PUC Notícias - #567

20
Jornal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Goiânia, julho de 2015 - Ano 25 N. 567 SOLIDARIEDADE “EU VIM PARA SERVIR” ESPECIAL RETROSPECTIVA

description

Jornal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Transcript of PUC Notícias - #567

Page 1: PUC Notícias - #567

Jornal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Goiânia, julho de 2015 - Ano 25 N. 567

SOLIDARIEDADE“EU VIM PARA SERVIR”

ESPECIALRETROSPECTIVA

Page 2: PUC Notícias - #567

2 567 | Julho de 2015

INSTITUIÇÃO JURIDICAMENTE MANTIDAPELA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA - SGC

PUC Notícias - Jornal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, produzido pela Divisão de Comunicação Social - Dicom/ Tel.: 3946-1010Diretora: Carla Oliveira (GO n. 1076 JP)Redação: Belisa Monteiro (GO n. 2343 JP), Diene Batista,Luisa Dias (GO n.01181 JP), Péricles Carvalho (GO n.9684295)e Roldão Barros (GO n.3260 JP)Diagramação: Adriano AbreuFotografias: Ana Paula Abrão, Wagmar Alves e Weslley Cruz Impressão: Gráfica da PUC Goiás

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PUC GOIÁS

GRÃO-CHANCELER:Dom Washington Cruz, CP

REITORProf. Wolmir Therezio AmadoVICE-REITORAProfa. Olga Izilda RonchiPRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃOProfa. Sônia Margarida Gomes SousaPRÓ-REITORA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTILProfa. Márcia de Alencar SantanaPRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAProfa. Milca Severino PereiraPRÓ-REITORA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONALProfa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira NetoPRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃOProf. Daniel Rodrigues BarbosaPRÓ-REITOR DE COMUNICAÇÃO Prof. Eduardo Rodrigues da SilvaPRÓ-REITOR DE SAÚDE Prof. José Antonio LoboCHEFE DE GABINETEProf. Lorenzo Lago

O primeiro semestre de 2015 foi marcado por importantes ações na PUC Goiás. Ações que extrapolaram os muros de nossa universi-dade e que nos permitiram exercer, com efe-tividade, a nossa missão de atuar em prol da sociedade, sobretudo da parcela mais carente. Em iniciativas solidárias, com a participação da comunidade acadêmica – alunos, profes-sores e funcionários – vimos materializados os ideais cristãos, base de nossa instituição, por natureza católica e comunitária.

Foram várias as iniciativas motivadas pelo tema da Campanha da Fraternidade 2015, Igreja e Sociedade, e pelo lema “Eu vim para servir”. Mergulhamos, com nossa estrutura e expertise de diferentes áreas, no Residencial JK, uma comunidade que não tem acesso ao básico, e a acolhemos. Um trabalho de doa-ção não só de bens materiais e serviços, mas principalmente de cuidados e atenção, e que terá continuidade ao longo do ano.

Também para além dos limites físicos de nossa universidade, estabelecemos parcerias com instituições estrangeiras, recebemos representantes de vários países, mostramos nossos trabalhos em tantos outros, no cami-

Neste semestre, a Campanha da Fraterni-dade mobilizou nossa comunidade acadêmica, trazendo a proposta de refletir sobre a missão evangelizadora da Igreja. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e pacífica, pois é no serviço que a Igreja edifica o Reino de Deus.

A universidade católica, nascida no coração da Igreja, é chamada a uma renovação contí-nua. Como sugere a constituição apostólica Ex Corde Ecclesiae, a causa da verdade é funda-mento, responsabilidade e a razão de ser da PUC Goiás.

Gostaria de chamar a atenção de cada um para que se coloque no espírito fraternal e responsável à sociedade, sobretudo, aos mais pobres e excluídos do pão material e dos bens culturais. Trilhando esse caminho, que todos se sintam convocados para oferecer seus dons e talentos profissionais, seu tempo, entusiasmo

A SERVIÇO DA SOCIEDADE

O CHAMADO DA EVANGELIZAÇÃO

cAssociação Brasileira das

Universidades Comunitárias

cAssociação Brasileira das

Universidades Comunitárias

cAssociação Brasileira das

Universidades Comunitárias

cAssociação Brasileira das

Universidades Comunitárias

cAssociação Brasileira das

Universidades Comunitárias

Wolmir Therezio AmadoReitor da Pontíficia Universidade Católica de GoiásPresidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras

Dom Washington Cruz, CPArcebispo de GoiâniaGrão-chanceler da PUC Goiás

nho constante e sem volta da internacionali-zação, uma exigência do mundo globalizado e de uma educação integral.

Arrumamos a nossa casa. Várias foram as reformas e obras de ampliação nas diversas áreas da PUC Goiás, e nos preparamos para efetivar a instalação de novas escolas, não só com a adequação física, mas com a posse de diretores, coordenadores e conselheiros. E vi-mos o trabalho de nossa instituição, por meio de seus gestores e docentes, ser reconhecido dentro e fora do Estado.

Também foi um semestre de desafios, impostos pela conjuntura política e econômica de nosso País, que impactaram na vida das pessoas e das instituições, e que nos exigiram um exercício ainda maior de responsabilidade com nossa universidade e com nossos alunos. E para além das inúmeras realizações, ainda houve tempo e disposição para nos prepa-rarmos para o segundo semestre, que nos espera para outras grandes realizações, como a Jornada da Cidadania, o agora Congresso de Ciência e Tecnologia e as comemorações do nosso 56º aniversário.

Que Deus nos ilumine neste caminho!

em vista do projeto educativo e educador que almejamos continuamente construir.

Com base nessa missão, dentre as diversas ações sociais promovidas pela universidade ao longo do semestre, destaco a Ação Solidária, atividade que segue em consonância com a Campanha da Fraternidade 2015. Inspirada no tema Igreja e Sociedade e no lema “eu vim para servir”, a PUC Goiás mobiliza a comuni-dade universitária para realizar ações contínuas de apoio e assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social do Residencial JK, nas áreas jurídica, de saúde, lazer, assistência social, cultural e promoção humana.

O cenário de atuação, escolhido por nossa igreja, é uma ocupação irregular localizada na Região Noroeste de Goiânia, uma realidade tão próxima, todavia distante de nossos olhos. Nossos estudantes, professores e funcionários se sensibilizaram com a causa e dedicaram

Carta do Reitor | EDUCAÇÃO Expediente

seus dias e finais de semana a diversas campa-nhas solidárias e ações contínuas ao longo do semestre.

