PROJETO TRANSCRIÇÃO DE FONTES PAROQUIAIS … · 2020. 10. 8. · Livro de Batismo 02 (1793 a...

61
Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 1 de 61 PROJETO – TRANSCRIÇÃO DE FONTES PAROQUIAIS CATARINENSES Lages / SC - Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Pode haver equívocos! Esta transcrição é subsídio para a pesquisa que eu, Murilo Dutra, estou fazendo sobre a família de “Marcos José Gonçalves” que esteve na região de Lages/SC entre os anos de 1830 e 1900. Este documento foi feito por mim com inspiração nas tabulações já realizadas pelo Genealogista Telmo Tomio (em memória) especialmente na pesquisa realizada nos livros de batismo da cidade de Penha/SC. As planilhas de Penha publicadas por Telmo Tomio deram grande auxílio na construção de minha árvore familiar materna. Também busquei inspiração no trabalho realizado pelo site viamaoantigo.com.br (especialmente os 2 primeiros livros de batismo de Viamão / RS). Nesse levantamento aqui apresentado estão os registros do Livro de Batismo 02 da cidade Lages / SC. Este livro compreende os registros realizados entre os anos 1793 e 1819. Na ponta direita superior de cada folha, há a numeração original, nem sempre legível. Com o passar do tempo e com constantes pesquisas o presente arquivo poderá sofrer correções. Informações e sugestões para correção através do e-mail: [email protected]. Obs: Quando anotado entre “[ ]” significa que é o que mais se parece, não é certeza. Nas últimas páginas deste documento estão apresentados 2 INDICES distintos: um deles ordenado de acordo com o NOME DA CRIANÇA e outro ordenado pelo NOME DO PAI. Nestes índices estão os números das páginas para encontrar a transcrição aqui nesse documento e o número de página da fonte original (Livro de Batismo 02 de Lages). Para acessos as imagens do livro original, acesse o endereço: https://cutt.ly/livro02lages * Livro 02 da imagem 97 a 169. Biblioteca de Transcrições Blog do Autor abre.ai/prateleira-madrugada abre.ai/blog-madrugada Fl. 1: Termo de abertura Este livro achei sim numerar as folhas somente rubricadas pelo Reverendo Parocho Joaquim Gomes de Escobar, no qual já estava os baptizados da Parochia de Nossa Senhora dos Prazeres da Villa de Lages; Agora porem vai por mim numerado, rubricado com a minha rubrica que dei sim oo e há de servir para de folhas vinte e sinco em diante se lançarem os escravos que se baptizarem na ditta Parochia. E no fim leva termo de encerramento. Villa de Lages 28 de 9bro de 1798. Manoel Muniz Sim oo Fl 1v, 2, 2v, estão em branco

Transcript of PROJETO TRANSCRIÇÃO DE FONTES PAROQUIAIS … · 2020. 10. 8. · Livro de Batismo 02 (1793 a...

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 1 de 61

    PROJETO – TRANSCRIÇÃO DE FONTES PAROQUIAIS CATARINENSES

    Lages / SC - Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres

    Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Pode haver equívocos! Esta transcrição é subsídio para a pesquisa que eu, Murilo Dutra, estou fazendo sobre a família de “Marcos José Gonçalves” que esteve na região de Lages/SC entre os anos de 1830 e 1900. Este documento foi feito por mim com inspiração nas tabulações já realizadas pelo Genealogista Telmo Tomio (em memória) especialmente na pesquisa realizada nos livros de batismo da cidade de Penha/SC. As planilhas de Penha publicadas por Telmo Tomio deram grande auxílio na construção de minha árvore familiar materna. Também busquei inspiração no trabalho realizado pelo site viamaoantigo.com.br (especialmente os 2 primeiros livros de batismo de Viamão / RS). Nesse levantamento aqui apresentado estão os registros do Livro de Batismo 02 da cidade Lages / SC. Este livro compreende os registros realizados entre os anos 1793 e 1819. Na ponta direita superior de cada folha, há a numeração original, nem sempre legível. Com o passar do tempo e com constantes pesquisas o presente arquivo poderá sofrer correções. Informações e sugestões para correção através do e-mail: [email protected]. Obs: Quando anotado entre “[ ]” significa que é o que mais se parece, não é certeza. Nas últimas páginas deste documento estão apresentados 2 INDICES distintos: um deles ordenado de acordo com o NOME DA CRIANÇA e outro ordenado pelo NOME DO PAI. Nestes índices estão os números das páginas para encontrar a transcrição aqui nesse documento e o número de página da fonte original (Livro de Batismo 02 de Lages). Para acessos as imagens do livro original, acesse o endereço: https://cutt.ly/livro02lages * Livro 02 da imagem 97 a 169.

    Biblioteca de Transcrições Blog do Autor

    abre.ai/prateleira-madrugada

    abre.ai/blog-madrugada

    Fl. 1: Termo de abertura

    “Este livro achei sim numerar as folhas somente rubricadas pelo Reverendo Parocho Joaquim Gomes de Escobar,

    no qual já estava os baptizados da Parochia de Nossa Senhora dos Prazeres da Villa de Lages; Agora porem vai

    por mim numerado, rubricado com a minha rubrica que dei simoo e há de servir para de folhas vinte e sinco em

    diante se lançarem os escravos que se baptizarem na ditta Parochia. E no fim leva termo de encerramento. Villa

    de Lages 28 de 9bro de 1798. Manoel Muniz Simoo”

    Fl 1v, 2, 2v, estão em branco

    http://www.viamaoantigo.com.br/mailto:[email protected]://cutt.ly/livro02lages

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 2 de 61

    1. Fl. 3 ; 26/10/1793; Anna; inocente filha legitima de João da Maceno de Cordova e de sua mulher Maria de Sam Boa Ventura do Amaral Gurgel e foram Padrinhos: O capitão Mor Regente Bento do Amaral Gurgel Annes e D. Maria Joaquina do Amaral. Todos fregueses desta villa. do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    2. Fl. 3; 26/11/1793; Feliciana; inocente filha de pais incógnitos gentio apanhado no certão deste [campos] de Lages.

    Foram padrinhos: João Pereira de [Carpes] e sua mulher Maria Angelica. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    3. Fl. 3; 29/11/1793; Antonia; inocente filha legitima de Salvador Nunes de Chaves e de sua mulher Francisca Lemes

    de Siqueira. Foram padrinhos: Joze Teixeira e Izabel de Chaves de Siqueira. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    4. Fl. 3; 01/12/1793; Maria; gentia de idade pouco mais ou menos de treze anos que foi apanhada neste certão de

    Lages. Foram padrinhos: O Capitam Antonio Marques de Arzão e sua mulher D. Anna Pedroza de Moraes, todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    5. Fl. 3v; 21/11/1793; Gabriel; inocente filho legitimo de João e Maria escravos de Joze Alvarez Ferras. Foram

    padrinhos: João Pereira de [Carpes] e sua mulher Maria Angelica de Oliveira. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    6. Fl. 3v; 15/12/1793; Antonio; inocente filho legitimo de Miguel Correa e de sua mulher Thereza Antonia de Jesus.

    Foram padrinhos: o Capitam Antonio Marques de Arzan e sua mulher D. Anna Pedroza de Moraes Navarro. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    7. Fl. 4; 17/12/1793; Maria; inocente filha de pais incógnitos exposta em caza de Angela Maria de Jesus. Foram

    padrinhos: Nicolao Joze de Castro e Angela Maria de Jesus acima expressada. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    8. Fl. 4; 12/12/1793; Senhorinha; inocente filha legitima de Joze Alvarez Ferras e de sua mulher Francisca Pedroza.

    Foram padrinhos: eu ministro Manoel Francisco Cruz, e o Capitam Mor Regente Bento do Amaral Gurgel Annes. Todos fregueses deste villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    9. Fl. 4; 26/12/1793; Felisberto; inocente natural de Francisca Nunes [f..] e de pay incógnito. Foram padrinhos: Joze

    Alvares e Gertrudez Pedrosa. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    10. Fl. 4; 27/01/1794; Anna; inocente filha legitima de João Ribeiro e Maria de Santiago. Foram padrinhos: Antonio

    Dias Cortes e Antonia Francisca de Toledo. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    11. Fl. 4v; 03/02/1794; Barbara; inocente filha legitima de Maria Francisca do Rego e de seo marido Antonio do Prado.

