Web fólio Sala de Informática 2014 1ºSemestre

26
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLITICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL WebFólio 1º Semestre 2014 Talita Martins Jorge da Silva E. M. Professor Antonio Lopes Lins

Transcript of Web fólio Sala de Informática 2014 1ºSemestre

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDEESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOSUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLITICAS EDUCACIONAIS

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

WebFólio1º Semestre 2014

Talita Martins Jorge da SilvaE. M. Professor Antonio Lopes Lins

CSPTEC: Talita Martins Jorge da Silva ESCOLA: E. M. Professor Antonio Lopes Lins

Sala de Informática “2”

DIREÇÃO: Adão Luiz AlmironEliane de Resende

COORDENAÇÃO: Rivaneide Correia Edy Carla Portieri

Maria Arlete Cabral

PORTFÓLIO 1º SEMESTRE DE 2014

Introdução

• A Escola Professor Antonio Lopes Lins fica situada no Bairro Caiobá, em Campo Grande. Atende em torno de 1.600 alunos no geral.

• As turmas atendidas pela Sala de Informática II no período Matutino são:

• 1ºA, 1ºB, 2ºA, 2ºB, 2ºC, 3ºA, 3ºB, 3ºC, 3ºD, 4ºA, 4ºB, 4ºC e 4ºD.• Estas turmas atendem em média a quantidade de 30 alunos por sala.• Os trabalhos realizados ao longo do 1º Semestre do ano de 2014

foram mais norteados em cima dos jogos instalados nas máquinas, pois os alunos que atendo são pequenos e não tivemos internet até o presente momento.

• As atividades aqui citadas foram as mais significativas.• Alguns projetos foram trabalhados na escola, porém, nem todos foram

registrados.

Pró Funcionário

Copa do MundoContos Infantis

Histórias e Gibis

Apresentações e Coral

Hino Nacional

Musicalidade

PROJETO PRÓ FUNCIONÁRIO

Realizado através de incentivos do Município e Estado, foi um curso com duração de dois anos, envolvendo funcionários da limpeza da escola.

As alunas tiveram muito a estudar, tanto nas apostilas, como fazendo pesquisas na internet, ás quais eram disponibilizadas e auxiliadas na Sala de Informática.

Tiveram acompanhamento da professora que vinha até a escola realizar atividades avaliativas com elas na informática e reuniões para andamento do projeto.

Na escola, as funcionárias, alunas do curso, pesquisavam e levavam conhecimento nas salas de aula para os alunos, através de cartazes, conversas e vídeos. Também tiraram fotos da situação escolar das cumbucas de lanche jogadas no chão, na quadra e até na calçada da escola; situações de depredação escolar; falta de higiene nos banheiros; desacato à funcionários, professores e colegas.

O trabalho foi norteado com intuito de mostrar aos alunos, boas maneiras e condições favoráveis de convivência com os outros em seu grupo social escolar.

Durante o curso, as funcionárias fizeram vários tipos de atividades com os alunos, como leitura para eles, atividades e jogos educacionais sempre voltados para o aprender sobre as boas maneiras, confecção de brinquedos através de sucata, reaproveitando caixinhas, garrafas e papel; também montaram com os alunos livrinho de receitas utilizando cascas de alimentos, sucos com variadas frutas e até sobremesas com legumes, vegetais e frutas.

Na culminância do projeto, as funcionárias mostraram aos alunos os itens tecnológicos que a escola oferece, jogos, livros paradidáticos, fantoches e até o globo terrestre, incentivando a sua utilização em sala de aula.

As crianças que foram atendidas pelo Projeto Pró-Funcionário, perceberam a importância de cuidar bem do patrimônio escolar, assim como zelar pelos objetos que a escola disponibiliza para eles, respeitar melhor os funcionários e membros da escola. Criaram afinidade com as funcionárias, demonstrando mais carinho e respeito com elas.

v

PROJETO COPA DO MUNDO NO BRASIL

Este Projeto foi desenvolvido por toda a escola, cada um, em seu aspecto perante a sala de aula e conteúdos abordados.

As aulas aqui registradas foram das turmas de 1ºs e 2ºs anos, onde as professoras trabalharam :*valores éticos e morais dos cidadãos, *a importância da união do país,*como o Brasil foi “descoberto”, como era no ano de 1.500*as representações da Copa para o Brasil,*o símbolo mascote da Copa e seu significado,*a bandeira e Hino Nacional e *os representantes – jogadores do Brasil.