Ver a alegria de homens e mulheres ao participar das oficinas culturais e receber orien-tações médicas antes desconhecidas, o olhar curioso das crianças ao realizar seus primeiros exames e, sobretudo, viver a alegria e comu-nhão do espírito solidário e fraterno foi gratifi-cante para todos os envolvidos nesta iniciativa. Que essas sementes possam germinar em terra fértil e inspirar dezenas ou, quem sabe, milhares de iniciativas em nosso estado, país e mundo afora.

Inspirados no exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que possamos ser sal da terra e luz do mundo.

Obrigado por escutar o chamado da evan-gelização e colocar os seus dons a serviço da vida.

Page 3: PUC Notícias - #567

3Julho de 2015 | 567

Mais 33 novos mestres e doutores receberam certificados da PUC Goiás, em cerimônia realizada em abril. Em junho quatro doutores e 54 mestres também receberam suas respectivas titulações. Coordenadores, professores e familiares prestigiaram a certificação dos estudantes. As solenidades foram presididas pelo reitor Wolmir Amado. Os concluintes receberam os cumprimentos da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, que na ocasião destacou a importância dos diplo-mas para a carreira profissional e acadêmica dos formandos.

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sen-su realizaram, em fevereiro, aula coletiva para os acadêmicos dos cursos de mestrado e doutorado da instituição. A atividade contou com a presença do professor doutor Gilson Volpato, que ministrou palestra sobre o tema Elaboração de projetos de pesquisa competitivos.

O XXIII Curso de Editoração Científica foi realizado em junho, em Goiânia, com o apoio da PUC Goiás. O objetivo foi discutir os modelos estabelecidos na editoração científica e os desafios na sua implementação. Promovido pela Asso-ciação Brasileira de Editoração Científica (Abec), o evento foi destinado a editores de revistas científicas, revisores, autores, pesquisadores, professores e estudantes.

Ensino | PÓS-GRADUAÇÃO

NOVOS MESTRESE DOUTORES

AULA INAUGURALINSTITUIÇÃO APOIA CURSODE EDITORAÇÃO CIENTÍFICA

Page 4: PUC Notícias - #567

4 567 | Julho de 2015

O aluno de Arquitetura e Urbanismo, Valdemar de Souza Ribeiro, 75 anos, encerrou em junho uma im-portante etapa da trajetória acadêmica. Ele apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o apoio e com admiração de colegas e de professores. Valdemar ingressou na instituição em 2009 e deve concluir o curso no segundo semestre deste ano. Ele dispensou o uso do computador para a confecção do trabalho.

A Escola de Ciências Exatas e da Computação da PUC Goiás nasce com os desafios de fomen-tar pesquisas conjuntas, promover a articulação entre os cursos e ampliar a produção do conhe-cimento, integrando ensino, pesquisa e extensão. É composta pelos cursos de Matemática, Física, Química, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Esta é a sétima escola criada pela universidade.

Com o objetivo de desmitificar animais frequentemente associa-dos a aspectos negativos – como cobras e escorpiões – professores e alunos do Departamento de Biologia da PUC Goiás, que inte-gram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), lançaram, em junho, o filme O fim da picada. O trabalho foi coordenado pelos professores Hélder Lúcio Rodrigues Silva e Maria Vilma de Sousa Morais, que atuam no âmbito do Pibid, com participação de 12 alunos e direção de Luiz Eduardo Jorge.

O curso de Zootecnia realizou aula inaugural, em março, com debate sobre a crise hídri-ca e o Cerrado. O assunto foi aborda-do pelo diretor do Instituto do Trópico Subúmido (ITS), prof. Altair Sales.

O curso de Enfermagem e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveram, em maio, um ciclo de debates com o intuito de sensibilizar, quebrar tabus e tirar dúvidas dos estudantes da área da Saúde acerca do proces-so de doação e transplante de órgãos e tecidos no Brasil. O evento contou com a participação da mestre em Enfermagem e coordenadora do Programa de Transplantes do Hospital Albert Einstein, Luciana Carvalho Moura.

Apresentações de acadêmicos encerraram a 1ª Jornada de Estudos Interdisciplinares do curso de Direi-to, em junho. Cinco dos oito alunos que tiveram trabalhos selecionados para compor a primeira edição de revista científica apresentaram os re-sumos de seus artigos. Neste semes-tre, foram cinco encontros, pautados pelo tema central Proteção, inclusão ou segregação? Estudos acerca das questões indígenas, afrodescendente e meio ambiente.

Ensino | GRADUAÇÃO

ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA COMPUTAÇÃO

AOS 75 ANOS, ALUNO APRESENTA MONOGRAFIA

FILME SOBRE ANIMAISPEÇONHENTOS

CRISE HÍDRICA EM DEBATE

TRANSPLANTE DEÓRGÃOS É DISCUTIDO

JORNADA INTERDISCIPLINAR

Page 5: PUC Notícias - #567

5Julho de 2015 | 567

Internacionalização | PARCERIAS

O reitor Wolmir Amado e o assessor de Relações Internacionais da universidade, prof. Paulo Gonzaga, participaram, em junho, da primeira reunião do projeto Goiás sem Fronteiras, coordenada pelo secretário de governo, Henrique Tibúrcio. A iniciativa é inédita e visa levar estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação para experiências de intercâmbio, sob coordenação da Secretaria de Governo, com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (Sectec).

Representantes do Santander Universidades disponibilizaram para a PUC Goiás, em junho, bolsas de estudos de programas de mobilidade estudantil e de estágio promovidos pelo banco. Foram concedidas duas bolsas do Fórmula Santander, dez bolsas do Programa de Bolsas Ibero-Americanas e cinco bolsas do Programa de Bolsas de Estágio (PMEs). A PUC Goiás é a única instituição da capital que participa da nova iniciativa do Santander para abrir campos de estágio para alunos da graduação.

Pioneira em diversas áreas do conhecimento, a Holanda pode ser campo de intercâmbio para os alunos de diversos cursos da PUC Goiás. As oportunidades de estudo e de bolsas foram apresentadas durante palestra realizada em junho. Representante da Nuffic Neso Brasil, entidade que representa o ensino superior da Holanda, Ana Maria Siqueira e Sousa apresentou, em linhas gerais, a cultura holandesa e as possibilidades de intercâmbio na graduação e na pós-graduação, além de explicar sobre as bolsas de estudo.

O novo embaixador de Taipei, também conhe-cido como Taiwan, Isaac Tsai, visitou a PUC Goiás em maio. Ele foi recebido pela Reitoria da universi-dade, onde falou da importância da parceria entre a instituição e a universidade taiwanesa, inicia-da ainda em 2012. O novo embaixador do país asiático no Brasil assumiu o cargo em fevereiro e reforça os projetos de aliança entre os dois países. Ele disse que o objetivo da visita foi incentivar a ida de professores e estudantes da PUC para aquele país. No primeiro semestre, esteve em mobilidade o docente Leandro Bernardes Borges, professor do curso de Relações Internacionais.

