Projeto R Manauara 2013

23

description

X Encontro Regional N/NE de Estudantes de Design | Manaus - AM | 24 a 27 de Outubro

Transcript of Projeto R Manauara 2013

Page 1: Projeto R Manauara 2013
Page 2: Projeto R Manauara 2013
Page 3: Projeto R Manauara 2013
Page 4: Projeto R Manauara 2013
Page 5: Projeto R Manauara 2013

Sumário

Apresentação 06

Objetivos 07

Justificativa 08

Manaus 09

Design em Manaus 10

Benefícios do R Manauara 11

A CORDe 12

Tema 13

Por que “Ao extremo”? 14

Estrutura 15

Conteúdo 15

Estratégia 16

Responsabilidade Social 17

Instituto ler para crescer 17

Associação Pestalozzi 18

Conclusão 19

Resumo do Evento 20

Anexo A 21

Anexo B 22

Page 6: Projeto R Manauara 2013

AO EXTREMO 6

O encontro regional dos estudantes de design da regional norte/nordeste é um evento que reúne anualmente cerca de 700 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores, empresas e profissionais. Durante o evento, os encontristas poderão participar de palestras, oficinas, exposições, apresentação de trabalhos, atividades culturais, debates e manifestações publicas.

A décima edição do encontro acontecerá em Manaus, entre os dias 24 e 27 de outubro de 2013. A cada ano, o evento é organizado por uma comissão formada por estudantes voluntários. Essas comissões são escolhidas por meio de assembleia durante o evento anterior.

Embora este seja um evento que abrange apenas os Estados das regiões Norte e Nordeste, pessoas de todo o Brasil participam, tornando-o ainda mais diversificado e favorecendo a discussão e a troca de experiências culturais.

É com satisfação e orgulho que a Comissão Organizadora do 10˚ Encontro Regional de Estudantes de Design Norte/Nordeste (CORDe) se apresenta, através deste projeto e defende a proposta de uma nova visão em relação à organização dos Encontros de Estudantes no país.

Apresentação

Page 7: Projeto R Manauara 2013

Projeto R Manauara 20137

- Incentivar a aproximação entre instituições, profissionais e empresas;

- Divulgar projetos de empresas, estudantes, professores e instituições, para valorização não só da atividade com também da produção regional;

- Criar situações que possam demonstrar possibilidades de aliança entre as áreas do Design e a profissão em si com as empresas;

- Fortalecer a identidade do profissional de design diante da sociedade;

- Promover trocas culturais e intelectuais;- Incentivar o engajamento estudantil;- Fortalecer academicamente a atuação e identidade dos

Encontros de Design, tanto diante do corpo discente quanto do docente;- Repensar questões relacionadas ao ensino nas Universidades;- Estimular o surgimento de projetos inovadores através da troca

de informações;- Criar oportunidades de construções, através de atividades

práticas que possibilitem a integração.

Objetivos

Page 8: Projeto R Manauara 2013

AO EXTREMO 8

O primeiro curso de design de Manaus surgiu em 1988, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Desenho Industrial.

Através da criação da Divisão de Design, da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, o curso de Desenho industrial da UFAM sofreu forte influência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Esta divisão ocorreu por meio de um consórcio entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Associação brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Plano estratégico de Ciência e Tecnologia (PEECT).

A implantação do curso de Design visou agregar valor aos produtos oriundos do Pólo Industrial de Manaus (PIM), durante o surto de industrialização.

O cenário atual do Design em Manaus tornou-se diversificado, atendendo não somente ao PIM, mas também o mercado gráfico, digital, de interface, moda, interiores e produtos regionais, com a projeção do Design no desenvolvimento de produtos amazônicos.

Esta é a primeira vez que há um Encontro Regional de Estudantes em Manaus. Antes disso, a região norte recebeu apenas uma vez o evento regional, sediado em Belém, no ano de 2007. Apesar disso, a capital amazonense havia sediado o encontro em âmbito nacional. O 18 N Design aconteceu em 2008, com a temática Waty-Amá, e foi considerado um divisor de águas na história dos Encontros Nacionais.

