Projeto didático

3
PROJETO DIDÁTICO Planejamento do professor: Escolha um tema ou um objeto de investigação – a escolha do tema ou objeto de investigação é muito importante, não só porque justifica a existência do próprio projeto, mas porque possibilita ao professor contextualizar a aprendizagem a partir dos interesses da classe. Geralmente os temas estão ligados à realidade socio-cultural dos alunos ou aproveitando fatos locais, estaduais, nacionais ou internacionais que afetam de qualquer forma a vida dos estudantes. Faça um chec-klist da escolha do tema e/ou objeto de investigação para saber se: é problematizável? Ou seja, é possível, a partir desse tema, gerar um problema que irá sendo resolvido à medida em que o projeto vai se desenvolvendo? Podemos gerar situações diversas de debate de ideias e opiniões? Os alunos poderão fazer escolhas e diante de situações nas quais estejam envolvidos os mais variados temas de relevância para a vida individual e sócial? É de fácil integração entre as disciplinas? Os projetos didáticos são, por excelência, projetos interdisciplinares, já que lidam não com um determinado assunto disciplinar, mas com uma realidade que por si só é interdisciplinar. Ao abordar, por exemplo, o problema do lixo urbano estaremos lidando com uma realidade que é estudada pelas ciências da saúde, pela história do município ou mesmo universal, pela geografia porque está localizado em determinada região e que, talvez afete milhares de pessoas, pela matemática, já que podemos medir, pesar, contar, representar através de gráficos e tabelas, pelas linguagens, porque podemos produzir, discutir, representar e debater através de textos orais, escritos, etc. É relevante para os alunos? Um projeto para ser relevante, tem que apresentar uma proposta que seja do interesse da maioria da turma. Cabe ao professor observar os interesses de seus alunos. Outra maneira de buscar relevância é seguindo uma sugestão da própria classe. Deixe que eles escolham os temas ou as questões que mais lhes inquetam para descobrir e/ou vivenciar como forma de gerar aprendizagem significativa. Pode provocar a construção de conhecimentos significativos? Conhecimentos significativos são aqueles conteúdos que (se construídos pelos

Transcript of Projeto didático

Page 1: Projeto didático

PROJETO DIDÁTICO

Planejamento do professor:

Escolha um tema ou um objeto de investigação – a escolha do tema ou objeto de investigação é muito importante, não só porque justifica a existência do próprio projeto, mas porque possibilita ao professor contextualizar a aprendizagem a partir dos interesses da classe. Geralmente os temas estão ligados à realidade socio-cultural dos alunos ou aproveitando fatos locais, estaduais, nacionais ou internacionais que afetam de qualquer forma a vida dos estudantes.

Faça um chec-klist da escolha do tema e/ou objeto de investigação para saber se:

é problematizável? Ou seja, é possível, a partir desse tema, gerar um problema que irá sendo resolvido à medida em que o projeto vai se desenvolvendo? Podemos gerar situações diversas de debate de ideias e opiniões? Os alunos poderão fazer escolhas e diante de situações nas quais estejam envolvidos os mais variados temas de relevância para a vida individual e sócial?

É de fácil integração entre as disciplinas? Os projetos didáticos são, por excelência, projetos interdisciplinares, já que lidam não com um determinado assunto disciplinar, mas com uma realidade que por si só é interdisciplinar. Ao abordar, por exemplo, o problema do lixo urbano estaremos lidando com uma realidade que é estudada pelas ciências da saúde, pela história do município ou mesmo universal, pela geografia porque está localizado em determinada região e que, talvez afete milhares de pessoas, pela matemática, já que podemos medir, pesar, contar, representar através de gráficos e tabelas, pelas linguagens, porque podemos produzir, discutir, representar e debater através de textos orais, escritos, etc.

É relevante para os alunos? Um projeto para ser relevante, tem que apresentar uma proposta que seja do interesse da maioria da turma. Cabe ao professor observar os interesses de seus alunos. Outra maneira de buscar relevância é seguindo uma sugestão da própria classe. Deixe que eles escolham os temas ou as questões que mais lhes inquetam para descobrir e/ou vivenciar como forma de gerar aprendizagem significativa.

