Prova1

16
Boa prova! Nome: N. de Inscrição Concurso Público 2006 Instruções Ministério do Trabalho e Emprego Escola de Administração Fazendária Prova Objetiva 1 1 Gabarito Cargo: Auditor-Fiscal do Trabalho 1- Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2- Verifique se o Número do Gabarito, colocado na quadrícula acima, é o mesmo constante do seu CARTÃO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses números deverão ser idênticos, sob pena de prejuízo irreparável ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergência, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova cujo número do gabarito seja igual ao constante do seu CARTÃO DE RESPOSTAS. 3- Neste caderno constam as questões dos idiomas INGLÊS e ESPANHOL. Responda somente as questões do idioma de sua opção, quando de sua inscrição. 4- O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse. 5- Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTÃO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafológico: “ É preciso aceitar nossos limites para podermos ir longe ”. 6- DURAÇÃO DA PROVA: 3h30min, incluído o tempo para o preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 7- Na prova há 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções: a, b, c, d e e. 8- No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. 9- Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta. 10-Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciada a prova. 11- Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 12-Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 13-A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorrida um hora do início da prova. A não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso. 14-Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

Transcript of Prova1

Page 1: Prova1

Boa prova!

Nome: N. de Inscrição

Concurso Público 2006

Instruções

Ministério do Trabalho e Emprego

Escola de Administração Fazendária

Prova Objetiva 1 1Gabarito

Cargo: Auditor-Fiscal do Trabalho

1- Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados.2- VerifiqueseoNúmerodoGabarito, colocadonaquadrículaacima,éomesmoconstantedoseu CARTÃODE

RESPOSTASedaetiquetacoladanacarteiraescolar;essesnúmerosdeverãoseridênticos,sobpenadeprejuízoirreparávelaoseuresultadonesteprocessoseletivo;qualquerdivergência,exija do Fiscal de Sala um caderno de prova cujo número do gabarito seja igual ao constante do seu CARTÃO DE RESPOSTAS.

3- NestecadernoconstamasquestõesdosidiomasINGLÊS e ESPANHOL.Respondasomenteasquestõesdoidiomadesuaopção,quandodesuainscrição.

4- OCARTÃODERESPOSTAStem,obrigatoriamente,deserassinado.EsseCARTÃODERESPOSTASnãopoderásersubstituído,portanto,nãoorasurenemoamasse.

5- TranscrevaafraseabaixoparaolocalindicadonoseuCARTÃODERESPOSTASemletracursiva,paraposteriorexamegrafológico:

“ É preciso aceitar nossos limites para podermos ir longe”.

6- DURAÇÃODAPROVA:3h30min,incluídootempoparaopreenchimentodoCARTÃODERESPOSTAS.7- Naprovahá60 questõesdemúltiplaescolha,comcincoopções:a, b, c, d e e.8- No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Preencha,

FORTEMENTE,comcanetaesferográfica(tintaazuloupreta),todaaáreacorrespondenteàopçãodesuaescolha,semultrapassarasbordas.

9- Seráanuladaaquestãocujarespostacontiveremendaourasura,ouparaaqualforassinaladamaisdeumaopção.Evitedeixarquestãosemresposta.

10-AoreceberaordemdoFiscaldeSala,confiraesteCADERNOcommuitaatenção,poisnenhumareclamaçãosobreototaldequestõese/oufalhasnaimpressãoseráaceitadepoisdeiniciadaaprova.

11-Duranteaprova,nãoseráadmitidaqualquerespéciedeconsultaoucomunicaçãoentreoscandidatos,tampoucoserápermitidoousodequalquertipodeequipamento(calculadora,tel.celularetc.).

12-Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão sercopiadososseusassinalamentosfeitosnoCARTÃODERESPOSTAS,conformesubitem6.5doeditalreguladordoconcurso.

13-Asaídadasalasópoderáocorrerdepoisdedecorridaumhoradoiníciodaprova.Anão-observânciadessaexigênciaacarretaráasuaexclusãodoconcurso.

14-Aosairdasala,entregueesteCADERNODEPROVA,juntamentecomoCARTÃODERESPOSTAS,aoFiscaldeSala.

Page 2: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito1�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

LÍNGUA PORTUGUESA

Nasquestões01e02,assinaleaopçãoqueestádeacordocomasidéiasdotexto.

01- A mobilização permanente dos movimentosproletários estimulou o aparecimento de um Estadocada vez mais interventor, que, em meados do séculoXX (também por conta de outros fatores), realizou-seplenamente: o Estado Social. O Direito e a Justiça doTrabalho são, em última análise, uma das expressõesdesseEstadoSocial(menosliberalemaisinterveniente),umavezqueumdospressupostosdodireitotrabalhistaéquehá,entreempregadoeempregador,umdesníveldepoderquedevesersanado,inclusivepormeiodaatuaçãojurídica estatal. Dessa forma, não é exagero dizer, apressãodostrabalhadoresaolongodosséculosXIXeXXajudouademocratizar várias sociedadescapitalistasnoOcidente – dadoque fez surgir, comoconseqüência desuas lutas, asprimeirasnormasdoDireitodoTrabalho,materializadasnosprimeirosacordosentretrabalhadorese patrões. A existência dos movimentos proletários é,portanto, a causahistóricada formaçãodoDireito edaJustiçadoTrabalhonomundo.(Raquel Veras Franco, Breve Histórico da Justiça e do Direito do Trabalho no Mundo - http://www.tst.gov.br/Srcar/Documentos/Historico)

a) AsprimeirasnormasdoDireitodoTrabalhoimpulsiona-ramaslutasdostrabalhadoresporsuarevogação.

b) OEstadoSocial, comomenos liberalemais interve-niente,aindaignoraoDireitoeaJustiçadoTrabalho.

c) Entreempregadoeempregador,segundoospressu-postosdodireitotrabalhista,háumasimetriaquedevesermantida.

d) ApressãodostrabalhadoresaolongodosséculosXIXe XX prejudicou a democratização das sociedadescapitalistasdoOcidente.

e) A realizaçãodoEstadoSocial decorre, emparte, damobilização permanente dos movimentos proletáriosdoséculoXX.

02-OexameserenodosfatosmostraqueoMovimentodos Sem-Terra - MST tem sido, ao longo dos anos,instrumentodecontençãopolíticadarevoltadesesperadadosqueseencontramsemlugarnomundo.SemoMST,provavelmente haveria hordas de excluídos saqueandoe incendiando os campos, como em outros temposhistóricos.Fala-semuitonodireitodepropriedadecomoextensãonaturaldaliberdadedoshomens.Masodireitoà propriedade não é o direito que a herança atribui.O acesso à propriedade da terra, que é, em princípio,direitodetodososhomens,nãopodeser impedidopelavoracidadeambiciosadealguns.Aterranãodeveserviraoenriquecimento,porqueéoúnicomeiodesobrevivênciadetodososseres.Aterraeaáguasãoindispensáveisàvida, e o direito à vida, de acordo comosmais antigosprincípiosdejustiça,éanterioraodireitoàpropriedadeesobreeleprevalece.

(Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 19/04/2006)

a) A atuação do MST tem sido benéfica à sociedade,poiscontémapossívelondadesaqueseincêndiosnocampo.

b) OMSTpermiteaexplosãodarevoltadesesperadadosqueseencontramsemlugarnomundo.

c) Odireitoàpropriedadedevesercircunscritoaoqueaherançaatribuiaosbeneficiários.

d) Aterradeveserviraoenriquecimentoeaodesenvolvi-mentodeapenasalgunssetoresdasociedade.

e) Odireitoàpropriedadedeveprevalecersobreodireitoàvida,emqualquercircunstância.

03-Assinale a opção que representa continuidade coesa ecoerenteparaotextoabaixo.

Em 1850, o Brasil tinha dois milhões de escravos. NaEuropa, a revolução industrial passou a exigir cada vezmaismão-de-obra,quesetornouescassa.Poroutrolado,a mão-de-obra livre do país não servia aos propósitosdaplantaçãocafeeira.Asoluçãopreconizadaentãofoiaimigraçãoeuropéia.Começamacriar,naépocaimperial,colôniasdeimigrantes,trazidoscomaconvicçãodeumanaturalsuperioridadedaraçacomumaéticaprópriaparao trabalho.Em1824, foicriadaaprimeiracolôniaalemãemSãoLeopoldo,noRioGrandedoSul.(Sidnei Machado - http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewPDFInterstitial/1766/1463)

a) Por meio de contratos de parceria, os imigranteseuropeusvendiamseutrabalhofuturo.

b) Contantoque,em1852,Vergueiro,comeceacontratardiretamente imigrantes na Europa, financiado pelogoverno.

c) Ficavadevendoaspassagens,transporte,comissõesdecontrato,alémdeoutrasdespesas.

d) Porquanto, nesse contexto, os escravos libertospassaramanão ter trabalho, ficando semcondiçõesdeinserçãosocialedesobrevivência.

e) No entanto, o trabalho foi fornecido ao trabalhadoreuropeu, pois era mais vantajoso ao proprietário,dadas as condições contratuais onerosas impostasaosimigrantes.

04-Julgue como verdadeiros (V) ou falsos (F) os itens arespeitodotextoabaixo.

