu-lares, uma balança de precisão e R$222, além de nove trouxas de maconha, 42 cápsulas de crack e duas mudas da planta maco-nha. D.I.P. foi conduzido à De-legacia e depois levado ao 1º DP de Guarulhos.

PM prende picadorde árvores

A Guarda Civil Municipal com apoio da Polícia Militar prendeu nesta semana A.S.B, 29, responsável por cometer crimes ambientais em diversos bairros de Arujá. A.S.B. anda-va pelas ruas da cidade carre-gando um facão de aproxima-damente 30 centímetros para cortar as árvores que encontra-va pela frente. A prisão do suspeito aconteceu no Bairro Nova Arujá.

O caso foi registrado na Delegacia da cidade, onde os Guardas Municipais e a PM ressaltaram no boletim de ocorrência que já receberam diversas reclamações sobre o autor. A Polícia Civil requisi-

tou perícia de engenharia am-biental para analisar o caso.