SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

20
Projeto de Extensão à Comunidade Autor: Márcio Bergamini Tema 06 A construção do projeto social: diagnóstico, implantação, desenvolvimento, monitoramento e acompanhamento de resultados

Transcript of SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 1/20

Projeto de Extensão à

ComunidadeAutor: Márcio Bergamini

Tema 06

A construção do projeto social: diagnóstico,implantação, desenvolvimento,monitoramento e acompanhamentode resultados

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 2/20

Tema 06

A construção do projeto social: diagnóstico,implantação, desenvolvimento,

monitoramento e acompanhamentode resultados

Como citar este material:

BERGAMINI, Márcio. Projeto de Extensão àComunidade (PEC):   A construção do projetosocial: diagnóstico, implantação, desenvolvimento,monitoramento e acompanhamento de resultados.Caderno de Atividades. Valinhos: AnhangueraEducacional, 2014.

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 3/20

 S e ç õ e s S e ç õ e s

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 4/20

Tema 06

A construção do projeto social: diagnóstico,implantação, desenvolvimento,

monitoramento e acompanhamentode resultados

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 5/20

5

CONTEÚDOSEHABILIDADES

Conteúdo

Nessa aula você estudará:• As etapas de desenvolvimento de um projeto social.

• Os conceitos de diagnóstico, implantação, desenvolvimento, monitoramento eacompanhamento de resultados de um projeto.

• A necessidade de parcerias e de um trabalho complexo junto à comunidade,organizações sociais e instituições de ensino.

Introdução ao Estudo da Disciplina

Caro(a) aluno(a).

Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Currículo, território em disputa,

do autor Miguel Gonzalez Arroyo, editora Vozes, 2011, Livro-Texto N° 612.

Roteiro de Estudo:

Márcio BergaminiProjeto de Extensão a

Comunidade

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 6/20

6

CONTEÚDOSEHABILIDADES

A construção do projeto social: diagnóstico,implantação, desenvolvimento, monitoramento eacompanhamento de resultados

Entendida a complexidade que o trabalho com projetos sociais exige e os benefíciosque ele proporciona para a sociedade, professores e alunos, é chegado o momento devocê compreender as etapas de construção e implementação de um projeto social. Nãoserá analisado um projeto específico aqui, de modo que você estudará considerações

gerais sobre o processo de desenvolvimento possíveis de serem associados a projetosde qualquer área temática.

Desse modo, relembre que você observou no tema anterior que o faro de projetos sociaisnascerem da real necessidade de uma comunidade e das problemáticas que ela apresentaem uma ou mais áreas de sua estrutura, como saúde, educação, trabalho, cultura, porexemplo.

Ocorre que, diante de tantos problemas que a sociedade contemporânea enfrenta,muitas vezes a universidade e mesmo os sujeitos engajados com a promoção humanase questionam: por onde começar? A resposta para tal indagação parte do simples ato daobservação e da percepção das questões urgentes e necessárias a serem resolvidas.

Habilidades

Ao final, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:

• Como se dá o planejamento e a implementação de um projeto social?

• Quais são as etapas de implementação de um projeto?

• Por que é importante estabelecer parcerias para o bom andamento do projeto social?

LEITURA OBRIGATÓRIA

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 7/20

LEITURA OBRIGATÓRIAQuando você observa a comunidade em que vive, tomando como critério as leis do Estado,os princípios do bem-estar social, a solidariedade e a cidadania, consegue diagnosticarproblemas cuja resolução exige a mudança das mentalidades e um esforço conjunto detodos os atores sociais em prol do bem comum. Nesse sentido, para iniciar um projetosocial é preciso ter em mãos um diagnóstico da área em que se pretende intervir. Comovocê provavelmente percebeu no vídeo do Instituto Faça Parte  indicado na aula anterior,diagnósticos não exigem um estudo profundo e especializado, basta entrar em contato commembros da comunidade, questionar, conversar e levantar dados que possam refletir asnecessidades pelas quais pelas quais a comunidade passa. É a partir do diagnóstico, istoé, da identificação dos problemas, de suas causas e efeitos, que se pode pensar de modocolaborativo sobre as ações que levam à solução dos problemas.

A partir do diagnóstico o projeto é pensado de modo a caminhar para sua implantação. Adepender da área em que se pretende intervir, é necessário observar as leis, as instituiçõesregulamentadoras, organizações sociais e buscar parcerias para o desenvolvimento dasatividades.

