QUESTAO_S3_part2

9
Interbits – SuperPro ® Web 1. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostraram o processo de devastação sofrido pela Região Amazônica entre agosto de 1 e agosto de !"""# Analisando fotos de sat$lites% os especialistas conclu&ram que% nesse per&odo% sumiu do mapa um total !"""" quilômetros quadrados de floresta# 'm (rgão de imprensa noticiou o fato com o seguint te)to* + assustador ritmo de destruição $ de um campo de fute,ol a cada oito segundos# -onsiderando que um ano tem apro)imadamente .! ) 1" / s 0trinta e dois mil 2es de segundos3 e que a medida da 4rea oficial de um campo de fute,ol $ apro)imadamente 1" 5! 6m ! 0um cent$simo de quilômetro quadrado3% as informaç2es apresentadas nessa not&cia permitem concluir que tal ritmo de desmatamento% em um ano% implica a destruição de uma 4rea de a3 1"""" 6m ! % e a comparação d4 a ideia de que a devastação não $ tão grave quanto o dado num$rico nos indica# ,3 1"""" 6m ! % e a comparação d4 a ideia de que a devastação $ mais grave do que o dado num$rico nos indica# c3 !"""" 6m ! % e a comparação retrata e)atamente o ritmo da destruição# d3 7"""" 6m ! % e o autor da not&cia e)agerou na comparação% dando a falsa impressão de gravidade a um fenômeno natural# e3 7"""" 6m ! e% ao c amar a atenção para um fato realmente grave% o autor da not&cia e)agerou na comparação# !. +s acidentes de tr8nsito% no 9rasil% em sua maior parte são causados por erro do motoris Em ,oa parte deles% o motivo $ o fato de dirigir ap(s o consumo de ,e,ida alco(lica# A inge de uma lata de cerve:a provoca uma concentração de apro)imadamente "%. g;< de 4lcool no sangue# A ta,ela a seguir mostra os efeitos so,re o corpo umano provocados por ,e,idas alco(licas em função de n&veis de concentração de 4lcool no sangue* -oncentração de 4lcool no sangue 0g;<3 Efeitos "%1 = "%> ?em influ@ncia aparente% ainda que com alteraç2es cl&nicas "%. = 1%! Euforia suave% socia,ilidade acentuada e queda da atenção "% = !%> E)citação% perda de :ulgamento cr&tico% queda da sensi,ilidade e das reaç2es motoras 1% = .%" -onfusão mental e perda da coordenação motora !%B = 7%" Estupor% apatia% vômitos e desequil&,rio ao andar .%> = >%" -oma e morte poss&vel 0Revista Pesquisa CAPE?P n >B# ?etem,ro !"""3 'ma pessoa que ten a tomado tr@s latas de cerve:a provavelmente apresenta a3 queda de atenção% de sensi,ilidade e das reaç2es motoras# ,3 aparente normalidade% mas com alteraç2es cl&nicas# c3 confusão mental e falta de coordenação motora# d3 disfunção digestiva e desequil&,rio ao andar# e3 estupor e risco de parada respirat(ria# .. +s n meros de identificação utilizados no cotidiano 0de contas ,anc4rias% de -arteira de Identidade etc3 usualmente possuem um d&gito de verificação% normalme representado ap(s o &fen% como em 1B.!/ # Esse d&gito adicional tem a finalidade de evitar erros no preenc imento ou digitação de documentos# 'm dos m$todos usados para gerar esse d&gito utiliza os seguintes passos* P4gina 1 de

description

lista

Transcript of QUESTAO_S3_part2

Interbits SuperPro Web

1. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostraram o processo de devastao sofrido pela Regio Amaznica entre agosto de 1999 e agosto de 2000. Analisando fotos de satlites, os especialistas concluram que, nesse perodo, sumiu do mapa um total de 20000 quilmetros quadrados de floresta. Um rgo de imprensa noticiou o fato com o seguinte texto:

O assustador ritmo de destruio de um campo de futebol a cada oito segundos.

