Prático Ed. 8

16
prático Curitiba, Maio de 2013 | Edição 08 - Ano 2 » www.revistapratico.com.br GRATUITO! ESPECIAL SAÚDE: ELIMINE A GORDURA INDESEJADA JÁ! 3 PRATOS PRÁTICOS E SAUDÁVEIS ESCOLHA O TÊNIS CERTO PARA CORRER +LIDERANÇA +MODA +PET

description

"Conteúdo útil, moderno e descomplicado"

Transcript of Prático Ed. 8

Page 1: Prático Ed. 8

práticoCuritiba, Maio de 2013 | Edição 08 - Ano 2

» www.revistapratico.com.br

GRATUITO!

ESPECIALSAÚDE:

ELIMINE A GORDURA INDESEJADA JÁ!

3 PRATOS PRÁTICOS E SAUDÁVEIS

ESCOLHA O TÊNIS CERTO PARA CORRER

+LIDERANÇA+MODA

+PET

Page 2: Prático Ed. 8

p Guia da parceria

» EXPEDIENTE

» SEU ESPAÇO

esde o início do PRÁTICO, várias mudanças foram feitas em busca de uma melhor qualidade editorial, visual

e comercial. Iniciamos há quase um ano – em junho teremos a edição comemorativa de aniversário! – no formato de jornal, meses depois criamos nosso site, com conteúdo extras junto a edição digital, e no começo deste ano alcançamos a qualidade das revistas.

Paralelo a isso, criamos seções novas, como a Faça Você Mesmo, melhoramos a qualidade do jornalismo e limitamos ainda mais o espaço publicitário de uma maneira que não incomodasse você, nosso leitor. Uso a palavra incomodar porque sabemos o quanto é chato parar para ler uma publicação, mas no final encontrar recheada de anúncios e mais anúncios – fora as matérias pagas, sem credibilidade, que você percebe na hora.

É uma dualidade (jornalismo x anunciante) a ser compensada, visto que a “empresa Prático” necessita de faturamento para se

manter no mercado e trazer ainda mais qualidade. Pensando nisso e dentro da nossa proposta de ajudar nossos leitores em tudo que oferecemos, essa edição traz uma grande novidade, ideia que vinha amadurecendo há algum tempo.

Trata-se do “Guia Prático”, espaço publicitário para dar oportunidade de gerar negócios aos comércios e empresas do Batel e Bigorrilho – bairros que atualmente recebem a revista. Junto a isso, você vai saber onde encontrar o petshop mais perto, o melhor restaurante, a lavanderia com excelente serviço, em uma seção específica.

PS: Agradecimento mais do que especial – e merecido pela força de vontade e trabalho – a nossa gerente comercial Caroline Moura, que acreditou no projeto do Guia e passou de porta em porta em cada empresa. Obrigado!

Conte com a gente.

Kim KopyckiDiretor de Redação

Psiu! ComunicaçãoRua Eduardo Sprada, 4570 – Ecoville, Curitiba (PR)Fone: 41.3285-2775www.revistapratico.com.br | [email protected] Executivo: Kim C. Maia KopyckiJornalista Responsável: Kim C. Maia Kopycki | [email protected] comercial: Caroline C. Moura | [email protected]

Gerente de Eventos: Caroline C. Moura | [email protected]ção: Adriana Vieira, Angélica Favretto e Luiza CecheleroDiagramação e infografia: Amanda CamargoTiragem e distribuição: 8 mil exemplares, mensal e gratuito, com circulação segmentada no Batel e Bigorrilho. Fotos: Getty Images e Sxu.hu.CAPA: Getty Images / Gustavo Andrade

Aqui é você quem dá o tom. Escreva via email para gente: [email protected] ou envie pelo Facebook ou Twitter. Perguntas, críticas, sugestões serão sempre bem vindas. ***

“Achei muito bacana a ilustração da Luisa Costa, na capa da edição 4”Claudia Bilek“Cada vez melhor a revista. Parabéns à equipe”June Meireles“A edição 7 estava ótima, com assuntos variados, bem escritos e um visual legal”Luisa Costa

*** Os textos enviados podem sofrer edição por conta de espaço ou estilo.

» ENVIE SUGESTÕES, CRÍTICAS E IDEIAS

» facebook.com/revistapratico

CURTA nossa páginae concorra a PROMOÇÕES!

