PROCESSO SELETIVO 2017 -...

15
I. Ao receber este Caderno de Prova, confira se ele contém 1 (uma) questão dissertativa de redação, além de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha. Caso o caderno esteja incompleto ou com problemas de impressão, solicite imediatamente a troca ao fiscal de sala. II. O Processo Seletivo é constituído por conteúdos que envolvem as áreas de linguagens (Incluindo Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna - Inglês ou Espanhol), Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. III. A opção pela língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) deverá ser feita durante a resolução da prova, podendo o candidato escolher aquela em que tiver maior domínio. IV. Para assinalar a resposta que julgar correta nas questões de múltipla escolha, utilize este caderno. Ao terminar o preenchimento, transcreva as respostas no seu cartão de resposta. Fique atento, pois só serão consideradas as respostas constantes no cartão de resposta. V. Para preencher o cartão de resposta, pinte totalmente o retângulo correspondente à alternativa julgada correta, com caneta esferográfica preta, conforme exemplo abaixo: VI. Questões com preenchimento incorreto, rasuras, ou com mais de uma alternativa serão consideradas erradas. VII. Para o rascunho da redação, cálculos ou anotações, você poderá utilizar este Caderno da Prova. VIII. Inicie sua prova somente quando for autorizado. Você poderá iniciá-la pela redação ou pelas questões de múltipla escolha. IX. O tempo para resolução desta prova será de 3 (três) horas, incluindo a marcação no cartão de resposta da prova objetiva e redação. X. Os candidatos só poderão retirar-se da sala após 1 (uma) hora do início da prova. XI. Não é permitida a comunicação entre candidatos, a troca ou empréstimo de qualquer objeto, nem a utilização de máquinas ou aparelhos elétricos ou eletrônicos de qualquer espécie como calculadoras, bips, ou celulares e nem o uso de bonés e óculos escuros. XII. Ao terminar sua prova, saia do prédio. Não é permitido permanecer nos corredores, pátios, escadas, ou qualquer outra dependência. XIII. Não solicite ao fiscal qualquer explicação ou orientação sobre a prova. XIV. Ao sair da sala, você deverá entregar o cartão de resposta da prova objetiva e redação e este Caderno de Prova. XV. O Caderno de Prova só poderá levado pelo candidato faltando 1 hora para o término da prova. XVI. Após término das horas estipuladas para a aplicação da prova, não haverá entrega dos Cadernos de Prova aos candidatos. XVII.O gabarito será publicado no site www.vestibularja.com.br. PREENCHIMENTO CORRETO PREENCHIMENTO INCORRETO PROCESSO SELETIVO 2017 INSTRUÇÕES:

Transcript of PROCESSO SELETIVO 2017 -...

Page 1: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

I. Ao receber este Caderno de Prova, confira se ele contém 1 (uma) questão dissertativa de redação, além de 40 (quarenta)questões de múltipla escolha. Caso o caderno esteja incompleto ou com problemas de impressão, solicite imediatamentea troca ao fiscal de sala.

II. O Processo Seletivo é constituído por conteúdos que envolvem as áreas de linguagens (Incluindo Literatura Brasileira,Língua Estrangeira Moderna - Inglês ou Espanhol), Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática.

III. A opção pela língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) deverá ser feita durante a resolução da prova, podendo o candidatoescolher aquela em que tiver maior domínio.

IV. Para assinalar a resposta que julgar correta nas questões de múltipla escolha, utilize este caderno. Ao terminar opreenchimento, transcreva as respostas no seu cartão de resposta. Fique atento, pois só serão consideradas as respostasconstantes no cartão de resposta.

V. Para preencher o cartão de resposta, pinte totalmente o retângulo correspondente à alternativa julgada correta, com canetaesferográfica preta, conforme exemplo abaixo:

VI. Questões com preenchimento incorreto, rasuras, ou com mais de uma alternativa serão consideradas erradas.

VII. Para o rascunho da redação, cálculos ou anotações, você poderá utilizar este Caderno da Prova.

VIII. Inicie sua prova somente quando for autorizado. Você poderá iniciá-la pela redação ou pelas questões de múltipla escolha.

IX. O tempo para resolução desta prova será de 3 (três) horas, incluindo a marcação no cartão de resposta da prova objetivae redação.

X. Os candidatos só poderão retirar-se da sala após 1 (uma) hora do início da prova.

XI. Não é permitida a comunicação entre candidatos, a troca ou empréstimo de qualquer objeto, nem a utilização de máquinasou aparelhos elétricos ou eletrônicos de qualquer espécie como calculadoras, bips, ou celulares e nem o uso de bonése óculos escuros.

XII. Ao terminar sua prova, saia do prédio. Não é permitido permanecer nos corredores, pátios, escadas, ou qualquer outradependência.

XIII. Não solicite ao fiscal qualquer explicação ou orientação sobre a prova.

XIV. Ao sair da sala, você deverá entregar o cartão de resposta da prova objetiva e redação e este Caderno de Prova.

XV. O Caderno de Prova só poderá levado pelo candidato faltando 1 hora para o término da prova.

XVI. Após término das horas estipuladas para a aplicação da prova, não haverá entrega dos Cadernos de Prova aos candidatos.

XVII.O gabarito será publicado no site www.vestibularja.com.br.

PREENCHIMENTO CORRETO PREENCHIMENTO INCORRETO

PROCESSO SELETIVO 2017

INSTRUÇÕES:

Page 2: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 1

INSTRUÇÕES:

• O texto não poderá ter menos de 10 linhas.

• Deverá ser escrito na modalidade padrão da Língua Portuguesa.

• Não deverá ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.

• O rascunho deverá ser feito na última página desse Caderno.