1

5

10

Uma única inovação ocorrida no século XV teveenorme influênciaparaoprogresso,a inclusãosociale a redução da pobreza. Foi a invenção do conceitode capital social pelo frei LucaPaccioli, o criador dacontabilidade.AntesdeLucaPaccioli,umcomercianteou produtor que não pagasse suas dívidas poderiater todos os bens pessoais, como casa, móveis epoupança,arrestadosporumjuizoucredor.Muitoscientistaspolíticosesociólogosusamo termocapital social de forma equivocada, numa tentativadeliberadadeconfundiroleitor.(Adaptado de Stephen Kanitz, O capital social.Veja, 12 de abril, 2006)

()Depreende-se da expressão “Uma única inovação”(l.1)queasdemaisinovaçõesocorridasnoséculoXVnãoresistematéhoje.

()Preservam-seacoerênciatextualeacorreçãogramati-calaotrocar“invenção(l.3)porcriaçãoe“criador”(l.4)porinventor,respectivamente.

Page 3: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito1�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

()Apesardeseclassificarcomoartigoindefinido,oartigo“um”(l.5)temafunçãodedeterminarouidentificar,notexto,“comerciante”(l.5)e“produtor”(l.6).

()Por integrar uma enumeração, a vírgula depois de“poupança”(l.8)éfacultativaepodesersuprimidasemqueseprejudiqueacorreçãogramaticaldotexto.

()Por constituir um valor oposto às informações doprimeiroparágrafo,operíodofinaldotextoadmiteseriniciadopeloconectivoNo entanto, seguido de vírgula, fazendo-seosajustesnasiniciaismaiúsculas.

Aseqüênciacorretaé

a) VVFVFb) FVFFVc) VFFFVd) FVVFFe) FFVVF

05-Ostrechosabaixoconstituemumtexto.Assinaleaopçãoqueapresentaerrogramatical.

a) No livro Breve História do Trabalho no Brasil, AlmirPazzianottoesboçaatrajetóriadaclassetrabalhadora,da colonização portuguesaao últimogovernomilitar.Mostra como se explorou, sem limites éticos ehumanos, a mão-de-obra indígena e negra e como,duranteaPrimeiraRepública,asoligarquias,commedodas idéias revolucionárias trazidas pelos imigrantes,procurarambloquearastentativasdeorganizaçãodostrabalhadores.

b) Mostratambémcomosedesenhouomodelosindicalbrasileiro, a partir do primeiro governo de GetúlioVargas,eporqueessemodelosemanteveincólumeaté a Constituição de 1988, apesar das profundastransformações político-institucionais pelas quaispassouoPaísnesseperíodo.

c) Registra, também, quea redemocratização doBrasilsignificouapenasumaatenuaçãodomodeloanterior,sendoaindamarcanteaparticipaçãodoEstadonavidasindical, pormeio de normas obrigatórias relativas amodelodeorganização,registro,quotascompulsórias,negociaçõessalariaisedissídioscoletivos.

d) O autor dedica atenção especial à figura marcantede Getúlio Vargas, suas idéias sobre o movimentotrabalhista e sobre o papel reservado às classesoperárias no desenvolvimento nacional, trazendo olivro,emapêndice,aíntegradaCartaTestamentoedetrêscélebresdiscursosproferidosnoDiadoTrabalho.

e) Embora fundamentado em sólida bibliografia, olivro não tem a aridez dos textos acadêmicos.AlmirPazzianottoPinto,comoadvogadotrabalhistanoABCDpaulista,comoMinistrodoTrabalhooucomoMinistrodoTribunalSuperiordoTrabalho,conviveucommuitosdos personagens que retratam e foi testemunha deoutras tantas histórias que registra, emprestando,assim,umcalorespecialànarrativa.(http://www.stpinf.com:8080/producao/genadm.nsf/Paginas)

06-Ostrechosabaixoconstituemumtexto.Assinaleaopçãoqueapresentaerro.

a) A Primeira Revolução Industrial pode ser entendidacomoumaguinadadetodososindicadoreseconômicosingleses, sobretudo nas duas últimas décadas doséculoXVIII.

b) Talavançodosindicadoreseconômicostiveramváriasrazões: a intensificação do Comércio Internacionaldesde o século XVI, a Revolução Agrícola (e aexpulsãodevastoscontingentesdecampesinosparaascidades),osurgimentodeumaindústriatêxtilinglesaetc.

c) EssesacontecimentospropiciaramoqueohistoriadorEricHobsbawmchamadea“partidaparaocrescimen-to auto-sustentável”. Por “crescimento auto-susten-tável” entende-se: o poder produtivo das sociedadeshumanas, até então sujeito a variáveis climáticas oudemográficas,tornou-secrescenteeconstante–livredeepidemias,fomes,pestesouintempéries,queregu-larmente ceifavam grandes contingentes demão-de-obraemquasetodaaEuropa.

d) Contraposto à Idade Média, em que o problemacrônicodaproduçãoeraafaltadehomensemulheresnoscampos(enãodeterras),operíodoquesesegueà Revolução Industrial é aquele em que o homemcomeçaatornar-seumpoucomaissupérfluo.

e) ComoexplicitaHobsbawm,trata-sedeperíodoemque,àsgrandesmassasdedesempregadosecampesinosdesapossados,juntou-seumsistemafabrilmecanizadoque produzia “em quantidades tão grandes e a umcusto tão rapidamente decrescente a ponto de nãomaisdependerdademandaexistente,masdecriaroseuprópriomercado”.(Raquel Veras Franco, Breve Histórico da Justiça e do Direito do Trabalho no Mundo.http://www.tst.gov.br/Srcar/Documentos/Historico)

07-Ostrechosaseguirconstituemumtexto.Assinaleaopçãoqueapresentaerrodeconcordância.

a) As riquezas geradas eram, de fato, imensas e ascondições de vida nas cidades costumavam serhorríveis. Para se ter idéia, alguns recenseamentosingleses, da décadade1840, relatamqueo homemdocampovivia,emmédia,50anoseodacidade,30anos.

b) Talvezessesnúmerossejam indicadoresdadramati-cidadedasmodificaçõesocasionadas,navidademi-lhõesdesereshumanos,pelaRevoluçãoIndustrial.

c) Essadramaticidadeque,muitasvezes,nosescapa,masque podemos entrever, como nos informaHobsbawm,se levarmos em conta que era comum, nas primeirasdécadasdosoitocentos,encontrartrabalhadorescitadinosvivendodeformaqueseriaabsolutamenteirreconhecívelparaseusavósoumesmoparaseuspais.

d) A fragmentaçãodassociedadescampesinas tradicio-nais, que originou as grandes massas nas cidades,fazemcomque,naspalavrasdeHobsbawm,“nadasetornassemais inevitável”doqueoaparecimentodosmovimentosoperários.

Page 4: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito1�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

e) Aqueles trabalhadores, que viviam em condiçõesinsuportáveis, não tinham quaisquer recursos legais,somentealgunsrudimentosdeproteçãopública.(Raquel Veras Franco, Breve Histórico da Justiça e do Direito do Trabalho no Mundo - http://www.tst.gov.br/Srcar/Documentos/Historico)

08-Ostrechosabaixoconstituemumtexto.Assinaleaopçãogramaticalmentecorreta.

a) O primeiro interesse dos espanhóis e portuguesespelaAméricafoioouroacumulado.Ameraexploraçãodo ouro, no entanto, não assegurou à Portugal amanutenção da colônia, ameaçada de ocupação.Nesse período, somente a ocupação representavaverdadeiro domínio. Por outro lado, os gastos dedefesaerambastanteelevados.

b) Comoosportuguesesjápossuíamexperiêncianocul-tivodoaçúcaremgrandeescalanasilhasdoAtlântico,ajunçãodesseconhecimentotécnicodosportuguesescom a capacidade de transporte dos holandeses naEuropapermitiriamaproduçãodoaçúcaremlargaes-cala no Brasil.

c) Oprincipalproblemaparaessaexpansãoseriaamão-de-obra,poisnãohaviamnacolôniaeotransportedePortugaleraeconomicamenteinviável.

d) Na expansão da plantação do açúcar no Brasil,Portugal utilizou-se, inicialmente, do trabalho deíndiosescravizados.Masosistemademonopóliodaprodução do açúcar entraramemdecadência comoiníciodaproduçãonasilhasdasAntilhas,fazendocomqueopreçodoprodutocaísse.

e) A necessidade política de colonização das terras ea ausência demão-de-obra excedente na PenínsulaIbérica, na época, levaram Portugal a optar pelaintroduçãodamão-de-obraescravaafricana(negra).(Sidnei Machado .http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewPDFInterstitial/1766/1463)

09-OstrechosaseguirforamadaptadosdeumareportagemdaFolhadeS.Paulo,30deabrilde2006.Assinaleaquelequenãoapresentaerrodenaturezagramatical.

a) Um diploma universitário ou o ingresso no ensinosuperior não são garantias que os salários não sedeterioremdemodomaisintensonosperíodosdecrise,poisasmaioresperdasentre2002e2006,ocorreramnostrabalhadorescommaisde11anosdeestudo.

b) A maior perda real da remuneração das pessoas,com maior nível de instrução ocorre em razão dagrande oferta de mão-de-obra qualificada, sem tera contrapartida da expansão das vagas “de classemédia”.

c) À forçadetrabalho“abundante” traz-seumaltoníveldecompetiçãonomercadodetrabalhoque“achatam”ossalários,especialmenteemperíodosdefraconíveldeatividadeeconômica.

d) Comfartaofertademão-de-obranoBrasil,asempresaspodemselecionarprofissionaisqualificadospagando-lhessaláriosmaisbaixose,muitasvezes,contratarumprofissionalmaiscapacitadodoqueafunçãoexigiria.

e) Ofenômenonãoéumatendênciamundial:trata-sedeumaanomaliadomercadodetrabalhobrasileiro,queexisteumareduçãodepostosde trabalhopossuindoremunerações mais elevadas por que o modeloeconômico brasileiro destrói empregos de classemédia.

