Projeto pedagógico no karate 2014

19
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARA E.E. Dr. Leopoldino Meira de Andrade Rua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II 15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293 E-mail: [email protected] PROJETO PEDAGÓGICO NO KARATÊ Prof. Joares Tavora Ferreira da Silva 1 – Justificativa: Na atualidade um dos grandes problemas presentes no âmbito escolar é a questão da agressividade e violência que são decorrentes de inúmeros fatores, entre eles: social, familiar e afetivo. Entendemos que esses problemas contribuem para o aumento da indisciplina levando a comportamentos inadequados que interferem no processo de ensino/aprendizagem. Esse trabalho tem como objetivo incentivar a prática do “karatê na escola” como meio canalizador dos sentimentos hostis para fins úteis, uma vez que, o aprendizado desta arte marcial proporciona virtudes necessárias para uma atuação social positiva e harmônica, propiciando o desenvolvimento da amizade, da união, do respeito e, consequentemente, da disciplina. Pesquisas mostram que o karatê desenvolve o físico, dando ao praticante agilidade e destreza, mas também desenvolve a mente, tornando o jovem calmo, seguro e confiante. Proporciona harmonia, princípios de respeito, domínio próprio, determinação e humildade, ou seja, todos os requisitos essenciais para o pleno desenvolvimento do ser humano. Portanto, o uso pedagógico da prática do karatê pode representar um instrumento primordial para minimizar os comportamentos agressivos no ambiente escolar e, também, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora,

description

Aprimorar o lado sócio-educativo dos alunos, trabalhando valores, o saber comportar-se em situações de conflito, o discernimento do certo e do errado, conduzindo ao respeito entre seus pares e a comunidade escolar em geral, propiciando harmonia no ambiente escolar e contribuindo assim para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Filosofia e Lemas do Karatê: É trabalhada com os alunos, a Filosofia do Budo (caminho), que se faz pela busca constante do aperfeiçoamento, autocontrole e contribuição pessoal para a harmonização do meio onde se inserido. Segundo o próprio karatê, por procedimentos de respeito e de etiqueta, esse propósito de antiviolência pode ser muito bem expresso através do seguinte ensinamento: 1 – Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar?; 2 – Se o adversário é superior a ti, então por que brigar?; 3 – Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreendes, então, não haverá luta. Após esses ensinamentos de técnicas durante as aulas, ao final

Transcript of Projeto pedagógico no karate 2014

Page 1: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

PROJETO PEDAGÓGICO NO KARATÊ

Prof. Joares Tavora Ferreira da Silva

 

 1 – Justificativa:

           Na atualidade um dos grandes problemas presentes no âmbito escolar é a questão da agressividade e violência que são decorrentes de inúmeros fatores, entre eles: social, familiar e afetivo. Entendemos que esses problemas contribuem para o aumento da indisciplina levando a comportamentos inadequados que interferem no processo de ensino/aprendizagem.

Esse trabalho tem como objetivo incentivar a prática do “karatê na escola” como meio canalizador dos sentimentos hostis para fins úteis, uma vez que, o aprendizado desta arte marcial proporciona virtudes necessárias para uma atuação social positiva e harmônica, propiciando o desenvolvimento da amizade, da união, do respeito e, consequentemente, da disciplina.

Pesquisas mostram que o karatê desenvolve o físico, dando ao praticante agilidade e destreza, mas também desenvolve a mente, tornando o jovem calmo, seguro e confiante. Proporciona harmonia, princípios de respeito, domínio próprio, determinação e humildade, ou seja, todos os requisitos essenciais para o pleno desenvolvimento do ser humano.

Portanto, o uso pedagógico da prática do karatê pode representar um instrumento primordial para minimizar os comportamentos agressivos no ambiente escolar e, também, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, orientação espaço temporal, equilíbrio, concentração.

2 – Objetivos:

Aprimorar o lado sócio-educativo da criança, valores, o saber comportar-se numa situação de conflito, o discernimento do certo e do errado.

