PRINCIPAIS CONCEITOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

7
Material exclusivo para Cursos Técnicos Reprodução autorizada pelo autor 1 APOSTILA 2 APOSTILA 2 APOSTILA 2 APOSTILA 2 CONCEITOS CONCEITOS CONCEITOS CONCEITOS FUNDAMENTAI FUNDAMENTAI FUNDAMENTAI FUNDAMENTAIS DE SA DE SA DE SA DE SAÚDE E SEGURAN ÚDE E SEGURAN ÚDE E SEGURAN ÚDE E SEGURANÇA ÇA ÇA ÇA DO O O O TRABALHO TRABALHO TRABALHO TRABALHO PROF. JAIRO BRASIL

description

Aula de Segurança I do Prof. Jairo Brasil

Transcript of PRINCIPAIS CONCEITOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

Page 1: PRINCIPAIS CONCEITOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

Material exclusivo para Cursos Técnicos

Reprodução autorizada pelo autor 1

APOSTILA 2APOSTILA 2APOSTILA 2APOSTILA 2

CONCEITOSCONCEITOSCONCEITOSCONCEITOS

FUNDAMENTAIFUNDAMENTAIFUNDAMENTAIFUNDAMENTAISSSS

DE SADE SADE SADE SAÚDE E SEGURANÚDE E SEGURANÚDE E SEGURANÚDE E SEGURANÇA ÇA ÇA ÇA DDDDO O O O

TRABALHOTRABALHOTRABALHOTRABALHO

PROF. JAIRO BRASIL

Page 2: PRINCIPAIS CONCEITOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

Material exclusivo para Cursos Técnicos

Reprodução autorizada pelo autor 2

PERIGO E RISCO PERIGO é uma energia danificadora que quando ativada pode provocar danos corporais e/ou materiais. Esta energia danificadora pode estar associada tanto à uma pessoa como a um objeto, considerados aqui os fatores do sistema de

trabalho. Ao redor dos portadores de perigo pode-se representar a área perigosa.

Se a energia danificadora associada a eles for repetidamente ativada, ocorre uma colisão entre a pessoa e o objeto. O risco é gerado pela intersecção dessas duas áreas, de pessoa e objeto. Não havendo intersecção entre as áreas perigosas de pessoa e objeto, não haverá risco para a pessoa. A perturbação no sistema de trabalho ocasionada pela colisão repentina e involuntária entre os fatores do sistema - pessoa e objeto, caracteriza o ACIDENTE, que impede o alcance do objetivo de trabalho. CONCEITO INICIAL ACIDENTE Um acidente é um evento indesejável e inesperado que causa danos pessoais, materiais (danos ao patrimônio), danos financeiros e que ocorre de modo não intencional.

Page 3: PRINCIPAIS CONCEITOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

Material exclusivo para Cursos Técnicos

Reprodução autorizada pelo autor 3

FLUXOGRAMA ACIDENTE DE TRABALHO Conceito Legal cfe. Art. 139 Decreto 611/92 É aquele que ocorre no Exercício do Trabalho, a Serviço da Empresa, gerando Lesão Corporal ou Perturbação Funcional e que delas decorra a Morte, a Perda ou a Redução da Capacidade para o Trabalho de forma Permanente ou Temporária.

LESÃO CORPORAL Qualquer dano produzido no corpo humano, mesmo que seja leve como o corte de um dedo, ou grave, como a perda de um membro.

PERTURBAÇÃO FUNCIONAL Desequilíbrio que traz prejuízo ao funcionamento de qualquer órgão ou sentido, como a perda da visão por uma pancada na cabeça, ou a perda da audição por exposição ao ruído.