• A redação deverá ser transcrita na Folha apropriada e escrita com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

REDAÇÃO

Redação

O consumo consciente nada mais é do que consumir de forma responsável, pensando nas consequências de seus atos de

compra sobre a qualidade de vida no planeta e na vida das futuras gerações.Trata-se de parar para pensar se você realmente precisa daquilo que está comprando, se talvez, não haja um produto durável

que você possa usar no lugar dos descartáveis e, em um nível um pouco mais elevado, se aquela empresa da qual você está

comprando merece o seu apoio. Essa maneira de pensar tenta desfazer a triste realidade do consumo desenfreado em que o queimporta é apenas o quanto se produz, vende e compra e não o como.

Este ano foi marcado por uma forte movimentação política e econômica. Os brasileiros ainda esperam encerrar 2016 com

esperança renovada, olhos no futuro e expectativa na volta do crescimento do Brasil. Apesar dessa esperança, é importante levar emconsideração que ainda vivemos em um país com alto índice de desemprego, fazendo com que, a cada dia, as famílias fiquem maisendividas.

Disponível em: <http://www.segs.com.br/economia/40938-especialista-da-dicas-de-consumo-consciente-para-nao-entrar-em-dividas-em-2017.Acesso em 03 nov. 2016.

Com base nas informações apresentadas e na sua experiência de vida, construa um texto dissertativo-argumentativo, de acordo como seguinte recorte temático:

Como se tornar um consumidor consciente

Page 3: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 2

PROVA OBJETIVA

Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA alternativa correta e marque o número correspondente na Folha de Respostas.

QUESTÕES DE 1 a 40

Prova Objetiva

QUESTÃO 1

TEXTO:

Ouve o silêncio

Cala, ouve o silêncioOuve o silêncio que nos fala tristementeDesse amor que não podemos ter.Não, fala, fala baixinho

5 Diz bem de leve um segredoUm verso de esperança em nosso amor...Não, ó meu amor!Canta a beleza de viver!Saúda o sol e a alegria de amar

10 Em nossa grande solidão.

MORAES, Vinícius de. Ouve o silêncio. Apud TUFANO, Douglas.In: Estudos de Língua e Literatura. 5. ed. São Paulo: Moderna, 1998. v. I,p. 30.

QUESTÕES DE 1 a 3

O texto focaliza

A) um problema de traição amorosa.B) a falsidade das relações humanas.C) uma questão de ordem ideológica.D) o desprendimento do eu-lírico em face do ser humano.E) o desencontro amoroso marcado pelo pessimismo de amar.

Nesse poema, o pedido expresso no verso

A) 2 se contrapõe à solicitação do verso 1.B) 4 confirma informação contida no verso 2.C) 5 complementa o que está sendo pleiteado no verso 4.D) 8 nega o que foi dito no verso 6.E) 9 contradiz o que está sendo solicitado no verso 8.

QUESTÃO 2

Com referência aos aspectos linguísticos do poema, pode-se afirmar:

A) As formas verbais “Cala” (v. 1) e “ouve” (v. 1) indicam possibilidade.B) O verbo falar, nos versos 2 e 4, aparece com a mesma predicação.C) A palavra “baixinho” (v. 4) possui valor adverbial.D) O vocábulo “bem” (v. 5) denota modo.E) A expressão “de leve” (v. 5) exerce função adjetiva.

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4

LAVADO, Joaquín Salvador (QUINO). Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2016. p. 368.

Page 4: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 3

QUESTÃO 5

Considerando-se o verbo ser que aparece no presente doindicativo, nos dois quadrinhos, é correto afirmar:

A) Expressa a mesma ideia nas duas ocorrências.B) Equivale a tornar-se, na primeira fala, e sobreviver, na

segunda.C) Está usado como auxiliar, em ambos os casos, sem valor

significativo.D) É sinônimo de aparentar, na primeira ocorrência, e de viver,

na segunda.E) Tem relação de sentido com fazer, no primeiro quadrinho,

e com existir, no segundo.

TEXTO:Construção

Um grito pula no ar como foguete.

Vem da paisagem de barro úmido, caliça e

[andaimes hirtos.

O sol cai sobre as coisas em placa fervendo.

O sorveteiro corta a rua.

5 E o vento brinca nos bigodes do construtor.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro:Aguilar, 1988, p. 7.

A alternativa em que há correspondência entre os termosdestacados e a sua significação no cenário apresentado naprimeira estrofe é

A) “grito” (v. 1) e “corta” (v. 4) — dinamismo da construção.B) “pula” (v. 1) e “cai” (v. 3) — sofrimento humano.C) “barro úmido”, “caliça” e “andaimes hirtos” (v. 2) —

hostilidade do ambiente de trabalho.D) “paisagem” (v. 2) e “sol” (v. 3) — contribuições da natureza

para o trabalho operário.E) “sorveteiro” e “rua” (v. 4) — alívio para o padecimento do

trabalhador.

A segunda estrofe do poema

A) encerra uma ironia às desigualdades sociais.

B) exprime uma crítica ao ócio das pessoas que detêm o poder.

C) opõe-se às idéias apresentadas na primeira, por expressarlazer.

D) expressa a indiferença do homem diante dos problemas docotidiano.

E) enfatiza o prazer que o ambiente da construção proporcionaaos operários.

QUESTÃO 6

É uma característica modernista presente no poema

A) a utilização da linguagem coloquial vulgar.

B) a temática extraída do cotidiano.

C) o nacionalismo crítico.

D) a irreverência.

E) o humor.

QUESTÃO 7

QUESTÃO 8O preço

Cristo parece ter sido um otário, um grande iludido, um[visionário.

Mas acontece que sabia o que era o fariseue proclamava, por amor, o reinado da justiça e

[da caridade.Espártaco, esse é outro a que os historiadores ainda

[chamam de louco5 porque amou a liberdade como se ama um corpo

[de mulher.Felipe dos Santos, um esquartejado entre quatro

[cavalos brancos ou umaigreja de carne para os orgulhos da vida a

[combater tiranos?Patrice Lumumba: óculos quebrados, um tiro no crânio

[e o que mais?Acontece que naquele cárcere a África paria

10 o seu futuro grandioso e sem algemas.Che Guevara: valeu a pena um sonho errado indo

[morrer errante em Yuro?Acontece que amava os pobres e os oprimidos.

