Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

12
PROVA DE PORTUGUÊS Leia o texto a seguir. FALÊNCIA MÚLTIPLA Lya Luft Um jornalista comentou recentemente num programa de televisão que pediu a um médico seu amigo um diagnóstico do que está ocorrendo no Brasil: infecção, virose? A resposta foi perfeita: “Falência múltipla dos órgãos”. Nada mais acertado. Há quase dez anos realizo aqui na coluna minhas passeatas: estas páginas são minha avenida, as palavras são cartazes. Falo em relações humanas e seus dramas, porém mais frequentemente nas coisas inaceitáveis na nossa vida pública. Esgotei a paciência dos leitores reclamando da péssima educação — milhares de alunos sem escola ou abrigados em galpões e salinhas de fundo de igrejas, para chegarem aos 9, 10 anos sem saber ler nem escrever. Professores desesperados tentando ensinar sem material básico, sem estrutura, salários vergonhosos, estímulo nenhum. Universidades cujo nível é seguidamente baixado: em lugar de darem boas escolas a todas as crianças e jovens para que possam entrar em excelentes universidades por mérito e esforço, oferecem-lhes favorecimentos prejudiciais. Tenho clamado contra o horror da saúde pública, mulheres parindo e velhos morrendo em colchonetes no corredor, consultas para doenças graves marcadas para vários meses depois, médicos exaustos trabalhando além dos seus limites, tentando salvar vidas e confortar os pacientes, sem condições mínimas de higiene, sem aparelhamento e com salário humilhante. Em lugar de importarmos não sei quantos mil médicos estrangeiros, quem sabe vamos ser sensatos e oferecer condições e salários decentes aos médicos brasileiros que querem cuidar de nós? Tenho reclamado das condições de transporte, como no recente artigo “Três senhoras sentadas”: transporte caro para o calamitoso serviço oferecido. “Nos tratam como animais”, reclamou um usuário já idoso. A segurança inexiste, somos mortos ao acaso em nossas ruas, e se procuramos não sair de casa à noite somos fuzilados por um bando na frente de casa às 10 da manhã. E, quando nossa tolerância ou resignação chegou ao limite, brota essa onda humana de busca de dignidade para todos. Não se trata apenas de centavos em passagens, mas de respeito. As vozes dizem NÃO: não aos ônibus sujos e estragados, impontuais, motoristas sobrecarregados; não às escolas fechadas ou em ruínas; não 3º ANO – ENSINO MÉDIO 1

Transcript of Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

Page 1: Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

PROVA DE PORTUGUÊS

Leia o texto a seguir.

FALÊNCIA MÚLTIPLA Lya Luft

Um jornalista comentou recentemente num programa de televisão que pediu a um médico seu amigo um diagnóstico do que está ocorrendo no Brasil: infecção, virose? A resposta foi perfeita: “Falência múltipla dos órgãos”.

Nada mais acertado. Há quase dez anos realizo aqui na coluna minhas passeatas: estas páginas são minha avenida, as palavras são cartazes. Falo em relações humanas e seus dramas, porém mais frequentemente nas coisas inaceitáveis na nossa vida pública. Esgotei a paciência dos leitores reclamando da péssima educação — milhares de alunos sem escola ou abrigados em galpões e salinhas de fundo de igrejas, para chegarem aos 9, 10 anos sem saber ler nem escrever.

Professores desesperados tentando ensinar sem material básico, sem estrutura, salários vergonhosos, estímulo nenhum. Universidades cujo nível é seguidamente baixado: em lugar de darem boas escolas a todas as crianças e jovens para que possam entrar em excelentes universidades por mérito e esforço, oferecem-lhes favorecimentos prejudiciais.

Tenho clamado contra o horror da saúde pública, mulheres parindo e velhos morrendo em colchonetes no corredor, consultas para doenças graves marcadas para vários meses depois, médicos exaustos trabalhando além dos seus limites, tentando salvar vidas e confortar os pacientes, sem condições mínimas de higiene, sem aparelhamento e com salário humilhante.

Em lugar de importarmos não sei quantos mil médicos estrangeiros, quem sabe vamos ser sensatos e oferecer condições e salários decentes aos médicos brasileiros que querem cuidar de nós?

Tenho reclamado das condições de transporte, como no recente artigo “Três senhoras sentadas”: transporte caro para o calamitoso serviço oferecido. “Nos tratam como animais”, reclamou um usuário já idoso. A segurança inexiste, somos mortos ao acaso em nossas ruas, e se procuramos não sair de casa à noite somos fuzilados por um bando na frente de casa às 10 da manhã.

E, quando nossa tolerância ou resignação chegou ao limite, brota essa onda humana de busca de dignidade para todos. Não se trata apenas de centavos em passagens, mas de respeito.

