PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea...

12
PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE COIMBRA 2018 PADIS Em colaboração com: Parceria:

Transcript of PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea...

Page 1: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE COIMBRA 2018

PADIS

Em colaboração com: Parceria:

Page 2: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

José Fonseca PiresDiretor do [email protected]

A complexidade das instituições de saúde faz com que a lide-rança e a direção destas organizações constituam um repto ao mesmo tempo aliciante e desafiador.A previsibilidade que permitiria um sólido planeamento não é um elemento com que se possa contar; a intensidade e a relevância da prestação individual dos colaboradores torna a gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios instáveis; o carácter profundamente humano e a dimensão social da prestação dos cuidados de saúde não aconselha transpor linearmente os conceitos de negócio e empresariais a este setor, sob pena de se perder o foco no serviço ao doente e às suas famílias, elemento integrador e que dá sentido ao empenho diário dos profissionais.Por estas e outras razões, afirma-se repetidamente que as ins-tituições de saúde são das mais complexas e difíceis de gerir…Com o PADIS, a AESE Business School propõe aos Altos Diri-gentes do setor da saúde a participação numa plataforma de aprendizagem interpares, multidisciplinar, multiprofissional e multi-institucional, na qual se valoriza a experiência de cada um e se potencia o know-how construído durante uma longa carreira profissional.É que “existem vantagens em ter, num mesmo âmbito e ambiente formativos, profissionais clínicos e não-clínicos juntos, para aprender as vias de incorporação de perspetivas múltiplas, que suportam e melhoram o cuidado do doente, enquanto que desenvolvem e matizam os sistemas de apoio ao cuidado sanitário”. (1)

Gostaria que ponderasse a oportunidade de participar em 2018 numa das três edições do PADIS ( janeiro-abril em Coim-bra; abril-junho em Lisboa, setembro-dezembro no Porto), nas quais se integra uma visita de estudo à Clinica Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha). E, se assim o entender, terei todo o gosto em apresentar-lhe pessoalmente o Programa. Até lá, os meus melhores cumprimentos.

———

(1) Begun, J. W., White, K. R., & Mosser, G. (2011). Interprofessional care teams: the role of the healthcare administrator. Journal of Interprofessional Care.

Page 3: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

O PADIS destina-se a Altos Dirigentes das Instituições de Saúde e decorre num ambiente profissional interpares.

Page 4: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

Objetivos

O PADIS destina-se a Altos Dirigentes de Instituições de Saúde (Cuidados Primá-rios, Hospitalares e Continuados; Orga-nismos de Tutela e de Supervisão Técnica, Deontológica e Operacional) nos setores público, privado e social, nomeadamente: Membros dos Conselhos Executivos e dos Conselhos Clínicos dos ACES, Membros do Conselho de Administração dos Hospitais, Diretores de Serviço, Chefes de Serviço ou equiparados.

Treinar a capacidade de articulação e de integração em grupos de trabalho multidisciplinares.

Exercitar as competências de diálogo e de respeito interpares perante problemas reais complexos.

Melhorar as capacidades para integrar, organizar, motivar e dirigir pessoas.

Atualizar os conhecimentos, a perícia e as aptidões diretivas.

Ampliar o conhecimento das diversas vertentes e interações que constituem a Gestão das Instituições de Saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos.

Melhorar a capacidade de decidir, analisando o seu impacto nas outras áreas do Sistema de Saúde.

Desenvolver uma maior aptidão para compreender a realidade interna e o contexto social e económico em que se insere o Sistema de Saúde.

Ficar com pena de o Programa ter terminado.

O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o foco na ação à cultura de decisão, a responsabilidade social à dimensão humanista.

