Projeto Matemática Fácil

15
FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “MATEMÁTICA FÁCIL”

Transcript of Projeto Matemática Fácil

Page 1: Projeto Matemática Fácil

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

 

 

“MATEMÁTICA FÁCIL”

Page 2: Projeto Matemática Fácil

“MATEMÁTICA FACIL”

Projeto de pesquisa apresentado na Semana da Educação e também no Primeiro Encontro PIBID 2013, como relatório das atividades desenvolvidas ao longo do projeto.

Page 3: Projeto Matemática Fácil

1. TEMA RESGATE DOS CONHECIMENTOS SOBRE MATEMÁTICA.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA Motivo das dificuldades sobre a disciplina e seu reflexo no IDESP (Índice de Desenvolvimentos da Educação das Escolas de São Paulo)  3. PROBLEMA Como conseguir uma melhor compreensão dos alunos sobre a ciência em questão, motivando-os assim a obter um melhor desempenho no âmbito escolar, elevando a qualidade do ensino na rede pública ?

Page 4: Projeto Matemática Fácil

4. OBJETIVO

4.1 OBJETIVO GERAL 

Através de encontros diferenciados fora do ambiente escolar, mostrar e demonstrar os minuciosos conceitos da Matemática, as maravilhas que a ciência oferece, resultando em um melhor aprendizado, tanto da parte do aluno, quanto da parte do acadêmico/professor.

Também, o acadêmico/professor vivencia a experiência de atuar em sala de aula, acarretando conhecimento vinculado a prática da didática na docência.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar as principais dificuldades dos alunos, através de avaliações diagnósticas, tendo assim um ponto de partida para sanar as mesmas.Proporcionar aos alunos acadêmicos, a experiência em sala de aula, supervisionados pelos professores titulares, levando para a sala de aula, atividades diferenciadas sobre o aprendizado da matéria.

Page 5: Projeto Matemática Fácil

Através do estudo e da identificação dos problemas que o aluno encontra sobre a disciplina, proporcionar uma melhor visão diferenciada do quesito aprender.Com todo o trabalho do projeto, proporcionar um aumento no índice do IDESP, responsável pela avaliação da qualidade de ensino.

5. JUSTIFICATIVA Através do programa PIBID, os graduandos tem a oportunidade da experiência diferenciada sobre o dia-a-dia em uma sala de aula, possibilitando assim o aumento do conhecimento próprio e sua autoconfiança frente às adversidades, utilizando todos os seus recursos e do ambiente, para seu crescimento pessoal e profissional.Contribuir prioritariamente para melhores resultados do IDESP na escola PROF. “DURVALINO GRION”, situada na cidade de Adamantina – SP.O IDESP – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo é o indicador que avalia a qualidade das escolas estaduais paulistas em cada ciclo escolar e permite fixar metas anuais para o aprimoramento da qualidade da educação no Estado. O IDESP e as metas fixadas norteiam o trabalho da equipe da escola na direção desta melhoria do ensino e da gestão escolar, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação.

Page 6: Projeto Matemática Fácil

A seguir, a tabulação do resultado do IDESP, referente ao ano de 2012 e o resultado da evolução e comprimento das metas para o ano em questão.

Page 7: Projeto Matemática Fácil
Page 8: Projeto Matemática Fácil

METODOLOGIA

Após a divulgação do projeto nas escolas estaduais da cidade de Adamantina, um grupo de alunos do ensino médio da escola Prof. “DURVALINO GRION”, encontra-se aos sábados na FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas para frequentar as aulas do projeto “Matemática Fácil”, ministradas pelo acadêmico Lucas Feracini Rosa, atualmente, graduando do 4º termo de Matemática-Licenciatura. Em decorrência da avaliação diagnóstica, a cada aula do projeto, os alunos estudam assuntos específicos da disciplina, preparados semanalmente pelo acadêmico, que os orienta na resolução dos exercícios, proporcionando atividades de diferentes graus de complexidade, colocando a prova o conhecimento dos alunos, que retribuem destacando-se a cada encontro. Ao decorrer da semana, listas de exercícios são preparadas e enviadas para os alunos via email, onde os mesmos resolvem as atividades propostas, levando também a cada encontro suas dúvidas sobre o conteúdo, aonde ocorre a troca de conhecimento com o acadêmico, que exemplifica as questões, proporcionando uma aprendizagem eminente. O projeto “Matemática Fácil” é muito bem visto pelos alunos que o frequentam que mostraram ao final do semestre, sua melhora no resultado de uma nova avaliação diagnóstica, fundamentada em cima dos conteúdos vistos ao decorrer dos encontros.

Page 9: Projeto Matemática Fácil

Avaliação Diagnóstica

Page 10: Projeto Matemática Fácil
Page 11: Projeto Matemática Fácil
Page 12: Projeto Matemática Fácil
Page 13: Projeto Matemática Fácil
Page 14: Projeto Matemática Fácil

AGRADECIMENTOS

O projeto “Matemática Fácil” é um fruto do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) que resulta da parceria da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).