Qui, 18/04/2013

16
BRASÍLIA ALO ANO 4 - Nº 1076 QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2013 www.alo.com.br D ISTRIBUIÇÃO G RATUITA PÁGINA 4 ARRUDA É CONDENADO À PRISÃO Ex-governador e ex-secretário de Obras Márcio Evandro Rocha foram julgados pelo TJDF por dispensar licitação em reforma do Nilson Nelson, em 2008. Obra custou R$ 9 milhões. Decisão cabe recurso. A CAPITAL FEDERAL ESTÁ ENTRE AS 11 CIDADES CONTEMPLADAS, EM TODA A AMÉRICA LATINA, QUE CONTARÃO COM A TECNOLOGIA. MAS APENAS OITO REGIÕES ADMINISTRATIVAS TERÃO O ACESSO. SERVIÇO 4G CHEGA AO DF NOVAS REGRAS PARA VISITAÇÃO NA PAPUDA Roupas brancas, proibição de aplique no cabelo, uso de lentes de contato, restrição a alguns alimentos e exigência de documento com identificação digital estão entre as mudanças implementadas pela Se- sipe para que parentes e amigos entrem nos presídios. PÁGINA 3 Manifestantes defensores de Marco Feliciano à frente da CDHM exigem que José Genoíno (SP) e João Paulo Cunha (SP) deixem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Por outro lado, outros integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos saíram do colegiado em protesto à permanência do pastor no posto. “PUXADINHOS” PODEM GANHAR NOVO PRAZO GDF encaminha projeto de lei à Câmara Legislativa sugerindo extensão para adequação dos comerciantes da Asa Sul até 2015. EVANGÉLICOS PEDEM SAÍDA DE MENSALEIROS PÁGINA 12 PÁGINA 5 PÁGINA 3 PRESO 3º SUSPEITO DE ASSASSINATO OCORRIDO NO GUARÁ Último acusado de ter participado do espancamento de jovem, na semana passada, foi detido. Ele já tinha passagem pela polícia. PÁGINA 5 BRASILEIROS JOGAM PELO EMPATE FLUMINENSE, DE WELLINGTON NEM (FOTO/D), E GRÊMIO SEQUER PRECISAM VENCER SEUS COMPROMISSOS PARA AVANÇAREM ÀS OITAVAS DA LIBERTADORES DA AMÉRICA. PÁGINA 14 A LIDERANÇA É O LIMITE EM ASCENSÃO ESTADUAL E CONTINENTAL, O PALMEIRAS, DO TÉCNICO GÍLSON KLEINA, ENTRA EM CAMPO CLASSIFICADO PARA GARANTIR A PONTA DA TABELA. Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr Rossana Fraga/Photocamera Reprodução Reprodução WilsonDias/ABr

description

Edição de Quinta-feira, 18/04/2013 do Jornal Alô Brasília

Transcript of Qui, 18/04/2013

Page 1: Qui, 18/04/2013

BRASÍLIABRASÍLIABRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

ANO 4 - Nº 1076QUINTA-FEIRA, 18DE ABRIL DE 2013

www.alo.com.br

DIS

TR

IBU

IÇÃ

O G

RA

TU

ITA

PÁGINA 4

ARRUDA É CONDENADOÀ PRISÃOEx-governador eex-secretário de Obras Márcio Evandro Rocha foram julgados pelo TJDF por dispensar licitação em reforma do Nilson Nelson, em 2008. Obra custou R$ 9 milhões. Decisão cabe recurso.

A CAPITAL FEDERAL ESTÁ ENTRE AS 11 CIDADES CONTEMPLADAS, EM TODA A AMÉRICA LATINA, QUE CONTARÃO COM A TECNOLOGIA. MAS APENAS OITO REGIÕES ADMINISTRATIVAS TERÃO O ACESSO.

