PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER …extranet.uniarp.edu.br/extensao/Processo...

13
PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO PARA ATUAR NO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL Nº 001/2010 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL EM CARÁTER TEMPORÁRIO PARA ATUAR NO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL – EDITAL Nº 01/2010 NOME DO CANDIDATO: _____________________________ Nº DE INSCRIÇÃO:__________________________________ CARGO: DE 6º A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA

Transcript of PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER …extranet.uniarp.edu.br/extensao/Processo...

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO PARA ATUAR NO

MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL

EDITAL Nº 001/2010

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

EM CARÁTER TEMPORÁRIO PARA ATUAR NO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL – EDITAL Nº 01/2010

NOME DO CANDIDATO: _____________________________

Nº DE INSCRIÇÃO:__________________________________

CARGO: DE 6º A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO PARA ATUAR NO

MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL

EDITAL Nº 001/2010

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

EM CARÁTER TEMPORÁRIO PARA ATUAR NO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL – EDITAL Nº 01/2010

DATA REALIZAÇÃO: 07 de novembro de 2010. 8h30min às 11h30min. ORIENTAÇÕES GERAIS • Confira se a impressão do caderno de prova está legível e com a(s) disciplina(s) que você

está inscrito. Caso necessário solicite um caderno novo.

• Verifique se as informações impressas no cartão-resposta estão corretas. Em caso de divergência, notifique imediatamente o fiscal.

• Este caderno é composto por 30(trinta) questões objetivas de múltipla escolha, subdivididas

em 5(cinco) alternativas de resposta – A, B, C, D, E – dessas, somente 1(uma) deverá ser assinalada como correta.

• Procure fazer a prova com calma e atenção.

• Preencha e assine corretamente o cartão-resposta, de acordo com as instruções, utilizando somente caneta esferográfica com tinta azul ou preta.

• O cartão-resposta não será substituído em caso de marcação errada ou rasura.

• O tempo máximo de duração da prova é de 3horas, ou seja: das 8h30min às 11h30min.

• Somente será permitida a sua retirada da sala após trinta minutos do início da prova.

• Os dois últimos candidatos deverão permanecer em sala de aula até que todos concluam a prova e possam sair juntos.

Boa Prova!

CONHECIMENTOS GERAIS: PORTUGUÊS

1.Leia atentamente o excerto a seguir, extraído do Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira.

Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa é a conversão de uma alma senão entrar o homem dentro em si e ver-se a si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, é necessária luz e é necessário espelho.

O evangelizador contextualiza a cena descrita, atribuindo significado metafórico a espelho, a olhos e à luz. Esses três vocábulos referem-se no sermão, respectivamente, a:

a) Deus, ouvinte e pregador. b) pregador, ouvinte e Deus. c) ouvinte, pregador e Deus. d) Deus, pregador e ouvinte. e) ouvinte, Deus e pregador.

2. A função dos pronomes destacados nas frases abaixo foi CORRETAMENTE explicitada, EXCETO em: a) “...eu estou indo para a Inglaterra amanhã.” eu: indica que a ação será praticada pelo próprio locutor da frase. b) “...vou conhecer esses castelos aí...” esses: referir-se a objeto que está próximo do interlocutor. c) “Por isso, seu príncipe, será que o senhor poderia...” isso: fazer referência a elemento já citado no texto. d) Por isso, seu príncipe, será que o senhor poderia...” Seu: indicar o interlocutor como possuidor de algo. e) Esta é a pasta de documentos.

Esta: indica que a ação é praticada pelo ouvinte.

3. Na frase: “Lá não há aulas de inauguração, na qual o professor diz quem ele é e o que ensinará durante o ano...”.

A alternativa que classifica corretamente as quatro palavras destacadas é: a) Advérbio - pronome demonstrativo - pronome relativo - preposição. b) Advérbio - pronome pessoal oblíquo - conjunção integrante - advérbio c) Advérbio - artigo definido - pronome relativo - preposição d) Advérbio - pronome pessoal oblíquo - conjunção subordinativa - advérbio e) Advérbio - pronome demonstrativo - conjunção integrante - advérbio

4. Não há a devida correlação temporal das formas verbais em: a) É imprescindível que o aluno aprenda a fazer boas perguntas ao longo da vida escolar. b) Foi imprescindível que o aluno aprendesse a fazer boas perguntas ao longo da vida escolar. c) Era imprescindível que o aluno aprendesse a fazer boas perguntas ao longo da vida escolar. d) Seria imprescindível que o aluno aprendesse a fazer boas perguntas ao longo da vida escolar. e) Será imprescindível que o aluno aprenderia a fazer boas perguntas ao longo da vida escolar.

