Prova i, 2015 1

9
Enfermagem – UNIG CAMPUS V Disciplina: Bases Fundamentais da Enfermagem Prova: PI Valor: 10,0 pontos Data: / / Aluno: Prof. Guilherme L. Imbelloni Coordenador de Enfermagem Sandra Helena de Oliveira Professora Nota: Gabarito de respostas Quest ão A B C D 01 02 03 04 05 06 07 08

Transcript of Prova i, 2015 1

Page 1: Prova i, 2015 1

Gabarito de respostas

Enfermagem – UNIG CAMPUS V

Disciplina: Bases Fundamentais da Enfermagem

Prova: PI Valor: 10,0 pontos Data: / /

Aluno:

Prof. Guilherme L. Imbelloni

Coordenador de Enfermagem

Sandra Helena de Oliveira

Professora

Nota:

Questão

A B C D

0102

03

0405

06

0708

Page 2: Prova i, 2015 1

1- O termo “hospital” origina-se do latim hospitium, que quer dizer local onde se hospedam pessoas, em referência a estabelecimentos fundados pelo clero, a partir do século IV dC, cuja finalidade era prover cuidados a doentes e oferecer abrigo a viajantes e peregrinos. De acordo com a especialidade existente, o hospital pode ser classificado como geral e especializado. Marque a alternativa incorreta.a) O hospital privado pode ter caráter beneficente, filantrópico, com ou sem fins lucrativos.b) No hospital beneficente, os recursos são originários de recursos particulares para a prestação de serviços a seus associados.c) Hospital secundário hospital geral ou especializado, destinado a prestar assistência nas especialidades médicas básicas.d) Hospital público é aquele que integra o patrimônio da União, estados, Distrito Federal e municípios

2- O ambiente hospitalar é considerado um local de trabalho insalubre, onde os profissionais e os próprios pacientes internados estão expostos a agressões de diversas naturezas, como os agentes químicos, físicos ou biológicos. Marque a resposta correta em relação aos fatores contribuintes para as Infecções Hospitalares - IH.a) As bactérias oportunistas, os fungos, os hospedeiros mais susceptíveis (os doentes) e o volume e a diversidade de antibióticos.b) O volume e a diversidade de antibióticos, os sítios de infecções hospitalares as viroses e o ambiente hospitalar.c) Os hospedeiros mais susceptíveis (os doentes), os microrganismos mais resistentes, o volume e a diversidade de antibióticos, as Cirurgias e os Procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos.d) Os hospedeiros mais susceptíveis (os doentes), as Cirurgias, os sítios de infecções hospitalares e as vias exógenas.

3- Marque a resposta correta sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH. a) É um órgão consultor define as políticas de controle de Infecções Hospitalares.b) É o órgão responsável pela execução das ações recomendadas pela ANVISA.c) É o órgão responsável pela elaboração de normas técnicas.d) É um órgão consultor define as políticas de controle dos surtos hospitalares em tempo hábil.

4- Os cuidados com os ambientes hospitalares estão centrados principalmente nas ações de limpeza, realizadas pelo serviço de higiene hospitalar, articulado com o serviço de prevenção e controle de infecção hospitalar, cabendo a este a padronização de produtos de limpeza, a normatização ou indicação do uso de germicidas nas áreas críticas e outras, a participação em treinamentos e orientação técnica à equipe de limpeza, e participação na elaboração e atualização de manuais a respeito do assunto. A respeito da classificação das áreas hospitalares. São classificadas como áreas críticas a UTI: a) O centro obstétrico e de recuperação pós-anestésica; isolamentos; setor de hemodiálise; banco de sangue; enfermarias; laboratório de análises clínicas.b) Centro cirúrgico, berçário, UTI, hemodiálise, laboratório de análises clínica e bancos de sangue.c) O centro cirúrgico, obstétrico e de recuperação pós-anestésica; isolamentos; setor de hemodiálise, banco de sangue, laboratório de análises clínicas e enfermarias.d) Os centros cirúrgicos, laboratório de análises clínicas; e banco de leite, radiologia e enfermarias.

5- As Infecções do Trato Urinário – ITU, são a segunda causas de infecções que acometem a população geral. Entre os fatores de risco relacionados, estão:a) Sexo feminino, infecções hospitalares, diabetes mellitus e sonda vesical.

Page 3: Prova i, 2015 1

b) Sexo, idade, diabetes mellitus e sonda vesical.c) Sexo feminino, idade avançada, diabetes mellitus e sonda vesical.d) Sexo masculino, idade, diabetes mellitus e sonda vesical.