Pode provocar a construção de conhecimentos significativos? Conhecimentos significativos são aqueles conteúdos que (se construídos pelos

Page 2: Projeto didático

alunos) resultam em posse de habilidades e competências importantes para o desenvolvimento intelectual e acadêmico dos mesmos.

É possível atingir os objetivos propostos? Quando desenvolvemos um projeto com os alunos (eu disse com e não, para os alunos), uma das coisas mais importantes é observar que os objetivos têm de ser bem definidos para evitar que nos encontremos perdidos, sem rumos, o que tornaria impossível finalizar com precisão e avaliar de forma justa e transparente.

Em seguida defina um nome para o projeto. Um bom nome é fundamental para incebtivar a participação e se fazer conhecer claramente. Defina a série em que será desenvolvido, as disciplinas envolvidas e a duração.

Escreva uma justificativa para o projeto. Não deve ser longa e rebuscada, mas clara e objetiva. A boa justificativa resume e explica as intenções dos autores para fazer o que se está fazendo.

Defina os objetivos. Como nos planos comuns, é necessário estabelecer um objetivo geral e os objetivos específicos que serão alcançados ao final(geral) e no decorrer do projeto em relação aos diversos conteúdos trabalhados (específicos).

Defina os conteúdos que serão trabalhados. Aqui deverá aparecer aqueles conteúdos que prioritariamente podemos definir, porque muitos outros conteúdos serão abordados mesmo que não possamos colocar aqui no papel. Essa é uma das características da metodologia de projetos.

Defina as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do projeto. - Aqui também só será possível prever as atividades geradoras. Ou seja, aquelas que, encadeadas, poderão levar a turma no caminho da conclusão do projeto. Muitas outras atividade serão desenvolvidas como decorrência daquelas que definimos e devererão ser registradas em nosso plano para podermos reconhecer os caminhso feitos pela turma e avaliar no processo.

Defina quais os recursos didáticos que serão usados. Definir os principais recursos com antecedência, nos permitirá organizá-los para podermos contar com eles quando precisarmos, sem sobressaltos e improvisações.

Page 3: Projeto didático

Defina como será a organização da sala nos diversos momentos do projeto. Poderá haver momentos de trabalho individual, em grupos, em duplas, etc. O importante é que essas definições estejam claramente registradas.

Defina os procedimentos mais adequados para a orientação das atividades do projeto. Quando o professor deverá intervir, quando os alunos deverão descobrir sozinhos, quais os momentos de debate, etc.

Defina quais os tipos de textos que serão abordados no desenvolvimento do projeto. Durante o desenvolvimento do projeto, vários tipos de textos deverão estar presentes. É importante que o professor provoque esse encontro dos alunos com a diversidade textual que é própria da vivência no meio social. Muitos desses textos, que farão parte das atividades programadas, deverão estar impressos com antecedência e prontos para serem usados evitando dessa forma possíveis falhas.

Defina o tipo de produto final que será criado e apresentado ao final do projeto. Todo projeto tem um produto final que deverá ser um objeto (Ex: um jornal impresso), uma apresentação (Ex: uma peça de teatro), uma ação (Ex: uma feira de artes), etc.

Defina a sistemática de avaliação da construção dos conhecimentos pelos alunos levando em consideração:

O Tipo de avaliação: (na metodologia de projetos é processual) podemos definir alguns momentos para fins de avaliação. Momentos que marcam o final de uma determinada etapa do projeto.

Os instrumentos : a) do aluno - Ex: Registro individual em forma de “diário de jornada” para posterior discussão e compreensão do processo, portfólio.)b) do mediador (professor): teste escrito, seminário, apresentação oral individual, explicação de um processo, etc.

Colocar as referências bibliográficas, se houver.

Observação: o projeto escrito deverá ser do conhecimento de todos, principalmente dos alunos, que poderão acompanhar e aprender que é preciso planejar para fazer as coisas de forma objetiva, científica e obter os resultados esperados.