    Foram padrinhos: Balthazar Joaquim de Oliveira por procuração que me apresentou João Antonio Borges e madrinha D. Maria Joaquina. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 3 de 61

    12. Fl. 4v; 29/03/1794; Anna; inocente filha legitima de Antonio Roiz de Oliveira Fam e de sua mulher D. Maria Ignacia

    do Amaral Gurgel. Foram padrinhos: Joaquim Barboza Leite e sua mulher D. Anna Theodora de Oliveira. Todos fregueses desta villa. Menos o padrinho e madrinha. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    13. Fl. 4v; 12/05/1794; Maria; inocente filha de Custodia e de pai incógnito. Foram padrinhos: Simião Dias e madrinha

    Suzana da Sillva Ribeiro. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    14. Fl. 5; 18/05/1794; Tristão; inocente filho legitimo do falecido Joaquim Francisco e sua mulher Maria [Soledonia].

    Foram padrinhos: Joaquim Barboza e a Anna Theodora de Oliveira. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    15. Fl. 5; 19/05/1794; Antonio; inocente filho legitimo de Joze Manoel do Espirito Santo e de sua mulher Maria Jose

    de Jesus. Foram padrinhos: Jose Alvarez Ferras e sua mulher Francisca Pedroza. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    16. Fl. 5; 24/05/1794; Joze; inocente filho legitimo de Salvador Ferras e de sua mulher Maria Jozefa. Foram padrinhos:

    Francisco Nunes de Carvalho e Francisca Maria. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    17. Fl. 5; 19/06/1794; João; inocente filho de pais incógnitos exposto em caza do Alferes Antonio de Araujo França.

    Foram padrinhos: Alferes Antonio de Araujo França e sua mulher Izabel Roiz Soares. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    18. Fl. 5v; 20/06/1794; Brizida; inocente filha legitima de Jeronimo de Gois e de sua mulher Victoria Nunes foram

    padrinhos: Pedro da Silva Moreira e Joana. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    19. Fl. 5v; 06/07/1794; Pedro; inocente filho legitimo de João Pereira de Carpes e de sua mulher [a forra] D. Maria

    Angelica de Oliveira. Foram padrinhos: Sargento Mor Manoel Roiz de Ataides e sua mulher D. Maria do Rozario. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    20. Fl. 5v; 06/07/1794; Diogo; inocente filho legitimo do Tenente Pedro da Silva Ribeiro e de sua mulher D. Anna Maria

    de Saldanha, Foram padrinhos: o Capitam Diogo Pinto de Azevedo Portugal e D. Anna Theodoro de Oliveira por procuração que me apresentou Anna Joaquina de Benavides. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    21. Fl. 6; 29/07/1794; Joaquim; inocente filho legitimo de Salvador de Barros e de sua mulher Ursula Maria. Foram

    padrinhos: Paulo de Camargo e Joaquina Felizarda. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    22. Fl. 6; 03/08/1794; Joze; inocente filho legitimo de Joze Luis e de sua mulher Antonia Maria. Foram padrinhos:

    Vicente Roiz de Ataides e sua mulher Maria da Conceição. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 4 de 61

    23. Fl. 6; 17/08/1794; João; inocente filho legitimo de Francisco Dias e de sua mulher Maria Francisca. Foram padrinhos: Joze Alvarez e sua mulher Luiza Maria. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    24. Fl. 6v; 31/08/1794; Joze; inocente filho legitimo de João da Costa e de sua mulher Maria Guarapira. Foram

    padrinhos: Sargento Antonio Correa de Souza e sua mulher Ludovina Roza de Jesus. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    25. Fl. 6v; 06/10/1794; Maria; inocente filha legitima de Joze do Amaral e de sua mulher Maria do Nascimento. Foram

    padrinhos: João Antonio Borges e sua mulher Maria Custodia do Amaral. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    26. Fl. 6v; 05/10/1794; Luis; inocente filho legitimo de Manoel Joze Correa da Camara e sua mulher Catherina da Silva.

    Foram padrinhos: Manoel da Costa Lima e sua mulher Maria Vaz. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    27. Fl. 7; 11/10/1794; Maria; inocente filha legitima de Andre Guerreiros de [Alboim] e de sua mulher Florinda do

    Amaral. Foram padrinhos Joze do Amaral e sua filha Maria Custodia cazada. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    28. Fl. 7; 11/10/1794; Joze; inocente filho legitimo do Sargento de Voluntarios Reaes que se acha nesta villa destacado

    Antonio Correa de Souza e de sua mulher Luduvina Roza de Jesus. Foram padrinhos: eu ministro abaixo assignado e Dona Ignocencia Maria Pereira Pinto mulher do Sargento Mor Miguel Pedrozo Leite. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    29. Fl. 7; 13/10/1794; Benedita; inocente filha legitimo de Benedito Roiz dos Santos e de sua mulher Escolastica Maria

    de Jesus. Foram padrinhos: o Alferes Antonio de Arahujo França e sua mulher Izabel Roiz Soares. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    30. Fl. 7v; 27/10/1794; Anna; inocente filha legitima de João Jose de Matos e sua mulher Anna Maria de Jesus. Foram

    padrinhos: o Capitam Joaquim de Oliveira e o ajudante Joannes Annes. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    31. Fl. 7v; 15/11/1794; Joze; inocente filho de Lionor [Novaes] natural. Foram Padrinhos: Salvador Ferras e Angela

    Dias. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    32. Fl. 7v; 30/11/1794; Joze; filho natural de Caetana e de pai incógnito. Foram padrinhos: Antonio Joze Pereira e

    Maria Pereira. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    *observação à margem: “Declaro que a mae e o filho sam escravos do Capitam Joaquim Jose Pereira.” (rubricado pelo mesmo vigário)

    33. Fl. 8; 07/12/1794; Joana; inocente filha legitima de João Esteves e de sua mulher Anna Maria de Barros. Foram

    padrinhos: o Alferes João Baptista e D. Anna Maria de Santa Rita. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 5 de 61

    34. Fl. 8; 07/12/1794; Marta; 07/12/1794; inocente filha legitima de Joanna e João escravos de D. Barbara Garcia de

    Barros. Foram padrinhos: Manoel escravo do Capitam Marques e Thereza escrava de Maria Barboza. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    35. Fl. 8; 05/01/1795; Joze; inocente filho legitimo de Alexandre da Silva Esteves e de sua mulher Liberata Maria de

    Jesus. Foram padrinhos: [...] Bernardinho da Costa e Maria Barboza. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    36. Fl. 8v; 08/01/1795; Joana; inocente filha legitima de Antonio Francisco de Camargo e de sua mulher Jozefa Teixeira.

    Foram padrinhos: [Afonso] Romão fregues da ilha de Santa Catarina e Maria Soledonia, fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    37. Fl. 8v; 09/01/1795; Joze; inocente filho de pais incógnitos exposto em caza de Filicia Maria de Jesus. Foram

    padrinhos: Antonio Joaquim [..] e Anna Cativa do Alferes Antonio de Araujo França. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    38. Fl. 8v; 18/01/1795; Gertrudez; inocente filha legitima de Manoel da Costa e de sua mulher Izabel Maria de Jesus.

    Foram padrinhos: Ignacio Roiz da Silva e de sua mulher Gertrudez Maria de Jesus. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    39. Fl. 9; 24/02/1795; Maria; inocente filha de pais incógnitos e exposta em caza de Domingos Fagundes dos Santos e

    sua mulher Francisca de Chaves. Foram padrinhos: os mesmos Domingos Fagundes dos Santos e sua mulher Francisca de Chaves. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    40. Fl. 9; 07/03/1795; Maria; inocente filha de pais incógnitos. Foam padrinhos: o Sargento Mor Miguel Pedrozo Leite

    e sua mulher Dona Ignocencia Maria Pereira Pinto. Exposta em caza do mesmo Sargento Mor. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    41. Fl. 9; 29/03/1795; Felisberto; gentio de idade mais ou menos de sete meses apanhado nos sertões deste

    continente. Foram padrinhos: Antonio Dias soldado dos voluntários reais e Gertrudez Maria. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    42. Fl. 9v; 05/04/1795; Pedro; inocente gentio apanhado neste certao de Lages. Foram padrinhos: Antonio Francisco

    e Manoel Joaquim Pereira. Fregueses de Curitiba. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    43. Fl. 9v; 07/04/1795; Manoel; inocente filho de Roza Maria de Jesus e de pai incógnito. Foram padrinhos: Benedicto

    Roiz dos Santos e sua mulher Escolastica Maria de Jesus. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    44. Fl. 9v; 07/04/1795; Maria; inocente filha legitima de Joze Joaquim Lemes do Prado e de sua mulher Brigida Maria

    da Silva. Foram padrinhos: Joze Alvares Ferras e sua mulher Francisca Pedroza. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 6 de 61

    45. Fl. 10; 07/04/1795; Joze; inocente filho legitimo de João Cardozo Pinheiro e de sua mulher Maria da Conceição.

    Foram padrinhos: Manoel da Costa e sua mulher Maria Vaz. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    46. Fl. 10; 14/04/1795; Manoel; inocente escravo do Capitam Antonio Marques Arzão filho de Manoel e Roza escravos

    do dito Capitam. Foram padrinhos: Manoel da Costa Lima e sua mulher Maria Vaz. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    47. Fl. 10; 20/04/1795; Joze; inocente filho legitimo de Balthazar Joaquim de Oliveira Fam e de sua mulher D. Maria

    Joaquina do Amaral. Foram padrinhos: Manoel Cavalheiro Leite e D. Genoveva Raquel. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    48. Fl. 10v; 01/05/1795; Pedro; inocente filho legitimo de João Nunes e de sua mulher Maria Ignacia. Foram padrinhos:

    Salvador [...] de Angelica Maria. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    49. Fl. 10v; 30/05/1795; Joze; inocente filho legitimo de Joze Bicudo de Brita e de sua mulher Thereza Roiz de Oliveira.