[email protected]

D

Page 3: Prático Ed. 8

03» Interessante

p10 dicas para aumentar sua liderança

liderança é, sem dúvida, uma das competências mais requeridas nas empresas. Saber liderar pessoas impacta direta-mente nos resultados e crescimento da companhia, pois é através da influência exercida pelo líderes que se desperta o potencial de cada integrante da equipe. Mas qual o segredo dos grandes líderes? Quais competências e habilidades

destacam-se na arte de influenciar pessoas? Entusiasmo, mente progressiva, honestidade, inspiração, humildade e confiança são algumas das competências mais apreciadas na liderança, segundo pesquisas. Portanto...

A

Para desenvolver sua liderança, a psicóloga Mariana Stachiu* propõe:

TENHA PRINCÍPIOS – agir de maneira congruente despertará maior credibilidade em seus liderados. Busque valores, não apenas números.

SEJA PROATIVO – antever-se aos problemas trará melhores resultados para você e sua equipe. Aja!

SEJA REFLEXIVO – tomar decisões assertivas, com cautela, lhe garantirá maiores vitórias.

TENHA METAS CLARAS – as pessoas precisam saber para onde vão. Isso despertará um senso de direção e trará maior propósito e comprometimento nas ações de sua equipe.

ACOMPANHE – Faça follow-up em tudo. O tempo todo e com todos.

CRIE UMA CULTURA DE APRENDIZADO – ouça as pessoas, troque ideias e experiências. Seja um Coach!

ENVOLVA TODOS – a participação dos funcionários nos processos decisórios trará maior comprometimento e senso de responsabilidade.

FEEDBACK – elogie o progresso e ajuste o desempenho de sua equipe constantemente.

VEJA OS DESAFIOS COMO OPORTUNIDADES – como diz o ditado “faça do limão uma limonada”. Tire proveito dos fracassos. Aprenda com os erros e aumente suas oportunidades.

DIVIRTA-SE! Uma boa dose de bom humor é imprescindível para sua saúde! A diversão gera bem-estar, criatividade e um clima harmonioso na sua equipe. Aproveite e curta ao máximo seu dia!

Sugestão do PRÁTICO:

“Vencer É Ser Você”, de Eduardo Ferraz

O livro aborda de maneira clara e didática, inclusive com testes práticos, assuntos como personalidade humana, liderança, por que pessoas são boas em uma atividade e ruins em outras. Resumindo, a proposta é fazer você entender “por que a gente é do jeito que a gente é”. Preço médio: R$ 23,90

* A psicóloga Mariana Stachiu atua como Coach desde 2004. Mestranda em Psicologia, é sócio-diretora da Potencial Desenvolvimento Humano, professora de cursos de graduação e MBA, e coordenadora do Núcleo do Empregabilidade da Faculdade Dom Bosco.

Por Mariana Stachiu, especial ao Prático

71

82

93

104

56

Page 4: Prático Ed. 8

>>

04

p» Faça Você Mesmo

Para decorar e inovar!

Primeiro corte quatro papéis sedas do tamanho da figura 1 – use a mão para ter noção do tamanho. Dobre o papel ao meio, três vezes conforme a nossa sequência, ficando igual a figura 6.

Agora é hora de desenhar a flor e cortar conforme a figura 8. Veja bem a imagem para cortar do lado certo.

Abra a flor e separe os oito pedaços. Misture na sequência, como a figura 12, e dobre ao meio (13) e figura 14. Repita novamente, dobrando como a figura 15.

