260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

36

Transcript of 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

Page 1: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 1

Page 2: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

ENEM/20122 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 2

Page 3: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

1 BBPara muitos antropólogos, a cultura humana se afiguracomo o resultado de uma longa luta contra as adver -sidades. Nesse sentido, pode-se entender que os sereshumanos a) souberam enfrentar os numerosos desafios com que

se depararam ao longo da História, seguindo umaevolução cultural linear.

b) enfrentaram medos e limites, superados graças aoexercício da imaginação e ao reconhecimento danecessidade de aprofundar saberes.

c) sofreram frustrações determinadas pelas deficiênciasde sua inteligência prática, que impuseram limitaçõesintransponíveis à ampliação do conhecimento.

d) foram motivados pelo caráter dinâmico da evoluçãocultural, voltada para o fortalecimento dos laços desolidariedade social e política.

e) instrumentalizaram a arte para aperfeiçoar seusconhecimentos de forma constante e superar asdificuldades com que se defrontassem.

ResoluçãoDá-se o nome de “cultura” ao conjunto das realizações materiaise concepções imateriais produzidas pelas comunidades huma -nas. A produção cultural tem por objetivo satisfazer as neces -sidades do grupo e superar obstáculos com que ele possa sedefrontar.

2 EEA evolução do gênero humano produziu duas subes -pécies: o Homo sapiens neanderthalensis, surgido hácerca de 150 000 anos, e o Homo sapiens sapiens, maisrecente (há aproximadamente 50 000 anos), ao qual per -ten cemos. Aparentemente, a estrutura física do Homosapiens neanderthalensis era mais apropriada paraenfrentar os rigores da Natureza: corpo atarracado erobusto, com ossatura forte e uma larga caixa torácica. OHomo sapiens sapiens, por sua vez, possuía um cérebromaior — fator que parece ter sido decisivo noenfrentamento com o Homo sapiens neanderthalensis,extinto há 30 000 anos.

Com base nas informações acima e em outros conheci -mentos sobre a origem da espécie humana, assinale aalternativa correta.a) A subespécie Homo sapiens neanderthalensis não

deve ser consi derada extinta, pois suas caracterís ticasfísicas sobre vivem em algumas raças humanas.

b) A extinção do Homo sapiens neanderthalensis deveu-sea sua miscigenação com o Homo sapiens sapiens, cu -jas caracterís ticas genéticas vieram a ser dominan tes.

c) A fome foi o fator decisivo para a extinção do Homosapiens neanderthalensis, dada a inabilidade dessasubespécie para a prática da caça.

d) Durante a Era do Gelo, as duas subespécies viveramnas cavernas, em cujas paredes produziram desenhos epinturas com finalidades mágicas.

e) O Homo sapiens sapiens, embora fisicamente maisfraco que o Homo sapiens neanderthalensis, veio asuperá-lo na tecnologia de armas e utensílios.

ResoluçãoEm seu enfrentamento com o Homo sapiens neanderthalensis,o Homo sapiens sapiens foi beneficiado por sua maior capa -cidade intelectual, que lhe permitiu, entre outros aspectos, criaruma linguagem articulada (importante para a organização dogrupo), ter um pensamento abstrato rudimentar e desenvolveruma tecnologia lítica (utilização da pedra na produção de armase utensílios) mais desenvolvida.

3 AA“Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos

Orgulho e raça de Atenas.”

(Chico Buarque de Holanda)

Da civilização grega a nossos dias, as mulheres passarama ocupar um espaço maior na sociedade. Sobre o papel damulher ao longo da História, assinale a alternativa correta.a) As mulheres cretenses e espartanas, ao contrário das

atenienses, gozavam de prestígio e de liberdade nasociedade; até mesmo aprendiam a ler e escrevertanto quanto os homens.

b) Na sociedade romana, a mulher tinha direitos iguaisaos do homem, até mesmo no plano político; issoexplica a presença de algumas imperatrizes, comoCleópatra, na chefia do Estado Romano.

c) “Acorda Maria Bonita / Acorda vai fazer o café (...)”Nestes versos de uma marchinha carnavalesca, encon -tramos a prova de que à companheira de Lampiãocabiam apenas tarefas domésticas.

d) Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unidode 1979 a 1990, uniu as chefias do Estado e dogoverno, assumindo funções até então reservadas àrainha Elizabeth II.

ENEM/2012 – 3

Ciências Humanas e suas TecnologiasQuestões de 1 a 45

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 3

Page 4: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

e) Benazir Bhutto, duas vezes primeira-ministra doPaquistão, foi favorecida pelo fato de seu país ser omais progressista, dentro do mundo islâmico, notocante aos direitos das mulheres.

ResoluçãoNo Mundo Antigo, a condição da mulher podia variar ligeiramen -te de uma sociedade para outra. Pode-se, no entanto, afirmarque predominava a estrutura patriarcal, com a mulher submissaà autoridade do homem (pai, marido ou irmão) e restrita às fun -ções domésticas. No Egito e em Roma, a mulher podia herdarbens. Mas foi em Creta e em Esparta que as mulheres adquiri -ram maior liberdade, visto que a mulher cretense gozava dedireitos iguais aos do homem.

4 BBA Pax Romana foi um longo período de instabilidadeinterna gerada pela força das armas e pela autoridade doEstado Imperial Romano. Iniciou-se com a consolidaçãodo poder de Otávio Augusto (27 a.C.-14 d.C.) e seestendeu por mais de dois séculos, até o começo daanarquia militar de 235-284.

Com base no texto acima e em outros conhecimentossobre o assunto, é possível afirmar que a Pax Romanacorrespondea) ao apogeu social e cultural de Roma, cuja sociedade

evoluiu para o estabelecimento de uma democraciahelenística, na qual os cidadãos passaram a ter umaparticipação efetiva na vida política.

b) ao apogeu militar, econômico e cultural de Roma,embora no plano político o Senado tenha entrado emdeclínio, com o poder concentrando-se nas mãos deimperadores divinizados.

c) ao colapso das instituições políticas e jurídicas roma nas,substituídas por uma estrutura administrativa baseadano despotismo de influência oriental, sendo a pazinterna imposta pelo terror de Estado.

d) à estabilização das fronteiras romanas, as quais semantiveram inalteradas até o século IV d.C., graças àcessação das guerras de conquista e a tratados de pazcom os bárbaros germânicos.

e) ao fim da instabilidade provocada pela política do pão ecirco, visto que a queda da produção agrícola inviabili -zou a continuação daquela prática e integrou ascamadas populares no processo produtivo.

ResoluçãoDurante a vigência da Pax Romana, a ausência de guerras civis,a repressão ao banditismo e à pirataria, bem como a rigorosaaplicação das leis, asseguraram a tranquilidade necessária aolivre trânsito de pessoas e mercadorias dentro do Império Roma -no. Esse período corresponde ao apogeu de Roma em váriospla nos, muito embora o Império se caracterize, no nível polí tico,por uma monarquia despótica, governada às vezes por impera -dores insanos.

5 CC

Os astecas realizavam sacrifícios humanos para satisfazerseus deuses. As vítimas tinham o coração arrancado,eram decapitadas e os sacerdotes bebiam seu sangue. Arespeito desses rituais, pode-se afirmar que a) os povos subjulgados deviam pagar um tributo de san -

gue aos astecas, pois estes se viam como deuses.b) os sacerdotes astecas exigiam oferendas humanas

para satisfazer suas necessidades rituais e alimentares. c) os sacrifícios humanos, segundo os astecas, eram

exigi dos pelos deuses para que o mundo não fossedestruído.

d) a antropofagia constituía uma prática cultural comumàs diversas civilizações pré-colombianas.

e) os sacrifícios humanos eram uma tradição culturaldesvinculada de concepções religiosas.

ResoluçãoPara os astecas, a existência e o funcionamento do mundo eramregidos pelo deus Sol, o qual exigia o derramamento de sangue,realizado em sacrifícios rituais, para continuar a exercer suasfunções.

6 CCA Revista Feminina de 1920 publicou um decálogodirigido às mulheres casadas, orientando-as para uma vida“do lar” com honra e respeito. Eis alguns de seus itens:

I. “Ama teu esposo acima de tudo na terra e ama teupróximo da melhor maneira que puderes; maslembra-te de que tua casa é de teu esposo e não deteu próximo.“

III. “Espera teu esposo com teu lar sempre em ordem eo semblante risonho; mas não te aflijas exces -sivamente se alguma vez ele não reparar nisso.”

VI. “Lembra-te sempre que te casaste para partilhar comteu esposo as alegrias e as tristezas da existência;quando todos o abandonarem, fica tu a seu lado e diz-lhe:‘Aqui me tens! Sou sempre a mesma!’”

ENEM/20124 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 4

Page 5: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

X. “Se teu esposo se afastar de ti, espera-o; se tardarem voltar, espera-o; ainda mesmo que te abandone,espera-o! Porque tu não és somente sua esposa; ésainda a honra de seu nome. E quando um dia elevoltar, há de te abençoar.”

(M. Maluf e M. L. Mott. Recônditos do mundo feminino. In:

Sevcenko (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo:

Companhia das Letras,1998. v. 3, p. 371-372, 395-396.)

Os Mandamentos das Mulheres Casadas, citados acima,revelam que as mulheres brasileiras, no início do século XX, a) viviam em uma sociedade matriarcal, pois cabia a elas

ditar as normas no plano doméstico, cuidando do lar, doesposo e dos filhos segundo seu próprio critério.

b) tinham uma importante posição ao lado do marido, nolar e nos negócios, devendo honrar o nome de seuesposo, o que apontava para a igualdade de gêneros.

c) eram totalmente submissas ao marido, devendo cuidarda melhor maneira possível do lar e dos filhos, o quecaracteri zava uma sociedade patriarcal.

d) não deveriam suportar em silêncio os pro blemas davida, mas compartilhar suas dificuldades com osamigos, pois os amigos são “o próximo”.

e) tinham em geral uma vida de trabalhos domésticospesados, embora algumas rompessem com essasubmissão para se dedicar à política.

ResoluçãoA sociedade brasileira sempre se caracterizou pelo patriar -calismo, tendo no homem o pilar da unidade familiar. A mulherera submissa e dependente, devendo viver para o esposo e parao lar. Esse modelo ainda predominava no Brasil de 1920, emboramuitas mulheres já trabalhassem como operárias nos grandescentros urbanos.

7 EE“O modernismo induz intelectuais latino-americanos aredescobrir o povo, o que pode levá-los a descobrircamponeses e operários, ou índios e negros. O vínculocom a cultura universal não impõe necessariamente umcaráter dependente ou 'alienado' à totalidade de nossacultura.”

(O. Ianni apud J. Pinsky et al. História da América através de textos.

São Paulo: Contexto, 1994. Textos e documentos, v. 4, p. 88.)

Com base no texto e em outros conhecimentos sobre otema, é correto afirmar quea) a produção cultural, à época do modernismo, carac -

terizou-se pela valorização da mestiçagem entreeuropeus e indígenas, como elemento fundamentalpara o estabelecimento de uma identidade culturalhomogênea nos países latino-americanos.

b) os intelectuais latino-americanos conside ravam omodernismo alienante, visto que buscava impor, àprodução cultural popular local, uma estética baseadaem padrões universais resultantes do amálgama deculturas aparentemente inconciliáveis.

c) as bases teóricas do modernismo foram formuladaspelo positivismo comtista, o qual recomendava que a“América descobrisse a América”, abandonando oetnocentrismo europeu dominante desde os temposcoloniais.

d) o modernismo, por ter um caráter universalista, nãoconseguiu penetrar os imaginários sociais das popu -lações latino-americanas, o que induziu os intelectuaisda época a menosprezar as peculiaridades locais,consideradas irrelevantes.

e) o modernismo proporcionou aos artistas e intelectuaisda América Latina uma tomada de consciência social,nacionalista e popular, em contraposição à subor -dinação aos valores europeus até então predo -minantes.

ResoluçãoApesar de sua origem essencialmente europeia, o modernismoforneceu o embasamento teórico para que a produção artísticae cultural latino-americana adquirisse um caráter genuinamentenacional.

8 BB“A Casa Branca anunciou a proibição, a partir do dia 7 defevereiro, da importação, pelos EUA, de qualquer produtode origem cubana. Proibiu também todas as exportaçõesde produtos destinados a Cuba. A medida visa eliminaruma das fontes de recursos que o regime de Fidel Castroutiliza para promover o comunismo no continenteamericano.”

(Folha de S.Paulo, 4/2/1962. Disponível em:

<acervofolha.com.br>. Adaptado.)

Relacionando-se a notícia transcrita com a situação atualde Cuba, é possível afirmar quea) a Rússia e os países do Leste Europeu continuam a ser

os principais parceiros comerciais da ilha, devido aovínculo representado pela ideologia marxista; essarelação não foi afetada pela crise do socialismo real.

b) a economia cubana vem enfrentando graves proble -mas, em grande parte devido à falta de produtosbásicos; segundo o governo de Havana, tal situaçãodecorre principalmente do embargo promovido pelosEstados Unidos.

c) o país mantém sua economia fechada para in -vestimentos privados vindos de Estados capitalistas;não obstante, o novo presidente, Raúl Castro, tem

ENEM/2012 – 5

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 5

Page 6: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

aceitado empréstimos feitos por entidades internacio -nais, como o FMI e o Banco Mundial.

d) as atuais dificuldades da economia cubana deverão sersuperadas em breve, pois o presidente Barack Obamaanunciou que o embargo comercial norte-americanoserá extinto tão logo ele seja reeleito presidente dosEstados Unidos.

e) a transferência do poder para Raúl Castro, irmão deFidel, constitui uma sinalização de que o governocubano está disposto a realizar uma abertura política,caso os Estados Unidos suspendam seu embargocomercial contra a ilha.

ResoluçãoO embargo norte-americano ao comércio com Cuba foi decididopelo presidente Kennedy no contexto da Guerra Fria, tendocomo objetivo enfraquecer o regime socialista implantado nailha por Fidel Castro. O decreto presidencial de 1962 foitransformado em lei pelo Congresso dos Estados Unidos nadécada de 1990 e se mantém até hoje, em parte peloantagonismo ideológico entre os dois países, em parte porpressão da comunidade cubana anticastrista que vive emterritório norte-americano. Em 2000, foi autorizada a venda dealimentos pelos Estados Unidos a Cuba, desde que pagos àvista. A partir do fim da Guerra Fria (em decorrência do fracassodo “socialismo real”), o regime castrista deixou de receber ajudaeconômica da URSS – o que agravou significativamente osefeitos produzidos pelo embargo na economia cubana.

9 EEAté 1935, o Irã era chamado de Pérsia. Em 1979, amonarquia autoritária (título do soberano: xá) quegovernava o país foi derrubada e substituída por umarepública islâmica. Acerca do Irã atual, assinale aalternativa incorreta.a) O último xá, Mohammad Reza Pahlavi, embora autori -

tário, imprimiu ao Irã uma administração ocidenta -lizante de cunho progressista.

b) O clero xiita iraniano, dirigido por aiatolás conser -vadores com grande prestígio popular, opôs-se aoregime do xá.

c) A república iraniana impôs ao país um islamismofundamentalista intolerante e tirânico, mas apoiadopela maioria da população.

d) O atual programa iraniano de enriquecimento deurânio, oficialmente destinado a fins pacíficos, poderáproduzir armas nucleares.

e) A grande influência do Irã no mundo islâmico se deveao fato de ele ser um país árabe xiita, pois o xiismo émajoritário entre os islamitas.

ResoluçãoA população iraniana, embora inclua uma minoria árabe, épredominantemente de etnia persa; por essa razão, o Irã nãopode ser considerado um país árabe. Ademais, o xiismo éminoritário no conjunto do mundo islâmico, sendo majoritárioapenas no Irã, no Iraque e em Bahrein.

