Queda de roma e idade média

17
Crise do Império Crise do Império Romano do Ocidente Romano do Ocidente O mapa retrata a O mapa retrata a dimensão do Império dimensão do Império Romano, formado durante o Romano, formado durante o período republicano, sob período republicano, sob comando dos patrícios, comando dos patrícios, envolveu todo o Mar envolveu todo o Mar Mediterrâneo. Pelo Mediterrâneo. Pelo Mediterrâneo passaram a ser Mediterrâneo passaram a ser transportadas as riquezas transportadas as riquezas exploradas nas diversas exploradas nas diversas províncias de Roma, gerando províncias de Roma, gerando grande enriquecimento dos grande enriquecimento dos mercadores e dos dirigentes mercadores e dos dirigentes do Estado, que pertenciam do Estado, que pertenciam ao grupo dos patrícios. Esse ao grupo dos patrícios. Esse grupo social passou cada vez grupo social passou cada vez mais a beneficiar-se do mais a beneficiar-se do controle da burocracia controle da burocracia estatal. Mesmo após o inicio estatal. Mesmo após o inicio do Império, os patrícios do Império, os patrícios continuaram a viver da continuaram a viver da exploração das províncias, exploração das províncias, com forte poder político. com forte poder político.

Transcript of Queda de roma e idade média

Page 1: Queda de roma e idade média

Crise do Império Crise do Império Romano do OcidenteRomano do Ocidente

O mapa retrata a O mapa retrata a dimensão do Império dimensão do Império Romano, formado durante o Romano, formado durante o período republicano, sob período republicano, sob comando dos patrícios, comando dos patrícios, envolveu todo o Mar envolveu todo o Mar Mediterrâneo. Pelo Mediterrâneo. Pelo Mediterrâneo passaram a ser Mediterrâneo passaram a ser transportadas as riquezas transportadas as riquezas exploradas nas diversas exploradas nas diversas províncias de Roma, gerando províncias de Roma, gerando grande enriquecimento dos grande enriquecimento dos mercadores e dos dirigentes mercadores e dos dirigentes do Estado, que pertenciam do Estado, que pertenciam ao grupo dos patrícios. Esse ao grupo dos patrícios. Esse grupo social passou cada vez grupo social passou cada vez mais a beneficiar-se do mais a beneficiar-se do controle da burocracia controle da burocracia estatal. Mesmo após o inicio estatal. Mesmo após o inicio do Império, os patrícios do Império, os patrícios continuaram a viver da continuaram a viver da exploração das províncias, exploração das províncias, com forte poder político. com forte poder político.

Page 2: Queda de roma e idade média

Entre os séculos II e III o Império Entre os séculos II e III o Império começou a sentir os sinais da crise:começou a sentir os sinais da crise:

Crise econômica;Crise econômica; a diminuição do número de a diminuição do número de

escravos e revoltasescravos e revoltas as rebeliões nas províncias,as rebeliões nas províncias, anarquia militar anarquia militar as invasões bárbarasas invasões bárbaras

Com relação as invasões é Com relação as invasões é importante notar que a região importante notar que a região européia do império passou a ser européia do império passou a ser ocupada por povos nômades, de ocupada por povos nômades, de diferentes origens e em alguns diferentes origens e em alguns casos, que realizavam um processo casos, que realizavam um processo de migração, ou seja, sem a de migração, ou seja, sem a utilização de guerra contra os utilização de guerra contra os romanos. Vários desses povos romanos. Vários desses povos foram considerados aliados de foram considerados aliados de Roma e a eles confiada a defesa da Roma e a eles confiada a defesa da fronteira do Império.fronteira do Império.

Page 3: Queda de roma e idade média

Como vimos, vários elementos contribuíram para o desaparecimento do Império Ocidental.

A crise econômica e política determinou um acentuado processo de ruralização populacional, determinando novas formas de organização sócio econômica, baseada no trabalho do colono e no desenvolvimento grande propriedade que tendeu a auto-suficiência e a uma economia natural.

O enfraquecimento e descentralização da economia determinaram a decadência do poder central e, a fragmentação do império do Ocidente, substituído por diversos Reinos Bárbaros. Para manter-se no poder, os reis precisavam de exércitos de cavaleiros e para isto, distribuiam terras chamadas de feudos.

O poder passava a ser descentralizado nas mãos de uma nobreza dona dos feudos.