Considerando que um ano tem aproximadamente 32 x 106s (trinta e dois milhes de segundos) e que a medida da rea oficial de um campo de futebol aproximadamente 10-2 km2 (um centsimo de quilmetro quadrado), as informaes apresentadas nessa notcia permitem concluir que tal ritmo de desmatamento, em um ano, implica a destruio de uma rea de a) 10000 km2, e a comparao d a ideia de que a devastao no to grave quanto o dado numrico nos indica. b) 10000 km2, e a comparao d a ideia de que a devastao mais grave do que o dado numrico nos indica. c) 20000 km2, e a comparao retrata exatamente o ritmo da destruio. d) 40000 km2, e o autor da notcia exagerou na comparao, dando a falsa impresso de gravidade a um fenmeno natural. e) 40000 km2 e, ao chamar a ateno para um fato realmente grave, o autor da notcia exagerou na comparao. 2. Os acidentes de trnsito, no Brasil, em sua maior parte so causados por erro do motorista. Em boa parte deles, o motivo o fato de dirigir aps o consumo de bebida alcolica. A ingesto de uma lata de cerveja provoca uma concentrao de aproximadamente 0,3 g/L de lcool no sangue.

A tabela a seguir mostra os efeitos sobre o corpo humano provocados por bebidas alcolicas em funo de nveis de concentrao de lcool no sangue:

Concentrao de lcool no sangue (g/L)Efeitos

0,1 0,5Sem influncia aparente, ainda que com alteraes clnicas

0,3 1,2Euforia suave, sociabilidade acentuada e queda da ateno

0,9 2,5Excitao, perda de julgamento crtico, queda da sensibilidade e das reaes motoras

1,8 3,0Confuso mental e perda da coordenao motora

2,7 4,0Estupor, apatia, vmitos e desequilbrio ao andar

3,5 5,0Coma e morte possvel

(Revista Pesquisa FAPESP n 57. Setembro 2000)

Uma pessoa que tenha tomado trs latas de cerveja provavelmente apresenta a) queda de ateno, de sensibilidade e das reaes motoras. b) aparente normalidade, mas com alteraes clnicas. c) confuso mental e falta de coordenao motora. d) disfuno digestiva e desequilbrio ao andar. e) estupor e risco de parada respiratria. 3. Os nmeros de identificao utilizados no cotidiano (de contas bancrias, de CPF, de Carteira de Identidade etc) usualmente possuem um dgito de verificao, normalmente representado aps o hfen, como em Esse dgito adicional tem a finalidade de evitar erros no preenchimento ou digitao de documentos. Um dos mtodos usados para gerar esse dgito utiliza os seguintes passos:

multiplica-se o ltimo algarismo do nmero por o penltimo por o antepenltimo por e assim por diante, sempre alternando multiplicaes por e por

soma-se a cada um dos resultados dessas multiplicaes que for maior do que ou igual a

somam-se os resultados obtidos.

calcula-se o resto da diviso dessa soma por obtendo-se assim o dgito verificador.

O dgito de verificao fornecido pelo processo acima para o nmero a) 1. b) 2. c) 4. d) 6. e) 8. 4. A contagem de bois

Em cada parada ou pouso, para jantar ou dormir, os bois so contados, tanto na chegada quanto na sada. Nesses lugares, h sempre um potreiro, ou seja, determinada rea de pasto cercada de arame, ou mangueira, quando a cerca de madeira. Na porteira de entrada do potreiro, rente cerca, os pees formam a seringa ou funil, para afinar a fila, e ento os bois vo entrando aos poucos na rea cercada. Do lado interno, o condutor vai contando; em frente a ele, est o marcador, peo que marca as reses. O condutor conta 50 cabeas e grita: - Talha! O marcador, com o auxlio dos dedos das mos, vai marcando as talhas. Cada dedo da mo direita corresponde a 1 talha, e da mo esquerda, a 5 talhas. Quando entra o ltimo boi, o marcador diz: - Vinte e cinco talhas! E o condutor completa: - E dezoito cabeas. Isso significa 1.268 bois.