GOIÁS SEM FRONTEIRAS

SANTANDER DISPONIBILIZABOLSAS DE ESTUDOS

PUC RECEBE REPRESENTANTEDA NUFFIC NESO BRASIL

EMBAIXADA DE TAIPEI REFORÇA PARCERIA

Aprender mais sobre a futura profissão, as atividades e competências relacionadas e entender como o trabalho é realizado do outro lado do oceano: essa foi a oportunidade que os alunos do curso de Arqueologia tiveram em março, com os professores portugueses dr. Luís Jorge Gonçalves e dra. Cláudia Matos Pereira, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAL-PT).

AULA SOBRE ARQUEOLOGIA

Com um plano de internacionalização, o mestrado em Letras da PUC Goiás recebeu, em maio, a profa. Catherine Dumas, docente do Departamento de Estudos Lusófonos da Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle. A atividade está vinculada à disciplina Semi-nários Avançados, que conta com a partici-pação de pesquisadores do Brasil e de outros países, de forma a ampliar o conhecimento e fortalecer o processo de internacionaliza-ção do curso. O mestrado já firmou parceria

com a Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, e agora com a Universidade de Paris III.

MESTRADO EM LETRAS RECEBE PROFA. CATHERINE DUMAS

Page 6: PUC Notícias - #567

6 567 | Julho de 2015

Gestão | ADMINISTRAÇÃO

A PUC Goiás realizou a tradicional Reu-nião de Gestores em junho, apresentando o balanço dos últimos meses e iniciando o planejamento para os meses seguintes. Das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre do ano, o reitor desta-cou os Jogos Universitários e as atividades da Ação Solidária na Região Noroeste de Goiânia, os novos acordos e o aumento da demanda de internacionalização, as obras realizadas em diferentes espaços da uni-versidade e as estratégias de reformulação da comunicação da instituição.

Foram empossados os conselheiros das seis primeiras escolas implantadas na instituição: representantes docentes, discentes, dos núcleos de pesquisa, extensão, pós-graduação stricto sensu e presidentes dos conselhos das escolas de Engenharia, Artes e Arquitetura, Comunicação, Gestão e Negócios, Formação de Professores e Humanidades, Direito e Relações Internacionais.

A docente Angélica Maria Ayres da Silva assumiu em abril a gestão da PUC Idiomas. Ela é a primeira professora da casa a assumir a coordenação. Com mandato vigente até 2017, as metas da nova gestão estão focadas na fidelização do aluno, na ampliação do número de estudantes de gra-duação da universidade matriculados na escola e na promoção do ensino da língua estrangeira para incentivar o intercâmbio.

O mais novo entre os mu-seus da universidade, o Museu PUC completou, no dia 14 de maio, um ano em atividade. Nesse período, o espaço, que conta de forma lúdica e inte-rativa a história da primeira universidade do Centro-Oeste brasileiro, recebeu mais de 2.300 visitantes, entre acadê-micos, professores, escolas e comunidade em geral.

POSSE DE CONSELHEIROS

Tomaram posse, em março, coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Letras (mes-trado), Serviço Social (mestrado) e Psicologia (mestrado e doutorado) para uma nova gestão. O mandato tem validade de três anos.

MESTRADOSE DOUTORADOS

PUC IDIOMAS

REUNIÃO DE GESTORES

MUSEU PUC COMEMORA UM ANO

Durante a reunião de gestores realizada em junho, a Divisão de Comunicação Social (Dicom) apresentou o novo projeto de integração de seus veículos. O jornal impresso Folha PUC e a coluna PUC Goiás com Você, publicada diariamente no jornal O Popular, foram repensados e, agora, têm o mesmo nome do site de notícias da instituição, o PUC Notícias, que foi redese-nhado.

INTEGRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO

Page 7: PUC Notícias - #567

7Julho de 2015 | 567

Gestão | INFRAESTRUTURA

Um novo capítulo da história do Centro de Es-tudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil (Cepaj) foi iniciado em junho com a inauguração da sua nova sede, no Setor Santos Dumont. Depois de 30 anos instalado no Câmpus II, no Jardim Mari-liza, o programa de extensão foi transferido para região Noroeste de Goiânia, no ano passado. A intenção é ampliar o atendimento às crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabi-lidade social em articulação com o Cecom.

Em breve, a Área 1 contará com uma unidade do Programa de Orientação ao Aluno (Proa). O laboratório de informática do curso de Ciências Aeronáuticas também passou por melhorias: recebeu 17 novos computadores, e a guarita da Área 1 foi reade-quada para a melhoria do atendi-mento prestado e para a humani-zação do trabalho dos funcionários.

Pioneira na reestruturação organizacional da PUC Goiás, a Escola de Gestão e Negócios é formada por quatro cursos: Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ci-ências Aeronáuticas e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (mestra-do). O espaço físico para abrigar a escola está passando por ampla reforma, na Área 1.

Foram finalizadas as obras no Laboratório de Arqueologia, do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA). Localizado na Área 2, o espaço ganhou novo piso, pintura impermeabilizante e reor-ganização do acervo.

As calçadas da Área 4 agora são acessíveis e sustentáveis: possuem piso tátil e faixa de grama para facilitar o escoamento da água. Uma nova guarita foi construída na entrada do esta-cionamento para dinamizar o fluxo de veículos e humanizar o local de trabalho.

A Agência de Inovação, o Núcleo de Inovação e Tecnolo-gia e a Assessoria de Relações Internacionais ganharam novo espaço no último semestre, na Área 4. O local foi preparado para atender as necessidades das duas unidades, garantindo condições adequadas para o desenvolvimento das atividades.

NOVA SEDE DAALDEIA JUVENIL

OBRAS AMPLIAM ESTRUTURA DA ÁREA 1

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA

NOVA GUARITA E CALÇADAS SUSTENTÁVEIS NA ÁREA 4

ARI, NIT E AGÊNCIA DE INOVAÇÃO GANHAM NOVO ESPAÇO

Page 8: PUC Notícias - #567

8 567 | Julho de 2015

Igreja | AÇÃO PASTORAL

ARQUIDIOCESE ACOLHE NOVO BISPO AUXILIAR

BENÇÃO DAS MOCHILAS LECTIO DIVINAMARCA QUARESMA

REUNIÕES PASTORAIS

ROMARIA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA

O semestre foi marcado pela acolhida ao novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia: o paranaense dom Levi Bonatto foi recebido com festa em janeiro. Com passagem pela prelazia da Opus Dei, ele pauta sua atuação pelo lema Não a minha, mas a Tua Vontade, Senhor. O religioso também veio a Goiás com a missão de reativar o Tribunal Eclesiástico de Goiânia, responsável por julgar causas canônicas.