As vozes dizem NÃO: não aos ônibus sujos e estragados, impontuais, motoristas sobrecarregados; não às escolas fechadas ou em ruínas; não aos professores e médicos impotentes, estradas intransitáveis, medo dentro e fora de casa. Não a um ensino em que a palavra “excelência” chega a parecer abuso ou ironia. Não ao mercado persa de favores e cargos em que transformam nossa política, não aos corruptos às vezes condenados ocupando altos cargos, não ao absurdo número de partidos confusos.

As reclamações da multidão nas ruas são tão variadas quanto nossas mazelas: por onde começar?

Talvez pelo prático, e imediato, sem planos mirabolantes. Algo há de se poder fazer: não creio que políticos e governo tenham sido apanhados desprevenidos, por mais que estivessem alienados em torres de marfim.

Infelizmente todo movimento de massas provoca e abriga sem querer grupos violentos e anárquicos: que isso não nos prejudique nem invalide nossas reivindicações.

Não sei como isso vai acabar: espero que transformando o Brasil num lugar melhor para viver. Quase com atraso, a voz das ruas quer lisura, ética, ações, cumprimento de deveres, realização dos mais básicos conceitos de decência e responsabilidade cívica, que andavam trocados por ganância monetária ou ânsia eleitoreira.

3º ANO – ENSINO MÉDIO 1

Page 2: Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

PROVA DE PORTUGUÊS

Que sobrevenham ordem e paz. Que depois desse chamado à consciência de quem lidera e governa não se absolvam os mensaleiros, não se deixem pessoas medíocres ou de ética duvidosa em altos cargos, acabem as gigantescas negociatas meio secretas, e se apliquem decentemente somas que poderão salvar vidas, educar jovens, abrir horizontes.

Sou totalmente contrária a qualquer violência, mas este povo chegou ao extremo de sua tolerância, percebeu que tem poder, não quer mais ser enganado e explorado: que não se destrua nada, mas se abram horizontes reais de melhoria e contentamento.

(http://veja.abril.com.br)

01 - Todas as alternativas apresentam argumentos utilizados pela autora para defender seu ponto de vista, EXCETOa) Professores desesperados tentando ensinar sem material básico, sem estrutura, salários vergonhosos, estímulo nenhum.b) Tenho clamado contra o horror da saúde pública, mulheres parindo e velhos morrendo em colchonetes no corredor, consultas para doenças graves marcadas para vários meses depois, médicos exaustos trabalhando além dos seus limites (...)c) Tenho reclamado das condições de transporte, como no recente artigo “Três senhoras sentadas”: transporte caro para o calamitoso serviço oferecido.d) Um jornalista comentou recentemente num programa de televisão que pediu a um médico seu amigo um diagnóstico do que está ocorrendo no Brasil.

02 - Marque a alternativa que expressa a ideia principal do texto.a) Falo em relações humanas e seus dramas, porém mais frequentemente nas coisas inaceitáveis na nossa vida pública.b) Infelizmente todo movimento de massas provoca e abriga sem querer grupos violentos e anárquicos.c) Em lugar de importarmos não sei quantos mil médicos estrangeiros, quem sabe vamos ser sensatos e oferecer condições e salários decentes aos médicos brasileiros que querem cuidar de nós?d) Não sei como isso vai acabar: espero que transformando o Brasil num lugar melhor para viver.

Observe a imagem e responda as questões 03 e 04.

03 - A imagem faz alusão a uma famosa tela expressionista. Marque a alternativa que indica o nome da obra e o autor citado.a) O Grito de Edvard Munchb) Guernica de Pablo Picassoc) A persistência da memória de Salvador Dalíd) Isto não é um cachimbo de René Magritte

04 - A imagem foi construída a partir de um recurso denominadoa) Metalinguagemb) Intertextualidadec) Metáforad) Metonímia

(www.google.com.br)

3º ANO – ENSINO MÉDIO 2

Page 3: Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

PROVA DE PORTUGUÊS

05 - O quadrinho a seguir retrata um trecho da obra Dom Casmurro de Machado de Assis.

SRBEK, Wellington. Dom Casmurro, de Machado de Assis – em quadrinhos. Roteiro de Wellington Srbek,ilustrações de José Aguiar. Belo Horizonte: Editora Nemo, 2011. p. 69.