Page 4: PRINCIPAIS CONCEITOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

Material exclusivo para Cursos Técnicos

Reprodução autorizada pelo autor 4

ACIDENTE TÍPICO É aquele que ocorre no local onde o trabalhador desenvolve suas atividades (Posto de Trabalho ou próximo dele, em atividades inerentes). ACIDENTE DE TRAJETO É aquele ocorrido fora do local e horário de trabalho, desde que na execução de ordem ou na realização de serviço sob autoridade da empresa. Ou ainda, no percurso da residência para o trabalho, ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção e que não haja interrupção ou alteração por motivo alheio ao trabalho. DOENÇAS OCUPACIONAIS É a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que são sempre causadas pela atividade laboral, e doenças do trabalho ou mesopatias, que podem ou não ser causadas pelo trabalho. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é

exposto acima do limite permitido por lei a agentes ambientais, sem proteção compatível com o risco envolvido. DOENÇAS PROFISSIONAIS É desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

DOENÇAS DO TRABALHO É desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Page 5: PRINCIPAIS CONCEITOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

Material exclusivo para Cursos Técnicos

Reprodução autorizada pelo autor 5

NÃO SÃO CONSIDERADAS DOENÇAS OCUPACIONAIS

• A doença degenerativa; • A inerente a grupo etário; • A que não produza incapacidade laborativa; • A doença endêmica adquirida por segurado habitante

de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

DOENÇAS OCUPACIONAIS (OBSERVAÇÃO) Quando das Doenças Ocupacionais decorrer incapacidade para o trabalho, as mesmas serão consideradas ACIDENTE DE TRABALHO, e como tal, deverá ser preenchida pela empresa a CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, e o funcionário afastado para tratamento médico. PERÍODOS EXTRAS Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho. FATORES NEGATIVOS DO ACIDENTE DE TRABALHO

• Aspecto Humano: Perda da Auto-estima, Depressão, Vergonha. • Aspecto Social: Preconceito, Afastamento da Comunidade, Segregação. • Aspecto Econômico: Queda de rendimento, Prejuízo para a Empresa,

Prejuízo para a Previdência, Prejuízo para o País. CAUSAS DOS ACIDENTES DE TRABALHO

• Ato Inseguro: Desobediência a um Procedimento Seguro ou Norma de Segurança, normalmente aceito por todos.

• Condição Insegura: São as condições do ambiente de trabalho que nao

contribui para a segurança do trabalhador.

Page 6: PRINCIPAIS CONCEITOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

Material exclusivo para Cursos Técnicos

Reprodução autorizada pelo autor 6

CONDIÇÃO INSEGURA Quatro classes: Mecânica, Física, Ambiental e Metodológica. 1) Classe Mecânica:

• Máquina ou Equipamento defeituoso • Sem Proteção • Inadequados

2) Classe Física:

• Layout ou Arranjo Físico Inadequado 3) Classe Ambiental:

• Iluminação, Ventilação

4) Classe Metodológica: • Procedimento Inadequado, Método Arriscado, Processo Perigoso

MODALIDADES DE COMPORTAMENTO

• Negligência: Deixar de Fazer o que Deveria ser Feito. • Imprudência: Fazer de forma Diferente do que Deveria ser Feito. • Imperícia: Falta de Conhecimento ou Experiência no que Está sendo Feito.

CLASSIFICAÇÃO DOS ACIDENTES

• INCIDENTE: Ocorrência que poderia ocasionar um Acidente – Quase Acidente.

• ACIDENTE COM DANOS MATERIAIS: Ocorrência que causa somente

danos ao patrimônio da empresa, sem ocorrência de lesão ao funcionário.

• ACIDENTE SEM PERDA DE TEMPO ou SEM AFASTAMENTO: Acidente cuja lesão não impede o acidentado de retornar ao trabalho no dia seguinte ao da ocorrência.

• ACIDENTE COM PERDA DE

TEMPO ou COM AFASTAMENTO: Acidente cuja lesão impede o acidentado de retornar ao trabalho no dia seguinte ao da ocorrência.

Page 7: PRINCIPAIS CONCEITOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

Material exclusivo para Cursos Técnicos

Reprodução autorizada pelo autor 7

PIRÂMIDE DE BIRD

EVITE ACIDENTES!!!

TODOS AGRADECEM:

1) SUA FAMÍLIA; 2) A SOCIEDADE EM GERAL;

3) TODO O PAÍS.