pv_educador_fisico.pdf

8
  ESTADO DO RIO GRA NDE DO NORT E PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMOZ * ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno de Questões, você encontra: - 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português * Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala. * Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 01 hora, contada a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:00 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas. * Caso o candidato opte em sair antes de 02:00 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma. * Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato. * Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas. * Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas. * O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia a s instr uções para seu preenchimento e assinale no local indicado. * A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória. * O Gabarito desta prova estará disponível no dia 14/01/2013, no sitewww.conpass.com.br  . * Para e xercer o direito de recorrer contra qu alquer questão , o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XI do Edital do Con cur so Públ ic o nº 001/201 2 da PR EFEITURA MUNICIPAL DE EX TREMOZ de 28/09/2012 . * Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma. BOA PROVA!! DATA: 13 DE  J ANEIRO DE 2013 CONCURSO PÚBL ICO PROVA PARA CARGO DE: EDUCADOR FÍSICO www.pciconcursos.com.br

Transcript of pv_educador_fisico.pdf

  • ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMOZ

    * ATENO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOC CONCORRE

    * Neste Caderno de Questes, voc encontra: - 28 questes ESPECFICAS - 12 questes de Portugus * S inicie a prova aps a autorizao do Fiscal de Sala. * Durao da prova: 3 horas. O Candidato s poder retirar-se do recinto das provas aps 01 hora, contada a partir do seu efetivo incio. * O candidato s ter o direito de levar o caderno de prova aps 02:00 horas do incio dos trabalhos, e deixar apenas o Carto de Respostas. * Caso o candidato opte em sair antes de 02:00 horas do incio dos trabalhos; NO ser permitido a anotao do gabarito seja qual for a forma. * Os Fiscais de Sala no esto autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resoluo das questes; esta tarefa obrigao do candidato. * No permitido que os candidatos se comuniquem entre si. proibida tambm a utilizao de quaisquer equipamentos eletrnicos. * O candidato receber do Fiscal de Sala, 01 (hum) Carto de Respostas correspondente s questes objetivas. * Assine o seu Carto de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opo em cada questo. No deixe questo em branco, nem assinale mais de uma opo, para seu Carto no ter questes anuladas. * O seu Carto de Respostas pessoal e insubstituvel. Portanto, CUIDADO, no rasure, dobre ou amasse seu Carto de Respostas pois em hiptese alguma ele ser substitudo, salvo por erro do fiscal ou por falha de impresso. Confira seus dados, leia as instrues para seu preenchimento e assinale no local indicado. * A assinatura no Carto de Respostas obrigatria. * O Gabarito desta prova estar disponvel no dia 14/01/2013, no site www.conpass.com.br. * Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questo, o candidato deve seguir as orientaes constantes da Clusula XI do Edital do Concurso Pblico n 001/2012 da PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMOZ de 28/09/2012. * Aps o trmino da prova, o candidato dever deixar a sala e em hiptese alguma poder permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma. BOA PROVA!!

    DATA: 13 DE JANEIRO DE 2013

    CONCURSO PBLICO PROVA PARA CARGO DE:

    EDUCADOR FSICO

    www.pciconcursos.com.br

  • PARTE I - EDUCADOR FSICO 01 - Segundo a Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados Sade (CID 10), do Ministrio da Sade (2007), quais so os possveis desvios posturais da coluna vertebral?

    A) Cifose, Bico de papagaio, hrnia de disco. B) Hiperciifose, Bico de papagaio, capsulite adesiva. C) Hipercifose torcica, lordose, cervicalgia. D) Hipercifose torcica, hiperlordose lombar,

    escoliose. E) Lordose, bico de papagaio, lombalgia.

    02 - As Diretrizes Brasileiras de Obesidade (2009-2010) sugerem pontos de corte da circunferncia abdominal, para o risco de complicaes metablicas associadas com obesidade em homens e mulheres caucasianos. Tomando o texto acima como referncia, quais valores de circunferncia abdominal so pontos de corte para classificar com risco aumentado substancialmente, respectivamente homens e mulheres?

    A) 102cm e 88cm. B) 94cm e 80cm. C) 100cm e 90cm. D) 90m e 80cm. E) 105cm e 95cm.

    03 - Qual dos testes/Instrumentos de avaliao abaixo no pode ser utilizado para avaliao da flexibilidade?