Alunos das escolas católicas da capital e da PUC Goiás par-ticiparam da Bênção das Mochilas, durante a missa do primeiro domingo da Quaresma, em fevereiro, na Catedral Metropolitana de Goiânia. A celebração abençoou os estudantes e propôs uma refle-xão sobre o papel dos jovens na igreja. Centenas de crianças com seus materiais escolares assistiram à celebração.

O Setor de Juventude da Arquidiocese de Goiânia promoveu, durante a Quaresma, a Lectio Divina, leitura orante que abordou o tema Felizes os puros de coração, porque verão a Deus (Mt 5.8). Reunidos na Paróquia Universitária São João Evangelista, na Área 2, os jovens refletiram sobre textos bíblicos que falam sobre a ressurreição e a morte de Jesus. O bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto, realizou atendimentos e orientações.

A PUC Goiás participa das ações da Arquidiocese de Goiânia, entre elas as reuniões pastorais, realizadas mensal-mente. Nos encontros, são apresentados os resultados de trabalhos sociais ligados à Igreja em Goiás e discutidos temas ligados à vida religiosa.

Cerca de mil romeiros, entre professores, estudantes, fami-liares, gestores e funcionários de 21 instituições católicas de ensino goianas participaram da oitava edição da Romaria da Edu-cação Católica, realizada em maio. Os romeiros saíram do trevo Goiânia-Trindade e seguiram em direção à Basílica do Divino Pai Eterno, local onde foi presidida missa pelo arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz.

BISPOS PIONEIROSSÃO HOMENAGEADOS

Pioneiros da Igreja em Goiás, dom Fernando Gomes e dom Emanuel Gomes de Oliveira foram homenageados no último semestre. Em maio, durante a abertura da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem na PUC Goiás, foi lançado o livro Dom Emanuel: arcebispo da providência, da instrução e da paz, organizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Cen-tral (IPEHBC). Em junho, missa relembrou os 30 anos da morte de dom Fernando Gomes. Na ocasião, foi lançada a revista da Escola, diagramada e editada pela PUC Goiás, com textos dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental.

Page 9: PUC Notícias - #567

9Julho de 2015 | 567

UM OLHARPARA ACOMUNIDADE

Produzir conhecimento e colocá-lo a serviço da socie-dade é uma das missões da PUC Goiás. Ao longo de seus quase 60 anos, a universidade sedimentou um diálogo com os goianos. Esse olhar volta-do para a comunidade pode ser constatado diariamente nos esforços dos professores e alunos em colocar em pauta temas que contribuem para uma formação acadêmica e humana; nas discussões que trazem atores sociais para os espaços da PUC e nas ações que levam a universidade até a parcela mais carente da popu-lação. Uma dessas iniciativas é o destaque desta Retrospec-tiva: a Ação Solidária. Ao longo do último semestre, a PUC Goiás esteve no Residencial JK, ocupação irregular na Região Noroeste de Goiânia. Foram visitas marcadas pela acolhida, pelo conhecimento a serviço da vida, buscando o empodera-mento da população local.

Compromisso Social | AÇÃO SOLIDÁRIA

Page 10: PUC Notícias - #567

10 567 | Julho de 2015

UNIDOS PELORESIDENCIAL JK

Novo projeto social da PUC Goiás, criado a partir da Campanha da Fraternidade 2015, a Ação Solidária começou a ser realizada no mês de março por alunos, professores e funcionários da universidade e pela Paróquia Universitá-ria São João Evangelista. Todos unidos pela comunidade do Residencial JK, uma ocupação irregular, na Região Noroeste de Goiânia.

Assistidos pelo trabalho do padre Rodrigo de Castro e da irmã Elisa Schmoller, os mora-dores vivem diariamente a marca da exclusão. A grande maioria é de migrantes do Tocantins, Pará e Pernambuco, que vieram para Goiânia em busca de oportunidade e uma vida melhor. Morando em barracos precários - são cerca de 300 - lutam para sobreviver e oportunizar aos filhos uma vida melhor.

As crianças precisam ir a pé até as escolas situadas em outros bairros pela ausência de linhas do transporte público. O único serviço disponível para a comunidade é a coleta de lixo. Falta acesso à infraestrutura básica, como ener-gia, água e esgoto. As ruas são sem asfalto e a população não dispõe de programas públicos de atenção à saúde, saneamento, entre outros.

Nesse cenário, a PUC Goiás atuou, neste primeiro semestre, para levar serviços básicos à comunidade, além de doações de alimentos, roupas e agasalhos. Um dos destaques foram

Compromisso Social | AÇÃO SOLIDÁRIA

leia mais sobre a Jornada na página

CRECHE RECEBEDOAÇÕES

Além da comunidade do Residencial JK, as crianças e os adolescentes atendidos pela Associação Beija-flor, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Libertação, receberam doação de alimen-tos e produtos de limpeza arrecadados pela PUC Goiás, durante a Ação Solidária, em março. A unidade, localiza-da no Bairro da Vitória, na Região Noroeste de Goiâ-nia, atende 300 meninos e meninas de 3 a 15 anos no contraturno escolar e é man-tida por doações. O objetivo é manter as crianças longe das ruas e auxiliar as famílias.

os atendimentos na área de saúde, com exames e entrega de remédios, nos casos necessários. Esse trabalho teve a contribuição dos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisio-terapia e Serviço Social. As amostras colhidas foram analisadas pelo Laboratório de Análises Clínicas (LAS).

As crianças participaram de oficinas sobre prevenção da dengue, higiene bucal e das brin-cadeiras promovidas pelos educandos da Escola de Circo Dom Fernando e também puderam cortar os cabelos com os voluntários do Centro de Educação Comunitária Meninos e Meninas (Cecom) e receberam lanches produzidos por professores e alunos do curso de Gastronomia.

Os moradores do Residencial JK recebem, uma vez por semana, visitas de missionárias da Paróquia Universitária. A equipe está fazendo um mapeamento da região, para pesquisar os perfis das famílias. Professores e docentes do curso de Serviço Social também realizam uma pesquisa na região, para checar quais famílias recebem bolsas de assistência do poder público e quais os perfis dessas famílias.

Em agosto, o intuito é que os moradores possam participar da Jornada da Cidadania, promovida pela instituição, para que tenham acesso gratuito aos serviços na área jurídica, de saúde, cultura e lazer.