10-Assinaleaopçãoquecorrespondeaerrogramatical.

AhistóriadopetróleonoBrasil,dosprimeirospassosaté este(1) novo degrau, que é a conquista da auto-suficiência,nãotemnomeoufisionomiaparticular.Pertence,na verdade, a todos os (2)brasileiroseadministradoresqueacreditaramnapossibilidadedeonossopaísdesenvolveroseusetordepetróleocomcompetênciaetalento.Elafoiescrita,capítuloa(3)capítulo,porvalorosostrabalhadoresdeváriascategorias,dotécnicodepontaaomaismodestooperário,e não somente(4) por esses, que labutam nalinha de frente, nos trabalhos de pesquisas e análises,comotambém,comigualdedicaçãoeentusiasmo,pelosquelhe(5)dãosuporte,naretaguarda,inclusivenoplanoadministrativo,essencialquandoeficiente.(Joel Mendes Rennó, Jornal do Brasil, 19/04/2006)

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

11-Emrelaçãoaotextoaseguir,assinaleaopçãoincorreta.

1

5

10

O Estado Contemporâneo enfrenta desafios maioresdo que os do Estado Moderno. Se o segundodeveria, precipuamente, garantir o funcionamentoda concorrência mercantil, o Estado Contemporâneodevegarantir,aomesmotempo,liberdadeeigualdade;deveequilibraros interessesentrecapitale trabalho,tornando-se,paraisso,cadavezmaisintervencionista– o que o faz passar, aliás, por duas crises: a dalegitimação (dessa intervenção) e a fiscal (diferençacrescenteentreas saídasnecessáriaseasentradasinsuficientesàdistribuiçãoderecursos).(Raquel Veras Franco, Breve Histórico da Justiça e do Direito do Trabalho no Mundo - http://www.tst.gov.br/Srcar/Documentos/Historico)

a) Em “maiores do que”(l.1 e 2), a eliminação de “do”mantémacorreçãogramaticaldoperíodo.

b) A expressão “segundo”(l.2) retoma o antecedente“EstadoModerno”(l.2).

c) Osinaldedois-pontos(l.8) isolacitaçãodeoutravozquenãoadoautordotexto.

d) Em “que o faz passar”(l.8), o pronome “o” retoma oantecedente“EstadoContemporâneo”(l.4).

e) Osparêntesespodemsereliminados,semprejuízoparaacorreçãogramaticaldoperíodo,desdequesecoloqueumtravessãoantesde“diferença”(l.9).

Page 5: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito1�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

12-Assinaleaopçãoquenãoestádeacordocomasestruturasdotexto.

1

10

Arelaçãoconflituosaentrefazendeirosecolonos,aliadaàcrescentedificuldadedeimportaçãodeescravosnegrosdaÁfricaapartirdadécadade60,exigequeseuseamão-de-obranativa,forçando-aaotrabalhonalavoura.Osfazendeirostambémreclamavamumalegislaçãoquepermitissegarantiasdosinvestimentosnamão-de-obra,documprimentodoscontratos,darepressãoàsgrevese,ainda,quelhespropiciasseadequadaprodutividade.A promulgação da Lei do Ventre Livre, em 1871,sinalizandoaaboliçãodaescravidão,criouascondiçõesparaumalegislaçãoque,aomesmotempoemquefaziaaregulaçãominuciosadacontrataçãodotrabalholivre,previa a obrigação de o homem livre contratar, comomecanismodecombateàvadiagem.

(Sidnei Machado - http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewPDFInterstitial/1766/1463)

a) A forma verbal “exige”(l.3) está no singular paraconcordarcom“relaçãoconflituosa”(l.1).

b) Aexpressão“reclamavam”(l.5)estásendoempregadacomosentidodelamentavam.

c) Asubstituiçãode“seuse”(l.3)porseja usadamantémacorreçãogramaticaldoperíodo.

d) Em“quelhespropiciasse”(l.8)opronome“lhes”refere-sea“Osfazendeiros”(l.5).

e) Asvírgulasapós“1871”(l.9)eapós“escravidão”(l.10)isolamoraçãoreduzidadegerúndio.

13-Assinaleaopçãoqueapresentajustificativacorretaparaoempregodavírgulacorrespondente.

O setor de petróleo brasileiro merece legitimamentea comemoração pelo sucesso presente, (1) e asperspectivas do futuro contemplam êxito no trabalhode todasas empresasqueatuamnessaáreanoBrasil,emespecial, aPetrobras.Este futuro terá, comcerteza,amarca do realismo e da humildade, (2) que são duasvirtudesque,invariavelmente,andamjuntas.Realismonoreconhecimentodaspossibilidadese limitaçõesdetodasascoisas.Humildadenarenúnciaaqualquerespéciedesoberba, (3) de cega arrogância, (4) entendendo que aconstruçãodeumanaçãoeaconsolidaçãodeempresasfortes não são façanhas apenas de um punhado dehomens,mas,sim,doesforçodeumasociedadeinteira,(5) unida pelos laços multiplicadores da solidariedadenacional.(Joel Mendes Rennó, Jornal do Brasil, 19/04/2006)

a)1–Isolaoraçãosubordinadaadjetivaexplicativa.b)2–Isolaoraçãosubordinadaadjetivarestritiva.c)3–Isolacomplementocircunstancial.d)4–Isolaoraçãoreduzidadegerúndio.e)5–Isolaoraçãoapositiva.

14-Avalieasafirmaçõesabaixo,a respeitodoempregodasestruturas lingüísticas no texto, para assinalar a opçãocorreta.

1

5

10

15

Quandoseouveapalavra“preço”,asprimeirasimagensqueinvademnossamentesãoasdecartazesde liquidação, máquinas registradoras, cheques ecartõesdecrédito.Mesmonassociedadesorientais,menos capitalistas que a nossa, a idéia de preço ésempreligadaànoçãodeobjetodevalor.Porém,diferentementedoqueamídia informa,nemtudopodesercompradoeparceladoemtrêsvezesnocartão.Ascoisasrealmenteimportantesdavidatêmseupreço,issoécerto,masaformadepagamentoébemdiversadaspraticadasnosshopping centers.Na infinita negociação que é viver, se sairá melhoraquele que possuir uma sólida conta corrente dereservasemocionaisedebomsensodoqueaqueleque confia apenas em sua coleção de cartões deplástico.Lucrarámaisaquelequesouber respondercom sabedoria a pergunta: vale a pena pagar opreço? (Adaptado da Revista Planeta, maio de 2006)

I. Para a coerência textual, o vocábulo “as”(l.2) tantopodeserinterpretadocomoumpronome,substituindoo substantivo “imagens”(l.2), quanto comoumartigodefinido que deixa implícita a concordância com“imagens”.

II. Oacentoindicativodecraseem“ànoção”(l.6)decorredapresençadapreposiçãoa,exigidapor“ligada”(l.6)edoartigodeterminantede“noção”.

III. Porserexpressaacomparaçãoemestruturaoracional,o termo “do que”(l.7) pode ser escrito apenas como“que”,semprejuízodacorreçãogramaticaldotexto.

IV. Aretiradadopronomeem“issoécerto”(l.10) resultaemerrogramatical,porqueaoraçãoficasemsujeito;oqueprejudicaacoesãotextual.

V. Devidoaoempregodavírgula,mantém-seacoerênciatextualeacorreçãogramaticalaoempregaropronomeátonodepoisdoverboem“sesairá”(l.12):sairá-se.

VI.Asregrasgramaticaispossibilitamtambémoempregodoacentoindicadordecraseem“apergunta”(l.17):à pergunta.

Estãocorretosapenasositens

a) I,IIeVIb) I,II,IIIeVc) I,IVeVId) II,III,VeVIe) III,IVeV

Page 6: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito1�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

15-Assinale a opçãodeproposta dealteraçãoparao textoqueresultaemerrogramaticale/ouincoerênciatextual.

1

5

10

15

No atual estágio da sociedade brasileira, se sedeseja um regime democrático, não basta abolir anecessidade de bens básicos. É necessário que oprocesso produtivo seja capaz de continuar, comeficiência,aproduçãoeaofertadebensconsideradossupérfluos.Em se tratando de um compromisso democrático,uma hierarquia de prioridades deve colocar obásico sobre o supérfluo. O que deve servir comoincentivoparaapropostadecasardemocracia,fimda apartação e eficiência econômica em geral é ofatodequeopotencial econômicodopaíspermiteotimismo quanto à possibilidade de atender todasessas necessidades, dentro de uma estratégia emqueotemponãoserámuitolongo.

(Adaptado de Cristovam Buarque, Da modernidade técnica à modernidade ética, p.29)

a) Substituir a relação expressa por “em que o tempo”(l.14e15)pelarelaçãoexpressaporcujo tempo.

b) Inseriropronomeindicativodeindeterminaçãodesu-jeitodepoisde“abolir”(l.2),resultandoem:abolir-se.

c) Retirar a preposição da expressão “Em se tratando”(l.7),deslocando-seopronomeparadepoisdoverboefazendo-seosajustesnasiniciaismaiúsculas;oqueresultaemTratando-se.

d) Inserir a preposição a antes de “todas essasnecessidades”(l.13e14).

e) Substituiroconectivodevalorcondicional“se”(l.1)porcaso,resultandoem:caso se.

Nasquestões16a18,assinaleaopçãoquepreenche

corretamenteaslacunasdotexto.