SERVIÇO 4G CHEGA AO DF

NOVAS REGRAS PARA VISITAÇÃO NA PAPUDARoupas brancas, proibição de aplique no cabelo, uso de lentes de contato, restrição a alguns alimentos e exigência de documento com identifi cação digital estão entre as mudanças implementadas pela Se-sipe para que parentes e amigos entrem nos presídios.

PÁGINA 3

Manifestantes defensores de Marco Feliciano à frente da CDHM exigem que José Genoíno (SP) e João Paulo Cunha (SP) deixem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Por outro lado, outros integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos saíram do colegiado em protesto à permanência do pastor no posto.

“PUXADINHOS” PODEM GANHAR NOVO PRAZOGDF encaminha projeto de lei à Câmara Legislativa sugerindo extensão para adequação dos comerciantes da Asa Sul até 2015.

EVANGÉLICOS PEDEM SAÍDA DE MENSALEIROS

PÁGINA 12

PÁGINA 5

PÁGINA 3

PRESO 3º SUSPEITO DE ASSASSINATO OCORRIDO NO GUARÁÚltimo acusado de ter participado do espancamento de jovem, na semana passada, foi detido. Ele já tinha passagem pela polícia.

PÁGINA 5

BRASILEIROS JOGAMPELO EMPATE

FLUMINENSE, DE WELLINGTON NEM (FOTO/D), E GRÊMIO SEQUER PRECISAM VENCER

SEUS COMPROMISSOS PARA AVANÇAREM ÀS OITAVAS DA

LIBERTADORES DA AMÉRICA.

PÁGINA 14

A LIDERANÇAÉ O LIMITEEM ASCENSÃO ESTADUAL E CONTINENTAL, O PALMEIRAS, DO TÉCNICO GÍLSON KLEINA, ENTRA EM CAMPO CLASSIFICADO PARA GARANTIR A PONTA DA TABELA.

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Ros

sana

Fra

ga/P

hoto

cam

era

Rep

rodu

ção

Reprodução

Wils

onD

ias/

AB

r

Page 2: Qui, 18/04/2013

pontopontopontodededepontopontopontodepontopontopontodepontopontopontodepontopontoponto vistavistavistadededevistadededevistadededevistadedede Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 32

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

GERENTE DE CIRCULAÇÃO / Paulo Sé[email protected]

O Alô circula diariamente em todo o Distrito Federal - As edições impressas estão disponiveis diariamente no portalwww.alo.com.br

MATRIZ / Setor Comercial Sul (SCS), quadra 05 bloco B, número 73. Edifício Farah Brasília - DF / CEP: 70.305-000Fone: 3335-9200

Alô Brasília Comunicação Ltda.CNPJ: 09612937/0001-92

O Alô Brasília é auditado pela Moore Stephens InternationalPRESIDENTE / Hélio QueirozDIRETORA EXECUTIVA / Ivanilda [email protected] / ( 61) 3335 - 9232e-mail: [email protected]

EDITORA-CHEFE Lilian Magalhã[email protected]

SUBEDITORJoão [email protected]

GERENTE COMERCIAL Keila [email protected]

TELEFONES:(61) 9972-7804(61) 9249-8324

REDAÇÃO (61) 3335-9200 e-mail - [email protected] CIRCULAÇÃO (61) 3335-9235 IMPRESSÃO

GRÁFICA ALÔ BRASÍLIA / Quadra 10 Lote 25 / 26, São Sebastião - DF Fone (61) 3224-6049 / 3335-3600

TIRAGEM:45.000 exemplares (de segunda à sexta)10.000 exemplares(sábado e domingo)

BRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

COMERCIAL

EDITOR DE ESPORTES

Ádamo Araú[email protected]

REVISOR

Rodrigo Ramthum

VALTER LUIS

Ed

it

or

ia

l

Ca

rt

as

tuitandotuitando

IMAG

EM D

O DI

A

PELA PRIMEIRA vez em quase dois anos, o Banco Central reajustou os juros básicos da economia. Por 6 votos a 2, o Comitê de

Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 7,5% ao ano. A taxa Selic é o principal instrumento do

BC para manter a infl ação ofi cial pelo IPCA dentro da meta estabelecida

Rep

rodu

ção

“A própria oposição apoiou previamente a alta dos juros básicos pelo BC, já que acusava o governo de não agir para conter a infl ação. #Copom”

“Impressionante que trigonometria esteja no currículo escolar obrigatório e educação fi nanceira não. #Acorda_Brasil”

“Viu como não dá pra acreditar em qualquer site? A NBC falou que não vai rolar reunião de ‘Friends’”

@Flavia_OGlobo

@Ricamconsult

@livbrandao

FLÁVIA OLIVEIRA JORNALISTA

LIV BRANDÃO JORNALISTA

RICARDO AMORIM ECONOMISTA

EM comemoração ao aniversário de Brasília, teremos hoje um show de balonismo no céu da capital

Foi aprovado ontem (17), o projeto de lei que garante apo-sentadoria especial a pessoas com defi ciência. Como foi aprovada também pelo Senado, a proposta segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff. Vários cadei-

rantes marcaram presença no plenário da Câmara dos Deputados.De acordo com o projeto, terá direito à aposentadoria especial,

pelo Regime Geral da Previdência Social, o segurado que contri-buir por 30 anos, se homem, e 25 anos, no caso das mulheres, se a defi ciência for considerada leve. Para os portadores de defi ciência moderada serão exigidos 27 anos de contribuição para os homens e 22 anos para as mulheres.

Os segurados do INSS que tenham defi ciência grave poderão se aposentar após 25 anos de contribuição, no caso dos homens, e 20 anos no caso das mulheres.

Terá direito também à aposentadoria especial a pessoa com defi ciência que tenha 60 anos, no caso dos homens, e 55 anos, se for mulher, e tempo de contribuição para a Previdência pelo período mínimo de 15 anos.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica, co-memorou a aprovação do projeto. “Esse é um momento histórico para o país”, disse emocionada em entrevista à Agência Brasília.

De acordo com o último Censo, no Brasil, existem cerca de 45,6 milhões de pessoas declararam ter ao menos um tipo de defi -ciência, o que corresponde a 23,9% da população brasileira.

Dos 44 milhões de defi cientes que estão em idade ativa, 53,8% estão desocupados ou fora do mercado de trabalho. Em muitos ca-sos, o defi ciente deveria ser o provedor, mas não consegue traba-lhar com registro, menos ainda trabalhar por conta própria.

Será considerada pessoa com defi ciência o segurado do INSS que apresentar restrição física, auditiva, intelectual ou sensorial, mental, visual ou múltipla, de natureza permanente, que restrinja sua capacidade funcional para exercer diaria-mente a atividade laboral. A lei pode representar um avanço na vida de pessoas que enfrentam tantas barreiras para manter a própria sobrevivência.

Aposentadoria especial pode promover a igualdade Os profi ssionais não

querem trabalhar na rede pública de saúde, isso foi mostrado na posse dos últimos convocados para assumirem os cargos. Não existe a mínima condição de trabalho, além da questão salarial que é baixa para muito trabalho.

FÁTIMA BEZERRA PARANOÁ

Nessas condições, ninguém quer

É muito bom ver a educação recebendo recursos para projetos importantes. Espero que o dinheiro seja bem investido e não seja desviados por políticos que crescem o olho. Temos que cuidar dos futuros cidadãos do País.

SAMUEL LEITE GUARÁ

O adiamento da inauguração do Estádio só mostra que o governo do DF está despreparado para tudo relacionado aos eventos esportivos. Faltam menos de dois meses para a Copa das Confedera-ções e o entorno da arena ainda nem começou a ser preparado.