10 DD“É possível consumir produtos fabricados de forma maissustentável. O monitoramento da origem do item, porexemplo, dá dicas sobre a produção – se foi precisodesmatar áreas ou se os efluentes foram tratados demaneira correta. As certificações são um bom indício deque houve preocupação ambiental na produção. Sehouver maior demanda por itens sustentáveis, maisempresas passarão a usar essa estratégia para atrairclientes.”

(Folha de S.Paulo, São Paulo, 24 jul. 2008. Caderno Equilíbrio, p. 9.)

Atualmente, a discussão em torno da temática ambientalocupa um importante espaço. Em razão dos crescentesproblemas nessa área, fala-se da necessidade de sedesenvolverem “sociedades sustentáveis”. Considerando-sea questão ambiental e sua relação com a sociedade, écorreto afirmar quea) a economia sustentável depende essencialmente de

boas condições administrativas, o que torna secundáriaa influência de fatores políticos e sociais.

b) a conferência “Rio-92” tinha entre seus objetivosviabilizar a Amazônia como “celeiro do mundo”,reduzindo a fome no planeta.

c) o Protocolo de Kyoto, subscrito por todos os membrosda ONU em 1997, visava reduzir a emissão de CO2,especialmente pelos países industrializados.

d) a sociedade sustentável é aquela que supre suasnecessidades, mantendo o equilíbrio entre desenvolvi -mento e preservação do meio ambiente.

e) os países do Primeiro Mundo eliminaram a fome, oanalfabetismo e a morta lidade infantil, atingindo, dessaforma, o estágio de economias sustentáveis.

ResoluçãoO conceito de sustentabilidade é um elemento-chave nasdiscussões ambientais, crucial na busca de soluções de algunsdos grandes problemas do mundo. Lester Brown, fundador doWorldwatch Institute, elaborou a seguinte definição: “Sociedadesustentável é aquela que satisfaz suas necessidades semdiminuir as possibilidades de as gerações futuras satisfazeremas delas.”

ENEM/20126 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 6

Page 7: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

11 CC

A tira acima, quando aplicada à conjuntura presente no início do século XXI, permite-nos entender que ela faz menção

a) à manutenção dos valores de nosso passado histórico recente, preservados no mundo globalizado do neoliberalismoe voltados para o esforço de superar as desigualdades econômicas e sociais.

b) ao respeito das elites para com os direitos dos grupos sociais excluídos, envolvendo a preocupação com as questõesambientais, ainda que em prejuízo dos interesses políticos e econômicos dos Estados.

c) ao predomínio dos valores neoliberais, embasados na lógica da lucratividade e da competição exacerbada, levando aoabandono de preceitos éticos e do sentimento de solidariedade.

d) ao menosprezo das elites econômicas pela problemática social, colocando em segundo plano as políticas inclusivaspropostas pelos teóricos do neoliberalismo e encampadas pelos Estados capitalistas.

e) à preservação dos valores éticos defendidos pela ideologia socialista, ainda válidos neste início do século XXI, apesarda derrocada do socialismo real na URSS, na China e em outros países.

ResoluçãoAparentemente triunfante na década de 1990, devido ao fim das utopias (simbolizado pelo fracasso do socialismo real), oneoliberalismo vem sendo questionado porque sua priorização da produtividade e da obtenção de lucros, que vincula a valorizaçãosocial ao poder de consumo das pessoas, mascara o crescimento da intolerância e da exclusão, resultantes da insensibilidade degrande parte das elites em relação a questões éticas, sociais e mesmo ambientais.

12 DD“Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal ou ferro. Mas a terra em si é de muitobons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo dagora assim os achamos. Aságuas são muitas, infinitas. E a terra em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por causadas águas que tem. Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente, para acres -centamento de nossa santa fé. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para a navegaçãode Calicute, isso bastaria.”

(Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal. 1.o/5/1500. Adaptado.)

Preocupado em descrever ao rei de Portugal tudo que pudera observar durante a curta estadia na terra chamada de“Ilha de Vera Cruz”, o escrivão da frota cabralina menciona em sua carta possibilidades oferecidas aos portugueses peloterritório recém-descoberto. Entre essas possibilidades, Caminha citaa) a extração de metais e pedras preciosas no interior do território, em áreas ainda inexploradas.b) a pesca e a caça, pela boa qualidade das águas e terras no local em que os portugueses haviam aportado.c) a exploração de pau-brasil e a pecuária, ambas ativi dades de grande importância econômica na época.d) a conversão dos indígenas ao catolicismo e a utilização da nova terra como escala nas viagens para o Oriente.e) a conquista da Índia, a partir das terras brasileiras, e a cura de doenças pelos bons ares aqui encontrados.

ResoluçãoA questão requer interpretação de texto, e a resposta se encontra nas seguintes frases: “o melhor fruto que dela se pode tirar parece-meque será salvar esta gente, para acres centamento de nossa santa fé” e “que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui estapousada para a navegação de Calicute, isso bastaria.”

ENEM/2012 – 7

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 7

Page 8: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

13 CC“Logo que missionários e cronistas pisaram as terras doNovo Mundo, o fervor religioso, típico da época, com -binou-se com a beleza estonteante da natureza tropical:solo fértil, chuvas regulares, fauna variada, boas águas enativos dóceis à evangelização.”

(Luciano Figueiredo. Rebeliões no Brasil Colônia.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005. p. 07/09. Adaptado.)

Com base no texto e em outros conhecimentos sobre oPeríodo Colonial, assinale a alternativa que aponta parapossíveis motivos de insatisfação surgidos com asrelações que se estabeleceram entre colônia e metrópole.a) As relações mercantis desenvolvidas entre comer -

ciantes reinóis e nativos inicialmente privilegiaram oshabitantes do Novo Mundo, o que levou Portugal aalterar as regras do Pacto Colonial.

b) Nos primórdios da colonização, os produtos agrícolas,cultivados pelos nativos em grande escala, foramresponsáveis pela eclosão dos primeiros conflitos,visto que eram comercializados a preços baixos.

c) A harmonia inicial sugerida pelo texto se dissipou àmedida que Portugal impôs sua autoridade e acolonização avançou, buscando almas para convertere braços para trabalhar na lavoura.

d) Desde o início da colonização, eclodiram protestos dosnativos que, na companhia de colonos armados,invadiam as proprie dades rurais e os espaços daadministração metropolitana.

e) A oposição dos jesuítas à escravização de negroschocou-se com os interesses da metrópole portu -guesa, que decidiu banir a Companhia de Jesus dosterritórios lusos.

ResoluçãoDe um modo geral, pode-se afirmar que a colonização por -tuguesa foi extremamente danosa para a população indígena,víti ma de massacres, da expulsão de suas terras e de apre -samento para trabalhar na lavoura colonial. Até mesmo a evan -gelização produziu efeitos danosos, pois aculturou os nativos,tornando-os mais submissos aos interesses dos colonizadores.

14 DD“O primeiro testemunho sobre a antropofagia na Américafoi registrado por Álvarez Chanca, em 1493. Ao tomaremciência da ‘abominação antropofágica’, os monarcasespanhóis autorizaram, em 1503, a escravização de todosos caraíbas [indígenas antilhanos] pelos colonos.

No litoral brasileiro, os tupinambás, do grupo tupi,praticavam o canibalismo ritual – prova de barbárie e, paraalguns, da natureza não humana do ameríndio. Em 1557,

a Coroa Portuguesa autorizou a ‘guerra justa’ e o cativeiroperpétuo contra as tribos que praticassem a antropo -fagia.”

(Luís Felipe de Alencastro. Folha de S.Paulo, 12/10/1991. Adaptado.)

Do texto, pode-se depreender quea) as populações tupinambás praticavam contra os por -

tugueses uma guerra justa, pois estavam defen dendoo território em que viviam.

b) as Coroas da Espanha e de Portugal somenteautorizaram a escravização de tribos indígenas quepraticassem o canibalismo.

c) a prática da antropofagia foi esporádica entre osameríndios, sendo considerada pelos europeus comocompreensível.

d) a prática do canibalismo por algumas populaçõesindígenas serviu de pretexto para espanhóis eportugueses escravizá-las.

e) os europeus associavam a desumanidade dos índiosnão apenas ao canibalismo, mas também à prática daguerra justa contra os colonizadores.

ResoluçãoA questão requer interpretação de texto. Deve-se, porém, obser -var que a escra vização de índios pelos portugueses ultra passoularga mente o pretexto da antropofagia praticada por determina -das tribos. Além disso, deve-se considerar que a “guerra justa”,quando praticada pelos colonizadores lusos, foi estendida à lutacontra tribos acusadas de atacar os colonos.

15 AAGabriel Soares de Sousa, em seu Tratado Descritivo doBrasil (1587), assim escreveu sobre os índios guaianás:“É gente de pouco trabalho (...); se encontram com gentebranca, não fazem nenhum dano, antes boa companhia,e quem acerta de ter um escravo guaianá não espera delenenhum serviço, porque é gente folgazã de natureza enão sabe trabalhar.”

O texto expressaa) a diferença entre as concepções de trabalho do mundo

europeu e das culturas indígenas. b) o preconceito racial que coibiu formas de miscige na -

ção cultural na colônia.c) a ineficiência do ensino ministrado pelos missionários

a grupos indígenas sem tradição agrícola. d) o argumento básico para se elaborarem leis que

proibissem a escravidão indígena na colônia. e) a forma usual de resistência indígena para evitar a

dominação cultural e a escravização.

ResoluçãoO autor expressa o etnocentrismo europeu ao descrever osíndios guaianás e seu estilo de vida, que não se encaixava nasexpectativas da exploração mercantilista nas áreas coloniais.

ENEM/20128 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 8

Page 9: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

16 CC“Na primeira carta, disse a V. Rev. a grande perseguiçãoque padecem os índios, pela cobiça dos portugueses emos cativarem. Nada há que dizer de novo, senão que aindacontinua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceuainda mais. No ano de 1649, partiram os moradores deSão Paulo para o sertão, em demanda de uma nação deíndios distantes daquela capitania muitas léguas pela terraadentro, com a intenção de os arrancarem de suas terrase os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem delescomo costumam.”

(Padre Antônio Vieira. Carta ao padre provincial, Maranhão, 1653.)

O texto transcrito revelaa) que os jesuítas eram contrá rios à escravidão dos

indígenas e dos africanos, posi ção que provocouconflitos constantes com o governo português.

b) um dos momentos cruciais da crise entre o governoportuguês e a Companhia de Jesus, que culminou coma expulsão dos jesuítas do território brasileiro.

c) que o ponto central dos confrontos entre os jesuítas eos colonos se referia à escravização dos indígenas,especialmente em relação à atuação dos bandeirantes.

d) um episódio isolado na luta do Padre Vieira contra aescra vização indígena no Maranhão, onde se recorria àação dos bandeirantes para apresar os nativos.

e) que os jesuítas, em sua oposição à escravização deíndios praticada pelos colonos paulistas, contavam como apoio da Coroa Portuguesa e da Igreja.

ResoluçãoNo Brasil Colônia, os jesuítas sempre defenderam os indígenascontra a escravização praticada pelos colonos — razão principaldos frequentes conflitos entre religiosos e moradores das vilas,sobretudo paulistas dedicados ao apresamento de nativos.Nesse contexto, o Padre Antônio Vieira (1608-97), grandemissivista e orador sacro, teve papel de destaque.

17 BB“Para o Brasil, no geral, a economia colonial predatória,com baixo grau de reinvestimento, apresenta uma formade crescimento extensivo que tende para a itinerância.”

(Fernando A. Novais, História da vida privada no Brasil )

O trecho refere-se ao chamado “ciclo do pau-brasil”,caracterizado pelo extrativismo predatório de madeiradestinada à tinturaria. A respeito da população portuguesapresente no Brasil naquele momento, podemos carac -terizá-la comoa) instável e rebelde em relação à metrópole.b) móbil, instável e dispersa.

c) sedentária e concentrada nas áreas urbanas.d) móbil e avessa à miscigenação com nativos.e) sedentária e fixada nas áreas do interior.

ResoluçãoComo a exploração do pau-brasil era predatória (não haviareposição do produto), a presença portuguesa ligada a essaatividade ocorria em feitorias – instalações precárias destinadasao armazenamento da madeira, antes do embarque para aEuropa, abandonadas tão logo o produto escasseava. Daí amobilidade (ou “itinerância”, conforme o texto), dispersão einstabilidade da população europeia vinculada ao pau-brasil.

18 BB“A armada de Martim Afonso de Sousa, que deixariaLisboa a 3 de dezembro de 1531, vinha com poderesextensíssimos, se comparados aos das expediçõesanteriores. Tinha como finalidade principal desenvolver aexploração e a limpeza da costa, infestada, ainda e cadavez mais, pela atividade dos comerciantes intrusos.”

(Sérgio Buarque de Holanda. As primeiras expedições.

In: Sérgio Buarque de Holanda (Org.). História geral da

civilização brasileira. São Paulo: DIFEL, 1960. Tomo I, v. 1, p. 93.)

Com base no texto transcrito, assinale a alternativa queindica os principais objetivos das primeiras expediçõesportuguesas às novas terras descobertas na América.a) Expulsar os contrabandistas franceses de pau-brasil e

combater os holandeses que haviam ocupadoPernambuco.

b) Garantir as terras brasileiras para Portugal, nos termosdo Tratado de Tordesilhas, e eliminar a presençaestrangeira.

c) Instalar núcleos de colonização estável, baseados napequena propriedade familiar policultora, e escravizarindígenas.

d) Estabelecer contatos pacíficos com as civilizaçõesindígenas locais e combater os invasores franceses naBahia.

e) Organizar expedições para o interior da colônia e darinício ao processo de exploração de ouro e pedraspreciosas nas Minas Gerais.

ResoluçãoA primeira expedição portuguesa com o propósito de iniciar acolonização efetiva do Brasil foi a de Martim Afonso. Antes dela,a Coroa Portuguesa enviara quatro outras: as duas primeiras (em1501 e 1503) tiveram a missão de reconhecer o litoral brasileiroe avaliar seu potencial econômico; as duas outras (em 1516 e1526) foram expedições guarda-costas, destinadas a combatero contrabando de pau-brasil praticado pelos franceses.

ENEM/2012 – 9

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 9

Page 10: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

19 DD“A agricultura comercial é a solução: produzem-segêneros tropicais de acordo com as necessidades domercado externo. O que determina o empreendimentoprodutivo é a circulação, o comércio.”

Tendo-se em vista as características da colonização portu -guesa no Brasil, pode-se afirmar que a colônia era uma áreaa) fornecedora de gêneros de primeira necessidade.b) produtora de artigos manufaturados de luxo.c) vinculada à exportação de bens de capital.d) complementar em relação à economia metropolitana.e) pouco significativa para a economia europeia.

ResoluçãoUma das regras do Pacto Colonial, aplicado nas áreas de ex -ploração do continente americano, era a de que a economia dacolônia não poderia concorrer com a da metrópole. Assim, cabiaà colônia fornecer à metrópole produtos tropicais que a segundanão produzia, mas tinha interesse em comercializar na Europa.

20 DD

Mercado de escravos na Rua do Valongo, Rio de Janeiro, por Jean-Baptiste Debret.

A escravidão indígena, adotada no início da colonizaçãodo Brasil, foi progressivamente substituída pela africana,devido, entre outros motivos,a) ao empenho do Papado na defesa dos indígenas contra

os colonos.b) à bem-sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.c) à completa incapacidade dos índios para o trabalho

agrícola.d) aos grandes lucros resultantes do tráfico de es cravos

africanos.e) ao desejo dos negros de emigrar para o Brasil em bus -

ca de trabalho.ResoluçãoO tráfico negreiro proporcionava altos lucros porque tinha ori -gem no escambo de escravos africanos (que alcançariam altospreços nas colônias americanas) por mercadorias de baixo valormonetário, como aguardente, tabaco e tecidos de má qualidade.