    A) Banco de Wells. B) Flexiteste. C) Tensimetro. D) Flexmetro E) Gonimetro.

    Texto-base para as questes 04, 05 e 06

    Sabe-se que o ndice de Massa Corporal (IMC) amplamente utilizado no mundo todo a cerca de 200 anos para verificar indiretamente o grau de gordura corporal, especialmente em triagens.

    Algumas razes bvias para a ampla utilizao desse ndice so: equipamentos de medio simples (balana e estadimetro), medidas simples (massa corporal e estatura) e frmula para clculo simples (IMC = Massa corporal (kg) / Estatura2 (m)).

    Uma das principais crticas em relao ao IMC se deve ao mesmo classificar igualmente pessoas que apresentam grande massa muscular e pessoas que apresentam grande massa gorda.

    Em decorrncia destas crticas, surgiu o BAI (Body Adiposity Index), ou IAC (ndice de Adiposidade Corporal), ndice que recentemente, foi proposto por pesquisadores da Universidade do Sul da Califrnia, como uma nova forma de avaliar a adiposidade corporal em adultos. E que vem chamando ateno e aparecendo cada vez mais nas mdias televisivas e sociais.

    Em face da grande importncia de tal ndice para novos estudos e avaliaes na rea da Educao Fsica e baseado (a) no texto acima, responda as questes 5, 6 e 7, a seguir.

    04 - Assinale a alternativa que contm a frmula de clculo do IAC.

    A) IAC = [circunferncia da cintura / circunferncia do quadril].

    B) IAC = [circunferncia do abdome / circunferncia do quadril].

    C) IAC = [massa corporal / circunferncia abdominal].

    D) IAC = [circunferncia do quadril / estatura)]. E) IAC = [circunferncia do quadril / (estatura x

    estatura)] 18. 05 - Ainda em relao ao AIC, assinale a alternativa que corresponde a principal desvantagem do mesmo em relao ao IMC.

    A) O IAC utiliza a medida da circunferncia do abdome.

    B) O IAC utiliza a medida da circunferncia do quadril.

    C) O IAC utiliza a medida da circunferncia do quadril.

    D) O IAC utiliza a massa corporal em gramas. E) O IAC utiliza a medida da circunferncia da

    cintura. 06 - Assim como o IMC e o IAC, outros ndices e razes surgiram, como ndice de Conicidade (IC), o ndice Relao Cintura Quadril (IRCQ), tambm conhecido como ndice Cintura Quadril (ICQ) ou Razo Cintura Quadril (RCQ). Entretanto, estes surgiram com uma finalidade diferente do IMC e do IAC, que foi a de:

    A) Verificar a distribuio da gordura dos membros inferiores.

    B) Verificar a distribuio da gordura dos membros superiores.

    C) Verificar a distribuio da gordura subcutnea. D) Verificar a distribuio da gordura do quadril. E) Verificar a distribuio regional de gordura.

    07 - Um dos testes mais conhecidos na rea da Educao Fsica o teste de flexo de brao, conhecido popularmente como um exerccio de apoio e que na verdade deveria ser chamado teste de flexo de cotovelos, tendo em vista que o movimento de flexo s pode ser realizado por articulaes e no por segmentos corporais. A realizao do teste envolve os seguintes procedimentos: I. O avaliado dever posicionar-se em quatro apoios sobre

    o solo, com o ereto na horizontal, mos espalmadas apoiadas no solo, indicadores paralelos voltados pra frente, cotovelos totalmente estendidos, abertura entre as mos equivalentes largura dos ombros, tronco e pernas em um nico prolongamento, joelhos estendidos, pernas juntas e pontas dos ps tocando o solo;

    II. O incio e o trmino do teste sero informados pelos comandos j e pare, respectivamente

    III. Aps o sinal, o candidato flexionar os cotovelos, levando os braos a atingirem um ngulo de 90 ou menor com os antebraos; em seguida realizar a extenso completa dos cotovelos retornando posio inicial, ocasio em que completar uma repetio. Tronco, quadris e pernas devem ser mantidos em um nico prolongamento durante os movimentos de flexo e extenso de cotovelos; e

    www.pciconcursos.com.br

  • IV. O candidato dever repetir os movimentos do item 3, no tempo mximo de 1 (um) minuto, podendo ficar em posio esttica durante a execuo, com os cotovelos estendidos.