HIGOR GABEIRA RIACHO FUNDO

A educação é a base de tudo

Despreparo para grandes eventos

Rob

erva

l Edu

ão

Envie sua reclamação ou sugestão em no máximo 5 linhas, incluindo nome e endereço completo, número da identidade e telefone de contato / e-mail: [email protected]

Page 3: Qui, 18/04/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

cidadescidadescidades&&&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidadesNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

BrasíliaBrasíliaBrasília&&&Brasília&&&Brasília&&&Brasília&&& Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 33

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO GDF TESTOU ONTEM o Plano de

Ação do Detran a fi m de melhorar o trânsito para a Copa das

Confederações e outros grandes eventos esportivos que a cidade

sediará. A operação foi arredores do Estádio Bezerrão, durante o jogo

Sobradinho x Botafogo (RJ)

Div

ulga

ção/

Det

ran

Comerciantes do Plano Piloto podem ga-nhar um tempo a mais adequar os “puxadi-nhos”. O Governo do Distrito Federal (GDF) acatou um pedido da Associação Comercial (ACDF) pedindo pror-rogação do prazo, pa-ra que os comerciantes pudessem cumprir a le-gislação. O governador Agnelo Queiroz enviou ontem (17) à Câmara Legislativa um Projeto de Lei (PL) que altera a data por mais dois anos.

De acordo com o Cléber Pires, presi-dente da ACDF, os co-merciantes estão na expectativa de que o empasse seja resolvi-do. “Essa é a terceira prorrogação. As outras duas foram por imper-feição na lei proposta. Com essa nova prorro-gação, espero que a lei se adeque e que supra as falhas anteriormen-te pontuadas”, destaca.

O chefe da Asses-soria de Assuntos Par-lamentares do GDF, Cristian William de Sousa Cunha, explica que PL só altera a data para o dia 30 de abril de 2015. “O governador encaminhou hoje o pro-jeto à Câmara Legislati-va, mas o mesmo ainda não foi lido em plenário, pois hoje não teve ses-são”, detalha.

Comerciantes podem ter novo prazo

PUXADINHOS

Como sede da Co-pa das Confede-rações em junho deste ano, Brasília

foi contemplada juntamente a outras cinco cidades com a nova tecnologia de inter-net 4G. Contudo, apenas oi-to regiões administrativas do Distrito Federal receberão o serviço e somente uma em-presa de telefonia móvel vai operar, inicialmente, nes-sas regiões. Brasília é uma das 11 cidades pioneiras na oferta desse serviço em toda a América Latina.

De acordo com a assesso-ria da operadora Claro, úni-ca a oferecer o serviço no DF, a internet mais veloz já está funcionando desde terça-fei-ra (16), nas regiões do La-go Sul e Norte, Sobradinho, Cruzeiro, Guará, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto. “Trabalhamos muito para conseguirmos entregar mais essa evolução tecnoló-gica”, afi rma Carlos Zenteno, presidente da Claro. Nos lu-gares em que a rede não es-tiver disponível, os usuários serão, automaticamente, di-recionados à rede 3G

No ano passado, a Anatel (Agência Nacional de Tele-comunicações) fez o primei-ro leilão de frequência para oferta da telefonia e banda larga de quarta geração, na faixa de 2,5 GHz (gigahertz). A agência arrecadou R$ 2,9

bilhões no leilão, que ofere-ceu quatro lotes para a ex-ploração nacional do 4G, arrematados pelas operado-ras Claro, Oi, Vivo e TIM.

O contrato assinado pe-las empresas prevê que elas devem começar a oferecer, até o dia 30 de abril, o ser-viço nas seis cidades-sede de jogos da Copa das Confe-derações – Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Ho-rizonte, Recife e Fortaleza. Ao fi nal de 2013, o 4G deve estar disponível em todas as 12 cidades que receberão os jogos da Copa de 2014.

APARELHOSE FREQUÊNCIA

Segundo o Ministério das Comunicações, a tecnolo-gia 4G do Brasil estará, sim, operacional na Copa das Con-federações para os smartpho-nes que utilizam a frequência de 2,5 Ghz, mas poucos mo-delos no mercado recebe essa tecnologia. Para ter acesso ao novo sistema, os usuários po-derão contratar um plano jun-to à operadora de telefonia.