16-A Revolução Industrial também causou a formação deenormes aglomerados de desempregados nas cidades,___1___,emgeral,cresciamsemnenhumplanejamentourbano.Essefenômeno,__2___nãopassoudespercebidoa escritores como Émile Zola ou Alexis de Toqueville,propiciouosurgimentodefenômenos__3__desconhecidos,__4___oalcoolismoeademênciaemmassa.

(Raquel Veras Franco, Breve Histórico da Justiça e do Direito do Trabalho no Mundo - http://www.tst.gov.br/Srcar/Documentos/Historico)

1 � � �a) asquais cujo já seja

b) que que atéentão como

c) cujas porém então taiscomo

d) e todavia antes sejam

e) quando entretanto anteriormente quaissejam

17-Aextinçãodousodamão-de-obraescravanoBrasil sedeuporumprocesso lento, comvistasà transiçãoparaa formação de ummercado de trabalho livre.___1____,asegundametadedoséculoXIXéumperíodomarcadopelapreocupaçãodeconstituiçãoeregulamentaçãolegaldo uso do trabalho livre no Brasil. A regulação dessasnovasmodalidades de uso damão-de-obra contou coma mediação do Estado (Império), que disciplinava oscontornosdotrabalholivre.___2___hajaumainexplicávellacuna na bibliografia do direito do trabalho, as leis delocaçãoe serviçosde1830,1837e1879 representamoprincipal marco na experiência de intervenção estatalna contrataçãodo trabalho livrenoBrasil.Operíododetransiçãodaescravidão___3___adoçãodotrabalholivreélongo.Aimportaçãodemão-de-obraeuropéiateminícionoanode1850,__4__ talvezaprimeiraexperiêncianaimportação de colonos pela firma Vergueiro & Cia. Oscolonoseramcativadosparaoparaísodeterrasférteiseabundantes__5__ofertadetrabalho livreepassavamaconvivercomamão-de-obraescravanasfazendas.(Sidnei Machado - http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewPDFInterstitial/1766/1463)

1 � � � �a) Todavia Contudo na era com ab) Porisso Conquanto paraa sendo pelac) Porquanto Noentanto com a é dad) Conquanto Desdeque atéa seria nae) Noentanto Porquanto pela foi e

18-Osprimeirosimigrantestrazidosporempresasimportadoraseram, em geral, obrigados __1__assinar contratos deparceriacomoimportadorparatrabalharemnaslavourasdocafédoestadodeSãoPaulo.Ocontratanteadiantava__2__despesasdetransportedaEuropa__3__colôniase o necessário __4__subsistência inicial. Nas colônias,o imigrante recebiadeterminadonúmerodepésdecaféparacultivar.Tinhadireito__5__meaçãonoresultadodavenda. (Sidnei Machado, http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewPDFInterstitial/1766/1463)

1 � � � �a) à as as à ab) à às às à àc) a as as a ad) a às às a àe) a as às à à

19-Os trechos a seguir constituem um texto, mas estãodesordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale arespostacorreta.

()Essa meta, alcançada 53 anos depois, começou aganharcontornosderealidadenosanos80,quandoaempresaatingiuaproduçãode500milbarris/dia.

()CriadapelodecretoassinadopelopresidenteGetúlioVargas, em 3 de outubro de 1953, a Petrobras jánasceu comamissão de alcançar a auto-suficiêncianaproduçãobrasileiradepetróleo.

Page 7: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito1�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

()Entretanto,foinoiníciodadécadade70quecomeçouaserdelineadaaestratégiaqueresultarianasprimeirasconquistas da empresa. Na época, o país cresciaa taxas de 10% ao ano, o que contribuiu para que,naqueladécada,oconsumodederivadosduplicasse.

()Porém, foi depois do alinhamento de preços doscombustíveisàscotaçõesinternacionaisqueaempresaconseguiu maior acesso ao mercado de capitaisinternacional. Com isso, obteve os recursos parafinanciarosinvestimentosnecessáriosqueresultaramnaauto-suficiência.

()Assim, ao longo das últimas cinco décadas, diantedo nacionalismo que cerca o petróleo no Brasil, osinteresses da Petrobras confundiram-se com os dopaís.

(Jornal do Brasil, 23/04/2006)

a) 3º,1º,4º,2º,5ºb) 1º,2º,3º,4º,5ºc) 2º,1º,3º,5º,4ºd) 4º,5º,1º,3º,2ºe) 5º,3º,2º,1º,4º

20-Ostrechosabaixoconstituemumtexto.Assinaleaopçãoqueapresentaerrodepontuação.

a) Asdívidascontraídasna imigraçãoerampagascomjurosde6%aoano,nãopodendoocolonodeixardecumprir o contrato antes de saldá-las integralmente,alémdeterdecomunicarocontratantecomseismesesdeantecedência.

b) Onão-cumprimentodocontratogeravamultaparaocolono.Outrascláusulasapareciamnosregulamentosdascolônias,taiscomoasqueimpunhamumcontroledisciplinar rigoroso, comaplicaçãodepenasseverasaosinfratores.

c) Asexperiênciasiniciaisdotrabalholivredocolonofo-rammarcadasporinúmerosconflitos,desentendimen-tos,greves,denúnciasdecobrançasdetaxasabusivaspeloimportador,rebeldiacontracontrolemoraledisci-plinarseveroimpostonascolônias.

d) Esses fatos redundaram na acusação de Portugalao Brasil da prática de escravidão disfarçada. Odescumprimentodocontratopelocolono,porexemplo,poderiarepresentar,alémdarescisão,amultaeapenadeprisãodeoitodiasatrêsmeses.

e) Contudo,paraosfazendeiros,oclimaera,deinsegu-rança generalizada no cumprimento dos contratos, oquereclamariaumaregulamentaçãojurídicamaisefi-cientedoqueaentãovigente.(Sidnei Machado - http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewPDFInterstitial/1766/1463)

Atenção!Somente responda as questões do idioma INGLÊS se este tiver sido sua opção, quando de sua inscrição.

INGLÊS

Readthetextbelowwhichisentitled“Thefutureofwork”inordertoanswerquestions21to24.

The future of work Source:Newsweek Jan30th,2006(Adapted)

Manyoftherichworld’snotionsaboutoldagearedying.Whilethestreamliningeffectsof internationalcompetitionarefocusingattentionontheneedtocreateandkeepgoodjobs,thosefearswilleventuallygivewaytoworriesaboutthegrowingshortageofyoungworkers.Oneunavoidablesolution:puttingolderpeopleback towork,whether theylike it or not. Indeed, cutting-edge European economieslike those of Finland and Denmark have already raisedtheirretirementages,reversingthepostwar trendtowardever-earlierretirement.Othersareunderseverepressuretofollowsuit,asboththeEuropeanCommissionandtheOrganizationforEconomicCooperationandDevelopment(OECD) have recently warned their members that theirfutureprosperitydependsonagrowingcontribution fromtheelderly. Thiserosionofoneofthecornerstonesofthegoodlife–relaxedgoldenyears–hasnotgoneunremarked.Inthe lastyear,Belgium,ItalyandFrancehaveallbeenhitwithmassiveprotestsagainstpensionreformsthatwould,amongotherthings,haveraisedtheretirementage.

21-Theauthorcallsthereaders’attentiontothe

a) growinglackofyoungstaff.b) needtoreduceyoungworkers’benefits.c) benefitsofsubsidizingearlyretirement.d) advantagesofcurrentretirementpolicies.e) drawbacksofextendingtheworkinglife.

22-In relation to the retirement ages, two specific countrieshave

a) reinforcedthem.b) recentlydecreasedthem.c) notextendedthem.d) drasticallyreducedthem.e) increasedthem.

23-Accordingtothetext,

a) efforts to raise the retirement age have been largelysupported.

b) therehasbeenadeclineinqualifiedolderworkers.c) therehasbeenashiftinalong-heldbeliefconcerning

retirement.d) ageism in the workplace is a danger to corporate

productivity.e) staff-agingissuesmaysoonneedtobeaddressed.

Page 8: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito1�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

27-Accordingtothetext,thenumberofworkersaffiliatedtoaunionhas

a) soared.b) stabilized.c) fallen.d) notdecreased.e) goneup.

Read the text below which is entitled “The perils ofprosperity”inordertoanswerquestions28to30.

The perils of prosperitySource:TheEconomistApril27th2006(Adapted)

Midwaythroughthefirstdecadeofthe21stcentury,economicgrowthispullingmillionsoutofpoverty.Growth,so devoutly desired yet often so elusive for developingcountries,isoccurringinChinaandIndiaonaheroicscale.Yetonceaffluenceisachieved,itsvalueisoftenquestioned.Inthe1960sand1970s,economistsstartedworryingaboutenvironmentalandsociallimitstogrowth.NowAvnerOffer,professor of economic history at Oxford University, hasaddedaweightynewcritiquetothistradition. “The Challenge of Affluence” accepts that thepopulationsofpoorcountriesgain fromgrowth,butsaysthat themainbenefitsofprosperityareachievedatquitemodestlevels.ItscentralthesisisthatrisinglivingstandardsinBritainandAmericahaveengenderedimpatience,whichundermines well-being. The fruits of affluence are bitterones,andincludeaddiction,obesity,familybreakdownandmentaldisorders.

28-AccordingtoProfessorAvnerOffer,affluence

a) alsoentailsunpleasantconsequences.b) preventspeoplefromachievinghappiness.c) mustnotbesoughtbyindividuals.d) entailswell-beingandfreedom.e) derivesfromhardworkandcommitment.

29-Professor Offer´s new critique is described as weighty.Therefore,

a) bitterandpessimistic.b) notthought-provoking.c) rathershort-sighted.d) seriousandrelevant.e) over-optimistic.