A Universidade, nesse sentido, funciona como uma articuladora da implantação e dodesenvolvimento do projeto, intervindo junto a órgãos governamentais e cuidando da parteburocrática em relação ao estabelecimento de parcerias e criação do plano de ação. Nessaetapa, são necessárias ações articuladas entre professores, gestores, alunos e comunidadea fim de encontrar os melhores caminhos para o trabalho conjunto. O protagonismo estudantilganha, então, oportunidade para ser exercitado, uma vez que as parcerias podem acontecerpor indicação dos alunos que estão ligados ao cotidiano da comunidade e eles mesmosdevem se tornar os parceiros responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

Depois de discutido, pensado, planejado e estruturado, o projeto é desenvolvido pelosresponsáveis designados para ações específicas. Enquanto ação de Extensão, o projetopode prever outras ações como cursos, oficinas, ciclo de debates, palestras, atendimentosespecializados na área da saúde humana ou animal, ações educativas, culturais, entretantas outras possibilidades, de acordo com a área temática escolhida para sua proposição.Lembre-se que em relação à área temática, o projeto – e todas as outras ações de Extensão – é classificado por sua operacionalização e objetivos principais. É interessante que à frente

dessas ações estejam os alunos de graduação, intervindo diretamente na comunidade,vivenciando experiências sociais que possibilitem a conformação de suas identidades pormeio do protagonismo estudantil.

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 8/20

8

O desenvolvimento do projeto nada mais é do que a execução das ações planejadas eestruturadas no plano de ação. Para a boa execução do plano são necessárias parceriasque forneçam os recursos humanos e materiais essenciais para o alcance dos objetivosprevistos no projeto. Daí o engajamento entre Universidade e comunidade. Nessa etapa,devem estar previstas ações de sensibilização para a comunidade, a fim de abraçarem acausa defendida pelos interventores, ações de captação de recursos, quando for o caso eações de monitoramento e avaliação.

O monitoramento deve ser uma ação constante durante o desenvolvimento das ações emum projeto social. Monitorar implica em acompanhar de perto, por meio de observação,relatórios e questionários, por exemplo, o modo como as ações são desenvolvidas, oemprego dos recursos, a interação entre comunidade e interventores, o cumprimento dasparcerias, entre outras coisas, que levam à obtenção e acompanhamento de resultados e àavaliação das ações.

Para um bom monitoramento, recomenda-se a realização de registros por meio de atas,relatórios descritivos, questionários, filmagens, fotografias, entre outros suportes quepermitam documentar as ações para analisá-las sempre que necessário. Um modo bastanteinteressante de se realizar esse registro é construindo um portfólio do projeto. É muitoprovável que você já tenha estudado algo a respeito dessa forma de registro, bastante usualpara a educação básica, sobretudo a infantil. Portfólios permitem que se arquivem desde asatividades diagnósticas do projeto, até os resultados e produtos finais que foram alcançadose construídos ao término das ações. O portfólio pode ser midiático, como um blog, porexemplo, o qual deve ser alimentado regularmente com o registro das ações realizadas eos resultados obtidos durante o processo. Uma iniciativa como essa confere visibilidade ao

projeto, exercitando o princípio democrático, passível de intervenções e ajustes durante odesenvolvimento.

O monitoramento permite também a avaliação das ações por meio de indicadores deresultado. De acordo com Vilarelli (2012), ao se tratar de projetos sociais, indicadores seconfiguram como:

[...] parâmetros qualificados e/ou quantificados que servem para detalhar emque medida os objetivos de um projeto foram alcançados, dentro de um prazodelimitado de tempo e numa localidade específica. Como o próprio nomesugere, são uma espécie de “marca” ou sinalizador, que busca expressaralgum aspecto da realidade sob uma forma que possamos observá-lo oumensurá-lo. A primeira decorrência desta afirmação é, justamente, que elesindicam mas não são a própria realidade. Baseiam-se na identificação de uma

LEITURA OBRIGATÓRIA

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 9/20

9

variável, ou seja, algum aspecto que varia de estado ou situação, variaçãoesta que consideramos capaz de expressar um fenômeno que nos interessa.(VILARELLI, 2012, p.1)

Assim, ao se observar os indicadores de resultado do projeto, pode-se observar tambémas ações desenvolvidas, estabelecendo conexões entre ação e resultados. De acordo comos indicadores é possível replanejar ações ou ajustá-las de modo a fazer com que o projetoatinja seus objetivos, uma vez que os resultados devem estar relacionados às metas.