5. Assinale a alternativa incorreta quando ao emprego dos porquês: a) Ninguém entende as razões porquê ele desistiu. b) Volte logo porque já é tarde. c) Saíste agora, por quê? d) Por que você saiu tão cedo da festa? e) Eis o porquê de tanta indiferença. 6. Em todas as alternativas abaixo, a concordância verbal segue a mesma regra da oração acima, EXCETO: a) Aqui faz verões insuportáveis ultimamente. b) Haverão de encontrar políticos menos caricaturais. c) Choveu violentamente durante várias horas. d) Faz mais de quinze dias que não chove. e) Houve muita polêmica no Congresso ontem. 7. Observe:

“E assim se sucederam as entrevistas exclusivas...” “Marcos Pontes saiu-se de tais armadilhas com dignidade.” “À questão da espiritualidade, respondeu que andava...” “O vôo de Marcos Pontes é na realidade uma grande jogada eleitoreira do governo.” Os termos destacados acima exercem respectivamente as funções de:

a) objeto direto - adjunto adverbial - objeto indireto – predicativo. b) sujeito - adjunto adverbial - objeto indireto – predicativo. c) objeto direto - adjunto adverbial - complemento nominal – predicativo. d) sujeito - adjunto adverbial - complemento nominal – predicativo. e) adjunto adverbial - adjunto adnominal - aposto - predicativo.

8. "Nosso objetivo não é deixar o país seguro, mas garantir a segurança dos jogos."

O fragmento do artigo acima – declaração do secretário-geral da Fifa, – é composto por um período composto por coordenação, em que as orações se ligam pelo sentido, mas não existe dependência sintática entre elas. A oração negritada, caracterizada pela introdução de uma conjunção (mas) que traz o sentido de um contraste em relação ao sentido do discurso da frase anterior, PODE ser classificada como:

a) Oração Coordenada Assindética. b) Oração Coordenada Sindética Adversativa. c) Oração Coordenada Sindética Alternativa. d) Oração Coordenada Sindética Conclusiva. e) Oração Coordenada Sindética Explicativa

“Faz 20 anos que a Constituição foi promulgada.”

9. Conforme leitura da oração a seguir, marque a opção CORRETA em que poderá ser completada com a adequação do sentido à classe gramatical das palavras dos espaços marcados. Leia-a com atenção.

Ainda _____furiosa, mas com _____ violência, proferia injúrias ______para escandalizar todos.

a) meia - menos - bastante. b) meio - menos - bastante. c) meio - menos - bastantes. d) meia - menos - bastantes. e) meia - menos - bastante.

“Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?” 10. O slogan divulgado pela marca Tostines, ressaltando a diferença dos biscoitos, é marcado por duas orações subordinadas (‘Vende mais porque é fresquinho’ / ‘É fresquinho porque vende mais’) – com a conjunção ‘porque’ –, interligadas como uma oração coordenada – com a conjunção ‘ou’.

As formas aplicadas de orações expressam relações de motivo e de distinção de situações enunciativas.

Os três tipos de orações que compõem o slogan podem ser classificados, RESPECTIVAMENTE, de acordo com os efeitos de sentido, como

a) adverbiais finais e coordenada sindética alternativa. b) adverbiais condicionais e coordenada sindética explicativa. c) adverbiais causais e coordenada sindética alternativa. d) adverbiais conformativas e coordenada sindética aditiva. e) adverbiais causais e coordenada sindética aditiva.

CONHECIMENTOS GERAIS: LEGISLAÇÃO 11. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB/96, nos seus Artigos 12, 13 e 14, quanto à participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, é correto afirmar que: I. Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. II. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica. III. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes. IV. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.