A tecnologia 4G ope-ra em várias frequências no mundo. Alguns países utili-zam a de 2,5GHz, outros a de 1,8 GHz e 2,1 GHz e poucos a faixa de 700 MHz. A pri-meira já foi licitada no Bra-sil. A utilização da faixa de 700 MHz para o 4G só pode-rá ocorrer depois da digitali-zação da TV aberta no Brasil que hoje ocupa essa faixa.

TECNOLOGIA Única empresa a oferecer o serviço não atenderá, inicialmente, todas as cidades

4G só para algumas regiõesBRUNO CASSIANO

Roberval Eduão

AS NOVAS antenas do 4G devem atender apenas oito regiões das 33 que compõem o DF

Page 4: Qui, 18/04/2013

etcetc...

“Vamos atuar com rigor para garantir uma grande festa

sem qualquer tipo de confusão. Quem estiver armado ou consumindo

drogas será preso”

SANDRO AVELARSECRETÁRIO DE SEGURANÇA SOBRE

O ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

Ceilândia

Educação

Taguatinga

GOVERNO intensifi ca o trabalho de prevenção contra a dengue. Até o próximo sábado (20), equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde estarão no Setor QNR, em Ceilândia. O objetivo do mutirão é recolher materiais que acumulam água e podem se tornar foco do Aedes aegypti.

PROJETO inédito da Secretaria da Criança e do Trabalho será lançado hoje (18). A inauguração de um Box na Feira da Torre de TV, marca o lançamento do PIPAS- Projeto de Inserção Produtiva dos Adolescentes do Sistema Socioeducativo.

A COORDENADORIA das Cidades vai realizar operação para verifi car a situação dos Veículos de Tração Animal (VTA) de Taguatinga. A ação ainda conta com o apoio do Ibram, Detran, SLU, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri).

Combate à dengueé intensifi cado

Oportunidadesna Torre de TV

Inspeção nos veículos de tração animal

ALÔ BRASÍL IA 4 Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 4 Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 3cidades&Brasília

conceitoconceitoÉ ALI que os representantes

da sociedade se encontram, no espaço mais apropriado da República, para debater e fazer dos dissensos consensos; das posições mais antagônicas, acordos. Tudo para viabilizar, ainda que de forma mínima, as condutas sociais sob a forma de leis. O pressuposto da democracia é que tais leis sirvam de norte para a sociedade, partindo da ideia de que tenham nascido de uma representação legitimamente eleita, de tal sorte a formar uma Casa que efetivamente espelhe a diversidade que existe na população brasileira.

É natural, portanto, que o Congresso seja composto de pares tão díspares. Eles traduzem as diferenças do nosso povo. Essa convivência faz parte da democracia-e tem garantias constitucionais. Mais do que isso: a humanidade hoje é multifacetada; conceitos antes padronizados vivem sob questionamentos a cada segundo. É a caminhada da humanidade: ninguém, em sã consciência, pode questionar esse caminho. Está escrito no Evangelho, que serviu de base para nossas sociedades modernas.

Foi o Senhor Jesus Cristo quem disse que

Deus, nosso Pai, dá o livre arbítrio a todos as pessoas (Mateus 5:45). Mas as escolhas de uns não podem ser impostas aos demais sem antes negociarmos com os diferentes segmentos nos foros apropriados, sob pena de construirmos novamente uma sociedade com o amálgama da intolerância.

Essa é a discussão que está posta na Comissão de Direitos Humanos, sob a presidência do deputado e pastor Marco Feliciano. O pressuposto de que se tem partido na CDH, atualmente, é que Feliciano, como presidente, está credenciado para todos os diálogos necessários. Mas essa ponte precisa ser construída, o que é um processo político.