J. Martins NunesPresidente do C.A. do C.H. Universitário de Coimbra, PADIS 2017

“A frequência do PADIS da AESE revelou-se-me uma fantás-tica oportunidade para reflexão adicional sobre temas de Gestão ao mais diferenciado nível.No PADIS, são patentes a grande preocupação de atualidade, o elevado rigor técnico-científico e a excelente qualidade pedagógica dos programas e das suas aplicações concretas. Impressionaram-me, também, a grande atenção e o altíssi-mo respeito pelos melhores valores do Humanismo aplicado à Gestão dos Hospitais e à vida quotidiana das instituições de Saúde, no quadro do foco central de tratar os doentes e respeitar os cidadãos no melhor da sua dignidade. Para além do mais, o “método do caso” (inspirado no modelo utilizado na Harvard Business School) revelou-se uma muito interes-sante ferramenta de aprendizagem e uma útil plataforma de partilha de experiências e de robustecimento de conheci-mentos, permitindo otimizar as mais-valias de o curso decor-rer num muito agradável ambiente de partilha interpares.Uma palavra adicional para a edição do PADIS na Região Centro, agora em colaboração com a prestigiada Fundação Bissaya Barreto. Coimbra e a Região bem merecem e bem re-conhecem o esforço da AESE em assegurar às suas iniciativas uma harmoniosa distribuição geográfica nacional. O elevado relevo que as instituições de Saúde assumem em Coimbra e na Região Centro “exige” que as suas estruturas dirigentes se encontrem cada vez mais bem preparadas. Para isso, bem se justifica que cada vez mais gestores de topo da Saúde tenham a ocasião de, em proximidade, aceder a patamares mais diferenciados de formação e de atualização.”

Page 5: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

A sessão inicial com a apresentação da metodolo-gia do PADIS e o balanço e encerramento do progra-ma ocupam três sessões.

COMPORTAMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO [15 sessões]A Motivação e a Organização, a Gestão dos Recursos Humanos, a Liderança e Direção de Pessoas e a Ética na Lideran-ça são as áreas centrais destas sessões, discutidas através dos seguintes pontos focais:• A gestão de equipas nas instituições;• A avaliação do desempenho;• Gestão de conflitos;• Aspetos éticos da gestão da saúde.

GESTÃO DE OPERAÇÕES E EXCELÊNCIA NO SERVIÇO [13 sessões]Os conceitos básicos de Operações, a Produtividade, a Inovação e a Qualida-de, o Aprovisionamento e a Logística em Saúde, bem como as Operações em Serviços, são as áreas discutidas através dos seguintes temas:• Avaliação das tecnologias médicas;• Critérios gerais sobre compras;• Subcontratação de serviços;• Logística em saúde;• Da satisfação à fidelização;• Louvores, sugestões e reclamações;• Incremento da produtividade;• A melhoria permanente.

SISTEMAS DE SAÚDE [7 sessões]• O setor da saúde: visão macro; con-

texto global de mudança;• Novas tendências na gestão da

saúde;• Mobilidade e distribuição de recur-

sos;• Articulação e integração de cuidados.

SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO E FINANÇAS [6 sessões]O Balanço e a Demonstração de Resultados, a Tesouraria, os Planos e Orçamentos, o Controlo de Gestão, as Finanças Previsionais e a Avaliação de Investimentos são os temas destas sessões, onde serão abordados os seguintes elementos:• Contabilidade financeira;• Balanced Scorecard;• Sistemas de custeio e análise de

custos;• Indicadores de gestão;• Análise de investimentos.

DIREÇÃO COMERCIAL [4 sessões]• Estratégias de marketing em saúde;• O risco comercial da saúde: perspeti-

va do prestador e do financiador.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE [6 sessões]• O que são e para que servem;• Análise, requisitos e plano de imple-

mentação de um SI para a saúde;• Registo de saúde eletrónico (RSE);• SI como suporte de um plano de me-

lhoria de segurança e qualidade;• Supervisão de projetos de SI para a

saúde;• Alta direção e SI para a saúde.

POLÍTICA DE EMPRESA E DIREÇÃO-GERAL [5 sessões]A Organização e a Estrutura, as Rela-ções de Poder e o Governo da Institui-ção são as áreas destas sessões.Os temas a abordar passam por:• Plano de negócio;• Delegar e organizar;• Sistemas de direção e cultura

de empresa;• Estrutura de gestão e estrutura

de governo;• Planeamento estratégico.

Estruturado Programa

Com o PADIS, irá integrar-se em grupos de trabalho multidisciplinares, exercitar as competências de diálogo e de respeito interpares e otimizar e racionalizar recursos.

