Primeiro Congresso internacional para as Missões e a...

4
FR ATERNITAS - W W W.OFM.ORG 1 JULHO 2014 VOLUME XLVII • EDIÇÃO 214 Noticiário Internacional OFM Fraternitas O O Primeiro Congresso Internacional do SGME foi realizado em Sassone, Roma, de 18 a 28 de maio d 2014. Participaram dele uns cento e cin- quenta Frades (mais algumas Irmãs e leigos da Família franciscana), pertencen- tes a cem Entidades da Ordem, vindos de cinquenta países. O tema do Congresso, “Vade, repara domum meam” (Vai! Restaura minha Casa). Identità e Novità nella missione evangelizzatrice dell’Ordine” (Identidade e Novidade na missão evangelizadora da Ordem) foi afrontado tanto por expositores peritos como por testemunhos, sendo, depois, debatido em seis laboratórios e, enfim, sintetizado em mensagem final, que traz o mesmo título, e se destina a toda a Família franciscana. Os objetivos do Congresso, propostos pelo SGME, foram alcançados de forma positiva: celebrar o encontro dos Frades de todo o mundo, partilhando a riqueza das diferentes culturas e as várias formas de evangelização; aprofundar a identidade e a novidade da missão evangelizadora da Ordem; apontar meios e modalidades para renovar a missão evangelizadora nas Entidades; oferecer ao Capítulo geral-2015 (e às Entidades) algumas propostas concretas para retomar o dinamismo missionário da Ordem, reavivando o entusiasmo. No site da Ordem é possível consultar a rica biblioteca da missão evangelizadora da Ordem, distribuída nos relatórios dos peritos e desfrutável também sob o ponto de vista temático, a saber, a evangelização segundo o Papa, na mens de Francisco e na nossa história; o diálogo, a minoridade, as novas formas de vida e missão, a missão partilhada. Também a abundância de fotos e vídeos, possíveis de baixar no site, testemunham a riqueza do grande evento para a Ordem. Grande foi a satisfação dos participantes, em especial dos Secretários provinciais para a Missões e a Evangelização. A alegria foi, sobretudo, aquela partilha da vida e do trabalho pastoral, nos contextos mais diversos, o que forneceu grande assunto a ser partilhado com todos. Não faltaram momentos recreativos, durante os quais cada Conferência criou o clima da própria cultura, a fim de oferecer aos outros, através de cantos e danças, pequenos objetos de artesanato e gastronomia. A mensagem final do Congresso lança o apelo a toda a Família franciscana de pôr em prática toda a abundância das sugestões recebidas. Primeiro Congresso internacional para as Missões e a Evangelização

Transcript of Primeiro Congresso internacional para as Missões e a...

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

1

JULHO 2014VOLUME XLVII • EDIÇÃO 214

Noticiário Internacional OFMFraternitas

OO Primeiro Congresso Internacional do SGME foi realizado em Sassone, Roma, de 18 a 28 de maio d 2014. Participaram dele uns cento e cin-

quenta Frades (mais algumas Irmãs e leigos da Família franciscana), pertencen-tes a cem Entidades da Ordem, vindos de cinquenta países.

O tema do Congresso, “Vade, repara domum meam” (Vai! Restaura minha Casa). “Identità e Novità nella missione evangelizzatrice dell’Ordine” (Identidade e Novidade na missão evangelizadora da Ordem) foi afrontado tanto por expositores peritos como por testemunhos, sendo, depois, debatido em seis laboratórios e, enfim, sintetizado em mensagem final, que traz o mesmo título, e se destina a toda a Família franciscana.

Os objetivos do Congresso, propostos pelo SGME, foram alcançados de forma positiva: celebrar o encontro dos Frades de todo o mundo, partilhando a riqueza das diferentes culturas e as várias formas de evangelização; aprofundar a identidade e a novidade da missão evangelizadora da Ordem; apontar meios e modalidades para renovar a missão evangelizadora nas Entidades; oferecer ao Capítulo geral-2015 (e às Entidades) algumas propostas concretas para retomar o dinamismo missionário da Ordem, reavivando o entusiasmo.

No site da Ordem é possível consultar a rica biblioteca da missão evangelizadora da Ordem, distribuída nos relatórios dos peritos e desfrutável também sob o ponto de vista temático, a saber, a evangelização segundo o Papa, na mens de Francisco e na nossa história; o diálogo, a minoridade, as novas formas de vida e missão, a missão partilhada. Também a abundância de fotos e vídeos, possíveis de baixar no site, testemunham a riqueza do grande evento para a Ordem.