Manaus é uma das Cidades-Sede da COPA de 2014, com isso tornando melhor o aproveitamento do encontro, tendo como agente facilitador, locomoção, estadia e aproveitamento da cidade.

Justificativa

Page 9: Projeto R Manauara 2013

Projeto R Manauara 20139

Manaus é a capital do Estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil. Além de sua economia, Manaus é uma cidade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo e na confluência dos rios Negro e Solimoes.

O potencial turístico da capital amazonense a torna mundialmente conhecida, principalmente pelo seu ecoturismo, sendo o décimo maior destino de turistas no Brasil.

O patrimônio arquitetônico e cultural engloba numerosos templos, palácios, museus, teatros, bibliotecas e universidades.

A cidade está localizada no extremo norte do país, a 3.490 quilômetros da capital nacional, Brasília. Aqui, história e modernidade convivem harmoniosamente. A cidade acompanha as exigências do seu tempo. Preparada para receber visitantes de qualquer procedência, que venham a negócios ou a lazer, a cidade está mais bonita do que nunca. Com modernidade, mas sem perder o encanto e a exuberância natural.

Manaus

Page 10: Projeto R Manauara 2013

AO EXTREMO 10

O primeiro curso de design de Manaus foi instituído em 1988, na Ufam. Atualmente existem seis cursos, sendo três bacharelados e três tecnológicos.

A cidade de Manaus sediou o 18° N Design em 2008 e o ERGODESIGN/USICH, congresso de âmbito internacional, no ano de 2011. Desde 2007, acontece o Encontro Amazonas Design, que já está na sua 3ª edição.

Desde 2010, acontece o Congresso de Design do Amazonas, que vai pra sua 2ª edição, em Março de 2013. Além da Semana de Design da UFAM, Fórum de Design (Faculdade Fucapi), Simpósio de Educação em Design na Amazônia (Faculdade Fucapi), Unidesign (Uninorte), Design em Foco (Faculdade Martha Falcão).

Design em Manaus

Page 11: Projeto R Manauara 2013

Projeto R Manauara 201311

A realização de um evento regional em Manaus traz grandes benefícios tanto para a cidade como para os seus participantes. Primeiro, por estar incentivando o turismo na cidade e segundo, para promover a quebra do paradigma de que em Manaus só existe floresta, que animais selvagens andam nas ruas e que nos locomovemos exclusivamente por canoas.

Queremos que os participantes percebam que Manaus é uma cidade que tem muito a oferecer à sua população e aos turistas.

Além disso, será a chance de encontristas mostrarem seu trabalho para outros profissionais e estudantes da área, de todas as regiões do país que estiverem prestigiando o evento, uma vez que o R Manauara apresentará trabalhos de acadêmicos e profissionais de Design de Manaus e da região norte do Brasil. Será a oportunidade de mostrarmos que Manaus também sabe fazer design.

Por fim, tanto a cidade quanto acadêmicos e profissionais serão beneficiados com a realização de um evento desse porte em Manaus.

Benefícios do R Manauara

Page 12: Projeto R Manauara 2013

AO EXTREMO 12

A CORDe Manauara deu inicio a suas atividades em 26 de Fevereiro de 2012, por meio das redes sociais, a partir disso os alunos de diversas Universidades de Manaus se uniram para dar início no que hoje tornou-se o Projeto R Manauara 2013. Atualmente com 18 membros.

