Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de...

13
Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes Macro e Micro Ambientes na Internet na Internet Fonte: Philip Kotler

Transcript of Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de...

Page 1: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

Análise do Ambiente de MarketingAnálise do Ambiente de MarketingMacro e Micro AmbientesMacro e Micro Ambientes

na Internetna Internet

Fonte: Philip Kotler

Page 2: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a Universo EletrônicoUniverso Eletrônico

UNIVERSO ELETRÔNICOUNIVERSO ELETRÔNICO

Mundo de benefícios que a tecnologia nos proporciona: Mundo de benefícios que a tecnologia nos proporciona: comunicabilidade, dinamismo, comodidade, entretenimento, lazer, comunicabilidade, dinamismo, comodidade, entretenimento, lazer, conhecimento, redução das distâncias, mundo virtual etc.conhecimento, redução das distâncias, mundo virtual etc.

WEBWEB

Guerra Fria - rede para comunicação entre as bases militares. Guerra Fria - rede para comunicação entre as bases militares. Permitiram que fossem utilizadas nas universidades. A rede ganhou Permitiram que fossem utilizadas nas universidades. A rede ganhou cores, imagens, sons e vídeos.cores, imagens, sons e vídeos.

INTERNETINTERNET

Computadores interligados em redes e pessoas se comunicando e Computadores interligados em redes e pessoas se comunicando e usufruindo de serviços de informação e comunicação de alcance usufruindo de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.mundial.

Page 3: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

A InformaçãoA Informação

•• Gestão da Informação: fornecer informações relevantes para os Gestão da Informação: fornecer informações relevantes para os tomadores de decisão.tomadores de decisão.

•• Coletar, processar e disseminar ou seja, filtrar a informação.Coletar, processar e disseminar ou seja, filtrar a informação.

•• Organizações se sentem inseguras para a tomada de decisão, Organizações se sentem inseguras para a tomada de decisão, por causa do excesso de informação e das novas tecnologias.por causa do excesso de informação e das novas tecnologias.

•• Selecionar a informação desejada e precisa.Selecionar a informação desejada e precisa.

•• Em toda estratégia empresarial, a tecnologia da informação está Em toda estratégia empresarial, a tecnologia da informação está envolvida, permitindo a sua concretização.envolvida, permitindo a sua concretização.

Page 4: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICOELETRÔNICO

Page 5: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

O que é comércio eletrônicoO que é comércio eletrônicoToda e qualquer forma de Toda e qualquer forma de transação de negócio em que transação de negócio em que as partes interagem as partes interagem eletronicamente, sem contato eletronicamente, sem contato físico direto.físico direto.

Necessidade de adaptação das Necessidade de adaptação das empresas as mudanças empresas as mudanças culturais e tecnológicas em culturais e tecnológicas em favor da própria sobrevivência.favor da própria sobrevivência.

Page 6: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

Comércio EletrônicoComércio EletrônicoDiversidade e não uniformidade.Diversidade e não uniformidade.

Estabelecer contato inicial;Estabelecer contato inicial;

Trocar informações;Trocar informações;

Vendas;Vendas;

Suporte para pré e pós venda;Suporte para pré e pós venda;

Pagamento, transferência de fundos, Pagamento, transferência de fundos, cartão de crédito, cheque etc;cartão de crédito, cheque etc;

Distribuição, gerenciamento e Distribuição, gerenciamento e rastreamento de produtos físicos etc;rastreamento de produtos físicos etc;

Negócios virtuais: pool de empresas para Negócios virtuais: pool de empresas para oferecer produtos e serviços além de suas oferecer produtos e serviços além de suas capacidades individuais;capacidades individuais;

Variedade de tecnologias deVariedade de tecnologias de informação, informação, e-mail, fax, etc.e-mail, fax, etc.