    V. A classificao dar-se- pelo nmero de execues que o avaliado executar no tempo estipulado. Ou seja, quanto mais execues ele realizar, melhor ser sua classificao.

    Entretanto, esse teste foi idealizado com o objetivo de avaliar uma valncia fsica, mas na verdade de acordo com seus procedimentos - avalia outra. Assinale a alternativa que contm a valncia que o teste se propunha avaliar e qual a que realmente avalia, respectivamente.

    A) Fora/Resistncia e Potncia. B) Velocidade e Fora/Resistncia. C) Potncia e Equilbrio. D) Fora/Resistncia e Coordenao. E) Agilidade e Velocidade.

    08 - Segundo Caspersen (1985), qual a frase que melhor conceitua Atividade Fsica?

    A) Qualquer movimento corporal realizado de forma sistemtica.

    B) Qualquer movimento corporal, produzido pelos msculos esquelticos, que resulte em gasto energtico maior que os nveis de repouso.

    C) Qualquer esporte praticado por pessoas saudveis. D) Qualquer exerccio fsico praticado por pessoas de

    todos os nveis sociais. E) Qualquer pratica esportiva realizada com gastos

    calricos acima de 300 calorias dirias.

    09 - Segundo definio de Caspersen (1985), Aptido Fsica relacionada Sade o conjunto de caractersticas que um indivduo possui ou adquire relacionado com a capacidade do mesmo realizar atividades fsicas e da vida diria.

    Diante do exposto, assinale a alternativa que contm todos os componentes da Aptido Fsica relacionada Sade.

    A) Composio Corporal, Fora e Flexionamento e Resistncia Muscular Localizada.

    B) Flexibilidade, Resistncia Anaerbia, Resistncia Aerbia e Composio Corporal.

    C) Fora/Resistncia Muscular, Resistncia Aerbia, Resistncia Anaerbia e Flexibilidade.

    D) Resistncia Aerbia, Composio Corporal, Fora/Resistncia Muscular e Flexibilidade.

    E) Resistncia Cardiorrespiratria, Composio Corporal, Fora/Resistncia Muscular e Flexibilidade.

    10 - Segundo Caspersen et al (1985), qual a frase que melhor conceitua Exerccio Fsico?

    A) um movimento corporal realizado de forma sistemtica.

    B) uma das maneiras pela qual a atividade fsica pode se manifestar, desde que seja planejada, estruturada e repetitiva e objetive a melhoria da aptido fsica ou a reabilitao orgnico-funcional.

    C) um esporte praticado por pessoas saudveis. D) uma atividade fsica praticada por pessoas de todos

    os nveis sociais. E) uma pratica esportiva realizada com gastos calricos

    acima de 800 calorias dirias.

    11 - Como se denomina o treinamento que um indivduo submete seu corpo a um estresse/trauma fsico provenientes de exerccios fsicos realizados de uma forma mais rpida do que seu corpo capaz de suportar (reparar os danos causados por este exerccio)?

    A) Treinamento excessivo (Overtraining) B) Treinamento de fora C) Treinamento de Resistncia Anaerbia. D) Treinamento de Potncia. E) Condicionamento fsico.

    12 - Segundo Corbin e Lindsey (1997), Aptido Fsica relacionada ao Desempenho Atltico deve levar em considerao atributos biolgicos necessrios exclusivamente para a prtica mais eficiente de um esporte.

    Diante do exposto, assinale a alternativa que contm todos os componentes exclusivos da Aptido Fsica relacionada ao Desempenho Atltico (Esportivo).

    A) Equilbrio, Fora, Agilidade, Velocidade e Resistncia.

    B) Fora, Coordenao, Equilbrio, Potncia e Flexibilidade.

    C) Resistncia, Agilidade, Equilbrio, Potncia e Fora.

    D) Agilidade, Coordenao, Equilbrio, Potncia e Velocidade.

    E) Agilidade, Velocidade, Flexibilidade, Coordenao e Fora.

    13 - Segundo Nahas (2000/2006), qualidade de vida, a percepo de bem estar que reflete um conjunto de parmetros individuais, socioculturais e ambientais que caracterizam as condies em que vive o ser humano.

    Entre os parmetros individuais, o estilo de vida um dos importantes determinantes da sade de indivduos, grupos e comunidades.

    Enquanto nos parmetros socioambientais destacam-se as condies de trabalho, remunerao, educao e lazer, dentre outros.