Cole a ponta com fita ou grampeie (17). E está pronta sua flor de seda!

COMO FAZER UMA FLOR COM PAPEL SEDA!

1

4

6

14

8

16

1210

2

5

7

15

9

17

18 19

1311

3

Page 5: Prático Ed. 8

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

5053_cb_leonardo_anuncio_inst.pdf 1 29/01/2013 12:37:29

05 12

p

Primeiro veja os materiais necessários. Basicamente são canetinhas e o lápis para fazer a demarcação. Sugerimos que seja feita uma linha a cada 0,5 cm.

Faça as linhas com o lápis e depois passe a canetinha preta (as canetas da marca Sharpie são as indicadas). Desenhe os tribais, como na foto. Logo após, pinte ao seu gosto, variando as cores. É isso!

APRENDA A CUSTOMIZAR SEU TÊNIS BRANCO

1

2

Page 6: Prático Ed. 8

1>>

06

p» Cozinhe

COMIDA SAUDÁVEL E PRÁTICA JÁ!Por Redação Prático

Manter sua dieta em dia ou para depois de uma atividade física. O importante é buscar pratos que ajudam no seu objetivo de ter uma vida mais saudável. Pensando nisso, selecionamos três opções para você mesmo fazer, sem dificuldade, em sua casa. Aproveite!

Use os quadrados para assinalar o que você está separando

Use os quadrados para assinalar o que você está separando

Ingredientes

Ingredientes

Preparo

1 filé de salmão (150g)1 colher (sopa) de azeite1 colher (sopa) de vinho branco2 folhas de manjericão1 ramo de alecrim1 colher (sopa) de águaSuco de ¼ de limão1 colher (chá) de margarina light¼ de tomate picado1 colher (sobremesa) de cheiro-verde picado1/4 de pote de iogurte natural desnatadoSal e pimenta a gosto1 quadrado de papel alumínio

4 folhas de alface americana 4 folhas de alface roxa 4 tomate scereja 2 palmitos fatiados ¼ de xícara (chá) de quinua branca em grão 1 colher (sopa) de cebola picada ½ tomate sem semente picado ½ colher (sopa) de salsinha ¼ de xícara (chá) de uva passa branca

Este é um prato rápido de fazer por ser preparado com papel-alumínio. Coloque o peixe no centro, ponha em cima azeite, o vinho branco e tempere com sal, pimenta e ervas. Embrulhe como um envelope e deixe no forno alto por 15 minutos. Junte em uma panela a água, o suco de limão e o sal para o molho. Ferva. Adicione a margarina, mexendo até ferver novamente. Depois, ponha o tomate e o cheiro-verde. Retire do fogo na sequência, e acrescente o iogurte. Está pronto! Na hora de servir, abra o papelote de alumínio no prato e despeje o molho.

Papelote de salmão com ervas

Folhas com quinua e croutons de frango

POR QUE É SAUDÁVEL?Além do baixo nível

calórico, cerca de 420, e de ser o peixe salmão (rico em

proteína), estudos comprovam que o iogurte fortalece o

sistema imunológico, melhora o trânsito intestinal e estimula os defensores

do organismo.

Sal a gosto 1 colher (sopa) de azeite Suco de ¼ de limão 150g de filé de peito de frango em cubos 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada 1 ovo Pimenta-do-reino moída a gosto ½ dente de alho picado

Page 7: Prático Ed. 8

23

07 12

p

Use os quadrados para assinalar o que você está separando

Ingredientes

Preparo

Preparo

Preparo

1 pão de forma integral ou de centeio2 fatias de queijo brancoAzeite de oliva e orégano a gostoTomate e alface a gosto2 fatias de peito de peru, presunto magro ou mortadela sem gordura. Pode ser uma carne magra também. Você quem escolhe!