Grande foi a satisfação dos participantes, em especial dos Secretários provinciais para a Missões e a Evangelização. A alegria foi, sobretudo, aquela partilha da vida e do trabalho pastoral, nos contextos mais diversos, o que forneceu grande assunto a ser partilhado com todos. Não faltaram momentos recreativos, durante os quais cada Conferência criou o clima da própria cultura, a fim de oferecer aos outros, através de cantos e danças, pequenos objetos de artesanato e gastronomia.

A mensagem final do Congresso lança o apelo a toda a Família franciscana de pôr em prática toda a abundância das sugestões recebidas.

Primeiro Congresso internacionalpara as Missões e a Evangelização

2

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

Jornada de Estudo por ocasião dos cinquenta anos de Perfectæ Caritatis

No dia 21 de maio de 2014, hou-ve jornada de estudos, na Pontifícia Universidade Antonianum, sobre «Identidade da vida religiosa, por ocasião dos cinquenta anos do De-creto Perfectæ Caritatis». Moderada pela Professora Mary Melone e intro-duzida por Fr. Salvatore Barbagallo, a jornada foi enriquecida pela palestra da Ir. Nicla Spezzati: «O Decreto sobre a renovação da vida religiosa, “Perfec-tæ Caritatis” cinquenta anos depois». Fr. Giuseppe Buffon discorreu sobre «A renovação conciliar e as atualiza-ções das Constituições nos Institutos franciscanos» e a Professora Chiara Codazzi falou sobre «A volta às fontes, projetada pelo Concílio. Um exemplo concreto».

Os Franciscanos e a China: presen-ça contínua desde o XIII até o XX século

Promovida pelo Instituto de Estu-dos Ecumênicos “S. Bernardino” e pela “Commissio Sinica Ordinis Fratrum Minorum”, aconteceu a Jornada de Estudos sobre: «Os Franciscanos e a China: uma presença contínua desde o XIII ao XX século». A jornada acon-teceu no dia 24 de maio de 2014, no Instituto de Estudos Ecumênicos de Veneza, e tomaram a palavra: Fr. Ro-berto Giraldo, OFM (Veneza), Ange-lo Tartuferi (Florença), Fr. Francesco D’Arelli, OFM (Roma), Massimo Raveri (Veneza), Tiziana Lippiello (Veneza), Fr. Giuseppe Buffon, OFM (Roma), Fr. Pacifico Sella, OFM (Veneza), Michela Catto (Trento), Michele Fatica (Nápo-les), Simonetta Polmonari (Veneza), Raissa De Gruttola (Veneza).

V Festival Internacional de Canto Sacro

Na Basílica de Santa Maria in Ara-coeli, da Província OFM de Roma,

OUTRAS NOTÍCIASaconteceu a quinta edição do Festival Internacional de Canto Sacro, nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2014. Nesses três dias, sexta-feira, sábado e domin-go, apresentaram-se, respetivamente, o sexteto vocal “Singer Pur” (Alema-nha), o coro “Vocal de Câmara Platen-se (Argentina) e o quarteto masculino “Quartonal” (Alemanha).

A ideia de realizar o festival nasceu do desejo de tornar Roma protago-nista de um evento de repercussão in-ternacional, num lugar símbolo para a história, tradição e espiritualidade: a Basílica de Santa Maria in Aracoeli.

Homenagem ao Prof. André Vau-chez

Na sexta-feira, dia 20 de junho de 2014, no Instituto Luigi Sturzo, em Roma, foi conferido o “Prêmio Balzan” a André Vauchez. Promovido pela Associação Italiana para o Estudo da Santidade, dos Cultos e Hagiografia (AISSCA), em colaboração com o Ins-tituto Luigi Sturzo, a Associação Italia-na para a Pesquisa sobre Santuários (AIRS), a “École Française de Rome”, o Instituto Histórico Italiano para a Idade Média e a Escola Superior de Estudos Medievais e Franciscanos da Pontifícia Universidade Antonianum, o encontro foi, na realidade, uma homenagem a André Vauchez por aqueles que têm o prazer e a honra de colaborar com ele, por vários motivos, no campo dos estudos histórico-reli-giosos.