21 BB“Os escravos são as mãos e os pés do senhor de en -genho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, con -servar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente.”

(André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil )

Algumas décadas após a chegada de Cabral ao Brasil, osportugueses viram-se na necessidade de efetivar aocupação das terras descobertas. Sobre o processo decolonização implementado pelos lusitanos na América,podemos afirmar quea) somente foi viabilizado com a descoberta de ouro e

diamantes no interior, especialmente em terras hojeper ten centes aos estados de Minas Gerais, Goiás eMato Grosso.

b) teve como elementos centrais o cultivo da cana,destinada a produzir açúcar comercializável na Europa,e a utilização de mão de obra escrava, sobretudo deorigem africana.

c) teve como base inicial a exploração de pau-brasil, feitacom o emprego de mão de obra africana, e a mon -tagem de um sistema colonial centrado na vida urbana.

d) o período da União Ibérica foi de grande importânciapara o desenvolvimento da colonização do Brasil, gra çasaos investimentos realizados pela Coroa Espanhola.

e) passou por uma fase de estagnação no século XVIII,quando a mineração se tornou a principal atividadeeconômica, em detrimento das demais regiões dacolônia.

ResoluçãoEmbora a mineração tenha tido grande importância no sé -culo XVIII, a colonização do Brasil pelos portugueses alicerçou-sena grande lavoura tropical de exportação, tendo na cana-de-açúcarseu elemento principal.

22 EE“O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram,porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitadopor muitos.”

(André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil )

A descrição de Antonil aplica-se aosa) ricos comerciantes que lidavam com exportação e

importação.b) camponeses assalariados que cultivavam a cana-de-açúcar.c) trabalhadores livres dos engenhos – feitores, artesãos

e outros.d) burgueses proprietários de manufaturas têxteis

coloniais.e) grandes proprietários rurais ligados à produção

açucareira.

ENEM/201210 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 10

Page 11: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

ResoluçãoOs senhores de engenho constituíam a parcela mais importanteda aristocracia rural brasileira, formada por grandes proprietáriosde terra, criadores de gado, cotonicultores e plantadores detabaco. Essa aristocracia rural era a camada dominante dasociedade colonial, detentora do poder econômico e de prestígiosocial, alicerçados em uma produção de base escravista.

23 DDTodo ano, na estação de verão do Hemisfério Sul, esten -dendo-se de dezembro a março, a Região Centro-Sul doPaís se vê atingida por elevados índices de chuva. Comoconsequência, pode-se observar o que foi diagramado nagravura abaixo:

(O Estado de S. Paulo, 1.o /3/2011.)

Observando a gravura e refletindo sobre o problema,analise as afirmações:

I. A vegetação não influencia o processo erosivo.

II. O escoamento das águas é apenas superficial e nãoparticipa do processo erosivo.

III. O que se observa na encosta representada na gravuraé a predominância do processo de sedimentaçãosobre a erosão.

IV. As políticas públicas de urbanização devem privilegiara remoção de famílias instaladas em locais de grandedeclividade.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) I e II. b) II e III. c) I e IV.

d) IV. e) I e III.

ResoluçãoEm I, como se observa na gravura, a vegetação cumpre o pa pelde retenção do solo; em II, a água é um dos principais ele -mentos do processo erosivo, facilitando o deslizamento; em III,numa região de grande inclinação, verifica-se que o processoerosivo predomina sobre a sedimentação.

24 BBAtente para a notícia publicada no jornal Folha de S.Paulo,de 9/8/2010:

PAREDÃO É ERGUIDO PARA

CONTER MAR EM FLORIANÓPOLIS

Em poucas semanas, o mar engoliu uma faixa de areiaem uma praia de Florianópolis (SC) e fez o municípioconstruir um extenso muro para evitar a destruição emum dos bairros da cidade.

Uma sequência de _____________ a partir de abril,influenciada até por ciclones, danificou ou destruiu maisde cem casas na ilha onde fica a capital de Santa Catarinae levou a prefeitura a decretar situação de emergência.

O termo que melhor completaria a lacuna é:a) transgressões marinhas b) ressacasc) regressões marinhas d) fiordese) solifluxões

ResoluçãoGeralmente a ressaca ocorre pela conjunção de uma maré deáguas vivas – aquela que ocorre na lua nova ou cheia, maisintensa – com a chegada, pela faixa litorânea, de uma frente fria.A maré sobe, então, além de seu nível normal e grandes ondassão atiradas contra a costa, causando elevada erosão.

ENEM/2012 – 11

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 11

Page 12: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

25 CCEntre os diversos conflitos que envolvem o conturbadoOriente Médio, destaca-se aquele que é ilustrado a seguir:

(O Estado de S. Paulo, 30/1/2011.)

A respeito dessa região, pode-se afirmar quea) há disputas entre Israel e a Jordânia pelas importantes

reservas de petróleo que se encontram no subsolo.b) há disputas entre Israel e a Palestina pelo controle dos

transportes no Canal de Suez.c) há desejo dos palestinos em construírem sua futura

capital em Jerusalém Oriental, o que não é aceito porIsrael.

d) há disputas pelas nascentes do Rio Jordão entre Israele a Palestina.

e) não é possível à Palestina se associar à OPEP, poisIsrael impede o escoamento do petróleo palestinoatravés de Jerusalém.

ResoluçãoNão há importantes reservas de petróleo em Israel, nem naJordânia, nem na Palestina, como também não há disputas peloCanal de Suez.O Rio Jordão nasce nas Colinas de Golã, que foram tomadas daSíria por Israel na Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967.

26 AAÀ medida que a China vai desenvolvendo sua economia,tornando-se a segunda maior do mundo, os problemasinternos, que antes eram abafados pela repressão do go -verno socialista, vão se tornando cada vez mais evi dentes.Minorias mal assimiladas, grupos dissidentes, mani fes -tações religiosas começam a eclodir por toda a parte, oque é típico de países que adotam a economia de livremer cado. Há um conjunto de minorias que, vez por outra,manifestam sua insatisfação por se considera rem repri -midas ou mal representadas. Entre elas, pode-se citar:

a) mongóis, uigures e tibetanos.

b) curdos, pashtuns e azeris.

c) kampucheas, cazaques e tadjiques.

d) hans, manchus e cantoneses.

e) tártaros, baloches e sikhs.

ResoluçãoOs mongóis vivem na porção centro-norte do território chinês ese constituem em pastores nômades; os uigures moram noextremo oeste da China, numa região autônoma semiárida; ostibetanos vivem na porção sudoeste da China, tendo o Tibetesido anexado à China em 1950. Todos eles participam de movi -mentos separatistas de maior ou menor significância.

27 EEOs movimentos migratórios de um país podem apre -sentar, ao longo da História, grandes variações. Sobre osmovimentos migratórios observados no Brasil, históricose atuais, observe o mapa e as assertivas abaixo:

(O Estado de S. Paulo, 20/11/2011.)

I. O Brasil sempre se constituiu num país de imigração,nunca tendo assistido a movimentos em direção aoexterior de seu território.

II. No infográfico, observa-se que o movimento de umúnico país suplanta o de todos os demais.

III. A somatória do grupo de imigrantes no infográfico éa maior já observada na história do País.

IV. Entre as décadas de 1980 e 1990, o Brasil assistiuaos fluxos migratórios em direção aos EUA, Euro -pa e Japão, que perfizeram um total aproximadode 3 milhões de pessoas.

Estão corretas apenas:a) I e II. b) I e III. c) II e III.d) III e IV. e) II e IV.

ENEM/201212 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 12

Page 13: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

ResoluçãoEm I, observou-se, nas décadas de 1980 e 1990, grande fluxo debra sileiros em direção ao exterior em razão das dificuldadeseconômicas enfrentadas pelo País (crise de endividamento edesemprego). Em II, o fluxo de imigrantes portugueses (328.826)observado no período supera a somatória dos demais (105.114).Em III, no pe ríodo histórico entre 1830 e 1930, o Brasil recebeumais de 5 milhões de imigrantes.

28 DDA respeito do Afeganistão, analise a charge abaixo:

(Foreign Affairs, v. 90, n. 5, set./out. 2011.)

A sequência de imagens sugere a) que todas as intervenções externas levadas a cabo no

Afeganistão, ao longo da História, resultaram vitoriosaspara os interventores.

b) que apenas a intervenção dos EUA gerou resultadosfavoráveis para os interesses norte-americanos.

c) que, somente no século XX, as intervenções externasno Afeganistão resultaram positivas para os inter -ventores.

d) que todas as intervenções externas no Afeganistão,desde a Antiguidade, resultaram desastrosas para osinterventores.

e) que, das intervenções externas observadas ao longoda história do Afeganistão, apenas a inglesa deu frutosfavoráveis aos britânicos.

ResoluçãoO que se observa na sequência de figuras são os diversosinvasores que intervieram no Afeganistão e, em todos eles,aparecem as cicatrizes de interferências malsuce didas. Desdeos romanos, passando pelos macedônios, mon góis, ingleses,soviéticos, até chegar aos atuais norte-americanos, todostiveram problemas no Afe ganistão.

29 BBAtente para a notícia:

VISITA A ___________________ TERÁ

COBRANÇA DE TAXA EXTRA

O turista brasileiro que visitar ______________________(PE) vai pagar um ingresso extra na ilha, de R$ 65,00,ainda neste semestre. Para os estrangeiros, o valor seráo dobro: R$ 130,00.

Cerca de 3.500 pessoas vivem no local e, em média,5.000 turistas passam pela ilha todos os meses. A taxa depreservação é cobrada pelo Estado e o dinheiroarrecadado é aplicado na manutenção da infraestruturada área controlada pelo governo.

O arquipélago é um parque nacional marinho.

(Folha de S.Paulo, 2/2/2012. Adaptado.)

O nome do arquipélago que completaria corretamente alacuna é:a) Trindade e Martim Vaz. b) Fernando de Noronha.c) São Pedro e São Paulo. d) Atol das Rocas.e) Abrolhos.ResoluçãoO intuito da taxa é, além de manter a infraestrutura, controlar ofluxo de turistas que se dirigem ao arquipélago de Fernando deNoronha e que podem prejudicar o seu meio ambiente.

30 AAA gravura abaixo mostra um processo de separação deplacas tectônicas. É mais provável que o fenômenorepresentado tenha ocorrido na região do mapa indicadacom o número:

(Decifrando a Terra, Ed. Cia. Nacional.)

ENEM/2012 – 13

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 10/05/12 08:59 Página 13

Page 14: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5ResoluçãoO afastamento da placa tectônica da América do Sul em direçãoa oeste e da placa africana para leste provocou uma abertura nofundo do Oceano Atlântico por onde co meçaram a emergir lavasvulcânicas, dando origem à cordilheira submarina DorsalAtlântica. Essa separação permitiu também a formação doOceano Atlântico.

31 CCNa Ásia, as concentrações populacionais (ecúmenas) e osvazios (anecúmenos) ocorrem, respectivamente,a) no norte, em razão dos climas amenos, e no sul, por

conta do excesso de chuva.b) no centro, devido à presença de planaltos bem irri ga -

dos por chuvas, e no norte, em razão dos climas frios.c) no sul e sudeste, por conta dos climas quentes e

úmidos, e no centro e norte, devido a climas frios esecos.

d) no litoral chinês, devido a planícies férteis, e na Índia,por conta do excesso de chuvas.

e) no sudeste asiático, devido aos climas temperados, eno Oriente Médio, por conta dos climas áridos.

ResoluçãoDe uma maneira geral, a população asiática se concentra nosvales fluviais e nas faixas litorâneas do centro-sul do continente,estendendo-se do Oriente Médio, passando pelo sul e sudesteasiático e chegando ao litoral da China, Coreia e Japão. São asregiões mais apropriadas à vida, com climas que variam domediterrâneo no Oriente Médio, tropical úmido no sul e sudesteasiático e temperado na China e no Japão. O centro e o norte doterritório asiático são de difícil acesso, devido ao relevomontanhoso e rigo rosos climas, ora secos, ora muito frios.Nessas áreas, as con centrações populacionais são pequenas.

32 EEEntre 2008 e 2011, o mundo desenvolvido se viu às voltascom uma crise econômica que é considerada pelos ana -listas como uma das mais graves desde aquela vivida em1929. Para o Japão, essa crise trouxe como conse quência

a) maior participação no mercado internacional, devido àretirada das exportações dos países europeus e EUA.

b) vitória na concorrência com os bens de consumoexportados pela China, fazendo o Japão retornar àcondição de segunda maior economia do mundo.

c) abandono, por parte dos japoneses, do mercado dosEUA e direcionamento de suas exportações para omercado indiano.

d) direcionamento de suas exportações exclusivamentepara o mercado emergente latino-americano.

e) séria crise nas exportações, pois, além da concorrênciachinesa, o Japão teve reduzidas suas exportações paraos países ricos europeus e os EUA.

ResoluçãoO Japão tinha, nos mercados europeu e norte-americano, osprincipais elementos que sustentam sua política econômica,voltada para a realização de ganhos nos países ricos. Com aretração desses mercados, o Japão viu suas vendas caírem,resultando em elevação das taxas de desemprego. Além disso,o Japão enfrenta, no mercado mundial, a crescente concorrênciacom países emergentes como a Índia e a China, que exportambens de consumo semelhantes aos dos japoneses por preçoscomparativamente menores.

33 BBA chamada “Primavera Árabe” permitiu o surgimento deuma série de charges – entre elas, a que se segue.

(Foreign Affairs, v. 90, n. 5, set./out. 2011.)

ENEM/201214 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 14

Page 15: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

A respeito da situação geopolítica /historiográfica árabe, acharge nos permite afirmar quea) os movimentos árabes são comandados pela elite

política dos países nos quais ocorrem.b) os movimentos atuais envolvem, em maior grau, a

participação política e, em menor grau, a violência.c) todas as soluções políticas ocorridas no mundo

islâmico passam por um processo de violência.d) a intervenção externa é a responsável pela violência

que eclode no mundo islâmico.e) a “Primavera Árabe” é comandada pelas teocracias

islâmicas de cada país envolvido.ResoluçãoA charge ilustra a tendência cada vez maior de os movimentosárabes da “Revolução de Jasmim” se voltarem para soluçõespolíticas (o que nem sempre é fácil).

34 CCDa gravura que se segue, pode-se inferir que

(Foreign Affairs, v. 90, n. 3, maio/jun. 2011.)

a) os EUA perderam a condição de maior potência domundo para os países emergentes.

b) a China dominará a economia mundial por um brevemomento.

c) países emergentes como Índia, Brasil e China queremapresentar maior participação na economia neoliberalglobalizada.

d) a atual ordem mundial é comandada apenas pelasnações emergentes.

e) não há lugar, na atual economia neoliberal, para paísesem crise econômica.

ResoluçãoA “saída” dos EUA do panteão de liderança do mundo globa -lizado neoliberal não significa que os países emergentes quei -ram destroná-lo, ou contestar as regras, mas sim participar doatual momento com maior autoridade.

35 EEÉ mais provável que o perfil apresentado a seguir corres -ponda, no mapa, às áreas:

a) 8 e 12 b) 23 e 5 c) 19 e 21d) 2 e 26 e) 11 e 28ResoluçãoO perfil envolve a região que se distribui entre o litoral nordes -tino e o interior imediato. Corresponde, no mapa, às áreas 28(as Planí cies e Tabuleiros Litorâneos, formações predominante -men te sedimentares) e 11 (o Planalto da Borborema, cris talino).

