Prova Ap2 Introdução à Filosofia 2015-2

2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DIRETORIA PEDAGÓGICA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO PROVA DE: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA PROFESSOR(A): ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA AVALIAÇÃO PRESENCIAL: ( 2 ) ALUNO _______________________________________________________________________________________________________________ MATRÍCULA ____________________________________________ POLO ________________________________________________________ CURSO/CÓDIGO ______________________________________________________________________ DATA __________________________ OBSERVAÇÕES REFERENTES À PROVA: 1. Prova sem consulta 2. Não é permitido o uso de materiais: calculadora, mapas, papel específico, material geométrico etc 3. Valor total da prova: 10 (dez) QUESTÕES Questão 1 3 ponto(s) Para cada alternativa, marque T se for verdadeira ou F, se for falsa. ( ) - Nietzsche era grande admirador da filosofia de Descartes, notadamente no que diz respeito à concepção de Deus estabelecida pelo filósofo francês. ( ) - Nietzsche associa a Dionísio o rompimento de regras e limitações hostis existentes entre os homens. ( ) - Não está entre as pretensões de Kant delimitar aquilo que é possível conhecer. ( ) - Para Marx, Hegel teria errado ao conceber a dialética como um processo espiritual, abstrato. ( ) - Para Descartes, a primeira verdade a ser descoberta é a existência do eu. Questão 2 1 ponto(s) A importância principal da figura de Deus, no âmbito pensamento cartesiano, é: a) Levar-nos ao reino dos céus. b) Possibilitar o conhecimento verdadeiro de um mundo que é regido por leis constantes. c) Justificar os erros, já que, para Descartes, eles são provocados por um Deus enganador. d) Possibilitar a remissão de nossos deslizes morais. Questão 3 1 ponto(s) Selecione a alternativa incorreta no que diz respeito ao pensamento kantiano: a) Pode-se dizer que o filósofo procurou responder às questões "o que posso saber?", "o que devo fazer?" e "o que posso esperar?" b) A filosofia kantiana considera que o conhecimento empírico se dá a posteriori. c) Para Kant, é preciso estabelecer limites seguros para a razão, para que se possa garantir a decidibilidade dos problemas teóricos. d) A filosofia kantiana não tem, como um de seus propósitos, separar a ciência daquilo que se poderia chamar pseudociência. Questão 4 3 ponto(s) Qual o propósito da dúvida hiperbólica na filosofia de Descartes? Questão 5 2 ponto(s) Página 1 de 2 UFS / CESAD

description

filosofia

Transcript of Prova Ap2 Introdução à Filosofia 2015-2

Page 1: Prova Ap2 Introdução à Filosofia 2015-2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPECENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIADIRETORIA PEDAGÓGICANÚCLEO DE AVALIAÇÃO

PROVA DE: INTRODUÇÃO À FILOSOFIAPROFESSOR(A): ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVAAVALIAÇÃO PRESENCIAL: ( 2 )

ALUNO _______________________________________________________________________________________________________________

MATRÍCULA ____________________________________________ POLO ________________________________________________________

CURSO/CÓDIGO ______________________________________________________________________ DATA __________________________

OBSERVAÇÕES REFERENTES À PROVA:

1. Prova sem consulta2. Não é permitido o uso de materiais: calculadora, mapas, papel específico, material geométrico etc3. Valor total da prova: 10 (dez)

QUESTÕESQuestão 1 3 ponto(s)

Para cada alternativa, marque T se for verdadeira ou F, se for falsa.

( ) - Nietzsche era grande admirador da filosofia de Descartes, notadamente no que diz respeito à concepção de Deusestabelecida pelo filósofo francês.

( ) - Nietzsche associa a Dionísio o rompimento de regras e limitações hostis existentes entre os homens.( ) - Não está entre as pretensões de Kant delimitar aquilo que é possível conhecer.( ) - Para Marx, Hegel teria errado ao conceber a dialética como um processo espiritual, abstrato.( ) - Para Descartes, a primeira verdade a ser descoberta é a existência do eu.

Questão 2 1 ponto(s)

A importância principal da figura de Deus, no âmbito pensamento cartesiano, é:

a) Levar-nos ao reino dos céus.b) Possibilitar o conhecimento verdadeiro de um mundo que é regido por leis constantes.c) Justificar os erros, já que, para Descartes, eles são provocados por um Deus enganador.d) Possibilitar a remissão de nossos deslizes morais.

Questão 3 1 ponto(s)

Selecione a alternativa incorreta no que diz respeito ao pensamento kantiano:

a) Pode-se dizer que o filósofo procurou responder às questões "o que posso saber?", "o que devo fazer?" e "o que possoesperar?"

b) A filosofia kantiana considera que o conhecimento empírico se dá a posteriori.c) Para Kant, é preciso estabelecer limites seguros para a razão, para que se possa garantir a decidibilidade dos

problemas teóricos.d) A filosofia kantiana não tem, como um de seus propósitos, separar a ciência daquilo que se poderia chamar

pseudociência.

Questão 4 3 ponto(s)

Qual o propósito da dúvida hiperbólica na filosofia de Descartes?

Questão 5 2 ponto(s)

Página 1 de 2 UFS / CESAD

Page 2: Prova Ap2 Introdução à Filosofia 2015-2

Descreva, em linhas gerais, o panorama para a filosofia ao longo do século XX.

Página 2 de 2 UFS / CESAD