    O Pentculo do Bem-estar uma demonstrao grfica dos resultados obtidos por meio de um questionrio do perfil do estilo de vida individual, sendo demonstrada em figura no formato do Pentculo (estrela), com intuito de facilitar a visualizao dos seguimentos abordados (NAHAS, 2003). Diante do exposto, quais so os cinco fatores que compem o Pentculo do Bem-estar?

    A) Nutrio, atividade fsica, relaxamento, comportamento social, lazer.

    B) Alimentao, qualidade de vida, relacionamento social, controle de stress, lazer.

    C) Alimentao, qualidade de vida, comportamento preventivo, relaxamento, lazer.

    D) Nutrio, atividade fsica, comportamento social, relacionamento social, lazer.

    E) Nutrio, atividade fsica, comportamento preventivo, relacionamento social, controle de stress.

    www.pciconcursos.com.br

  • 14 - A alta prevalncia das doenas relacionadas ao trabalho tem sido explicada por transformaes nas empresas, que tm se caracterizado pelo estabelecimento de metas e produtividade e aumento da competitividade de mercado, sem levar em conta os trabalhadores e seus limites fsicos e psicossociais. I. Segundo o Ministrio da Sade (Portaria 777/04), so consideradas sinnimas as Leses por Esforos Repetitivos (LER) e os Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Portanto, as denominaes oficiais do Ministrio da Sade e da Previdncia Social so LER e DORT. II. LER e DORT So danos decorrentes da utilizao excessiva, imposta ao sistema nervoso central, e da falta de tempo para recuperao. III. Caracterizam-se pela ocorrncia de vrios sintomas concomitantes ou no, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, tais como dor, parestesia, sensao de peso e fadiga. IV. Os principais fatores determinantes das doenas relacionadas ao trabalho so: postura, movimento e fora, carga de trabalho e fatores psicolgicos. A alternativa correta :

    A) Os itens I e III esto corretos. B) Os itens III e IV esto corretos. C) Os itens I, III e IV esto corretos. D) Os itens I e II esto corretos. E) Apenas o item II est correto.

    15 - Segundo as V Diretrizes Brasileiras de Hipertenso Arterial (2007), em medidas casuais em consultrio para maiores de 18 anos, a partir de que valor um paciente deve ser classificado com Hipertenso Arterial Diastlica?

    A) 90 mmHg B) 85 mmHg C) 140 mmHg D) 95 mmHg E) 100 mmHg

    16 - Segundo as V Diretrizes Brasileiras de Hipertenso Arterial (2007), em medidas casuais em consultrio para maiores de 18 anos, a partir de que valor um paciente deve ser classificado com Hipertenso Arterial Sistlica?

    A) 85 mmHg B) 140 mmHg C) 95 mmHg D) 90 mmHg E) 100 mmHg

    17 - Considerando o resultado de um teste de glicemia de jejum, a partir de qual valor pode-se considerar que uma pessoa est com tolerncia glicose diminuda?

    A) Maior que 100mg/dl. B) Maior que 110mg/dl. C) Maior que 90mg/dl. D) Maior que 99mg/dl. E) Maior que 126mg/dl.

    18 - Segundo as V Diretrizes Brasileiras de Hipertenso Arterial (2007), a participao do Profissional de Educao Fsica em uma equipe multiprofissional que lide com pacientes hipertensos deve ser pautada em realizar as seguintes atividades:

    A) Verificar diariamente a frequncia cardaca de cada indivduo inserido no programa de atividades fsicas da comunidade. E caso perceba alguma alterao, encaminhar o indivduo para avaliao mdica.

    B) Verificar a presso arterial diariamente de cada indivduo inserido no programa de atividades fsicas da comunidade. E caso perceba alguma alterao, encaminhar o indivduo para avaliao mdica.

    C) Verificar a frequncia cardaca e a presso arterial diariamente de cada indivduo inserido no programa de atividades fsicas da comunidade. E caso perceba alguma alterao, encaminhar o indivduo para avaliao mdica.

    D) Programar e supervisionar as atividades fsicas presencialmente ou distncia, individuais e em grupos, adequando tais atividades s realidades locais e s caractersticas especficas de cada um. Alm de programar e executar projetos de atividade fsica para preveno da hipertenso arterial na comunidade em que estiver inserido.