Page 6: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

O Método do Caso, criado e utilizado na Harvard Business School desde 1924, é a base do processo formativo na AESE Busi-ness School. O Método do Caso é um pro-cesso vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha, que permite a cada participante desenvolver as suas compe-tências analíticas, favorecendo a decisão prudente. Ao contrário de simples aulas, as sessões do método do caso desen-rolam-se sem um roteiro detalhado. Os princípios e as técnicas são apreendidos graças à colaboração e cooperação entre os participantes e os professores, numa busca de soluções para os desafios e problemas do mundo real.

José Manuel SilvaBastonário da Ordem dos Médicos, PADIS 2014

“É muito importante este debate que se gera, nomeadamente entre pessoas de diferentes origens, com diferentes visões, que partilham no PADIS dúvidas semelhan-tes, mas também se conseguem completar umas às outras com as perspetivas que têm dos mesmos problemas. É interessan-te confrontar gestores com médicos, com enfermeiros, com pessoas ligadas à logís-tica, à contabilidade e à economia, num debate que, eu senti, muito enriquecedor. Tal como nós, médicos, nos confrontamos sempre com doentes diferentes, no PADIS cada caso é um caso, mas o modelo de raciocínio, quer na medicina quer no PADIS, é o essencial.”

Estudo individual Como no dia a dia de uma empresa, é necessária uma resposta eficaz, em circunstâncias ambíguas, num contexto económico, político e social em constan-te mutação. Este estudo inicial, que exige horas de trabalho pessoal, é feito do ponto de vista do decisor, levando o participante a avaliar e a tomar as decisões que a situação exige.

Grupo de trabalhoAs escolhas e decisões de cada participante são, depois, apresentadas e discutidas numa reunião de oito a dez pessoas. O encontro de diferentes pontos de vista, decorrentes do background de cada membro do grupo, das suas características pessoais e dos seus modelos de direção, acrescenta um valor inestimável à análise individual.

Sessão geralFinalmente, em plenário, o professor dirige e coorde-na o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona-o com as teorias mais significativas e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas de solução e aos possíveis critérios de decisão, sugerindo, por vezes, o melhor plano de ação de acordo com os objetivos da organização.

Método do CasoA arte de gerira incerteza

Page 7: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

A AESE Business School, a primeira Escola de Direção e Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspetiva cristã do Homem e da Sociedade.O reconhecimento da escola no mundo empresa-rial é resultado de quatro princípios essenciais que norteiam a formação da AESE:

• Uma cultura de aprendizagem, envolvendo a co-munidade dos alumni, participantes, professores, colaboradores, empresas, escolas e instituições com que nos relacionamos;

• O conhecimento enraizado na realidade empre-sarial, numa perspetiva de direção e liderança, e um olhar próprio, crítico, rigoroso e holístico sobre os temas e desafios atuais no mundo dos negócios e na sociedade;

• Uma presença abrangente no mundo, potencia-da pela diversidade da comunidade, a riqueza de conteúdos das suas atividades e uma estreita proximidade com escolas internacionais, em particular com o IESE Business School;

• Valores fortes, éticos e humanistas, associados a um persistente esforço para os viver e partilhar.

O impacto transformador nos seus mais de 5800 Alumni, espalhados pelos cinco continentes, faz da AESE uma escola de negócios única, uma escola de Líderes que querem aprender, deixar a sua marca e transformar o mundo.A AESE procura estabelecer uma colaboração estreita com Instituições de saúde relevantes, entre as quais destacamos a Clínica Universidad de Navarra.

A inspiração cristã da AESE conta com o apoio espiritual e doutrinal da Prelatura do Opus Dei.