    Foram padrinhos: Manoel da Costa Lima e sua mulher Maria Vaz. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    50. Fl. 10v; 12/07/1795; Anna; inocente filha legitima de Salvador Nunes de Chaves e de sua mulher Francisca Lemes

    de Siqueira. Rdo Pe Joze de Madeiros Pereira deste bispado com licença [...]. Foram padrinhos: O capitão Joaquim Joze do Amaral e Eufrazia Maria de Benevides. Todos fregueses desta villa. Do que para constar fiz este assento. O Vigário Manoel Francisco Cruz. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    51. Fl. 11; 12/07/1795; Senhorinha; com licença do reverendo Pároco Manoel Fernandes Cruz, baptizei a inocente

    filha legitima do Sargento Mor Manuel Rodrigues de Ataide e de sua mulher Dona Maria do Rozario, moradores e fregueses desta paroquia. Foi padrinho o Capitão Diogo Pinto de Azevedo Portugal da legião de voluntários reais da cidade de Sam Paulo. E porque o reverendo pároco desta igreja se auzentou e [fugiu] sem ter feito este assento e não há nesta villa outro sacerdote senão eu; por isso, para constar fiz este assento aos vinte e cinco do mesmo mez. Padre Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    52. Fl. 11; 19/07/1795; Domingos; filho legitimo de Roque e de sua mulher Maria escravos do Capitão Pedro da Silva

    Ribeiro: forão padrinhos: [tl] Joaquim Joze Machado e sua mulher Eugenia Maria: todos desta parochia. Padre Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    53. Fl. 11; 19/07/1795; Esmeria; de menor idade, gentio da terra, tomada de entre os bugres lageanos: forão

    padrinhos: Salvador Dias filho solteiro de Miguel Dias e Anna Joaquina Felizarda de Barros, filha solteira de Manuel de Barros. Ambos desta parochia. Padre Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    54. Fl. 11; 19/07/1795; Candido; parvulo, gentio da terra tomado em preza de entre os bugres lageanos; forão

    padrinhos o ajudante Joanes Annes, filho solteiro do Capitão Mor Bento do Amaral Gurgel Annes e Dona Maria de Sam Boaventura mulher do juiz ordinário João Damasceno de Cordova. Ambos desta parochia. Padre Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    55. Fl. 11v; 22/07/1795; Joaquim; filho de Roza Maria, solteira e de pai incógnito. Forão padrinhos: Joaquim Joze de

    Almeida Capitão de Infantaria Auxiliar da cidade de Sam Paulo, onde he cazado e morador e Liberata Maria de

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 7 de 61

    Jesus mulher de Alexandre Esteves: São todos desta parochia. Padre Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    56. Fl. 11v; 26/07/1795; Paula; filha legitima de Joze Alvares de Souza e de sua mulher Luiza Maria. Forão padrinhos:

    Manuel Dias Cortes e sua main Ignez de Chaves mulher de Antonio Dias Cortes. Todos são desta parochia, aonde não há outro sacerdote senão eu. Padre Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    57. Fl. 11v; 26/07/1795; Joaquim; de menor idade, gentio da terra tomada em preza de entre os bugres lageanos.

    Forão padrinhos: Ignacio Rodrigues da Silva, vazado e Maria escrava do Capitão Mor Bento do Amaral Gurgel Annes, cazada com Francisco dos Santos. Todos são desta parochia. Padre Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    58. Fl. 11v; 09/08/1795; Antonio; bugre de idade de três anos, tomado em preza dos gentios lageanos. Forão

    padrinhos: Francisco Nunes de Carvalho e sua filha solteira: Ignacia Nunes ambos desta parochia. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    59. Fl. 12; 10/08/1795; Maria; de idade de três anos pouco mais ou menos, tomada de entre os gentios e bugres

    lageanos: forão padrinhos: Jozé Martins Ferraz e Maria Vaz, mulher de Manuel da Costa, desta parochia. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    60. Fl. 12; 10/08/1795; Jacinta; parvula, tomada de entre os bugres gentios lageanos: forão padrinhos: Joaquim

    Rodrigues filho solteira de Francisca Leme da Silva e Joana forra preta, filha solteira de Escolastica Fernandes: todos desta parochia. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    61. Fl. 12; 06/09/1795; Manuela; filha legitima de Anselmo Joze dos Santos e de sua mulher Joaquina Maria. Forão

    padrinhos: Manuel Antonio Leite, filho solteira de João Antonio Leite e Antonia Rodrigues, filha solteira de Ignacio Rodrigues: todos desta parochia. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    62. Fl. 12; 07/09/1795; Maria; de idade pouco mais ou menos de quatro anos, tomada em preza de entre os gentios e

    bugres lageanos. Forão padrinhos: João Nunes do Amaral Pinto forro e Maria Francisca Ferreira sua mulher: todos são desta parochia. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    63. Fl. 12v; 10/09/1795; Joanna, filha legitima de Bartholomeo da Silva e de sua mulher Maria Ignacia de Barros: forão

    padrinhos: Antonio Joaquim [Jarvis] filho solteiro de Paulino de Andrade e Joaquina Felizarda de Barros, filha solteira de Manuel de Barros: todos são desta parochia. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    64. Fl. 12v; 13/09/1795; Antonio; filho legitimo de Ignacio Roriz Quintanilha e de sua mulher Anna Maria de Jesus:

    forão padrinhos Antonio Leite de Camargo, filho solteira de Bento Antonio e Rozalia Maria também solteira, irmão do padrinho: todos são desta parochia. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    65. Fl. 12v; 29/09/1795; Claro; filho legitimo de Vicente Rodrigues de Ataide e de sua mulher Maria da Conceição;

    forão padrinhos: Matheos Joze de Souza e sua mulher clara Maria de Ataide: todos desta parochia. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    66. Fl. 12v; 01/10/1795; Joze; filho legitimo de João Antonio Borges e de sua mulher Maria Custodia: forão padrinhos

    João Damasceno de Cordova e sua mulher Maria de San Boaventura. Todos são desta parochia. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 8 de 61

    67. Fl. 13; 16/10/1795; Manuel; filho ilegítimo de Maria Francisca mulher de Antonio Leme do Prado: forão padrinhos:

    o Guarda Mor Bernardino da Costa Filgueira e Maria Barboza da Anunciação cazada com Joze Gomes Valente. São todos desta parochia. O pai he incógnito. Joze de Medeiros Pereira. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    68. Fl. 13; 02/11/1795; Manuel; filho legitimo de Joze Rodrigues e de Maria da Costa, natural da villa de Laguna. Forão

    padrinhos: o Sargento Manuel Eugenio solteiro e Maria Vaz cazada. Todos fregueses desta paroquia do qual fiz assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    69. Fl. 13; 02/11/1795; Maria; filha legitima de Domingos da Costa e sua mulher Francisca Maria. Forão padrinhos:

    Francisco de Siqueira e Angela Perpetua viúva. Todos fregueses desta villa. Do que fiz assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    70. Fl. 13; 15/11/1795; Feliciana; escrava filha legitima de Ignacio e Francisca ambos escravos do Capitam Joaquim

    Joze Pereira. Forão padrinhos: Antonio de Araujo França cazado e Angela viúva. Todos fregueses desta parochia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    71. Fl. 13; 19/11/1795; Ignacio; filho de João e Maria ambos escravo de Joze Martins. Forão padrinhos: Paulo Monteiro

    cazado e Anna Pedroza viúva. Todos fregueses desta parochia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    72. Fl. 13v; 06/12/1795; Manuel; filho legitimo do Capitam Pedro Ribeiro da Silva e sua mulher Dona Anna Maria de

    Saldanha. Forão padrinhos: o Capitam Mor Bento do Amaral Gurgel Annes, e o Alferes do voluntários João Baptista da Silva Costa, ambos solteiros. Todos fregueses desta parochia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    73. Fl. 13v; 29/01/1796; Francisco; filho de Joze Joaquim da Silva, sua mulher Maria Joaquina. Forão padrinhos: Paulo

    Monteiro e sua mulher Maria do Rozario, ambos cazados. Todos fregueses desta paroquia, Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    74. Fl. 13v; 02/01/1796; Manuel; inocente filho de bugres bravos. Forão padrinhos: o Tenente Baltazar Rodrigues e D.