3º ANO – ENSINO MÉDIO 3

Page 4: Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

PROVA DE PORTUGUÊS

Em relação a obra Dom Casmurro, julgue os itens a seguir. ( ) Bentinho constrói um perfil psicológico de Capitu e, a partir dela, um perfil de si mesmo.( ) O narrador limita-se a descrever a cena, adotando uma perspectiva observadora.( ) O narrador detém-se na personagem Sancha, cujo sofrimento consterna a todos.( ) Opinião do narrador o fato de Capitu ter olhado apaixonadamente para o defunto, no caixão.Marque a sequência correta:a) F F V V b) V V F F c) V F F V d) V V V F

06 - O Romantismo foi uma escola que transcendeu seu momento. Leia a canção “Amor Maior” (2003), da Banda Jota Quest.

Amor MaiorJota Quest

Eu quero ficar sóMas comigo sóEu não consigoEu quero ficar juntoMas sozinho sóNão é possível...É preciso amar direitoUm amor de qualquer jeitoSer amor a qualquer horaSer amor de corpo inteiroAmor de dentro prá foraAmor que eu desconheço...Quero um amor maiorUm amor maior que euQuero um amor maior, yeah!Um amor maior que eu...Eu quero ficar sóMas comigo sóEu não consigoEu quero ficar juntoMas sozinho assimNão é possível...É preciso amar direitoUm amor de qualquer jeitoSer amor a qualquer horaSer amor de corpo inteiroUm amor de dentro prá foraUm amor que eu desconheço...

Quero um amor maiorUm amor maior que eu(Que eeeeeu!)Quero um amor maior, yeah!Um amor maior que euYeah! Yeah! Yeah!...Então seguireiMeu coração até o fimPrá saber se é amorMagoarei mesmo assimMesmo sem quererPrá saber se é amorEu estarei mais felizMesmo morrendo de dor, yeah!Prá saber se é amorSe é amorWooou!Quero um amor maior, yeah!Um amor maior que eu(Que eeeeeu!)Quero um amor maior, yeah!Um amor maior que euUm amor maior que eeeeeu, YEah!Maior que euUm amor maior que euMaior que euUm amor maior que eu...!

Disponível em: <http://letras.mus.br/jota-quest/68366/> Acesso em: 19 out. 2012.

Apesar de ser contemporânea, a canção apresenta algumas características do Romantismo. Marque a alternativa que apresenta uma característica que não se encontra na canção.a) Sentimentalismob) Idealização do amorc) Subjetividaded) Nacionalismo

3º ANO – ENSINO MÉDIO 4

Page 5: Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

PROVA DE PORTUGUÊS

Leia o texto a seguir e responda as questões 07 e 08.

Sonda mostra por que Vênus é seco, quente e sem vida

Espaçonave europeia Venus Express revela como o planeta perdeu seus oceanos e traz prova de que existem raios lá.

Orbitadora lançada em 2005 traz dados novos e confirma teorias elaboradas a partir de dados da Pioneer, da Nasa, colhidos em 1978.

Uma série de novas descobertas baseadas em dados da sonda espacial Venus Express, da Agência Espacial Europeia, deve ajudar a explicar como um planeta tão próximo da Terra apresenta condições tão diferentes. Uma série de estudos publicados hoje na revista "Nature" (www.nature.com) confirmam que Vênus possuía, em um passado distante, grandes oceanos de água – perdidos em razão de um efeito-estufa desenfreado – e apresentam a primeira evidência de raios na atmosfera do planeta.

"À luz dos dados novos, é possível construir um cenário no qual os climas de Vênus e da Terra eram muito semelhantes quando eles nasceram e depois evoluíram para o estado que vemos agora, como gêmeos separados no nascimento", disse Fred Taylor, da Universidade Oxford, um dos cientistas que coordenaram os instrumentos da Venus Express, em entrevista coletiva em Paris para divulgar o trabalho. "Bilhões de anos atrás havia até a possibilidade de Vênus ter sido habitável."

Apesar de terem surgido de maneiras semelhantes, o segundo e o terceiro planetas do Sistema Solar têm hoje ambientes bem diferentes. Em Vênus a atmosfera é composta de 96% de gás carbônico (CO2), provavelmente porque o vapor de água remanescente dos oceanos evaporados foi perdido. As moléculas de H2O teriam sido quebradas pela luz solar, deixando o hidrogênio escapar para o espaço. Os átomos de oxigênio, mais pesados, ficaram no planeta oxidando quase tudo na superfície e contribuindo para o clima seco e estéril visto hoje lá. Essa teoria, reforçada agora, fora proposta a partir dos dados da sonda Pioneer, lançada em 1978 pela Nasa.

Folha de São Paulo, 29 nov. 2007.Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2911200703.htm>. Acesso em: 24 fev. 2013.

Fragmento/Adaptação

07 - Julgue os itens a seguir.I – O foco do texto que descreve os perigos na atmosfera dos planetas é a alta atração de energia solar.II – Tanto em Vênus quanto na Terra as moléculas de H2O foram quebradas, deixando o hidrogênio escapar para o espaço.III – Em um passado distante, Vênus possuía um clima muito semelhante ao da Terra.