a) Somente a afirmativa II está correta. b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas. d) Somente as afirmativas I e II estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas. 12. Marque a alternativa incorreta de acordo com a Lei 9.394/96, Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: a) Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender às suas necessidades. b) Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. c) Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. d) Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. e) Acesso diferenciado aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. 13. Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, assinale a alternativa incorreta: a) Os PCNs têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e municípios, que pretende contextualizá-la em cada realidade social. b) Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos não sejam capazes de perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. c) A proposta curricular das instituições escolares envolvidas deve contar com a participação de toda a equipe pedagógica, a fim de garantir o diálogo entre tais orientações e as práticas já existentes nas instituições. d) Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam a intenção de ampliar e aprofundar um debate educacional que envolva escolas, pais, governos e sociedade e dê origem a uma transformação positiva no sistema educativo brasileiro. e) Foram elaborados procurando, de respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no nosso país. 14. De acordo com a Lei Orgânica do Município de Caçador, no seu Artigo 162, “ O dever do Município com a Educação será efetivado mediante garantia de” , EXCETO: a) ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que não tiveram acesso na idade própria. b) atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. c) educação infantil em creches e pré-escola às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos. d) atendimento educacional em nível superior, obrigatório e gratuito. e) o não oferecimento do ensino obrigatório pelo município, ou a sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

15. De acordo com a Lei Complementar nº 163/2010 e, em consonância com a Lei Orgânica Municipal em seu Artigo 17 e com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Caçador, são corretas as afirmativas que seguem, EXCETO: a) A Lei Complementar Nº 56/2004 institui o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Caçador, das autarquias, inclusive em regime especial, dos funcionários públicos municipais e Câmara Municipal. b) A Lei Complementar Nº 163/2010 dispõe sobre a Contratação de Pessoal em Caráter Temporário, de acordo com Artigo 37, inciso IX de Constituição Federal e Artigo 17 da Lei Orgânica do Município de Caçador. c) A Lei Complementar Nº 7/1999 dispõe sobre Novo Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação de Caçador integrado por cargos de provimento efetivo, classificados e especificados. O Plano está fundamentado na qualificação profissional e no desempenho, objetivando a melhoria da qualidade do Magistério Público Municipal e valorização de seus integrantes. d) Para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, a Prefeitura Municipal de Caçador poderá efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, para suprir o cargo vago de professor; admissão de professor substituto para a rede municipal de ensino, mediante processo seletivo, prova de títulos e outros critérios fixados por edital. e) O quadro de pessoal dos profissionais de educação de que trata o Plano de Carreira está subdividido em seis quadros específicos, assim descritos: 1) Quadro de Pessoal das Unidades Escolares; 2) Quadro de Pessoal de apoio da Educação; 3) Quadro de Pessoal Técnico da Educação; 4) Quadro de Pessoal em Confiança; 5) Quadro de Pessoal em Comissão e 6) Quadro do Pessoal Admitido em Caráter Temporário.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: GEOGRAFIA 16. A hidrografia catarinense divide-se em duas grandes vertentes. Os rios da Bacia do Sudeste ou Atlântica, que deságuam no mar, e os rios da Bacia do Uruguai. Dentre os rios da Bacia do Uruguai, dois são importantes, pois suas águas engrossam o volume do rio Uruguai, que faz a divisa do Estado com o Rio Grande do Sul. Assinale a alternativa que contém o nome destes rios. a) Rio do Peixe e Rio Iguaçu b) Rio Canoas e Rio Pelotas c) Rio Pelotas e Rio Tubarão d) Rio Itapocu e Rio Canoas e) Rio Mampituba e Rio do Peixe 17. O conjunto de serras que compõem o divisor de águas do estado catarinense é: a) Serra dos Faxinais e Serra do Irani. b) Serra de Chapecó e Serra do Capanema. c) Serra Geral e Serra do Espigão. d) Serra do Tabuleiro e Serra do Mirador. e) Serra do Mar e Serra Geral.

18. Sobre a relação homem-natureza em Santa Catarina, é correto afirmar: a) As dunas e os mangues do litoral catarinense são preservados e acabam sendo exemplos da ocupação planejada b) O lixo há muito deixou de ser um problema e uma ameaça ao meio-ambiente no Estado. c) As enchentes de 1983 mostraram à Santa Catarina e também ao país, já naquela época, as conseqüências e os agravamentos das condições naturais advindas do crescimento sem planejamentos e preocupações ambientais. d) A reciclagem é uma idéia que agrava a produção de lixo e piora muito a relação homem-natureza. e) O cultivo do fumo no Estado é exemplo da bem-sucedida relação homem-natureza. 19. Sobre o relevo catarinense, assinale a alternativa incorreta. a) As depressões catarinenses circundam todas as serras, algumas abaixo do nível do mar b) A maior parte do relevo compõe-se de terrenos planos e altos. c) Entre os planaltos e as planícies aparecem as serras. d) Destacam-se dois importantes conjuntos de serras: a Serra do Mar e a Serra Geral e) As planícies são regiões predominantes do litoral, também chamadas de planícies costeiras. 20. Observe o mapa que representa a vegetação nativa de Santa Catarina. Assinale a alternativa que representa os tipos de vegetação indicados, respectivamente, pelas setas 1 e 2.