Page 4: Queda de roma e idade média
Page 5: Queda de roma e idade média

Transição para a Idade MédiaTransição para a Idade Média

Como vimos, ao longo da ocupação dos Como vimos, ao longo da ocupação dos bárbaros e da crise do império romano do bárbaros e da crise do império romano do ocidente, o poder político foi se tornando ocidente, o poder político foi se tornando descentralizado e a economia cada vez mais descentralizado e a economia cada vez mais ruralizada. De fato, o que ocorreu foi uma ruralizada. De fato, o que ocorreu foi uma mistura entre as culturas romana com a dos mistura entre as culturas romana com a dos povos chamados de bárbaros. Vejamos agora povos chamados de bárbaros. Vejamos agora como ficaram cada característica importante como ficaram cada característica importante desta nova sociedade que se formava que, por desta nova sociedade que se formava que, por ter sua vida voltada ao feudo, ficou conhecida ter sua vida voltada ao feudo, ficou conhecida como sociedade feudal.como sociedade feudal.

Page 6: Queda de roma e idade média

A palavra feudo A palavra feudo significa significa propriedade. Um propriedade. Um feudo podia ser feudo podia ser uma área de terra, uma área de terra, um cargo, uma um cargo, uma função eclesiástica função eclesiástica ou o direito de ou o direito de receber alguma receber alguma vantagem. Mas, vantagem. Mas, quase sempre, o quase sempre, o feudo era uma feudo era uma extensão de terra, extensão de terra, concedida a concedida a alguém como alguém como "benefício", em "benefício", em troca de serviços. troca de serviços.

Page 7: Queda de roma e idade média

A economia foi A economia foi gradativamente se gradativamente se ruralizando. O feudo, ruralizando. O feudo, grande unidade produtiva, grande unidade produtiva, mantinha uma economia mantinha uma economia agro-pastoril e auto-agro-pastoril e auto-suficiente, ou seja, tudo suficiente, ou seja, tudo aquilo que se produzia, se aquilo que se produzia, se consumia no feudo consumia no feudo mesmo. Desta forma, o mesmo. Desta forma, o comércio e as atividades comércio e as atividades monetárias (com moedas) monetárias (com moedas) foram caindo em desuso.foram caindo em desuso.

Page 8: Queda de roma e idade média
Page 9: Queda de roma e idade média
Page 10: Queda de roma e idade média

Na política, os reis Na política, os reis bárbaros não conseguiam bárbaros não conseguiam centralizar seu poder, pois centralizar seu poder, pois precisavam dos cavaleiros precisavam dos cavaleiros de seus exércitos e do apoio de seus exércitos e do apoio da Igreja católica. Assim, da Igreja católica. Assim, doava terras para outros doava terras para outros nobres que se tornavam nobres que se tornavam como ele senhores feudais. como ele senhores feudais. O que doava terras era O que doava terras era chamado de suserano e o chamado de suserano e o que recebia de vassalo. que recebia de vassalo. Dentro de seus feudos, o Dentro de seus feudos, o poder político era do senhor poder político era do senhor feudal e por isso feudal e por isso descentralizado já que cada descentralizado já que cada feudo possuía suas leis e feudo possuía suas leis e seu senhor.seu senhor.

Page 11: Queda de roma e idade média

A sociedade feudal era estamental, ou seja, A sociedade feudal era estamental, ou seja, dividida não em classes mas em estamentos dividida não em classes mas em estamentos ou estados. A mobilidade social era pequena, ou estados. A mobilidade social era pequena, já que, para ser nobre, o indivíduo tinha que já que, para ser nobre, o indivíduo tinha que nascer de uma família de nobres. A nobreza se nascer de uma família de nobres. A nobreza se dividia entre eclesiástica (o clero, membros da dividia entre eclesiástica (o clero, membros da Igreja católica) e de sangue (senhores feudais Igreja católica) e de sangue (senhores feudais e suas famílias). Entre a nobreza de sangue e suas famílias). Entre a nobreza de sangue sabemos que existia uma relação de sabemos que existia uma relação de vassalagem entre o vassalo (que recebia vassalagem entre o vassalo (que recebia feudos menores) e suseranos (doadores dos feudos menores) e suseranos (doadores dos feudos aos vassalos). Assim, em troca da feudos aos vassalos). Assim, em troca da proteção e dos feudos doados dos suseranos, proteção e dos feudos doados dos suseranos, os vassalos deviam honra e fidelidade aos os vassalos deviam honra e fidelidade aos seus senhores.seus senhores.