    Maria de Boaventura, ambos cazados e fregueses desta paroquia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    75. Fl. 13v; 02/01/1796; Maria; inocente filha de bugres bravos, forão padrinhos: o ajudante Joanes Anes do Amaral,

    solteiro, com D. Maria Joaquina do Amaral cazada, ambos fregueses desta parochia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    76. Fl. 14; 01/02/1796; João; inocente filho de pais incógnitos. Forão padrinhos: Joze Bicudo e sua mulher Thereza

    Rodrigues. Todos fregueses desta parochia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    77. Fl. 14; 16/03/1796; Serafino; inocente filho de Salvador Ferraz, sua mulher Jozefa de tal. Forão padrinhos: Manuel

    Francisco e Maria de Carvalho, ambos solteiros. E todos fregueses desta parochia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    78. Fl. 14; 19/03/1796; Joaquina; inocente filha de Paulo Monteiro e sua mulher Maria do Rozario. Forão padrinhos:

    o reverendo ministro e Dona Maria do Rozario, freguesa desta parochia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 9 de 61

    79. Fl. 14; 11/05/1796; Manoel; inocente filho legitimo de Andre Guerrero e sua mulher Florinda do Amaral. Forão padrinhos: o Sargento de voluntários reais Manuel Eugenio de Oliveira Roza e Maria do Nascimento de Jesus. Todos fregueses desta parochia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    80. Fl. 14; 24/06/1796; Francisco; inocente filho legitimo de Mathias de [Madurero] e Anna Brigida dos Santos: Forão

    Padrinhos: Domingos Fagundes, cazado, e Francisca de Chaves Cortes cazada. Todos fregueses desta parochia. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    81. Fl. 14v; 07/07/1796; Joze; inocente filho legitimo do Capitam Joaquim Joze Pereira e sua mulher Donna Anna Maria

    de Santa Rita, a qual cepultei no mesmo dia. Forão padrinhos por procuração de Joze Joaquim Taques o Tenente Baltazar Joaquim de Oliveira [...] Nossa senhora do Prazeres, meos fregueses, e cazado. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    82. Fl. 14v; 13/07/1796; Joaquina; inocente filha legitimo de Vitorino Pinto e Joanna Luiza. Forão padrinhos: o

    reverendo ministro e o Alferes Francisco Teixeira, solteiro, e andante. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    83. Fl. 14v; 27/07/1796; Antonio; inocente filho legitimo de Antonio, digo de Joze Luis e de Antonia Maria. Forão

    padrinhos: Antonio Francisco cazado e Theodora Maria cazada, e ambos meos fregueses. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    84. Fl. 14v; 27/07/1796; Luduvina; inocente filha legitima de Joze Manuel e sua mulher Maria Joze de Jesus. Forão

    padrinhos: Manuel Joze e sua mulher Catharina da Silva. Meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    85. Fl. 15; 20/08/1796; Sezefredo; inocente filho legitimo de Francisco de Paula e sua mulher Dona Anna do Amaral

    Gurgel. Forão padrinhos: o Capitam Mor Bento do Amaral Gurgel Annes e Maria Custodia do Amaral, ambos cazados e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    86. Fl. 15; 04/09/1796; Anna; inocente filha de [Jozefina] escrava do Capitam Joaquim de Oliveira e de pays incognitos.

    Foram padrinhos: Manuel Soares, solteiro, e Maria da Comseisam, cazada, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    87. Fl. 15; 11/09/1796; Joze; inocente filho de Custodia Maria, e de pay incógnito. Forão padrinhos: Salvador Soares,

    solteiro, e Izabel Maria, solteira. Ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    88. Fl. 15; 21/09/1796; Manuel; inocente filho legitimo de Matheus Joze e de [Clara] de Athaydes. Forão padrinhos: o

    Sargento Mor Manuel Rodrigues de Ataydes e sua mulher Dona Maria do Rozario, ambos cazados e meus fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    89. Fl. 15v; 09/10/1796; Vicente; inocente filho legitimo de Vicente Rodrigues de Atayde e sua mulher Maria da

    Conseisam. Forão padrinhos: Anna de Ataydes e o reverendo ministro, E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    90. Fl. 15v; 09/10/1796; Serafim; inocente filho legitimo de Manoel Joze Correa e sua mulher Catharina da Silva: Forão

    padrinhos: Bernardinho da Costa Filgueira cazado e Antonia da Silva solteira ambos meus fregueses do que para

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 10 de 61

    constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    91. Fl. 15v; 09/10/1796; Simiam; inocente filho legitimo de Antonio Francisco de Camargo e de Jozefa Maria. Forão

    padrinhos: Francisco Joze de Souza e sua mulher Joaquina de Barros ambos meus fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    92. Fl. 15v; 05/11/1796; Maria; inocente filha legitima de Felipe Correa e de Izabel Maria. Forão Padrinhos: Antonio

    Correa cazado e Joana Dias Cortes, cazada, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    93. Fl. 16; 13/11/1796; Policarpo; inocente filho legitimo de Calisto Joze e Catharina Nunes. Forão padrinhos: o soldado

    João Gonçalves [Lesa], solteiro, e Leonor Nunes cazada. Todos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    94. Fl. 16; 19/11/1796; Delfina; inocente filha de Maria Francisca e de pay incógnito. Forão padrinhos: Jeronimo de

    Gois, e Vitoriana Nunes cazada, e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    95. Fl. 16; 30/11/1796; Joaquim; inocente escravo de João Antonio, filho de João e Joanna ambos escravos do mesmo.

    Forão padrinhos: João escravo do Tenente Baltazar Joaquim e Vitoria solteira escrava de Maria da Comseisam. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    96. Fl. 16v; 11/12/1796; Severina; inocente filha de Thereza Maria e de pay incógnito. Forão padrinhos: Joaquim Joze

    Machado e Eugenia Maria Saldanha, ambos meus fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    97. Fl. 16v; 18/12/1796; Candida; inocente filha de Maria Francisca cazada e de pay incógnito. Forão padrinhos: Andre

    Guerreros e Maria Barboza, ambos cazados, e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    98. Fl. 16v; 26/12/1796; Felisberto; inocente filho legitimo do cabo de voluntários, Miguel Bicudo e sua mulher Anna

    Joaquina de Benavides. Forão padrinhos: Domingos Joze de Brito e Ignacio da Silva Ribeiro. Ambos solteiros e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    99. Fl. 17; 26/12/1796; Serafim; inocente escravo do Capitam Joaquim Joze R [...] filha de Mariana escrava do mesmo

    e de pay incógnito. Forão padrinhos: Ignacio Ribeiro, solteiro, e Theodora Maria cazada, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    100. Fl. 17; 14/06/1795; Diogo; inocente filho do Cabo Miguel Bicudo e sua mulher Anna Joaquina de Benavides. Forão

    padrinhos: o Capitam Diogo Pinto, cazado, e Domingos Leite Peixoto viúvo, e como Reverendo vigário Raul Fernandes não fez este assento por negligencia. Fiz eu a rogo do cabo Miguel Bicudo. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    101. Fl. 17; 06/01/1797; Veronica; inocente filha legitima de Angelo de Faria e sua mulher Barbara Maria. Forão

    padrinhos: Francisco Joze, solteiro e Maria Alvarez cazada ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 11 de 61

    102. Fl. 17v; 26/02/1797; Joze; inocente filho de Benedito e Escolastica. Forão padrinhos: Mathias Gonçalves e sua mulher Barbara. Todos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    103. Fl. 17v; 26/02/1797; Manuel; inocente escravo de D. Barbara, filho de Plasida, escrava da mesma e de pay

    incógnito. Forão padrinhos: Luis Antonio de Oliveira, solteiro, Brigida cazada meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    104. Fl. 17v; 06/03/1797; Pedro; inocente filho legitimo de Jeronimo de Gois e sua mulher Vitoriana. Forão padrinhos:

    Gregorio Alves, solteiro, e Ignacio de Gois, solteira. Todos meus fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    105. Fl. 18; 12/03/1797; Francisco (ou Maria); inocente filho legitimo de Salvador Nunes e sua mulher Francisca de

    Tal. Forão padrinhos: João Antonio e sua mulher Maria Custodia. Todos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    * à margem do registro está com nome de Francisco e no registro está anotado como nome da criança Maria, porém todos os artigos são de masculino (filhO LegitimO) por esse motivo mantive como Francisco.

