Question á Rios

8
Questionário 1 Filtração e Cristalização: Separação e Purificação de Substâncias. 1. R. Se o interesse for no líquido, utilizamos a filtração simples. Se for no sólido, utilizamos a filtração a vácuo. 2. R. Devemos utilizar água destilada e jogar aos poucos a água devagar até que se obtenha o resultado esperado. 3. R. Não. Na filtração a vácuo, devemos ter certeza que não haja espaços para o ar passar, e garantir o vácuo, o que não ocorreria com o filtro de vidro. 4. R. Para purificação de substâncias e para a obtenção de cristais de certas substâncias. 5. R. Se o processo for lento ocorre à formação de cristais mais puros, se for rápida podemos chamar de precipitação. O crescimento lento dos cristais produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução e não nos cristais produzidos o que poderia acontecer caso a formação dos cristais se desse rapidamente. 6. R. Se considerarmos cristais maiores mais puros, então devemos deixar o sistema em absoluto repouso e com um resfriamento lento e agudo. Assim, as impurezas não ficaram presas nos cristais. Se considerarmos cristais maiores, somente pelo tamanho, então devemos resfriar rapidamente a solução. Assim impurezas ficaram presas no cristal. 7. R. O amido não é solúvel em água, já o AAS sim. Logo, utilizamos da dissolução desses dois componentes em água, depois utilizamos a filtração simples e a vácuo. A

description

importante

Transcript of Question á Rios

Page 1: Question á Rios

Questionário 1

Filtração e Cristalização: Separação e Purificação de Substâncias.

1. R. Se o interesse for no líquido, utilizamos a filtração simples. Se for no sólido,

utilizamos a filtração a vácuo.

2. R. Devemos utilizar água destilada e jogar aos poucos a água devagar até que

se obtenha o resultado esperado.

3. R. Não. Na filtração a vácuo, devemos ter certeza que não haja espaços para o

ar passar, e garantir o vácuo, o que não ocorreria com o filtro de vidro.

4. R. Para purificação de substâncias e para a obtenção de cristais de certas

substâncias.

5. R. Se o processo for lento ocorre à formação de cristais mais puros, se for

rápida podemos chamar de precipitação. O crescimento lento dos cristais

produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução e não nos

cristais produzidos o que poderia acontecer caso a formação dos cristais se

desse rapidamente.

6. R. Se considerarmos cristais maiores mais puros, então devemos deixar o

sistema em absoluto repouso e com um resfriamento lento e agudo. Assim, as

impurezas não ficaram presas nos cristais. Se considerarmos cristais maiores,

somente pelo tamanho, então devemos resfriar rapidamente a solução. Assim

impurezas ficaram presas no cristal.

7. R. O amido não é solúvel em água, já o AAS sim. Logo, utilizamos da

dissolução desses dois componentes em água, depois utilizamos a filtração

simples e a vácuo. A dissolução aquecida para total dissolução do AAS e o

resfriamento para formação de cristais. E outra vez a filtração a vácuo. Assim,

garantimos a total separação do amido e do AAS.

8. R. Para que o ácido seja comercializado, utiliza-se o amido para a fabricação

das pastilhas e fácil manipulação para consumo do AAS. O AAS é solúvel em

água, e o amido não. Logo, fica fácil de proteger o amido de umidade e o

consumo do amido, uma substancia orgânica não contem substancias

ofensivas ao organismo que podem prejudicar o tratamento.

Page 2: Question á Rios

Questionário 2

Ponto de fusão e solubiliade: Propriedades físicas das substâncias

1- Conceitue ponto de fusão de uma amostra.O ponto de fusão de um sólido é a temperatura na qual o retículo colapsa e o sólido é convertido em um líquido.

2- Como o ponto de fusão pode ser usado na avaliação da eficiencia do processo de recristalização?Quando o processo de recristalização foi eficiente, a faixa de fusão do cristal é menor ou igual a 3 °C, o que mostra sua pureza.

3- Qual a finalidade para se triturar uma substância no laboratório?Tritura-se uma substância para que aumente sua superfície de contato e aumente a velocidade da reação ou para que se possa colocar as substâncias em um capilar.

4- Consulte na literatura os pontos de fusão das substâncias químicas: ácido salicílico, ácido acetilsalicílico, acetanilida e p-nitroacetanilida. Explique a diferença encontrada para os valores dos pontos de fusão dessas substâncis em termos das polaridades (momento dipolo) esperadas para s estruturas de suas moléculas.Veja a tabela abaixo:

O Acetato de sódio e a p-nitroacetanilida são substâncias com ligações iônicas e apresentam ligações mais fortes, por outro lado a acetanilida, o ácido acetilsalicílico e o ácido salicílico são substâncias que apresentam ligações moleculares de interações mais fracas, do tipo dipolo-dipolo e dipolo induzido.

5- Consulte na literatura fatos sobre o processo de fusão do acetato de sódio. Exlique seu alto ponto de fusão, apesar de ser um composto orgânico, e as transfrmações experimentais que você observou para essa substância nesta atividade.O acetato de sódio contém ligação iônica e os compostos iônicos apresentam pontos de fusão mais altos do que os sólidos moleculares. Pois deve-se às forças íon-íon intensas nos sólidos iônicos, forças que são refletidas nas elevadas energias de retículo.