Não adianta ter a comissão como um palco para reafi rmar pensamentos. Muito menos usar esse foro democrático como alto-falante para gritar mais alto, radicalizando posições-o que vale aqui para ambas as partes. A força da sabedoria se sobrepõe à do grito e à da voz. A força moral do exemplo, dos argumentos e da verdade sempre fala mais alto que a da imposição e da intolerância. Lembremo-nos de Gandhi, do próprio Senhor Jesus Cristo, que nunca ergueu a voz (Isaías 53:7).

Se a CDH falhar em estabelecer esse

diálogo, devolverá a tensão à sociedade-como já tem acontecido, aliás, deixando aos aproveitadores de plantão os benefícios suspeitos dos holofotes de oportunidade. A Câmara não pode fi car paralisada. O país tem urgência de encontrar soluções para seus desafi os. As comissões têm projetos valorosos que precisam ser votados. Não é possível conceber que um ocaso midiático domine o Congresso, sem deixar nada mais andar.

Se o deputado Marcos Feliciano foi infeliz em diversas declarações –e já se penitenciou o quanto pôde por isso–, é fato que chegou à Câmara por votação legítima de uma parcela do segmento evangélico. Além disso, sua eleição como presidente da CDH teve o respaldo dos partidos representados no colegiado. Mas é evidente que Feliciano não representa todos os evangélicos, como se tem dito. São mais de 35 milhões de fi éis no Brasil. Ninguém pode se arrogar como representante unânime desse grupo.

Cabe à Câmara, que pavimentou a estrada para esse impasse, garantir uma saída democrática. E urgentemente, sob pena de falhar em seu objetivo maior, que é o de ser o foro para a construção do consenso possível no país. Da mesma forma, é fundamental que os deputados que compõem a CDH, e não só Feliciano, saiam de posições radicais e achem o caminho do meio, que é o de Deus; o caminho do diálogo, com interlocutores à direita e à esquerda. Sem imposições, só negociações. De parte a parte.

A democracia está no caminho do meio

ROBSON RODOVALHO, é bispo presidente do Ministério Sara Nossa Terra e ex-deputadofederal.

Constituído pela Câmara Federal, a casa do povo, e o Senado, a casa dos Estados, o Congresso é a representação máxima do Poder Legislativo brasileiro.

ABr

Polícia Militar de Luzi-ânia frustou a tentativa de explosão de um caixa ele-trônico em uma agência bancária, na região do Setor Aeroporto, próximo à pre-feitura da cidade. O grupo, que ainda não foi identifi ca-do, invadiu o local na ma-drugada de ontem (17), mas abandonou o lugar com a bomba armada ao detectar a chegada dos policiais.

O prédio onde funciona a agência é comercial e re-sidencial, o que aumentou a preocupação dos poli-ciais. O Batalhão de Ope-rações Especiais (Bope) foi chamado no local para cuidar do artefato, que foi levado para fora da agên-cia e explodido pelos pro-fi ssionais antibombas. “Se o artefato fosse detonado dentro da agência, mesmo

SEGURANÇA Polícia de Luziânia frusta tentativa de roubo a caixa eletrônico

Ameaça de explosãoMARCUS FOGAÇA

BRUNO CASSIANOReprodução Facebook

O Tribunal de Jus-tiça (TJDF) condenou o ex-governador Arru-da, e o ex-secretário de Obras Márcio Edvandro Rocha Machado por dis-pensa de licitação para a reforma dos ginásio Nil-son Nelson, em 2008. A reforma do espaço cus-tou R$ 9 milhões.

O processo para a obra do ginásio teve iní-cio em fevereiro do mes-mo ano. O local foi usado para jogos do Campeo-nato Mundial de Futsal. Arruda foi condenado a 5 anos e 4 meses de pri-são em regime semiaber-to e ao pagamento de uma multa de R$ 400 mil. O ex-secretário de Obras foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão em re-gime semiaberto e multa de R$ 300 mil. Cabe re-curso da decisão.