FÉLIX, Moacyr. O preço. Em nome da vida. Rio de Janeiro: CivilizaçãoBrasileira; São Paulo: Massao Ohno, 1981. v. 3, p. 43. (Coleção PoesiaSempre).

O texto apresenta personagens históricos que são vistos como

A) seres que despertaram nos homens julgamentos díspares.B) construtores de um discurso e de uma prática inconciliáveis.C) desprovidos de valor político no passado e no presente.D) homens de muitas palavras e poucas ações.E) heróis de ações incontestáveis.

QUESTÃO 9

Epigrama

A serviço da Vida fui,A serviço da Vida vim;

só meu sofrimento me instrui,quando me recordo de mim.

5 (Mas toda mágoa se dilui:permanece a Vida sem fim.)

MEIRELES, Cecília. Epigrama. In.: MOISÉS, Massaud. A LiteraturaBrasileira através dos textos. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 1971. p. 419.

Caracteriza esse poema de Cecília Meireles

A) a solidão humana.B) a evasão no sonho.C) o lirismo melancólico.D) a fugacidade do tempo.E) a falta de sentido na vida.

QUESTÃO 10TEXTO:

A aprendizagem amarga

Chega um dia em que o dia se terminaantes que a noite caia inteiramenteChega um dia em que a mão, já no caminho,de repente se esquece do seu gesto.

Page 5: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 4

QUESTÃO 11Completa o sentido de um verbo o termo

A) “um dia” (v. 1).B) “a mão” (v. 3).C) “do seu gesto” (v. 4).D) “doce e constante” (v. 9).E) “de rosa alta” (v. 10).

5 Chega um dia em que a lenha já não chegapara acender o fogo da lareira.Chega um dia em que o amor, que era infinito,de repente se acaba, de repente.

Força é saber amar doce e constante10 com o encanto de rosa alta na haste,

para que o amor ferido não se acabena eternidade amarga de um instante.

MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto porque o amanhã vai chegar. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. p. 60.

Na primeira estrofe, Thiago de Mello utiliza-se

A) de linguagem basicamente denotativa.B) da ordem decrescente na disposição das idéias.C) de um conjunto de deduções ao retratar a realidade.D) da personificação como um recurso de linguagem.E) de um jogo de contrastes para veicular sua mensagem.

QUESTÃO 13

O esquema representa, de forma simbólica, a configuração dos cromossomossexuais na determinação da herança genética do sexo.

Com base nas informações apresentadas e no conhecimento atual em relação aesse tipo de herança, é correto afirmar que a

A) ligada ao sexo é determinada por genes presentes apenas na porção nãohomóloga de X.

B) ligada ao sexo é determinada por genes presentes na porção não homólogade X e Y.

C) restrita ao sexo é determinada por genes posicionados na porção homólogade Y e X.

D) parcialmente ligada ao sexo é determinada por genes posicionados na porçãohomóloga apenas de X.

E) influenciada pelo sexo é determinada por genes posicionados na porçãohomóloga de X e Y.

QUESTÃO 12

Um menino deseja deslocar sobre o chão, com velocidade constante, uma tora de madeira de massa igual a 30,0kg, puxando-a comuma corda.Sabendo-se que o coeficiente de atrito cinético entre a tora e o chão é de 0,5 e que a corda forma, em relação à horizontal,um ângulo θ cujo sen θ = 0,8 e cos θ = 0,6, é correto afirmar que a força com a qual o menino deve puxar a corda para deslocara tora é igual, em N, aA) 130B) 150C) 170D) 190E) 210

Page 6: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 5

QUESTÃO 14

A Química é uma ciência que estuda fundamentalmente acomposição, as propriedades e as transformações dassubstâncias químicas, das misturas e dos materiais formados poressas substâncias. Para identificá-las, os químicos utilizam umconjunto de propriedades específicas com objetivo de diferenciá-las experimentalmente de uma mistura. O gráfico representa acurva de aquecimento de uma determinada amostra de materialsólido em função do tempo.

Uma análise dessas informações e da curva de aquecimentodessa amostra de material permite afirmar:

A) As propriedades específicas utilizadas para identificação dassubstâncias químicas dependem da quantidade da amostrautilizada.

B) A curva representa o comportamento de uma substânciapura sólida durante o aquecimento.

C) O material analisado, ao atingir 193oC, se transformacompletamente em líquido.

D) A partir do ponto A, representado no gráfico, forma-se umasubstância pura na fase líquida.

E) A amostra do material analisado é uma mistura.

QUESTÃO 15Uma importante descoberta da Física Moderna foi constatar quea energia cinética do movimento molecular está relacionada coma temperatura que o corpo apresenta.

Sobre Termologia, é correto afirmar:

A) A temperatura de 10,0oC corresponde a 14,0oF.

B) Dois corpos em equilíbrio térmico possuem a mesmamassa.

C) A temperatura absoluta de um gás ideal é diretamenteproporcional à energia interna de suas moléculas.

D) Mantendo constante a pressão de um gás ideal, o volumeé inversamente proporcional à temperatura absoluta.

E) Quanto maior a energia cinética média das moléculas queconstituem um corpo, menor a temperatura desse corpo.

