PROVA PARA INGRESSO RESIDÊNCIA MÉDICA - 2ª FASE … · Homem, 32 anos, natural do estado do Rio...

55
PROVA PARA INGRESSO RESIDÊNCIA MÉDICA - 2ª FASE (27/11/2014) PRM DE ANESTESIOLOGIA/2015

Transcript of PROVA PARA INGRESSO RESIDÊNCIA MÉDICA - 2ª FASE … · Homem, 32 anos, natural do estado do Rio...

PROVA PARA INGRESSO RESIDÊNCIA MÉDICA - 2ª FASE (27/11/2014)

PRM DE ANESTESIOLOGIA/2015

As duas figuras são esquemas de uma mesma intercorrência grave que pode ocorrer na gestação.

A - Qual é essa intercorrência? Descolamento prematuro da placenta B - Cite dois fatores de risco. Hipertensão / Amniorrexe prematura / Trauma /

Trombofilias / Multiparidade / Uso de drogas / Gestação múltipla / Mioma / Anomalias uterinas ou placentárias / Rapida descompressão uterina

1

Essa imagem mostra um fator importante de predisposição para o desenvolvimento de pré eclampsia, visto no exame de dopplerfluxometria obstétrica.

A - Que fator é esse? Incisura das artérias uterinas

B - Cite dois outros fatores de risco para desenvolvimento de pré eclampsia. Gestação gemelar, primiparidade, historia pregressa ou familiar, hipertensão crônica, obesidade, mudança de parceiro.

2

1 2

Identifique com os números as vias da Cascata da Coagulação:

A - Via Íntrinseca ( 1 ) e Via Extrínseca ( 2 )

3

4 Sistema Nervoso Autonômo

A - Qual o efeito do Sistema Nervoso Parassimpático no coração? BRADICARDIA B - Qual o efeito do Sistema Nervoso Simpático no pulmão? BRONCODILATAÇÃO

A - Quais as estruturas vasculonervosas assinadas na figura da esquerda (de cima para baixo)? Nervo femoral, artéria femoral, veia femoral

B - Quais as estruturas nervosas assinadas na figura da direita (de cima para baixo)? Nervo glúteo superior, nervo glúteo inferior e nervo Isquiático (ciático)

5

Paciente politraumatizado vitima de colisão frontal auto x objeto fixo deu entrada no pronto socorro com vias aéria pervias, dispneico FR: 32irpm , instável hemodinâmicamente PA: 100/60 mmhg FC: 108 bpm, glasgow 13. Ao exame: mv abolido à direita e hipertimpanismo. Realizado rx de torax na sala de urgência:

A - Qual o diagnóstico ? Pneumotórax

B - Qual o tratamento inicial nestes casos ? Toracocentese no 2 espaço intercostal direito linha hemiclavicular.

6

A - Qual deve ser a composição mínima de uma equipe de saúde da família (quais profissionais e respectiva quantidade)?

1 Médico de família, 1 enfermeira de família, 04 a 06 agentes comunitários de saúde e 01 técnico ou auxiliar de enfermagem.

B - Qual outra equipe pode complementar a equipe mínima de saúde da família (quais profissionais e respectiva quantidade)?

Saúde bucal (01 odontólogo e 01 auxiliar de consultório dentário)

7

A figura acima apresenta as fases de prevenção do processo saúde-doença.

A - Cite uma ação de prevenção primária que deve ser realizada pelos serviços de Atenção Básica de Saúde. Incentivo ao aleitamento materno e alimentação saudável, imunização, estímulo à atividade física, atividades de educação em saúde.

8

Lactente de 6 meses com febre a 48h apresentou um exantema com as características acima e predominancia na face. Há duas semanas um irmão mais velho teve um quadro semelhante.

A - Qual é o diagnóstico mais provável? VARICELA

B – Qual o diagnóstico diferencial mais importante? PIODERMITE

9

A - Qual é o diagnóstico? DEXTROCARDIA ou SITUS INVERSUS

10

PROVA PARA INGRESSO RESIDÊNCIA MÉDICA - 2ª FASE (27/11/2014)

PRM DE CIRURGIA GERAL/2015

A - Qual o diagnóstico dessa patologia vulvar? Verruga / condiloma vulvar B - Qual o agente causador? HPV (Papiloma vírus humano)

1

A - Que estrutura está sendo mostrada no esquema acima?

Condon / camisinha feminina

B - Para que serve?