36 DDAnalise as assertivas a respeito da região que se identificacomo Ásia de Monções:

I. É formada pelos países que se distribuem pelo sul esudeste asiático, estendendo-se do Paquistão até osarquipélagos das Filipinas e da Indonésia.

II. É uma região geologicamente instável, já que seconstitui no encontro de placas tectônicas. Comoconsequência, temos elevadas cordilheiras (Himalaia)

ENEM/2012 – 15

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 15

Page 16: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

e constantes atividades sísmicas que resultam emtsunamis, como aquele que atingiu a Indonésiaem 2004, matando cerca de 300 mil pessoas.

III. O clima extremamente úmido, com as chuvas demonção, justifica ser essa região uma das mais vaziasda Terra, com baixíssimas densidades demográficas.

IV. A economia é subdesenvolvida, mas há grandesdiferenças entre os países. A Índia, por exemplo, vemapresentando, desde a década de 1990, um desenvol -vimento constante, de cerca de 6% ao ano, baseado,principalmente, no apoio à indústria da informática.

Está(ão) correta(s)a) I e II, apenas. b) II e III, apenas.c) todas as afirmativas. d) I, II e IV, apenas.e) nenhuma das afirmativas.ResoluçãoEm III, o clima úmido das Monções, com chuvas abundantes noverão, seja talvez um dos responsáveis por ser essa região umadas de maiores concentrações populacionais do globo, comelevadíssimas densidades. As populações se concentram nasáreas de planícies aluviais, praticando a agricultura intensiva, epaíses como Bangladesh apresentam densidades superiores a1.000 hab./km2.

37 CCO Oriente Médio é uma região de tamanha importânciaestratégica que gera intervenções contínuas de forçasexternas – entre elas, as dos EUA a partir de 2002. Osestadunidenses intervieram em dois países. A esserespeito, analise o texto a seguir:

"O leão não gosta de intrusos em sua casa. O leão nãogosta que seus filhos sejam sequestrados durante anoite. O leão não deixará barato. Eles não devem entrarna casa do leão.” Quem são os “intrusos”? Sem dúvida,os sol dados da Força Internacional de Assistência eSegurança (FIAS), que invadem residências e capturamsuspeitos. O homem que pronuncia essas palavras, sobaplausos do público, não parece exatamente uma fera: opresidente afegão Hamid Karzai, instalado no poder pelosEstados Unidos em 2001 e cuja manutenção se deve àtutela norte-americana e à fraude na eleição presidencialde agosto de 2009 com o aval da “comunidade interna -cio nal”. Com esse discurso nacionalista, ele prepara achegada do pós-2014, ano em que o grosso das tropasdos Estados Unidos e seus suplentes devem deixar opaís. Contudo, é pouco provável que tais mentiras osalvem da sorte reservada aos colaboradores da inter -venção ocidental.

No mesmo momento, os Estados Unidos se enga -jaram em uma das operações de repatriamento dematerial (e tropas) mais complexas da história. No fim do

ano, não restariam mais que algumas centenas de con -selheiros no Iraque. Até o último minuto, Washington ten -tou arrancar o aval de Bagdá para a manutenção de al gu masdezenas de milhares de soldados, mas a rejeição popularfoi tão maciça que até mesmo as forças políticas aliadasà Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)recusaram a demanda.

(Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011.)

Sobre as intervenções estadunidenses em questão, épossível afirmar:a) A intervenção estadunidense foi muito bem aceita pela

população dos dois países, o Afeganistão e o Iraque.b) Os EUA sentem-se seguros para retirar suas tropas,

pois a intervenção foi bastante produtiva no sentido deconter as ameaças de instabilidade geradas pelosantigos governos.

c) As invasões lideradas pelos EUA deram origem aantago nismos entre os povos locais e não estabili -zaram a região; ao contrário, geraram maior insatis -fação e desejo de que os estadunidenses se retirem.

d) Os EUA desejam se retirar do Iraque, onde a populaçãoos vê com antipatia, mas pretendem continuar noAfeganistão, pois recebem apoio do governo local.

e) Em razão da presença de grandes reservas de petróleono Iraque, os EUA pretendem permanecer indefinida -men te nesse país e contam com o apoio da populaçãolocal.

ResoluçãoA invasão do Afeganistão foi promovida no sentido de perseguira Al Qaeda, organização terrorista responsável pelos aten tadosde 9/11/2001. Se, num primeiro momento, a população local atéaderiu à invasão, posteriormente passou a se revoltar contra osestadunidenses devido aos desmandos praticados pelas forçasmilitares e ao governo pouco aceito pelas diversas tribos quecompõem o país. A invasão do Iraque, feita sob a alegação deque o antigo líder iraquiano fabricava armas de destruição emmassa, nunca contou com o total apoio da população iraquianae o país esteve à beira da guerra civil. Os EUA têm agoradificuldade em se retirar dos países.

38 DDSobre as forças que dão forma à superfície terrestre, leiao texto:

Quem nunca sentiu o impacto de minúsculas par -tículas de areia carregadas pelo vento forte ao caminharem uma praia? Esse é o mais simples exemplo dedeslocamento de partículas em função da ação do ventoe conhecida como ação eólica. Esta atividade estáassociada à dinâmica externa terrestre e modela asuperfície da Terra, particularmente nas regiões dosdesertos.

ENEM/201216 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 16

Page 17: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

O movimento das massas de ar representa mais umdos fenômenos dinâmicos importantes observados noplaneta e pode ter intensidade muito variável. Frequen -temente, são noticiados na imprensa deslocamentos dear catastróficos, associados a furacões e tornados comseus efeitos devastadores sobre a superfície da Terra.

Através desses fenômenos atmosféricos, partículasde areia e poeira podem ser transportadas por milharesde quilômetros. Com a diminuição da energia de movi -mento das massas de ar, as partículas carregadas depo -sitam-se em diversos ambientes terrestres, desdecon ti nentais até oceânicos, passando a participar deoutros processos da dinâmica externa. Nas áreas conti -nentais, estas partículas depositam-se sobre todas assuperfícies desde as montanhas até as planícies. A ativi -dade eólica representa assim um conjunto de fenômenosde erosão, transporte e sedimentação promovidos pelovento. Os materiais mo vimentados e depositados nesseprocesso são denomi nados sedimentos eólicos.

(Decifrando a Terra, Cia. Editora Nacional.)

O texto permite depreender quea) a força em questão é de origem endógena.b) a forma que a superfície adquire é exclusivamente

responsabilidade dos agentes externos, como asmassas de ar.

c) a ação eólica se dá apenas no processo de sedimen -tação.

d) o carreamento de partículas pelo ar provoca tanto aerosão quanto a sedimentação.

e) a deposição ou retirada de partículas na superfície daTerra independe da ação das massas de ar.

ResoluçãoA modelagem da superfície terrestre depende da ação de forçasendógenas (internas), como o tectonismo, por exemplo, etambém da ação dos agentes externos. Nestes, a dinâmicaatmosférica desempenha uma importante função que se faztanto erosiva quanto sedimentar, arrancando, transportando edepositando partículas por extensas áreas.

39 AADentro da questão que envolve a relação entre israe -lenses e palestinos, está a estruturação da AutoridadePalestina. Ultimamente sua atuação vem mudando, comose pode observar no texto abaixo:

Uma série de acontecimentos recentes voltou a trazerà luz as cisões internas na liderança palestina. Por umlado, a Autoridade Palestina parece estar em posiçãomais forte, graças aos êxitos por ela alcançados noprocesso de construção de um Estado e nas esferaseconômicas e de segurança. Além disso, o desempenhode Mahmoud Abbas nas Nações Unidas, em setembrode 2011, apoiado pelos esforços diplomáticos da

Autoridade, que incluíram a filiação à UNESCO, con -feriram à AP um im pulso muito positivo. Por outro lado,a troca de prisio neiros palestinos por Gilad Shalit au -mentou o prestígio do Hamas nas ruas palestinas. Aomesmo tempo, o Hamas tem que enfrentar a rivalidadedos grupos jihadistas de Gaza, que vêm ganhando apoiopopular, e também dos correli gionários muçulmanos daregião.

(Política Externa, v. 20, n. 3, dez. 2011-jan./fev. 2012.)

Entende-se quea) a Autoridade Palestina, após um período de baixa,

voltou a recuperar o prestígio perante o povo, por con -seguir um entendimento entre os grupos mo derados(como o Fatah) e os mais radicais (como o Hamas).

b) a Autoridade Palestina não consegue se impor, comodemonstra o fracasso na tentativa de ver o paísreconhecido pela ONU, em meados de 2011.

c) o governo israelense controla totalmente a AutoridadePalestina, não lhe permitindo maior área de atuação.

d) não há canal de comunicação entre Israel e aAutoridade Palestina.

e) o radicalismo da Autoridade Palestina, liderada pelo gruporadical Hamas, não consegue atuação internacional.

ResoluçãoApós anos de animosidade – que lhe custou isolamento e poucoespaço de manobra –, a Autoridade Palestina (AP), lideradaprincipalmente pelo grupo moderado Fatah, vem conseguindomaior contato com o Hamas, grupo palestino mais radical. Issopermitiu a troca de prisioneiros com o Estado de Israel e mesmouma tentativa, feita em meados de 2011, de ter reconhecida,pela ONU, a instituição do Estado da Palestina.

40 DDDentro da história do Brasil, o Nordeste é tido como umadas regiões tradicionalmente emigratórias. Observe omapa que se segue:

ENEM/2012 – 17

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 17

Page 18: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

A respeito dos fluxos observados no mapa, são feitas asseguintes assertivas:

I. (1) representa o fluxo de nordestinos que fundaramManaus.

II. (2) representa o fluxo do grupo responsável pelaconquista da Região Centro-Oeste, tomada dosespanhóis no século XVII.

III. (3) representa o maior de todos os fluxos e refere-seao grupo de nordestinos que veio ao Sudeste,principalmente ao estado de São Paulo, para atuar ematividades industriais.

IV. (4) representa pequeno fluxo formado no século XVI erefere-se ao grupo que se voltou para a criação deanimais de transportes, como os asininos.

Está(ão) correta(s) apenas:a) I e II. b) II e III. c) III e IV.d) III. e) II e IV.ResoluçãoEm I, os migrantes nordestinos que se destinaram para aAmazônia atuaram na extração da borracha (sécu los XIX e XX),trabalharam na Zona Franca de Manaus (a partir de 1970),extraíram minérios no Pará (década de 1980) ou seestabeleceram como colonizadores. Em II, o grupo com destinoao Centro-Oeste ajudou a desbravar o território e a construir Bra -sília (década de 1950). Em IV, o grupo de nordestinos destinou-seàs atividades agrícolas no interior (plantio de café nas décadasde 1930 e 1940).

41 BBNa charge abaixo, um velhinho de cartola com ossímbolos da bandeira dos EUA corre de um dragão, dandoa impressão de que seria devorado, mas, no momentoseguinte, é por ele ultrapassado.

(Foreign Affairs, v. 90, n. 5, set./out. 2011.)

Levando em consi deração que o velhinho (o Tio Sam) re -presenta os EUA e o dragão, a China, podemos concluirquea) o PIB dos EUA foi ultrapassado pelo da China.b) os EUA não conseguem mais se equiparar ao dina -

mismo da economia chinesa e devem se esforçar paraalcançá-la.

c) a China absorveu totalmente a economia dos EUA.d) a China tem medo de perder para os EUA seu poderio

econômico, recém-alcançado; por isso, esforça-se paraultrapassá-los.

e) a China não pode alcançar o poderio econômico dosEUA por utilizar um sistema econômico baseado nosocialismo.

ResoluçãoA recente crise econômica por que passam os EUA e o pujantecomportamento da economia chinesa fazem os norte-ameri ca -nos temerem pela perda da liderança para a China. A chargedeixa claro que os EUA – o Tio Sam – assustam-se quando aChina os ultrapassa e se veem obrigados a correr atrás.

42 CCNos EUA, muitos analistas considerados “falcões”, isto é,linhas-duras advogam a ideia de que o país deve, deacordo com a charge mostrada,

(Foreign Affairs, v. 91, n. 1, jan./fev. 2012.)

a) persuadir o Irã, de forma diplomática, a desistir doenriquecimento de urânio.

b) incentivar o Irã a construir usinas nucleares, levandoem consideração que o petróleo do país está com suasreservas esgotadas.

c) atacar o Irã, antes que o país desenvolva tecnologiamilitar nuclear e se torne uma ameaça internacional.

d) desenvolver seu programa nuclear conjuntamente comos EUA.

e) oferecer sua tecnologia de enriquecimento de urânio atodos os países do Golfo Pérsico.

ResoluçãoA gravura mostra o mapa do Irã sob uma mira telescópica (istoé, um alvo militar), apontada para as usinas nucleares que o Irãpretende construir utilizando urânio enriquecido com tecnologiaprópria. Os EUA acreditam que esse enriquecimento servirápara produzir artefatos militares nucleares e os pensadoreslinhas-duras norte-americanos sugerem que os EUA desenca -deiem um ataque preventivo para que essa produção de arma -mentos não se concretize.

ENEM/201218 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 18

Page 19: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

43 AAA ação dos agentes do relevo deu origem, no Brasil, a umrelevo intensamente diversificado. A seguir, encontra-seo relevo do estado de São Paulo (semelhante ao doestado do Paraná):

Analisando-se e comparando-se as duas ilustrações refe -rentes ao estado de São Paulo, é possível afirmar que a ci -dade de São Paulo estaria localizada aproximadamente em:a) (I) b) (B) c) (C) d) (A) e) (II)ResoluçãoEm I, observam-se as planícies sedimentares que ficam ao finaldo conjunto de ondulações conhecidas como “Mares de Mor -ros” (a leste na figura) ao longo de um vale fluvial consequente,como o Rio Tietê.

44 EEEntre as técnicas cartográficas, destaca-se a projeção co -mo sendo de fundamental importância para a confecçãodas car tas. Ela permite desenhar num plano formas tri di -men sionais, ou seja, a superfície da Terra. Os dois ma pasque se seguem apresentam, respectivamente, umaprojeção plana azimutal e uma projeção estereo gráficaoblíqua.

(V. Rafaelle Bochicchio. Manual de Cartografia, Ed. Atual.)

Comparando-as, pode-se afirmar quea) é impossível visualizar a América do Sul, mesmo que

parcialmente.b) todos os pontos da Terra desenhados nesse tipo de

projeção são representados distorcidamente.c) é impossível representar o espaço terrestre nesses

tipos de projeção.d) essas projeções reduzem exageradamente a região

ártica, tornando impossível seu reconhecimento.e) se trata de boas projeções para visualizar as áreas do

Hemisfério Norte.ResoluçãoTomando-se como ponto de partida o polo norte da Terra (ondefoi projetado o azimute), desenhou-se o restante do planeta, evi -denciando, principalmente, o Hemisfério Norte. A área em tornodo ponto (o azimute) possui o menor nível de distorção, tornandoa região ártica a menos distorcida. A partir do momento em quese distancia desse ponto, as distorções começam a se avolumar.

45 EESabe-se que, num passado pré-histórico distante – cercade 500 milhões de anos atrás, na Era Paleozoica –, oscontinentes estavam agrupados, formando uma únicamassa continental. Forças endógenas tectônicas come -çaram a separar os continentes, dando, lentamente,origem aos atuais.

Com base nesse mapa, que mostra o agrupamento queocorria naquela era, assinale a alternativa correta sobre oresultado do processo de separação.a) (1) deu origem à América do Norte e do Sul.b) (2) deu origem à África, Austrália e Ásia.c) (1) deu origem à Euro-Ásia e à África.d) (2) deu origem à América Central e à Antártida.e) (1) deu origem à América do Sul e à África.ResoluçãoO supercontinente (1) era a Gondwana, que, ao se desmembrar,deu origem à América do Sul, África, Antártida, Austrália esubcontinente indiano. (2), a Laurásia, deu origem à América doNorte, Ásia e Europa.