Fundação Bissaya Barreto

A Fundação Bissaya Barreto é uma instituição particular de solidariedade social de utilidade pú-blica, sediada em Bencanta, Coimbra. Prossegue, desde a sua criação, em 1958, o objetivo de dar continuidade à Obra Social criada e legada pelo patrono, Prof. Fernando Bissaya Barreto.Nos termos dos estatutos em vigor, a Fundação tem por objetivo contribuir para a promoção da população da região centro, podendo vir a estender-se a outras localidades do país. Propõe--se a apoiar, promover e realizar atividades nos âmbitos Social, Educativo, Cultural, de Saúde e de Formação Profissional, entre outros, que venham a tornar-se possíveis e necessários, desde que respeitem a obra e o espírito do fundador. Durante os primeiros 16 anos de existência, a Fun-dação foi presidida pelo patrono Prof. Fernando Bissaya Barreto, eminente catedrático de Medici-na da Universidade de Coimbra, médico cirurgião, humanista e filantropo. Foi uma das personali-dades com maior poder de realização de que o centro do país pôde beneficiar, que certamente mais marcou os destinos da cidade de Coimbra. Afirmou-se pela extraordinária e inovadora Obra Social que edificou, uma referência maior da his-tória da assistência pública e da medicina social em Portugal.O espírito de serviço e justiça social de Bissaya Barreto permanece vinculado ao trabalho da Fundação, que trilha há 57 anos percursos mul-tidisciplinares. Estão alicerçados na qualidade e rigor dos serviços prestados à comunidade, na valorização dos seus recursos humanos, culturais e patrimoniais e numa dinâmica de compromisso com a construção e progresso sociais, que a Fun-dação impõe a si própria como um desígnio.Atualmente, a Fundação Bissaya Barreto intervém na Área Social, mas também em Educação, Saúde, Ensino Superior, Formação Profissional e Cultura.

AESE Business School

Júlia OliveiraDiretora Clínica, Hospital Dr. Francisco Zagalo,PADIS 2014

“Os desafios atuais do Sistema de Saúde na administração pública implicam uma transformação dos modelos de organi-zação, da resposta às necessidades da coletividade, da relação interinstitucional e interpessoal e da criação de valor centrado na procura de relações de benefício mútuo.Neste contexto o Programa PADIS consti-tuiu-se como uma privilegiada plataforma de partilha de experiências, de reforço de ideias, de estratificação de ferramentas de gestão integrada, da consolidação de valo-res éticos e de afirmação de cidadania.”

Page 8: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

Para mais informações sobre a Clínica Universidad de Navarra, consulte www.cun.es.

O programa internacional de três dias na CUN, uma insti-tuição de referência mundial inserida na estrutura de saúde da Comunidade Autónoma de Navarra, permite que cada participante conheça dife-rentes culturas institucionais, novas formas de fazer e pensar os pormenores organizacio-nais, assim como os métodos de gestão inovadores dessa unidade de saúde, a qual prima pela humanização e a qualida-de dos serviços que presta. Do programa destes dias consta o conhecimento direto de áreas gerais: Internamento, Consultas Externas, Imagiologia, Uni-dade de Cuidados Paliativos, Medicina Familiar, Farmácia Hospitalar, Blocos Operatórios, Serviço de Dietas, Lavandaria, Call Center, etc.. Cada partici-pante pode ainda fazer visitas aos serviços e especialidades do seu interesse particular.

A visita conta com cinco ses-sões em aula:• O modelo de gestão: o ponto

de vista da direção-geral.• Investigação hospitalar: um

luxo ou uma obrigação?• Cuidados de enfermagem

centrados no doente.• Sistemas de informação: visão

integradora do médico e da enfermeira.

• Segurança do doente e quali-dade dos cuidados.

Clínica Universidad de Navarra

Fernando AlmeidaVice-Presidente, ARS Centro, PADIS 2014

“Competência, Rigor, Humanidade, Inova-ção. Frequentar o PADIS constituiu uma ex-periência marcante no reforço das minhas competências e aptidões de direção.Para mim, ficou a surpresa de todos estes atributos numa organização que, sincera-mente, me marcou profundamente. Valeu a pena… vale mesmo a pena.”

Page 9: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

Adolfo GonzalezPDE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (U. Minho).

Antonio IdoateDoutor em Farmácia (U. Navarra); Especialista em Farmácia Hospita-lar, Clínica Universidad de Navarra.

Agostinho AbrunhosaExecutive MBA (AESE/IESE); Lic. em Gestão e Organização de Empresas (ISEG).

Carmen RumeuDiretora de Enfermagem da Clínica Universidad de Navarra; MSc em Enfermagem (Universidade de Manchester).

Esperanza LozanoSubdiretora Geral da Clínica Univer-sidad de Navarra; Especialista em Oncologia Médica e Radioterápica.

Esther Fernández Mestre em Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem; Membro dos Serviços de Informática e de Informação da Clínica Universidad de Navarra.