SGFS visita a Província dos Santos Francisco e Tiago, Zapopan, México

O Secretário geral, e seu Vice, da Se-cretaria geral para a Formação e os Estudos tiveram a oportunidade de encontrar-se com os Noviços e Postu-lantes, com seus Formadores, na Pro-víncia dos Santos Francisco e Tiago (Zapopan, México).

A jornada, na Casa do Noviciado, em Guadalupe, Zacatecas, teve dois mo-mentos: o primeiro foi formativo, com palestra seguida pelo diálogo frater-no; o segundo foi litúrgico, com cele-bração da Eucaristia. Participaram do encontro todos os Noviços e Forma-dores, com os membros da Fraterni-dade local.Na visita à Fraternidade do Postulan-tado, em San Agustín, Fr. Vidal refletiu sobre quatro núcleos da Formação:a) O acompanhamento: instrumento para personalizar uma decisão voca-cional madura;b) A Liturgia: celebração vital da Pala-vra de Deus;c) A Fraternidade: espaço natural e ir-renunciável para o desenvolvimento da forma de vida franciscana;d) Os estudos: caminho para alcançar a sabedoria do Evangelho no âmbito de nossa vida e missão.

Agenda del Ministro generaleJulho:1-3: Irlanda4-7: Grã-Bretanha – Encontro

com os Frades8-18: Roma – Tempo Forte13: Roma – Santa Missa, no

Capítulo geral das Irmãs Franciscanas do Imacu-lado Coração de Maria

21-29: Roma30-31: La Verna – Encontro com

os “Marchadores” da Tos-cana

Agenda doMinistro geralFR. BENEDEK DOBSZAY, Prov. Grande Senhora dos Húngaros, na Hungria;FR. ILIJA VRDOLJAK, Prov. dos Santos Cirilo e Metódio, na Cro-ácia;FR. CLAUDIO DURIGHETTO, Prov. Seráfica S. Francisco de Assis, na Itália.

SEDE: Istituto di Studi Ecumenici - Castello 2786 - 30122 VENEZIA - Tel. 041/5235341 - Fax 041/2414020 - [email protected]

ANTICA BIBLIOTECAISTITuTO DI STuDI ECumENICICastello 2786 - 30122 VENEZIA

SABATO 24 maggio 2014, ore 10.00 - 18.00

I FrANCESCANI E LA CINAuna presenza continua dal XIII al XX secolo

ISTITUTO STUDI ECUMENICI

"SAN BERNARDINO"

COMMISSIO SINICAORDINIS FRATRUM MINORUM

CAVALIERISAN MARCO

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

3

RICARDO LUCIO PERRIELLO, La scienza del bene e del male nella Divina Comme-dia. Per un’ermeneutica protologica dell’opera dantesca (A ciência do bem e do mal na Divina Comédia. Para uma hermêutica proctológica da obra de Dante) (Me-dioevo, 24), Ed. Antonianum, Roma 2013, ISBN 978-88-7257-091-3, 375 p., euro 25,00.

Trata-se de uma hermenêutica da Divina Comédia, que propõe uma leitura da obra a partir das categorias metafísicas do assim chamado Platonismo de Tübingen. O nú-cleo fundamental da proposta refere-se à presença de uma ciência do bem e do mal, adquirida progressivamente durante a viagem dantesca. Essa ciência – um dos eixos do pensamento metafísico de Platão – é expressa de forma surpreendente na experiência dantesca, de modo bastante semelhante às do filósofo grego.

Daí, a busca de um nexo entre os dois autores, que não esteja ausente de uma refle-xão, de caráter hermenêutico e histórico, sobre as influências da tradição platônica so-bre Dante. A influência histórica de tal tradição sobre o pensamento dantesco é levada ao nível da reflexão metafísica, que redescobre no itinerário desse poeta algumas das

experiências fundamentais da pesquisa filosófica de Platão, entre as quais, a exigência de uma metabasis do sensível ao inteligível; de uma compreensão unitária da realidade, à luz do sumo bem; a exigência de uma compreensão do destino último, à luz da virtude e do vício.

A chave de retorno de tal hermenêutica é a proctologia, ciência dos princípios do Uno e da Díade, que leva a operar um paralelismo entre os três reinos ultraterrenos: Inferno, Purgatório e Paraíso, e os gêneros supremos do diferente, do ser e do idêntico. O sucesso da viagem dantesca vê ainda mais a extraordinária coincidência do conhecimento das raízes metafísicas do homem e do autoconhecimento (gnothi seauton = conhece a ti), o que é uma das mais autênti-cas mensagens do pensamento platônico.