Focar, na história do karatê, a importância da arte e dos benefícios para a saúde e a mente do ser humano.

Page 2: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Sendo, a arte marcial, um meio auxiliador para a aquisição de conhecimentos de autodefesa, o karatê trabalha a personalidade do aluno melhorando sua autoestima, concentração, respiração e coordenação motora.

 

 3 – Conteúdos Curriculares:

 Conteúdos desenvolvidos durante o Projeto Pedagógico no Karatê:

Origem do Karatê; Aquecimento; Corpo Humano; Técnicas do Karatê; Disciplina do Karatê; Filosofia e Lemas do Karatê; Exame de Faixa.

 

 4 – Metodologia:

  O trabalho foi e continua sendo desenvolvido em 6 (seis) etapas:

1ª Etapa: Origem do Karatê:

Neste primeiro momento é demonstrada a origem do karatê que, segundo relatos bibliográficos, iniciou na Índia, através de um monge cujo nome era - BODHI DHARMA, mais conhecido como DARUMA. Na cidade de Okinawa – Japão o Karatê foi desenvolvido por Cichin-Funakoshi – o Pai do Karatê Moderno, adaptando o desporto para adultos e crianças.  

2ª Etapa: Aquecimentos:

Aborda a importância do aquecimento antes de qualquer atividade física, como forma de prevenir lesões musculares ou articulares.

3ª Etapa: Corpo Humano:

Divisões do corpo humano, músculos e algumas articulações, atendendo somente as necessidades gerais pertinentes à prática do Karatê e seus movimentos.

Page 3: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Para facilitar o entendimento levando-se em conta a faixa etária dos alunos, as explicações baseiam-se em cartazes, pôsteres e vídeos.

4ª Etapa: Técnicas do Karatê:

Foram expostos algumas técnicas, as Bases Fundamentais, o 1º Kata da série Heian, (executado por iniciantes– faixa branca), e o 2º Kata da série Heian (faixa amarela). Foram expostos os ensinamentos das Técnicas do Karatê, os kihons, os Katas e kumite. 

5ª Etapa: Disciplina:

Trabalhado de forma interdisciplinar, em comum acordo com os demais professores da Instituição, enfatizou o comportamento adequado em sala de aula: atenção; silêncio no momento das explicações; respeito a si próprio a aos outros, em sala de aula ou em qualquer outro local, dentro ou fora da Instituição Escolar; cordialidade; responsabilidade... Para tanto, ficou pré-estabelecido entre alunos, funcionários e Instituição que, os alunos envolvidos no Projeto que não respeitassem as “normas” estariam suspensos do mesmo. Isso fez com que os interessados se esforçassem por merecer frequentarem as atividades, tornando-se crianças mais calmas, respeitando limites e regras, e tendo responsabilidades.

6ª Etapa: Filosofia e Lemas do Karatê:

Foi trabalhada com os alunos, a Filosofia do Budo (caminho), que se faz pela busca constante do aperfeiçoamento, autocontrole e contribuição pessoal para a harmonização do meio onde se inserido.

Segundo o próprio karatê, por procedimentos de respeito e de etiqueta, esse propósito de antiviolência pode ser muito bem expresso através do seguinte ensinamento:

1 – Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar?;

2 – Se o adversário é superior a ti, então por que brigar?;

3 – Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreendes, então, não haverá luta.

Após esses ensinamentos de técnicas durante as aulas, ao final de cada treino, os alunos falam em voz alta, os lemas do karatê, significando ao karateca um mandamento resumido de toda a filosofia do karatê. São 5 os lemas:

1 – Esforça-se pela formação do caráter;

2 – Criar intuito de esforço;

Page 4: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

3 – Respeitar acima de tudo;

4 – Conter espírito de agressão;

5 – Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.