Arruda e ex-secretário são condenados

JUSTIÇA

com a técnica adequada, poderia oferecer sérios ris-cos à edifi cação”, analisa o comandante do 10º BPM de Luziânia, o tenente-coronel Wellington.

Segundo levantamen-to feito pela Secretaria de Segurança Pública goia-na, em 2012 foram regis-

tradas 15 ocorrências com bombas em caixas eletrôni-cos na região do Entorno do Distrito Federal. Em 2013, essa foi a quinta ocorrência dessa natureza nestas cida-des, sendo três no municí-pio de Luziânia.

O comandante afi rma que esse tipo de explosivo

pode ser facilmente adquiri-do em lojas especializadas, ou ainda pode ser roubado de grandes pedreiras. “Va-mos intensifi car uma políti-ca preventiva para reduzir a quantidade dessas ações que estão virando moda em todo o país”, analisa o te-nente-coronel Wellington.

ARTEFATO foi retirado da agência pelos policiais para ser destruído com segurança

Page 5: Qui, 18/04/2013

ALÔ BRASÍL IA 5 Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 5 Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 3cidades&Brasília

A Subsecretaria do Sistema Peniten-ciário (Sesipe), vinculada à Se-

cretaria de Segurança Públi-ca do Distrito Federal (SSP/DF) estabeleceu ajustes pa-ra entrada de visitantes nos estabelecimentos prisionais do DF. As mudanças, que en-traram em vigor ontem (17), visam dar mais segurança nesses locais e possuem res-paldo legal, como a Lei de Execução Penal – LEP.

As mudanças mais signi-

fi cativas são em relação à ves-timenta, que deverá ser de cor branca; a proibição de alguns alimentos e frutas; a docu-mentação exigida para entrar na Papuda, que necessitará, obrigatoriamente, de digital para que a equipe do presídio consiga fazer a comparação das impressões; e mães com crianças até um ano de idade passam a ter o direito de fi car em uma fi la preferencial.

Segundo a assessoria do órgão, as mudanças foram fei-tas mediante a participação da direção e do núcleo de vi-sita de cada presídio, que pu-

deram contribuir com suas experiências nas visitas. Em nota, a SSP/DF informou que as famílias dos detentos fo-ram avisadas há um mês das novas regras, para que pudes-sem se adequar às exigências e se atentassem às novidades, e reforça que não houve ne-nhuma mudança substancial e que as regras apenas passa-rão a ser homogêneas para to-dos os presídios.

Com as novas normas, fi -cou proibido o uso de lentes de contato coloridas, que ao entender das autoridades, podem ser repassadas pa-

ra o interno durante a visita e utilizadas para descaracte-rizá-lo. Apliques de cabelos também não serão permiti-dos, pois segundo a nova re-gra podem ser usados para esconder objetos proibidos. Na avaliação da aposentada de 72 anos, mãe de um deten-to, que não quis se identifi car, essas medidas são radicais e desnecessárias. “Já é muito constrangedor o processo de revista. Acho que essas no-vas regras são desnecessá-rias. Porem respeito, já que dizem que é para a seguran-ça nossa e deles”, desabafa.

SEGURANÇA Secretaria de Segurança estabelece ajustes na visitação na Papuda

Mais rigor para visitantes

Terceiro suspeito de assassinato é preso

VIOLÊNCIA

O terceiro suspeito de espancar um jovem até a morte há uma semana, no Guará, foi preso pela Po-lícia Civil ontem (17). O acusado, segundo a po-lícia, foi capturado em casa depois de acredi-tar que não estava sendo procurado. Mas antes, o suspeito conseguiu fugir para Alexânia, e depois para Anápolis, em Goiás.

O jovem de 23 anos admitiu ser usuário de maconha, mas a polí-cia suspeita que ele tam-bém faça uso de crack. De acordo com as investiga-ções, o carro usado na fuga dos três envolvidos e para tentar atropelar a vítima é da mãe do suspeito.

