Pratica 12 - Corrosao Eletroquimica - 2015

2
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química de Biologia DAQBI PRÁTICA N o 12 Corrosão Eletroquímica Assuntos envolvidos Potenciais de eletrodos, Pilhas e Eletrólise 2015 MATERIAIS E REAGENTES - fonte de corrente contínua - frasco lavador - 1 béquer de 50 mL - 1 béquer de 250 mL - 1 bastão de vidro - 1 espátula (MP) - fio condutor (MP) - 1 pipeta graduada de 5 mL - bastão de zinco - bastão de cobre - 2 bastões de ferro - 1 chapa de ferro - lixas para metais (MP) - solução de H 2 SO 4 - solução de ferricianeto de potássio - cloreto de sódio sólido (MP) - solução de fenolftaleína CORROSÃO GALVÂNICA EXPERIMENTO N o 1 - Corrosão provocada por aeração (ou oxigenação) diferencial. a) Limpar uma das superfícies de uma chapa de ferro. b) Colocar sobre a superfície limpa da chapa de ferro duas a três gotas de solução de cloreto de sódio, uma gota de fenolftaleína e duas gotas de solução de ferricianeto de potássio. OBS - colocar as soluções uma sobre a outra. c) Aguardar 5 a 10 minutos e observar as colorações que se formam na região central e na região periférica da película líquida. QUESTIONÁRIO 1) Qual o fator que provoca a corrosão do ferro? 2) O que indicam as colorações observadas? 3) Escrever as semi-reações que ocorrem nas regiões anódica e catódica da pilha de corrosão formada. EXPERIMENTO N o 2 - Corrosão provocada por impurezas metálicas a) Adicionar em um béquer de 50mL, cerca de 25mL de solução de H 2 SO 4 . b) Mergulhar parcialmente, nesta solução, uma lâmina de zinco previamente limpa. Observar que o ataque do zinco é pequeno. c) Mergulhar parcialmente nesta solução, sem tocar na lâmina de zinco, um bastão de cobre previamente limpo. Observar que o cobre não é atacado. d) A seguir, tocar a lâmina de zinco com o bastão de cobre. Observar a liberação intensa de hidrogênio em torno do bastão de cobre. Neste experimento pode-se admitir que o cobre funcione como a impureza necessária para formar uma pilha de ação local, na qual o zinco sofre corrosão e o cobre não. QUESTIONÁRIO Escrever as semi-reações ocorridas nas regiões anódica e catódica da pilha de corrosão formada. EXPERIMENTO N o 3 - Corrosão provocada por materiais diferentes. a) Com auxílio de espátula metálica, colocar em um béquer de 250mL um pouco de NaCl e juntar, aproximadamente, 250mL de água deionizada.

description

aula pratica quimica laboratorio 2015 utfpr utfpr aula 12

Transcript of Pratica 12 - Corrosao Eletroquimica - 2015

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARANPR Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Departamento Acadmico de Qumica de Biologia DAQBI PRTICA No 12 Corroso Eletroqumica Assuntos envolvidos Potenciais de eletrodos, Pilhas e Eletrlise 2015 MATERIAIS E REAGENTES - fonte de corrente contnua - frasco lavador - 1 bquer de 50 mL - 1 bquer de 250 mL - 1 basto de vidro - 1 esptula (MP) - fio condutor (MP) - 1 pipeta graduada de 5 mL - basto de zinco - basto de cobre - 2 bastes de ferro - 1 chapa de ferro - lixas para metais (MP) - soluo de H2SO4 - soluo de ferricianeto de potssio - cloreto de sdio slido (MP) - soluo de fenolftalena CORROSO GALVNICA EXPERIMENTO No 1 -Corroso provocada por aerao (ou oxigenao) diferencial. a) Limpar uma das superfcies de uma chapa de ferro. b) Colocar sobre a superfcie limpa da chapa de ferro duas a trs gotas de soluo de cloreto de sdio, uma gota de fenolftalena e duas gotas de soluo de ferricianeto de potssio. OBS - colocar as solues uma sobre a outra. c)Aguardar5a10minutoseobservarascoloraesqueseformamnaregiocentralenaregio perifrica da pelcula lquida. QUESTIONRIO 1) Qual o fator que provoca a corroso do ferro? 2) O que indicam as coloraes observadas?