6- Consulte na litertura a solubilidade entre os compostos abaixo:

SolventeSoluto

H2O (g/mL) Acetona (g/mL) Tolueno (g/mL)

Acetato de Sódio 324

Acetanilida 113.7

Ácido Acetilsalicílico

135

P-nitroacetanilida 215

Ácido salicílico 159

Page 3: Question á Rios

Cloreto de sódio 0.36 (solúvel) (Insolúvel) (insolúvel)Acetanilida 0.004 (insolúvel) (solúvel) (insolúvel)Acetato de sódio 0.36 (solúvel) (insolúvel) (insolúvel)

Explique as diferenças de solubilidade encontradas e compare-as com os resultdos que você observou nas atividades práticas desta aula.A solubilidade dos solutos polares são maiores nos solventes polares, assim como os solutos apolares são solúveis nos solventes apolares, o que também foi verificado na miscividade dos líquidos polares em polares, e apolares em apolares.

7- Faça uma pesquisa em livros ou internet sobre Detergentes e aaciantes. Agora responda:a) Qual a estrutura molecular geral dos detergentes comuns? E dos

amaciantes?

Figura 5 - Detergente

Figura 6 - Amaciante

b) Por que os detergentes, dissolvidos em água, têm a habilidade de produzir espuma.Sua parte polar interage com a parte polar da água e sua parte apolar forma bolhas de sabão que são resultado da formação das miscelas que são uma estrutura que possuem características polares e apolares simultaneamente,

As micelas são geralmente globulares que é representada por uma cabeça polar e uma cauda apolar .

Page 4: Question á Rios

QUESTIONÁRIO 3

1)Em que consiste a técnica CCD?

R: A cromatografia em camada delgada (CCD) é uma técnica de adsorção líquido–sólido. Consiste na separação de uma mistura através da migração de seus componentes sobre uma camada delgada adsorvente(placa) retida sobre uma superfície plana(fase estacionaria). Isso acontece devido ao processo de adsorção. Apos ocorrido o processo a placa passa a se chamar cromatograma.

2) Em que situações CCD pode ser utilizada como técnica de separação/purificação? Justifique.

R: A técnica de CCD pode ser utilizada como separação/purificação de substâncias, quando a necessidade de separação de tipos de substancias com níveis de polaridade e eluição por determinados solventes distintas. Pois a com eluição da substancia, as moléculas do soluto interagem com o solvente e as do adsorvente, separando os compostos pelas relações intermoleculares que ocorrem no processo ,bem como separar substancias de possíveis impurezas também pelas relações citadas anteriormente entre a impureza e o solvente/adsorvente. A exemplo da separação de compostos orgânicos de extratos naturais.

3) Complete a tabela abaixo:

Substância Estrutura Polaridade (ordem decrescente)

Rf

Cis-azobenzeno Cis-azobenzeno (mais polar)

Trans-azobenzeno (menos polar)

0,60

Trans-azobenzeno

0,14

Page 5: Question á Rios

Benzidrol

Benzidrol (mais polar)

0,44

Benzofenona

Benzofenona (menos polar)

0,58

4) Qual azobenzeno foi utilizado na atividade? Justifique.

R: O Cis-azobenzeno, que era seu estado quando guardado em recipiente. Por isso a indicação do professor sobre a exposição do composto a luz.

5) Qual deles é o mais estável? Por quê?

R: O composto mais estável é o Trans-azobenzeno. Pois o Cis-azobenzeno apresenta um polo parcial δ- (dipolo-dipolo) abaixo dos átomos de nitrogênio, aproximadamente os anéis de benzênicos das moléculas causando repulsão eletroestática entre os orbitais moleculares.

6) O que ocorreu durante a irradiação da luz? Equacione a reação química correspondente ao processo.

R: O azobenzeno é azo-derivado, possuem uma ligação N=N, que é fotoquimicamente sensível na região do visível, há a isomerização do composto. O azobenzeno pode sofrer isomerização na direção cis trans como o contrario.Com a excitação eletrônica das moléculas, os anéis Benzênicos sofrem uma torção adquirindo um novo ângulo. Depois de adquirido o novo ângulo a molécula volta ao estado de menor

Page 6: Question á Rios

energia ,por duas rotas diferentes que determina a nova conformação molecular. A imagem a seguir representa a reação:

7) Identifique as substâncias A e B.

R: A = Benzofenona(maior RF) e B = Benzidrol(menor RF).

8) Como a confirmação da identidade dessas substâncias poderia ser feita, utilizando CCD?

R: O CCD confirma a identidade dessas substâncias (A e B) analisando-se o quanto cada uma delas foi “arrastada” pelo solvente. O Benzidrol é mais polar sendo assim ele tem maior interação com o adsorvente (que é bem mais polar do que o solvente)fixando-se mais, sendo menos arrastado pelo solvente que é apolar (tolueno).O contrario acontece com como Benzofenona que é mais apolar e por isso é melhor eluido (arrastado)pelo tolueno. Portanto a substancia com o maior RF é o Benzofenona e de menor RF é o Benzidrol.