Page 12: Queda de roma e idade média

1º Estado

2º Estado

3º Estado

Nobreza eclesiástica (clero)

Nobreza de sangue

Servos

Page 13: Queda de roma e idade média

Mas quem trabalhava mesmo nos feudos Mas quem trabalhava mesmo nos feudos eram os servos. Estes camponeses não eram eram os servos. Estes camponeses não eram como os escravos do antigo Império Romano, como os escravos do antigo Império Romano, pois não eram comprados, nem propriedade pois não eram comprados, nem propriedade de seus donos. Por outro lado, também não de seus donos. Por outro lado, também não eram totalmente livres, já que moravam e eram totalmente livres, já que moravam e produziam seu alimento nos feudos de seus produziam seu alimento nos feudos de seus senhores. Pagavam caro por isso, já que além senhores. Pagavam caro por isso, já que além de dividir os alimentos produzidos com os de dividir os alimentos produzidos com os senhores, dedicavam dias e meses do ano senhores, dedicavam dias e meses do ano para trabalharem no manso senhorial (parte para trabalharem no manso senhorial (parte do feudo com terras cuja produção era do feudo com terras cuja produção era exclusiva da família dos senhores). exclusiva da família dos senhores).

Page 14: Queda de roma e idade média

Servos Servos trabalhando trabalhando em funções em funções ao longo das ao longo das estações do estações do ano.ano.

Page 15: Queda de roma e idade média

A Igreja Católica A Igreja Católica manteve seu grande manteve seu grande poder na Europa poder na Europa Ocidental durante a Ocidental durante a Idade Média. Seu Idade Média. Seu poder, além de político, poder, além de político, já que exercia influência já que exercia influência sobre os senhores e sobre os senhores e monarquias feudais, monarquias feudais, também era econômico. também era econômico. Os mosteiros das Os mosteiros das diferentes ordens da diferentes ordens da Igreja (beneditinos, Igreja (beneditinos, dominicanos, etc.) eram dominicanos, etc.) eram enormes feudos com enormes feudos com muitos servos. muitos servos.

Page 16: Queda de roma e idade média

A Igreja exercia A Igreja exercia ainda um forte controle ainda um forte controle sobre o conhecimento, sobre o conhecimento, sobre o saber.sobre o saber.

Praticamente só Praticamente só membros da Igreja membros da Igreja sabiam ler e escrever e sabiam ler e escrever e as bibliotecas ficavam as bibliotecas ficavam nos mosteiros, onde só nos mosteiros, onde só seus membros tinham seus membros tinham acesso. O pensamento acesso. O pensamento ou mentalidade ou mentalidade teocêntrica, ou seja, teocêntrica, ou seja, Deus como o centro de Deus como o centro de todas as explicações de todas as explicações de mundo, favorecia ainda mundo, favorecia ainda este controle e este controle e dominação.dominação.

Page 17: Queda de roma e idade média

Resumo e pontos importantesResumo e pontos importantes O surgimento do feudalismo está associado à decadência do O surgimento do feudalismo está associado à decadência do

Império Romano, a conquista final de Roma e a formação dos Império Romano, a conquista final de Roma e a formação dos reinos bárbaros. Essas transformações deram origem aos reinos bárbaros. Essas transformações deram origem aos traços do sistema feudal, cujas características foram:traços do sistema feudal, cujas características foram:

Declínio das atividades comerciais, artesanais e urbanas; a Declínio das atividades comerciais, artesanais e urbanas; a hierarquização social através dos estamentos; a hierarquização social através dos estamentos; a descentralização do poder político em torno dos senhores descentralização do poder político em torno dos senhores feudais; a importância do trabalho dos servos, cujos ombros feudais; a importância do trabalho dos servos, cujos ombros suportavam quase todos os serviços responsáveis pela suportavam quase todos os serviços responsáveis pela subsistência material da sociedade.subsistência material da sociedade.

O feudalismo se caracterizava por uma sociedade estamental, O feudalismo se caracterizava por uma sociedade estamental, pelo poder político descentralizado e pela economia agro-pelo poder político descentralizado e pela economia agro-pastoril e auto-suficiente. Além disso, a Igreja católica pastoril e auto-suficiente. Além disso, a Igreja católica manteve forte poder político e econômico, beneficiando-se manteve forte poder político e econômico, beneficiando-se também do pensamento teocêntrico medieval.também do pensamento teocêntrico medieval.