Slides de gases narcóticos

22
GASES GASES NARCÓTICOS NARCÓTICOS Classificação Classificação Onde são encontrados Onde são encontrados Prevenção dos acidentes Prevenção dos acidentes E.P.R’s E.P.R’s

description

Segue slides relacionados com Gases Tóxicos, ressaltando em especial os Gases Narcóticos!

Transcript of Slides de gases narcóticos

Page 1: Slides de gases narcóticos

GASES GASES NARCÓTICOSNARCÓTICOS

ClassificaçãoClassificação Onde são encontradosOnde são encontrados

Prevenção dos acidentesPrevenção dos acidentes E.P.R’sE.P.R’s

Page 2: Slides de gases narcóticos

ClassificaçãoClassificação Os gases narcóticos constituem um Os gases narcóticos constituem um

grupo à parte gases e vapores grupo à parte gases e vapores considerados drogas voláteis e considerados drogas voláteis e substâncias similares, abrangendo uma substâncias similares, abrangendo uma grande variedade de compostos – a grande variedade de compostos – a maioria orgânicos – largamente maioria orgânicos – largamente utilizados nas indústrias e no utilizados nas indústrias e no domicílio, especialmente como domicílio, especialmente como solventes e combustíveis.solventes e combustíveis.

Page 3: Slides de gases narcóticos

Subgrupo Subgrupo AA

Irritantes primários. Os gases e vapores irritantes produzem uma inflamação nos tecidos das vias respiratórias que pode levar ao edema pulmonar, derrame pleural e outras reações. Eles também podem causar manifestações como rinite, faringite e laringite, tosse e dor no peito que deve ser encarada como um sinal de agravamento e de alarme para prevenir exposições excessivas que podem afetar gravemente o aparelho respiratório. Outros irritantes agem sobre os brônquios originando bronquites ou broncopneumonia

Subgrupo Subgrupo B B

Anestésicos primários: substâncias que não produzem outro efeito importante que não a anestesia, nem causam efeitos sistêmicos importantes pela exposição prolongada em concentrações subanestésicas: óxido nitroso, hidrocarbonetos da parafina, éteres, aldeídos, etc.

Subgrupo Subgrupo C C

Vapores anestésicos que produzem lesão orgânica: hidrocarbonetos halogenados.

Subgrupo Subgrupo D D

Vapores anestésicos que lesam o sistema hematopoiético: benzeno e seus homólogos.

Subgrupo Subgrupo E E

Vapores anestésicos que lesam o sistema nervoso central: álcool metílico, dissulfeto de carbono e ésteres dos ácidos orgânicos.

Subgrupo Subgrupo F F

Drogas voláteis e substâncias similares nas quais a ação anestésica é obscurecida por outros e mais profundos efeitos sistêmicos, especialmente sobre a hemoglobina e sobre a pressão arterial: compostos nitrorgânicos.

Page 4: Slides de gases narcóticos

Materiais usados no nosso Materiais usados no nosso dia a dia em que são dia a dia em que são

encontrados os inalantes encontrados os inalantes mais comunsmais comuns Solventes voláteis:Solventes voláteis: Colas, Colas,

Vernizes, esmaltes, tintas, Vernizes, esmaltes, tintas, removedores, líquidos corretivos, removedores, líquidos corretivos, gasolina, tinta spray, fixador de gasolina, tinta spray, fixador de cabelos, desodorantes...cabelos, desodorantes...

Gases:Gases: gás de isqueiro, cozinha, gás de isqueiro, cozinha, geladeira...geladeira...

Anestésicos:Anestésicos: Lança perfume... Lança perfume...

Page 5: Slides de gases narcóticos

Fases:Fases: Primeira fase:Primeira fase: a chamada fase de a chamada fase de

excitação.excitação. Segunda fase:Segunda fase: a depressão do cérebro a depressão do cérebro

começa a predominar.começa a predominar. Terceira fase:Terceira fase: a depressão aprofunda-se a depressão aprofunda-se

com redução acentuada do estado de com redução acentuada do estado de alerta.alerta.

Quarta fase:Quarta fase: depressão tardia, que pode depressão tardia, que pode chegar a inconsciência, queda de pressão, chegar a inconsciência, queda de pressão, sonhos estranhos, podendo ainda a pessoa sonhos estranhos, podendo ainda a pessoa apresentar convulsões (ataques).apresentar convulsões (ataques).

Page 6: Slides de gases narcóticos

Alguns exemplos de Alguns exemplos de Gases narcóticosGases narcóticos

Tricloroetileno:Tricloroetileno: Ocorre na limpeza Ocorre na limpeza a seco, no desengorduramento de a seco, no desengorduramento de peças e maquinários, na indústria de peças e maquinários, na indústria de borracha, na indústria de tintas, na borracha, na indústria de tintas, na extração de óleos e gorduras de extração de óleos e gorduras de produtos vegetais e animais, na produtos vegetais e animais, na indústria de calçados, nas fórmulas de indústria de calçados, nas fórmulas de adesivos, na indústria têxtil, na adesivos, na indústria têxtil, na limpeza de filmes, material óptico e limpeza de filmes, material óptico e fotográfico, na indústria química, em fotográfico, na indústria química, em mistura com outros solventes e ainda, mistura com outros solventes e ainda, utilizado como anestésico para fins utilizado como anestésico para fins cirúrgicos e obstétricos.cirúrgicos e obstétricos.