30-Accordingtothetext,

a) poorsocietiesexperiencehigherratesofgrowth.b) affluenceerodesthevalueofwork.c) somenationsarecertainlybenefitingfromgrowth.d) wealthandhappinessareinseparableelements.e) healthier citizens hardly ever come from poorer

societies.

24-Finland and Denmark are described as “cutting-edgeeconomies”,whichmeanstheyareconsidered

a)unconventionalandrevolutionary.b)extremelymodernandadvanced.c)wealthy,butoutdated.d)rathertraditionalandconservative.e)affluentandtraditional.

Readthetextbelowwhichisentitled“Theglobalunion”inordertoanswerquestions25to27.

The global union

Source:NewsweekSpecialEditionDec2005–Feb2006(Adapted)

What would a global union look like? Think morecorporatepartnershipthanclassstruggle.Today,capitalisglobalandemployersareglobal.Companies,notcountries,maketherules.Tosurvive,unionsneedtofindtheirniche.Globalcompaniesaregoingtoneedanorganizationthat,in a sense,willmanage their labor and protect workers’rights. A global union would set standard practices andcodes of conduct – perhaps even minimum wages andworkhours. Mycritics in the labormovementcringewhenIusewords like “partnership”and“valueadded”.Thereality isthatunionsneed toaddvalueorcorporationswill ignoreus.Ifwewantanequitablestakeinthecompany,weneedtodefinewhatourgoalsare.Wecan’tjustdemandaraiseinpaywithoutofferinganincentivetothecompany.We’realreadyfarbehindmultinationalcorporationsintheglobalgame.Wemadethemistakeoftransferringtheindustrialmodelofunionismofthelastcountrytothe21st.Welostmarketshare:in1960,oneinfourworkerswasinaunion;nowit’sonein12.

25-Inparagraph1,theauthor

a) praisesthedynamismoftoday’sunions.b) depictssomeofthefeaturesofaglobalunion.c) disregardsthepivotalroleplayedbyglobalization.d) criticizestheglobalworkers’lackofattitude.e) proposesspecificpoliciestoprotectworkers’rights.

26-Paragraph2ofthetextallowsustodiscoverthatthewriteris

a) acriticofthelaborunionmovementfromoutsideit.b) alonerworkerseekingaraiseinhissalarythroughthe

union.c) acriticalmemberofaglobalmultinationalcorporation.d) a unionist who seeks the best for workers and the

company.e) astakeholderintheequityofalargecorporation.

Page 9: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito1�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

Atenção!Somente responda as questões do idioma ESPANHOL se este tiver sido sua opção, quando de sua inscrição.

ESPANHOLSegurosocial

A unas horas de que concluyan los trabajos del últimoperiodo ordinario de sesiones de la 59 Legislatura dela Cámara de Diputados, el pleno aprobó al “vapor” 44dictámenes. Entre los más importantes se encuentra eldecreto que adiciona un segundo párrafo a la Ley delSeguroSocial.Estedictamenfueaprobadopor331votosafavoryestablecequelosmayorestendránderechoaunapensión, aun cuando hayan dejado de trabajar, siempreycuandocubranlosrequisitoslegalesencuantoaciertonúmerodecotizaciones.

SegúneldiputadoMiguelAlonsoRaya,laspersonasquehayancubierto500semanasdecotizacióndeacuerdoconlaleydel73ocubranmil250segúnlalegislaciónvigente,yano tendránnecesidadde reinsertarse laboralmentesison despedidos después de los 50 o 55 años. De estamanera,alcumplirlos60añosdeedadpodrángozardeunapensiónporedadavanzadaobienalcumplir los65tendránderechoaunaporvejez.

Recordó que la Ley actual establece que cuando seinterrumpe el trabajo por más de tres años, hay quereinsertarsecuandomenosseismesesparacubrirytenerderechoa lapensión,osi sonmásdeseisaños, cubrirunañodecotizacionesparalavigenciadederechos.Uninforme de la Secretaría de Hacienda y Crédito Públicoindicaqueesa reformaal InstitutoMexicanodelSeguroSocial (IMSS) representará un gasto presupuestal de10 mil millones de pesos. Sin embargo, la Cámara deDiputadosnohaexplicadocuálserálafuentedeingresosque permitirá obtener los recursos para amortiguar elimpactofiscaldeesamedida.El Economista, México, 26.04.06

21-Segúneltexto,laadiciónalaLeydelSeguroSocial:

a) obliga a la reinserción en casos de interrupciónlaboral.

b) elimina la exigencia de 500 semanas de cotizaciónparalaspensiones.

c) condicionaelbeneficiode laspensionesalabonodecotizaciones.

d) liberade la reinserciónaquieneshayan trabajadoalmenos50años.

e) estáprevistaenelpresupuestonacional.

22-Enelcontextodeltexto,laexpresión“auncuando”equivalea:

a) porcierto.b) todavía.c) adrede.d) aunque.e) desdeque.

Ahorro Previsional Voluntario

En el contexto de los incentivos al ahorro y, dentro deellos, a la formación demejores fondos para una futurapensión,seencuentraeldenominadoAhorroPrevisionalVoluntario (APV), que puede ser efectuado no sólo enlasAdministradorasdeFondosdePensiones(AFP),sinotambién en cualquiera de las instituciones autorizadas.Dichos montos se pueden retirar aun antes de que seobtenga la pensión y, en tal caso, el ahorrante deberáefectuarunadeclaraciónanualdeImpuestoalaRenta,conelfindeenterar laseventualesdiferenciasde impuestosproductodedichoretiro.

Este mecanismo de ahorro resulta atractivo, a efectostributarios,paraloscontribuyentespersonasnaturalesquedecidanutilizarlo.Enprimertérmino,puedenhacerusodeunarebajamensualalabasetributabledelImpuestoÚnicodeSegundaCategoríadehastaelequivalentea50unidadesdefomento,destinandodichosfondosasupropiaAFPoacualquierade las institucionesautorizadasparaoperarendichomercado.Encualquiercaso,automáticamenteseproduciráunmenorpagodeimpuesto.

Ensegundolugar,enelcasodequeuntrabajadordecidaefectuarporsucuentaunaportedirectocomoAPVhastael equivalente a 600 unidades de fomento, dichomontooperará como una rebaja a la base anual y recuperaráparte del Impuesto Único de Segunda Categoría comosielAPVhubierasidoefectuadomensualmente.ElAPVtambién funciona como un mecanismo eficiente paraafrontar períodos de cesantía. El contribuyente puederetirarloantesdepensionarse,encuyocaso,lainstituciónqueefectúeladevoluciónretieneprovisionalmenteel15%,deabonoalatributaciónprevistaenlaLeydelaRenta.El Mercurio, Chile, 27.04.06

23-Segúneltexto,elAhorroPrevisionalVoluntario(APV)tienecomoblancoa:

a) jubiladossincuentasdeahorro.b) trabajadorescontribuyentes.c) pensionistasaldíaconelfisco.d) desempleados.e) ahorrantesenbancosprivados.

24-Enelcontextodeltexto,lapalabra“enterar”tieneelsentidode:

a) declarar.b) informar.c) cobrar.d) enterciar.e) completar.

25-EneltextosedicequequienesseacogenalAPV:

a) tienenaccesoalosfondosencuantosepensionen.b) sebeneficiandedesgravacionestributarias.c) quedan exentos del pago de cotizaciones al seguro

social.

Page 10: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito110Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

Reforma previsional

Un innovador sistema para mejorar los ingresos de losadultosmayorespresentólaCorporacióndeInvestigación,Estudio yDesarrollo de laSeguridadSocial (CIEDESS),dependiente de la Cámara Chilena de la Construcción(CChC), ante la comisión presidencial para la reformaprevisional.Se tratade la llamadahipotecarevertida,unsistemautilizadoyaenotrospaísesqueoperasobrelabasedequeelpropietariodeunavivienda-personasmayoresde sesenta años- la hipoteque en forma inversa a unaentidadfinancierayésta,acambio,paguemensualidadesmediantedistintosmecanismoshastalamuertedeaquel.

CIEDESS propuso además que, entre los beneficios nomonetariosqueotorgaactualmenteelSegurodeCesantía,se incluya la cotización provisional. La idea es que losmesesenqueeltrabajadorcesanteseencuentrerecibiendoel beneficiodel pagodecesantía seconsideraráncomocotizados,contabilizándoseparaefectosdelcómputodecotizacionesrequeridasparaaccederalapensiónmínimagarantizadaporelEstadoquefijacomopisoveinteañosdeahorro.

Este reconocimiento de derechos puede materializarsecon mecanismos de comunicación y acreditación depagosentreAdministradoradeFondosdeCesantía(AFCChile)ylaadministradoraalaqueseencuentreafiliadoeltrabajadorcesante.El Mercurio, Chile, 19.04.06

28-Deacuerdoconeltexto,lahipotecarevertida:

a) esunsistemapionerochileno.b) estápensadaparaelsectordelaconstruccióncivil.c) incluye bienesmuebles e inmuebles y beneficios no

monetarios.d) buscaaumentarlarentadelosmayores.e) setratadeunapensióncompensatoria.

29-Enelcontextodeltexto,lapalabra“cesantía”equivalea:a) paro.b) huelga.c) jubilación.d) juerga.e) accidente.

30-Segúneltexto,lahipotecarevertidaconsisteen:

a) negocios inmobiliarios entre jubilados y fondos depensiones.

b) recaudosdestinadosalsegurosocial.c) compras de viviendas por beneficios financieros

vitaliciosasusdueños.d) préstamos sin intereses para la adquisición de la

vivienda.e) mecanismosdeestímuloajubilaciónanticipada.

d) pagan una contribución mensual equivalente a 50unidadesdefomento.

e) perciben anualmente hasta el equivalente a 600unidadesdefomento.