Tempere os cubos de frango com sal, pimenta e alho. Passe-os no ovo batido com o garfo e depois num mix de farinha de trigo e linhaça. Coloque os cubos empanados numa assadeira untada com pouco óleo, regue com azeite leve ao forno (180°) por aproximadamente 20 minutos. Paralelo a isso, cozinhe por 15 minutos a quinua (após lavá-la em água corrente) numa panela com meia xícara de água. Depois, peneire os grãos e junte com os demais ingredientes (exceto as folhas, os tomates-cereja e o palmito), temperando com sal, pimenta e suco de limão. Em um prato, coloque as folhas já limpas e, no centro, jogue a mistura de quinua. Espalhe os tomates, o palmito e os croutons de frango.

Mais simples e prático impossível. Coloque os ingredientes no pão e mande bala! Lanche ideal para quando tiver com fome e estiver sem tempo.

Pão integral com queijo quente, tomate...(lanche)

POR QUE É SAUDÁVEL?Queijo branco tem baixa

gordura, muita vitamina do complexo B, e o azeite de oliva

aumenta a oferta de ácidos graxos poli-insaturados do

lanche e são bons para a saúde cardiovascular. Se colocar uma carne magra, ganha

em proteína e ferro.

POR QUE É SAUDÁVEL?O frango é rico em

proteína magra, ideal para a construção de músculo,

além de ajudar na produção de serotonina – neurotransmissor ligado ao bem-estar. O tomate ainda ajuda a combater o estresse, já que tem antioxidantes que inibem radicais

ligados ao sintoma. Este prato é ideal para depois de um expediente de trabalho.

Page 8: Prático Ed. 8

ADEUS GORDURA RUIM!Entenda a realidade dos fatos sobre os quilos a mais e confira como perder a gordura indesejável seguindo o método tradicional da contagem de calorias e o da pirâmide de alimentos USDA Food Pyramid

Por Kim Kopycki

ão há milagres. Ponto. Mas contra fatos não há argumentos que sobrevivam. Para perder os quilos

a mais é necessário trabalhar dois pontos fundamentais: sua alimentação e o nível de atividade física. Basicamente, você vai ter de ingerir menos calorias do que gasta (especialistas recomendam 500 a menos) e fazer ao menos algum exercício aeróbico (caminhada, corrida) três vezes por sema-na, por cerca de meia a uma hora.

Entretanto, aqui que o PRÁTICO entra em ação e alerta: sua alimentação vai ter de ser controlada em quantidade e principalmente em qualidade. Ou seja, para emagrecer, você vai comer alimen-tos que são realmente saudáveis. Já ouviu dizer que a dieta é responsável

N por aproximadamente 70% do resultado? Pois bem, é verdade. Segundo estudo realizado pelo Centro Pennington de Pesquisa Biomédica, publicado ano pas-sado no jornal Obesity Reviews, pessoas que corriam ou caminhavam, ou seja, ingressavam numa atividade física regular, perderam cerca de 2 a 3 quilos a mais se alteravam em conjunto a alimentação.

E nós vamos te dar duas opções para sua dieta. Uma para quem quer controlar as calorias – e consegue fazer isso. A outra, baseada em um estudo americano, que desenvolveu a pirâmide de alimentos USDA (USDA Food Pyramid), bem prática e direta para quem não tem muito tempo ou não quer ficar contando calorias.

Além de fazer exercícios aeróbicos e criar uma dieta saudável, é recomendado pelos especialis-tas criar outros hábitos. Pesquisa divulgada pelo Journal of Clinical Nutrition (EUA) comprovou que pessoas que comem três porções diárias de cereais integrais, como arroz e quinua, têm 10% menos gordura visceral (aquela gordura que se acumula na região abdominal, entre as vísceras e nos vasos sanguíneos), por conta deles diminuírem a absorção no intestino.

Outra recomendação é controlar a frutose, muito presente em sucos, refrigerantes e doces indus-trializados. Estudo da Universidade da Geórgia descobriu que ingerí-la pode aumentar a gordura em cerca de 20%. Frutas em geral, entretanto, está mais do que liberado, afinal a frutose vem acompa-nhada de vitaminas e fibras.