QUESTÃO 16

Mais de 800 milhões de pessoas — mais de quatrovezes a população brasileira — vivem diariamentecom fome, ou “insegurança alimentar”, como

companhia constante. Muitas mais têm deficiênciasmicronutricionais: não ingerem vitaminas e mineraisessenciais em suas dietas. Insuficiência de ferro

— e a anemia que resulta desta carência — é amais disseminada dessas mazelas. (CHENG, 2007,p.66)

QUESTÃO 17

A forma ideal para o descarte de pilhas e baterias usadas é

depositá-las em pontos específicos de coleta seletiva, que as

encaminham aos fabricantes ou a empresas especializadas em

reciclagem, dando assim uma destinação final ambientalmente

adequada. Pilhas e baterias precisam receber uma destinação

especial, pois apresentam “metais pesados” tóxicos, tais como

chumbo, cádmio, mercúrio e níquel. Uma boa medida para evitar

a contaminação ambiental é o uso de produtos recarregáveis em

substituição aos modelos de uso único, pois a geração de

resíduos contendo metais pesados, por unidade de tempo, é

cerca de 100 vezes menor.

Levando-se em conta que uma boa medida para evitar a

contaminação ambiental é o uso de produtos recarregáveis, pois

a geração de resíduos contendo “metais pesados”, por unidade

de tempo, é cerca

de 100 vezes menor, é correto afirmar:

A) A bateria de chumbo-ácido, Pb/H2SO4(aq), usada nos

automóveis, ao ser recarregada, consome sulfato de

chumbo e água.

B) As pilhas de mercúrio que contêm amálgama de zinco e

óxido de mercúrio II, HgO, são recicladas, recarregáveis e

descartadas nos aterros sanitários sem riscos de poluir os

lençóis freáticos.

C) As baterias de níquel-hidreto metálico, que, no cátodo,

produzem Ni(OH)2(s), têm a vantagem de não poluir o

ambiente, em razão de não utilizar cádmio, como ânodo,

e sim uma liga metálica de ZrNi(s) com H2(g) adsorvido.

D) As pilhas secas de Zn(s) e MnO2(s), contendo eletrólito de

íons , são recarregáveis e não formam resíduos

que contaminam o ambiente.

E) As pilhas alcalinas de Zn(s) e de MnO2(s), contendo um gel

com eletrólito de KOH(aq), são recarregáveis, porém menos

duráveis que as pilhas secas.

A deficiência de ferro nas dietas repercute de forma mais imediata

A) na contração muscular pela redução da produção da actina

e da miosina.

B) no processo de coagulação do sangue, comprometendo a

síntese do fibrinogênio.

C) na fisiologia normal da visão, causando a deficiência

identificada como cegueira noturna.

D) na síntese da hemoglobina, molécula responsável pelo

transporte de oxigênio para as células.

E) na transmissão de impulsos nervosos, inviabilizando as

trocas iônicas pela bomba sódio/potássio.

Page 7: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 6

QUESTÃO 18

O terremoto que matou 300 pessoas e destruiupreciosidades artísticas e arquitetônicas, a apenasuma centena de quilômetros de Roma, é umadolorosa lembrança de quanto o país é vulnerávelaos desastres naturais. (FAVARO, 2009, p. 63).

Os conhecimentos sobre abalos sísmicos permitem afirmar:

A) O único país europeu que é vulnerável em relação a abalossísmicos é a Itália, devido à sua localização geográfica.

B) A localização do Brasil no interior da placa tectônica Nazcaexplica a razão pela qual o país não possui instabilidadetectônica e, consequentemente, não está sujeito aterremotos.

C) O terremoto na Itália ocorreu devido ao fato de o paíspossuir falhas geológicas em seu território e grandeinstabilidade tectônica.

D) As placas tectônicas divergentes estão em constantepressão uma sobre as outras, e, no momento em que umadessas placas cede, ocorre o terremoto.

E) Os montes Apeninos, onde se localiza o ponto culminanteda Europa, o Monte Branco, tiveram origem na EraCenozoica, no Período Quaternário, razão pela qual seencontram em expansão.

QUESTÃO 19

Assim como o mapa-múndi mudou depois da eradas grandes navegações, a partir do século 15, omapa da Europa foi bastante alterado ao longo doséculo 20. Esse período entrou para a história comoa era das rápidas transformações geopolíticas,marcada pelo nascimento de muitos países. Noséculo 20, as fronteiras transformaram-se emelementos cada vez mais maleáveis aos interessesdas novas esferas do poder mundial.E um dos momentos mais significativos desseperíodo aconteceu a partir da 2ª Grande Guerra,com a instauração da Guerra Fria - nome dado àdisputa político-ideológica travada entre os EstadosUnidos, defensores do capitalismo, e a UniãoSoviética, defensora do socialismo. (A CORTINA...2016, p. 56).

A época das Grandes Navegações, dos Descobrimentos e daformação dos impérios coloniais foi responsável pela criação deum Novo Mundo e mudou, para sempre, a história dahumanidade.

Dentre as transformações que, ocorridas a partir dessa época,influenciaram na formação e no desenvolvimento da sociedadebrasileira, encontra-se

A) o estabelecimento de um modelo de colonização, que, nodecorrer dos séculos, prejudicou a aristocracia ruralbrasileira e provocou o primeiro movimento revolucionárioelitista na América, que rompeu relações políticas com ametrópole.

B) a fundação da cidade do Salvador que, devido à suaimportância administrativa e militar, se tornou uma das maisimportantes cidades do império português e um ponto deparada entre o comércio do Ocidente com as Índias.

C) o surgimento de movimentos revolucionários separatistas decaráter popular, como a Inconfidência Mineira, defensora dorompimento com Portugal e da adoção de uma novaestrutura socioeconômica no Brasil.

D) a invasão de Portugal pela França, em retaliação àassinatura do Tratado de Tordesilhas e a consequentedivisão da América em áreas portuguesa e espanhola, o queacarretou a transmigração da Corte portuguesa para oBrasil.

E) o atraso no processo industrial brasileiro, devido à históricadependência econômica do Brasil em relação à Inglaterrae à obrigatoriedade do uso de mão de obra exclusivamenteescrava, até o final do Império, que se tornaram umobstáculo ao crescimento industrial do país.