Boiada, comitivas e seus pees. In: O Estado de So Paulo, ano VI. ed. 63. 21/12/1952 (com adaptaes).

Para contar os 1.268 bois de acordo com o processo descrito no texto, o marcador utilizou a) 20 vezes todos os dedos da mo esquerda. b) 20 vezes todos os dedos da mo direita. c) todos os dedos da mo direita apenas uma vez. d) todos os dedos da mo esquerda apenas uma vez. e) 5 vezes todos os dedos da mo esquerda e 5 vezes todos os dedos da mo direita. 5. Tcnicos concluem mapeamento do aqufero Guarani

O aqufero Guarani localiza-se no subterrneo dos territrios da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com extenso total de 1.200.000 quilmetros quadrados, dos quais 840.000 quilmetros quadrados esto no Brasil. O aqufero armazena cerca de 30 mil quilmetros cbicos de gua e considerado um dos maiores do mundo.

Na maioria das vezes em que so feitas referncias gua, so usadas as unidades metro cbico e litro, e no as unidades j descritas. A Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo (SABESP) divulgou, por exemplo, um novo reservatrio cuja capacidade de armazenagem de 20 milhes de litros.

Disponvel em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 10 jul. 2009 (adaptado).

Comparando as capacidades do aqufero Guarani e desse novo reservatrio da SABESP, a capacidade do aqufero Guarani a) 1,5 x 102 vezes a capacidade do reservatrio novo. b) 1,5 x 103 vezes a capacidade do reservatrio novo. c) 1,5 x 106 vezes a capacidade do reservatrio novo. d) 1,5 x 108 vezes a capacidade do reservatrio novo. 6. Um balo atmosfrico, lanado em Bauru (343 quilmetros a Noroeste de So Paulo), na noite do ltimo domingo, caiu nesta segunda-feira em Cuiab Paulista, na regio de Presidente Prudente, assustando agricultores da regio. O artefato faz parte do programa Projeto Hibiscus, desenvolvido por Brasil, Franca, Argentina, Inglaterra e Itlia, para a medio do comportamento da camada de oznio, e sua descida se deu aps o cumprimento do tempo previsto de medio.

Disponvel em: http://www.correiodobrasil.com.br. Acesso em: 02 maio 2010.

Na data do acontecido, duas pessoas avistaram o balo. Uma estava a 1,8 km da posio vertical do balo e o avistou sob um ngulo de 60; a outra estava a 5,5 km da posio vertical do balo, alinhada com a primeira, e no mesmo sentido, conforme se v na figura, e o avistou sob um ngulo de 30.

Qual a altura aproximada em que se encontrava o balo? a) 1,8 km b) 1,9 km c) 3,1 km d) 3,7 km e) 5,5 km 7. Joo decidiu contratar os servios de uma empresa por telefone atravs do SAC (Servio de Atendimento ao Consumidor). O atendente ditou para Joo o nmero de protocolo de atendimento da ligao e pediu que ele anotasse. Entretanto, Joo no entendeu um dos algarismos ditados pelo atendente e anotou o nmero sendo que o espao vazio o do algarismo que Joo no entendeu.

De acordo com essas informaes, a posio ocupada pelo algarismo que falta no nmero de protocolo a de a) centena. b) dezena de milhar. c) centena de milhar. d) milho. e) centena de milho. 8. O ciclo de atividade magntica do Sol tem um perodo de 11 anos. O incio do primeiro ciclo registrado se deu no comeo de 1755 e se estendeu at o final de 1765. Desde ento, todos os ciclos de atividade magntica do Sol tm sido registrados.

Disponvel em: http://g1.globo.com. Acesso em: 27 fev. 2013.

No ano de 2101, o Sol estar no ciclo de atividade magntica de nmero a) 32. b) 34. c) 33. d) 35. e) 31. 9. Para o reflorestamento de uma rea, deve-se cercar totalmente, com tela, os lados de um terreno, exceto o lado margeado pelo rio, conforme a figura. Cada rolo de tela que ser comprado para confeco da cerca contm 48 metros de comprimento.