Por fim, dormir ao menos entre 6 e 7 horas – não passando de oito – se mostrou fundamental para quem quer ter o corpo em ordem. Pesquisa do Journal Sleep (EUA), identificou que pessoas que dormem menos de 5 horas por noite podiam acumu-lar a gordura ruim até cinco vezes mais rápido.

De acordo com o artigo “Inside the Pyramid”, do Departamento de Agricultura dos EUA, entidade que desenvolveu a pirâmide, para perder peso é necessário comer a quantida-de de porções estabelecidas para cada grupo de alimentos. “Essas parcelas permitirão que você coma de forma saudável e perca peso sem ter que contar as calorias”, diz o artigo.

Ambos os métodos evitam um erro comum de quem começa uma atividade física acom-panhado de dieta, que é ingerir mais calorias do que foi queimado durante o treino. “Acon-tece da pessoa ter feito um grande esforço físico e, por conta disso, achar que precisa comer a mais para recuperar a energia gasta. E isso não é correto”, ressalta Barry Braum, da Universidade de Massachusetts, dos EUA.

08

p» Saúde

JUNTO A ISSO...

Page 9: Prático Ed. 8

ELIMINE A GORDURA EXTRA: CONFIRA DUAS FORMAS DE COMER ADEQUADAMENTE E SEGUIR UMA DIETA

USDA Food Pyramid (Pirâmide Alimentar USDA)1° E ÚNICO PASSO

Identifique quanto de calorias você precisa, como feito no método 1, e siga a pirâmide com a tabela ao lado!

Abaixo Moderado Alto1,600 2,200 2,800 calorias calorias calorias

Déficit de 500 calorias1° PASSO

Registre o que você come e bebe por três dias e calcule a ingestão diária. Depois calcule sua necessidade calórica com esta fórmula do nutricionista americano Alan Aragon. Vamos pegar como exemplo uma mulher com 76kg, que corre três vezes na semana.

2° PASSO

Feito o cálculo de calorias necessárias de acordo com seu nível de atividade física, pegue o seu total e diminua 500 calorias. No nosso exemplo, ela pratica 3 vezes na semana. Portanto, 1780 calorias é o ideal para poder perder os quilos a mais.

3° PASSO

Anote diariamente o que consome e faça sua dieta a partir das orientações alimentares do método 2.

NÃO PRATICA

ATIVIDADEMultiplique seu peso por 22

calorias/dia 1672PRATICA 1 OU 2 VEZES

NA SEMANAMultiplique seu peso por 26

calorias/dia 1976PRATICA 3 VEZES

NA SEMANA

1780calorias

Multiplique seu peso por 30 calorias/dia 2280PRATICA 3 A 4 VEZES

NA SEMANAMultiplique seu peso por 35

calorias/dia 2660PRATICA 5X OU MAIS

NA SEMANA

COMO O CORPO GASTA A ENERGIA QUE CONSUMIMOS60% a 75% com o metabolismo em repouso. Custo para se estar vivo.

15% a 30% por meio de atividade física e movimentos.

Restante fica por conta do efeito térmico dos alimentos durante a digestão, entre outros fatores.

Quer saber mais sobre a USDA Food Pyramid? Baixe o estudo completo no site do Prático (revistapratico.com.br)!

09 12

pM

ÉTO

DO

1M

ÉTO

DO

2

Porções do o grupo de Grãos

Porções do grupo de Vegetais

Porções do grupo de Frutas

Porções do grupo de Leite

Grupo de Carne

Total de Gordura (gramas)

Adicionado Total Açúcar4 (colheres de cha)

6

3

2

2-31

5

56

6

9

4

3

2-31

6

73

12

11

5

4

2-31

7

93

18

AMOSTRA DE DIETAS PARA UM DIA COM TRÊS NÍVEIS DE CALORIAS Leite, iogurte e queijo(2-3 porções)

Gorduras, óleos e doces (com moderação)

Carnes, aves, peixes, feijões secos e ovos

(2-3 porções)

Vegetais(3-5 porções) Frutas

(2-4 porções)

Pão, cereais, arroz e massas (6-11 porções)

Page 10: Prático Ed. 8

Pés, para que te quero?!