Isso é essencial para o sucesso do projeto, porque ajuda a garantir a qualidade nodesenvolvimento de ações que contribuam significativamente para a promoção humana. Issoporque é sempre necessário rever etapas, ajustá-las de acordo com novas necessidades eorientar o trabalho para o alcance dos objetivos propostos.

Talvez você esteja se indagando sobre a relação entre projeto social e currículo, visto queaté o momento, ela não foi abordada diretamente nos dois últimos temas da disciplina. Poisbem, agora que você conhece a estrutura essencial de um projeto social e as etapas de

implementação do mesmo, retome as reflexões e conteúdos apresentados nas primeirasaulas sobre a necessidade de flexibilização do currículo, valorização da experiência ecriação de espaços diversificados para a aprendizagem e para o protagonismo estudantil.Considere também a colocação sobre aprendizagem cidadã, com base na Complexidade ena construção da Metamorfose, apresentada no fim do último tema.

Provavelmente você efetuará uma reflexão complexa que parte das necessidades apontadasno livro texto da disciplina escrito por Miguel Arroyo (2011), que apontam para a reformado pensamento e para a construção de novas práticas curriculares. Perceberá, pela leitura

do livro texto, que a escola ainda está longe de práticas dessa ordem e é a Universidadeque as possibilita quando intervém junto às comunidades com projetos sociais. Issoproporciona aos professores em formação, e graduandos de outras áreas, o enriquecimentoda aprendizagem, o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além dasexigidas na graduação, o exercício da autonomia e, principalmente, a conformação dasidentidades pessoal e profissional.

É nessa conformação de identidades que os pensamentos se reformulam e as práticassociais chegam às escolas, reconstruindo didáticas e dá maior significado ao papel doprofessor e do aluno. Com isso, espera-se que você compreenda a relevância da Extensão,dos projetos sociais e da valorização da experiências.

LEITURA OBRIGATÓRIA

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 10/20

 10

LINKSIMPORTANTES

Quer saber mais sobre o assunto?Então:

Sites

Leia o caderno: Construindo cidadania em comunidades de baixa renda: da ideia à ação.

Rio de Janeiro : Oficina Social, Centro de Tecnologia, Trabalho e Cidadania, 2001.

Disponível em: <http://www.acervo.epsjv.fiocruz.br/beb/textocompleto/000089.pdf#page=71>. Acesso em: 2 jan. 2014.

No caderno, existe a apresentação detalhada da estrutura de um projeto social, bem comopossibilidades que exemplificam a intervenção.

Leia o artigo: VALARELLI, Leandro Lamas. Indicadores de resultados de projetos sociais.

Disponível em: <http://www.fcm.unicamp.br/cursos/indicadorescaps/textos/Valarelli_indicadores_de_resultados_de_projetos_sociais.pdf>. Acesso em: 2 jan. 2014.

No artigo, o autor explica detalhadamente o que são indicadores de resultados e como

utilizá-los para melhor rendimento do projeto. Explora também ferramentas mais detalhadaspara o trabalho com projetos.

Leia o artigo BORBA, Paulo da Rocha Ferreira et al. Monitoramento e Avaliação de Programas

e Projetos Sociais – desenvolvimento de um plano de avaliação.

Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Terceiro%20Setor/TS03_Monitoramento_e_Avalia%E7%E3o_de_Proj_Sociais.PDF>. Acesso em: 2 jan. 2014.

No artigo, os autores apresentam as formas de realizar o monitoramento e a avaliação deprojetos sociais e analisam o desenvolvimento de um plano de avaliação.

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 11/20

 11 

LINKSIMPORTANTESVídeos

Programa Três a Um – Especial Educação , produzido pela TV Brasil, exibido em 06 deabril de 2011, o programa reuniu a Secretária de Educação Básica do MEC, Maria doPilar Lacerda; a educadora Ruthnéia Vieira, da Casa Meio-Norte do Piauí; e o consultor daUnesco para Educação, Célio da Cunha para discutir a Educação. A apresentação é de LuizCarlos Azedo.

Divido em três partes, os vídeos estão disponíveis em:

Parte 1. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MYmLZ2IE0CI>.Parte 2. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=y_lk4MOvUVA&feature=relmfu>.Parte 3. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Lia7RJS8mfA&feature=relmfu>.Acesso em: 2 jan. 2014.

