Questionarios de Antropologia

3
Questão 1 Quais são os mecanismos sócio-lingüísticos que usamos para construir a identidade e a alteridade? Diferenciação e Identificação. A construção da identidade- alteridade, ou quem sabe criamos um neologismo (uma palavra nova) alteridentidade, é um processo sócio-lingüístico mediante o qual se firmam as identificações, bem como as diferenciações necessárias em relação às quais nossa identidade se delineia para que tal identidade1 seja efetivamente nossa e a identidade do outro seja dele, ou uma alteridade. Nós construímos a identidade (e a alteridade) quando dizemos: “nós não somos como os americanos” (diferenciação) e, simultaneamente, afirmamos “nós somos brasileiros” (identificação). Questão 2 Por que o ser humano precisa da cultura, segundo Geertz? Segundo Geertz, o ser humano precisa de cultura para ordenar o seu comportamento, fazendo assim uma construção dos acontecimentos que ele ver e para ser uma auto orientação das experimentações decorrentes. Questão 3 Em que tipo de identidade a diferença é vista negativamente? Você concorda com essa visão negativa? É no tipo de Identidade legitimadora que a diferença é vista de maneira negativa. Sim eu concordo com essa visão negativa. Questão 4 A fé cristã favorece uma identidade de tipo legitimadora ou emancipatória? Justifique sua resposta. A fé cristã favorece uma identidade Emancipatória; pois prima pelo respeito as diferenças; facilita o valor do indivíduo, a

description

antropologia

Transcript of Questionarios de Antropologia

Page 1: Questionarios de Antropologia

Questão 1

Quais são os mecanismos sócio-lingüísticos que usamos para construir a identidade e a alteridade?

Diferenciação e Identificação. A construção da identidade-alteridade, ou quem sabe criamos um neologismo (uma palavra nova) alteridentidade, é um processo sócio-lingüístico mediante o qual se firmam as identificações, bem como as diferenciações necessárias em relação às quais nossa identidade se delineia para que tal identidade1 seja efetivamente nossa e a identidade do outro seja dele, ou uma alteridade. Nós construímos a identidade (e a alteridade) quando dizemos: “nós não somos como os americanos” (diferenciação) e, simultaneamente, afirmamos “nós somos brasileiros” (identificação).

Questão 2

Por que o ser humano precisa da cultura, segundo Geertz?

Segundo Geertz, o ser humano precisa de cultura para ordenar o seu comportamento, fazendo assim uma construção dos acontecimentos que ele ver e para ser uma auto orientação das experimentações decorrentes.

Questão 3

Em que tipo de identidade a diferença é vista negativamente? Você concorda com essa visão negativa?

É no tipo de Identidade legitimadora que a diferença é vista de maneira negativa. Sim eu concordo com essa visão negativa.

Questão 4

A fé cristã favorece uma identidade de tipo legitimadora ou emancipatória? Justifique sua resposta.

A fé cristã favorece uma identidade Emancipatória; pois prima pelo respeito as diferenças; facilita o valor do indivíduo, a liberdade de expressão e de vida; há uma estimulação do amor ao próximo mesmo com diferenças sociais.

Page 2: Questionarios de Antropologia

Questionário 2

1- Questão

De acordo com a leitura dos textos, com seu conhecimento bíblico e experiência, defina universalidade.

universalidade, comum a todo planeta, ou Universo. sem distinção de raça, cor, etinia ou religião. E de acordo com o meu conhecimento bíblico, a leitura dos textos e minha experiência seria resumido na palavra AMOR pregado por Jesus quando esteve entre nós.

Questão 2

Em que a interculturalidade é diferente da contextualização?

A contextualização pode vir a gerar um "fechamento cultural"; já a interculturalidade se propõe há promover uma convivência humana com a pluralidade cultural e religiosa.

Questão 3

Defina interculturalidade.

Diálogo crítico entre culturas diferentes, sem uma desvalorização absoluta a nenhuma cultura mas com uma análise sensata de seus valores e de tudo que compõem suas singularidades boas ou ruins.