a) Floresta Equatorial e Subtropical b) Floresta Araucária e Áreas de Campos c) Campos e Mata Atlântica d) Vegetação Litorânea e Floresta Araucária e) Florestas Galerias e Mata Atlântica

21. Sobre o Planalto Norte Catarinense pode-se afirmar, EXCETO: a) A população dessa região é de origem açoriana e paulista. b) Essa região possui destaque no cultivo da erva-mate, sendo o segundo maior produtor nacional. c) No setor secundário, São Bento do Sul destaca-se como o maior pólo moveleiro do estado, responsável pela exportação de móveis. d) Com relação aos problemas ambientais, podemos destacar a poluição pela indústria de papel, mobília e madeira, além do assoreamento dos rios, em decorrência da erosão do solo. e) Embora o setor terciário seja pouco expressivo, está desenvolvendo nos últimos anos o turismo, através do circuito chamado “Caminho dos Príncipes”. 22. O mundo globalizado é um dos eixos que percorrem a Proposta Curricular de Geografia. Por meio dele, o professor poderá abordar os seguintes temas: I. A sociedade em redes. II. Os fluxos materiais e imateriais. III. Os processos migratórios recentes. IV. Os critérios de divisão regional adotados pelo IBGE. A alternativa correta é: a) Apenas I, II e III. b) Apenas I e II. c) I, II, III e IV. d) Apenas I, III e IV. e) Apenas II e IV. 23. O princípio segundo o qual o currículo é um espaço de cultura, implica em: a) Assumir que a escola, salvo exceções, não é um espaço adequado para manifestações culturais locais ou universais. b) Assumir que todo currículo é cultura porque é parte integrante da cultura científica, humanística e artística acumulada pela história humana. c) Admitir que, num mundo em que as mídias dominam o trabalho e o lazer, só a escola pode garantir produção e reprodução culturais. d) Deslocar da educação para a cultura o eixo da ação escolar, dando-se ênfase para as manifestações locais. e) Desenvolver o processo ensino-aprendizagem priorizando-se conteúdos culturais e artísticos e deslocando-se para segundo plano os científicos.

24. Nas aulas de Geografia na 3ª série do Ensino Médio, o professor elaborou uma situação de aprendizagem, utilizando os seguintes recursos didáticos:

- na sondagem e sensibilização, emprego de foto, mapas e uma notícia de rádio;

- na etapa 01 do trabalho, desenvolveu um estudo com uma seqüência de mapas sobre a formação de fronteiras políticas, extraídos de diferentes livros didáticos disponíveis na escola;

- na etapa 02, os alunos, em grupo, produziram um texto que refletiu sobre a análise realizada;

- na etapa 03, o professor apresentou para a turma um mapa do comércio mundial de mercadorias e dois gráficos em formato “pizza” com os principais fornecedores e clientes. Como avaliação, o professor solicitou os produtos de cada etapa do trabalho à medida que ele foi se desenvolvendo.

Considerando a estratégia adotada pelo professor, podemos afirmar que os recursos utilizados e a avaliação foram: a) Inadequados, pois a situação de aprendizagem ficou muito extensa, o uso de diferentes linguagens na mesma atividade dificulta a compreensão dos alunos e recolher as produções a cada etapa do trabalho não permite a eles terem a compreensão do todo. b) Adequados, pois o uso de diferentes linguagens permite aos alunos utilizarem variados modos de representação. Ao recolher as atividades, o professor pode corrigir e devolver aos alunos, a cada semestre, para que eles saibam suas notas. c) Inadequados, pois não é recomendável desenvolver trabalhos que envolvam muitas linguagens, já que não há material disponível em quantidade suficiente nas escolas. A avaliação deve ser fruto da sistematização dos conhecimentos, feita no final das atividades, porque assim o professor garante que o aluno produza, individualmente, sua reflexão. d) Adequados, pois, em se tratando do ensino de Geografia, quanto maior a capacidade de leitura das diferentes linguagens e articulação entre as diferentes formas de representação, maior domínio da competência leitora o aluno terá. O uso de recursos disponíveis na escola, como os mapas presentes nos livros didáticos, é uma interessante alternativa para viabilizar o trabalho docente. Ao recolher e analisar as produções, o professor estará diagnosticando possíveis dificuldades dos alunos e reorientando sua prática. e) Os recursos são adequados, pois valorizam a diversidade de linguagens e possibilitam a mobilização de diferentes e importantes competências de leitura em Geografia. O equívoco do professor está na avaliação, pois seria mais adequado aplicar uma prova de testes no final do processo, objetivando não só avaliar o conteúdo ensinado como também preparar o aluno para o vestibular.