No programa, os especialistas analisam a Educação em sua perspectiva histórica, política esocial, observando as problemáticas que a envolvem e traçando caminhos pra a resoluçãodos problemas. As ideias expressadas pelos entrevistados vão ao encontro das ideias deArroyo (2011) no que tange a reforma do pensamento educacional.

Instruções:

Chegou a hora de você exercitar seu aprendizado por meio das resoluçõesdas questões deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliarãovocê no preparo para a avaliação desta disciplina. Leia cuidadosamenteos enunciados e atente-se para o que está sendo pedido e para o modo deresolução de cada questão. Lembre-se: você pode consultar o Livro-Texto

e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

AGORA ÉA SUAVEZ

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 12/20

 12

Questão 1:

Reflita um pouco sobre a questão do diag-nóstico apresentada nesta aula. Elaboreum pequeno texto sobre como produzir umdiagnóstico para a proposição de um proje-to social.

Questão 2:

A partir do estudo da estrutura e das eta-pas de implementação de um projeto so-cial, aponte a relevância do diagnósticopara a construção e execução do projeto.

Questão 3:

Conforme o texto, explique a função daUniversidade na implementação de proje-tos sociais.

Questão 4:

De acordo com a reflexão proposta na aula,

qual a finalidade e importância do registrode projetos sociais.

Questão 5:

As parcerias de um projeto social podemoferecer recursos humanos e materiaisnecessários ao desenvolvimento das ati-

vidades. Em qual das etapas estudadasé possível estabelece-las? Justifique suaresposta.

Questão 6:

Considere as seguintes definições:

I. Levantamento dos problemas comuni-tários, suas causas e consequências.

II. Observação dos resultados, impactose ações, em comparação com os obje-tivos traçados no projeto.

III. Busca de parcerias, planejamento deações, distribuição de tarefas.

IV. Atividades diversas, realizadas pormeio de parcerias, voltadas à comuni-dade que buscam a solução dos pro-blemas.

Marque a alternativa que apresenta as eta-pas correspondentes às definições apre-sentadas:

a) Implantação – Avaliação – Diagnóstico – Análise de resultados.

b) Diagnóstico – Implantação – Avaliação

 – Monitoramento.

c) Monitoramento – Implantação – Diag-nóstico – Desenvolvimento.

d) Diagnóstico – Monitoramento – Im-plantação – Desenvolvimento.

e) Implantação – Monitoramento – Ava-liação – Realização.

AGORA ÉA SUAVEZ

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 13/20

 13 

Questão 7:

Considere o seguinte excerto:

Projetos sociais necessitam do _______como uma das forças de mobilização e inter-venção a fim de propiciar a ____________para muitas comunidades. Isso coloca emcena a _______________, promovendo a

____________ necessária à reforma dopensamento e comportamento em prol deum mundo mais ético e justo.

Assinale a alternativa com palavras quecompletam as lacunas do período, cons-truindo sentido ao texto.

a) estabelecimento de parcerias/ Meta-

morfose/ Complexidade/ flexibilizaçãocurricular.

b) Diagnóstico/ intervenção/ Complexida-de/ promoção humana.

c) Protagonismo estudantil/ promoçãohumana/ aprendizagem cidadã/ Meta-morfose.

d) Desenvolvimento/ melhoria social/ Me-tamorfose/ Complexidade.

e) Engajamento/ promoção humana/ Me-tamorfose/ aprendizagem cidadã.

Questão 8:

Assinale a alternativa que melhor expressaa sequência lógica das etapas de um pro- jeto social:

a) Definição dos problemas/ Implantação/Monitoramento/ Avaliação/ Registro.

b) Diagnóstico/ Planejamento/ Implanta-ção/ Desenvolvimento/ Monitoramento/Avaliação.

c) Objetivos/ Desenvolvimento de Ações/Registro/ Avaliação/ Parcerias - Resultados.

d) Diagnóstico/ Implantação/ Replane- jamento/ Desenvolvimento/ Parcerias/Avaliação.

e) Diagnóstico/ Desenvolvimento/ Mo-nitoramento/ Parceria/ Avaliação dosresultados.

Questão 9:

Assinale a alternativa que melhor expressaa relação projeto social/currículo:

a) Os projetos sociais permitem queos currículos trabalhem conteúdos deum curso ou etapa de ensino de modoprofundo, atendendo às necessidades

de prática profissional da comunidadeacadêmica.

b) Os projetos sociais flexibilizam apenasos currículos acadêmicos, sobretudo pormeio da prática profissional orientadapara atendimento às comunidades.

c) Projetos sociais enriquecem o currículo

com parcerias que visam apenas ooferecimento de espaços diversificadospara as aulas de um curso.