Anticoncepção / método de barreira

2

Paciente alcoolista pesado, mais de uma vez levado ao serviço de emergência pelos bombeiros, que o encontram na rua sujo de vômito e com rebaixamento do nível de consciência. Depois de um destes acontecimentos foi internado no HCTCO com história de três semanas com febre alta, calafrios, expectoração purulenta e com mau odor. Um dia antes da internação teve um episódio de tosse paroxística que culminou com a eliminação de grande quantidade de material pútrido.

A - Qual a hipótese diagnóstica para a doença atual e que nome se dá ao episódio acontecido um dia antes da internação? Abscesso pulmonar. Vômica.

B - Qual o tratamento proposto? Clindamicina.

3

Paciente com dor torácica há cerca de duas horas.

A - Hipótese diagnóstica? IAM de parede inferior

B - Qual a melhor conduta? Trombólise ou angioplastia primária

4

Paciente de 55 anos com queixas dispepticas de longa data apresenta quadro de hemorragia digestiva alta de grande monta dando entrada no pronto socorro do HCTCO. Realizado tratamento inicial e estabilização do paciente, foi solicitado endoscopia digestiva alta com o seguinte achado:

A - Qual a classificação de Forrest para este quadro? Forrest IA B - Quantas tentativas endoscopicas podem ser realizadas para o tratamento? No máximo duas tentativas.

5

Paciente de 45 anos apresentou dor epigastrica em barra associado à nâuseas, vômitos , amilase: 665 e lipase: 340. Um curioso aluno de medicina observou uma alteração à ectoscopia do abdomem e chamou o instrutor:

A - Qual sinal esta presente na figura? Sinal de Cullen

B - Quais exames devem ser solicitados na admissão deste paciente segundo os critérios de Ranson? Idade>55 anos; Leucócitos >16.000 cel/ml; Glicose >200mg/dl; HDL >350U/l; TGO >250 U/l

6

A imagem acima se refere a uma importante condição referida pelo símbolo do Sistema Único de Saúde: o controle social.

A - Qual é a importância desta condição para que o SUS possa ser exercido em sua potencialidade? É a garantia dada pelo Estado para que a sociedade civil organizada possa influir sobre as políticas de saúde Pode estar representada pela participação em três níveis : Federal, Estadual e Municipal.

7

A - Qual é a importância do referido cartão apresentado acima? O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.

8

A - Qual é o diagnóstico e o tipo anatômico? ARTRESIA DE ESÔFAGO COM FISTULA INFERIOR

9

Recém nascido com dificuldade respiratória.

A - Qual é o diagnostico mais provável? ENFISEMA LOMBAR CONGENITO

10

PROVA PARA INGRESSO RESIDÊNCIA MÉDICA – 2ª FASE (27/11/2014)

PRM DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PRM DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA

PRM DE PEDIATRIA

Paciente de 60 anos, menopausa há 10 anos, apresentando sangramento uterino anormal há 2 meses. Faz uma vídeo histeroscopia que visualiza essa imagem.

A - Qual o diagnóstico do exame? Pólipo endometrial

B - Qual a conduta nesse caso? Biopsia, Retirada do pólipo, Polipectomia

1

O esquema mostra um útero miomatoso. Com relação ao mioma indicado pela seta amarela, responda.

A - Qual é a classificação do mioma no que diz respeito a sua localização em relação a parede uterina?

Mioma submucoso.

B - Qual o sintoma mais esperado para esse tipo de mioma?

Sangramento.

2

Homem, 32 anos, natural do estado do Rio de Janeiro, há 20 dias com febre e sudorese noturnas, diária, máxima 39,5 0C. Neste período apresenta tosse seca, dispneia progressiva e dor pleurítica esquerda.

A - Qual o diagnóstico mais provável? Tuberculose pleural ou Derrame pleural tuberculoso. B - Que exame laboratorial do líquido pleural teria um grande poder preditivo negativo para a principal hipótese diagnóstica? Adenosina deaminase (ADA).

3

Paciente portadora de cardiomiopatia hipertrófica, com quadro súbito de precordialgia associada à sudorese fria e hipotensão.

A - Hipótese diagnóstica? TV (Taquicardia ventricular).

B - Qual a melhor conduta? Cardioversão elétrica.