Eugénio Viassa MonteiroDoutor em Filosofia da Ação e Di-reção de Organizações (U. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).

Ignacio UrrutiaDoutor em Contabilidade e Finan-ças (U. Complutense de Madrid).

Javier LavillaDiretor do Serviço de Nefrologia; Membro da Comissão de Formação Contínua da Clínica Universidad de Navarra.

Jesús San Miguel Diretor Clínico da Clínica Univer-sidad de Navarra; Especialista em Hematologia e Hemoterapia.

José Andrés Goméz CanteroDiretor-Geral da Clínica Universi-dad de Navarra.

João Martins da CunhaMestre em Comunicação nas Organizações (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (I.I. San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).

Jorge Ribeirinho MachadoDoutor em Filosofia da Ação e Di-reção de Organizações (U. Navarra); Executive MBA (AESE/IESE); Mestre em Planeamento Urbano (U. Porto); Lic. em Engenharia Civil (U. Porto).

José Fonseca PiresPhD (UIC Barcelona); Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Medicina (U. Porto).

José Fraústo FerreiraPADE (AESE); Lic. em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE).

José Miguel Pinto dos SantosDoutor em Economia (U. Hiroshi-ma); MBA (U. Nova de Lisboa).

José Ramalho FontesPADE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (U. Porto).

Maria de Fátima CariocaDBA (U. Manchester); PDE (AESE); Mestre em Matrimónio e Família (U. Navarra); Mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores (IST); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).

Nuno BigaPDE (AESE); PhD Eng. Civil, Esp. Gestão de Construção (U. Coimbra); Mestre em Eng. Civil, Esp. Ciências da Construção (U. Coimbra); Lic. em Engenharia Civil (IST).

Pedro FerroPhD (UCP); PADE (AESE); Mestrado em Ciência Política (UCP); Executive MBA (IEP/ ESADE); Pós-graduação em Economia Europeia (UCP); Lic. em Economia (UCP).

Pedro LeãoExecutive MBA AESE/IESE; Lic. em Engenharia Eletrotécnica (FCTUC – U. Coimbra).

Pedro LimaDiretor de Logística do Grupo Luz Saúde; Mestrado em Logística (IST); PADIS (AESE); Lic. em Economia (U. Nova de Lisboa).

Ramiro MartinsMSc em Business Research (Henley Business School); PADE (AESE); PDA (II San Telmo); Lic. em Engenharia Química (U. Porto).

Teresa AhugetasDiretora de Recursos Humanos da Clínica Universidad de Navarra; Lic. em Direito (U. Complutense de Ma-drid); Mestre em Gestão de Pessoas em Organizações (U. Navarra).

* O PADIS é creditado pela Ordem dos Farmacêuticos com 5 CDP.

Programa palco para o debate de ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE, o PADIS conta com participação simultânea de Altos Dirigentes responsáveis das diversas áreas: Médica, Cirúrgica, Financeira, de Imagiologia, Laboratório, Urgência, Consultas, Enfermagem, Farmácia*, Recursos Humanos, Instalações, Aprovisionamento, etc..

Pedro Beja AfonsoPresidente do CA do Hospital Distrital da Figueira da Foz, PADIS 2014

“No PADIS, encontrei um projeto de for-mação muito bem organizado, sustentado numa equipa muito profissional, para além de um grupo de colegas fantástico.O modelo de ensino utilizado no PADIS, o método do caso, é uma forma muito interessante e estimulante de aprendiza-gem. Primeiro, a reflexão individual, depois a discussão em grupo, onde são colhidas as várias visões e experiências individuais, e, por fim, a discussão em grupo mais alarga-do e o devido enquadramento teórico.Penso que o PADIS é um programa de grande utilidade. Este programa permitiu--me revisitar uma série de temas, aprofun-dar e consolidar outros e aprender novas matérias e abordagens. Trata-se de um programa enriquecedor e estimulante que, certamente, deixará nos seus participantes marcas positivas, que os ajudarão a gerir os diversos e complexos desafios com que são confrontados diariamente.Retenho do PADIS a visão que tenho tentado praticar ao longo da minha vida profissional: a gestão pelo exemplo e a importância dos valores e das pessoas nas organizações.”