ENEM/2012 – 19

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 19

Page 20: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

ENEM/201220 –

46 AAA Química é uma ciência que estuda funda men talmentea composição, as propriedades e as transformações dassubstâncias químicas, das misturas e dos materiaisformados por essas subs tâncias. Para identificá-las, osquímicos utilizam um conjunto de propriedades especí -ficas com objetivo de diferenciá-las experimen talmentede uma mistura.

O gráfico representa a curva de aqueci mento de umadeterminada amostra de material sólido em função dotempo.

Uma análise dessas informações e da curva de aque -cimento dessa amostra de material permite afirmar:a) A amostra do material analisado é uma mistura

eutética.b) A partir do ponto A, representado no gráfico, forma-se

uma substância pura na fase líquida.c) O material analisado, ao atingir 193°C, se transforma

completamente em líquido.d) A curva representa o comportamento de uma subs -

tância pura sólida durante o aquecimento.e) As propriedades específicas utilizadas para identifi -

cação das substâncias químicas dependem da quanti -dade da amostra utilizada.

ResoluçãoA amostra do material analisado é uma mistura eutética, poisapresenta ponto de fusão constante (193°C) e ponto de ebuliçãovariável.

47 CCINSTRUÇÃO: Para responder a esta questão, associe aColuna A, que apresenta tipos de materiais e seu tempode degradação no ambiente, com a Coluna B, queapresenta possíveis destinações do lixo, numerando osparênteses.

Coluna A

1. vidro – mais de 10 000 anos

2. lata de alumínio – mais de 1000 anos

3. matéria orgânica doméstica – 2 a 12 meses

4. material orgânico em lixo hospitalar – 2 a 12 meses

Coluna B

( ) aterro sanitário

( ) incineração

( ) reciclagem

( ) reutilização

Efetuando a correta associação entre os materiais e omelhor tratamento a ser dado a eles, obtém-se, de cimapara baixo, a sequênciaa) 1 – 2 – 3 – 4 b) 2 – 4 – 3 – 1c) 3 – 4 – 2 – 1 d) 4 – 3 – 1 – 2e) 4 – 2 – 3 – 1

ResoluçãoAterro sanitário: matéria orgânica doméstica – 2 a 12 meses.Incineração: material orgânico em lixo hospitalar – 2 a 12 meses.Reciclagem: lata de alumínio – mais de 1 000 anos.Reutilização: vidro – mais de 10 000 anos.

48 BBA afinidade eletrônica é a variação de energia que ocorrequando um elétron é adicionado a um átomo gasoso. Paramuitos átomos, a energia é liberada durante esse pro -cesso; entretanto, para outros a energia é absorvida, co -mo mostram as equações químicas I e II, que repre sentamas afinidades eletrônicas do cloro e do argônio.

I. Cl (g) + e– ⎯→ Cl– (g) ΔE = – 349,0 kJ/mol

[Ne] 3s2 3p6

II. Ar (g) + e– ⎯→ Ar– (g) ΔE = + 39,0 kJ/mol

[Ne] 3s2 3p6 4s1

Átomo Afinidade eletrônica (kJ/mol)

Lítio – 60,0

Neônio > 0,0

Magnésio > 0,0

Cloro – 349,0

Cálcio – 2,0

Rubídio – 47,0

Ciências da Natureza e suas TecnologiasQuestões de 46 a 90

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 20

Page 21: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

A partir da análise dessas informações e dos dados databela, é correto afirmar:a) A configuração eletrônica de Ar− (g) indica que esse

ânion é mais estável que o átomo de argônio gasoso,de configuração eletrônica representada por [Ne] 3s23p6.

b) O ânion Mg− (g), de configuração eletrônica repre -sentada por [Ne] 3s23p1, é menos estável que o ânionCa− (g), de configuração eletrônica representada por[Ar] 4s2 3d1.

c) A estabilidade dos ânions gasosos dos elementosquímicos do grupo periódico 1 aumenta com o au -mento do número atômico.

d) O composto iônico Li+Ne− (g) é mais estável que ocomposto Li+Cl−(g).

e) O ânion Cl−(g) é menos estável que o ânion Rb−(g).

ResoluçãoQuanto maior a energia liberada, mais estável é o ânion formado.Ca– < Rb– < Li– < Cl–

O composto iônico Li+Cl– é mais estável que o compostoLi+Ne–, pois Cl– é mais estável que Ne–.O Ar (g) é mais estável que o íon Ar– (g), pois o ΔE > 0(Efinal > Einicial)O ânion Ca– é mais estável que o ânion Mg–, pois a suaformação é exotérmica.

49 DDO volume molar de um gás nas CNTP é 22,4 L/mol. Ima -gine que fosse possível uma pessoa pegar nas mãos asmoléculas presentes em um cubo de 1,0 cm3 de gás nasCNTP e contá-las, uma a uma, na razão de 2 molé culaspor segundo.

Em 1987, a população mundial atingiu a marca de 5 bi -lhões de habitantes. Caso todos esses habitantes setivessem juntado naquele ano para iniciar essa contagemde moléculas de gás, sem parar, a tarefa só seriaconcluída, aproximadamente, na década de

Dados: CNTP = condições normais de temperatura epressão (0°C e 1 atm)

1 ano ≅ 3,2 . 107 s

N = 6,02 . 1023 mol–1.

a) 2020. b) 2030. c) 2050.d) 2070. e) 2100.

ResoluçãoCálculo do número de moléculas contidas no cubo (10–3 L):22,4 L ––––––––––– 6 . 1023 moléculas10–3 L ––––––––––– xx = 0,27 . 1020 moléculas

Contagem das moléculas em segundos (1 habitante):2 moléculas –––––––– 1 s

0,27 . 1020 moléculas –––––––– yy = 0,135 . 1020 s

Contagem das moléculas em anos:3,2 . 107 s ––––––––– 1 ano

0,135 . 1020 s ––––––––– tt = 0,042 . 1013 anos

Contagem das moléculas usando 5 bilhões de habitantes:

= 84 anos/total de habitantes.

1987 + 84 = 2071

50 DDA sociedade moderna emprega enormes quantidades decombustíveis como fonte de energia, o que tem dadoorigem a diversos problemas ambientais, entre eles achuva ácida. Além disso, o aumento da concentração dedióxido de carbono na atmosfera é motivo de preo cupa -ção, pois esse gás tem sido reiteradamente apontadocomo um dos responsáveis pelo aquecimento global. Ocalor de combustão do carbono é dado pela equaçãoquímica:

C (s) + O2 (g) → CO2 (g) ΔH = – 94,5 kcal/mol

Queimando 20 g de um carvão (carbono impuro), obteve-sedesprendimento de 142 kcal. Admitindo que as impurezasnão sofrem combustão, a porcentagem aproximada deimpurezas desse carvão é:

Dado: Massa molar do carbono = 12 g/mola) 90% b) 50% c) 18% d) 10% e) 2%

Resolução12 g ––––––––– 94,5 kcalx ––––––––– 142 kcalx = 18 g (C) e 2 g (impurezas)

20 g ––––––– 100%2 g ––––––– y

y = 10%

51 EENo ano de 2011, houve uma erupção de grandes pro -porções no Chile, envolvendo o vulcão Puyehue. Entre assubstâncias lançadas na atmosfera durante erupçõesvulcânicas, encontram-se, principalmente, a sílica (SiO2),o gás carbônico, a água e o gás denominado anidridosulfuroso, cuja fórmula é SO2.

Com base nessas informações, é correto afirmar quea) o gás carbônico e o anidrido sulfuroso são, respec tiva -

mente, o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre.b) todas as substâncias mencionadas são óxidos, com

exceção da água, que é um peróxido.c) a sílica, em solução aquosa, origina uma base,

enquanto o anidrido sulfuroso origina um ácido.

0,042 . 1013 anos––––––––––––––––

5 . 109 hab

ENEM/2012 – 21

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 21

Page 22: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

d) o gás carbônico e a sílica são também denominados,respectivamente, de peróxido de carbono e dióxido desilício.

e) o anidrido sulfuroso e o dióxido de carbono são óxidosácidos, porém somente o anidrido sulfuroso é oprincipal responsável pelo fenômeno da chuva ácida.

ResoluçãoH2O + CO2 → H2CO3

óxido ácidoácido fraco

Ocorre naturalmente na chuva.

SO2 + 1/2 O2 → SO3óxido ácido

H2O + SO3 → H2SO4ácido forte

A presença dos SOx causa a chuva ácida.

52 CC(USF) – A Química Orgânica é uma ramificação dadisciplina de Química que domina boa parte da comu -nidade científica especializada, pois é o braço destaciência que estuda compostos como os plásticos emedicamentos. Os compostos apresentados a seguirforam sintetizados pela primeira vez no ano de 2003 emum laboratório de pesquisa. Para surpresa dos pes -quisadores, as estruturas se assemelhavam muito àforma humana e, em virtude disso, receberam nomes,não oficiais, de nanogaroto e nanobailarino. O prefixonano está relacionado ao fato de suas distânciaslongitudinais estarem na escala nanométrica (10–9 m).

Considere as seguintes afirmações a respeito dessescompostos.

I. As duas estruturas apresentadas possuem dois anéisaromáticos.

II. Em cada um dos compostos, a suposta cabeça érepresentada por um anel heterocíclico que apresentaa função orgânica éter.

III. Os compostos apresentados nas figuras são varie -dades alotrópicas do elemento químico carbono.

Entre as afirmações realizadas, estão corretasa) apenas I. b) apenas II.c) apenas I e II. d) apenas I e III.e) I, II e III.

ResoluçãoI. Correta.

II. Correta.

III. Errada.O nanogaroto e o nanobailarino são substâncias compostas.

53 EEMuitas pessoas têm curiosidade de saber como osfabricantes de alimentos e bebidas determinam o teorener gético de seus produtos. O organismo humanoaproveita como fonte de energia carboidratos, proteínas,lipídios e etanol. Essa energia é liberada por meio dereações de oxidação realizadas no interior das células. Atabela abaixo apresenta a energia produzida por gramadessas substâncias.

A análise das informações permite concluir quea) o ΔH de oxidação das substâncias consideradas é po -

sitivo, pois nesse processo ocorre liberação de energia.b) a oxidação de um mol de um carboidrato libera a mes -

ma energia que a oxidação de um mol de uma proteína.c) uma porção de 100 g de abacate, rico em gorduras,

que fornece ao organismo 160 kcal, tem pelo menos40 g de carboidratos.

d) o trilaurato de glicerila (C39H80O6), que é um com -ponente majoritário do óleo de coco, é capaz defornecer mais de 10 000 kcal por mol oxidado.

e) um refresco de vinho contendo um mol de um car -boidrato C6H12O6 e dois mols de etanol tem con teúdoenergético de mais de 1000 kcal.

Dados: Massas molares em g/mol: C6H12O6: 180

C2H6O (etanol): 46

C39H80O6(lipídio): 644

Tabela de teor energético

de constituintes alimentares

Substância Energia liberada (kcal/g)

Carboidratos 4,0

Proteínas 4,0

Etanol 7,0

Lipídios 9,0

ENEM/201222 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 22

Page 23: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

ResoluçãoΔHoxidação < 0, processo exotérmico.

Refresco de vinho:Carboidrato: 1g ––––––––– 4 kcal

180 g ––––––––– xx = 720 kcal

2 mols de etanol: 1g ––––––– 7 kcal92 g ––––––– yy = 644 kcal

Total: 1 364 kcal

Óleo de coco:1 g ––––––– 9 kcal

644 g ––––––– xx = 5 796 kcal

Oxidação de 1 mol de carboidrato: 720 kcalOxidação de 1 mol de proteína � 720 kcalEm 100 g de abacate, não podemos concluir que 40 g é decarboidrato. Faltou a porcentagem do carboidrato no abacate.

54 CCA identificação dos ácidos graxos (AG) presentes nagordura de coco por cromatografia gasosa revelou que52% da fração lipídica do leite de coco é constituída peloácido láurico C12H24O2. Além dele, ocorrem os ácidoscáprico – C10H20O2, caprílico – C8H16O2, mirístico – C14H28O2e palmítico – C16H32O2. As temperaturas de fusão dessesácidos graxos estão anotadas no gráfico seguinte:

Com base nas informações do gráfico e sabendo que osácidos graxos são todos de cadeia reta, conclui-se que atemperatura de fusão do ácido láurico está representadapela barra de códigoa) AG1. b) AG2. c) AG3. d) AG4. e) AG5.

ResoluçãoTodos os ácidos são saturados, pois apresentam a fórmula geralCnH2n+1 COOH. Quanto maior a cadeia, maior a temperatura defusão.

C8H16O2 AG1 (caprílico)

C10H20O2 AG2 (cáprico)

C12H24O2 AG3 (láurico)

C14H28O2 AG4 (mirístico)

C16H32O2 AG5 (palmítico)

55 EEEm testes realizados por alunos com amostras nume ra -das de cloreto de sódio, naftaleno e sacarose, observou-seo que se segue:

• Os sólidos foram misturados com água, em recipientesseparados, e verificou-se que o de número 2 não sedissolveu.

• As duas soluções obtidas foram testadas em relação àcondutibilidade elétrica, e apenas a obtida pela dis -solução do sólido número 3 resultou condutora.

Os resultados permitem concluir que os sólidos 1, 2 e 3são, respectivamente,a) naftaleno, cloreto de sódio e sacarose.b) naftaleno, sacarose e cloreto de sódio.c) cloreto de sódio, naftaleno e sacarose.d) sacarose, cloreto de sódio e sacarose.e) sacarose, naftaleno e cloreto de sódio.

ResoluçãoO naftaleno é um hidrocarboneto aromático, portanto é umcomposto apolar insolúvel na água (composto polar).

Naftaleno: número 2A solução aquosa de NaCl é condutora de eletricidade, poisapresenta íons livres (Na+ e Cl–) dispersos na água.

Cloreto de sódio: número 3A solução aquosa de sacarose não é condutora de eletricidade,pois as partículas dispersas na água são moléculas de sacarose(partículas neutras).

Sacarose: número 1

56 AALeia o texto abaixo.

Traquinagens etílicas

Análises de átomos de carbono flagram adulteraçõesno processo de fabricação de bebidas alcoólicas

Nos últimos cinco anos, pesquisadores brasileiros pas -saram a estudar o grau de adulteração em produtos na -cionais e estrangeiros a partir de análise da quantidadeexistente, em seu conteúdo, da forma estável mais pesa -da do átomo de carbono, denominada carbono 13 (13

6C),

ENEM/2012 – 23

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 23

Page 24: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

muito mais raro do que o leve carbono 12 (126C). A relação

entre o número de átomos desses dois tipos de carbonopode denunciar a adoção de alguns procedimentosilegais. De acordo com os ingredientes usados, cadaproduto apresenta uma assinatura padrão que reflete aproporção de átomos do escasso carbono 13 em relaçãoaos átomos de carbono 12. Se numa amostra de bebidaessa proporção se distancia de sua assinatura padrão, ésinal de que o produto foi alvo de alguma adulteração.

(Pivetta Marcos. “Traquinagens etílicas”.

Revista Pesquisa FAPESP.)

O teste descrito no texto se baseia na propriedade dosátomos de carbono conhecida comoa) isotopia. b) isomeria. c) isotonia.d) isobaria. e) alotropia.

ResoluçãoO átomo de 13

6C e o átomo de 126C possuem o mesmo número

atômico (6), fenômeno esse denominado de isotopia.

