Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

9
Aline Ferreira Maria Daniele Ricardo Soares Vania Castro

description

Projeto Interdisciplinar_Ensino das Ciências Sociais

Transcript of Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Page 1: Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Aline Ferreira

Maria Daniele

Ricardo Soares

Vania Castro

Page 2: Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Ensino das Ciências Sociais

Petrópolis_2º ano Ensino Fundamental

Primeiro segmento

IAVM_PEDAGOGIA

Page 3: Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Perfil da turma:

A turma tem um total de 23 alunos entre sete (7 ) e oito (8) anos de idade, de uma escola tradicionalista. São disciplinados, alegres, participativos e entendem os limites impospos por sua professora e estagiária.

Perfil da professora:Observamos a sua serenidade e o seu domínio de voz perante a turma, o que faz com que entendem os limites necessários para o bom desenvolvimento das atividades propostas.

Já a sua estagiária, formanda do curso de magistério, no terceiro período, percebemos o quanto é participativa, proativa e dinâmica, desenvolve um belo suporte às atividades propostas.

Infelizmente, não nos foi autorizado a divulgação de imagens assim como osrespectivos nomes de alunos conforme critério para a nossa visita. Já a professora chama-se Anna Paula, 36 anos, educadora há 14 anos e nos conscientizou da importância da educação continuada.

Por estes motivos, faremos um projeto dentro do que pensamos ser relevante.

Page 4: Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Primeiro Dia:

Fomos apresentados à turma e ficamos como ouvintes.Neste dia houve a apresentação da proposta de um Estudo do Meio que acontecerá daqui há dois (2 )dias a Petrópolis

“Petrópolis, de Petrus, de cidade de Pedro, do Império, Imperial, do ouro, do caminho, do caminho novo, projetada e trabalhada. Assim pode ser a primeira impressão de Petrópolis. Influência alemã, palácios, vilas, igrejas e praças retratam as características vindas da Europa”.

Entendemos que o objetivo desse Estudo do Meio, numa caminhada por Petrópolis, é resgatar elos vivos da história de nosso país, cada rua, cada passo fará cada um entender momentos importantes e decisivos do Brasil e respirar , por intermédio de observação, o clima, a vegetação, a formação das montanhas (vivenciando a geografia).

Page 5: Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Segundo Dia:

Os alunos foram convidados a assistir um slide com imagens do locais históricos, assim como das paisagens mais lindas que poderão observar durante a viagem e todo o trajeto, seguidamente ao retornarmos à sala colocamos em prática uma revisão através de alguns exercícios que envolvia tudo o que foi assistido e estudado até o momento.

Para que entendêssemos a rotina desse dia, a professora, gentilmente, nos emprestou o planejamento dos últimos quinze (15) dias das disciplinas de história e geografia; o que contribuiu muito para entendermos o planejamento e o plano de aula (rotina de um educador) e estratégias para os momento de trabalho de campo que lá chamam de Estudo do Meio e desenvolvem no mínimo um a cada período, ou seja acontecem pelo menos 4 Estudo do Meio ao ano letivo para viagens mais distantes e vários para locais mais próximos. Infelizmente não nos foi autorizado a participação do evento (viagem) que será por um dia inteiro, porém voltarão cheios de novidades e aprendizados e poderemos observar a assimilação entre a proposta do evento e o conhecimento adquirido pelos alunos ao seu retorno. Perceberemos se os objetivos foram alcançados.

Page 6: Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Terceiro Dia:

Acontecimento do Estudo do meio.Fomos até o colégio para observar como são os procedimentos para a saída do evento.

1º passo: conforme a lista que consta todos os alunos que confirmaram presença, mediante a pagamento antecipado, fazem a chamada por turma. Organizam uma fila com os mesmos e os direcionam a para o ônibus e conforme a entrada entregam um crachá com a identificação do aluno, contatos e identificação da instituição.

2º passo: um professor dirige-se até a enfermaria para buscar a maleta com todo equipamento para primeiros socorros e deixa o seu contato telefônico.

3º passo: distribuem, já dentro do ônibus uma pequena “apostila” que chamam de diário de bordo” com algumas orientações ao que terão que observar e seguidamente descrever. Nesse, Há também algumas perguntas, como por exemplo a arquitetura.Observamos além de todos os procedimentos e cuidados a forma pela qual introduzem a noção de tempo (dia / hora ) de acordo com organização da atividade, assim como todo o calendário anual e das datas comemorativa, no mural da sala.

Page 7: Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Quarto Dia:

Os alunos chegaram, cheios de novidades, querendo cada um falar mais que o outro de cada detalhe visto, vivenciado: simplesmente mágico, momento único.Houve a necessidade da professora intervir e explicar que faríamos algumas perguntas sobre os locais visitados e cada um teria o seu momento e oportunidade de expressar o que viram e gostaram.Essa aula, segundo a professora, faria perguntas voltadas para todas as disciplinas , solicitou-nos a leitura de seu plano de aula para entendermos o que poderíamos fazer para contribuir e observar como eles são receptivos posterior a uma atividade como essa e o quanto apreendem vivenciando fora sala de aula.Haviam perguntas sobre quantos alunos foram. A Aline acrescentou, entre outras , a pergunta de quantos meninos e quantas meninas foram e anotou no quadro e assim eles somaram e nos disseram quantos alunos no total participaram da atividade e quanto faltaram. Já a Daniele usou o contexto histórico levando-os a perceber fatos marcantes na organização da sociedade, da região, seus costumes, tradições e construções. Ricardo estimulou aos pequeninos a descrever sobre o clima (temperatura mais fria), a estrada, as ruas, as montanhas e o que mais comentaram foi das paisagens verdes no percurso da serra. Estimulei a lembrá-los dos locais históricos visitados, sua arquitetura (construção), imagens mais marcantes de cada uma delas.

Page 8: Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Quinto Dia:

A professora e equipe que acompanhou a atividade tiravam fotos conforme a solicitação dos alunos das imagens que mais gostavam para a montagem de um mural.Ajudamos aos alunos a recortar e entender a importância para eles de cada imagens.

Essa atividade, fez com que percebêssemos o quanto a professora conseguiu atingir os objetivos propostos interdisciplinarmente, assim como o aprendizado de forma a entenderem a importância do nosso meio ambiente, o respeito ao próximo, o que é clima, vegetação, montanhas, construções, ruas, estradas e arquitetura, tanto como apreenderam a escrita de cada uma dessas palavras, diagnosticada a sua ortografia pelo ditado proposto para finalizar a aula.Certamente, no sexto dia será a montagem do mural e terá a participação atenta de cada um deles.

Uma bela visita, lamentável não ser permitido a divulgação de imagem da escola e nem das crianças, portanto conseguimos as fotos escolhidas por eles. Utilizamos durante o projeto e segue na página seguinte o que os alunos estão preparando para o mural do pátio.

Page 9: Projeto interdisciplinar Ensino das Ciências Sociais

Fotografias: Registro do momentos mais marcantes para os alunos do segundo ano.