4

Durante um dia de atendimento no consultório de cirurgia plástica o instrutor foi indagado pelos alunos sobre cicatrização. Em relação a este tema:

A - Qual o diagnóstico da figura 1 e 2 ? Figura1 : Cicatriz Hipertrófica / Figura 2: Quelóide

B - Qual o tratamento da figura 2?

Infiltração previa de corticoide ( triancinolona ) + Exerese intralesional (mais importante ) + beta terapia.

5

Paciente de 11 anos do sexo masculino trazido pela mãe com quadro de dor e edema em bolsa escrotal de início súbito, associado à náuseas, sudorese e inquietação. Ao exame presença do sinal de Angel.

A - Cite os 2 principais diagnósticos para o caso : Escroto Agudo : Torção testicular e orquiepididimite. B - Qual exame solicitar para diagnóstico diferencial?

Ultrassonografia da bolsa escrotal com doppler

6

Esta imagem se refere a uma importante atividade realizada pela Estratégia de Saúde da Família.

A - Qual seria esta atividade? Visita domiciliar.

B - Cite dois motivos que levem as equipes de saúde da Família a realizar esta atividade. Pacientes impossibilitados de se deslocarem até a Unidade e atividades de promoção ou ainda de reabilitação.

7

A - Qual é o nome desta espécie vetor e à qual doença esta associada? No Brasil, a principal espécie vetora é o Aedes aegypti. Dengue

B - Qual é a melhor forma de prevenir e controlar esta doença? Para prevenir e controlar a dengue, a única maneira é impedir que o mosquito se prolifere, interrompendo seu ciclo de reprodução, ou seja, impedindo que os ovos sejam depositados em locais com água limpa e parada.

8

Escolar com febre, faringite e adenomegalia cervical.

A - Qual é o diagnostico mais provável? ESCARLATINA.

9

Lactente com febre ha 4 dias, coriza e conjuntivite intensa.

A - Qual é o diagnostico mais provável? SARAMPO. SINAL DE KOPLIC

10

PROVA PARA INGRESSO RESIDÊNCIA MÉDICA – 2ª FASE (27/11/2014)

PRM DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA /2015

J. P., 72 anos, vítima de queda da própria altura em casa.

A - Diagnóstico? Fratura de colo de fêmur direito.

B - Qual o tratamento realizado? Artroplastia total de quadril cimentada (ou prótese total de quadril cimentada).

1

H. P. V., 30 anos, vítima de queda de moto em área rural. Lesão de pele de onze centímetros, pulsos distais presentes, com boa cobertura óssea por partes moles.

A - Diagnóstico e classificação de Gustilo? Fratura exposta diafisária dos ossos da perna Gustilo IIIA.

B - Qual (ais) antibióticos deve (m) ser utilizado (s)? Cefalosporina de primeira geração, aminoglicosídeo e penicilina cristalina.

2

A - A figura acima mostra a realização de um procedimento. Qual é esse procedimento? Ligadura tubária.

B - Para se submeter a tal procedimento, a mulher brasileira precisa estar dentro de dois critérios. Que critérios são esses? 25 anos de idade / 2 filhos ou mais.

3

A figura acima mostra o esquema de um colo de um útero gravídico. A seta indica uma estrutura de grande importância na gestação. Geralmente a gestante refere sua perda quando está em pródromo de trabalho de parto e nos relata como “perda do sinal”.

A - Que estrutura é essa? Tampão mucoso.

B - Qual a sua importância? Proteção contra ascensão de micro organismos.

4

A - Qual o diagnóstico? Bronquiectasia.

B - A que corresponde a imagem apontada pela cabeça de seta e pela seta? Cabeça de seta: brônquio cortado longitudinalmente. Seta: Brônquio cortado transversalmente.

5

Paciente masculino com quadro agudo de dor no hálux.

A - Hipótese diagnóstica? Podagra (crise de gota).

B - Qual a melhor conduta? AINE (Antiinflamatório não esteróide) + colchicina.

6

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades.

A - Aponte dois motivos pelos quais as pessoas estariam alcançando idades mais avançadas. O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida. Não é homogêneo para todos os seres humanos, sofrendo influência dos processos de discriminação e exclusão associados ao gênero, à etnia, ao racismo, às condições sociais e econômicas, à região geográfica de origem e à localização de moradia. B - Cite duas estratégias contextualizadas em políticas públicas de saúde para a promoção à saúde no idoso. Alimentação saudável e prática de atividades físicas.

7

A - O gráfico acima apresenta uma situação de despesas crescentes decorrente de qual princípio do Sistema Único de Saúde ? Universalidade.