Page 7: Slides de gases narcóticos

SINTOMASSINTOMASNa intoxicação aguda ocorrem vertigens Na intoxicação aguda ocorrem vertigens tonturas, fadiga, cefaléia, náuseas, tonturas, fadiga, cefaléia, náuseas, vômitos, incoordenação psicomotora. Se a vômitos, incoordenação psicomotora. Se a concentração de vapor for suficientemente concentração de vapor for suficientemente elevada podem surgir efeitos narcóticos, elevada podem surgir efeitos narcóticos, indo até a inconsciência, convulsões, com indo até a inconsciência, convulsões, com a morte por parada cardíaca ou por parada a morte por parada cardíaca ou por parada respiratória.respiratória.

No quadro crônico surgem os No quadro crônico surgem os efeitos locais sobre a pele, tais efeitos locais sobre a pele, tais como queimaduras (podem ser como queimaduras (podem ser também num episódio agudo) e também num episódio agudo) e dermatites, estas de dermatites, estas de características específicas: características específicas: lesões descamativas, secas, com lesões descamativas, secas, com fissuras. fissuras.

Page 8: Slides de gases narcóticos

O TRICLOROETILENO O TRICLOROETILENO PODE SER ABSORVIDO PODE SER ABSORVIDO

POR:POR: INGESTÃOINGESTÃO ATRAVÉS DA PELEATRAVÉS DA PELE INALAÇÃO (SENDO ESTA A VIA MAIS INALAÇÃO (SENDO ESTA A VIA MAIS

IMPORTANTE)IMPORTANTE)

APÓS A INALAÇÃO E ABSORÇÃO PELO APÓS A INALAÇÃO E ABSORÇÃO PELO SANGUE, O TRI É RAPIDAMENTE SANGUE, O TRI É RAPIDAMENTE

DECOMPOSTO EM SEU DECOMPOSTO EM SEU METABOLISMO, OS QUAIS PODEM METABOLISMO, OS QUAIS PODEM SER DOSADOS NO SANGUE E NA SER DOSADOS NO SANGUE E NA

URINA.URINA.

Page 9: Slides de gases narcóticos

O melhor O melhor meio de meio de

prevenção prevenção desse desse

sintomas e sintomas e futuras futuras

complicações complicações são o uso dos são o uso dos

E.P.RsE.P.Rs

Page 10: Slides de gases narcóticos

Mais então o que Mais então o que são os E.P.Rs?são os E.P.Rs?

Equipamento de Proteção Equipamento de Proteção Respiratória (EPR):Respiratória (EPR): Equipamento de Proteção Equipamento de Proteção Individual que visa à Individual que visa à proteção do usuário contra a proteção do usuário contra a inalação de agentes nocivos à inalação de agentes nocivos à saúde.saúde.

Page 11: Slides de gases narcóticos

EPRsEPRs

Page 12: Slides de gases narcóticos

EPRsEPRsComo proceder para Como proceder para descartar o EPR?descartar o EPR?

O EPR pode ser usado O EPR pode ser usado por mais de uma pessoa?por mais de uma pessoa?

Um EPR pode ser Um EPR pode ser reutilizado?reutilizado?

Page 13: Slides de gases narcóticos

Alguns EPRsAlguns EPRs

Page 14: Slides de gases narcóticos
Page 15: Slides de gases narcóticos
Page 16: Slides de gases narcóticos
Page 17: Slides de gases narcóticos
Page 18: Slides de gases narcóticos
Page 19: Slides de gases narcóticos
Page 20: Slides de gases narcóticos
Page 21: Slides de gases narcóticos

O que diz a NR 6?O que diz a NR 6?

Page 22: Slides de gases narcóticos

Conclusão do grupo:Conclusão do grupo:

Concluímos que os gases asfixiantes Concluímos que os gases asfixiantes simples podem não ser tão perigosos, mas simples podem não ser tão perigosos, mas se tornam mortais quando substituem o se tornam mortais quando substituem o oxigênio no nosso organismo. Já os gases oxigênio no nosso organismo. Já os gases narcóticos podem ter efeitos destrutivos narcóticos podem ter efeitos destrutivos no nosso organismo levando à morte em no nosso organismo levando à morte em questão de pouco tempo.questão de pouco tempo.

COMO SEMPRE É BEM MELHOR COMO SEMPRE É BEM MELHOR PREVENIR OS ACIDENTES DO QUE PREVENIR OS ACIDENTES DO QUE REMEDIAR AS CONSEQUÊNCIAS.REMEDIAR AS CONSEQUÊNCIAS.