Colombianos se meten en deudas

SegúnelinformedeunestudiosobredinámicadelcréditodadoaconocerporDataCrédito,enelpaís1.079personasseendeudaronenpromediocadahoradurante2005comoproducto de los 25.918 préstamos por día aprobados,teniendoencuentaquealfinalizarelañoseaprobaron9.4millonesdenuevoscréditos,de losqueel60%fueronapararenmorosos.

De los9.4millonesnuevoscréditos,4.5millones fueronpara personas naturales. Por género, 2.3 millones dehombresseendeudaroncontra2.1millonesdemujeres.Entrelossectoresquehanregistradounmayordinamismopor parte del crédito están las tarjetas de crédito, lospréstamosparaconsumoylatelefoníamóvilpospago.

ParaJuanManuelVillaveces,presidentedeDataCrédito,este comportamiento de endeudamiento de loscolombianos seguirá en 2006. “Más o menos el 60%delcréditonuevose lesotorgóapersonascondistintosnivelesdemorosidad”,dijo.Asímismo,aclaróquenoestáentregando informacióna losbancos sobre losmorososcondosomásañosdespuésdehabersepuestoaldía.Elestudiorevelaquelosprestamistashicieron17.4millonesde consultasaDataCrédito (14.88%másqueen2004),loquequieredecirquemenosdel50%delassolicitudeshechassenegaron.El Mundo, Colombia, 19.04.06

26-Eneltextosedicequeen2005:

a) loscolombianosllegaronasolicitar1.079créditosporhora.

b) seaprobómásdel60%deloscréditossolicitados.c) menosdel50%delosbeneficiariospagósusdeudasal

día.d) los25.918préstamosaprobadosendeudarona1.079

personas.e) loshombresseendeudaronmenosquelasmujeres.

27-Deacuerdoconeltexto,lainstituciónDataCrédito:

a) haprivilegiadoaquieneshonraronsusdeudas.b) eslaencargadadeanalizarlassolicitudesdecréditos.c) niegainformacionesalosbancossobrelosbeneficiarios

decrédito.d) considera que a lo mejor los colombianos siguen

endeudados en �00�.e) suministródatosalosBancosparaquelosmorososse

pusieranaldía.

Page 11: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito111Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

31-Em face dos princípios constitucionais daAdministraçãoPública,pode-seafirmarque:

I. a exigência constitucional de concurso público paraprovimento de cargos públicos reflete a aplicaçãoefetivadoprincípiodaimpessoalidade.

II.oprincípiodalegalidade,segundooqualoagentepúblicodeve atuar de acordo com o que a lei determina, éincompatívelcomadiscricionariedadeadministrativa.

III.umatopraticadocomointuitodefavoreceralguémpodeser legal do ponto de vista formal,mas, certamente,comprometidocomamoralidadeadministrativa,soboaspectomaterial.

IV.ogerenciamentoderecursospúblicossempreocupaçãode obter deles o melhor resultado possível, noatendimento do interesse público, afronta o princípiodaeficiência.

V.anomeaçãodeumparentepróximoparaumcargoemcomissãodelivrenomeaçãoeexoneraçãonãoafrontaqualquer princípio da Administração Pública, desdequeonomeadopreenchaosrequisitosestabelecidosemleiparaoreferidocargo.

Estãocorretas:a) asafirmativasI,II,III,IVeV.b) apenasasafirmativasI,IIeIV.c) apenasasafirmativasI,IIIeIV.d) apenasasafirmativasI,IIIeV.e) apenasasafirmativasII,IIIeV.

32-Incorre em ato de improbidade administrativa, definidocomoenriquecimentoilícitonoexercíciodafunçãopública,oAuditor-FiscaldoTrabalhoque:

I. deixadeautuarumaempresa,quecometeuinfraçãoàlegislaçãodotrabalho,porqueoproprietáriodamesmaéseuamigopessoal.

II. presta serviços de consultoria, durante o período deférias,paraempresasediadanomunicípioondeexerceassuasfunções.

III. adquire, no exercício do cargo, bens de valorincompatível com sua renda, caso não consigacomprovaraorigemlícitadosrecursos.

IV. doa,apessoafísicaoujurídica,benspertencentesaoórgãoemqueexerceassuasfunções,semobservânciadas formalidades legais.

V. age negligentemente no cumprimento de suasobrigaçõesfuncionais.

Estãocorretas:a) asafirmativasI,II,III,IVeV.b) apenasasafirmativasI,IIeIII.c) apenasasafirmativasII,IIIeV.d) apenasasafirmativasIIeIII.e) apenasasafirmativasI,IVeV.

33-Um servidor público, com poderes para representar aAdministração Pública, celebrou, com um particular, umcontratode locaçãodeumimóvel,parafinsdeusopeloPoderPúblico.Pactuou,comolocador,umacréscimode10%dovalordemercadodoaluguel,oqualfoiembutidono preço contratado. Pactuou também, com o locador,verbalmente, que esse acréscimo ser-lhe-ia entreguemensalmente (aele servidor público), cincodiasapósopagamentodoaluguel.Ocontratofoicumprido,inclusiveoacordoverbal.Nessahipótese,pode-seafirmarque:

I. oservidorcometeuatodeimprobidadeadministrativaquecausaprejuízoaoerário.

II. oservidorcometeuatodeimprobidadeadministrativaqueimportaenriquecimentoilícito.

III. olocadorpoderásercondenadoàspenasprevistasnaLeidaImprobidadeAdministrativa.

IV. o locador não poderá ser condenado por ato deimprobidade administrativa porque não se beneficioudoacréscimoaovalordoaluguel.

V. oservidorpoderásercondenado,entreoutraspenas,àperdadafunçãopúblicaedosdireitospolíticos.

Estãocorretas:a)apenasasafirmativasII,IVeV.b)apenasasafirmativasI,IIeIV.c)apenasasafirmativasII,IIIeIV.d)apenasasafirmativasI,IIIeV.e)apenasasafirmativasI,II,IIIeV.

34-De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 (Código deConduta do Servidor Público Civil do Poder ExecutivoFederal),évedadoaoservidorpúblico:

I. determinaraumservidorque lheésubordinadoqueváaobancopagar suas contas pessoais (contas domandante).

II. informar a umamigo sobre ato de caráter geral queestáparaserpublicado,cujoteorobeneficia(oamigo),mas que ainda é considerado assunto reservado noâmbitodaAdministraçãoPública.

III. exerceratividadenosetorprivado.IV. sermembrodeorganizaçãoquedefendeautilização

decriançascomomão-de-obrabarata.V. representarcontraseussuperioreshierárquicos.

Estãocorretas:

a) apenasasafirmativasI,IIeIV.b) asafirmativasI,II,III,IVeV.c) apenasasafirmativasIeIV.d) apenasasafirmativasI,II,IVeV.e) apenasasafirmativasIIeIV.

Page 12: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito11�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

35-ÉticanoSetorPúblicopodeserqualificadacomo:

I. agirdeacordocomoqueestáestabelecidoemleie,também,comosvaloresdejustiçaehonestidade.

II. responsabilidade do servidor público por aquilo quefeze,também,poraquiloquenãofezmasquedeveriaterfeito.

III. equilíbrio entre a legalidade e finalidade do atoadministrativo,visandoàconsolidaçãodamoralidadeadministrativa.

IV. nãoomitiraverdade,aindaquecontráriaaosinteressesdaAdministração.

V. respeitoaocidadão,nãoprotelandooreconhecimentodos seus direitos nem criando exigências além dasestritamentenecessárias.

Estãocorretas:a) apenasasafirmativasIeV.b) apenasasafirmativasI,IIIeV.c) apenasasafirmativasIIIeV.d) apenasasafirmativasIIeV.e) asafirmativasI,II,III,IVeV.

36-Um Auditor-Fiscal do Trabalho deixou de autuar umaempresa que havia cometido infração às normas desegurançanotrabalhoporqueodirigentedessaempresaprometeu-lhe uma semana de estadia num hotel deluxo, com direito a acompanhante e todas as despesasinclusas.Ocorreque,apósoencerramentodostrabalhosdefiscalização e lavraturado termode regularidadedaempresa, o dirigente da mesma negou-se a cumprir apromessa.Nessahipótese,oAuditor:

a) cometeuocrimedeenriquecimentoilícito.b) cometeuocrimedecorrupçãopassiva.c) cometeuocrimedeconcussão.d) cometeuocrimedefacilitaçãodedescaminho.e) não cometeu nenhum desses crimes porque não

chegouareceberavantagemprometida.

37-Um servidor forneceu sua senha para que um outroservidor, não autorizado, acessasse banco de dados daAdministraçãoPública,deacessorestrito.Houveoacessoefetivo.Nessahipótese,oservidorqueforneceuasenha:

a) cometeu crime equiparado ao de violação de sigilofuncional.

b) cometeucrimeequiparadoaodeacessoimotivadoabancodedados.

c) cometeuocrimede facilitaçãode inserçãodedadosfalsosemsistemasdeinformações.

d) cometeu o crime de modificação de sistema deinformações,semautorizaçãolegal.

e) nãocometeucrimealgum.

38-Sobre a responsabilidade do servidor público é corretoafirmarque:

I. a responsabilidade administrativa resulta de atos ouomissões praticados no desempenho do cargo oufunção.

II. a existência de dolo constitui condição necessária àimputaçãoderesponsabilidadecivilporatoqueresulteprejuízoaoerárioouaterceiros.