5 – Público Alvo

O projeto teve como objetivo de atender, a princípio, 100 alunos de 06 - 14 anos

(ambos os sexos) residentes em Matão, com a obrigatoriedade de estarem matriculados no

ciclo I e II com notas superiores a média 50% de aproveitamento. Foram destinadas 80% das

vagas para alunos da Escola Estadual Leopoldino Meira de Andrade e 20% para crianças

carentes de nossa comunidade.

FAIXA ETÁRIA QUANTIDADE DE CRIANÇASDe 6 a 7 anos 20De 7 a 8 anos 20De 9 a 10 anos 20De 11 a 12 anos 20De 13 a 14 anos 20

TOTAL 100

6 – Horários de Aulas

DIAS/SEMANAIS INICIO TERMINO INICIO TERMINOSegunda-feira 07:00 12:20Terça-feira 07:00 12:20Quarta-feira 07:00 12:20Quinta-feira 10:00 16:00Sexta-feira 07:00 12:20Sábado 14:00 15:00Domingo 10:30 11:30

  7 – Avaliação:

Page 5: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Por se tratar de um ensino que representou uma novidade, percebeu-se que o aprendizado fluiu com mais facilidade e maior interesse por parte dos alunos. Como as disciplinas ditadas pela Arte do Karatê permeiam a conduta esperada do cotidiano escolar, e uma vez respeitados e dominados esses preceitos, ficou mais fácil o trabalho do professor regente.

Se ocorresse algum descumprimento às normas pré-estabelecidas, os alunos ficariam sem fazer as aulas, não participariam dos treinos especiais, não assistiriam os campeonatos e também não poderiam fazer o exame de faixa. Foi percebido e demonstrado, através de reuniões pedagógicas e conselhos de classe, bem como em conversas informais com os pais desses alunos, a mudança de comportamento, além do aumento significativo nos resultados das avaliações bimestrais.

 

 8 – Autoavaliação:

O trabalho foi desenvolvido uma vez por semana, aos domingos no período da manhã, e durante a semana, no caso de reposições de aulas, em decorrência de feriados, ministradas pelo professor mediador escolar e comunitário.

A frequência sempre foi alta, em casos em que houve feriados foram feitas reposições dessas aulas em outros dias.

Busquei mais informações utilizando a internet e adquiri materiais voltados aos treinos para educação física. Acredito ter contribuído para que os alunos pudessem descobrir e desenvolver novas potencialidades, tornando-se agentes conscientes da importância do papel que podem exercer na sociedade.

9 – Parcerias e Alianças:

Organização: Escola Leopoldino Meire de Andrade.

Principais Funções no Projeto: Ceder o espaço para os trabalhos educacionais; avaliar o trabalho dos professores e o resultado para os participantes. Fazer pesquisas para mensurar o retorno do projeto em cada etapa junto aos participantes e comunidade, com o objetivo de avaliar o rendimento escolar dos alunos durante o desenvolvimento do projeto, visando desenvolver as habilidades e competências dos alunos, melhorando a sua aprendizagem e promovendo também a cidadania.

Apoio na organização: Escola da Família.

Page 6: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Apoio: Associação Tavora de Karatê - Dô.

Principais Funções da associação: Ceder os profissionais que desenvolvem a prática do karatê de modo voluntário, contribuindo para um melhor desenvolvimento do projeto pedagógico no karatê e piso oficial (Tatame).

Apoio na organização: Comunicativa Associados

Principais Funções dos associados no Projeto: Intermediar as relações com a imprensa e a sociedade através da divulgação dos trabalhos feitos; estimular a participação dos jornalistas, PROERD - desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola e da Assistência Social e Bem Estar, no acompanhamento e resultado dos projetos.

10 - Indicadores de Resultados

Quantitativos

Frequência às aulas de Karate do Projeto, com aplicação de grau de participação; Frequência escolar dos alunos do Projeto; Desempenho das atividades escolar dos alunos; Número de alunos inscritos no Projeto X número de alunos com participação efetiva

no Projeto; Número de atividades realizadas pelas turmas; e Número de eventos externos em que participaram os alunos do Projeto.