QUESTÃO 20

Com base nos conhecimentos sobre os fenômenos de induçãomagnética, é correto afirmar:

A) Campos magnéticos estáticos produzem campos elétricos.

B) O fenômeno de indução eletromagnética em uma bobinaocorre quando existe um campo de indução magnéticaconstante no seu interior.

C) O sentido da corrente induzida é tal que o campo magnéticopor ela produzido se opõe à mudança de fluxo que aoriginou.

D) O fluxo magnético é inversamente proporcional ao númerode linhas que atravessam a superfície.

E) O princípio de indução da força eletromotriz é explicado pelaconservação da carga elétrica.

QUESTÃO 21

Dentre as razões que justificam o processo de desconcentraçãoindustrial que vem ocorrendo no Brasil e, em geral, centradasna redução de custos, é correto afirmar:

A) Crescimento da oferta de mão de obra sem qualificaçãoadequada e, portanto, mais barata.

B) Mudanças nas relações de trabalho com manutenção dopadrão salarial e garantias trabalhistas.

C) Maior proximidade das fontes de matérias-primas e de

energia, minimizando os custos.

D) Ajuda do poder público com doação de infraestrutura ou pormeio de incentivos fiscais.

E) Legislações ambientais mais rigorosas para diminuir gastoscom multas.

Page 8: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 7

QUESTÃO 22Uma consequência pouco conhecida da presençade gás carbônico (CO2) no ar é a acidificação daágua. Os oceanos absorvem o gás do efeito estufanaturalmente. Na verdade, eles podem reter,aproximadamente, um terço do gás carbônicoliberado na atmosfera por atividades humanas.[...]Novas pesquisas sugerem que a acidez da águado mar pode estar aumentando mais rapidamenteque previam os modelos climáticos. [...]J. Timithy Wootton, da University of Chicago,especialista em ecologia marinha, e seus colegaspassaram oito anos reunindo medições de acidez,salinidade, temperatura e outros dados da Ilha deTatoosh, a noroeste do estado de Washington. Elesdescobriram que o grau de acidez cresceu dezvezes mais rápido que o previsto por simulaçõesclimáticas. O alto grau de acidez pode destruir avida marinha, por exemplo, água ácida dissolve ocarbonato de cálcio de conchas e recifes de corais.(CHOI, 2009, p. 23).

Os corais são animais de grande importância para a manutençãodo equilíbrio do ecossistema marinho.

Com base nos conhecimentos acerca dos corais, analise asproposições, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Os corais de águas rasas e claras, abrigam, em suascélulas, uma grande quantidade de seres microscópicos,que necessitam de luz para realização de fotossíntese.

( ) Atualmente reproduzem-se em larga escala, de formadescontrolada, devido ao aumento da temperatura daságuas oceânicas, por conta do aquecimento global.

( ) São animais polipoides coloniais, abundantes em marestropicais, que formam os recifes ou bancos de corais,abrigando uma fauna bastante diversificada.

( ) São representantes do Filo Cnidaria, que agrupa animaisaquáticos de corpo rígido, exclusivamente, sésseis, taiscomo estrelas do mar e ouriços do mar.

A partir da análise dessas proposições, a alternativa que indicaa sequência correta, de cima para baixo, é a

A) V V F FB) V F V FC) V V V FD) F V F VE) F F F V

QUESTÃO 23Os meios de comunicação de massa substituíramas praças públicas na definição do espaço coletivoda política no mundo contemporâneo, mesma empaíses como o Brasil, nos quais ainda ocupam asruas importantes movimentos sociais e de protesto.Devido ao grau ainda elevado de analfabetismo eao baixo poder aquisitivo da maioria da população,a percepção popular da política e da sociedadeprovém principalmente dos meios eletrônicos decomunicação, o rádio e a TV, e em menor escala,da leitura de jornais e revistas, os poucos objetosde leitura popular regular. (KUCINSKI. In: Vicentino& Dorigo, p. 509)

A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a históriado Brasil, é correto afirmar:

A) Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, proibiu qualquermanifestação popular e contato com a classe trabalhadora,como mecanismo de fortalecimento de sua ditadura.

B) Jânio Quadros utilizou-se de um estilo político personalista,o que provocou forte reação popular à sua renúncia, devidoà defesa intransigente dos interesses da classe trabalhadorapelo seu governo.

C) Juscelino Kubitschek, ao instalar a TV no Brasil, utilizou-sedesse meio de comunicação para ganhar apoio popularcontra a pressão e a penetração do capital estrangeiro noBrasil.

D) Emílio Médici, ao levar o Brasil ao apogeu da ditadura militar,prescindiu dos meios de comunicação, devido à eficácia dosmecanismos de repressão aos movimentos guerrilheiros noBrasil.

E) Fernando Collor de Mello utilizou-se do apoio da RedeGlobo para a criação da imagem de honestidade ejuventude, fatores que contribuíram para a sua vitória naseleições presidenciais de 1989.

QUESTÃO 24

QUESTÃO 25

Admitindo-se, em uma seleção, para uma prova de 30 itens, aseguinte pontuação: (+4) por questão respondida corretamentee (-1) por questão considerada respondida de forma errada, écorreto afirmar que, para o candidato merecer um númeropositivo de pontos, a quantidade de questões que ele deveráacertar é, no mínimo,

A) 5B) 6C) 7D) 8E) 9

Um objeto é abandonado a 80m do solo. Em qualquer instanteda queda, a altura, em metros, do objeto em relação ao solo édada por h(t) = 80 - 5t², em que t é o tempo, em segundos,decorrido após o objeto ser abandonado.

Com base nessa informação, é correto afirmar que o objetoalcançará o solo após decorridos

A) 16 segundos.B) 10 segundos.C) 8 segundos.D) 5 segundos.E) 4 segundos.

