Psicologia Escolar

6
Resumo: O que pode fazer o psicólogo escolar? A psicologia escolar visa um caminho mais amplo e mais direto dentro da educação, são os processos educativos INTENCIONAIS que abrange uma complementariedade para as deveras funções educativas, dentre elas a transmissão cultural, o desenvolvimento e a subjetividade. O objetivo da psicologia escolar é uma contribuição nos processos educativos. E em segundo lugar o Locus que seria o campo de atuação. A psicologia escolar necessita de diversas maneiras de atuação, para que se possa compreender a pluralidade e a importância do processo educativo. Se fossemos definir a Psicologia Escolar, seria da importância do ensino-aprendizagem e a questão família- escola. As formas de atuação “tradicionais” Avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares. As formas de atuação estão associadas à dimensão psicoeducativa do contexto escolar, esses tem sido o principal objeto de atenção do trabalho na escola. A avaliação e diagnóstico das dificuldades escolares têm variado. E tem sido realizado a partir da situação real onde as dificuldades escolares se expressam. Podem ser utilizados alguns instrumentos de investigação, como a observação dos alunos em situações de atividade escolar cotidiana, as conversações com eles e com aqueles com quem eles interagem, assim como, a utilização de jogos e situações diversas para a compreensão das causas que originam as dificuldades, tem contribuído para superar o caráter rotulado do diagnóstico. Em caso de encaminhamento dos alunos para outros profissionais especializados fora da instituição escolar deve ser realizada pelo psicólogo. Orientação a alunos e pais O trabalho de orientação aos alunos e pais em relação às dificuldades escolares e a outros assuntos de interesse

description

Esse material é muito importante para o os acadêmicos de psicologia escolar, este texto é muito rico para o auxilio nos estudos.

Transcript of Psicologia Escolar

Page 1: Psicologia Escolar

Resumo:

O que pode fazer o psicólogo escolar?

A psicologia escolar visa um caminho mais amplo e mais direto dentro da educação, são os processos educativos INTENCIONAIS que abrange uma complementariedade para as deveras funções educativas, dentre elas a transmissão cultural, o desenvolvimento e a subjetividade.

O objetivo da psicologia escolar é uma contribuição nos processos educativos. E em segundo lugar o Locus que seria o campo de atuação. A psicologia escolar necessita de diversas maneiras de atuação, para que se possa compreender a pluralidade e a importância do processo educativo.

Se fossemos definir a Psicologia Escolar, seria da importância do ensino-aprendizagem e a questão família-escola.

As formas de atuação “tradicionais”

Avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares.

As formas de atuação estão associadas à dimensão psicoeducativa do contexto escolar, esses tem sido o principal objeto de atenção do trabalho na escola. A avaliação e diagnóstico das dificuldades escolares têm variado. E tem sido realizado a partir da situação real onde as dificuldades escolares se expressam. Podem ser utilizados alguns instrumentos de investigação, como a observação dos alunos em situações de atividade escolar cotidiana, as conversações com eles e com aqueles com quem eles interagem, assim como, a utilização de jogos e situações diversas para a compreensão das causas que originam as dificuldades, tem contribuído para superar o caráter rotulado do diagnóstico. Em caso de encaminhamento dos alunos para outros profissionais especializados fora da instituição escolar deve ser realizada pelo psicólogo.

Orientação a alunos e pais

O trabalho de orientação aos alunos e pais em relação às dificuldades escolares e a outros assuntos de interesse para o desenvolvimento do aluno, que visa a promoção do desenvolvimento nos alunos correspondente aos objetivos da educação integral que a escola propõe. Esse trabalho de orientação a alunos e pais pode ser de forma individualizada ou de forma grupal.

Orientação profissional

A tradicional orientação profissional é baseada na utilização de testes para caracterizar habilidades e interesses dos alunos e assim em função dos resultados, analisar quais as melhores opções de cursos ou de atividades. Os trabalhos de orientação podem ser individuais ou em grupos, nessa direção se constituem uma das contribuições do psicólogo ao cumprimento dos objetivos da instituição escolar.

Orientação sexual.

A orientação sexual também constitui de forma específica da função de orientação na qual tem se produzido mudanças, Nesse sentido, da ênfase à informação sobre a

Page 2: Psicologia Escolar

sexualidade humana, dos sentimentos afetivos nela envolvidos e dos cuidados que devem ser considerados. Às duvidas e inquietações sobre desejos e afetos, assim como, a contribuição para o desenvolvimento do autoconhecimento, a autorreflexão.

Formação e orientação de professores

A orientação aos professores em relação ao trabalho e para ajudar a superar dificuldades escolares de seus alunos que tem sido uma das formas nas quais o psicólogo também tem contribuído para o processo educativo. A orientação aos professores, assim como, a contribuição para sua formação no que diz respeito à complexidade, especificidade e singularidade dos processos subjetivos implicados na aprendizagem e no desenvolvimento nas suas mais variadas formas de expressão, torna-se uma importante contribuição do psicólogo na instituição escolar.