A quantidade mnima de rolos que deve ser comprada para cercar esse terreno a) 6. b) 7. c) 8. d) 11. e) 12. 10. As torres Puerta de Europa so duas torres inclinadas uma contra a outra, construdas numa avenida de Madri, na Espanha. A inclinao das torres de 15 com a vertical e elas tm, cada uma, uma altura de 114 m (a altura indicada na figura como o segmento AB). Estas torres so um bom exemplo de um prisma oblquo de base quadrada e uma delas pode ser observada na imagem.

Utilizando 0,26 como valor aproximado para tangente de 15 e duas casas decimais nas operaes, descobre-se que a rea da base desse prdio ocupa na avenida um espao a) menor que 100m2. b) entre 100m2 e 300m2. c) entre 300m2 e 500m2. d) entre 500m2 e 700m2. e) maior que 700m2. Gabarito: Resposta da questo 1: [E]

32.106.10-2 km2 = 320 000 km2Portanto, a alternativa E a mais adequada. Resposta da questo 2: [A]

3 . 0,3 = 0,9 g/L, de acordo com a tabela a pessoa apresentar queda de ateno, de sensibilidade e das reaes motoras. Resposta da questo 3: [E]

De acordo com os passos descritos, temos

Portanto, o dgito de verificao do nmero Resposta da questo 4: [D]

Se cada dedo da mo esquerda corresponde a uma talha e foram contadas vinte e cinco talhas, o marcador utilizou dedos da mo esquerda.Portanto, o marcador utilizou todos os dedos da mo esquerda uma nica vez. Resposta da questo 5: [E]

30.000 km3 = 30 000.109 m320.000.000 L =20.000 m3Fazendo Resposta da questo 6: [C]

Resposta da questo 7: [C] Resposta da questo 8: [A]

A durao de cada ciclo igual a anos. Como de a se passaram anos e segue-se que em 2101 o Sol estar no ciclo de atividade magntica de nmero Resposta da questo 9: [C]Sero necessrios metros de tela para cercar o terreno. Logo, como cada rolo tem metros de comprimento, segue-se que o nmero de rolos necessrios o menor nmero inteiro maior do que ou seja, Resposta da questo 10: [E]Considere a vista lateral de uma das torres Puerta de Europa.

Do tringulo obtemos

Portanto, como a base um quadrado, segue-se que sua rea aproximadamente igual a

Resumo das questes selecionadas nesta atividade

Data de elaborao:28/07/2014 s 00:01

Nome do arquivo:S3 part2Legenda:

Q/Prova = nmero da questo na prova

Q/DB = nmero da questo no banco de dados do SuperPro

Q/provaQ/DBGrau/Dif.MatriaFonteTipo151404MdiaMatemticaEnem/2003Mltipla escolha251400MdiaMatemticaEnem/2003Mltipla escolha361776BaixaMatemticaEnem/2005Mltipla escolha486283BaixaMatemticaEnem/2008Mltipla escolha590609BaixaMatemticaEnem/2009Mltipla escolha6100301MdiaMatemticaEnem/2010Mltipla escolha7122045MdiaMatemticaEnem/2012Mltipla escolha8128071BaixaMatemticaEnem/2013Mltipla escolha9127986BaixaMatemticaEnem/2013Mltipla escolha10128021BaixaMatemticaEnem/2013Mltipla escolhaPgina 8 de 8

_1468046477.unknown

_1468046481.unknown

_1468046483.unknown

_1468046484.unknown

_1468046482.unknown

_1468046479.unknown

_1468046480.unknown

_1468046478.unknown

_1468046468.unknown

_1468046473.unknown

_1468046475.unknown

_1468046476.unknown

_1468046474.unknown

_1468046471.unknown

_1468046472.unknown

_1468046469.unknown

_1468046464.unknown

_1468046466.unknown

_1468046467.unknown

_1468046465.unknown

_1468046460.unknown

_1468046462.unknown

_1468046463.unknown

_1468046461.unknown

_1468046458.unknown

_1468046459.unknown

_1468046456.unknown

_1468046457.unknown

_1468046455.unknown

_1468046454.unknown