Os conceitos foram trabalhados pelas professoras de sala, Educação física, ciências e arte.

Alguns registros estão a disposição como por exemplo da professora de arte: mosaico, pontilhismo, cores, misturas de cores, dobradura, formas e tamanhos.

As aulas aconteceram em sala, no pátio, na quadra, na sala de informática com atividades de desenho, pintura, escrita, montagem, recorte e colagem, e atividades com vídeos e som.

PROJETO CONTOS INFANTIS

Desempenhando o papel de ensinar pelo lúdico, este projeto foi desenvolvido para trabalhar a oralidade e questões como mentira/verdade, maldade/bondade, etc.

As turmas de 2º ano ficaram responsáveis pela história do conto da Chapeuzinho Vermelho.

As professoras trabalharam questões de valores com seus alunos, respeito e obediência, além de conteúdos nas disciplinas de Português com leitura, interpretação e Produção textual; na matemática com questões voltadas a situações problema envolvendo as quatro operações; em ciências foi trabalhado os tipos de paisagem; em história e geografia questões sobre família; educação física o tema foi lateralidade e arte foi dramatização e criação de fantoches.

As professoras trabalharam em sala de aula, biblioteca, quadra de esportes, informática e pediram pesquisas com a família dos alunos.

Vídeos sobre o conto da Chapeuzinho Vermelho foram transmitidos aos alunos, de diferentes autores, para análise da história e percepção de criação de histórias.

Músicas também foram trabalhadas em sala com utilização de som e data show.

Histórias e Gibis

Este trabalho foi desenvolvido pela professora Geane do 2º ano, o motivo surgiu pela escolha do Cantinho da Leitura para que os alunos realizassem leituras de livros durante as aulas.

O gosto dos alunos se tornou tão grande, que a professora ampliou o espaço para os gibis também. Unindo á visitação e estudos na biblioteca, a atividade se tornou um projeto, cujo deve ser para o ano todo.

As aulas começaram a ser mais prazerosas, devido á leitura pelo gosto, onde a criança escolhe o que vai ler.

Os gibis se tornaram o livrinho mais atrativo, proporcionando trabalhar a oralidade , leitura e escrita bem como trabalhar a matemática.

As aulas acontecem com leitura feita pela professora e também com os alunos, rodas de leitura e conversa sobre o que foi lido. Leitura e empréstimos de gibis pela biblioteca. Atividades de produção textual e artística na informática e jogos educativos como caça palavras, jogo da memória, jogos de colorir e outros, todos envolvendo o que se está lendo durante a semana.

Aqui estão registradas algumas fotos do jogo cruzadinha da Turma da Mônica, onde as crianças pesquisam nos gibis os nomes dos personagens de Maurício de Souza.

APRESENTAÇÕES E CORAL

Sob responsabilidade das professoras Ariana e Adriana (arte e educação física), os alunos de 4º ano, ensaiam para as apresentações de datas comemorativas na escola, utilizando o som, televisão e data show.

HINO NACIONAL

Os alunos do 3º ano com a professora Dominique, estiveram o tempo todo pensando no Hino Nacional.

O objetivo do trabalho era de elevar o índice de conhecimento sobre o Hino Nacional, já que na maioria, os alunos não conheciam o sentido da letra cantada.

A professora trouxe vídeos educativos, desenhos animados, para que os alunos prestassem atenção e tivessem concentração e entendimento quanto ao Hino do Brasil.

Este projeto esteve norteado no Projeto Copa do mundo da escola.

Os alunos se apresentaram para outras salas, cantando o Hino e motivando outros alunos a compreender os significados das palavras cantadas ao País.

Na sala de informática os alunos produziram textos, parágrafos do Hino, ilustrações, atividades com os significados e representação da Bandeira.

MUSICALIDADE

A professora de arte, está trabalhando com seus alunos dos 4ºs anos sobre os tipos de música. Suas aulas estão voltadas á estudar os sons, por isso, as aulas estão sendo dirigidas através de rádio, ou note book com mídias de som, para abordar o conteúdo, ela mistura os tipos de música e deixa os alunos trabalharem segundo o que se ouve.