    106. Fl. 18; 27/03/1797; Maria; inocente filha de Gertrudez Maria de Assunção e de pay ingocnito. Forão padrinhos:

    o cabo Joze Alvez, solteiro e Izabel do Carma, viúva, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    107. Fl. 18; 16/04/1797; Clara; inocente filha de Paula, solteira, e de pay incógnito. Forão padrinhos: [soldo] Antonio

    Dias cazado, e Angela viúva, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    108. Fl. 18v; 16/04/1797; Saturnino; inocente filho legitimo de Joze Martins e sua mulher Francisca. Forão padrinhos:

    o reverendo Ministro e Luis de Oliveira, solteiro, andante. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    109. Fl. 18v; 16/05/1797; Maria; inocente filha do soldado Pedro Nunes e sua mulher Izabel Maria. Forão padrinhos:

    Francisco Pereira e Maria Santa, ambos solteiros e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    110. Fl. 18v; 20/05/1797; Eugenia; inocente filha de Antonio Nunes e sua mulher Anna Maria de Barros: Forão

    padrinhos: o cabo Joze Alves, solteiro e Barbara Maria de Barros cazada, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    111. Fl. 19; 06/06/1797; Luis; inocente filho legitimo de Manuel Teixeira e sua mulher Eufrazia. Forão padrinhos: o

    Capitam Joaquim de Oliveira, solteiro, e Maria Bernardes cazada, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    112. Fl. 19; 06/06/1797; Miguel; inocente filho legitimo de Bento Antonio e sua mulher Jozefa Maria. Forão padrinhos:

    Matheus Joze da Silva, solteiro e Maria do Rozario, cazada, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    113. Fl. 19; 06/06/1797; Manuel; inocente filho legitimo de Joaquim Joze e sua mulher Eugenia da Silva. Forão

    padrinhos: o Capitam Pedro Ribeiro e Donna Anna de Saldanha, ambos cazados e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 12 de 61

    114. Fl. 19v; 25/06/1797; Florinda; inocente escrava do Capitam Joaquim Joze Pereira, filha de Feliciana escrava do mesmo Capitam e de pay incógnito. Forão padrinhos: Mathias e Custodia, ambos escravos do mesmo e solteiros. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    115. Fl. 19v; 20/07/1797; Bento; inocente filho legitimo do Capitam Mor Bento do Amaral e sua mulher Donna

    Genoveva: Forão padrinhos o Sargento Mor Miguel Pedrozo Leite e sua mulher Dona Inocencia Pinta, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    116. Fl. 19v;22/07/1797; Manuel; inocente filho legitimo de Joze do Amaral e sua mulher Maria. Forão padrinhos: O

    Tenente Balthazar Joaquim de Oliveira e sua mulher dona Maria Joaquina do Amaral Gurgel Annes. Ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    117. Fl. 20; 06/08/1797; Fermino; inocente filho legitimo do Capitam Pedro Ribeiro e sua mulher Dona Anna Saldanha.

    Forão padrinhos: Matheus Joze da Silva e Donna [Umbilina] do Amor Divino, ambos solteiros, e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    118. Fl. 20; 08/09/1797; Atanagildo; inocente filho legitimo de Francisco bugre e sua mulher Custodia. Forão

    padrinhos: o reverendo ministro e Maria Angelica, solteira, minha freguesa. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    119. Fl. 20; 16/09/1797; Luis; inocente escravo de Pedro Ribeiro, filho de Pedro e Maria, ambos escravos do mesmo

    Pedro Ribeiro. Forão padrinhos: Vicente Rodrigues e Maria, cazados, e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    120. Fl. 20v; 16/09/1797; Gabriel; inocente filho de Francisco escravo do Capitam Joaquim Joze Pereira e de mãe

    incógnita. Forão padrinhos: Antonio de Pontes, cazado, e Dona Maria do Rozario, cazado, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    121. Fl. 20v; 03/10/1797; Francisco; inocente escravo de Maria Barboza, filho de Thereza escrava da mesma e de pay

    incógnito. Forão padrinhos: Joaquim de Oliveira, andante, e Maria Francisca cazada minha freguesa. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    122. Fl. 20v; 09/10/1797; Antonio; inocente filho de Francisco de Souza e sua mulher Joaquina de Barros. Forão

    padrinhos: o ajudante João Annes do Amaral, cazado e Izabel do Carmo viúva, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    123. Fl. 21; 05/11/1797; Anna; inocente filha legitima de Vicente Roiz e Maria. Forão padrinhos: Francisco de Paula e

    Dona Anna do Amaral, ambos fregueses de sima da cerra e servirão de testemunhas deste, por procurasam, Balthazar Joaquim e sua mulher Donna Maria Joaquina, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    124. Fl. 21; 05/11/1797; Joze; inocente filho legitimo de Joze Joaquim e sua mulher Anna Joaquina. Forão padrinhos:

    Guilherme Rodrigues e Custodia Maria, ambos solteiros, e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 13 de 61

    125. Fl. 21; 12/11/1797; Candida; inocente filha de Roza e de pay incógnito. Forão padrinhos: Francisco dos Reis soldado voluntario, solteiro e Suzana viúva, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    126. Fl. 21; 16/11/1797; Roza; inocente escravo filho de Gracia e sua mulher Roza ambos escravos do Capitam Joaquim

    Joze Pereira. Forão padrinhos: soldado Antonio Dias e sua mulher Theodora meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    127. Fl. 21v; 16/11/1797; Salvador; inocente filha de Leonor Nunes cazada e de pay incógnito. Forão padrinhos:

    Agustinho Alvez, cazado e sua filha Ursula Maria cazada, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    128. Fl. 21v; 18/11/1797; João; inocente filha legitimo de João Antonio e sua mulher Maria Custodia. Forão padrinhos:

    Miguel Pedrozo Leite, e Donna Inocencia Pinta cazados e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    129. Fl. 21v; 20/11/1797; Joze; inocente filho de Joze Joaquim Pedrozo e sua mulher Brigida. Forão padrinhos: Paulo

    Caetano, o Capitam Joaquim de Oliveira, ambos solteiros, e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    130. Fl. 22; 29/12/1797; Antonio; inocente filho legitimo de Domingos da Costa e sua mulher Francisca Maria. Forão

    padrinhos: Domingos da Silva Ribeiro, solteiro, e Eufrasia Ribeira cazada, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    131. Fl. 22; 29/12/1797; Francisca; inocente filha de Ignacia Bugre, e de pay incógnito. Forão padrinhos: Ignacio da

    Silva Ribeiro e sua mulher Anna Saldanha, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    132. Fl. 22; 29/12/1797; Maria; inocente filha legitima de Francisco Rodrigues Pimentel e sua mulher Micaela Roza.

    Forão padrinhos: Joaquim da Silva Pontes cazado e Maria do Rozario cazada ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    133. Fl. 22v; 10/03/1798; Manuel; inocente filho legitimo do Tenente Balthazar Joaquim e sua mulher Maria Joaquina.

    Forão Padrinhos: Joaquim Mariano de Oliveira, solteiro, e Custodia Maria do Amaral. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    134. Fl. 22v; 17/06/1798; Constantino; filho legitimo de Antonio Nunes e sua mulher Anna de Barros. Foram padrinhos:

    Manuel dos Santos e sua mulher Francisca Maria, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    135. Fl. 22v; 18/07/1798; Anna; inocente filha legitima de João de Almeida Pinto e sua mulher Maria Fernandes. Forão

    padrinhos: o cabo Joze Alves solteiro, e Maria Bernardes cazada, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    136. Fl. 23; 29/07/1798; Ignacio; inocente filho legitimo de Manuel Cavalheiro [...] e sua mulher Amatildes do Amaral.