Colaboradores até esta etapa:

• Ana Luiza Santa Cruz Matos dos Santos• Barbara Lindoso Tribug• Bárbara Salgado• Bianca Rodrigues Raposo da Câmara• Cristina Oliveira• Déborah Luiza Rodrigues França• Eduardo Quagliato• Fernanda Mendonça• Felipe Rabelo Barbosa• Jade Barbosa Ribeiro• Jasmim Barbosa Ribeiro• Jordan Mousse Israel• Larissa Rocha• Leandro da Rocha Picanço• Mariana Ribeiro Evangelista• Marianna Santarém Sarmanho• Paulo César Nunes Mindicello• Stefano Luiggi Alberto Robustelli Lolli

A CORDe

Page 13: Projeto R Manauara 2013

Projeto R Manauara 201313

Extremoex.tre.mo adj (lat extremu) 1 Situado no ponto mais distante. 2 Afastado, remoto, longínquo. 3 Elevado. 4 Sumo, máximo. sm 1 O ponto mais distante; extremidade, raia, limite. 2 Contraste. 3 Borda, orla. 4 Exagero, descomedimento. 6 Primeiro ou último termo numa proporção aritmética ou geométrica.

A temática abordada, foi baseada nas definições gramáticas da palavra extremo, na citação do dicionário Michaelis, podemos observar a proposta de temática apresentada.

Tema

Page 14: Projeto R Manauara 2013

AO EXTREMO 14

Primeiramente a localização da cidade de Manaus e do estado do Amazonas, que se encontra no norte do país, fazendo fronteira com 3 países da América do Sul. Estamos em localização extrema, tanto regional, quanto nacional e os meios de deslocamento são limitados, só se chega e sai de barco ou avião.

Manaus é uma tímida floresta de concreto rodeada por uma floresta majestosa e verde. Na cidade, são encontrados pontos onde as edificações dos tempos da Belle Epoque se misturam com as edificações modernas e também com a natureza.

Em Manaus levamos uma vida como em todas as grandes cidades do país e do mundo mas com um fator que a deixa bem mais agitada: Fazemos tudo debaixo de um calor extremo. 35 graus, pegamos temperaturas mais quentes e é quase todos os dias. Por isso convidamos você estudante de Design a conhecer Manaus. Uma cidade de extremos.

Queremos que vocês experimentem coisas novas, que conheçam o que é calor de verdade, as belezas da floresta, as nossas iguarias, enfim, tudo que Manaus tem a oferecer! E pode vim forte, pois somos do Norte!

Por que “Ao extremo”?

Page 15: Projeto R Manauara 2013

Projeto R Manauara 201315

Pensando em atender as reais e principais necessidades de um encontro regional, a CORDe selecionou como possíveis locais que mostraram-se capazes de comportar um evento da dimensão que propomos e iremos realizar, dentre as opções foram feitos estudos técnicos, relacionado a estrutura e capacidade de comportar o evento como um todo.

A Faculdade Fucapi apresenta uma estrutura com serviços básicos de atendimento, sejam nas suas dependências ou suas proximidades, como, hospitais, agências bancárias, farmácias, restaurantes e lanchonetes, além de possuír boa localização, laboratórios multimídia, auditórios e internet wi-fi, a faculdade dispõe também de amplos espaços para suportar o fluxo de pessoas que o encontro exige.

Estrutura | Conteúdo

Page 16: Projeto R Manauara 2013

AO EXTREMO 16

Sabemos o quanto é complicado a locomoção entre local de alojamento, conteúdo, alimentação e tudo mais, sabendo disso, nós da CORDe, trabalhamos para que houvesse uma centralização na estrutura do evento, de maneira que facilite a locomoção dos encontristas e não haja perda de tempo com transporte no trajeto entre um local e outro.

Por esse motivo, a utilização da união da estrutura da Associação Pestalozzi e Faculdades Fucapi é de uma fluidez impar, sendo um a frente de outro e os dois com espaços mais do que capacitados, atendem todas as nossas necessidades, mesmo que ajustes sejam necessários.

Conteúdo, alimentação e alojamentos serão separados apenas por distância entre blocos ou de uma rua.

