Prova Bolsista Odonto Urgencia Emerg 2013

5
1. A prova terá duração de 3 (três) horas, considerando, inclusive, a marcação do CARTÃO-RESPOSTA. 2. Quando autorizado o início da prova, confira atentamente este caderno que contém 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 4 (quatro) alternativas (A,B,C,D). Atenção: O candidato é responsável pela conferência do caderno de questões. 3. Observe as seguintes recomendações relativas ao CARTÃO-RESPOSTA: verifique, no seu cartão, o seu nome, o número de inscrição e o número de seu documento de identidade; o cartão-resposta será o único documento válido para correção eletrônica através de leitura ótica, e seu preenchimento e respectiva assinatura são de inteira responsabilidade do candidato; a maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com caneta esferográfica em material transpa- rente de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada, para assegurar a perfeita leitura ótica; 4. Não haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA, por erro do candidato. 5. O candidato será automaticamente excluído do certame se for surpreendido: utilizando-se, no decorrer da prova, de qualquer tipo de consulta a material impresso, anotações ou similares, ou em comunicação verbal, escrita, ou gestual, com outro candidato; utilizando aparelhos eletrônicos, tais como: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor/ transmissor, gravador, agenda eletrônica, máquina de calcular, máquina fotográfica, relógio digital com receptor; e o telefone celular deverá permanecer desligado, desde o momento da entrada no local de prova, até a saída do candidato do respectivo local; 6. Somente após decorrida 1 (uma) hora do início da prova, o candidato poderá entregar o CARTÃO-RESPOSTA devidamente assinado e retirar-se do recinto de realização da prova, levando seu caderno de questões. 7. Os três últimos candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova ou o tempo tenha se esgotado e após o registro dos seus nomes na ata das provas pela fiscalização. 8. O fiscal não está autorizado a alterar quaisquer dessas instruções. 9. O gabarito da prova será publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, no segundo dia útil seguinte ao de realização da prova, estando disponível também, no site http://concursos.rio.rj.gov.br. Boa Prova! ATENÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE GESTÃO DE TALENTOS CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO DE ACADÊMICO BOLSISTA 2013 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL Estágio: ODONTOLOGIA - SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Transcript of Prova Bolsista Odonto Urgencia Emerg 2013

Page 1: Prova Bolsista Odonto Urgencia Emerg 2013

1. A prova terá duração de 3 (três) horas, considerando, inclusive, a marcação do CARTÃO-RESPOSTA.

2. Quando autorizado o início da prova, confira atentamente este caderno que contém 40 (quarenta) questões objetivas demúltipla escolha, cada uma com 4 (quatro) alternativas (A,B,C,D).

Atenção: O candidato é responsável pela conferência do caderno de questões.

3. Observe as seguintes recomendações relativas ao CARTÃO-RESPOSTA:

→→→→→ verifique, no seu cartão, o seu nome, o número de inscrição e o número de seu documento de identidade;

→→→→→ o cartão-resposta será o único documento válido para correção eletrônica através de leitura ótica, e seu preenchimentoe respectiva assinatura são de inteira responsabilidade do candidato;

→→→→→ a maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com caneta esferográfica em material transpa-rente de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada, para assegurar a perfeita leitura ótica;

4. Não haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA, por erro do candidato.

5. O candidato será automaticamente excluído do certame se for surpreendido:

→→→→→ utilizando-se, no decorrer da prova, de qualquer tipo de consulta a material impresso, anotações ou similares, ouem comunicação verbal, escrita, ou gestual, com outro candidato;

→→→→→ utilizando aparelhos eletrônicos, tais como: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, máquina de calcular, máquina fotográfica, relógio digital com receptor; e otelefone celular deverá permanecer desligado, desde o momento da entrada no local de prova, até a saída docandidato do respectivo local;

6. Somente após decorrida 1 (uma) hora do início da prova, o candidato poderá entregar o CARTÃO-RESPOSTA devidamenteassinado e retirar-se do recinto de realização da prova, levando seu caderno de questões.