Page 7: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

Page 8: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

Serviços e ServiçosServiços e Serviços

E-BusinessE-Business

E-PurchasingE-Purchasing

E-MarketingE-Marketing

E-ZineE-Zine

E-bookE-book

M-CommerceM-Commerce

M-BusinessM-Business

M-MarketingM-Marketing

Page 9: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a Formas de comércio EletrônicoFormas de comércio Eletrônico

Marketing eletrônicoMarketing eletrônico

Home officeHome office

Home bankingHome banking

Suporte a clientesSuporte a clientes

Serviços de Serviços de entretenimentoentretenimento

EducaçãoEducação

Page 10: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

Níveis do comércio eletrônicoNíveis do comércio eletrônico

VarejoVarejo

FinançasFinanças

DistribuiçãoDistribuição

Suporte pré e pós-vendaSuporte pré e pós-venda

Projetos de EngenhariaProjetos de Engenharia

Suporte aos NegóciosSuporte aos Negócios

PublicaçõesPublicações

Contatos InternacionaisContatos Internacionais

Page 11: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

Outros Serviços EletrônicosOutros Serviços EletrônicosE-Government: Previdência Social E-Government: Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br)(http://www.previdencia.gov.br)

E-Health: Portal do conhecimento em E-Health: Portal do conhecimento em vigilância sanitária (http://bvs.anvisa.gov.br)vigilância sanitária (http://bvs.anvisa.gov.br)

E-Learning: Grupo Positivo E-Learning: Grupo Positivo (http://www.educacional.com.br)(http://www.educacional.com.br)

E-Entertainment: Overmundo E-Entertainment: Overmundo (http://www.overmundo.com.br)(http://www.overmundo.com.br)

E-Culture: Museu da Língua Portuguesa E-Culture: Museu da Língua Portuguesa (http://www.museudalinguaportuguesa.org.br)(http://www.museudalinguaportuguesa.org.br)

E-Sciense: Serviço Brasileiro de Respostas E-Sciense: Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (http://sbrt.ibict.br)Técnicas (http://sbrt.ibict.br)

E-Business: Peabirus (http://peabirus.com.br)E-Business: Peabirus (http://peabirus.com.br)

E-Inclusion: Telecentros de Informação e E-Inclusion: Telecentros de Informação e Negócios Negócios (http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.b(http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br)r)

Page 12: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a Onde tudo começou?Onde tudo começou?Empresas são fonte de riquezas. Empresas são fonte de riquezas. Com a internet na década de 1990, Com a internet na década de 1990, surgiram empresas para prover surgiram empresas para prover acesso à internet. Eram os acesso à internet. Eram os Provedores de Acesso que passaram Provedores de Acesso que passaram a explorar a internet a explorar a internet comercialmente.comercialmente.

Foi o primeiro passo para a Era Foi o primeiro passo para a Era Comercial. A internet passava a ser Comercial. A internet passava a ser considerada uma grande fonte de considerada uma grande fonte de lucros.lucros.

Nasciam também as empresas Nasciam também as empresas PONTOCOM, sem sede ou escritório PONTOCOM, sem sede ou escritório real, existentes exclusivamente na real, existentes exclusivamente na internet, que seduziram grandes internet, que seduziram grandes investidores para explorar o investidores para explorar o potencial lucrativo da rede mundial.potencial lucrativo da rede mundial.

Page 13: Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip.

Pro

f. V

orl

ei –

Est

raté

gia

s de M

ark

eti

ng e

Com

unic

açã

o M

erc

adoló

gic

a

Surgimento e estouro da BolhaSurgimento e estouro da Bolha

O índice Nasdaq, composto essencialmente O índice Nasdaq, composto essencialmente por empresas PONTOCOM e ligadas à por empresas PONTOCOM e ligadas à tecnologia, obteve um crescimento espantoso tecnologia, obteve um crescimento espantoso e atingiu uma valorização recorde de 85,59%.e atingiu uma valorização recorde de 85,59%.

O valor somado das empresas que O valor somado das empresas que compunham o índice que partiu de 5 trilhões compunham o índice que partiu de 5 trilhões de dólares em 1998, fechou em 1999 próximo de dólares em 1998, fechou em 1999 próximo aos 11 trilhões de dólares.aos 11 trilhões de dólares.

Em abril de 2000, o índice Nasdaq começou a Em abril de 2000, o índice Nasdaq começou a sentir os reflexos de sua inconsistência. sentir os reflexos de sua inconsistência. Estava com 1876 pontos e caiu para 355.Estava com 1876 pontos e caiu para 355.

O fato refletiu em todo o mundo e afetou a O fato refletiu em todo o mundo e afetou a Bovespa.Bovespa.

O episódio ficou conhecido como o estouro da O episódio ficou conhecido como o estouro da bolha especulativa que atingiu a internet no bolha especulativa que atingiu a internet no final da década de 1990.final da década de 1990.