MARCALIVRO FRANCISCANO

Roma 2014AntoniAnum

RicaRdo Lucio PeRRieLLoMEDIOEVO

24

Roma

2014

Un’ermeneutica della Divina Comme-dia che propone la lettura dell’opera a partire dalle categorie metafisiche del

cosiddetto Platonismo di Tubinga. Il nucleo fon-damentale della proposta concerne la presenza di una scienza del bene e del male, che viene progressivamente acquisita nel corso del viaggio dantesco. Questa scienza – uno dei cardini del pensiero metafisico di Platone – viene sorpren-dentemente espressa nell’esperienza dantesca in modalità assai simili a quelle del filosofo greco. Da qui la ricerca di un nesso tra i due autori, che non sia esente da una riflessione di stampo er-meneutico e storico sugli influssi della tradizio-ne platonica su Dante. L’influenza storica di tale tradizione sul pensiero dantesco viene trasposta a livello della riflessione metafisica che riscopre nell’itinerario del sommo poeta alcune delle esperienze fondamentali della ricerca filosofica di Platone, quali l’esigenza di una metabasis dal sensibile all’intelligibile, di una comprensione unitaria della realtà alla luce del sommo bene, dell’esigenza di una comprensione del destino ultimo alla luce della virtù e del vizio. Chiave di volta di tale ermeneutica è la protologia, scienza dei principi dell’Uno e della Diade, che porta ad operare un parallelismo tra i tre regni ultraterre-ni dell’Inferno, del Purgatorio e del Paradiso e i generi sommi del diverso, dell’essere e dell’iden-tico. L’esito del viaggio dantesco vede inoltre la straordinaria coincidenza della conoscenza delle radici metafisiche dell’uomo e dell’autocono-scenza o gnothi seauton, secondo quello che è uno dei più autentici messaggi del pensiero pla-tonico.

In copertina:

Rielaborazione grafica da“Le tentazioni di sant’Antonio”,

del Maestro dell’OsservanzaISBN 978-88-7257-091-3

9 7 8 8 8 7 2 5 7 0 9 1 3

€ 25,00

Ricardo Lucio Perriello è dottore in filoso-fia. Dopo gli studi classici ha conseguito il baccellierato, la licenza e il dottorato

in Filosofia presso la Pontificia Università Gre-goriana, la Laurea Magistrale in Filosofia presso l’Università degli Studi di “Tor Vergata-Roma2” e il Diploma Superiore in Studi Medievali e Francescani presso la Pontificia Università An-tonianum. Autore di numerose pubblicazioni nel campo della metafisica platonica antica e medie-vale in riviste quali Antonianum, Salesianum, Divus Thomas, Frate Francesco, Ricerche Te-ologiche, Dialegesthai e Qadernos Patristicos, collabora con il Centro Culturale “Ara Coeli” e con la Scuola Superiore di Studi Medievali e Francescani dell’Antonianum.

Ric

aR

do

Lu

cio

Pe

RR

ieLL

o

LA SCIENZADEL BENE E DEL MALE

NELLA DIVINA COMMEDIA

LA S

CIEN

ZA D

EL B

ENE

E DE

L M

ALE

NELL

A DI

VINA

COM

MED

IA

ANTONIANUM sovracoperta PERRIELLO MEDIOEVO 24.indd 1 25/02/14 12.07

Livros franciscanos

De 03 a 05 de junho de 2014, na Casa Diocesana, em San Juan de los Lagos (Jalisco – México), aconteceu o encontro do Ministro geral, Fr. Mi-chael Perry, OFM, com os Frades professos temporários da Conferên-cia do México e da América Central. Acompanharam o Ministro geral: Fr. Júlio Bunader, Vigário geral, Fr. Vidal Rodríguez, Secretário geral para a Formação e os Estudos e o Vice-Se-cretário Fr. Sergiusz Bałdyga. Os For-madores e os Ministros provinciais da Conferência participaram do en-

contro, em companhia dos jovens Frades. Em torno de 170 Frades par-ticiparam desse encontro fraterno e formativo. Depois das apresentações da situação da formação, no seio da Conferência, foram tratados estes as-suntos: “Frades menores em nossos dias. Alegrias e desafios na formação franciscana” (Fr. Michael Perry); “A im-portância do acompanhamento pes-soal e da formação permanente” (Fr. Vidal Rodríguez).