QUESTÃO 26

O ciclamato de sódio é um edulcorante muito utilizado pelaindústria de bebidas, de alimentos e farmacêutica. A ingestãomáxima diária recomendada dessa substância é de 7,0mg/kg demassa corpórea.

Page 9: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 8 Prova Objetiva

QUESTÃO 27“Planaltos em núcleos cristalinos arqueados são planaltos que,embora isolados e distantes uns dos outros, possuem a mesmaforma, ligeiramente arredondada”.

Entre esses planaltos, encontram-se os

A) de Borborema e Sul-Rio-Grandense.B) planaltos e chapadas das bacias do Parnaíba e Paraná.C) planaltos residuais Norte-Amazônicos e Sul-Amazônicos.D) planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste e Goiás-

Minas.E) planaltos e Chapadas dos Parecis e do Alto-Paraguai.

QUESTÃO 28I.Enganam-se os que pensam que a favela é umaglomerado de gente sem ter para onde ir. Naverdade, ela é uma sociedade, com história eidentidade sociocultural, uma comunidade,constituída de sociabilidade onde pulsa uma formade vinculação humana característica.As suas origens urbanas remontam por ocasiãoda instauração da República, quando se acelerou,na constituição da razão de Estado, a presençade teorias da discriminação e do racismo,baseadas na invenção do “conceito de raça” parajustificar a política de branqueamento, isto é,estabelecer estratégias de estímulos diversos paraaumentar a presença de europeus e seus valorese de diminuir as “outras”. Nesse contexto,aconteceu o episódio emblemático de Canudos.Gente do Nordeste, oriunda da civilizaçãoaborígine e da civilização africana em suas lutaspela liberdade no Brasil, constituiu uma sociedadealdeã no sertão da Bahia, para além do territóriototalizante e eurocêntrico do Estado republicano.Foi então que aconteceu o ataque feroz datecnologia de guerra do Estado e a defesa tenaze surpreendente da gente de Canudos nasmargens do Morro da Favela. (LUZ, 2009, p. A3).

II.Considerada oficialmente a primeira favela do Riode Janeiro, o Morro da Providência, que fica atrásda Central do Brasil, foi batizado no final do século19 como Morro da Favela, daí também a origemdo nome (substantivo) que se espalhou depois

Com base nessas informações e na estrutura química dociclamato de sódio, pode-se afirmar:

A) Na fórmula estrutural do ciclamato de sódio, existem trêsheteroátomos e seis átomos de carbono sp2.

B) Os grupos funcionais da amina e do tiol estão presentesno ciclamato de sódio.

C) Uma pessoa com 100,0kg de massa corpórea, ao ingerir50,0mL de uma solução 6,0.10-2mol.L-1 de ciclamato desódio, ultrapassa o limite de consumo diário.

D) O consumo de ciclamato é contraindicado para pessoashipertensas, uma vez que contém sódio em suacomposição.

E) O ciclamato de sódio não conduz a corrente elétricaquando é dissolvido em água.

por outras comunidades carentes do Rio de Janeiroe do Brasil. Os primeiros moradores do Morro daFavela eram ex-combatentes da Guerra de Canudose se fixaram no local por volta de 1897. (FAVELA...,2016).

Tomando-se como referência o texto, aliado aos conhecimentossobre a questão racial, no Brasil, na África e nos Estados Unidos,é correto afirmar:

A) A concepção do “branqueamento” foi fundamental na atraçãode trabalhadores europeus para o Brasil, operários maisinteligentes e qualificados tecnicamente em relação aosnegros e índios, caracteristicamente mais indolentes e menosaptos aos trabalhos intelectuais.

B) As revoltas sociais, ocorridas no período republicanobrasileiro, como Canudos, Contestado e as LigasCamponesas, foram fruto da religiosidade popular e do atrasoda população sertaneja que, sem organização política esocial, se apegava às pregações místicas de aproveitadores,buscando a solução de seus problemas.

C) A concepção nacionalista da Era Vargas, no Brasil, tornou onegro um símbolo da cultura nacional, e a adoção de políticassociais possibilitou a ascensão econômica desse grupo, aconsolidação da democracia racial e a superação do racismono país.

D) A decadência econômica e política europeia, no período pós-Segunda Guerra Mundial, contribuiu para o processo deindependência das colônias africanas que, associado aosconflitos armados e políticos, valorizou seus costumes eetnias, reafirmando sua identidade cultural.

E) A eleição de Barack Obama, na presidência dos EstadosUnidos, reafirmou a consolidação da democracia racial norte-americana, sociedade que, após a independência e devidoà sua política de distribuição de renda, estabelecida pelo NewDeal, superou a questão racial, através da elevação de rendada população afro-americana.

QUESTÃO 29O desempenho dos alunos do Curso de Direito é avaliado atravésde uma prova escrita, de uma prova prática e de uma monografia.

Se as notas obtidas por um aluno na prova escrita, na prova práticae na monografia formam, nessa ordem, uma progressão aritméticadecrescente e sabendo-se que a diferença entre a maior e a menornota é 3 e que a soma das três notas não excede 24, pode-seconcluir que esse aluno deve ter obtido

A) 6,5, no máximo, na monografia.B) 7,0 na monografia.C) 8,5 na prova prática.D) 9,0, no máximo, na prova escrita.E) 10,0 na prova escrita.

QUESTÃO 30

A China é atualmente apontada como o país emergente maispromissor. Nesse contexto, ela oferece vantagens para o capitalinternacional.

Essa realidade se relaciona

A) à implantação de uma democracia sólida, na última década,aliada ao alto nível de desenvolvimento tecnológico.

B) aos incentivos fiscais dados pelo governo, às leis flexíveis eà ausência de uma legislação ambiental.

