Prova de Gases

4
1. Um químico recolhe um gás a 18° C, cujo volume é de 500 cm3. Para dimensionar a capacidade do recipiente ele precisa conhecer qual será o volume do gás a 00C se a pressão for mantida constante. Determine o volume do gás. 2. Um balão metereológico contém 75000 m 3 de gás hélio quando está na superfície da Terra à pressão de uma atmosfera. Ao alcançar uma altitude de 20 km o seu volume atinge 1500000 m 3 . Admitindo que a temperatura do gás se mantenha constante, qual a pressão do gás hélio nessa altura? 3. Considere os processos termodinâmicos isobárico, isotérmico, isocórico e adiabático em um gás ideal. É correto afirmar que, nos processos a) isotérmicos, a densidade do gás permanece constante. b) isocóricos, a pressão diminui e a temperatura aumenta. c) adiabáticos, ocorrem trocas de calor com o meio exterior. d) isobáricos, a razão entre volume e temperatura é constante. e) isobáricos, a pressão é proporcional ao volume. 4. Os desodorantes do tipo aerossol contêm em sua formulação solventes e propelentes inflamáveis. Por essa razão, as embalagens utilizadas para a comercialização do produto fornecem no rótulo algumas instruções, tais como: - Não expor a embalagem ao sol. - Não usar próximo a chamas. - Não descartar em incinerador.

Transcript of Prova de Gases

Page 1: Prova de Gases

1. Um químico recolhe um gás a 18° C, cujo volume é de 500 cm3. Para dimensionar a capacidade do recipiente ele precisa conhecer qual será o volume do gás a 00C se a pressão for mantida constante. Determine o volume do gás.

2. Um balão metereológico contém 75000 m3 de gás hélio quando está na superfície da Terra à pressão de uma atmosfera. Ao alcançar uma altitude de 20 km o seu volume atinge 1500000 m3. Admitindo que a temperatura do gás se mantenha constante, qual a pressão do gás hélio nessa altura?

3. Considere os processos termodinâmicos isobárico, isotérmico, isocórico e adiabático em um gás ideal. É correto afirmar que, nos processos a) isotérmicos, a densidade do gás permanece constante. b) isocóricos, a pressão diminui e a temperatura aumenta. c) adiabáticos, ocorrem trocas de calor com o meio exterior. d) isobáricos, a razão entre volume e temperatura é constante. e) isobáricos, a pressão é proporcional ao volume.

4. Os desodorantes do tipo aerossol contêm em sua formulação solventes e propelentes inflamáveis. Por essa razão, as embalagens utilizadas para a comercialização do produto fornecem no rótulo algumas instruções, tais como: - Não expor a embalagem ao sol. - Não usar próximo a chamas. - Não descartar em incinerador.

Quando se aperta o botão de liberação do desodorante, o líquido que atinge a pele está a uma temperatura muito baixa, tanto que a embalagem indica a não aplicar o produto no mesmo local por mais de 20 segundos, pois pode haver queimaduras. Levando em consideração que o desodorante é embalado na forma gasosa à temperatura ambiente, por que quando atinge a pele está frio?

Page 2: Prova de Gases

5. Certa massa de um gás ocupa um volume de 20 litros a 27ºC e 600 mmHg de pressão. O volume ocupado por essa mesma massa de gás a 47ºC e 800 mmHg de pressão será de:

a) 4 litros.

b) 6 litros.

c) 8 litros.

d) 12 litros.

e) 16 litros.

6. A pressão total sobre uma bolha de ar, no fundo de um lago, é de 3 atm. Essa bolha sobe para a superfície do lago, cuja temperatura é de 27 ºC, e tem seu volume quadruplicado. Considerando a pressão atmosférica no local de 0,8 atm, a temperatura no fundo do lago será de, aproximadamente, em ºC:

a) 2.

b) 4.

c) 8.

d) 12.

e) 20.

7. A cada 10 m de profundidade a pressão sobre um mergulhador aumenta de 1 atm com relação à pressão atmosférica. Sabendo-se disso, qual seria o volume de 1 L de ar (comportando-se como gás ideal) inspirado pelo mergulhador ao nível do mar, quando ele estivesse a 30 m de profundidade?

a) 3 L.

b) 4 L.

c) 25 mL.

d) 250 mL.

e) 333 mL.

8. Um balão meteorológico foi preenchido com gás hidrogênio, H2, que está a 1,5 atm e 20 ºC e ocupa 8 m3. Sabendo que, nessas condições de pressão e temperatura, o volume molar dos gases é 16 L, determine: (Dada a massa molar do H2 = 2 g/mol).

Page 3: Prova de Gases

a) a quantidade em mols de hidrogênio dentro do balão.

b) a massa de hidrogênio dentro do balão.

9. Três recipientes idênticos, fechados, I, II e III, mantidos nas mesmas condições de temperatura e pressão, contêm moléculas dos gases oxigênio (O2), monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2), respectivamente. O Princípio de Avogadro permite-nos afirmar que:

a) o número de átomos de oxigênio é maior em I.

b) o número de átomos de carbono é maior em II.

c) o número total de átomos é igual em II e III.

d) o número de moléculas é maior em III.

e) o número de moléculas é igual em I, II e III.

10. Um balão A contém 8,8g de CO2 e um balão B contém N2. Sabendo que os dois balões têm igual capacidade e apresentam a mesma pressão e temperatura, calcule a massa de N2 no balão B.

Dados: C = 12 g/mol; O = 16 g/mol; N = 14 g/mol.

a) 56g.

b) 5,6g.

c) 0,56g.

d) 4,4g.

e) 2,8g.