6- O cateterismo vesical envolve a introdução de sonda de silicone, polietileno ou borracha através da uretra e dentro da bexiga. Entre as indicações para a sondagem vesical de demora, Não está? a) Necessidade de esvaziamento vesical diante à situações agudas de retenção urinária (pós-operatório). b) Aliviar a distensão vesical pela retenção urinária (quando as medidas para promover a diurese foram ineficazes).c) Coleta de exames em casos de incapacidade neurológica.d) Restrições pós operatórias.

7- A Realização de procedimentos invasivos acontece porque a integridade das estruturas é rompida, abre-se uma porta de entrada por meio da Penetração nos orifícios naturais permitindo a migração de microorganismos residentes na flora normal e/ou outros presentes em fômites, desenvolvam infecção. Em relação a ITU, é incorreto afirmar que: a) O Tempo de permanência do cateter e o tempo de internação podem contribuir para a ITU.b) O Tempo de permanência do cateter e o uso de corticoideterapia contribuem para a UTI.c) Indicação incorreta, inserção e manutenção do cateter podem contribuir para a UTI.d) Utilização prévia de antibioticoterapia e o tempo de internação contribuem para a ITU.

8- Sabe-se que o cateterismo vesical é um procedimento que, embora seja realizado com frequência, somente deve ser feito quando absolutamente necessário, por conta da incidência de infecções do trato urinário associadas a ele. Por essa razão, o paciente que se encontra submetido ao cateterismo vesical necessita de cuidados durante a realização do procedimento e também durante a permanência do cateter, o que inclui:I. Utilizar sempre o sistema de drenagem fechado estéril, observando rigorosa técnica asséptica.II. Manter a bolsa de drenagem sempre acima do nível da bexiga, a fim de evitar refluxo de urina. III. Realizar higiene perineal pelo menos três vezes ao dia ou conforme o necessário para um paciente com cateter de demora.IV. Esvaziar a bolsa coletora, diante de grandes eliminações. Realizar higienização das mãos antes e após a manipulação da sonda. Estão CORRETAS somente as intervenções:(A) I, II e IV. (B) I, II, III.(C) II, III e IV. (D) I, III e IV.

9- Explique os 2 tipos de limpeza de ambiente:

10- O Cateterismo vesical é um procedimento realizado com técnica asséptica/estéril a fim de evitar uma infecção urinária (ITU) no paciente. Descreva os materiais necessários e a realização do procedimento, passo a passo.

Page 4: Prova i, 2015 1

BOA PROVA!

Gabarito de respostas

Enfermagem – UNIG CAMPUS V

Disciplina: Bases Fundamentais da Enfermagem

Prova: PI Valor: 10,0 pontos Data: / /

Aluno:

Prof. Guilherme L. Imbelloni

Coordenador de Enfermagem

Sandra Helena de Oliveira

Professora

Nota:

Questão

A B C D

0102

03

0405

06

0708

Page 5: Prova i, 2015 1

1- O ambiente hospitalar é considerado um local de trabalho insalubre, onde os profissionais e os próprios pacientes internados estão expostos a agressões de diversas naturezas, como os agentes químicos, físicos ou biológicos. Marque a resposta correta em relação aos fatores contribuintes para as Infecções Hospitalares - IH.a) As bactérias oportunistas, os fungos, os hospedeiros mais susceptíveis (os doentes) e o volume e a diversidade de antibióticos.b) O volume e a diversidade de antibióticos, os sítios de infecções hospitalares as viroses e o ambiente hospitalar.c) Os hospedeiros mais susceptíveis (os doentes), as Cirurgias, os sítios de infecções hospitalares e as vias exógenas.d) Os hospedeiros mais susceptíveis (os doentes), os microrganismos mais resistentes, o volume e a diversidade de antibióticos, as Cirurgias e os Procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos.

2- O termo “hospital” origina-se do latim hospitium, que quer dizer local onde se hospedam pessoas, em referência a estabelecimentos fundados pelo clero, a partir do século IV dC, cuja finalidade era prover cuidados a doentes e oferecer abrigo a viajantes e peregrinos. De acordo com a especialidade existente, o hospital pode ser classificado como geral e especializado. Marque a alternativa incorreta.a) Hospital secundário hospital geral ou especializado, destinado a prestar assistência nas especialidades médicas básicas.b) No hospital beneficente, os recursos são originários de recursos particulares para a prestação de serviços a seus associados.c) O hospital privado pode ter caráter beneficente, filantrópico, com ou sem fins lucrativos.d) Hospital público é aquele que integra o patrimônio da União, estados, Distrito Federal e municípios