CONHEÇA A CARACTERÍSTICA DE CADA PISADA:

Amortecedor, numeração, supinada, pronada e neutra: se você pensa em começar a correr, essas palavras farão parte do seu vocabulário habitual

Por Angélica Favretto

e sair para passear ou ir a uma festa calçando um sapato apertado é desconfortável, exercitar-se é pior ainda. Quando o assunto é correr então, todo cuidado é pouco

na hora de escolher o tênis ideal que encaixe no tipo de pé de cada pessoa, e seja confortável, claro. “Ele não pode ser muito grande, porque pode fazer bolhas no pé, mas não pode ser apertado demais, senão faz calos”, explica Renato Raad, diretor da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Fisioterapia Regional Paraná.

Além do tamanho correto é importante escolher um tênis com bom amortecedor no calcanhar ou na parte frontal. Outro fator importante a se saber é o tipo de pisada, que pode ser pronada, supinada ou neutra (veja abaixo a

S

Pronada: Começa pisando com o lado externo do calcanhar e finaliza no dedão. Indicado tênis com amortecimento que controle a estabilidade e seja leve.

VOCÊ SABIA?>> O tênis leva 24 horas para voltar ao seu formato original e estar pronto para outra corrida.>> A vida útil do tênis de uma pessoa que corra dois quilômetros a cada dois dias é de seis meses.

Neutra: Pisa primeiro com o lado externo e termina no centro da planta do pé. O ideal é tênis com amortecimento leve.

Supinada: Começa pisando com o lado externo do calcanhar e termina no dedinho. Um tênis com amortecimento reforçado e controle de estabilidade é o indicado.

característica de cada um). De acordo com Raad, comprar um calçado sem verificar esses itens, comprometerá a atividade física: “O tênis feito pra uma pisada, se utilizado por outra, pode lesionar o pé e torcer o tornozelo. E se não tiver amortecimento trará consequências para o tendão de Aquiles, joelho e até as costas”, explica.

Mônica Perazzoli, gerente da loja Authentic Feet do Shopping Curitiba, conta que, em geral, quem chega à loja já sabe que tipo de pisada possui, facilitando a escolha do calçado. Isso porque já esteve em um ortopedista ou foi instruído na academia em que frequenta. Mas caso contrário, segundo ela, há algumas táticas usadas pelos vendedores para reconhecer a pisada do cliente. Alguns modelos:

P N S

10

p» Fitness

Page 11: Prático Ed. 8

Wave Creation 14 Mizuno (R$ 649,90)

Nimbus 14 Asics (R$ 599,90)

Zoom Vomero 8 Nike (R$ 499,90)

Vem com amortecimento no solado inteiro. É um tênis flexível, leve (340 g aproximadamente) e indicado para corridas longas. Seu diferencial é a passada que garante maior absorção de impacto. Indicado para pisada neutra e supinada.

Possui sistema de amortecimento em gel na parte traseira e dianteira. Flexível, confortável e ótimo pra corrida. Mais leve que a versão anterior (350 g aproximadamente), é indicado para pisada neutra e supinada.

Ideal para treinos e corridas, mas também pode ser usado no dia a dia. Tem amortecimento zoom air, oferecendo boa estabilidade. É leve (aproximadamente 321 g) e tem sistema de ventilação interna.