AGORA ÉA SUAVEZ

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 14/20

 14

d) Projetos sociais flexibilizam o currículoda Extensão, apresentando práticas so-ciais e profissionais diversificadas para aconstrução de conhecimentos mais pro-fundos de uma área do conhecimento.

e) Projetos sociais flexibilizam o currículoporque colocam em prática habilidades e

competências que vão além das desen-volvidas durante um curso, permitem ex-periências sociais e valorizam o protago-nismo estudantil.

Questão 10:

Considere as seguintes proposições:

I. Projetos sociais são atividades deações complexas, que reúnem múlti-plos saberes em busca da resoluçãode problemas e realizam a promoçãohumana.

II. Protagonismo estudantil é o fato de oaluno se destacar durante os cursos,

obter boas notas e realizar atividadespropostas com responsabilidade.

III. Metamorfose é o processo de uniãodos saberes e práticas que permitem aobservação de um problema a partir demúltiplos ângulos.

IV. Complexidade é o processo de trans-

formação do pensamento e das açõesna construção de um mundo ético e justo.

V. A flexibilidade curricular que a Extensãoproporciona beneficia apenas alunos eprofessores, visto que o horizonte deconhecimentos se amplia, otimizandoas atividades acadêmicas de ambos.

Assinale a alternativa que, respectiva ecorretamente, classifica as proposições em

Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

a) V – F – F – F – V.

b) V – F – F – F – F.

c) F – V – V – V – F.

d) V – V – V – V – F.

e) F – F – F – F – V.

AGORA ÉA SUAVEZ

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 15/20

 15

Nesta aula, você estudou as etapas de implementação de projetos sociais.Compreendeu que eles nascem das necessidades reais de uma comunidade, a partir dasquais é realizado um planejamento para traçar objetivos, ações e elencar as possíveisparcerias para a realização do projeto. A partir disso é que o projeto parte para a implantação,sendo estabelecidas as parecerias e distribuídas as tarefas. Durante o desenvolvimento, asações são realizadas e monitoradas por meio de registros e indicadores de resultados, afim de avaliar o andamento do projeto e a adequação das ações por meio dos objetivos.Finalmente, você refletiu sobre como o projeto social flexibiliza os currículos e proporcionampráticas para a aprendizagem cidadã e construção da Metamorfose que proporciona o bemestar social e a promoção humana.

Caro aluno, agora que o conteúdo dessa aula foi concluído, não se esqueça de acessar

sua ATPS e verifcar a etapa que deverá ser realizada. Bons estudos!

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Disponível em:<http://www.renex.org.br/documentos/Colecao-Extensao-Universitaria/06-Organizacao-e--Sistematizacao/Organizacao-e-Sistematizacao.pdf>. Acesso em: 2 jan. 2014.

FORPROEX. Indissociabilidade ensino–pesquisa–extensão e a fexibilização curricular :

uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS, 2006. Disponível em: <http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/files/file/colecao_extensao_univeristaria/colecao_extensao_universita-ria_4_indissociabilidade.pdf>. Acesso em: 2 jan. 2014.

REFERÊNCIAS

FINALIZANDO

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 16/20

 16

REFERÊNCIAS

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 17ª ed. Riode Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

________. Os sete saberes para a educação do futuro . Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

VALLARELI, L. L. Indicadores de resultados de projetos sociais .

Diagnóstico: identificação dos problemas, bem como das causas e efeitos, que assolamuma comunidade. Atividade realizada por meio de observação, questionário, averiguação

e estudos que interdisciplinares que apontam o que precisa ser trabalho para o bem estargeral dos cidadãos.

Parcerias: relações colaborativas estabelecidas entre Universidades, empresas, ONG’s,entre outras instituições sociais. As parcerias podem oferecer recursos humanos e financeirospara desenvolver os projetos e são essenciais para que o trabalho seja significativo e tenharesultados positivos.

Desenvolvimento: etapa prática de execução das ações apresentadas no plano de açãode um projeto social.

Monitoramento:  acompanhamento as ações desenvolvidas, bem como os resultadosapresentados, avaliando se estes refletem a intencionalidade daquelas em relação aoalcance dos objetivos propostos para o projeto.