    Forão padrinhos por procurasoins o provedor da Fazendo Real de Santa Catarina: João Prestes de Melo e o juiz de órfãos da mesma Manuel Fernandes Lesa, os quais pro procurasoins. Forão apresentadas pelo Capitam Mor Joze do Amaral e o Sargento Mor Miguel Pedrozo Leite, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 14 de 61

    137. Fl. 23; 05/08/1798; Salvador; inocente filho de Francisca [Fumasa] e de pay incógnito. Forão Padrinhos: o Alferes Joze Joaquim Barboza cazado e andante, e a coroa da Senhora dos Prazeres, apresentando por Joze Gomes de Escobar, cazado, andante. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    138. Fl. 23v; 05/08/1798; Joze; inocente filho legitimo do soldado Pedro e sua mulher Izabel, ambos meos fregueses.

    Forão padrinhos: Francis [...] e Maria do Nascimento, ambos solteiros e meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    139. Fl. 23v; 13/08/1798; Caetano; inocente filho de Joaquina e de pay incógnito. Forão padrinhos: Alferes Manuel

    Joze [Pra] e Maria da Conseisam [...dantes] Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    140. Fl. 24; 13/09/1798; Damiana; inocente filha legítima de João Pereira e sua mulher Maria Angelica de Ataydes,

    ambos meus fregueses. Forão padrinhos: Guilherme de Ataydes e Anna Delfina de Ataydes, ambos solteiros e meus fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    141. Fl. 24; 28/09/1798; Joze; inocente forro filho de Ignacia forra e pay incógnito. Agregada ela de Melxior de Arantes

    Braga. Forão padrinhos: o cabo de voluntários [reaes] Joze Alz solteiro e Maria cazada ambos meus fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    142. Fl. 24; 30/09/1798; Joaquina; inocente filha de Julia e pay incógnito. Forão padrinhos: o cabo Joze Alves solteiro

    e Leonor Nunes cazada, ambos meus fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    143. Fl. 24v; 02/10/1798; Silvana; inocente filha de Thereza Vega e pay incógnito. Forão padrinhos: o soldado dos

    voluntários Pedro da Silva e sua mulher Izabel. Ambos meus fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    144. Fl. 24v; 01/11/1798; Genoveva; inocente filha legitima de Antonio Francisco de Camargo e Jozefa Maria. Forão

    padrinhos: Joze Joaquim Machado e Eugenia Maria. Todos meus fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    145. Fl. 24v; 15/11/1798; Tristam; inocente filho legitimo de Francisco Soares e Custodia Maria, ambos meus

    fregueses. Forão padrinhos: o reverendo ministro e Maria Angelica casada. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    146. Fl. 25; 18/11/1798; Delfina; inocente filha legitimo de João Pereira e sua mulher Gertrudez Maria. Forão

    padrinhos: Felipe Correa e sua mulher Izabel Maria, ambos meos fregueses. Do que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim Gomes de Escobar. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    “Visto em visita. Este livro daqui em diante há de servir para nelle se lançar em os escravos que se baptizarem na

    Parochia da Nossa Senhora dos Prazeres da Villa de Lages: A folhas [dois] se acha um assento sem declarar o nome do inocente o reverendo parocho [seim nome] e declara; abstenha-se de continuar [nomettado] de fazer os assentos como estão de R13 em diante e [regulise] pelos de R11 em que R13 não escrevera nos ditos assentos breves pena de [selhedar] em culpa na seguinte visita; ficando por ora nesta advertido. Outro sim quando rubricar os livros tendo por sua faculdade numerar folhas e faça no princípio termo de declaração para que fim o destina. E no fim termo de encerramento declarando o número das folhas. E não com sucedeo neste. Lages 28 de 9brº de 1798”.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 15 de 61

    Fl 25v está em branco 147. Fl. 26; 02/12/1798; Albino; inocente filho de pai incógnito e de Maria escrava de Joze Martins Ferras, cazada com

    João escravo do mesmo que anda fugido umtos anos; Forão padrinhos: João Nunes do Amaral viúvo e Roza escrava do mesmo Joze Martins. Do que para de tudo constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    148. Fl. 26v; 08/12/1798; Attanagildo; inocente filho legitimo de Julio da Costa Ribeiro e de sua mulher Francisca digo

    de sua mulher Izabel Pereira ambos naturais de Freguesia de Nossa Senhora das Oliveira da Vacaria, bispado do Rio de Janeiro e fregueses desta matriz. Todos pardos forros, de gentio [cismo] da terra; Forão padrinhos: Atanagildo Pinto Martins natural e morador da villa de Castro, deste bispado e o Guarda Mor Bernardino da Costa Filgueira natural da villa de Coritiba e desta morador e curado. [curado] De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    149. Fl. 26v; 09/12/1798; Maria; inocente filha de pais incógnitos e de Maria escrava do Capitão Joaquim de Oliveira

    Annes, morador desta freguesia. O qual q por sendo presente disse que a sua própria livre vontade dava e concedia liberdade a dita inocente Maria e que ficava de hoje para todo sempre liberta sem [...] do captiveiro algum E para constar faço este assento em que assinei e com ele referido capitão e as testemunhas que também forão padrinhos: Vicente Rodrigues de Atahide e Manoel Luis de Barros. Tudo no mesmo dia e ano et supra. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    * Consta abaixo do registro e da assinatura do vigários, as assinaturas de Joaquim, Vicente e Manoel. 150. Fl. 27; 12/06/1799; Ignacia; filha de Joanna, solteira, escrava de Joze do Amaral Gurgel cazado e morador desta

    freguesia. Forão padrinhos: Manoel Carvalho Leitão, cazado e Anna filha solteira de Alexandre Esteves, todos desta parochia. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    Folha 27 “Termo de declaração mandado abrir neste livro pelo reverendo vigário da vara desta com marco como tive do

    parocho e Petição do Capitão Joaquim de Oliveira Annes do assento de baptismo de Joze filho de Ignacia a folha 24.

    Aos doze dias do mês de março de mil oito centos nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres da villa de Lages pelo Capitão Joaquim de Oliveira Annes morador desta mesma villa foi me apresentada a petição seguinte: Reverendo senhor vigário da vara diz o capitão Joaquim de Oliveira Annes que ele comprou a Melxior de Arantes sua escrava de nome Ignacia, com hum filho de nome Joze e por que no assento de baptismo destes digo desta esta declarado forro por se dizer que a mesma Ignacia o era, visto para o futuro para fazer de vida, a compra que o suplicante fez vindo tudo a redundar suprindo de sua fazenda, por isso requer que a vossa merce mande [ponsio] [despaulo], ao reverendo parocho que altere os ditos assentos declarando serem escravos pertencentes ao dito Melxior de Arantes, hoje a suplicante pede a vossa mercê seja [servido] assim a manter pena de suspensão a dito parocho. E recebera nunca nada mais contada a dita petição, na margem da qual estava o despacho seguinte proferido pelo reverendo vigário da vara cujo teor é o seguinte: responda o vender Melxior de Arantes, volte para aferir sem mais. Logo devia esta a resposta do vendedor pelo teor seguinte: reverendo senhor vigário da vara. A verdade que tenho vendido os mencionas escravos do dita capitão per serem meos criolos, pelo que não ponho duvida alguma se faça as declaracoins requeridas, villa de Lages onze de maro de mil oito centos Melxior de arantes. Nada mais constava da resposta asima descripta; e logo devia estar o despacho definitivo pelo teor seguinte: usando da faculdade que para este fim me foi sub delegada por sua excelência revendo assim o reverendo parocho firma as declaracoins requeridas, cotando os assentos e declara fara termo em lugar competente copiando nelle esta verbo [adver] [hum] assignado pelo mesmo reverendo parocho, suplicado e testemunhas sob pena de suspensão. Lages onze de março de mil oito centos e [limartins]. Por vir todo de qual despacho logo estando presente o suplicado Melxior de Arantes em minha presença e das testemunhas João Antonio Borges e Vicente Rodrigues de Atahide; por ele foi dito que o dito Joze que no assento de baptismo declara

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 16 de 61

    forro, e seo escravo, filho de Ignacia tao bem sua escrava, filha de sua escrava Maria; como [treis] e a vua vendido a dita Ignacia seu filho Joze ao dito Capitão suplicante. Escravão tudo alteravam da dita petição e despacho do dito reverendo o vigário da vara. Foi este termo declaração que assinei com o suplicado [assim tem ve. Do que para constar faço este assento e temro, e a petição foi ella entrega ao suplicante tudo no mesmo dia, mês e ano supra declarado. Assinaturas: Manoel Munis Sim, Belchior de Arantes, João Antonio Borges e Vicente Rodrigues de Ataides.”