PN NS S

[ [ [[ [ [11 12

p

Page 12: Prático Ed. 8

Qual é minha cor?Uma das maneiras de valorizar seu visual e potencializar sua imagem é escolhendo a cor certa das peças de roupa

ponto de partida é identificar qual o seu tom de pele, que pode ser: quente ou frio. Os tons de pele

quentes são aqueles em que os pigmentos amarelos predominam, apresentando to-nalidades rosadas, amareladas e pêssego. Já os tons frios são influenciados por pig-mentos azuis, caracterizando peles mais pálidas, claras e em tons oliva.

Para identificar seu tom de pele existe um método muito utilizado por vários consultores de moda. Ele consiste em comparar seu tom de pele a um pedaço de papel dourado ou bege e a um pra-teado ou branco, colocando-os em uma região próxima ao seu rosto na frente de um espelho iluminado com clarida-de natural. Fazendo isso, basta anali-sar qual das cores dos papéis combina melhor com sua tonalidade de pele.

O

Luiza CecheleroDesigner de Moda

passo é determinar sua paleta de cores, por meio de um método da Teoria da Cor: as cores complementares. Ao utili-zar cores complementares à sua pele o resultado será favorável, já que evita uma imagem pesada e sobrecarregada – com cores opostas estamos automaticamente complementando o pigmento que falta em nossa tonalidade de pele.

Para utilizar esse método basta criar contrastes entre cores opostas no círculo cromático, ou seja, para uma pele de tonalidade quente vale a pena criar looks de contrastes com cores frias, e para os tons de pele frio, uma paleta de cores equilibrada com quentes é uma boa apos-ta. Vale lembrar que você pode usar quase todas as cores, o que importa é o matiz e a intensidade da cor! Confira os principais tipos de pele e suas cores ideais:

OutonoFoto: Katharine HepburnCaracterísticas• marfim• pêssego• sardas douradas ou castanhas• bege dourada• bege acobreada• negro dourada

PrimaveraFoto: Marilyn Monroe Características• marfim com sardas douradas• dourada• bochechas rosadas• rosa pêssego• bege pêssego• bege dourada• bege acobreada• negro dourada

CORES IDEAIS

marfim / caramelo / ouro queimado / cinza claro / dourado / verde bandeira / laranja claro / salmão / coral / rosa pastel / vermelho claro / violeta / azul céu / azul claro / azul bic

CORES IDEAIS

branco puro / cinza claro e escuro / preto / bege acinzentado / azul marinho / amarelo pastel / verde pastel / lilás / rosa bebê / azul bebê / roxo / azul turquesa / verde esmeralda / rosa pink / vermelho

CORES IDEAIS

branco madrepérola / bege escuro / marrom café / camelo / dourado / bronze / amarelo ouro-mostarda / laranja / ferrugem / verde musgo / verde lima / vermelho escuro / azul turquesa / azul bic

CORES IDEAIS

bege rosado / branco off White / azul marinho / azul celeste / azul puro / cinza azulado / verde azulado / amarelo claro / rosa pastel / rosa intenso / melancia / vermelho vinho / lavanda / roxo ameixa / malva

12

p» Moda

InvernoFoto: Audrey HepburnCaracterísticas• muito branca• delicados tons rosáceos• bege-cinza amarelado• oliva• negra (tonalidade azulada)• sardas castanhas

VerãoFoto: Princesa Grace de MônacoCaracterísticas• bege pálida• bege com maçã do rosto rosada• muito rosada• sardas rosadas

Caso o papel prateado/branco apresente maior harmonia, seu tom de pele é frio, já o papel dourado/bege indica uma tonalidade de pele quente.

Após definido seu tom de pele, o próximo

Page 13: Prático Ed. 8

13» Xxxxx 12

p

Page 14: Prático Ed. 8

gente escuta cada pergunta!”, comenta a médica veterinária Rosana Botelho sobre as

consultas com os novos donos de cachorros. Ela diz que história não falta, mas que eles ali também não podem falar muito, já que uma vez ou outra também cometem suas gafes, como viver trocando o nome do dono, com o nome do cão. Nada é entediante no mundo de quem cuida ou tem cachorros, e às vezes pode ser um desafio diário manter o bem estar e saúde dos bichinhos.