3) Escrever as semi-reaes que ocorrem nas regies andica e catdica da pilha de corroso formada. EXPERIMENTO No 2 - Corroso provocada por impurezas metlicas a) Adicionar em um bquer de 50mL, cerca de 25mL de soluo de H2SO4. b)Mergulharparcialmente,nestasoluo,umalminadezincopreviamentelimpa.Observarqueo ataque do zinco pequeno. c)Mergulharparcialmentenestasoluo,semtocarnalminadezinco,umbastodecobre previamente limpo. Observar que o cobre no atacado. d) A seguir, tocar a lmina de zinco com o basto de cobre. Observar a liberao intensa de hidrognio em torno do basto de cobre. Neste experimento pode-se admitir que o cobre funcione como a impureza necessria para formar uma pilha de ao local, na qual o zinco sofre corroso e o cobre no. QUESTIONRIO Escrever as semi-reaes ocorridas nas regies andica e catdica da pilha de corroso formada. EXPERIMENTO No 3 - Corroso provocada por materiais diferentes. a)Comauxliodeesptulametlica,colocaremumbquerde250mLumpoucodeNaClejuntar, aproximadamente, 250mL de gua deionizada. b) Adicionar soluo obtida 10 gotas de fenolftalena e 1mL de soluo de ferricianeto de potssio, homogeneizar a soluo utilizando o basto de vidro. c) Ligar um basto de ferro a um de cobre, previamente limpos, atravs de um fio condutor. d)Fazeraimersodessesmetais,ligadosentresi,nasoluoNaCl.Observaroaparecimentode colorao avermelhada em torno do basto de cobre e um resduo azul em torno do basto de ferro. QUESTIONRIO: 1) Qual dos metais, Fe ou Cu, sofre corroso? 2) Escrever as semi-reaes que ocorrem nas regies andica e catdica da pilha de corroso formada. 3) Qual a razo das coloraes observadas nas regies andicas e catdica? EXPERIMENTO No 4: Corroso provocada por materiais diferentes. a)RepetiroprocedimentodoexperimentoNo3,pormusandoobastodeferroelminadezinco previamente limpos. b)Apsmergulharosmetais,ligadosentresi,nasoluodeNaCl,observaroaparecimentode colorao avermelhada em torno do basto de ferro. QUESTIONRIO: 1) Qual dos metais (Fe ou Zn) sofre corroso (oxidao)? 2) Escrever as semi-reaes que ocorrem nas regies andica e catdica da pilha de corroso formada. 3) Em que consiste a proteo catdica? 4) Quais as formas de proteo catdica? EXPERIMENTO No 5: Corroso provocada por corrente eltrica Corroso eletroltica a)Emumbquerde250mLcoloqueumpoucodeNaCl,juntarguaatcercade200mL.Como basto de vidro efetuar a dissoluo do sal. b)Mergulharnasoluoobtidadoiseletrodosdeferro,respectivamenteaoplopositivoeaoplo negativo de uma fonte de corrente contnua. c)Apsalgunssegundosdefuncionamentodafonte,desligaresenecessrioagitarasoluo. Observaraformaodeumresduocastanho(Fe(OH)3)devidoacorrosodoferroquefuncionacomo nodo. QUESTIONRIO: 1). Escrever as semi-reaes ocorridas nas regies andica e catdica do sistema. 2).Duranteapassagemdacorrenteeltricanoseletrodosdeferro,podeocorrerproteooucorroso. Noseletrodos,ondeacorrenteconvencionalsaiocorre_________________eporondeelaentra ocorre __________.