3- Os cuidados com os ambientes hospitalares estão centrados principalmente nas ações de limpeza, realizadas pelo serviço de higiene hospitalar, articulado com o serviço de prevenção e controle de infecção hospitalar, cabendo a este a padronização de produtos de limpeza, a normatização ou indicação do uso de germicidas nas áreas críticas e outras, a participação em treinamentos e orientação técnica à equipe de limpeza, e participação na elaboração e atualização de manuais a respeito do assunto. A respeito da classificação das áreas hospitalares. São classificadas como áreas críticas a UTI: a) O centro obstétrico e de recuperação pós-anestésica; isolamentos; setor de hemodiálise; banco de sangue; enfermarias; laboratório de análises clínicas.b) Centro cirúrgico, berçário, UTI, hemodiálise, laboratório de análises clínica e bancos de sangue.c) O centro cirúrgico, obstétrico e de recuperação pós-anestésica; isolamentos; setor de hemodiálise, banco de sangue, laboratório de análises clínicas e enfermarias.d) Os centros cirúrgicos, laboratório de análises clínicas; e banco de leite, radiologia e enfermarias.

4- Marque a resposta correta sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH. a) É um órgão consultor define as políticas de controle dos surtos hospitalares em tempo hábil.b) É o órgão responsável pela execução das ações recomendadas pela ANVISA.c) É o órgão responsável pela elaboração de normas técnicas.d) É um órgão consultor define as políticas de controle de Infecções Hospitalares.

Page 6: Prova i, 2015 1

5- O cateterismo vesical envolve a introdução de sonda de silicone, polietileno ou borracha através da uretra e dentro da bexiga. Entre as indicações para a sondagem vesical de demora, Não está? a) Necessidade de esvaziamento vesical diante à situações agudas de retenção urinária (pós-operatório). b) Coleta de exames em casos de incapacidade neurológica.c) Aliviar a distensão vesical pela retenção urinária (quando as medidas para promover a diurese foram ineficazes).d) Restrições pós operatórias.

6- As Infecções do Trato Urinário – ITU, são a segunda causas de infecções que acometem a população geral. Entre os fatores de risco relacionados, estão:a) Sexo feminino, infecções hospitalares, diabetes mellitus e sonda vesical.b) Sexo, idade, diabetes mellitus e sonda vesical.c) Sexo masculino, idade, diabetes mellitus e sonda vesical.d) Sexo feminino, idade avançada, diabetes mellitus e sonda vesical.

7- Sabe-se que o cateterismo vesical é um procedimento que, embora seja realizado com frequência, somente deve ser feito quando absolutamente necessário, por conta da incidência de infecções do trato urinário associadas a ele. Por essa razão, o paciente que se encontra submetido ao cateterismo vesical necessita de cuidados durante a realização do procedimento e também durante a permanência do cateter, o que inclui:I. Utilizar sempre o sistema de drenagem fechado estéril, observando rigorosa técnica asséptica.II. Manter a bolsa de drenagem sempre acima do nível da bexiga, a fim de evitar refluxo de urina. III. Realizar higiene perineal pelo menos três vezes ao dia ou conforme o necessário para um paciente com cateter de demora.IV. Esvaziar a bolsa coletora, diante de grandes eliminações. Realizar higienização das mãos antes e após a manipulação da sonda. Estão CORRETAS somente as intervenções:(A) I, II, III. (B) I, II e IV.(C) II, III e IV. (D) I, III e IV.

8- A Realização de procedimentos invasivos acontece porque a integridade das estruturas é rompida, abre-se uma porta de entrada por meio da Penetração nos orifícios naturais permitindo a migração de microorganismos residentes na flora normal e/ou outros presentes em fômites, desenvolvam infecção. Em relação a ITU, é incorreto afirmar que: a) O Tempo de permanência do cateter e o tempo de internação podem contribuir para a ITU.b) O Tempo de permanência do cateter e o uso de corticoideterapia contribuem para a UTI.c) Utilização prévia de antibioticoterapia e o tempo de internação contribuem para a ITU.d) Indicação incorreta, inserção e manutenção do cateter podem contribuir para a UTI.

9- Explique os 2 tipos de limpeza de ambiente:

Page 7: Prova i, 2015 1

10- O Cateterismo vesical é um procedimento realizado com técnica asséptica/estéril a fim de evitar uma infecção urinária (ITU) no paciente. Descreva os materiais necessários e a realização do procedimento, passo a passo.

BOA PROVA!