Professorese Conferencistas

Page 10: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

Os participantes nos programas de longa duração constituem o Agrupamento dos Alumni da AESE.A relação da Escola com os seus Alumni, e destes entre si, gera uma fonte inesgotável de conhecimento, expe-riência e contactos para o aperfeiçoamento profissio-nal e pessoal de todos.O Agrupamento de Alumni da AESE promove ativida-des que estabelecem uma plataforma de aprendiza-gem continuada e de transformação permanente.

De destacar as conferências de fim de tarde – Sessões de Continuidade –, momentos únicos em que persona-lidades de reconhecido mérito académico e profissio-nal falam sobre temas pertinentes da área da gestão, servindo e facilitando a aprendizagem em cada uma das áreas funcionais da empresa ou na empresa como um todo, inserida na sociedade.Os participantes do PADIS poderão aceder, desde o início do programa, ao networking, eventos e serviços promovidos pela vasta rede de Alumni da AESE.

Alumni AESEUma rede de contactos que perdura e evolui com cada novo participante.

Carlos SantosVogal Executivo, IPO Coimbra, PADIS 2013

“Em primeiro lugar, o formato é o melhor possível para a compatibilização com a ati-vidade profissional. Depois a metodologia. O método do caso é extremamente rico como “simulador de voo” para os proces-sos de análise e de tomada de decisões, revelando-se um excelente instrumento de aprendizagem. A preocupação com a vincu-lação das matérias à realidade das nossas unidades de saúde, tanto no formato conferência-colóquio, como no método do caso, faz com que o potencial de transfe-rência de conhecimento do meio académi-co para a gestão das nossas organizações seja muito elevado. Finalmente, o excelente nível de organização do Programa, o cui-dado na preparação de cada detalhe, nada sendo deixado ao acaso, a par do ambiente de informalidade e cordialidade que se estabelece entre os Participantes e com os docentes, fazem do PADIS uma experiência de aprendizagem fascinante.”

Page 11: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias. O PADIS Coimbra realiza-se na Fundação Bissaya Barreto

Fundação Bissaya BarretoCampus do Conhecimento e da Cidadania, Apartado 70493046-901 CoimbraTeresa Pereira MonteiroTlf.: (+351) 239 800 450 [email protected] www.fbb.pt

Preço da inscrição: 7300 Euros + IVANo preço está incluído: documentação, material de apoio, catering, estacionamento, viagens e estadia na Clinica Universidad de Navarra.

Gabinete de Admissões:Eduarda CabralTlf.: (+351) 217 221 [email protected] www.aese.pt/padis

* Dia completo.** Visita à Clínica Universidad de Navarra.

29º PADISQuinta-feira à tarde (das 13h00 às 19h30) e sexta-feira de manhã (das 9h00 às 13h15).

InformaçõesCalendário 2018

JAN FEV MAR ABR18* 01/02 01/02 05/0625/26 08/09 08/09 12*

15/16 15/1619/20/21** 22/23

Nuno FreitasCEO e Medical Director, MEDSIMLAB, PADIS 2017

“O PADIS é, ele próprio, um desafio de boa gestão de ideias, conceitos e atitudes. Os casos reais e multifacetados exigem capacidade crítica e profundidade de análise. O debate vivo e participado pede o melhor das competências individuais e de equipa. Os Professores sublimam em valor prospetivo os ganhos conjuntos de cada tema para a vivência integrada do gestor de saúde. Acresce uma inspiração própria de quem procura o melhor todos os dias, ao serviço dos outros.É sempre tempo de fazer o PADIS – faz bem à Saúde!”

Page 12: PROGRAMA DE ALTA DIREÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE · PDF filea gestão de talentos e das equipas numa arte de equilíbrios ... A sessão inicial com a apresentação da metodolo- ...

AESE | LisboaCalçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 LisboaTlf.: [+351] 217 221 530e-mail: [email protected]

AESE | PortoRua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 PortoTlf.: [+351] 226 108 025e-mail: [email protected] www.aese.pt/padis

EMPRESAS PATROCINADORAS DO PROGRAMA:

EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE:

Ediç

ão A

ESE

2017

• Fo

togr

afias

arq

uivo

foto

gráfi

co d

a AE

SE •

Des

ign

Grá

fico

atel

ier a

dão

para

nhos