Projeto para a sala de informática

5
SEDUC=SAEN-DITEC-CTAE NTE Washington L. B. Lopes .................Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC UNIDADE 1 – Atividades 7 e 8 PROJETO VIDEO E BLOG NO ALBANIZIA 1. Identificação Nome do Projeto: Projeto Vídeo e Blog no Albanízia. Nome do cursista: Márcia Lima e Susie Barreto da Silva Nome da Escola: E.E.E.M. Albanízia de Oliveira Lima Local (cidade/estado):Belém Pá. Série: 1º,2º e 3º anos do ensino médio. Número de alunos: 12 Professores envolvidos: Marta Rocha:Português Amélia Souza: Sociologia 2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema A sala de informática foi criada para que toda a comunidade escolar tenha acesso às tecnologias da informação e da comunicação (TIC) existentes na escola e que podem ser utilizadas como recursos no processo de ensino aprendizagem. Porém, foi observado que esta sala estava em desuso, talvez pela desvalorização desses recursos pelos professores ou pela falta de motivação em utilizá-los ou ainda pelo total desconhecimento de como fazê-lo. 3. Justificativa A sala de informática possui recursos tecnológicos que, se bem utilizados, podem contribuir para o enriquecimento da ação pedagógica do professor e para o aprendizado do aluno, pois conta com recursos que podem estimular a capacidade criativa e crítica do pensamento do aluno, assim como

description

Projeto em conjunto com a professora Susie para a sala de informática

Transcript of Projeto para a sala de informática

Page 1: Projeto para a sala de informática

SEDUC=SAEN-DITEC-CTAE

NTE Washington L. B. Lopes

.................Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC

UNIDADE 1 – Atividades 7 e 8 PROJETO VIDEO E BLOG NO ALBANIZIA

1. Identificação Nome do Projeto: Projeto Vídeo e Blog no Albanízia.Nome do cursista: Márcia Lima e Susie Barreto da SilvaNome da Escola: E.E.E.M. Albanízia de Oliveira Lima Local (cidade/estado):Belém Pá.Série: 1º,2º e 3º anos do ensino médio. Número de alunos: 12Professores envolvidos:Marta Rocha:PortuguêsAmélia Souza: Sociologia

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

A sala de informática foi criada para que toda a comunidade escolar tenha acesso às tecnologias da informação e da comunicação (TIC) existentes na escola e que podem ser utilizadas como recursos no processo de ensino aprendizagem. Porém, foi observado que esta sala estava em desuso, talvez pela desvalorização desses recursos pelos professores ou pela falta de motivação em utilizá-los ou ainda pelo total desconhecimento de como fazê-lo.

3. Justificativa

A sala de informática possui recursos tecnológicos que, se bem utilizados, podem contribuir para o enriquecimento da ação pedagógica do professor e para o aprendizado do aluno, pois conta com recursos que podem estimular a capacidade criativa e crítica do pensamento do aluno, assim como promover a interação e integração de toda a comunidade escolar.

Portanto, focado na possibilidade de incentivar a utilização desses recursos elaborou-se um projeto que teve como objetivo a criação e edição de vídeos, onde alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer e manusear recursos tecnológicos existentes na sala de informática.

4. Objetivos Objetivo geral:

Page 2: Projeto para a sala de informática

Contribuir para a excelência do processo de ensino e de aprendizagem na escola, por meio da utilização dos recursos da sala de informática e da WEB 2.0

Objetivos específicos:

Estimular a preservação do ambiente escolar. Desenvolver as competências e habilidades relativas ao gênero textual

“roteiro multimídia”. Desenvolver as competências e habilidades relativas à elaboração de

vídeos. Representar a escola no Festival Multimídia da SEDUC (2010) – categoria

vídeo.

5. Conteúdos

Língua portuguesa: gêneros textuais: criação de roteiro. Sociologia: diferentes espaços de convivência. Informática: criação de roteiro para vídeo; edição de vídeos com Kdenlive.

6. Disciplinas envolvidas

Português Informática Sociologia

7. Descrição das fases do ProjetoOs participantes do projeto (alunos e professores):

1ª fase: sensibilização

Os alunos foram convidados a conhecer o espaço da sala de informática e posteriormente, foi exposto o projeto, seus propósitos e objetivos.

2ª fase: exploração e aprofundamentoOs participantes do projeto (alunos e professores):

1. Conheceram a sala de informática e sua importância para o conhecimento produzido.

2. Participaram da oficina de edição de vídeos promovida pela USE9. 3. Criaram roteiros para vídeos e textos para a internet 4. Pesquisaram sobre a história da escola.5. Entrevistaram a direção da escola e professores antigos na instituição e

funcionários.6. Fotografaram as dependências da escola e filmaram.

Page 3: Projeto para a sala de informática

3ª fase: produçãoOs alunos:

1. Edição do vídeo: seleção e organização de imagens, música, transições e efeitos de vídeo.

- 4ª fase: Culminância / Socialização Os alunos

2. Postagem no blog do vídeo produzido.

8. Metodologia / Procedimentos

Elaboração do projetoSensibilização dos participantesOrganização da Oficina de vídeoElaboração do roteiroTomada de imagens para o vídeoEdição do vídeoPostagem do vídeo no Blog da escola

9. Cronograma

O projeto foi desenvolvido em dois meses.

Atividades MESESAgosto Setembro

1ª sem. 2ª sem. 3ª sem 4ª sem. 1ª sem. 2ª sem. 3ª sem 4ª sem.

Elaboração do projeto

X

Sensibilização dos participantes

X

Organização da Oficina de vídeo

X

Elaboração do roteiro

X

Tomada de imagens para o vídeo

X

Edição do vídeo XPostagem do X X

Page 4: Projeto para a sala de informática

vídeo no Blog da escola

10. Mídias a serem utilizadas

Computadores da escola, máquinas fotográficas e celulares.

11.Avaliação e Resultados esperadosDas disciplinas participantes do projeto apenas a sala de informática participou do processo de avaliação dos alunos.

A avaliação ocorreu em dois momentos:1. Os alunos foram avaliados pela participação ativa nas atividades do projeto.2. Pela aplicação do conhecimento adquirido na produção do vídeo.

O projeto trouxe para a escola Albanízia de Oliveira Lima a possibilidade de desenvolver nos participantes do projeto uma visão crítica na elaboração e desenvolvimento de projetos, visando a construção do conhecimento. Motivando os alunos e professores a conhecerem e utilizarem as possibilidades dos recursos da sala de informática no processo de ensino e aprendizagem.

12. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Através do blog da escola e divulgação no twetter e facebook.

13. Referências Bibliográficas (Sites, vídeos, livros...filmes)

As referências bibliográficas foram de vídeos, sites e filmes retirados da internet.