    E) Verificar a frequncia cardaca e a presso arterial diariamente de cada indivduo inserido no programa de atividades fsicas da comunidade. E caso perceba alguma alterao, encaminhar o indivduo para avaliao mdica. Alm de fazer pesagens e medies de massa corporal e estatura semanalmente e prescrever programas de treinos individuais para cada indivduo.

    19 - Segundo Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2007), a preveno primria protege indivduos suscetveis de desenvolverem o DM e tem impacto por reduzir ou retardar tanto a necessidade de ateno sade como a de tratar complicaes do DM. Sabendo-se disso, sobre as prevenes primrias do Diabetes Mellitus, pode-se dizer que: I. A preveno primria do DM2 no tem uma base

    racional que possa ser aplicada a toda a populao, necessitando de mais estudos nessa rea.

    II. A preveno primria do DM1 no tem uma base racional que possa ser aplicada a toda a populao, necessitando de mais estudos nessa rea.

    III. A preveno primria do DM2 tem se baseado em intervenes na dieta e na prtica de atividades fsicas, visando a combater o excesso de peso.

    IV. A preveno primria do DM1 tem se baseado em intervenes na dieta e na prtica de atividades fsicas, visando a combater o excesso de peso.

    Qual a alternativa que contm somente os itens corretos? A) Os itens II e III esto corretos. B) Os itens I e IV esto corretos. C) Os itens I e II esto corretos. D) Os itens III e IV esto corretos. E) Apenas o item III est correto.

    www.pciconcursos.com.br

  • 20 - Qual o efeito da Atividade Fsica no controle Metablico do paciente com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e tipo 2 (DM2)? I. Tanto para o DM1 ou DM2 em uso de insulina, a

    quantidade de insulina no diminui durante a atividade fsica.

    II. Tanto para o DM1 ou DM2 em uso de insulina, a quantidade de insulina diminui durante a atividade fsica.

    III. Para que no haja alterao em sua glicemia, o DM1 deve praticar exerccios fsicos em 7 (sete) sesses semanais.

    IV. Para que no haja alterao em sua glicemia, o DM2 deve praticar exerccios fsicos de 3 (trs) a 5 (cinco) sesses semanais.

    Qual a alternativa que contm somente os itens corretos? A) Os itens I e III esto corretos. B) Os itens II e IV esto corretos. C) Os itens II, III e IV esto corretos. D) Os itens I, III e IV esto corretos. E) Os itens I, II e III esto corretos.

    21 - Em relao Sndrome Metablica, assinale a alternativa que contenha os 5 (cinco) componentes que permitem diagnosticar a mesma.

    A) Percentual de Gordura, Obesidade Central (circunferncia abdominal), Triglicerdeos, Presso Arterial, Glicemia de Jejum.

    B) Triglicerdeos, LDL-Colesterol, Presso Arterial, Glicemia de Jejum, Percentual de Gordura.

    C) LDL-Colesterol, Presso Arterial, Triglicrides, Percentual de Gordura, Obesidade Central (circunferncia abdominal).

    D) Glicemia de Jejum, Triglicerdeos, LDL-Colesterol, Obesidade Central (circunferncia abdominal), Presso Arterial.

    E) Obesidade Central (circunferncia abdominal), Triglicerdeos, HDL-Colesterol, Presso Arterial, Glicemia de Jejum.

    22 - Aproximadamente, em termos percentuais, quanto se perde de fora a partir dos 50 anos de idade?

    A) Aproximadamente 5%. B) Aproximadamente 12%. C) Aproximadamente 10%. D) Aproximadamente 15%. E) Aproximadamente 20%.

    23 - Em que se baseia o diagnstico de Osteoporose? I. O diagnstico da osteoporose baseado na diminuio de massa ssea, que determinado mediante os valores da densidade mineral ssea (DMO). Ou seja, o diagnstico baseado na mensurao da DMO. II. A densitometria ssea por raios-X de dupla energia o mtodo mais utilizado. III. Por meio do resultado da densitometria ssea, faz-se a comparao de um determinado indivduo com o valor mdio da DMO de uma populao de adultos jovens de mesmo gnero. A alternativa correta :

    A) Apenas o item I est correto. B) Apenas o item II est correto. C) Apenas o item III est correto. D) Os itens II e III esto corretos. E) Todos os itens esto corretos.