Page 11: PUC Notícias - #567

11Julho de 2015 | 567

Tomamos iniciativas envolvendo a comunidadee tornando-a sujeita de sua própria ação, valorizando o lugar que se está, estabelecendorelações, projetando etapas pela frente, dialogando de um modorespeitoso com a ação,com aquilo que se faznesta região.

CAMINHADA EM BUSCADA FORMAÇÃO INTEGRAL

Compromisso Social | Entrevista reitor Wolmir Amado

Em entrevista à edição especial do PUC Notícias, o reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, faz um balanço do trabalho comunitário realizado ao longo deste semestre. Um dos destaques é a Ação Solidária, no Residencial JK, na Região Noroeste de Goiânia. Passo a passo, a instituição auxilia os moradores que convivem com a ausência de políticas pú-blicas de lazer, saúde e educação. No bate-papo, ele ressalta o compromisso da instituição com os valores católicos e comunitários, refletidos nas ações do dia a dia e nos debates de temas variados. Todas as ações reforçam o compromisso social da PUC Goiás com a edu-cação integral. “Queremos formar profissionais do ponto de vista científico e técnico, mas também ético, estético, espiritual, ambiental, social, enfim, formar integralmente”, frisa.

Como o senhor avalia as primeiras etapas da Ação Solidária?

Nós estamos concluindo esse semestre com essa Ação Solidária, que está percorren-do um caminho, com passos graduais, que foram se fortalecendo, se firmando. Do ponto de vista da universidade, de sua comunida-de - estudantes, professores, gestores, todos envolvidos - foi algo abraçado gradualmente e que se foi querendo bem, envolvendo-se com essa iniciativa. Do ponto de vista da comuni-dade, é aquilo que se quis: tomar iniciativas envolvendo, tornando a comunidade sujeita de sua própria ação, empoderando as pes-soas. Valorizando o lugar que se pisa, que se está, estabelecendo relações, projetando etapas pela frente, dialogando de um modo respeitoso com a ação, com aquilo que se faz nesta região. Então, concluímos esse primeiro semestre com alegria, com gratidão a cada um dos envolvidos, gratidão a Deus e com um balanço muito positivo, muito favorável dos passos que demos ao longo deste primeiro semestre de 2015.

Por que o Residencial JK foi escolhido para receber a Ação Solidária?

Duas grandes motivações impulsionaram a escolha deste local onde a universidade chegou para atuar. O primeiro foi o tema da Campanha da Fraternidade - Igreja e Socie-dade - e o lema Eu vim para servir, a própria frase de Jesus que é também decorrente do discipulado missionário da Igreja e dos discí-pulos de Cristo no tempo de hoje. Também a Arquidiocese de Goiânia presente, participan-do, atuando na vida deste povo, conhecendo as comunidades, as regiões, compreendendo e atuando em toda Região Metropolitana de Goiânia. É claro que, pastoralmente envolvida com cada local, cada comunidade, demandou também para a universidade, a partir daquilo que a Arquidiocese já conhece, que atuasse nessa região por ter aqui também um dos locais de desafio muito grande, de problemas gritantes, de interpelação forte. Então, corres-pondendo ao tema da Campanha da Frater-nidade, com ações consequentes aqui em

Goiânia e também ao pedido da Arquidiocese de Goiânia, é que nós viemos com essa forte motivação atuar aqui no Residencial JK.

Durante o semestre, a universidade promoveu diversos eventos que colocam o conhecimento a serviço da sociedade. O que motiva essas inicia-tivas institucionais?

Nós temos, principalmente na nossa visão educativa, um aspecto muito importante, muito determinante: o que não é visto não é amado. Por isso, para querer bem, envolver--se, comprometer-se, é preciso estar presente. Mais do que conceitos e ideias que são deci-sivos, que teorias, a ciência se constrói com compromisso efetivo.

E é esse compromisso uma das característi-cas que faz da PUC Goiás uma universidade comunitária?

Isso resulta também numa concepção de universidade. Universidade católica e comu-nitária. Católica, referencial cristão, princípios cristãos, inspiradores da concepção educati-va. Comunitária, inserida em sua região, no meio do seu povo, partilhando os desafios, os problemas, as dificuldades e procurando colaborar, encontrando soluções conjuntamen-te. Então esta afirmação conceitual também é uma afirmação de princípios e de engajamento efetivo pelo compromisso social da universida-de. Claro que isso também tem a decorrência de ações consequentes. Além da presença nos bairros, nas várias comunidades, nas várias cidades, na Região Metropolitana de Goiâ-nia, no estado de Goiás, a universidade, para além da presença física, desenvolve também pesquisa, atividades de extensão e ensino que são consequentes.

Por isso a PUC debateu diversas questões sociais durante o semestre?

Por isso nos envolvemos com tantas questões que discutimos ao longo desse ano. A questão da crise hídrica, do adolescente, da juventude, da infância, os desafios que enfrentam o idoso. São problemas diversos que experimentamos como sociedade, como

humanidade tocam profundamente os ho-mens e as mulheres que pensam ciência e que educam. E, principalmente, a nossa presença neste projeto e nos demais, o nosso compromisso social tem uma visão de uma educação integral, que é formar do ponto de vista científico e técnico, mas também ético, estético, espiritual, ambiental, social, enfim, formar integralmente. Isso supõe envolvermo--nos com as pessoas, com as relações, com as comunidades, com a sociedade, com a huma-nidade e seus desafios e seus problemas em sua vida. E, com certeza, isso fará com que nossa ciência tenha um alcance humanitário, nossa educação e nossa formação profissional de pessoas que sejam comprometidas com a vida, com o conhecimento a serviço da vida.

Page 12: PUC Notícias - #567

12 567 | Julho de 2015

Compromisso Social | AÇÃO SOLIDÁRIA

OUTRAS AÇÕES COMUNITÁRIASREALIZADAS NO SEMESTRE

Ao longo do primeiro semestre deste ano, a PUC Goiás realizou uma série de atividades voltadas para a população socialmente vulnerável da Capital. São atividades que fazem parte do calendário institucional da universidade e esperada pela comunidade por elas atendidas. As ações promovem atendimentos nas áreas de saúde e lazer, entre outras, sempre buscando contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

AÇÃO REDENTORISTA

PROJETO RONDON

7º INTEGRA OFERECE ATENDIMENTOS GRATUITOS

Mais de 100 estudantes que inte-gram as Ligas de Medicina e de Biome-dicina participaram de ação promovida pela Congregação Missionária dos Redentoristas, no Bairro Sol Dourado, em Trindade, no mês de maio. Foram mais de 700 atendimentos, entre eletrocardiogramas, triagem gineco-lógica e aferição de pressão arterial. Além destes serviços, foram realizados trabalhos envolvendo ortopedia, pe-diatria e informações gerais a respeito de primeiros socorros e temas como violência doméstica.