Está correto o que se afirma em:a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) III apenas.

08 - Qual o público alvo do texto, considerando o tema em questão?a) Professores e jornalistasb) Empresários e universitáriosc) Jovens e universitáriosd) Cientistas e professores especialistas

3º ANO – ENSINO MÉDIO 5

Page 6: Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

PROVA DE PORTUGUÊS

09 - Leia a charge.

Disponível em: <http://www.sabertudo.net/imagens-engracadas-para-o-facebook-fotos.html> Acesso em: 3 mar. 2013. Adaptado

Observe o período destacado do texto.

“Aposto que ele está sonhando com uma mulher rica!”

Podemos classificar a oração destacada comoa) Oração subordinada adverbial causalb) Oração subordinada substantiva objetiva diretac) Oração subordinada adverbial temporal.d) Oração subordinada adjetiva explicativa.

10 - Leia a placa a seguir.

Disponível em: <http://professoraeliene.wordpress.com/2010/03/09/so-ria-placas-com-erros-ortograficos/>. Acesso em: 6/3/2013. Adaptado

3º ANO – ENSINO MÉDIO 6

Page 7: Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

PROVA DE PORTUGUÊS

Julgue os itens abaixo.I – O objetivo da placa é divulgar os serviços prestados por um sapateiro.II – O texto obedeceu as regras gramaticais da língua portuguesa.III – O texto viola regras ortográficas da língua portuguesa.

Está correto o que se afirma em:a) I e III.b) I, II e III.c) II apenas.d) I e II.

Leia a charge e responda as questões 11 e 12.

Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/4portugues/5charge1.jpg>.

Acesso em: 9 mar. 2013.

11 - Em que consiste a ironia presente na tira?a) Na consciência social das personagens.b) Na vulnerabilidade social das personagens.c) Na imputabilidade penal aos 16 anos.d) No descaso da personagem diante do fato.

12 - Observe a oração retirada da tira.

“A gente nunca chega até lá, mesmo!!”

Sintaticamente, como se classifica os termos destacados?a) Sujeito simplesb) Objeto diretoc) Predicado verbald) Agente da passiva

3º ANO – ENSINO MÉDIO 7

Page 8: Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

PROVA DE PORTUGUÊS

Leia o poema.

Buscando a Cristo

A vós correndo vou, braços sagrados,Nessa cruz sacrossanta descobertosQue, para receber-me, estais abertos,E, por não castigar-me, estais cravados.

A vós, divinos olhos, eclipsadosDe tanto sangue e lágrimas abertos,Pois, para perdoar-me, estais despertos,E, por não condenar-me, estais fechados.

A vós, pregados pés, por não deixar-me,A vós, sangue vertido, para ungir-me,A vós, cabeça baixa, p'ra chamar-me

A vós, lado patente, quero unir-me,A vós, cravos preciosos, quero atar-me,Para ficar unido, atado e firme.

Disponível em: <http://www.sonetos.com.br/sonetos.php?n=635> Acesso em: 25 fev. 2013.

13 - O poema pertence ao poeta Gregório de Matos e expressa às contradições vividas pelo eu lírico. Marque a alternativa que indica a escola literária a que a obra pertence.a) Arcadismob) Classicismoc) Barrocod) Romantismo

14 - O autor Gregório de Matos fez uso de uma figura de linguagem que consiste na oposição de ideias. Essa figura denomina-se:a) Paradoxob) Metáforac) Personificaçãod) Antítese

3º ANO – ENSINO MÉDIO 8

Page 9: Prova Antiga Desafio Cometa PORTUGUÊS 3°ANO 2014

PROVA DE PORTUGUÊS

15 - Leia atentamente os versos da obra “Esse cara”, de Caetano Veloso.

Esse CaraCaetano Veloso

Ah! Que esse cara tem me consumido A mim e a tudo que eu quis Com seus olhinhos infantis

Como os olhos de um bandido Ele está na minha vida porque quer

Eu estou pra o que der e vier Ele chega ao anoitecer

Quando vem a madrugada ele some Ele é quem quer Ele é o homem

Eu sou apenas uma mulher

VELOSO, Caetano. CD Prenda Minha, Faixa 12, Polygram, 1998. Disponível em: <http://letras.mus.br/caetano-veloso/144566/>

Acesso em: 6 mar. 2013.

Essa canção de Caetano Veloso apresenta características de uma cantiga trovadoresca. Qual é essa cantiga?a) Cantiga de amigob) Cantiga de amorc) Cantiga de escárniod) Cantiga de maldizer

Boa Prova!

3º ANO – ENSINO MÉDIO 9