    24 - Segundo as Recomendaes do Colgio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG, 2002) alm da frequncia cardaca, o controle da intensidade do treino cardiorrespiratrio em gestantes, deve ser verificado mediante um outro parmetro. Que parmetro este?

    A) Teste de Cooper. B) Escala de Borg de Percepo Subjetiva de

    Esforo. C) Ergoespirometria. D) Teste de esforo graduado. E) Teste de potncia anaerbica de Wingate.

    25 - O Duplo Produto considerado o melhor mtodo no-invasivo para se avaliar o trabalho do miocrdio, durante o repouso ou esforos fsicos contnuos de natureza aerbia, pois apresenta uma forte correlao com o Consumo de Oxignio pelo Miocrdio (MVO2). Esta associao fica mais fraca em exerccios intermitentes, mas ainda assim o Duplo Produto considerado o melhor indicador de sobrecarga cardaca em exerccios de fora (ACSM, 2006). Portanto, trata-se de uma varivel estreitamente relacionada com a segurana do exerccio fsico, dando subsdios adicionais manipulao de sua intensidade absoluta e relativa.

    Seria interessante utiliz-lo como parmetro de segurana, ajudando a definir quais tipos de exerccios fsicos poderiam estar associados a maiores riscos de intercorrncia cardaca.

    A importncia do monitamento e controle das respostas agudas cardiovasculares ultrapassa a esfera da prescrio de cargas adequadas para obteno dos efeitos desejados. Trata-se de providncia fundamental na conduo segura dos exerccios fsico propostos, tornando-se indispensvel quando se trabalha com indivduos cujas condies clnicas remetem a um risco cardiovascular aumentado. (POLITO; FARINATTI, 2003).

    Sabendo-se da importncia do Duplo Produto (DP), qual a alternativa que contm as variveis que o Profissional de Educao fsica deve ter em mos para que seja possvel calcular o DP?

    A) Presso Arterial Diastlica e Frequncia Cardaca. B) Presso Arterial Sistlica e Presso Arterial

    Diastlica. C) Frequncia Cardaca e Presso Arterial Sistlica. D) Dbito Cardaco e Frequncia Cardaca. E) Volume Sistlico e Presso Arterial Sistlica

    26 - Os Princpios do Treinamento referem-se a todos os esportes, treinamentos fsicos e reas de atuao. E servem como embasamento para o Profissional de Educao Fsica prescrever um programa de treinamento, adotando um mtodo de trabalho de acordo com o contexto em que cada aluno/cliente/atleta se insere e com os objetivos pretendidos. Com base no teto acima, assinale a alternativa que no contenha um Princpio do Treinamento.

    A) Individualidade Biolgica. B) Sobrecarga. C) Especificidade. D) Adaptao. E) Sustentabilidade Progressiva.

    www.pciconcursos.com.br

  • 27 - Apesar de algumas controvrsias a respeito da importncia de se realizar alongamentos antes de iniciar um exerccio fsico, autores que defendem alongamentos estticos como forma de preveno a leses preconizam o tempo em cada posio de pelo menos:

    A) 15 segundos. B) 10 segundos. C) 20 segundos. D) 30 segundos. E) 1 minuto.

    28 - Em relao aos tipos de contrao muscular, a maioria dos autores defende a existncia de dois tipos principais: isomtrica e isotnica. A contrao isotnica subdivide-se em mais dois tipos (fases): concntrica e excntrica.

    De acordo com as informaes relativas ao texto acima e seu conhecimento sobre pessoas acometidas por hipertenso arterial e exerccios resistidos (musculao), considere os itens a seguir. I. A contrao isotnica excntrica contraindicada para hipertensos, pois ocasiona um maior recrutamento de fibras musculares, provocando uma vasoconstrio importante em seu corpo; II. A contrao isomtrica contraindicada para hipertensos devido a haver um aumento tanto do dbito cardaco como da resistncia perifrica total, resultando em uma presso sangunea mais elevada. III. A contrao isotnica concntrica em sentido oposto a fora da gravidade. A alternativa correta :

    A) Os itens II e III esto corretos. B) Os itens I e II esto corretos. C) Os itens I e III esto corretos. D) Apenas o item I est correto. E) Todos os itens esto corretos.