Qualitativos

Qualidade do relacionamento familiar dos alunos participantes do Projeto; e Parecer dos professores da Escola sobre os alunos participantes do Projeto em relação

ao comportamento, a participação nas atividades escolares e ao interesse por práticas esportivas.

Melhoria do rendimento escolar nas diversas disciplinas a que o aluno está sendo submetido.

Monitoramento

Os monitoramentos das ações do Projeto e atendimento dos objetivos e das respectivas metas propostas são realizados através de:

Reunião mensal com os pais dos alunos participantes do Projeto; e Reunião com os professores da Escola e coordenação.

Alunos do Projeto

Page 7: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

2013 20140

10

20

30

40

50

60

AlunosAlunasTotal de Alunos

Gráfico 1 - Alunos atendidos no “Projeto Pedagógico no Karate” Anos de (2013 a 2014) O Gráfico 1 mostra a realidade do Projeto Pedagógico no Karate, com a quantidade de alunos e alunas e o total de alunos nos anos de 2013 a 2014. Analisando o gráfico, é possível notar que no ano 2013, o número de alunos e alunas no projeto, são, respectivamente, 26 e 18 (alunos e alunas), totalizando 44 alunos. No primeiro semestre de 2014, o número de alunos e alunas, são, respectivamente, 28 e 24 (alunos e alunas), totalizando 52 alunos. Concluindo, é possível notar que houve um crescimento da quantidade de alunos e alunas nos anos 2013 e no primeiro semestre de 2014, de 44 para 52 alunos, respectivamente.

Alunos do Projeto 2014

AlunosAlunasExcelente RendimentoTotal de Alunos

Gráfico 2 - Alunos atendidos no “Projeto Pedagógico no Karate” no primeiro semestre de 2014.

Page 8: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Analisando o gráfico 2 é possível anotar que no primeiro semestre de 2014, o número de alunos e alunas no projeto, são, respectivamente, 28 e 24. Alguns alunos se destacaram positivamente, com excelente rendimento durante as aulas de karate. Houve um crescimento na quantidade total de alunos do primeiro semestre de 2014, em relação ao ano de 2013, com tendência de crescimento contínuo para o ano de 2014.

11 - Recursos Didáticos:

Os recursos didáticos utilizados para facilitar os aprendizados durantes às aulas foram: livros, fitas, VHS e DVD’S.

12 - Referências Bibliográficas:

As consultas bibliográficas utilizadas foram:

DANTAS, Estélio H. M. (1994). A prática da Preparação Física. Rio de Janeiro: Shape.TOLKMITT, Valda Marcelino (1993). Educação Física, uma Produção Cultural: do Processo de  Humanização à Robotização. Curitiba Bnl.LIBÂNEO, José C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. VIANA, Adalberto Rigueira. Melo Valério Araújo de. VIANA, Eliane Amaral. Coordenação Psicomotora. Rio de Janeiro. Sprint.

Page 9: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

PROFº MEDIADOR ESCOLAR E

COMUNITÁRIO

DESENVOLVENDO AS

ATIVIDES DO PROJETO

Page 10: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Page 11: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Page 12: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Page 13: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Page 14: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Page 15: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Page 16: Projeto pedagógico no karate 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARARAQUARAE.E. Dr. Leopoldino Meira de AndradeRua Serafim Herminda Soares, 336 – Jd. Paraíso II15991-354 - Matão – SP. – Fone: ( 16 ) 3382-1293E-mail: [email protected]

Responsável do Projeto

Professor:Joares Tavora F. da Silva

Faixa Preta 4º Dan (FKP e FBK);Formado em Educação Física

CREFSP: 023411-G/SPPresidente da Associação Tavora de Karate - DôProfessor Mediador Escolar e Comunitário