Estrutura | Centralização da estrutura

Page 17: Projeto R Manauara 2013

Projeto R Manauara 201317

O Projeto Ler para Crescer Amazônia se inspira na pedagogia de Paulo Freire que, no sentido de democratizar o conhecimento, afirmou que: “Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção”. (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 33a. ed., p. 22, São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006)

O Projeto tem como objetivo articular a criação de espaços (bibliotecasbrinquedotecas), em colaboração com as comunidades solicitantes, visando a promoção humana e o desenvolvimento das potencialidades do público atendido, através de atividades culturais, sociais, de incentivo à leitura e cidadania (Estatuto do Instituto Ler para Crescer).

Neste momento, o projeto se desenvolve em cinco comunidades da periferia da cidade de Manaus e um ponto na comunidade do município de Iranduba.

I. LPC Colônia Antônio Aleixo – Rua Central, s/n, bairro Colônia Antônio Aleixo;

II. LPC Cidade de Deus – Rua São João, s/n, Bairro Cidade de Deus;

III. LPC Colônia Terra Nova – Avenida Sucupira, s/n, Bairro Colônia Terra

Nova;

IV. LPC Nova Canaã “Celebridades” – Rua Jesus de Nazaré, s/n;

V. LPC Palafitas- Comunidade Artur Bernardes

VI. LPC Iranduba – Rua Regina Abreu, s/n, Bairro Morada do Sol.

Nossa proposta é deixar cada vez mais conhecido este projeto, além de arrecadar livros para essas crianças e possivelmente ajuda finaceira para melhorias de material utilizados no dia a dia e sua estrutura básica , já que a sua principal forma de se manter funcionando são as doações dos próprios voluntários.

Responsabilidade Social | INSTITUTO LER PARA CRESCER

Page 18: Projeto R Manauara 2013

AO EXTREMO 18

A Pestalozzi é um entidade sem fins lucrativos voltada ao atendimento e ensino de crianças e adultos portadores de necessidades educativas especiais.

Que busca promover, executar e apoiar ações que contribuam para a inclusão social, a construção e o resgate da cidadania das pessoas com deficiência mental, visando, sobretudo, uma melhor qualidade de vida.

Criada em 1977, a Pestalozzi, por meio do Centro de Ensino Especial Helena Antipoff atende atualmente 180 alunos portadores da Síndrome de Down, autismo, deficiência mental, deficiência visual, deficiências múltiplas além de alunos com seqüelas de acidente vascular cerebral (AVC).

Visando o melhor para nosso alunos na instituição são desenvolvidas as atividades tradicionais “AVD” (atividades da vida diária), além dos cuidados que esses alunos precisam ter para melhorar sua convivência com as pessoas e consigo mesmo.

Na área ocupacional desenvolvem conteúdos relacionados à participação e contribuição na produção artesanal.

No caso da Associação, a CORDe tem uma proposta um pouco mais abrangente, envolvendo uma reforma da estrutura e atividades com os participantes do evento para o desenvolvimento de idéias para uma melhor convivência dos alunos. Cremos que a instituição faz um trabalho muito bonito e toda e qualquer ajuda é de muito ganho para a mesma, além de termos a certeza que uma mínima intervenção trará sorrisos e conforto a todos os alunos que sofrem com essas deficiencias, já que mudanças visuais são muito bem aceitas por eles.

Responsabilidade Social | ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI

Page 19: Projeto R Manauara 2013

Projeto R Manauara 201319

Durante todo o período de gestão da CORDe Manauara 2013, foram feitas pesquisas de estruturas para comportar o evento, convites de estudantes selecionados que já possuem um histórico em organizações de eventos de Design de importância em Manaus.

Além disso, já fazem 5 anos que não há um evento Regional de Design no Norte do Brasil. E muitos estudantes do país relembram o N Design 2008 que aconteceu em Manaus com muito carinho. Pois foi um evento que houve de fato a troca de conhecimentos, o network, o inicio de grandes amizades e etc. Queremos que o R Manauara 2013 repita isso.

Portanto, tendo em vista a possibilidade de locais, a equipe selecionada de estudantes dedicados e pela cidade de Manaus que está em constante desenvolvimento e destaque no restante do Brasil, entregamos esse projeto com muito carinho e dedicação para análise. Estamos prontos para fazer com que esse R Manauara 2013 seja um sucesso.