    PARTE II PORTUGUS As questes 29 e 30 referem-se ao texto seguinte: Inserto entre o 16 e o 18, o sculo XVII permanece em meia-luz, quase apagado, nos fastos do Rio de Janeiro, sem que sobre esse perodo se detenha a ateno dos historiadores, sem que o distingam os que se deixam fascinar pelos aspectos brilhantes da histria.

    (Vivaldo Coaracy in Rio de Janeiro) 29 - Das afirmaes seguintes: I- De acordo com o texto, o sculo XVII foi importante, culturalmente, para o Rio de Janeiro. II- O vocbulo ou expresso que pode substituir sem alterao de sentido a palavra fastos anais. III- A expresso quase apagada retifica a palavra meia-luz.

    A) Esto corretos os itens I e II. B) Esto corretos os itens II e III. C) Apenas o item II est correto. D) Todos esto corretos E) Todos esto incorretos

    30 - Infere-se do texto que:

    A) Os historiadores desgostaram imensamente do sculo XVII.

    B) O sculo XVI teve importncia igual a do sculo XVIII.

    C) A histria do Rio de Janeiro est farta de coisas interessantes.

    D) Os historiadores apreciam mais o sculo XVII do que os sculo XVI e XVIII.

    E) Os mais belos momentos da histria seduzem algumas pessoas.

    A questo 31 refere-se a tira seguinte:

    31 - Das afirmaes seguintes: I- O termo isto, escolhido por Hagar para fazer referncia comida, revela a reao da personagem em relao ao que v na mesa. II- A resposta dada por Helga a Hagar, no contribui para a confirmao do carter annimo da refeio. III- Helga e Hagar utilizam apenas 02 pronomes para fazer referncia comida no identificada e s sobras.

    A) Apenas o item I est correto. B) Esto corretos os itens I e II. C) Esto corretos os itens I e III. D) Esto corretos os itens II e III. E) Todos esto incorretos.

    www.pciconcursos.com.br

  • 32 - Assinale o item em que todos os vocbulos esto grafados corretamente:

    A) gengiva lanujem urtiga cpula B) bulioso cobia desinteria arrepiar C) ponteagudo ndoa goela vertigem D) exaurir crioulo aborgine herege E) propenso ultraje oscilar conceso

    33 - O hfen foi incorretamente empregado em um vocbulo de item:

    A) vice-presidente / super-requintado B) circum-murado / ex-diretor C) pan-americano / micro-onda D) neo-helnico / sub-humano E) super-homem / anti-religioso

    34 - Assinale o item cujo elemento mrfico destacado na palavra classifica-se de forma incorreta.

    A) incerteza radical B) inquieta vogal temtica C) tecnocracia vogal de ligao D) estabelecesse desinncia nmero pessoal E) irrealidade sufixo

    35 - Identifique a alternativa em que ocorre objeto direto pleonstico:

    A) Seus cavalos, ela os montava em pelo. B) Tia Mirtes j no sentia dor nem cansao. C) Amava-a tanto como a ns. D) Sobram-lhe qualidades e recursos. E) Responderei carta de Lcia.

    36 - Nas frases Rapaz impulsivo, Mrio no se conteve e A sensibilidade existe e est a servio da harmonia, a funo sinttica dos termos destacados :

    A) vocativo e complemento nominal B) aposto e objeto indireto C) aposto e complemento nominal. D) aposto e objeto direto E) vocativo e objeto indireto

    37 - Identificamos uma orao subordinada adjetiva explicativa em:

    A) Pedra que rola no cria limo. B) Como ele estava armado, ningum ousou reagir. C) Parece que a situao melhorou. D) No sou quem voc pensa. E) Valrio, que nasceu rico, acabou na misria.

    38 - O acento indicador de crase foi usado de forma incorreta em:

    A) Ningum insensvel dor. B) Admirei os quadros leo. C) No irs quela festa. D) Avanamos rente parede. E) Apresentei-me diretora.

    39 - A regncia verbal est incorreta em: A) Leila agradou-se muito do rapaz. B) Eu aspirava a uma posio mais brilhante. C) Nas aflies to bom deparar algum que nos

    ajude. D) Pedro ajudava ao pai na roa. E) A empregada permitiu ao reprter que entrasse.

    40 - Identifique a figura de linguagem utilizada na tira seguinte para produzir o efeito de humor:

    A) onomatopeia B) metonmia C) catacrese D) sinestesia E) paronomsia

    www.pciconcursos.com.br