Page 10: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 9 Prova Objetiva

QUESTÃO 33

Exceto pelas faixas litorâneas de dunas, os solos[da Mata Atlântica] tiveram origens graníticas,basálticas e gnáissicas antigas, altamenteintemperizados. (WARREN. In: Sene & Moreira, p. 64).

A informação apresentada e os conhecimentos sobre formaçõesvegetais, solo e atuação do homem no espaço geográficopermitem concluir:

A) A Mata Atlântica é uma formação hidrófila, perene, que seapresenta em forma de estratos.

B) Os solos são rasos, com horizontes pouco definidos e comelevada fertilidade.

C) A grande capacidade de reter água e nutrientes caracterizaos solos da Mata Atlântica.

D) O desmatamento, nas regiões da Mata Atlântica, torna ossolos mais ácidos, mais laterizados e mais úmidos.

E) A biodiversidade da Mata Atlântica está mais relacionadacom o índice pluviométrico e com as altas temperaturas doque com a fertilidade do solo.

QUESTÃO 32

Após a Primeira Guerra Mundial, ocorreram mudanças no mapapolítico europeu e na supremacia mundial.

Sobre as consequências desse conflito, é correto afirmar:

A) O Império Austro-Húngaro foi desmembrado em nações,que ficaram sob a dominação russa.

B) A Alemanha, mesmo tendo sido derrotada, manteve

anexados os territórios de Alsácia-Lorena.

C) O enfraquecimento das potências europeias coincidiu coma rápida ascensão econômica, política e militar dos EstadosUnidos.

D) Os países do Mar Báltico continuaram sob o domínio da

Rússia.

E) O Império Turco se reorganizou, anexando a Sérvia e aArmênia a seu território.

QUESTÃO 31

Certo dia, um estudante começou a resolver uma lista com 20exercícios de Matemática. Após algum tempo, ele precisou parar,

porém constatou que já tinha resolvido do total de

exercícios e que se resolvesse mais 5, ainda restaria do total

de exercícios, para serem resolvidos posteriormente.

Sendo n > 0 o número de exercícios resolvidos até o momentoem que o estudante parou, é correto afirmar que o valor de n é

A) 15B) 12C) 10D) 8E) 5

C) às grandes reservas de minerais nobres inexplorados,existentes no país.

D) à democratização da posse da terra e à eliminação dapobreza.

E) ao grande mercado consumidor e à mão de obra barata.

QUESTÃO 35

A charge e os conhecimentos sobre o Brasil e a crise mundialpermitem afirmar:

A) A atual crise mundial liderada pelos Estados Unidos estárelacionada à escassez de petróleo e à dependência dessecombustível para aquecer a economia mundial.

B) A baixa produção de alimentos, no Brasil, devido ao uso detecnologias obsoletas, explica a forma endêmica que ocorreno Nordeste, fato que deve ser agravado com a atual criseda economia mundial.

C) A corrupção e a falta de política existencialista, no Brasil,deixam o país mais vulnerável à crise mundial.

D) A política partidária, no Brasil, está equivocada porqueinteresses dos partidos políticos estão acima dos interessesda sociedade.

E) As previsões para o ano de 2009, no Brasil, sãocatastróficas, porque o mercado interno é incipiente, oexterno está em recessão, o país depende desse mercadopara crescer e, no contexto mundial, o clima é de salve-sequem puder.

QUESTÃO 34

Considerando-se as equações das circunferências C1: x2 + y2 = 13

e C2: x2 + y2 = 20, então a área da região hachurada corresponde a

A) 7πB) 49

C) 33πD) 18

E) 56

Page 11: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 10

Leia o texto para responder as questões de 36 a 40 —INGLÊS

QUESTÃO 39

QUESTÃO 38

Prova Objetiva

QUESTÃO 37

QUESTÃO 36

TEXTO:Crisis in health care

Many people believe that there is a crisis in healthcare in the United States today. Unlike the situation inmany countries, many people in the United States donot have adequate health care because medical

5 insurance is very expensive. Many Americans who donot have jobs that provide health insurance cannot affordto buy insurance themselves.

Another problem is the quality of health care.Although Americans spend far more on health care than

10 people in most Western countries do, many patientsare not satisfied with the treatment they receive. Theyoften feel that the quality of medical care they receivedepends on how much and what kind of insurance theyhave.

15 Health care has become a big business. Now thatcorporations run large health maintenance organizations(HMOs), many patients feel that money and technologyhave replaced the relationships they used to have withtheir doctor. They feel that human interaction is essential

20 to the doctor-patient relationship and that it is being losttoday.

FERREE, Tess; SANABRIA, Kim. North star. High Intermediate. NewYork: Longman, 1998. p. 48.

According to the text, many Americans don’t have adequatehealth care because

A) few medical insurances cover hospitalization.

B) medical insurance is at a high price in the United States.

C) many patients feel uncomfortable in the doctor’s office.

D) few doctors are prepared to listen carefully to their patients.

E) people used to take a lot of medication without doctor’s

prescription.

Many Americans whose jobs don’t supply medical assistance

A) feel sad and depressed.

B) demonstrate a deep feeling of despair.

C) think the health care system is critical.

D) are disappointed with the medical system.

E) have no conditions to buy health insurance.

Americans think that the quality of the medical care they receive

depends on the

A) doctors communication and their medical knowledge.

B) modern medical technology and equipment.

C) administration of insurance companies.

D) cost and the type of insurance.

E) competence of doctors.

Based on the text, it is correctly classified the word

A) “that” (l. 1) — relative pronoun.B) “care” (l. 4) — noun.C) “adequate” (l. 4) — verb.D) “kind” (l. 13) — adjective.E) “it” (l. 20) — object personal pronoun.

QUESTÃO 40

“They feel that human interaction is essential to thedoctor-patient relationship and that is being lost today.”(l. 19-21)

By changing this sentence into the Simple Past, the wordsin bold are respectively transformed into

A) felt / was / was.