8

L.P.G., 12 anos, com dor em quadril esquerdo sem trauma.

A - Diagnóstico? Epifisiólise à esquerda.

B - Tratamento? Epifisiodese in situ com um parafuso percutâneo (ou pinagem percutânea com um parafuso).

9

A. C. J., recém nato.

A - Diagnóstico? Pé torto congênito.

B - Cite uma técnica de tratamento conservador.

Imobilização gessada (método de Ponseti ou método de Kite).

10

PROVA PARA INGRESSO RESIDÊNCIA MÉDICA – 2ª FASE (27/11/2014)

PRM DE CLÍNICA MÉDICA /2015

Primípara, em início de trabalho de parto, com 38 semanas de gestação.

A - Qual o diagnóstico dessa cardiotocografia? DIP II, DIP tardio, DIP desfavorável.

B - Qual a conduta diante dessa cardiotocografia? Cesariana.

1

As figuras mostram imagem de USG e de material retirado por curetagem uterina da mesma paciente.

A - Qual o provável diagnóstico?

Mola, doença trofoblastica, gestação molar

B - Quais os sinais e sintomas esperados nessa paciente (cite dois):

Útero aumentado para a idade gestacional, útero amolecido, sangramento vaginal, vômitos ( hiperemese), pre eclampsia, hipertensão, beta HCG muito alto, presença de vesículas no USG, eliminação de vesículas.

2

Paciente há 6 dias teve início abrupto de febre alta, com calafrios intensos, acompanhada de forte mialgia em panturrilha.

A - Qual o nome da provável síndrome apresentada pelo paciente e que alterações estão sendo mostradas? Qual antimicrobiano poderia ser utilizado para o tratamento? Síndrome de Weil. Icterícia rubínica. Púrpura (ou petéquia). Penicilina (ou ceftriaxona ou cefotaxima).

B - Qual a possível fisiopatologia da lesão cutânea, resumida em apenas uma palavra? Vasculite.

3

Paciente com quadro de palpitações há 30 minutos e com sinais vitais estáveis.

A - Hipótese diagnóstica? TPSV (Taquicardia paroxistica supraventricular)

B - Qual a melhor conduta? Adenosina ou Manobra vagal.

4

Paciente vitima de queda de moto sem uso de material de proteção sendo observado trauma grave em face. Foi atendido segundo as normas do ATLS® e realizado Tomografia computadorizada de face com reconstrução 3 D:

A - Qual a classificação de Le fort para esta lesão? Le fort I.

B - Caso necessidade de via aéria de emergência qual a via de escolha? Cricotireoidostomia aberta ou por punção.

5

Paciente de 58 anos com diagnóstico de doeça de chagas há 20 anos em tratamento irregular apresenta quadro de obstrução intestinal iniciado há 24 horas. No momento estável hemodinâmicamente e sem sinais de SIRS (Síndrome da resposta inflamatória sistêmica). Na ivestigação solicitado rotina radiologica de abdomen agudo :

A - Quais incidências estão presentes na rotina radiológica de abdômen agudo? Rx tórax PA (postero anterior), Rx de abdome AP (antero posterior) em decúbito dorsal ou lateral esquerdo e em ortostase. B - Qual o tratamento mais adequado para este caso? Paciente estável tentativa de desconfecção com retossigmoidoscopio rigido.

6

A - A figura acima expressa qual dos princípios do Sistema Único de Saúde ? Universalidade.

7

A - A figura acima apresenta um programa do governo federal de transferência de renda, que está condicionado ao acesso das famílias as seguintes ações de saúde: Ações de imunização, vigilância nutricional e pré-natal das gestantes.

8

Recém-nascido, com icterícia, rinite, hepatoesplenomegalia. A - Qual e o diagnostico mais provável? SIFILIS CONGENITA PENFIGO PLANTAR.

9

Paciente de 17 anos, há 10 dias com dor de garganta e febre moderada a alta, 38 a 39º C. Além do achado mostrado na figura, apresentava linfonodos cervicais laterais e axilares, com tamanho variando entre 1 e 1,5 cm, além de discreta esplenomegalia.

A - Que antimicrobiano poderia provocar o aparecimento de exantema nesta paciente? Ampicilina (ou amoxicilina).

B - Que achado laboratorial firmaria o seu diagnóstico? Anticorpo anti-Epstein-Barr da classe IgM positivo (ou elevado).

10