III.noscasosemqueaFazendaPública forcondenadaa indenizar terceiro, por ato de servidor público noexercícioda função,assiste-lheodireitode regressocontraoresponsável,desdequeomesmotenhaagidocomdoloouculpa.

IV. a obrigação de reparar o dano causado ao erárioestende-seaossucessoresdoservidorecontraelesserá executada, até o limite do valor da herançarecebida.

V. a absolvição criminal que negue a existência do fatoafastaaresponsabilidadeadministrativa.

Estãocorretas:a)asafirmativasI,II,III,IVeV.b)apenasasafirmativasI,III,IVeV.c)apenasasafirmativasII,IVeV.d)apenasasafirmativasI,IIeIV.e)apenasasafirmativasI,IIIeIV.

39-Constituem hipóteses de demissão de servidor públicofederalregidopelaLein.8.112/90:

I. cometimentodecrimedeprevaricação.II. enriquecimentoilícitonoexercíciodafunção.III. retirar, sem prévia autorização da autoridade

competente,objetodarepartição.IV. ofensaverbal,emserviço,aparticular.V. aceitaçãodepresentenãoautorizadopeloordenamento

jurídico,paraapráticadeatoinerenteaoexercíciodafunção.

Estãocorretas:a) asafirmativasI,II,III,IVeV.b) apenasasafirmativasI,II,IIIeV.c) apenasasafirmativasI,IIeV.d) apenasasafirmativasI,II,IVeV.e) apenasasafirmativasIeII.

40-SobreoprocessoadministrativoreguladopelaLein.9.784,de29.1.1999,écorretoafirmarque:

I. aAdministração não pode recusar o recebimento dedocumento apresentado pelo interessado, salvo semotivararecusa.

II. a Administração deve dar regular andamento aoprocesso,semprejuízodaatuaçãodointeressado.

III. oprazoparaqueaAdministraçãoprofiraadecisãoéde trinta dias, prorrogável, motivadamente, por igualperíodo,contadosdadatado ingressodopedido,narepartiçãocompetente.

IV. ofatodeaautoridadeterinteressediretoouindiretonamatériaatornasuspeita,masnãoimpedida,paraatuarnoprocessorespectivo.

V. é vedada a imposição de obrigações ou restriçõesemmedida superior aoestritamentenecessárioparaatendimentodointeressepúblico.

Page 13: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito11�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

Estãocorretas:a)asafirmativasI,II,III,IVeV.b)apenasasafirmativasI,III,IVeV.c)apenasasafirmativasIII,IVeV.d)apenasasafirmativasI,IIeV.e)apenasasafirmativasII,IIIeIV.

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO

41-Quer-seformarumgrupodedançacom9bailarinas,demodoque5delas tenhammenosde23anos,queumadelas tenha exatamente 23 anos, e que as demais te-nhamidadesuperiora23anos.Apresentaram-se,paraaseleção,quinzecandidatas,comidadesde15a29anos,sendoaidade,emanos,decadacandidata,diferentedasdemais.Onúmerodediferentesgruposdedançaquepodemserselecionadosapartirdesteconjuntodecandidataséiguala:

a) 120b) 1220c) 870d) 760e) 1120

42-Beatriz,queémuitorica,possuicincosobrinhos:Pedro,Sérgio, Teodoro, Carlos e Quintino. Preocupada coma herança que deixará para seus familiares, Beatrizresolveusortear,entreseuscincosobrinhos, trêscasas.AprobabilidadedequePedroeSérgio,ambos,estejamentre os sorteados, ou queTeodoro eQuintino, ambos,estejamentreossorteadoséiguala:

a) 0,8b) 0,375c) 0,05d) 0,6e) 0,75

43-Anaencontra-seàfrentedetrêssalascujasportasestãopintadas de verde, azul e rosa. Em cada uma das trêssalasencontra-seumaesomenteumapessoa–emumadelasencontra-seLuís;emoutra,encontra-seCarla;emoutra,encontra-seDiana.Naportadecadaumadassalasexisteumainscrição,asaber:

Salaverde:“Luísestánasaladeportarosa”Salaazul:“Carlaestánasaladeportaverde”Salarosa:“Luísestáaqui”.

Anasabequea inscriçãonaportadasalaondeLuísseencontrapodeserverdadeiraou falsa.Sabe,ainda,quea inscrição na porta da sala onde Carla se encontra éfalsa,equeainscriçãonaportadasalaemqueDianaseencontraéverdadeira.Comtaisinformações,Anaconcluicorretamentequenassalasdeportasverde,azulerosaencontram-se,respectivamente,

a) Diana,Luís,Carlab) Luís,Diana,Carlac) Diana,Carla,Luísd) Carla,Diana,Luíse) Luís,Carla,Diana

44-Em um polígono de n lados, o número de diagonaisdeterminadasapartirdeumdeseusvérticesé igualaonúmerodediagonaisdeumhexágono.Dessemodo,néigual a:

a) 11b) 12c) 10d) 15e) 18

45-Sabendo-se que 3 cos x + sen x = -1, então um dospossíveisvaloresparaatangentedexéiguala:

a) -4/3b) 4/3c) 5/3d) -5/3e) 1/7

Page 14: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito11�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

INFORMÁTICA

46-Analiseasseguintesafirmaçõesrelacionadasaconceitosbásicossobrehardware,softwareeSistemaOperacionalWindows2000.

I. O USB (Universal Serial Bus, barramento serialuniversal)éumbarramentoquedásuporteàinstalaçãoPlug and Play. Usando o USB pode-se conectar edesconectar dispositivos sem desligar ou reiniciar ocomputador. É possível usar uma única porta USBparaconectarváriosdispositivosperiféricos.

II. UmDriverdeDispositivoéumprogramaquepermiteque um dispositivo, como uma placa de rede, secomunique com o Sistema Operacional. Para osdispositivos ativados no Sistema Operacional, osdriversdedispositivosãocarregadosautomaticamentequandoocomputadoréinicializado.

III. A memória em um computador é organizada emuma hierarquia que, considerando-se o tempo deacessodamaisrápidaparaamaislenta,éordenadacomo: Memória principal; Registradores; Cache;Armazenamento secundário em discos rígidos(HD);Armazenamento secundário em unidades de redecompartilhadas; Armazenamento secundário queutilizamacessoUSB;ArmazenamentosecundárioemCD-ROMeArmazenamentooff-line(fitas).

IV. Comrelaçãoàmemóriadeacessoaleatório(Random Access Memory–RAM),o termo “aleatório”significaque o processador, ao buscar um dado, deve varreraleatoriamentetodasascélulasdememóriaexistentesnocomputador,atéencontrarodadodesejado.

Indiqueaopçãoque contenha todasasafirmações ver-dadeiras.

a)IIeIV b)IIeIII c)IIIeIVd)IeIIIe)IeII

47-AnaliseasseguintesafirmaçõesrelacionadasaconceitosbásicossobreSistemaOperacionalWindows2000eSe-gurança da Informação.

I. NosistemaoperacionalWindows,versãoquepermiteconfigurações de cotas de disco, ao se selecionar aopção“Negarespaçoemdiscoparausuáriosexcedendoo limite de cota”, os usuários que excederem seuslimitesdecotareceberãoumamensageminformandoqueo limite doespaçoemdisco seráexcedidomaspoderãogravardadosadicionaisnovolume.Oespaçoseránegadosomentequandoousuárioefetuarnovologon.Nestecaso,oservidorenviaráumamensagemsolicitando ao usuário que exclua ou remova algunsarquivosexistentesnomesmo.

II. É possível definir permissões de arquivo e pastaapenasnasunidadesformatadasparausaroNTFS.

III. O tamanho padrão do arquivo de paginação damemóriavirtualpagefile.syscriadoduranteainstalaçãodoSistemaOperacionaltem1,5vezesaquantidadedeRAM instalada no computador.É possível otimizar ousodamemóriavirtualdividindooespaçoentreváriasunidadeseespecialmente removendo-adeunidadesmaislentasoumuitoacessadas.

IV. Um backup diário é aquele que copia somente osarquivosalteradosdesdeoúltimobackupincrementalemarcaosarquivoscomotendosofridobackup.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a)IeII b)IeIII c)IIeIIId)IIIeIVe)IIeIV

48-AnaliseasseguintesafirmaçõesrelacionadasaconceitosdeSoftwareLivreeConceitosbásicosdeInternet,IntraneteExtranet.

I. AexemplodoLinux,umsoftwareédenominadolivre,quandoépossível usá-lo semprecisarpagar.Nessetipo de software, não se temacesso ao seu código-fonte, nãosendopossívelalterá-loousimplesmenteestudá-lo.Somentepode-seusá-lo,daformacomoelefoidisponibilizado.

II. A linguagem padrão para a programação de sitesna Web que possibilita que todas as ferramentasde navegação daWeb exibam o conteúdo do site éconhecidacomoHTML.

III. OcomponentedeumaredequeutilizaendereçosIPdeorigemededestino,eportasUDPeTCPparatomardecisõesdecontroledeacesso,éoServidorDNS.

IV. OsprotocolosSMTP,POPe IMAPsãoutilizadosporservidoresdee-mailparapermitirtrocadeinformaçõesentreclienteeservidor.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) IeII b)IIeIIIc)IIIeIV d) IIeIVe)IeIII

49-No editor de Planilhas Eletrônicas Excel, o usuáriopreencheuumaplanilhacomvaloresnuméricos inteiros,conformeindicadonafiguraaseguir.ComacélulaD5jáselecionada,digitou=SOMA(e,emseguida,comateclaCtrl pressionada, selecionou os intervalos deA1atéA4edeD1atéD4.Finalmente, liberouateclaCtrleteclouEnter.Apósesteprocedimento,ovalorque iráaparecernacélulaD5éiguala

a) 220.b) 426.c) 128.d) 92.e) 14.