57 BBEmbora as variações de entalpia tenham sido medidas eorganizadas em tabelas, é possível calcular a variação deentalpia de reação, ΔH, para uma reação a partir devalores de variação de entalpia tabelados. Assim, não énecessário fazer medições calorimétricas para todas asreações químicas. Dessa forma, o cálculo da variação deentalpia para a equação química que representa a reaçãoentre o óxido de nitrogênio (II), NO (g), com o oxigênioatômico, O • (g), pode ser feito com base nas variaçõesde entalpia das equações termoquímicas.

I. NO (g) + O3 (g) → NO2 (g) + O2 (g) ΔH0 = – 198,9 kJ

II. O3 (g) → 3/2 O2 (g) ΔH0 = – 143,3 kJ

III.O2 (g) → 2 O • (g) ΔH0 = 495,0 kJ

NO (g) + O • (g) → NO2 (g)

A partir dessas considerações sobre a variação de entalpiade uma reação química, é correto afirmar:a) A variação de entalpia da equação termoquímica I

representa um processo endotérmico.b) A variação de entalpia da reação química entre o NO (g)

e o oxigênio atômico O • (g) é igual a − 303,1 kJ.c) A variação de entalpia de reação entre o NO (g) e o

oxigênio atômico, O • (g), depende apenas da energiados reagentes.

d) A energia de ligação O = O é o calor liberado na rupturade 1,0 mol dessa ligação, de acordo com a equaçãotermoquímica III.

e) A variação de entalpia associada às equações químicasII e III representam o calor de formação, respectiva -mente, de O2 (g) e de O • (g).

ResoluçãoNO (g) + O • (g) → NO2 (g) ΔH = ?A equação I é mantida. A equação III é invertida e dividida por 2.A equação II é invertida. Agora somamos as três equações paraobter a equação em que se deseja conhecer o valor do ΔH.

58 CCO d-limoneno é um dos principais componentes da cascada laranja, utilizado como um importante solventeorgânico. Na extração desse solvente a partir da casca dalaranja, o d-limoneno é inicialmente obtido misturado àágua. Quando essa mistura é deixada em repouso, ocorrea separação do d-limoneno e da água, formando duasfases. Este processo de separação é denominado dea) filtração. b) evaporação. c) decantação.d) destilação. e) centrifugação.

ResoluçãoO d-limoneno (solvente orgânico) e a água são líquidos imis -cíveis, formando duas fases. Essas fases são separadas usandoum funil de separação cujo processo é chamado decantação.

59 DDSegundo as teorias atuais da evolução, a vida não poderiater-se desenvolvido no planeta Terra sem a proteçãofornecida pela camada de ozônio. Este se forma natu -ralmente a partir do oxigênio molecular. Tal transformaçãoocorre na estratosfera. A presença de fótons (com energiah.νsuficiente) provoca uma ruptura homolítica nas molé -culas de oxigênio. Os átomos de oxigênio colidem commoléculas de oxigênio para formar ozônio. Uma quanti -dade de ozônio formado pode reagir com átomos deoxigênio e formar oxigênio molecular. Assim, o ozônio éformado e transformado continuamente de forma natural,num processo que atinge um equilíbrio dinâmico, o qualpossibilita a existência de ozônio na estratosfera.

Os processos químicos descritos no texto são correta -mente representados em:

a)

b)

III (invertida)III (invertida e divididapor 2)

NO (g) + O3 (g) → NO2 (g) + O2 (g) ΔH = – 198,9 kJ3/2 O2 (g) → O3 (g) ΔH = + 143,3 kJO • (g) → 1/2 O2 (g) ΔH = – 247,5 kJ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––NO (g) + O • (g) → NO2 (g) ΔH = – 303,1 kJ

O2 (g)

2 O3 (g)

4 O (g)

h . ν⎯⎯→←⎯⎯

⎯⎯→

⎯⎯→

2 O (g)

O2 (g) + O2 (g)

O3 (g) + O (g)

O2 (g)

O3 (g)

4 O (g)

h . ν⎯⎯→←⎯⎯

⎯⎯→

⎯⎯→

2 O (g)

O2 (g) + O (g)

O3 (g) + O (g)

ENEM/201224 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 24

Page 25: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

c)

d)

e)

ResoluçãoRuptura homolítica das moléculas de oxigênio:

h.νO2 (g) ⎯→←⎯ 2 O (g)

Os átomos de oxigênio colidem com moléculas de oxigênio paraformar ozônio:

O (g) + O2 (g) → O3 (g)

Uma quantidade de ozônio formado pode reagir com átomos deoxigênio formando oxigênio molecular:

O3 (g) + O (g) → 2 O2 (g)

60 DDAs fosforitas são fosfatos de cálcio com flúor, utilizadas naprodução de ácido fosfórico, principal matéria-prima paraa obtenção de fertilizantes.

Considere uma fosforita, encontrada em águas marinhasnacionais, que contém uma quantidade de fósforoequivalente a 18% de P2O5.

Isso quer dizer que uma partida de 1 000 kg dessa fosfo -rita pode fornecer, aproximadamente, uma quantidade deácido fosfórico (H3PO4) equivalente a

Dados: massa molar (g.mol–1): H = 1, O = 16, P = 31.a) 25 kg b) 36 kg c) 180 kgd) 250 kg e) 360 kg

ResoluçãoCálculo da massa de P2O5 na amostra de fosforita:

100 kg –––––––– 18 kg1 000 kg –––––––– xx = 180 kg

Cálculo da massa de H3PO4:P2O5 2 H3PO4142 g ––––––– 2 . 98 g180 kg ––––––– xx = 248 kgAproximadamente 250 kg de H3PO4.

61 AA(FMABC – 2012)

Hipersensibilidade Eletromagnética

Uma pequena vila na Virgínia, EUA, Green Bank, quepossui 143 moradores em cerca de 13 mil km2 de exten -são, lentamente está transformando-se em um abrigopara aqueles que acreditam sofrer com a radiaçãoeletromag nética emitida por dispositivos eletrônicos. Adoença é reconhecida pela Organização Mundial de Saúdee seus principais sintomas são: vermelhidão, formi ga -mento e queimação, entre outros. De acordo com docu -mento publicado no site da OMS, a sensibilidade acam pos eletromagnéticos recebeu o nome genérico de“Hiper sensi bilidade Eletromagnética” (ou ElectromagneticHypersensitivity – EHS) e compreende sintomas ligadosao sistema nervoso como dor de cabeça, fadiga, estresse,distúrbios do sono, sintomas na pele como pontadas,sensações de ardor e erupções cutâneas, dor nosmúsculos e muitos outros problemas de saúde. Segundoo docu mento, o EHS é real e pode até mesmo serincapacitante para aquele que for afetado.

O que essas ocorrências descritas têm em comum é aprevalência dos sintomas de forma mais aguda ouexacerbada quando uma pessoa está próxima a diferentesfontes de emissão de campos eletromagnéticos.

No Brasil, a Anatel, por meio de uma lei de 1998, regu -lamenta a limitação da exposição a ondas eletromag -néticas. Essa lei estabelece que a potência efetivairra diada – E.R.P. – por emissora será de, no máximo, 25 W. As emissões, na faixa de frequência compreen didaentre 240 até 640 kHz, inclusive, deverão estar 35 dBabaixo do nível da portadora não modulada.

Para que uma pessoa esteja exposta a limites menoresque os estabelecidos pela lei, deve-se manter uma dis -tância mínima, em metros, das antenas (ERB – Es taçõesRádio Base), que é calculada pela expressão:

dmínima � 8,0 .

Sendo:

E.R.P. = potência efetiva radiada na direção de maiorganho da antena, em watts.

f = frequência da onda transmitida, em MHz (106 Hz)1 kHz = 103 Hz.

De acordo com a Anatel, a distância mínima para um indiví -duo se situar das antenas é um valor mais próximo de:a) 50 m b) 52m c) 55 m d) 60 m e) 65 m

(Admita o valor máximo permitido para a frequência.)

E.R.P.–––––

f

O2 (g)

O2 (g) + O (g)

O3 (g) + O (g)

h . ν⎯⎯→←⎯⎯

⎯⎯→

⎯⎯→

2 O (g)

O3 (g)

4 O (g)

2 O (g)

O3 (g)

2 O2 (g)

h . ν⎯⎯→←⎯⎯

⎯⎯→

⎯⎯→

O2 (g)

O (g) + O2 (g)

O3 (g) + O (g)

2 O(g)

3 O (g)

O3 (g)

h . ν⎯⎯→←⎯⎯

⎯⎯→

⎯⎯→

O2 (g)

O (g) + O2 (g)

3 O (g)

ENEM/2012 – 25

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 25

Page 26: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

Resolução

dmín = 8,0

ERP = 25 W

fmáx = 640 . 103 Hz = 0,64 MHz

dmín = 8,0 (m)

62 AA(FATEC-SP) – As teorias de fluxos de tráfego estudam asrelações entre os veículos, as vias e a infraestrutura dis -ponível. Como as características do tráfego variam notem po e no espaço, os estudos costumam adotar valoresmé dios, sendo que essas médias podem ser temporaisou espaciais.

Características fundamentais do tráfego

• Fluxo (F), em veículos/hora: é o número de veículosque atravessam uma determinada seção transversalde uma via na unidade de tempo.

• Densidade (D), em veículos/quilômetro: é o númerode veículos que, em certo momento, ocupam umadada extensão de uma via.

• Velocidade escalar média (V), em quilô me -

tros/hora:

V =

• Espaçamento (E), em metros/veículo: é a distânciaentre a parte dianteira de um veículo e a parte dianteirado veículo subsequente, que trafegam em umamesma faixa.

(www.transportes.ufba.br/.../Estudos_de_Trafego_Variaveis_do_Trafego.doc

Acesso em: 11.03.2011. Adaptado)

Considere que, em uma certa avenida, passam em média2400 veículos por hora, com velocidade escalar média de60km/h. Sendo assim, o espaçamento médio entre doisveículos que ocupam posições consecutivas em umamesma faixa é, em metros, um valor mais próximo dea) 23 b) 30 c) 35 d) 40 e) 45Nota: Estime o tamanho médio de cada carro em 3 m.

ResoluçãoCom V = 60km/h e F = 2400 veículos/h, podemos obter adensidade de veículos, D.

V = ⇒ 60 = ⇒

Estimando o comprimento médio de cada veí culo em 3 m, oespaço ocupado pelos 40 veículos será de 120 m e osespaçamentos ocupam 1 000 m – 120 m = 880 m.A partir do 1.o carro, teremos 39 espaçamentos.880 = 39 EE = 22,6 m ≅ 23 m

63 BB(UFGD – 2012) – Leia o texto a seguir.

“A observação foi feita por físicos do Opera, um dosexperimentos em andamento no Centro Europeu dePesquisas Nucleares (Cern), localizado entre a Suíça e aFrança. Eles lançaram os neutrinos do Cern em direçãoao Laboratório Nacional Gran Sasso, na Itália.

Ao percorrer a distância de 730 km por baixo da terra,essas partículas chegaram ao seu destino 60 nanosse -gundos (ou 60 bilionésimos de segundo) antes do quedeveriam ter chegado caso tivessem respeitado o limiteda velocidade da luz.

Os resultados foram recebidos com bastante ceticismopela comunidade científica internacional. Afinal, está emjogo uma teoria que vem sendo confirmada por evi -dências há mais de cem anos. E, menos de um dia depoisdo anúncio, já se pode ver na internet uma ‘chuva‘ decríticas aos pesquisadores e à forma como os resultadosforam divulgados. As reações têm sido, em muitos casos,bastante acaloradas.”

(Adaptado de:

<http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2011/09/sobre-

neutrinos-ciencia-e-sua-divulgacao>. Acesso em: 7 out. 2011)

Suponha que um feixe de luz e um feixe desses neutrinospartam do Cern em um mesmo instante. Com auxílio dasinformações desse texto, calcule a que distância doLaboratório Nacional de Gran Sasso estará o feixe de luzno momento em que o feixe de neutrinos for detectado;considere o módulo da velocidade da luz nessa trajetóriacomo sendo 300.000 km/s.a) 4,5 m b) 18 m c) 1,2 kmd) 1,8 km e) 18 kmDado: 1 nanossegundo = 10–9 s

ResoluçãoA distância d deverá ser percorrida pelo feixe de luz em 60 ns = 60 . 10–9 s com velocidade de módulo c = 3,0 . 108 m/s

d = c Δt

d = 3,0 . 108 . 60 . 10–9 (m)

F–––D

2400–––––

DD = 40 veículos/km

25––––0,64

dmín ≅ 50 m

F–––D

E R P––––––

f

d = 18 m

ENEM/201226 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 25/05/12 10:23 Página 26

Page 27: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

64 DD“A ecografia é um método utilizado na Medicina para adeterminação de detalhes no interior do corpo humano, emparticular a determinação de distâncias entre órgãos docorpo humano.

Um aparelho emissor de ultrassons de frequências daordem de 30MHz é colocado em contato com a superfícieda pele.

O ultrassom emitido é refletido nas superfícies queseparam um órgão do outro e é captado de volta noaparelho, que mede o intervalo de tempo �t entre aemissão do ultrassom e a recepção de seu eco.”

Dados:

Δt1 = intervalo de tempo para o eco do órgão 1.

Δt2 = intervalo de tempo para o eco do órgão 2.

V1 = módulo da velocidade do ultrassom no tecido 1.

V2 = módulo da velocidade do ultrassom no tecido 2.

A distância D entre os dois órgãos é calculada pelarelação:

a) D =

b) D = � � . (Δt2 – Δt1)

c) D = � � . (Δt2 – Δt1)

d) D =

e) D =

ResoluçãoNo tecido (2):

V2 =

65 CC(UFU) – Semáforos inteligentes ajudam no trânsito degrandes cidades, pois, além de possuírem regulagem detempo, também informam ao motorista o momento exatoem que o cruzamento será liberado ou fechado, evitandoacidentes. Um desses semáforos funciona com cincolâmpadas verdes e cinco vermelhas, dispostas conforme afigura abaixo.

Quando todas as lâmpadas verdes estão acesas, o trânsitoé liberado, sendo que a cada 10 s uma delas se apaga.Quando a última lâmpada verde se apaga, instantanea -mente as cinco vermelhas se acendem, bloqueando otrânsito. A respeito de tal semáforo, considere as trêssituações apresentadas a seguir.

I. Um motorista que trafega com velocidade escalarcons tante de 36 km/h avista o semáforo no exatomomento em que a primeira lâmpada verde se apaga.Se ele estiver a 100 m do semáforo, conseguirá ultra -passar o cruza mento antes de as lâmpadas vermelhasse acenderem.

II. Se um motorista que trafega com velocidade escalarcons tante de 36 km/h, no exato momento em que vê aquarta lâmpada verde se apagar, imprimir uma aceleraçãoescalar constante de 2,0 m/s2 ao seu carro, conseguirápassar pelo cruzamento antes que a primeira lâmpadavermelha se acenda, pois está a 375 m do semáforo.

III. Se um motorista que trafega com velocidade escalarcons tante de 36 km/h perceber, a 25 m de distância dosemáforo, que as lâmpadas vermelhas estão acesas, eleterá de imprimir uma desaceleração constante mínimade módulo 2,0 m/s2 para que o carro pare até o semáforo.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s)corretas.a) Apenas II e III. b) Apenas III.c) Apenas I e III. d) Apenas II.e) Apenas I e II.

2D––––––––Δt2 – Δt1

V2 . (Δt2 – Δt1)D = –––––––––––––

2

V1 . (Δt2 – Δt1)–––––––––––––

2

V2 . (Δt2 – Δt1)–––––––––––––

2

V1 – V2–––––––

2

V1 + V2–––––––

2

V2 . (Δt2 + Δt1)–––––––––––––

2

ENEM/2012 – 27

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 27

Page 28: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

ResoluçãoI. Verdadeira.