Conclusão

Page 20: Projeto R Manauara 2013

AO EXTREMO 20

Nome: R Manauara 2013 (10˚ Encontro Regional N/NE de Estudantes de Design).Data: 24 a 27 de Outubro.Local de Conteúdo: Faculdade FucapiLocal de Alojamento: Associação PestalozziParticipantes: 700 estudantes, profissionais e pesquisadores de Design e áreas afins.Conteúdo: Palestras, oficinas, workshops, visitas técnicas, exposições de produtos e serviços etc.Palestrantes: Profissionais formadores de opiniãoOficinas e exposições: Profissionais e alunos desenvolvedores de atividades específicas e de grande expressão.

Resumo do Evento

Page 21: Projeto R Manauara 2013

Projeto R Manauara 201321

ITEM DESCRIMINAÇÃO VALOR

1 ESTRUTURA R$ 37.350,00

1.a LOCAÇÃO DE ÁREA PARA EVENTO R$ 0,00

1.b ADEQUAÇÃO DE ÁREA PARA EVENTO R$ 7.350,00

1.c DESPESAS COM ALIMENTAÇÃO R$ 15.000,00

1.d LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS R$ 8.000,00

1.e CUSTO COM MÃO DE OBRA R$ 7.000,00

2 PALESTRANTES R$ 17.590,00

2.a PASSAGENS AÉREAS PALESTRANTES R$ 9.100,00

2.b HOSPEDAGEM PALESTRANTES R$ 4.590,00

2.c ALIMENTAÇÃO PALESTRANTES R$ 900,00

2.d CACHÊ PALESTRANTES R$ 3.000,00

3 LOGÍSTICA R$ 6.000,00

3.a ALUGUEL DE ONIBUS (TRANSLADOS) R$ 4.000,00

3.b GASOLINA R$ 2.000,00

4 MATERIAL PARA EVENTO R$ 24.600,00

4.a KIT ENCONTRISTA R$ 15.000,00

4.b IMPRESSOS GRÁFICOS R$ 5.000,00

4.c COLETES DE IDENTIFICAÇÃO R$ 1.000,00

4.d PULSEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO R$ 600,00

4.e MATERIAIS DE CONSUMO PARA ATIVIDADES R$ 3.000,00

5 ATIVIDADES INTEGRADORAS R$ 12.000,00

6 MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO R$ 12.000,00

6.a CARTAZES, FLYERS, IMPRESSOS R$ 2.000,00

6.b GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS R$ 1.000,00

6.c OUTDOOR R$ 3.000,00

6.d DIVULGAÇÃO EM TV R$ 4.000,00

6.e DIVULGAÇÃO EM MÍDIA IMPRESSA R$ 2.000,00

7 CUSTO TOTAL DO EVENTO R$ 109.540,00

ANEXO A – PLANILHA DE CUSTOS

Page 22: Projeto R Manauara 2013

AO EXTREMO 22

DIAMANTE OURO PRATA BRONZE APOIO

MARCA NO WEBSITE DO EVENTO

MARCA NOS IMPRESSOS GRÁFICOS

DE DIVULGAÇÃO

MARCA NOS MATERIAIS QUE IRÃO COMPOR O KIT DO ENCONTRISTA

MARCA NOS OUTDOORS DO EVENTO

CESSÃO DE ESPAÇO PARA COLOCAÇÃO DE

BANNER

KIT DO PATROCINADOR

CITAÇÃO DO NOME EM PROGRAMAS DE TV E

REPORTAGENS

CESSÃO DE ESPAÇO PARA MONTAGEM

DE STANDS E AÇÕES LOCAIS DE DIVULGAÇÃO

VALOR DO INVESTIMENTO

R$ 5.000,00

R$ 3.000,00

R$ 2.000,00

R$ 1.000,00

ANEXO B – PLANO DE PATROCÍNIO

Page 23: Projeto R Manauara 2013