A PUC Goiás foi selecionada para participar do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, desenvolvido entre 17 de julho e 2 de agosto, em Jacundá, no Pará. Durante o primeiro semestre, o professor coordenador Rondonista, Sílvio José de Queiroz, o profes-sor Rondonista Adilson Alves e oito alunos da universidade se prepararam para participar da Operação Itacaiúnas. O grupo participou de capacitação nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Evento tradicional do Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom), o Integra chegou a sua 7ª edição neste ano, com serviços gratuitos, atividades educativas e apre-sentações culturais. O evento atende a popula-ção da Região Noroeste da Capital e é realizado sempre no último sábado do mês de maio.

Nossa estratégia não é substituir os serviços públicos, mas empoderar, de certaforma, essa população.Por meio da Ação Solidária,os universitários também entram em contato com uma realidade que normalmente não é vivida por eles.

Prof. Lorenzo Lago, coordenador da Comissão de Articulação da Campanha da Fraternidade na PUC.

Page 13: PUC Notícias - #567

13Julho de 2015 | 567

UNIVERSIDADE SE PREPARA PARA A JORNADA DA CIDADANIA

Extensão | PROGRAMAS

O primeiro semestre de 2015 foi de preparação para um dos maiores eventos da universidade: a Jornada da Cidadania. Reali-zada pela PUC Goiás e pela Arquidiocese de Goiânia, o evento congrega a Semana de Cul-tura e Cidadania, a Feira da Solidariedade, a Semana do Folclore e os Jogos Universitários. A ação será realizada no Centro de Conven-ções PUC, no Câmpus II da instituição, de 20 a 23 de agosto. A expectativa é receber 80 mil visitantes.

O lançamento oficial do evento ocorreu em junho, no Auditório da Cúria Metropolita-na. Ao longo do semestre, a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) se mo-bilizou para apresentar a Jornada ao público interno e externo, intensificando o diálogo com parceiros.

A pró-reitora de Extensão e Apoio Estu-

dantil, profa. Márcia de Alencar Santana, se reuniu com a comissão executiva e os coor-denadores de subcomissões para apresentar o mapa do evento e discutir ajustes. Ela também participou de encontro com veículos de comunicação que farão a cobertura da Jornada. A Reitoria da instituição também se reuniu com representantes da Prefeitura de Goiânia e de Aparecida de Goiânia para detalhar a iniciativa.

Além do novo local de realização, a Jorna-da da Cidadania também contará com novos serviços na área de construção civil, a partir de parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea), que será responsável pela Estação da Construção. O público do evento contará com a assesso-ria da entidade na oferta gratuita de plantas para imóveis.

Page 14: PUC Notícias - #567

567 | Julho de 2015

Extensão | PROGRAMAS

SÍNDROME DE DOWN NOVOS ARRANJOSFAMILIARES

UNATI TEM RECORDE

COLÓQUIO DEBATE DIVERSIDADE

APRENDER A PENSAR

No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, profissionais das áreas de educação, nutri-ção e fonoaudiologia se reuniram na PUC Goiás para discutir o tema educação, alimentação e qualidade de vida. Em sua sexta edição, o Seminário Multiprofissio-nal sobre Síndrome de Down foi promovido pelo Programa de Referência em Inclusão (Pris/Proex) e pelo Departamento de Fonoaudiologia.

As novas configurações familiares que passaram a ser incluídas no Direito foram um dos temas do Simpósio Nacional Família na Contemporaneidade, promovido pelo Instituto Dom Fernando (IDF). O evento foi realizado em maio, na Escola de Formação de Professores e Humanidades. Entre os palestrantes, o juiz federal Roger Raupp, do Rio Grande do Sul, e a blogueira Lola Aronovich.

As oficinas da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) receberam 830 idosos matriculados neste primeiro semestre de 2015, um recorde do Programa de Geron-tologia Social (PGS), que criou a Unati em 1992. Foram oferecidas 54 oficinas, gratuitamente, com temáticas que versam sobre saúde e bem-estar da pessoa idosa. A am-pliação da oferta de vagas nas oficinas faz parte do Projeto 1000 - Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade, que foi selecionado pela Secretaria de Direitos Humanos da Pre-sidência da República (SDH/PR) no ano passado.

Em maio, o Programa Educação e Cidadania (PEC) reali-zou seu quarto colóquio, com palestras sobre diversidade. O assunto foi discutido pela profa. Teresa Barbo, dos cursos de Psicologia, Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade; pela coordenadora do Programa de Extensão e Estudos Afro-brasileiro (Proafro), Janira Sodré, e pela profa. Patrícia Loures, membro do PEC e ligada ao curso de Pedagogia da instituição. Coordenador do programa, o prof. Adilson Alves da Silva explica que objetivo é estimular a troca de experiência entre a academia e a comunidade.

O Projeto Aprender a Pensar (PAP) atendeu no último se-mestre cerca de 80 alunos com idade de 7 a 17 anos. O PAP iniciou as atividades de atendimento a crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação em março de 1989.

Page 15: PUC Notícias - #567

15Julho de 2015 | 567

Extensão | PROGRAMAS

PROGRAMAÇÃO VARIADA MARCA AÇÕES DO PROAFRO

VIVÊNCIA DE PALCO REÚNE ALUNOS RESPONSABILIDADE SOCIAL

DEBATES SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO

PDH AMPLIA PARTICIPAÇÃO

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Debates, palestras e rodas de conversa marcaram a progra-mação semestral do Programa de Extensão e Estudos Afro-brasi-leiro (Proafro), por meio de iniciativas como o coral Africanto e o Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Neab). Em abril, o Coletivo de Negros e Negras promoveu o Bazafro. A iniciativa visa fortalecer o movimento negro no âmbito da extensão. A coor-denadora do Proafro, profa. Janira Sodré, participou de audiência com a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, em Brasília.

Alunos das oficinas do núcleo de teatro da Coor-denação de Arte e Cultura (CAC) parti-ciparam, em junho, de nova edição do projeto Vivência de Palco. Familiares e

comunidade acadê-mica prestigiaram o evento, que contou ainda com mostra de cinema, no Cine Goiânia Ouro. Dos

580 participantes dos núcleos de teatro, dança,

cinema, fotografia, desenho e canto coral, cerca de 300 parti-

cipam do Vivência de Palco.

Com o objetivo de fomentar a responsabilidade social nas escolas da PUC Goiás, foi realizada em maio a edição piloto do Colóquio da Extensão: Formação e Cidadania. O evento reuniu alunos das licenciaturas da universidade na Escola de Formação de Professores e Humanidades. A intenção é ampliar a formação dos alunos da PUC Goiás, contemplando temas importantes no dia a dia da universida-de e do mercado de trabalho. Mensalmente, até dezembro, o evento será realizado nas demais escolas da instituição.