B) fell / was / has.

C) fled / were / has.

D) found / has been / was.

E) filled / had been / were.

Leia o texto para responder as questões de 36 a 40 —ESPANHOL

QUESTÃO 36

TEXTO:

La sexta hora

El sueño, que se origina y se regula en el sistemanervioso central, desempeña el trabajo de recuperar elcerebro del desgaste continuado y actúa sobre lasfunciones ejecutivas. Es decir, se está más capacitado

5 para pensar, argumentar, tomar decisiones odiagnosticar, en el caso de los médicos, cuando elcerebro ha disfrutado de la posibilidad de reponerfuerzas durante el letargo. Los españoles, grandesconsumidores de siestas a lo largo de la historia,

10 disponen cada vez de menos tiempo por los apretadoshorarios laborales y el acelerado ritmo de vida paracerrar el ojo a la sexta hora, tal y como denominabanlos antiguos romanos ese momento de restauracióninterna. Justo esa sexta hora es el origen de la palabra

15 siesta. Si se marcan las nueve de la mañana comoreferencia, las tres de la tarde aparece como la horadecisiva del bostezo. Al margen de las costumbres,los científicos y estudiosos del sueño se aferran al relojbiológico y al bache que sufre entre las 13 y las 16

20 horas para justificar esa innata propensión a echar elcierre.

LA SEXTA hora. Disponível em:<http://www.el-mundo.es/larevista/num19//textos/siesta1.html>. Acesso em: 7 nov. 2016.

Sobre la siesta, puede decirse:

A) Fue bautizada así por los antiguos romanos y luego losespañoles popularizaron el nombre.

B) Se trata de un período de recuperación considerado naturalpor los expertos del sueño.

Page 12: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 11 Prova Objetiva

QUESTÃO 38

QUESTÃO 37

QUESTÃO 40

De lo que se dice en el texto, puede inferirse:

A) La hora de levantarse de los españoles se ha adelantado a las seis de la mañana a causa de las largas jornadas de trabajo.

B) La siesta es un hábito propio de países cálidos relacionada con la tendencia a la pereza de éstos.

C) Los que se acuestan entre las 13 y las 16 horas viven más tiempo pues el desgaste cerebral es menor.

D) Quien se echa la siesta puede rendir más en el trabajo en el período posterior al descanso.

E) La mejor hora para la siesta es el mediodía para quien se levanta a las ocho de la mañana.

La forma verbal “ha disfrutado” (l. 7) puede sustituirse, sin modificar el significado de la frase en la que está inserta, por

A) había disfrutado.

B) disfrutaría.

C) disfrutara.

D) disfrutaba.

E) disfrutó.

Sobre el texto, es correcto afirmar que

A) la palabra “que” (l. 1), en el texto, es un pronombre relativo e introduce una oración subordinada adjetiva.

B) la expresión “a lo largo de la historia” (l. 9) se transforma, en plural, en a los largos de la historia.

C) el vocablo “vida” (l. 11) tiene la misma pronunciación en español y en portugués.

D) el término “Justo” (l. 14) es, desde el punto de vista de la morfología, un adjetivo.

E) la expresión “la hora decisiva del bostezo” (l. 16-17) es, en portugués, a hora decisiva do bochecho.

QUESTÃO 39

En función de lo que se dice en el texto, puede afirmarse que el objetivo de éste es

A) aconsejar acerca del horario más apropiado para echarse la siesta.

B) comentar los efectos benéficos de una antigua costumbre en recesión.

C) proporcionar una excusa para el abandono forzado de una tradición.

D) informar sobre los últimos descubrimientos científicos acerca del sueño.

E) justificar un hábito de los españoles ampliamente criticado en otros países.

# # # # # #

C) Tuvo una larga tradición en España pero hoy en día ya no se practica.

D) Fueron los españoles que descubrieron sus cualidades benéficas.

E) Es un descanso merecido después de cinco horas de trabajo.

Page 13: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 12 Tabela Periódica

Page 14: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 13 Redação

Page 15: PROCESSO SELETIVO 2017 - vestibulares2018.com.brvestibulares2018.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Prova-Unopar... · O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta

Processo Seletivo 2017 14 Referências

Referencias

Questão 17AFONSO, Júlio Carlos. Qual a melhor forma de recolher e reciclar pilhas e baterias? Que prejuízos o descarte pode provocar no meio ambiente?Ciência Hoje, v. 42, n. 253, out. 2008.

Questão 18FAVARO,Thomaz. Morte e destruição no centro da Itália. Veja. São Paulo: Abril, ed. 2108, ano 42, n. 15, 15 abr. 2009. Internacional.

Questão 19A CORTINA DE FERRO. Discutindo Geografia. São Paulo: Escala Educacional, ano 2 n. 9, 2016.

Questão 22CHOI, Charles Q. Oceanos: banho ácido. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, ano 7, n. 82, mar. 2009.

Questão 23KUCINSKI, Bernardo. In: VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. Brasil - História. São Paulo, Scipione, 2003. p. 16.

Questão 28LUZ, Marco A. Entre o morro e o asfalto. A Tarde, Salvador, 24 out. 2009.FAVELA tem memória. Disponível em: <http://www.favelatemmemoria.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40&sid=3>. Acessoem: 29 abr. 2009.

Questão 33WARREN, Dean. A evolução da floresta. In: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Espaço geográfico brasileiro e cidadania. SãoPaulo: Scipione, 2000.

Fontes das ilustrações

Questão 18FAVARO,Thomaz. Morte e destruição no centro da Itália. Veja. São Paulo: Abril, ed. 2108, ano 42, n. 15, 15 abr. 2009. Internacional.

Questão 35MILLÔR, Enquanto isso, boas entradas. Veja. Ed. 20952, ano 41, n. 51. 24 dez. 2008.