Houve grande espaço para diá-logo com o Ministro geral, em dois

O Ministro geral encontra os Frades de profissão temporária - Méxicomomentos: primeiramente, com os Ministros e Formado-res e, depois, com os professos temporários. A jornada de 03 de junho concluiu-se com o espetáculo “Força, vinde, gen-te!”, preparado e apresentado pelos postulantes da Província dos Santos Francisco e Tiago (Jalisco). Durante o encontro, alguns Frades renovaram sua profissão no Santuário de Cubi-lete (Monumento de Cristo Rei). Após a celebração foram acolhidos no Instituto Leonés,

León, Gto. México, onde o Ministro geral benzeu o campo esportivo do Instituto. O encerramento do encon-tro fraterno aconteceu no Santuário mariano, em San Juan de los Lagos, no qual Fr. Júlio Bunader presidiu a Eucaristia. Nesses, dias, houve um clima de cordialidade, franqueza e responsabilidade. A Liturgia foi bem cuidada e houve tempo para recrea-ção em estilo “mexicano” e muito en-riquecimento fraterno.

4

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

PEQUENAS NOTÍCIAS

FRATERNITAS notiziario internazionale OFM - editore: Fr. Joseph Magro OFM eMail: [email protected] - tel: +39 0668491 339 - http://www.ofm.org/fraternitas - www.fb.com/ofm.org - @ofmdotorg

Semana de Franciscanismo Continuando o caminho de for-

mação e aprofundamento de nosso carisma, iniciado há vários anos, a Província dos Frades Menores da Si-cília convida a todos os membros da Família franciscana a participar na Semana de Franciscanismo, que se realizará em Palermo-Baida, de 09 a 13 de setembro de 2014. Tema deste ano é FRANCISCANOS NA IGREJA DO PAPA FRANCISCO.

Deseja-se propor uma reflexão e

confronto sobre o Franciscanismo de hoje, em especial no testemunho de vida e nas reflexões de Fr. Giácomo Bini, através das palavras de Fr. Ar-turo Milici, e o Franciscanismo das origens, na apresentação confiada ao Prof. Marco Bartoli. Para mais in-formações: www.ofmsicilia.it

Jornada de EstudoO ano 2017 será o quinto cente-

nário do início da reforma protes-

Edição especial

Por ocasião do primeiro mês da morte de Fr. Giácomo Bini, OFM, o Departamento das Comunicações apresentou uma edição especial de Fraternitas, em várias línguas. Nela aparecem a Biografia, a Bi-bliografia e alguns textos e expe-riências de Fr. Giácomo, ou sobre ele: www.ofm.org/fraternitas

tante e da bula Ite vos, de Leão X, momento de passagem na história da Ordem minorítica. Prevendo tal centenário, sábado, 25 d outubro de 2014, acontecerá em Florença uma jornada de estudo com o título “Ano 1517. A divisão na Igreja e na Ordem franciscana”.

Canonização do Beato Ludovico de Casória

Durante o Consistório pú-blico, na manhã de 12 de junho de 2014, no Palácio Apostólico, o Santo Padre Francisco marcou para o domingo, 23 de novem-bro de 2014, Solenidade de Cris-to Rei do Universo, o solene rito de canonização do Beato Ludovi-co de Casória.

A notícia da canonização de Ludovico de Casória acontece, providencialmente, no curso da celebração do bicentenário de nascimento do beato (1814-2014).

No dia 12 de junho de 1994, exatamente há vinte anos, verifi-cou-se uma graça a favor de uma recém-nascida: a cura de grave defeito congênito no joelho di-reito, reconhecido como milagre, com fins de canonização.No dia 12 de junho de 1874, há cento e quarenta anos, P. Ludo-vico de Casória colocava a pedra fundamental da igreja por ele desejada em honra do Sagrado Coração de Jesus, em Florença.

Durante o encontro dos Presidentes das Conferências da Ordem, fo-ram dadas algumas sugestões, confirmados pelo Definitório geral, em vista da programação e preparação do Capítulo geral – 2015.

Uma dessas sugestões foi a de disponibilizar o material em forma digital. O que será feito através um “link” especial, enviado aos Ministros, Custódios das Entidades da Ordem:O material digital contém:• Carta do Ministro geral, na qual se explica o objetivo desses subsídios;• Lineamenta em preparação dos Capítulo geral – 2015;• Guia para estudar os Lineamenta;• Síntese do relatório de pesquisa sobre o estado da Ordem.Para informações: Secretaria do Capítulo geral: [email protected]

Capítulo geral- 2015, SubSídioS