Participação em palestras, rodas de conversa e debates pautaram o trabalho do Programa Interdis-ciplinar da Mulher – Estudos e Pesquisas (Pimep). Em março, mês da mulher, uma ampla programação foi realizada, com discussões sobre temas como a efetivação da Lei Maria da Penha e violência contra a mulher. Em junho, o grupo de estudos retomou os trabalhos em torno do tema que deu início às suas atividades, nos anos 1990: a violência de gênero.

A participação em debates relevantes para a sociedade marcou a atuação do Pro-grama em Direitos Humanos (PDH) no primeiro semestre de 2015. O programa esteve em discussões sobre a redução da maioridade penal e pela huma-nização do trânsito em Goiânia. A universidade também sediou a Pré-Conferência de Direitos Humanos da Juventude, da Secretaria Municipal de Políticas para a Juventude. Em junho, o PDH participou da Caravana de Educação em Direitos Humanos, organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políti-cas Afirmativas.

Uma reflexão acerca do avanço do consumo das drogas e o preconceito contra os dependentes químicos foi o nor-te das discussões do II Encontro Científico do Programa em Nome da Vida (PNV), em maio. Com o tema Drogas e Direitos Humanos, o evento reuniu psicólogos clínicos, juízas, promotores e representantes da área de direitos humanos para debater o assunto. Também em maio, o PNV realizou a primeira edição do projeto Filmes e Deba-tes, com o tema Cidades e cidadania: críticas, desafios e possibilidades.

Page 16: PUC Notícias - #567

16 567 | Julho de 2015

A tradicional festa junina movimentou os programas de extensão da universidade. Pelo segundo ano seguido, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e o Projeto Alfadown comemoraram o São João ao som de música caipira, trajes e comidas típicas. A festa con-junta foi realizada no Câmpus II. Já a Escola de Circo Dom Fernando (ECDF) transformou seu picadeiro em palco para a quadrilha de perna de pau e para a apresentação de par-ceiros e da comunidade local.

Extensão | PROGRAMAS

RESGATE DACULTURA POPULAR

ENCONTRO DE BOLSISTAS

ENTREGA DECERTIFICADOS

O semestre letivo começou com a tradicional acolhida da Reitoria aos bolsistas do Prouni e do Vestibular Social, realizada nos câmpus I, II e V. O reitor Wolmir Amado lembrou o pioneirismo da instituição, que participou das discussões da criação do Prouni, e que a PUC é a única univer-sidade do Brasil a adotar uma política de bolsas como o Vestibular Social.

METODOLOGIAS EM DEBATESCoordenadores, professores e alunos de programas permanentes

de extensão participaram de encontro para discussão de metodologias, em junho. Foi um momento de formação coletiva para entender como aprimorar as ações e como o trabalho contribui para a formação dos alunos.

Com a presença de familiares e repre-sentantes da PUC Goiás, alunos da PUC Idiomas, escola de línguas da universida-de, receberam em junho os certificados de conclusão de cursos. Com mais de 20 anos de existência, o centro de línguas estimula o desenvolvimento cultural. Se-mestralmente, realiza eventos que usam a música e a dança como instrumento para a prática de idiomas. Entre as ini-ciativas, o Open Day e a Mostra Cultural.

Page 17: PUC Notícias - #567

17Julho de 2015 | 567

Extensão | JOGOS UNIVERSITÁRIOS

EVENTO ESPORTIVO MOBILIZAMAIS DE MIL ESTUDANTES

A segunda edição dos Jogos Universitários da PUC Goiás, realizada em maio, mobilizou um total de 1.095 atletas e milhares de torcedores, entre eles muitos familiares, professores e colegas de curso dos atletas. Os acadêmicos ligados a 28 associações atléticas - cinco a mais do que na primeira edição, no ano passado - disputaram dez modalidades esportivas, entre coletivas e individuais, durante dois finais de semanas seguidos. O palco das disputas acirradas foi o Complexo Poliesportivo do Câmpus II, no Jardim Mariliza.

Hoje, os Jogos Universitários da PUC já são o maior do Estado na categoria. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), pela Liga das Atléticas e pela coordenação do curso de Educação Física da universidade, com o apoio da Pró--Reitoria de Administração (Proad).

O investimento da universidade na área contou com a criação da Assessoria Esportiva, ligada à Proex. Para melhorar a competitividade, a organização contou com mais de 100 pessoas durante os dois finais de semana. Os árbitros contratados eram federados e seguiram as regras de cada modalidade.

A Atlética Primata, do curso de Direito, venceu os jogos pelo segundo ano consecutivo (177 pontos), seguido pela Atlética Britadeira, da Engenharia Civil (163 pontos), e pela Atlética Adrenalina, da Educa-ção Física (151 pontos).

Acreditamos que esses alunos estão saindo melhores a cada edição dos Jogos. É mais fraternidade, coleguismoe companheirismo. Isso é fundamental para nós:usar o esporte como um espaço de aprendizagem para a vida.Pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar“

CRESCIMENTOCinco das 28 associações atléticas que competiram na segun-

da edição dos Jogos Universitários da PUC Goiás fizeram a sua estreia no evento: Sensata (Pedagogia), Mortífera (Biologia), Cro-mática (Design), Búfalos (Zootecnia) e Insana (Letras, História e Arqueologia). A adesão de novos cursos à iniciativa reflete no número de participantes, que cresceu 28% em relação à edição promovida ano passado.

NOVO DUELO Os oito melhores times das modalidades coletivas, que

disputaram a segunda edição dos Jogos Universitários da PUC Goiás, vão participar da Recopa, em agosto deste ano, durante a Jornada da Cidadania. A nova competição criada tem como obje-tivos aumentar o nível técnico das equipes, ampliar a dedicação aos esportes e qualificar os times para as disputas estaduais e nacionais universitários.

Page 18: PUC Notícias - #567

18 567 | Julho de 2015

Sociedade | REPRESENTATIVIDADE

PUC RECEBE MINISTRA CÁRMEN LÚCIA

A arquiteta do Teatro Municipal do Rio de Ja-neiro, Marisa dos Santos Assumpção, proferiu, em março, a palestra O restauro e o arquiteto, voltada aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, docentes e egressos da área. Ela compartilhou suas expe-riências e projetos, além de fazer um retrospecto da fundação do Teatro Municipal e seu trabalho de levantamento arquite-tônico, desenvolvimento de projeto de restauro artístico e conservação.