O tempo remanescente do sinal verde será de 40 s.

V = ⇒ = ⇒

II. Falsa.

Δs = V0t + t2

375 = 10 t +1,0 t2 ⇒ 1,0 t2 + 10 t – 375 = 0

t = (s) = (s)

Como ele dispõe apenas de 10s não conseguirá passar pelocruzamento antes de acender a luz vermelha.

III. Verdadeira.

Cálculo da aceleração escalar para frear o carro até orepouso, em 25 m: V2 = V0

2 + 2 γ Δs0 = 100 + 2 γ . 2550 γ = – 100

(o carro para junto ao semáforo).

Se a aceleração tiver módulo maior que 2,0 m/s2, eleconseguirá parar o carro antes do semáforo.

66 DD(VUNESP) – A figura mostra as etapas tradicionais dareciclagem de embalagens de plásticos do tipo PET. Re -centemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) liberou o uso do PET reciclado para embalaralimentos e bebidas, visto que novas tecnologias, como achamada bottle to bottle, permitem a descontaminação domaterial e eliminam riscos à saúde.

(O Estado de S. Paulo, 9/5/2008. Adaptado.)

Além das etapas tradicionais, no método bottle to bottle,as embalagens passam por um processo de desconta -minação química e por uma repolimerização, que consisteem submeter o material a temperaturas supe riores a270°C por aproximadamente 20 horas. O gráfico mostraas oscilações da temperatura de um lote sub metido àrepolimerização, em um determinado período doprocesso.

Observe o gráfico e considere as seguintes afirmações:

I. A média aritmética das temperaturas registradas às 18,20, 22 e 24 horas foi 276°C.

II. A temperatura de 277°C ocorreu em 3 momentos desseperíodo.

III. A temperatura de 280°C ocorreu em apenas um mo -mento desse período.

IV. A maior e a menor temperaturas registradas foram,respectivamente, 290°C e 260°C.

Dessas afirmações, estão corretasa) I, II, III e IV. b) I, II e IV, apenas.c) I e IV, apenas. d) I e II, apenas.e) II e III, apenas.

ResoluçãoI. Verdadeira.

18 h ........... 277°C20 h ........... 270°C22 h ........... 280°C24 h ........... 277°C

M A = °C

M A = 276°C

II. Verdadeira.

Leitura do gráfico.

III. Falsa.Em dois momentos.

IV. Falsa.

Maior: 290°CMenor: 270°C

Δs––––

Δt

36––––3,6

100––––

ΔtΔt = 10 s

γ––2

– 10 ± �������� 100 + 1 500––––––––––––––––––––––

Δt– 10 + 40–––––––––

2

t = 15 s

γ = – 2,0 m/s2

277 + 270 + 280 + 277––––––––––––––––––––––

4

ENEM/201228 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 28

Page 29: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

67 CC(ENEM) – Em grandes metrópoles, devido a mudanças nasuperfície terrestre – asfalto e concreto em excesso, porexemplo – formam-se ilhas de calor. A resposta daatmosfera a esse fenômeno é a precipitação convectiva.Isso explica a violência das chuvas em São Paulo, onde asilhas de calor chegam a ter 2 a 3 graus Celsius de dife -ren ça em relação ao seu entorno.

(Revista Terra da Gente. Ano 5. no 60. Abril de 2009. Adaptado.)

As características físicas, tanto do material como daestrutura projetada de uma edificação, são a base para acompreensão da resposta daquela tecnologia construtivaem termos de conforto ambiental. Nas mesmas con -dições ambientais (temperatura, umidade e pressão), umaquadra terá melhor conforto térmico sea) pavimentada com material de baixo calor específico,

pois quanto menor o calor específico de determinadomaterial, menor será a variação térmica sofrida por eleao receber determinada quantidade de calor.

b) pavimentada com material de baixa capacidade tér mi -ca, pois quanto menor a capacidade térmica de deter -mi nada estrutura, menor será a variação térmica so fridapor ela ao receber determinada quantidade de calor.

c) pavimentada com material de alta capacidade térmica,pois quanto maior a capacidade térmica de deter mi -nada estrutura, menor será a variação térmica sofridapor ela ao receber determinada quantidade de calor.

d) possuir um sistema de vaporização, pois ambientesmais úmidos permitem uma mudança de temperaturalenta, já que o vapor-d’água possui a capacidade dearmazenar calor sem grandes alterações térmicas,devido ao baixo calor específico da água (em relação àmadeira, por exemplo).

e) possuir um sistema de sucção do vapor-d'água, poisambientes mais secos permitem uma mudança detem peratura lenta, já que o vapor-d'água possui a capa -cidade de armazenar calor sem grandes alteraçõestérmicas, devido ao baixo calor específico da água (emrelação à madeira, por exemplo).

Resoluçãoa) Falsa.

Da relação Q = mc Δθ, verificamos que quanto menor ocalor específico sensível c, maior será a variação de tem -peratura Δθ ao receber uma dada quantidade de calor.

b) Falsa. Da relação Q = C Δθ, verificamos que quanto menor acapacidade térmica C, maior será a variação de temperaturaao receber uma dada quantidade de calor.

c) Verdadeira. Da relação Q = C Δθ, verificamos que quanto maior for acapacidade térmica C, menor será a variação de tempe ra -tura ao receber uma dada quantidade de calor.

d) e e) Falsas. O calor específico sensível da água é muito elevado.

68 AA(UFPB – 2012) – A região do brejo paraibano é destaquenacional na produção aviária. Após o abate, os frangosdestinados aos mercados consumidores são transferidospara frigoríficos onde são armazenados à baixa tem -peratura e, posteriormente, transportados.

Um frigorífico hipotético, usado nesse tipo de indústria,consome, em uma hora, 500 kJ de energia elétrica erejeita 750 kJ para o ambiente externo. Para manter ofrango à temperatura desejada, é necessário retirar 10 kJde calor de cada frango, por hora.

Considerando-se que toda a a energia consumida étransformada em trabalho, conclui-se que o número defrangos que pode ser armazenado no referido frigorífico é:a) 25 b) 50 c) 75 d) 100 e) 125

Resolução1) Qrejeitado = Eelétrica + Qfrangos

750 kJ = 500 kJ + Qfrangos

Qfrangos = 250 kJ

2) Qfrangos = n Q1

250 kJ = n 10 kJ

69 EEConsidere água contida em um recipiente aberto à atmos -fera e submetido a um processo de evaporação. Seja ma massa evaporada em um intervalo de tempo �t.

A razão é chamada velocidade de evaporação (ve) e

é dada por:

ve =

n = 25

m–––�t

k . A . (pmáx – p)––––––––––––––

pT

k coeficiente que depende da natureza do líquido.

Aárea da superfície do líquido através da qualocorre a evaporação.

pmáxpressão máxima de vapor na temperaturaambiente.

p pressão atual do vapor.

pT pressão total na superfície do líquido.

ENEM/2012 – 29

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 29

Page 30: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

De acordo com a equação apresentada, considere asseguintes proposições:

I. Se fizermos o vácuo acima da água, a evaporação éinstantânea.

II. Se o ambiente estiver saturado de vapor-d’água (grauhigrométrico de 100%), cessa a evaporação.

III.Se o recipiente estiver envolvido por uma campânulade vidro (recinto fechado), a velocidade de evaporaçãoacaba anulando-se.

IV.Roupas estendidas ao ar livre, ao vento, secam maisrapidamente do que dobradas e em ambientes con -finados.

Está correto o que se afirma em:a) I e II, apenas. b) III e IV, apenas.c) I, II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas.e) I, II, III e IV.

ResoluçãoI. Verdadeira.

Quando pT tende a zero (vácuo), ve tende a infinito(evaporação instantânea).

II. Verdadeira.Quando a umidade relativa é de 100%, temos pmáx = p eve = 0.

III. Verdadeira.A umidade relativa vai aumentando até atingir o estado devapor saturante.

IV. Verdadeira.Quanto maior a área A exposta à evaporação, maior será avelocidade de evaporação.

70 CCA válvula de segurança de uma panela de pressão limitaa pressão no interior da panela, evitando desastres comoo estouro dela. Uma panela de pressão contendo água ealimento é tampada e colocada no fogo. Depois de certotempo, começa a jorrar vapor-d’água pela válvula desegurança, indicando que a água no seu interior se encon -tra em ebulição. As pessoas com prática conhecem otempo de cozimento de cada alimento e desligam o fogoque aquece a panela no tempo adequado.

Assinale a alternativa que melhor expressa o funciona -mento da panela de pressão.a) A panela de pressão é usada para aumentar o tempo

de cozimento.b) A válvula de segurança impede que a pressão no

interior da panela ultrapasse o valor da pressãoatmosférica existente na cozinha.

c) Como no interior de uma panela de pressão a tem pe -ra tura de ebulição da água ultrapassa 100°C, o tempode cozimento dos alimentos diminui.

d) Por causa da válvula de segurança, a panela de pressãodiminui a temperatura de ebulição da água.

e) Uma panela de pressão consome mais energia do queuma panela comum para cozinhar uma mesmaquantidade de feijão.

ResoluçãoA finalidade da panela de pressão é reduzir o tempo decozimento pelo fato de se aumentar a pressão no interior dapanela, tornando-a maior que a pressão atmos férica local. Dessaforma, a temperatura de ebulição da água fica maior que 100°Ce, com este aumento, o tempo gasto para cozinhar os alimentosdiminui, o que acarreta menor gasto de energia para a mesmapotência da chama.

71 DDA energia gerada em uma usina hidroelétrica pode sertransmitida para os centros consumidores em correntecontínua (CC) ou em corrente alternada (CA).

A comparação dos custos pode ser feita pelo gráfico aseguir em função do comprimento da linha de trans -missão.

De acordo com o gráfico,a) a transmissão em corrente alternada é sempre mais

econômica.b) a transmissão em corrente contínua é sempre mais

econômica.c) se o comprimento da linha de transmissão for maior

que 700 km, é indiferente, para o custo, a transmissãoem corrente contínua ou em corrente alternada.

d) se o comprimento da linha de transmissão for maiorque 700 km, a transmissão em corrente contínua émais econômica.

e) se o comprimento da linha de transmissão for menorque 700 km, a transmissão em corrente contínua émais econômica.

ResoluçãoDe acordo com o gráfico, para L < 700 km a transmissão emCA é mais econômica (custo menor) e para L > 700 km a trans -missão em CC é mais econômica.

ENEM/201230 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 30

Page 31: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

72 BB(VUNESP) – Quando ocorrem pequenas alterações naintensidade da corrente elétrica, um circuito de proteçãoentra em ação, fornecendo carga elétrica suficiente pararestaurar a corrente necessária.

No gráfico está representada uma variação de correntenão compensada pelo circuito de proteção. Se nesseintervalo de tempo (de 4,0 ms a 8,0 ms) o circuito deproteção estivesse ativo, forneceria uma carga elétrica(dada pela área do triângulo pontilhado) correspondentea um número de elétrons, aproximadamente, igual aa) 2,4 . 1016 b) 3,8 . 1016 c) 4,2 . 1016

d) 1,2 . 1017 e) 4,8 . 1017

Dado: carga elementar = 1,6 . 10–19 C

Resolução1) Q = área (i x t)

Q = . 10–3 C

Q = 6,0 . 10–3 C

2) Q = n e6,0 . 10–3 = n . 1,6 . 10–19

73 EE(CEPERJ) – Na construção do circuito apresentado abai -xo, foram utilizadas quatro chaves de contato, seis lâm -padas idênticas, uma bateria e pedaços de fios ideais.

As chaves podem ser ligadas juntas ou em separado, oque permite várias possibilidades de combinação entrechaves abertas e fechadas. A alternativa que apresentauma possibilidade correta é:a) Ligando-se somente a chave 1, nenhuma lâmpada

acenderá.b) Ligando-se somente as chaves pares, as lâmpadas 1,

2, 3 e 6 acenderão.c) Ligando-se todas as chaves, todas as lâmpadas acenderão.d) Ligando-se as chaves 1 e 2, as lâmpadas 2, 3, 5 e 6

não acenderão.e) Ligando-se somente as chaves 1 e 2, a corrente

elétrica fornecida pela bateria será menor do que seforem ligadas somente as chaves 1, 2 e 3.

Resoluçãoa) Falsa.

Ligando-se apenas a chave 1, as lâmpadas L1 e L4 vãoacender.

b) Falsa.Com a chave 1 desligada, nenhuma lâmpada acenderá.

c) Falsa.Com a chave 4 ligada, a lâmpada L6 estará curto-circuitadae não acenderá.

d) Falsa.Ligando-se as chaves 1 e 2, acenderão apenas as lâmpadasL1, L2, L4 e L5.

e) Verdadeira.Ligando-se apenas as chaves 1 e 2, a resistência elétricaequivalente do circuito será:

Req = + R = R

Ligando-se as chaves 1, 2 e 3 e observando-se que a chave4 continua aberta:

À resistência equivalente anterior R ligamos em para -

lelo uma resistência 2R. A resistência equivalente vaidiminuir e a corrente vai aumentar.

4,0 . 3,0––––––––

2

n = 3,75 . 1016

2 R . R––––––––

3 R

5–––3

5––3

ENEM/2012 – 31

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 31

Page 32: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

74 CC(UNICAMP) – As “luzes de Natal” são acessórios po -pulares de decoração. Um circuito de luzes de Natal,também conhecido como pisca-pisca, possui um conjuntode lâmpadas que acendem e apagam de acordo com umaprogramação sequencial da fonte de alimentação. Umcircuito equivalente de um pisca-pisca pode ser descritopor dois conjuntos em paralelo de 52 lâmpadas cada umligadas em série. Se para cada lâmpada a tensão dealimentação é U = 2,5 V e a corrente elétrica é i = 0,13 A,a resistência equivalente do circuito é dea) 1 Ω b) 20 Ω c) 500 Ωd) 2 000 Ω e) 4 000 Ω

Resolução1) Para cada lâmpada:

U = R i2,5 = R . 0,13

2) Associação série:

RS = 52 . Ω = 1 000 Ω

3) Associação paralelo:

75 DD(OPF) – Em várias situações ou objetos de nosso coti -diano, observamos transformações de energia de um tipoem outro. Associe a coluna superior com a coluna inferior,e assinale a alternativa que indica corretamente asassociações corretas entre as colunas:

Dispositivo mecânico ou gerador:

I Bateria de celular.

II. Gerador de usina eólica.

III.Chapinha para alisamento capilar.

IV.Carregador de celular.

V. Motor a gasolina.

Transformação de tipo de energia:

1. Elétrica em química.

2. Elétrica em térmica.

3. Térmica em mecânica.

4. Química em elétrica.

5. Mecânica em elétrica.

a) I-4, II-5, III-2, IV-3, V-1.b) I-5, II-4, III-1, IV-3, V-2.c) I-1, II-2, III-3, IV-4, V-5.d) I-4, II-5, III-2, IV-1, V-3.e) I-5, II-3, III-1, IV-4, V-2.

ResoluçãoI-4 Na bateria do celular, a energia potencial química é trans -

formada em energia elétrica.II-5 Em um gerador eólico, a energia cinética dos ventos faz

com que um tipo de turbina se movimente no interior docampo magnético gerado por um ímã e, por induçãoeletromag nética, há produção de energia elétrica.

III-2 A chapinha funciona como um resistor que transformaenergia elétrica em térmica por Efeito Joule.

IV-1 No carregador de um celular, ocorre o fenômeno inverso deseu uso habitual.