Page 15: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito11�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

50-Analiseasseguintesafirmaçõesrelacionadasaconceitosbásicos de Internet, protocolos TCP/IP e Segurança daInformação.

I. Aassinaturadigitaléoprocessodemantermensagense dados em segurança, permitindo e assegurando aconfidencialidade. Quando utilizam apenas chavesprivadas, as assinaturas digitais são usadas parafornecerserviçosdeintegridadededados,autenticaçãoenãorepúdio.

II. Umalgoritmodecriptografiasimétricarequerqueumachavesecretasejausadanacriptografiaeumachavepúblicadiferenteecomplementardasecreta,utilizadanoprocessoanterior, sejautilizadanadecriptografia.Devidoàsuabaixavelocidade,acriptografiasimétricaéusadaquandooemissordeumamensagemprecisacriptografar pequenas quantidades de dados. Acriptografiasimétrica tambéméchamadacriptografiadechavepública.

III. Na Internet, O UDP (User Datagram Protocol) é umprotocolo de transporte que presta um serviço decomunicaçãonãoorientadoaconexãoesemgarantiadeentrega.Portanto,asaplicaçõesqueutilizamestetipo de protocolo devem ser as responsáveis pelarecuperaçãodosdadosperdidos.

IV. Os servidores de diretório responsáveis por proverinformaçõescomonomeseendereçosdasmáquinassãonormalmentechamadosservidoresdenomes.NaInternet,osserviçosdenomesusadoéoDomain Name System (DNS). O DNS apresenta uma arquiteturacliente/servidor, podendo envolver vários servidoresDNSnarespostaaumaconsulta.

Indique a opção que contenha todas as afirmaçõesverdadeiras.

a) IeII b)IIIeIV c)IIeIII d)IeIIIe) IIeIV

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

51-Indiqueaopçãocorreta.

a) O gestor público está sujeito à competitividade domercado,devendoprestarserviçosaummaiornúmerodepessoas.

b) Ogestorpúblicoprestaserviçosàsociedadeemproldobemcomumeogestorprivadoestásujeitoàvendadeprodutoseserviços.

c) Ogestorprivado deveprestarcontadeseusatosàsociedadeetomardecisõestransparentes,atendendoosinteressesdousuário-cidadão.

d) O gestor público visa à sobrevivência e retorno doinvestimento e o gestor privado tem o dever desatisfazerosinteressesdomercado.

e) O gestor público foca a excelência dos serviços e ogestorprivadoédependentedoscontribuintes.

52-NacolunaAsãoindicadosdoistiposdegestão-PúblicaePrivada.NacolunaB,característicasdasorganizaçõespúblicas e privadas e de sua gestão. Correlacione ascolunas e escolha a opção que apresenta corretamenteessa correlação.

ColunaA ColunaB

A1–GestãoPública

B1-sãocriadasporvontadeindivi-dualoudeumgrupodepessoas

B2-regem-sepelacompetitividade,aconquistademercadosearespon-sabilidadesocial

B3-estãosujeitasaosprincípiosdalegalidade,impessoalidade,publici-dadeeeficiênciaB4-existemparaprestarserviçosdeinteresseparaacoletividade

A2–GestãoPrivada

B5-“podemfazertudo,excetooquealegislaçãoeasregrascoíbem”B6-namaioriadasvezes,sãocria-dasporlei

B7-“sópodemfazeroquealegisla-çãoeregraspermitem”

B8-propõem-searealizarobjetivosdenaturezaparticularparabenefíciodosprópriosinstituidores

a) A1comB2,B3,B4eB5b) A2comB1,B3,B5eB7c) A1comB3,B4,B6eB7d) A2comB6,B7eB8e) A1comB2eB6eA2comB6eB7

53-Indique a opção que completa corretamente a frasea seguir: Os programas de qualidade têm como focoas necessidades dos ....................., buscam a maior.......................... dosprocessos, evitando ........................Caracterizam-sepela.....................e..................

a) clientesinternoseexternosdaorganização/eficiência/desperdícios./participaçãodetodaaequipe/melhoriacontínua.

b) fornecedores / efetividade / a repetição de tarefas./horizontalização das estruturas organizacionais/mudançasdrásticas.

c) acionistas/eficiência/desperdícios./subordinaçãoàsdecisõesdadiretoria/melhoriacontínua.

d) clientes internos da organização / eficácia / ahorizontalização das tarefas. /mudança fundamentaldosprocessos/melhoriacontínua.

e) Stakeholders / efetividade / a repetição de tarefas./busca de padrões de desempenho / mudançasfundamentais.

Page 16: Prova1

ProvaObjetiva1-Gabarito11�Cargo:Auditor-FiscaldoTrabalho-2006

54-Indiqueaopçãoquecorrespondecorretamenteàfraseaseguir:

“Éorepensarfundamentaleareestruturaçãoradicaldosprocessos empresariais que visam alcançar drásticasmelhoriasemindicadorescríticosdedesempenho.”

a) Trata-sedadefiniçãodeprocessosdequalidade.b) Trata-sedeprincípiosquenorteiamabuscademaior

eficácia.c) Trata-sedadefiniçãodereengenharia.d) Trata-se de características de um processo de

responsabilidadesocial.e) Trata-sedadefiniçãodeprodutividade.

55-O déficit fiscal doEstado, aliado ao processo de demo-cratização do país, tem levado o cidadão a exigir umamelhor prestação de serviços. Escolha a opção queexplicita corretamente os instrumentos voltados para agestãoderesultados.

a) Excelência na prestação de serviços e maiorprodutividade.

b) Competitividadeeprogramasdequalidade.c) Avaliaçãodedesempenhoecombateàcorrupção.d) Reengenhariaetecnologiadainformação.e) Fixação de padrões de desempenho e controle

externo.

56-O modelo gerencial de administração pública pode seridentificado como gerencial puro, consumerism e public service orientation,cadaumcomfocosdistintos.Indiqueaopçãoqueindicacorretamenteopúblicoalvodasaçõesdo modelo consumerism.

a) Oclienteconsumidor.b) Ocontribuinte.c) Ocidadão.d) Ocidadão-usuário.e) Ousúariocontribuinte.

57-Indique se as frases são falsas (F) ou verdadeiras (V).Dentrodeumavisãoestratégica,aárearecursoshumanosdeve:

()Estaratentaparaasmudançasnomundodotrabalho.()Desempenhar eficientementeas funçõesdeprocura,

manutençãoeretençãodepessoas.()Desenvolvermecanismosdecomandoecontroleda

mão-de-obra.()Avaliarasmudançasnomundodosnegócios.Aseqüênciacorretaé:

a) F,V,V,Fb) V,V,F,Fc) V,F,V,Fd) V,F,F,Ve) F,F,V,V

58-Selecioneaopçãocorreta.

a) AeraVargascaracterizou-sepelopatrimonialismodoserviçopúblico,estabelecendocomoformadeacessoa cargos do governo o processo discricionário deseleção.

b) Antesdadécadade40doséculopassado,prevaleciana administração pública o modelo weberiano deadministraçãopública.

c) Durante o regime militar dos anos 70, prevalece ocrescimento da administração indireta e com ela aprofissionalização de seu alto escalão, regido peloregimeceletista.

d) Nosanos30,acriaçãodoDASPmarcaaimplantaçãodomodeloburocráticonaadministraçãopública,tendocomoparadigmaaavaliaçãodedesempenho.

e) A reforma da década de 90 tem como umdos seusfocos o princípio do mérito e o estabelecimento deregrasrígidaseuniversalmenteválidas.

59-Selecioneaopçãoincorreta.

a) UmdosobjetivosdaTecnologiada Informaçãoédarmaior transparênciaàsaçõesdoEstadopormeiodadivulgação de dados.

b) A Tecnologia da Informação é uma ferramenta demodernizaçãodagestãotantopúblicacomoprivada.

c) ATecnologiadaInformaçãocontahojecomosavançosdas tecnologias de comunicação, possibilitando odesenvolvimentodeferramentasconjuntas.

d) A Tecnologia da Informação conta com mainframes cadavezmaispotentesquepermitemoacessodiretoaousuário-cidadão.

e) Internet,intranet,infovias,correioeletrônico,educaçãoonline,sãoalgumasTecnologiasdeInformaçãousadaspelaadministração.

60-Aunificaçãodainformáticacomacomunicaçãooportuni-zaramo uso de internet no setor público. Indique se asfrasesaseguirsãofalsas(F)ouverdadeiras(V)eassinaleaopçãocorreta.

I. Através da internet, a administração pública dispo-nibiliza dados e relatórios, dando possibilidade aoscidadãosdedecidiremsobreaçõesdogoverno.

II. A internet possibilita a divulgação de informaçõespara os cidadãos sobre campanhas, procedimentosadministrativos,entreoutros.

III. Ousoeficientedainternetpossibilitaamodernizaçãodosórgãospúblicos,promovendomaiorprofissionalismo.

IV. Atravésdainternet,osetorpúblicopodeofertarserviçosao cidadão e disponibilizar dados que permitem ocontroleexterno.

Selecioneaopçãocorreta.

a) SomenteIeIIsãofalsas.b) SomenteIIeIVsãoverdadeiras.c) SomenteaIVéverdadeira.d) SomenteaIéfalsa.e) SomenteaIIIeIVsãofalsas.