25. Ao abordar o ensino de cartografia como representação do espaço geográfico, um professor de Geografia levanta a temática da visão de mundo, e apresenta aos alunos o mapa-múndi de Sallustio – séc. IV d.C, e o mapa de Gerusalemme – séc. XI d.C., representados nas figuras abaixo:

A seguir, listam-se explicações sobre os mapas: I. Os mapas representam uma época em que o continente americano não era conhecido. II. Na figura 1, os três continentes conhecidos eram separados por cursos d’água, representados pelo T. III. Na figura 2, segundo a visão de um geógrafo cristão, a Terra está no centro do mundo, e há uma simetria entre os ambientes (água, terra e ar). Assinale a alternativa que corresponde às explicações verdadeiras empregadas pelo professor: a) II e IV. b) II e III. c) I e III. d) I e IV. e) todas.

26. Um professor de Geografia trabalhará o conteúdo de paisagens com seus alunos da 5ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, planeja uma seqüência metodológica. Leia alguns apontamentos realizados pelo professor: I. Pedir para os alunos trazerem fotos do bairro. II. Escolher, juntamente com os alunos, fotos do bairro que tenham algum elemento significativo para eles, para a comunidade ou para a cidade. Realizar descrições e posterior comparação entre as fotos. III. Organizar um debate. IV. Realizar atividade de produção de textos opinativos e encerrar a atividade. Coerentemente com a Proposta Curricular de Geografia, o professor, para montar a melhor seqüência possível para a situação de aprendizagem, deverá selecionar os apontamentos representados pela alternativa: a) I, II, III e IV. b) I e II. c) III e IV. d) Apenas III e IV. e) Apenas IV. 27. Entre os fatores que impulsionaram a migração européia para o Brasil entre 1870 – 1930, podemos excluir: a) o desenvolvimento da cafeicultura. b) as iniciativas dos fazendeiros de auxiliar colonos. c) a abolição da escravatura e a conseqüente liberação da mão-de-obra. d) a unificação política e industrialização tardia da Itália. e) a Primeira Guerra Mundial. 28. Na história da imigração para o Brasil, no século XX, há de se destacar a Lei de Cotas, de 1934. Por essa lei, só poderiam ingressar, anualmente, até 2% do total de imigrantes de uma mesma nacionalidade já estabelecidos no país nos 50 anos anteriores. Com isso, o Governo Federal visava diminuir a importância política da mão-de-obra operária de origem: a) italiana b) portuguesa c) japonesa d) sírio-libanesa e) coreana 29. Os homens se repartem muito desigualmente sobre a superfície terrestre. Isto acontece porque: a) O meio natural difere de um lugar para outro. b) As condições históricas variam de um lugar para outro. c) As vantagens econômicas atraem a população. d) O homem tem capacidade de optar. e) Os fatos se conjugam diferentemente no espaço, favorecendo o restringindo a presença e a atividade humana.

30. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia não é CORRETO afirmar: a) A partir dos anos 60 surge uma tendência critica à Geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser as relações entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico. b) O ensino da Geografia, hoje, pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva. c) o espaço geográfico é historicamente produzido pelo homem enquanto organiza economicamente e socialmente sua sociedade. A historicidade enfoca pelo homem como construtor do espaço geográfico, sem considerar a perspectiva sócio-cultural e político-econômica. d) Em relação ao Ensino Fundamental é importante considerar quais são as categorias da geografia mais adequadas para os alunos em relação a sua faixa etária, ao seu momento de escolaridade e às capacidades que se espera que desenvolvam. e) Desde as primeiras etapas de escolaridade o ensino da Geografia deve ter como objetivo mostrar ao aluno que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado, em constante transformação.