Registro:  documentação fundamental para se comprovar e acompanhar as açõesdesenvolvidas durante o projeto. Pelos registros é possível verificar erros e acertos,

adequar ações e divulgar o trabalho desenvolvido. Fazem parte dos registros os relatórios,os questionários, vídeos, imagens, produtos finais e tudo mais o que possa comprovar arealização das ações planejadas.

GLOSSÁRIO

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 17/20

 17 

Questão 1

Resposta: Essa questão requer que você mobilize seus conhecimentos prévios sobre aatividade do diagnóstico, entendendo-a como um exercício cujo instrumento essencial éa observação. Por meio do debate com os colegas de sala, você deve propor estratégiase ferramentas para tanto. Ao sintetizar o debate com as ideias dos companheiros, vocêenriquece sua visão, acrescentando ângulos que, todavia, não havia pensado.

Questão 2

Resposta: O diagnóstico é essencial porque permite conhecer as reais necessidades deuma comunidade, a partir das quais os projetos são construídos. Sem diagnóstico qualquerproposta de intervenção se torna vaga e sem objetivo, podendo resultar em trabalhosfrustrantes para os envolvidos.

Questão 3

Resposta: A Universidade atua como uma articuladora da implantação e do desenvolvimentodo projeto, intervindo junto a órgãos governamentais e cuidando da parte burocrática em

relação ao estabelecimento de parcerias, auxiliando na criação do plano de ação. Nessaetapa, são necessárias ações articuladas entre professores, gestores, alunos e comunidadea fim de encontrar os melhores caminhos para o trabalho colaborativo.

Questão 4

Resposta: O registro tem como finalidade documentar as ações desenvolvidas paradivulgação, monitoramento e avaliação das mesmas. Sua importância dá-se pela construçãode uma memória sobre o projeto que permite analisar ações positivas e negativas, bem

como replanejá-las quando necessário, e, também, dá-se pela comprovação da realizaçãode parcerias e tabulação de resultados.

GABARITO

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 18/20

 18

Questão 5

Resposta: As parcerias devem estar previstas no planejamento do projeto e pensadas apartir do diagnóstico. São estabelecidas durante a implantação do projeto, porque, muitasvezes, são elas que fornecerão recursos humanos, materiais e financeiros para que asatividades sejam desenvolvidas. As parcerias perduram por todo o tempo de duração doprojeto.

Questão 6

Resposta: Alternativa D. A alternativa apresenta as etapas correspondentes a cada umadas definições apresentadas na comanda do exercício.

Questão 7

Resposta: Alternativa C. O protagonismo estudantil é uma força essencial para a realizaçãoda promoção humana dentro das comunidades. Quando o protagonismo predomina nosprojetos sociais, a aprendizagem cidadã acontece, realizando a Metamorfose que reforma

o pensamento e as práticas pedagógicas nas instituições.

Questão 8

Resposta: Alternativa B. Conforme estudado na aula 6, o projeto social parte do diagnósticodas necessidades de uma comunidade; é realizado o planejamento com proposta deobjetivos, ações e possíveis parcerias; em seguida, na implantação, as parecerias sãoestabelecidas e as tarefas distribuídas para, então, ser desenvolvido. No desenvolvimento,as ações são colocadas em prática e devem passar por um monitoramento que, por meio

de registro, permite a avaliação das ações e dos resultados em relação ao cumprimento dosobjetivos.

Questão 9

Resposta: Alternativa E. A relação entre projeto social e currículo é marcada pela flexibili-zação deste pela ação de Extensão. Projetos sociais são atividades complexas que exigema abertura dos currículos a outras práticas, espaços e saberes necessários à resoluçãocolaborativa dos problemas sociais.

GABARITO

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 19/20

 19

Questão 10

Resposta: Alternativa B. A maioria das alternativas apresenta troca na definição de conceitose conceitos errados em relação à temática. Por exemplo, no que se refere ao protagonismodo aluno, a definição não se relaciona com o verdadeiro protagonismo que prevê as açõesautônomas dos estudantes frente às intervenções. Em relação aos benefícios da flexibilidadecurricular, é preciso dizer que eles não se resumem à facilitação da vida acadêmica, masà melhoria de problemas sócias, estendendo-se às comunidades. Desse modo, a única

proposição verdadeira é a relacionada à definição de projeto social.

GABARITO

7/26/2019 SEMI Projeto de Extensao a Comunidade 06

http://slidepdf.com/reader/full/semi-projeto-de-extensao-a-comunidade-06 20/20