Em março a PUC Goiás e a PUC TV receberam a visita do diretor da Rede Aparecida, pe. Josafá Mora-es, e do coordenador de planejamento da emissora, Aurélio Figueiredo. O padre esteve na PUC TV para conhecer as instalações, grade de programação e dis-cutir futuras parcerias. Ele ressaltou o crescimento da afiliada, que já conta com som e imagem digitais.

A diretora da Editora PUC, profa. Nair Maria Di Oliveira, foi eleita vice-presidente da Associação Brasileira das Editoras Uni-versitárias (Abeu) na gestão 2015-2017, durante assembleia realizada em maio, no Rio Grande do Sul. A Abeu será presidi-da por Marcelo Di Renzo, coordenador da Editora Universitária Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos. A entidade congrega mais de 100 editoras universitárias.

A PUC Goiás recebeu em junho a vice--presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que proferiu palestra sobre os de-safios da superação da violência contra a mulher. Coordenadora nacional da campa-nha Justiça pela Paz em Casa, a ministra propõe uma articulação entre o Judiciário e as universidades para trabalhar o tema. O reitor da PUC Goiás e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Wolmir Amado, ressal-tou a importância da aproximação pro-posta pela ministra Cármen Lúcia e ainda destacou que, por meio do Crub, mais universidades devem integrar o projeto já neste ano.

ARQUITETA DO TEATRO MUNICIPAL PROFERE PALESTRA

DIRETOR DA REDE APARECIDA VISITA A PUC GOIÁS

DIRETORA É ELEITA VICE-PRESIDENTE DA ABEU

Page 19: PUC Notícias - #567

19Julho de 2015 | 567

Sociedade | RECONHECIMENTO

A jornalista Carla Olivei-ra, diretora da Divisão de Comunicação Social (Dicom), foi eleita coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação e Marketing da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), durante o II Fórum de Comunicação e Marketing das Instituições Católicas de Ensino, em Campo Grande (MS), em maio. O grupo reú-ne gestores de comunicação de escolas, colégios, faculda-des e universidades católicas do país, além de profissionais da área.

Equipe da Organização das Nações do Mundo para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), unidade de Brasília, esteve em Goiânia no mês de abril para produzir vídeo documentário sobre a vida e o acervo de Jesco Puttkamer, perten-cente à PUC Goiás. Gravado no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), o vídeo terá cerca de dez minu-tos e vai mostrar a coleção audiovisual composta por mais de 100 mil fotografias sobre 60 comunidades indígenas diferen-tes, além de cerca de 80 horas de sons gravados, oito filmes montados e mais de 180 diários de campo.

O professor do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro (Proafro), Domingos Dumas Barbosa, participou de reunião com o prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio, em junho, sobre o extermínio da juventude negra na Região Metropolitana de Recife e Olinda e a necessidade de enfrentamento do problema. Domingos participou ainda de reunião de tra-balho com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, sobre o desenvolvimento de políticas de igualdade racial para aquele Estado.

Mais de 30 alunos do curso de Educação Física participaram, em março, de uma aula muito espe-cial na prática do basquetebol. Eles foram orientados pelo ex--técnico da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, Antônio Carlos Barbosa. O evento fez parte de uma série de visitas organiza-das pela Confederação Goiana de Basquetebol, que convidou o téc-nico para conhecer a universidade em Goiânia.

EX-TÉCNICOMINISTRA AULA

JORNALISTA DA DICOMASSUME GT DA ANEC

UNESCO MOSTRARÁ ACERVO DA PUC GOIÁS

PROAFRO DISCUTE GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA EM RECIFE

As docentes do mestrado em Serviço Social da PUC Goiás Sandra de Faria e Maísa Miralva da Silva apresentaram, em maio, trabalhos científicos durante o VII Congresso Internacional de Trabalho Social, em Cuba. As pesquisas são intituladas Pesquisa e Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil e Sistema Único de Assistência Social Brasileiro.

PROFESSORAS APRESENTAMPESQUISAS EM CUBA

Page 20: PUC Notícias - #567

20 567 | Julho de 2015

Sociedade | RECONHECIMENTO

CONCILIAR É LEGAL

PRÊMIO MULHER COMBATIVA

MEDALHA DE MÉRITO

PROJETO DE ACADÊMICO VENCE OPERA PRIMA

PRÊMIO EMPRESA DO BEM

Representantes da PUC Goiás e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) receberam, no dia 30 de junho, o Prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. As instituições ficaram com a primeira coloca-ção na categoria Tribunal Estadual, devido ao projeto de mediação familiar, desenvolvido no 3º Centro de Soluções de Conflitos e Cidadania, situado no Câmpus V da universidade. A prática é fun-damentada no exercício da mediação familiar e envolve docentes, profissionais e estagiários dos cursos de Direito e Psicologia.

A coordenadora do Programa de Direitos Humanos (PDH), profa. Denize Daudt Bandeira, do curso de Jornalismo, e a coordenadora do Programa Interdisci-plinar da Mulher – Estudos e Pesquisas (Pimep), profa. Gabriella Assumpção Alvarenga, receberam o Prêmio Mulher Combativa, em março, na Assembleia Legislativa. A homenagem marcou a comemoração do Dia Internacio-nal da Mulher.

O prof. dr Nelson Jorge da Silva Jr. foi agraciado com a Medalha do Mérito Desportivo Militar, conce-dida pelo Ministério da Defesa, em fevereiro. A medalha é destinada a agraciar militares brasileiros que tenham se destacado em com-petições desportivas nacionais e internacionais. O prof. Nelson é paraquedista desportivo, campeão brasileiro da categoria sênior em 2014 (FQL-8), e patrono do time de paraquedismo do Exército Brasileiro - Os Cometas. A cerimônia foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais em Brasília, com a presença o ministro da Defesa, Jaques Wagner.

O trabalho do arquiteto Victor Moura Soares Ferreira, formado em 2013 pela PUC Goiás, ganhou destaque como finalista regional do Opera Prima. O projeto Plataforma Criativa foi inscrito para a 25ª edição do prêmio, na categoria formandos de 2013, e teve a orientação dos professores Frederico André Rabelo e Gustavo Garcia Amara. O projeto cria um complexo corporativo e educacional rela-cionado ao tema da indústria criativa. O local de implantação, em Goiânia, é a Quadra 21 do Setor Central.

A emissora PUC TV Goiás recebeu, no dia 27 de maio, no Teatro Rio Vermelho, o prêmio Empresa do Bem da Vila São Cottolengo, pelo compromis-so social com a entidade, que presta assistência a 360 pacientes com deficiências múltiplas, em Trindade. No evento, foram homenageadas todas as empresas parceiras, que oferecem doações para o funcionamento da entidade.