Elaboração e coordenação de projetos educativos específicos (em relação, por exemplo, à violência, ao uso de drogas, à gravidez precoce, ao preconceito, entre

outros).

Os projetos educativos são estratégias de intervenção na qual abrange e implica a estruturação de vários tipos de ações na qual participam, de forma coordenada, outros profissionais da escola. Na maioria das vezes, esses projetos surgem como resposta aos problemas concretos que se expressam na escola ou na comunidade onde a instituição está inserida ou também pela proposta pedagógica.

Formas de Atuação Emergente

Caracterizar a escola como instituição onde todos contribuem para a configuração subjetiva nesse espaço, as relações que existem, o estilo de gestão, os valores, as normas e o clima emocional, influenciam diretamente ou indiretamente no modo de agir de cada um no estado emocional, na satisfação com a instituição e no seu compromisso e motivação com as atividades que realizam.

O psicólogo pode contribuir significantemente, para que esta não seja a penas um documento formal, este profissional pode incentivar a comunicação entre reflexões conjunta a e mediação de conflitos a equipe pedagógica para que este seja um instrumento útil para a organização coerente do trabalho educativo.

O psicólogo participa junto a equipe pedagógica na fundamentação e no delineamento geral do sistema de seleção, levando em consideração a proposta pedagógica e seus objetivos gerais, também na elaboração dos instrumentos (escritos, vivencias, de exercícios, etc...) que integram o processo de seleção e na avaliação dos candidatos através destes instrumentos. Pode contribuir para o delineamento de sistemas e estratégias de avaliação, que simultaneamente com seu objetivo de evidenciar os pontos fortes e fracos do trabalho realizado visando seu aprimoramento, possam se constituir num processo construtivo de desenvolvimento para todos envolvidos.

O trabalho do psicólogo escolar pode ser muito útil na utilização de estratégias e técnicas para o desenvolvimento de equipes de trabalho, começando pela equipe de direção e atingindo todos os outros coletivos possíveis e também para a coesão e unidade desta equipe.

A inserção de atividade curricular não tradicional, como formas de disciplina, projetos de trabalho, oficinas entre outras. Este trabalho potencializa a realização de outras tarefas do psicólogo segundo a autora.

Page 3: Psicologia Escolar

O psicólogo contribui especialmente no delineamento e na realização de ações que permitam a caracterização daqueles aspectos individuo da subjetividade que possam estar marcadamente vinculada, em cada caso, aos processos de aprendizagem e desenvolvimento.

Pesquisas sobre questões diversas como satisfazer com aspectos concretos da vida escolar, concepções, expectativas, motivações, representações, estilos de aprendizagem, barreiras a criatividade, tem se mostrado útil para o aprimoramento do trabalho na escola, com objetivo de tornar as decisões mas acertadas levando em consideração as particularidades e necessidades da instituição.

Quando se adota um olhar mais abrangente da vida escolar, não centrado exclusivamente na dimensão psicoeducativa, mas também na sua dimensão psicossocial, a importância do trabalho do psicólogo em relação à implementação das politicas públicas no espaço escolar evidencia-se.

O psicólogo e seu vínculo com outros profissionais da escola: os desafios do trabalho em equipe.

O que é “próprio” do psicólogo escolar, em relação a outros profissionais da escola, constitui objetos de duvidas e inquietações, não apenas entre outros profissionais, mas também entre os próprios psicólogos escolares.

A especialidade do trabalho do psicólogo na escola está fundamentalmente relacionada ao núcleo essencial da sua formação, entendido como funcionamento psicológico humano, e ás competências vinculado a esse objeto. Essa formação permite um olhar especifico e diferenciados sobre os processos subjetivos, sociais e individuais que se expressam no contexto escolar e, consequentemente, capacita-o para o delineamento de formas de atuação diferentes nesse contexto.

A articulação do trabalho do psicólogo com o trabalho dos coordenadores pedagógicos, do orientador educacional e de outros especialistas vinculados à escola resulta essencial para que sua atuação seja eficiente, por isso destacamos a importância de que esse profissional forme parte ativa da equipe de direção pedagógica da escola.

Planejar conjuntamente, organizar e distribuir adequadamente o trabalho, articular as ações evitando superposições desnecessárias e das o melhor de cada um em função das especificações de sua formação e de suas competências profissionais constituem essenciais para o funcionamento eficaz das equipes multiprofissionais. Esses elementos essenciais para o funcionamento eficaz das equipes multiprofissionais. Esses elementos devem caracterizar o trabalho da equipe de direção técnico da escola na condição de equipe multiprofissional.

Page 4: Psicologia Escolar

Resumo

O que pode fazer o

Psicólogo na escola?

Acadêmicas: Kezir Dionizio Laura Natalia Espindola

Natalia Oliveira