V-3 No motor a gasolina, a energia potencial química docombustível é transformada em térmica e, em seguida,transformada em energia cinética do veículo.

76 DDO quadro a seguir apresenta uma estimativa do númerode pares de base (em milhões) do DNA de diferentesespécies.

Esses dados confirmama) que há uma correlação direta entre número de pares

de base e complexidade estrutural e funcional doorganismo.

b) que há uma correlação direta entre número de paresde base e número de genes do organismo.

c) que, em relação aos outros organismos, as amebascodificam e sintetizam um maior número de tipos deproteínas.

d) que o DNA é composto de muitas sequências de paresde bases que não codificam proteínas.

e) que o gafanhoto tem cerca de 3 vezes mais genes queo homem.

ESPÉCIE

PARES DE

BASE

(em milhões)

Mosquinha-das-frutas (Drosophila melanogaster) 180

Jiboia (Boa constrictor) 2 100

Homem (Homo sapiens) 3 100

Gafanhoto-do-deserto (Schistocerca gregaria) 9 300

Cebola (Allium cepa) 18 000

Peixe pulmonado africano (Protopterus aethiopicus) 140 000

Salamandra (Phioglossum petiolatum) 160 000

Ameba (Amoeba dubia) 670 000

2,5R = –––– Ω

0,13

2,5––––0,13

RsRp = –––– = 500 Ω

2

ENEM/201232 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 32

Page 33: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

ResoluçãoO fato de que um organismo inferior (como uma ameba), com -parado com organismos superiores, apresenta grande quanti -dade de pares de bases em seu DNA evidencia que nem todomaterial genético é capaz de codificar proteínas funcionais.

77 CCAnalise a árvore filogenética abaixo.

Encontra-se maior semelhança entre genes dea) mamíferos e aves.b) anfíbios e mamíferos.c) cobras e lagartos.d) crocodilos e aves.e) tubarões e peixes ósseos.

ResoluçãoA árvore filogenética evidencia que a maior semelhan ça genéticaocorre entre cobras e lagartos, originados de um ancestralcomum mais próximo.

78 CCPara que todos os órgãos do corpo humano funcionemem boas condições, é necessário que a temperatura docorpo fique sempre entre 36°C e 37°C. Para manter-sedentro dessa faixa, em dias de muito calor ou duranteintensos exercícios físicos, uma série de mecanismosfisiológicos é acionada.

Pode-se citar como o principal responsável pela manuten -ção da temperatura corporal humana o sistemaa) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra

de alimentos calóricos.b) imunológico, pois suas células agem no sangue, di -

minuindo a condução do calor.c) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda

de calor por meio da evaporação da água.d) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a

temperatura, principalmente durante a menopausa.e) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez,

atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

ResoluçãoA sudorese é um processo importante na manutenção dahomeotermia humana.

79 DDEnzimas digestivas produzidas no estômago e nopâncreas foram isoladas dos respectivos sucos e usadasno preparo de um experimento, conforme mostra oquadro abaixo:

Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testadopara a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidosgraxos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devemestara) presentes no tubo 1.b) presentes no tubo 2.c) presentes no tubo 3.d) presentes no tubo 4.e) ausentes nos quatro tubos.

ResoluçãoA digestão ocorre no tubo 4 pelo fato de ele conter as enzimasnecessárias e o pH ideal.

80 EEA identificação do tipo sanguíneo de cada indivíduo énecessária para as transfusões de sangue, pois é funda -mental que se verifique a compatibilidade entre doador ereceptor. Nas tabelas a seguir, aparecem as tipagenssanguíneas compatíveis entre doador e receptor e adistribuição dos tipos em determinada população.

Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4

Arroz, clarade ovo, óleode milho e

água

Arroz, clarade ovo, óleode milho e

água

Arroz, clarade ovo, óleode milho e

água

Arroz, clarade ovo, óleode milho e

água

Extratoenzimático

do estômago

Extratoenzimático

do estômago

Extratoenzimático

do pâncreas

Extratoenzimático

do pâncreas

pH = 2 pH = 8 pH = 2 pH = 8

Doador

A B AB O

Receptor

A Sim Não Não Sim

B Não Sim Não Sim

AB Sim Sim Sim Sim

O Não Não Não Sim

ENEM/2012 – 33

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 33

Page 34: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

Um paciente do grupo A necessita de uma transfusão desangue. Um amigo pertencente à mesma populaçãoapresenta-se como doador. A probabilidade de essatransfusão ocorrer é de:a) 25% b) 35% c) 50% d) 60% e) 85%

ResoluçãoO indivíduo do grupo A pode receber sangue dos grupos A e O.A probabilidade de o doador pertencer ao grupo A é de 40%; ade pertencer ao grupo O é de 45%.A probabilidade de o doador pertencer aos grupos A ou O é de40% + 45% = 85%.

81 AAEnquanto coletava plantas, Pedrinho acidentalmenteperfurou o dedo com um espinho. Logo percebeu que osangue parara de escorrer. A formação do coágulo queestancou o sangue ocorreu porquea) o fibrinogênio se converteu em fibrina pela ação da

enzima trombina.b) a fibrina se converteu em fibrinogênio pela ação da

enzima tromboplastina.c) a tromboplastina se converteu em fibrina pela ação da

enzima trombina.d) a protrombina se converteu em trombina pela ação da

enzima fibrina.e) a trombina se converteu em fibrinogênio pela ação da

enzima tromboplastina.

ResoluçãoNa coagulação do sangue, a enzima trombina atua sobre ofibrinogênio, que é uma proteína solúvel, transformando-o emfibrina, que é insolúvel e constitui uma rede de filamentos docoágulo, que aprisiona os elementos figurados.

82 DDO fígado humano é uma glândula que participa de pro -cessos de digestão e absorção de nutrientes, aoa) produzir diversas enzimas hidrolíticas que atuam na

digestão de carboidratos.b) produzir secreção rica em enzimas que digerem as

gorduras.c) produzir a insulina e o glucagon, reguladores dos níveis

de glicose no sangue.d) produzir secreção rica em sais que facilitam a digestão

e a absorção de gorduras.e) absorver excretas nitrogenadas do sangue e trans -

formá-las em nutrientes proteicos.

ResoluçãoO fígado produz a bile, que não apresenta enzimas, mas possuios sais biliares que emulsionam as gorduras, facilitando a açãodas lípases.

83 AAO quadro apresentado a seguir mostra característicasfisiológicas de diferentes grupos animais quanto aos tiposde respiração, circulação e esqueleto. Depois de analisaras informações disponíveis, assinale a opção que indicaos grupos aos quais esses animais pertencem, respec -tivamente:

a) I – insetos; II – peixes; III – mamíferos; IV – anfíbios.b) I – equinodermas; II – peixes; III – mamíferos; IV – ane -

lídeos.c) I – insetos; II – mamíferos; III – anfíbios; IV – aves.d) I – aves; II – peixes; III – répteis; IV – insetos.e) I – anfíbios; II – répteis; III – insetos; IV – mamíferos.

Resolução

84 DDCURA DA HEPATITE C SERÁ POSSÍVEL

EM DOIS ANOS, DIZEM ESPECIALISTAS

Cientistas australianos demonstraram pela primeira veza possibilidade de cura da hepatite C a partir de uma novacombinação de remédios, uma vez que conseguiramerradicar o vírus do sangue de todos os pacientes queparticiparam do teste.

(Folha de S.Paulo, 20/2/2012. Adaptado.)

O texto sugere que os cientistasa) utilizaram um novo antibiótico desenvolvido pela

indústria farmacêutica para obtenção dos resultados.

AnimalTipo de

respiração

Tipo de

circulação

Tipo de

esqueleto

I Traqueal AbertaExoesqueleto de

quitina

II Branquial SimplesEsqueleto

cartilaginoso ouósseo

III PulmonarDupla e

completaEsqueleto ósseo

IVCutânea epulmonar

Dupla eincompleta

Esqueleto ósseo

I Insetos

II Peixes

III Mamíferos

IV Anfíbios

Distribuição dos tipos na população

A 40%

B 10%

AB 5%

O 45%

ENEM/201234 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 34

Page 35: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

b) aplicaram uma combinação de antibióticos já conhe -cidos – daí o bom resultado obtido.

c) desenvolveram uma nova vacina, pois esse é o únicomecanismo para combater uma infecção viral.

d) aplicaram uma combinação de agentes antivirais paraerradicar o vírus do sangue dos pacientes infectados.

e) combinaram a nova vacina com antibióticosrecém-de sen volvidos pela indústria farmacêutica.

ResoluçãoAntibióticos são utilizados no combate a infecções bacterianase não têm efeitos sobre vírus.O texto refere-se aos remédios aplicados nos pacientes, e essassubstâncias são os antivirais.

85 AAA figura abaixo foi retirada do clássico artigo de Woese,Kandler e Wheelis (1990), os quais reorganizaram osseres vivos em três grandes grupos ou domínios. O do -mínio Eucarya reúne todos os organismos eucariotos aopasso que Bacteria e Archaea dividem os procariotos.Como base para esta reorganização, os autores utilizaram-seda comparação da composição de estruturas comuns atodos os tipos celulares, sob o enfoque do conhe cimentoe das técnicas modernas da biologia molecular.

(C. R. Woese, O. Kandler e M. L. Wheelis. Towards a natural systemof organisms: proposal for the domains Archaea, Bacteria, and

Eucarya. Proc. Natl. Acad. Sci., USA, v. 87, p. 4576-4579, 1990.)

Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente oprocedimento utilizado para obter os dados que levaramà determinação das diferenças entre os três grupos?a) Sequenciamento do RNA ribossomal.b) Sequenciamento do DNA mitocondrial.c) Análise das proteínas da parede celular.d) Sequenciamento do material genético nuclear.e) Análise dos aminoácidos do citocromo da cadeia

respira tória.ResoluçãoA estrutura comum a todas as células procariotas (Bacteria eArchaea) e eucariotas (Eucarya) é o ribossomo. Os pesqui -sadores utilizaram o RNA do ribossomo para a separação dostrês grupos (domínios).

86 DDEstudos científicos sugerem que, nas últimas quatro erasglaciais, os oceanos do Hemisfério Sul apresentaramfitoplâncton em abundância. Isso se deu, provavelmente,porque antes das eras glaciais os oceanos teriam recebidoenormes quantidades de poeira rica em ferro, vindas dosdesertos em expansão. Para simular as condições seme -lhantes às das eras glaciais, pesquisadores americanosdo Moss Landing Marine Laboratories espalharam gran -des quantidades de ferro em duas áreas próximas ao PoloSul. Como resultado, a concentração de fitoplânctonnesses locais aumentou muito.

O experimento realizado pelos pesquisadores americanospoderia ter, como efeito prático,a) a diminuição da poluição pelo fato de o fitoplâncton

liberar O2 por meio da respiração.b) o aumento da produtividade marinha em virtude da

produção de óxido de ferro pelo fitoplâncton.c) a diminuição da concentração de zooplâncton em vir -

tude da competição pelo alimento com o fitoplâncton.d) o aumento da fixação de carbono realizado pelo

fitoplâncton por meio da fotossíntese.e) a ocorrência do fenômeno de maré vermelha, com

liberação de toxinas para o ambiente.ResoluçãoO aumento da fixação de carbono por meio da fotossíntese podeacarretar a redução do efeito estufa.

87 CCOculto entre as folhas caídas no chão da Mata Atlân tica,em poucos locais do estado do Rio de Janeiro, o sapo-pul gaera desconhecido até 1971. Agora, estudos reali zados naIlha Grande revelam mais detalhes sobre a vida dessaespécie de tamanho e peso mínimos. Também con -firmam que o anfíbio brasileiro é o menor vertebrado compulmões conhecido no mundo: os maiores me demapenas 10 mm e só pesam cerca de 100 mg (...). Osapo-pulga ajuda a regular as populações de minúsculosinvertebrados, como certas formigas, aranhas e besou -ros, ácaros e pseudoescorpiões, além de larvas.

(Ciência Hoje, p. 68.)

A análise do texto permite concluir que o sapo-pulga, emseu ecossistema, éa) canibal, quando mata e come outros invertebrados.b) parasita, podendo se hospedar em outros organismos,

devido às suas dimensões.c) predador, alimentando-se de uma variedade de presas.d) competidor de insetos e aracnídeos, pois tem o mes -

mo nicho ecológico.e) simbionte, vivendo em equilibrado mutualismo com os

artrópodes (formigas, aranhas etc.).

ENEM/2012 – 35

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 35

Page 36: 260512 Simulado Aberto ENEM Prova1

ResoluçãoO sapo-pulga é um predador de formigas, aranhas, besourosetc., favorecendo o controle populacional do ecossistema daMata Atlântica.

88 BBOs vírus, as clamídias e as riquétsias são consideradosparasitas intracelulares obrigatórios. Embora sejam iguaisnesse aspecto, pertencem a grupos diferentes. As duasúltimas pertencem ao reino Monera.

A respeito desses três seres, considere algumas afir -mações:

I. Todos dependem de uma célula hospedeira para sereproduzirem.

II. Apresentam uma cápsula proteica e material genéticoe são providos de ribossomos.

III. Podem causar doenças nos seres humanos.

IV. Em termos evolutivos, os vírus precederam os seresde todos os reinos.

Está correto apenas o que se afirma ema) I. b) I e III. c) II e III.d) II, III e IV. e) I, II e IV.ResoluçãoII. Falsa. A estrutura com cápsula proteica e material genético

(DNA ou RNA) pertence a vírus que são desprovidos deribos somos.

IV. Falsa. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios eneces sitam de uma célula para exercerem a sua multipli -cação. Em termos evolutivos, é bem provável que tenhamsurgido posteriormente ao aparecimento da célula.

89 BBProcariontes são organismos microscópicos de grandeimportância para a vida no planeta. Procariontes geraramevolutivamente eucariontes e, dessa forma, contribuírampara a diversificação da vida na Terra.

Acerca dos procariontes, assinale a opção incorreta.a) Segundo a hipótese endossimbiótica, procariontes

deram origem a mitocôndrias e cloroplastos.b) Procariontes diferem dos eucariontes por apresen -

tarem citoesqueleto; possuem DNA circular e seusribossomos são diferentes dos encontrados em euca -riontes.

c) Participam da digestão da celulose no tubo digestóriode certos herbívoros.

d) São fundamentais na decomposição de matéria orgâ -nica e contribuem de modo expressivo para a fotos -síntese global.

e) Podem causar doenças em vários tipos de organismos.

ResoluçãoAs células de procariontes não possuem citoesqueleto, e seusribossomos são semelhantes aos das células de eucariontes.

90 BB

As figuras representam uma célula vegetal (I) e um dosseus cloroplastos (II).

A respeito dos cloroplastos, foram feitas cinco afirma -ções:A) No tilacoide, localizam-se as clorofilas e os pigmentos

carotenoides relacionados com a absorção da energialuminosa.

B) Nas membranas envolventes do cloroplasto, ocorretransporte de elétrons – fenômeno importante naprodução de ATP.

C) No estroma do cloroplasto, ocorre a redução do CO2com consumo de ATP e consequente produção deglicose.

D) A reação que expressa a síntese do carboidrato é:enzimas

CO2 + 2 NADPH2 + ATP ⎯⎯⎯→ (CH2O) + H2O + ADP + P

E) A fase luminosa da fotossíntese produz ATP e NADPH2

e libera O2.

Um estudante de Biologia, lendo as frases, observou quefoi cometido um erro em:a) A b) B c) C d) D e) EResoluçãoO transporte de elétrons ocorre nas membranas do tilacoide, enão nas membranas envolventes do cloroplasto.

ENEM/201236 –

ENEM_PROVA1_26_5_PROF_ALICE 09/05/12 14:27 Página 36