    Folha 28 “Termo de declaração do assento de baptismo de Feliciano Liberto lavrado no livro primeiro fndo a folhas sessento

    e seis verso sobre a declaração de sua liberdade que se foi conferida na pia baptismal pelo ilustríssimo Capitão Mor Regente Bento do Amaral Gurgel Annes; e mandado fazer neste livro pelo reverendo vigário da Vaga Manoel Munis Semorins tudo como abaixo declara.

    Aos treze dias do mês de maio de mil oito centos nesta igreja Matriz da Nossa Senhora dos Prazeres da Villa de Lages de manhã sendo ali em presença de João Antonio de Borges e de Mattheus Joze da Silva por parte de Feliciano, liberto me foi entregue a petião que segue: o reverendo senhor vigário da vara diz Feliciano liberto o Capitam Mor Regente desta villa Bento do Amaral Gurgel Annes na pia baptismal lhe conferio sua liberdade. Sem [...] de captiveiro alguém como assim o declarou o reverendo parocho Manoel Pereira de Faria no assento de sua baptismo e por que não está assignado no dia assento o dado por isso pede a vossa mercê seja servido mandar que o reverendo parocho que vois [..] abra novo assento e nella declare ser o suplicante liberto pela doação que se fez o dito capitão mor regente assignando o mesmo o dia assento com testemunhas. E [receba] nunca. Nada mais se continha na dita petição na qual estava o despacho seguinte: responda o ilustríssimo Capitão Mor Regente suplicado se tem algua de vida e volte = Simorins. Nada mais se continha no dito despacho e logo devia estar a resposta do suplicado cujo teor e o seguinte: Ao certo que o suplicante e forro e não tenho de vida assignar a sua liberdade. Villa de Lages treze de maio de mil outo centos. Bento do Amaral Gurgel Annes. Nada mais se continha na dita resposta. Depois de qual esta o despachoi seguinte: o reverendo parocho revendo o assento e não estando assignado pelo suplicado lavra termo de declaração. E fara assignar a liberdade conferida pelo suplicado em presença de duas testemunhas vista a sua resposta = simorins. Nada mais se continha no dita despacjo por vertiude de qual revendo o assento supra declarado achei não estar assignado pelo doador pelo que em cumprimento do mesmo despacho, estando em minha presença o ilustríssimo capitão Mor Regente Bento do Amaral Gurgel Anees e das testemunhas supra declaradas por ele me foi dito que como dito tinha dado liberade ao suplicante Feliciano filho de Maria da Conceição, que tao bem fora sua escrava e jhora se acha liberto por ele mesmo, o que foi na sua própria livre vontade sem constrangimento de [...] algua, tudo pelo amor de Deos, que por seo não duvidava assignar o dito assento. Em [...] de declaração; a vista do que em minha presença assignou o mesmo capitão mor o mencionado assento no livro primeiro findo a folha secente e seis verso. E comigo eles tem [...] igualmentE para constar fiz este termo que assignei com o mesmo cpitão Mor e ditas testemunhas. Todos no mesmo dia, era et supra. Assinaturas: Manoel Munis Sim,Bento do Amaral Gurgel Annes , João Antonio Borges e Matheus Joze da Silva.

    151. Fl. 28; 13/05/1800; Candida; inocente escrava filha de pais incógnito e de Marianna solteira, escrava do capitão

    Joaquim Joze Pereira, morador desta parochia. Forão padrinhos: Antonio Joze Pereira solteira natural e morador desta parochia e Brigida Maria Pereira cazada com Antonio de Pontes Correya. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    152. Fl. 29v; 13/10/1800; Amaro; adulto de idade de dezoito anos mais ou menos. Depois que foi aprovado do

    conhecimento dos sacramentos e dos ministérios necessários da nossa Santa fé católica, de nação mina de gentio de Guiné escravo do capitão Antonio Francisco de Sá; Foi padrinho Joze de Lima Pacheco. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. A. P: não consta; A. M: não consta.

    153. Fl. 29v; 18/10/1800; Jacinta; inocente escrava filha legitima de Ignacio criolo e Francisca criola ambos cazados

    escravos do Capitão Joaquim Joze Pereira morador desta parochia. Forão padrinhos: Manoel Gomes Pereira,

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 17 de 61

    solteiro e Antonia Maria mulher de Joze Luis da Rocha. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    154. Fl. 29v; 14/12/1800; Antonia; inocente filha de João Garcia e de sua mulher Bernarda escravos do Capitão

    Joaquim Joze Pereira, forão padrinhos: Joze da Silva preto forro casado e Clara solteira escrava do dito Capitao. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    155. Fl. 30; 15/02/1801; Francisca; inocente filha de pay incógnito e de Antonia solteira escrava de Vicente Rodrigues

    de Ataides. Todos fregueses e moradores desta parochia. Forão padrinhos: Manoel escravo do Capitão Joaquim de Oliveira e sua mulher Maria Rufina. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    156. Fl. 30; 07/06/1801; Fernando; filho de pai incógnito e de Felicianna solteira escrava do Capitão Joaquim Joze

    Pereira, morador desta freguesa. Forão padrinhos: Vicente Rodrigues de Ataides e Maria da Conceição, sua mulher também desta parochia. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    157. Fl. 30v; 01/09/1801; Elias; inocente filho de pai incógnito e de Ignacia solteira escrava do Capitão Joaquim de

    Oliveira Annes, morador desta parochia. Forão padrinhos: Francisco da Costa solteira desta freguesia e Custodia Maria mulher de Francisco Soares tao bem desta freguesia. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    158. Fl. 30v; 27/10/1801; Antonio; inocente filho de Marianna viúva e de pai incógnito, escravos do Capitão Joaquim

    Joze pereira morador desta villa. Forão padrinhos: o Alferes Antonio Joze Pereira solteiro, e Maria Pereira cazada com Pedro Martins. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    159. Fl. 30v; 21/02/1802; Joaquina; inocente filha de pai incógnito e de Joanna solteira escrava de Joze do Amaral

    Gurgel. Forão padrinhos: Vicente Rodrigues de Ataide cazado e Angela Maria cazada com hum soldado da legião de voluntários reais de São Paulo. De que para constar faço este assento. O marido da madrinha [...] São Paulo. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    160. Fl. 31; 09/05/1802; Anna; inocente nascida ao primeiro do dito mês, filha legitima de Joam e Joanna, todos do

    gentio de Guine, escravos de Manoel de Barros: foram padrinhos: Jeronimo solteiro filho de Manoel de Bairros, e Anna solteira, filha de Bartholomeu da Silva. Todos desta freguesia. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    161. Fl. 31; 08/06/1802; Gertrudez; inocente filha de Caetana, solteira escrava do Capitam Joaquina Joze Pereira:

    foram padrinhos: Antonio solteiro filho de Joze do Amaral e Maria Magdalena mulher de Francisco Joze de Santa Anna. Todos desta freguesia. De que para constar faço este assento. O vigário Manoel Muniz Simoins. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    162. Fl. 31; 03/01/1804; Ignes; escrava de Vicente Rodrigues de Ataide, filha de Vitoria Cabra sua escrava solteira,

    forão padrinhos: Joaquim Bras, escravo Ignes escrava. Para constar faço este assento. Antonio Rodrigues Chaves Mariano. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    * Consta a seguinte anotação abaixo: “continuou livro 3 folha 13 e de 1800 livro 3 folha 55 até o final do livro 3”. 163. Fl. 31; 04/12/1814; Joaquim; filho de Bento Joze Francisco e Anna Roza. Forão padrinhos: o reverendo vigário

    Joaquim de Sá Sottomaior e Anna Maria de Avilla, E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 18 de 61

    164. Fl. 31v; 06/12/1814; Felicidade; inocente filha legitima de Luiz Antonio e Escolastica Maria; forão padrinhos:

    Bento Ribeiro e Anna Maria da Conceição; E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    165. Fl. 31v; 11/12/1814; Francisco; inocente filho legitimo de Floriano Gonçalves e de Anna Moreira. Forão padrinhos:

    Francisco Jozé Matoso solteiro E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    166. Fl. 31v; 13/12/1814; Domingos; filho legitimo de Sipriano Alvares de Moraes e de Maria Francisca de Paulo; forão

    padrinhos: João Manuel Coelho e Joanna Maria. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    167. Fl. 32; 26/12/1814; Joaquim; inocente filho legitimo de Manuela Joaquina de Macedo, e de pai incógnito; forão

    padrinhos: Bento do Amaral Gurgel e D. Matildes do Amaral Gurgel. E para constar faço este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    168. Fl. 32; 27/12/1814; Anna; inocente filha legitima de Paulo Antonio da Silva [Vasco] e de Escolastica Maria da Silva;

    forão padrinhos: Diogo Jose de Amarante e D. Anna Joaquina de Buenavides; E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    169. Fl. 32; 01/01/1815; Jacinta; inocente filha legitima Francisco da Silva Ribeiro e de Anna Antonia do Rego. Forão

    padrinhos: o Capitão Pedro da Silva Ribeiro e Anna Maria de Lima. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    * registro bastante difícil de ler... quase que ilegível. 170. Fl. 32v; 01/01/1815; Francisco; inocente filho legitimo de Anna escrava de Jozé Coelho e de pai incógnito; forão

    padrinhos: Manuel de Moura Cardoso e Anna Roza sua filha. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    171. Fl. 32v; 01/01/1815; Salvador; inocente filho de pay incógnito e de Angela Maria. Forão padrinhos: Miguel

    Linhares e Ursulla Maria. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    172. Fl. 32v; 03/01/1815; Felisbino; inocente filho legitimo de Bernardo Antunes e de Anna Maria; forão padrinhos

    Leonardo Joze solteiro e Maria Antonia cazada. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    173. Fl. 33; 12/01/1815; Maria; inocente filha de Domingas escrava de Antonio de Pontes Correia e de pai incógnito.