7. Os três últimos candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluídoa prova ou o tempo tenha se esgotado e após o registro dos seus nomes na ata das provas pela fiscalização.

8. O fiscal não está autorizado a alterar quaisquer dessas instruções.

9. O gabarito da prova será publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, no segundo dia útil seguinte ao derealização da prova, estando disponível também, no site http://concursos.rio.rj.gov.br.

Boa Prova!

ATENÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃOCOORDENADORIA GERAL DE GESTÃO DE TALENTOS

CADERNO DE QUESTÕES

PROCESSO SELETIVO DE ACADÊMICO BOLSISTA

2013

SECRETARIA MUNICIPALDE SAÚDE E DEFESA CIVIL

Estágio: ODONTOLOGIA - SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Page 2: Prova Bolsista Odonto Urgencia Emerg 2013

Secretaria Municipal de Administração

Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos - CGGT

Processo Seletivo

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil - SMSDC

2

Acadêmico Bolsista - 2013 ODONTOLOGIA - SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

ODONTOLOGIA – SERVIÇO DE URGÊNCIA EEMERGÊNCIA

01. A administração de anestésico não precisa serdolorosa. Fazer da anestesia um procedimentoatraumático deve constituir um esforço conscientedo cirurgião-dentista. Faz parte de uma anestesiaatraumática:

(A) não tensionar o tecido

(B) usar uma agulha afiada

(C) manter a seringa na linha de visão do paciente

(D) manter o tubete do anestésico gelado

02. A seleção da técnica específica empregada paraanestesia local é determinada em grande partepela natureza do tratamento a ser realizado. Paratratamento de pré-molares superiores, é recomendadoo uso da seguinte técnica:

(A) injeção intrasseptal

(B) bloqueio do nervo nasopalatino

(C) bloqueio do nervo alveolar superior médio

(D) bloqueio do nervo alveolar posterossuperior

03. A anestesia pela técnica de bloqueio infraorbitaltem como vantagem ser comparativamente simplese reduzir o volume de anestésico empregado. Umdos nervos anestesiados por esta técnica é o:

(A) alveolar posterossuperior

(B) palpebral superior

(C) palatino maior

(D) labial superior

04. A bupivacaína está indicada em procedimentos delonga duração ou quando há expectativa de dorpós-operatória de maior intensidade. A dose máximaabsoluta deste anestésico, independente do pesocorporal do paciente, é de:

(A) 90mg

(B) 300mg

(C) 400mg

(D) 500mg

05. A solução anestésica de uso odontológico possuivários componentes por tubete. Dentre eles, aqueleresponsável por tornar a solução isotônica é:

(A) a água destilada

(B) o bissulfito de sódio

(C) o cloreto de sódio

(D) o metilparabeno

06. Dentre os critérios que se deve levar em contadurante a escolha de uma substância anestésicae seu vasoconstrictor para se fazer uma exodontia,é a hemostasia. A solução anestésica que menospromove hemostasia é a:

(A) lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000

(B) mepivacaína 2% com epinefrina 1:100.000

(C) prilocaína 3% com felipressina 0,03 UI/ml

(D) articaína 4% com epinefrina 1:200.000

07. Há várias complicações associadas aos anesté-sicos locais. A complicação que pode levar a umaredução do paladar é:

(A) o edema

(B) a parestesia

(C) o trismo

(D) a paralisia

08. O hematoma é o derrame de sangue para osespaços extravasculares e pode resultar da lesãoinadvertida de um vaso sanguíneo. O bloqueionervoso que pode produzir o pior tipo de hematomapara controle devido à localização anatômica é obloqueio do nervo:

(A) alveolar superoposterior

(B) alveolar inferior

(C) infraorbital

(D) incisivo

09. Em situações patológicas diversas, observam-sealterações no hemograma, que podem exibir inte-resse diagnóstico, prognóstico e terapêutico. Emum paciente portador de celulite odontogênica,dentre as alterações no hemograma com as quaisse pode deparar, a de maior significância para estecaso é:

(A) a degeneração acentuada dos neutrófilos comgranulações tóxicas abundantes

(B) a presença de neutrófilos multissegmentadosassociados à eosinofilia

(C) a agranulocitose sem alteração das hemácias

(D) o desvio para a esquerda, com alteraçõesdegenerativas na maioria dos neutrófilos eausência de eosinófilos

10. A maioria das infecções odontogênicas é brandae de fácil resolução. No entanto, algumas vezesestas infecções se tornam sérias uma vez que sedistanciam do processo alveolar. Dentre osespaços fasciais secundários temos o:

(A) bucal

(B) massetérico

(C) submandibular

(D) sublingual

Page 3: Prova Bolsista Odonto Urgencia Emerg 2013

Processo Seletivo

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil - SMSDC

Secretaria Municipal de Administração

Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos - CGGT3

Acadêmico Bolsista - 2013 ODONTOLOGIA - SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

11. A osteomielite tem inicio na cavidade medular edepois se propaga para o osso cortical e, even-tualmente, o periósteo. Sobre a osteomielite,pode-se afirmar que:

(A) o tratamento da osteomielite crônica deve seragressivo tanto na antibioticoterapia quanto notratamento cirúrgico

(B) a osteomielite supurativa mostra o aspectoradiogáfico de “roído por traça”

(C) a osteomielite mandibular apresenta umapredominância de estafilococos

(D) a osteomielite aguda branda deve ser tratadacom antibioticoterapia por um período menosprolongado do que é comum às infecçõesodontogênicas

12. Existem diversas condições médicas que compro-metem a resposta imunológica do hospedeiro. Adoença metabólica não controlada que pode difi-cultar o tratamento do paciente com infecçãoodontogênica é:

(A) a leucemia

(B) o alcoolismo

(C) o linfoma

(D) a candidíase

13. O tratamento clínico-cirúrgico das infecçõesodontogênicas tem, em geral, um prognóstico deresolução rápida. Porém, saber quando encaminharo paciente para o especialista é de vital importânciapara uma solução eficaz do problema. Dentre oscritérios para encaminhar ao especialista, o quenão se qualifica é:

(A) o trismo acentuado

(B) a aparência tóxica

(C) a dificuldade de deglutição

(D) a temperatura corporal em torno de 37, 5°C

14. O uso de antibióticos deve ser feito com base emcritérios clínicos bem definidos, como, por exemplo,evidência clara de invasão bacteriana nos tecidossubjacentes. Uma situação em que é desneces-sário o uso de antibiótico é:

(A) a pericoronarite grave

(B) o abscesso crônico bem localizado

(C) a tumefação difusa

(D) a infecção aguda

15. O acetaminofeno, quando comparado à aspirinatêm efeitos adversos relativamente baixos. Nasuperdosagem aguda por acetaminofeno podehaver hepatotoxicidade potencialmente letal. Adosagem necessária para tal ocorrência em umadulto é:

(A) acima de 4g

(B) entre 3 e 4g

(C) entre 2 e 3g

(D) entre 1 e 2g

16. A dor de origem odontogênica é tipicamente agudae leva o profissional a usar o analgésico por suaação relativamente segura. O analgésico que deveser evitado em pacientes com agranulocitose é:

(A) a aspirina

(B) a dipirona

(C) a meperidina

(D) o acetaminofeno

17. O analgésicos opioides são de grande utilidadeem pacientes, para alívio da dor. Os opioides tambémapresentam efeitos antitussígenos e sãoconstipantes. Dentre estes analgésicos, o opioidede nível de ação mais rápido é:

(A) a imipramida

(B) a amitriptilina

(C) a nortriptilina

(D) o tramadol

18. Os glicocorticoides são utilizados clinicamente deduas maneiras: a primeira é como tratamento dereposição, e a segunda em fenômenos inflamatóriose imunológicos crônicos. Dentre as contraindicaçõesde uso de glicocorticoides tem-se:

(A) a tuberculose ativa

(B) o líquen plano erosivo

(C) a asma

(D) a artrite reumática

19. Os agentes quimioterápicos são amplamente clas-sificados quanto ao seu espectro de atividade. Aescolha do fármaco mais eficaz deve basear-seno conhecimento do tipo de micro-organismoinfectante. O fármaco de ação sobre as bactériasgram-positivas é:

(A) o metronidazol

(B) a tetraciclina

(C) o cetoconazol

(D) a penicilina

20. O problema de resistência bacteriana é de longoalcance, uma vez que o desenvolvimento de resis-tência a determinado antibiótico frequentementeresulta em resistência cruzada a todas as outrasdrogas pertencentes ao grupo. O mecanismoenvolvido na resistência às penicilinas é a:

(A) diminuição da afinidade pelos ribossomasbacterianos

(B) acetilação

(C) produção de β-lactamase

(D) diminuição da afinidade de ligação da DNA-girase

Page 4: Prova Bolsista Odonto Urgencia Emerg 2013

Secretaria Municipal de Administração

Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos - CGGT

Processo Seletivo

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil - SMSDC

4

Acadêmico Bolsista - 2013 ODONTOLOGIA - SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

21. As fraturas do osso zigomático foram classificadas

por Knight e North para melhor compreensão. As

fraturas do corpo do osso zigomático, com rotação

medial, segundo a referida classificação, são as

do tipo:

(A) I

(B) II

(C) III

(D) IV

22. Na avaliação pré-operatória de uma cirurgia

bucomaxilofacial, devemos solicitar diversos exames

laboratoriais, dentre eles a leucometria total.

Valores menores que 5000 células por mm3

podem significar:

(A) anemia aplásica

(B) doença renal

(C) diabetes

(D) avitaminose

23. As fraturas de terço médio facial ocorrem seguindo

trajetos específicos entre os ossos que compõem

essa parte da face. Aquela que ocorre transversal-

mente pela maxila, acima do nível dos dentes e

onde o segmento fraturado contém o rebordo

alveolar, partes das paredes dos seios maxilares,

o palato e a parte inferior da apófise pterigoide do

osso esfenoide é a fratura de:

(A) Lannelongue

(B) Guerin

(C) Towne

(D) Waters

24. Durante o atendimento aos pacientes

sistemicamente comprometidos, os cirurgiões-

dentistas devem estar atentos a possíveis situações

de emergência. A situação de emergência mais

comum em pacientes diabéticos, que em estágio

avançado manifesta-se com sudorese, taquicardia,

piloereção, aumento de ansiedade, não cooperação

e agressividade é:

(A) o acidente vascular encefálico

(B) o infarto agudo do miocárdio

(C) a hipoglicemia

(D) a hiperglicemia

25. As ações de promoção de saúde são mais efetivasse forem envolvidos no planejamento os diferentessetores que influem na saúde humana. Entre outros,educação, agricultura, comunicação, tecnologia,esportes, saneamento, trabalho, meio ambiente,cultura e assistência social. A esse processochamamos:

(A) intersetorialidade

(B) integralidade da atenção

(C) qualificação da assistência

(D) interdisciplinaridade

26. O uso dos anestésicos locais impõe o conheci-mento das complicações que podem ocorrer. Paraque ocorra uma superdosagem de moderada a alta,com convulsões tônico-clônicas, depressão dosistema nervoso central, queda da pressão arterial,das frequência cardíaca e respiratória, é necessáriauma concentração plasmática da lidocaína de:

(A) entre 4,5 e 6 mg/ml

(B) até 4,5 mg/ml

(C) entre 6 e 7,5 mg/ml

(D) mais de 7,5 mg/ml

27. A antibioticoterapia em odontologia deve ser bemplanejada e indicada. Para tanto, é necessário oconhecimento dos cirurgiões-dentistas quanto aomecanismo de ação dos antibióticos. O grupo dosantibióticos que age fixando-se ao ribossomabacteriano, provocando uma distorção no m-RNAe, com isso, determinando a síntese de proteínasdefeituosas é o:

(A) das rifamicinas

(B) das lincosaminas

(C) dos aminoglicosídeos

(D) dos macrolídeos

28. Para a prática da Odontologia é necessário oconhecimento de conceitos de biossegurança.O processo que elimina totalmente os micro-organismos, inclusive esporos e vírus é a:

(A) desinfecção

(B) esterilização

(C) degermação

(D) sanitização

29. Os traumatismos dentoalveolares requeremdiagnóstico correto para melhor delimitação daconduta. O quadro em que ocorre um completoesmagamento das fibras do ligamento periodontale em que o feixe vasculonervoso é totalmentecomprimido contra o seu alvéolo é o da:

(A) luxação intrusiva

(B) luxação extrusiva

(C) luxação lateral

(D) subluxação

Page 5: Prova Bolsista Odonto Urgencia Emerg 2013

Processo Seletivo

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil - SMSDC

Secretaria Municipal de Administração

Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos - CGGT5

Acadêmico Bolsista - 2013 ODONTOLOGIA - SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

30. Diante de um paciente politraumatizado com traumade face, o atendimento deve ser hierarquizado. Asequência de atendimento a esse paciente deveser iniciada com:

(A) massagem cardíaca

(B) tratamento das fraturas de face

(C) desobstrução de via aérea

(D) realização de radiografias

31. Diversos princípios norteiam a cirurgiabucomaxilofacial. Dentre estes, o que se caracte-riza pela prevenção da perda excessiva de sanguedurante a cirurgia e que é importante para preservara capacidade do paciente de carrear oxigênio é oprincípio da:

(A) síntese

(B) exérese

(C) sutura

(D) hemostasia

32. O planejamento de uma exodontia envolve aconsideração de indicações e contraindicações.A situação que é considerada uma contraindicaçãopara uma exodontia é:

(A) pulpite

(B) pericoronarite grave

(C) periodontite grave

(D) pericementite

33. Para o correto planejamento de uma exodontia,deverá ser realizada uma boa radiografia periapical.O achado radiográfico que torna a exodontia maisdifícil de ser executada é a:

(A) taurodontia

(B) raiz curta

(C) dilaceração da raiz

(D) pérola de esmalte

34. Para realização das exodontias, os fórceps sãoinstrumentos de grande importância. O fórceps queé considerado o universal inferior é o de número:

(A) 16

(B) 17

(C) 150

(D) 151

35. Para a realização de uma exodontia cirúrgica,precisa-se cumprir algumas regras para a confecçãodo retalho. Dentre elas, pode-se apontar que deve:

(A) ser mucoperiosteal de espessura total

(B) ter a base menor que a margem livre

(C) ser intrapapilar

(D) ter o maior tamanho possível

36. Nos casos de necessidade de acesso cirúrgico

ao seio maxilar, o retalho mais usual é o

denominado:

(A) Liston

(B) Risdon

(C) Caldwell-Luc

(D) Lindemann

37. Diversos instrumentos são utilizados no processo

de exodontia. Aquele que é utilizado para deslocar

o dente do processo alveolar, rompendo os

ligamentos periodontais é:

(A) o descolador

(B) a alavanca

(C) o sindesmótomo

(D) a tesoura

38. As suturas em cirurgia oral são realizadas geral-

mente com fio de espessura 3-0. O tipo de fio mais

comumente usado para essas suturas é:

(A) a seda

(B) o nylon

(C) o categute

(D) o vicryl

39. As soluções anestésicas locais contendo

vasoconstrictores são largamente empregados

na prática odontológica, porém deve-se sempre

considerar o histórico médico do paciente para a

escolha da droga correta. As ações cardiovascu-

lares da adrenalina, como elevação da pressão

arterial e bradicardia reflexa, podem ser

potencializadas quando o paciente faz uso regular de:

(A) anti-inflamatórios esteroidais

(B) analgésicos periféricos

(C) antibióticos betalactâmicos

(D) betabloquadores

40. Diante de uma ferida, é necessário o conhecimento

da técnica operatória para o seu correto fechamento.

O procedimento que se caracteriza pela cuidadosa

remoção de tecido traumatizado, necrosado e de

áreas gravemente isquêmicas é denominado:

(A) dissecção

(B) divulsão

(C) debridamento

(D) limpeza