Um dos primeiros assuntos discutidos com a veterinária foi alimentação. Antigamente dava-se muita comida caseira aos cachorros e até hoje há quem não entenda porque não pode dar o restinho do prato para o amigo de quatro patas, ou até substituir a ração pela comida da casa.

14

p» Pet

Donos de primeira viagemPara quem acabou de adquirir um cãozinho e viu que há muito a aprender sobre o novo amigo

Por Adriana Vieira

“A

Pois, aqui vai a dica: As rações já mudaram muito desde o tempo das nossas avós e já está mais do que comprovado o aumento na expectativa de vida que elas promovem e a diminuição de diversos problemas de saúde. Além disso, ao utilizar a ração, o cão tem a garantia de uma alimentação balanceada, o que não acontecerá tão frequentemente se o cãozinho ingere o mesmo que o dono, em função de suas diferentes necessidades.

A recomendação é pesquisar para estar sempre atento aos cuidados necessários à saúde do cão. A Dra Rosana Botelho especificou algumas enfermidades frequen-tes para raças de cães pequenos - os mais escolhidos na hora da compra de cães. “Luxação patelar. Vemos muito em cães de pequeno porte”. O deslocamento do osso pode ocorrer por motivos hereditários ou em função de um traumatismo. É bom observar no caso de aparecimento

de sintomas como relutância para saltar e fazer exercícios e dor na região do joelho.

Conversando sobre as raças mais populares, a Dra alerta que nos Poodles, por exemplo, há muita incidência de cardiopatias e de catarata. Outros exem-plos de raças visadas são os Lhasa Apsos e York Shires. Para os primeiros, é bom estar atento a problemas de coluna e de pele. Nos Yorks, há muita incidência de uma enfermidade grave conhecida como Colapso Traqueal (Síndrome da Traquéia Colabada).

Também não queremos que vocês, os “novos donos”, se preocupem tanto. Aliás, não acreditem em tudo que lêem. Pesquisando na internet vemos muitos avisos curiosos sobre o hábito dos cães de comer grama de vez em quando, atribuin-do o fato ao cão estar passando mal do estômago. A Dra Rosana explica que não é bem assim. “É um instinto natural do cão. Faz parte da digestão”.

OUTROS CUIDADOS:

Veja outras observações e dicas

• Para os cães muito peludos, como

Lhasas e Shi Tsus, recomenda-se

escovação dos pêlos pelo menos uma

vez ao dia.

• Para conviver com as crianças não é

recomendado o cão muito pequeno,

já que as crianças irão puxá-lo

e levantá-lo, podendo machucar

involuntariamente o cãozinho. Mesmo

assim, uma boa recomendação seria

a raça Lhasa Apso, entre os cães

menores, além dos cães mais pesados.

• Quanto à escovação dos dentes, os

médicos lamentam que poucos donos

mantenham a prática e recomendam

que ela seja realizada todos os dias!

Page 15: Prático Ed. 8

15» Xxxxx 12

pGuiaprático

» Serviços e Comércios

BIGORRILHO

Strudel doce Strudel salgado

Lasanhas Empadões Quiches

Rua Frederico Cantarelli, 191 - loja 8Bigorrilho - Curitiba/PR

41 3336 0021Loja Augusto Stresser, 1995 - 3362 1343

ANUNCIE AQUI

SUA EMPRESA:

[email protected]

3285-2775

Page 16: Prático Ed. 8

15» Xxxxx 12

pGuiaprático

» Serviços e Comércios

BATEL

Rua: Carneiro Lobo, 423 - Tel: 41 3046 3045

OUTONO INVERNO 2013

www.menthapimentha.com.br

ANUNCIE AQUI SUA EMPRESA: [email protected] | 3285-2775

´ ´.