    Forão padrinhos: João Jozé do Nascimento e Anna Maria: E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    174. Fl. 33; 13/01/1815; Joaquim; inocente filho legitimo de Joaquim da Costa Moreira e de Maria Estella, neto pela

    parte paterna de Bento Ribeiro do Amaral e Gabriela Maria da Trindade, e pela parte materna o Capitão Mor Rodrigo Feliz Martins e Catarina Maria de Jesus. Forão padrinhos: por procuração o Capitão Joaquim da Costa Moreira e sua mulher Anna Leonor de Jesus. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade;

    175. Fl. 33v; 26/01/1815; Gabriel; inocente filho legitimo de Ignacio Rodrigues da Silva e de Maria Felisberta. Forão

    padrinhos: Joaquim Soares da Trindade e sua filha Maria Clara; E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 19 de 61

    176. Fl. 33v; 29/01/1815; Manuel; inocente filho legitimo de Bento da Costa e Francisca de Maia. Forão padrinhos: Malaquias Fernandes e Eufrazia de Xavier sua mulher. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    177. Fl. 33v; 09/02/1815; Joze; inocente filho legitimo de Francisco Luiz e de Maria da Conceição. Forão padrinhos:

    Ancelmo Teixeira e Ignacia de Gois. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    178. Fl. 34; 11/02/1815; Mariana; inocente filha legitima de Ursula Maria e de pai incógnito. Forão padrinhos:

    Jeronimo Pereira de Carvalho e Anna Maria de Jesus, ambos solteiros. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    179. Fl. 34; 12/02/1815; Alexandrina; inocente filha legitimo de João Soares e de Maria Gertrudez. Forão padrinhos:

    Aurelio Antonio cazado e de Gertrudez Maria solteira. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    180. Fl. 34; 12/02/1815; Pedro; inocente filho de Joana escrava de Brigida Maria Pereira viúva e de pai incógnito. Forão

    padrinhos: Aurelio Antonio e Anna Maria Pereira solteiros. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    181. Fl. 34v; 12/02/1815; Jacinto; inocente filho de Joaquim e de Maria escravos do Capitão Pedro Ribeiro. Forão

    padrinhos: Antonio Guedes e Aguida Maria. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    182. Fl. 34v; 15/02/1815; Francisco; inocente filho legitimo de Delfina Gonçalves filha de João Gonçalves e de pai

    incógnito, natural de Coritiba; Forão padrinhos: Francisco Gomes, solteiro e Manuel Teixeira. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    183. Fl. 34v; 17/02/1815; Maria; inocente filha legitima de Joaquim Antonio e de Anna Maria. Forão padrinhos: Manuel

    Teixeira e Anna Maria de Avila. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    184. Fl. 35; 06/03/1815; Antonio; inocente filho de pais incógnito e de Gertrudez Maria. Forão padrinhos: Antonio

    Jose Alvez de Sá e Maria Pereira. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    185. Fl. 35; 09/03/1815; Joze; inocente filho legitimo de Albino Rodrigues e sua mulher Iria Maria. Forão padrinhos:

    Manoel Teixeira Sezar e Ignacia de Gois, E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    186. Fl. 35; 12/03/1815; Maria; inocente filha de Gertrudez Maria de Ramos e de pai incógnito. Forão padrinhos:

    [Fidelis] [Militão] de Moura e Balbina [Martins]. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    187. Fl. 35; 12/03/1815; Albino; inocente exposto em caza de Caetano Jose de [Souza]. Forão padrinhos: Dona Ignacia

    Maria [...] e o vigário Joaquim de Sá Sottomaior. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    188. Fl. 35v; 20/03/1815; Emerencia; inocente filha legitima de Sebastião Ferreira da Silva e de Floriana Antonia do

    Rego. Forão padrinhos: Antonio Francisco do Rego, solteiro, e Roza Maria de Almeida solteira; E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 20 de 61

    189. Fl. 35v; 02/04/1815; João; inocente filho de João da Silva Motta e de Senhorinha Rodrigues de Ataide. Forão padrinhos: Francisco Joze Matos e Ignacio Nunes. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    190. Fl. 35v; 08/04/1815; Joze; inocente filho de Francisca Preta e de pai incógnito. Forão padrinhos: Salvador Joze

    Ferreira e Rita Leme solteira. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    191. Fl. 36; 12/05/1815; Matildes; inocente filha de João Luis e Joanna de Brito. Forão padrinhos: [..] e Annacleta Maria

    de Siqueira. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    192. Fl. 36; 15/05/1815; Felicidade; inocente filha legitima de João da Silva Ribeiro e de Maria Clara de Souza. Forão

    padrinhos: Caetano Joze de Souza casado e D. Felicidade Maria de Camargo, solteira. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    193. Fl. 36; 15/05/1815; Genoveva; inocente filha legitima de Reginaldo Antonio dos Reis e de Anna Joaquina do

    Amaral. Forão padrinhos: Bento Jozé do Amaral Fontoura e Dona Matildes do Amaral Gurgel por procuração que apresentou-me Dona Ignacia Maria do Amaral. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    194. Fl. 36v; 09/06/1815; Manuel; inocente filho de Perpetua Francisca solteira e de pai incógnito. Forão padrinhos:

    Joaquim Borges escravo de Nicolao de [Liz] e Maria Pereira, solteira. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    195. Fl. 36v; 12/06/1815; Venancia; inocente filha de Joanna de Souza filha de Ignacio Manuel do Nascimento e de

    Jozefa de Souza; Forão padrinhos: Bento Ribeiro da Silva e Quiteria Nunes, mulher de João Correia da Silva. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    196. Fl. 36v; 07/07/1815; Anna; inocente filha de Ignacia Maria, solteira, e de pais incógnitos. Forão padrinhos:

    Tenente Manuel Rodrigues e Joaquim Antonio de Moraes. De que para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    197. Fl. 37; 21/07/1815; Anna; inocente filha legitima de Maria Teixeira, solteira, natural de Coritiba e de pai incógnito.

    Forão padrinhos: Joze Ignacio de Bairros cazada e sua filha Maria Vieira da Conceição. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    198. Fl. 37; 06/08/1815; Florinda; inocente filha de Agostinho Gonçalves de Faria e de Anna Siqueira. Forão padrinhos:

    Bernardino Rodrigues de Almeida cazado natural de Castro e Florinda Maria de Jesus, solteira, natural da Lapa. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    199. Fl. 37; 06/08/1815; João; inocente filho de Guiomar Maria solteira, filha de Brizida Maria e de pai incógnito. Forão

    padrinhos: Aurelio Antonio e sua mulher Maria Madalena. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    200. Fl. 37v; 10/08/1815; Balbina; inocente filha de Salvador de Candia e de Francisca Maria natural de Vacaria; forão

    padrinhos: Diogo Jose do Amarante, solteiro, e Anna Maria de Jesus cazada. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

  • Livro de Batismo 02 (1793 a 1819) Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres Lages / SC

    Pesquisador Murilo Dutra Revisão 03 (Outubro/2020) Página 21 de 61

    201. Fl. 37v; 11/08/1815; Antonio; inocente filho de Antonio Gonçalves da Cruz e de Maria Custodia, naturais de Itapetininga. Forão padrinhos: Joaquim Soares da Trindade e Maria Clara, sua filha cazada. E para constar fiz este assento. O vigário Joaquim de Sá Sottomaior. não consta naturalidade; A. P: não consta; A. M: não consta.

    202. Fl. 37v; 20/08/1815; Thimoteo; inocente filha legitimo de