O homem preso já tem passagens por le-

são corporal e roubo. Na adolescência, ele tam-bém foi apreendido por três roubos, formação de quadrilha, ameaça e apropriação indébita.

ENTENDA O CASO O pai de família Isa-

que Nilton Alves Boschi-ni, 28 anos, chegava em casa quando foi espanca-do até a morte. Ele teria reclamado com usuários de droga. O crime ocor-reu na QE 40 do Guará II – perto da casa da vítima.

Os autores tentaram fugir em um carro, mas a Polícia Militar conseguiu deter dois homens: o ex-professor de kickboxing Moisés Maciel Pinto, 41 anos, e Jean Carlos Lopes do Nascimento, 18. Am-bos já tinham anteceden-tes criminais.

MARCUS FOGAÇA

VISITAS agora devem se adequar as novas regras. Entre as restrições mais signifi cativas estão a proibição de alguns alimentos

BRUNO CASSIANO

POLÍCIA CIVIL divulgou a foto do jovem detido ontem

Divulgação SSPDF

Wilson Dias ABr

Page 6: Qui, 18/04/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

UM PORQUINHO nasceu essa semana, na China, com duas

cabeças. O estranho animal foi fotografado em Jiujiang, leste

do país, na província de Jiangxi. Um veterinário local disse que

a condição compromete a sobrevivência do animal pro futuro

Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 36

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

BizarroBizarroBizarro.com.com.com

Rep

rodu

ção

Reprodução

Reprodução

Da imaginação de J. K. Rowling para os cam-pos da América

do Norte, o quadribol tem conquistado cada vez mais adeptos. O esporte, pre-sente na série de livros e fi lmes do bruxinho Harry Potter, transcendeu os li-mites da fi cção e tem sua própria copa do mundo, que chegou à sexta edição no último fi nal de semana.

O torneio, disputado em Kissimmee, na Flórida (EUA), – “coincidentemen-te”, a poucos quilômetros de um parque temático so-bre o mundo de “Harry Pot-ter” –, reuniu cerca de 1,6 mil atletas, não só dos Es-tados Unidos, como da Eu-ropa e da Austrália. O jogo, originado em Hogwarts, é uma mistura de lacrosse, rúgbi, queimada e polo – mas no lugar do cavalo, as vassouras “voadoras”.

O time da Universida-de do Texas sagrou-se cam-

peão sobre a UCLA, ambos dos EUA. A fundadora da equipe da University of Ot-tawa, Clare Hutchinson,

disse que a prática está ga-nhando independência. “Temos atletas que nun-ca leram a obra ou viram o

fi lme”, conta ao “Metro”. “Quadribol não é mais ape-nas sobre ‘Harry Potter’.”

Das telas para os campos

O QUADRIBOL não é só uma modalidade da fi cção, reuniu na última edição cerca de 1,6 mil atletas

HARRY POTTER Mundial de quadribol reúne centenas de participantes

Juiz se multa por causa de telefone em audiência

Jovem liga para a polícia após bronca da mãe

Mulher descobre no Face que marido já era casado

Bala perdida se aloja em fi vela de cinto

DANDO O EXEMPLO

CHATEADO

INFIDELIDADE

SORTUDO

O juiz Raymond Voet instituiu uma multa equi-valente a R$ 50 para aque-les que interromperem os trabalhos da corte com te-lefones celulares e outros aparelhos eletrônicos.

Durante a explanação de um promotor em uma audiência na sexta-feira (12), em Ionia, no Michi-gan (EUA), o smartphone de Voet começou a emitir altos

sons pedindo por instruções de comando de voz.

“Coloco limites por-que celulares são uma distração e temos coisas realmente importantes acontecendo dentro da sa-la”, disse ao jornal “Sen-tinel-Standard”. Durante um intervalo no julgamen-to, Voet emitiu a multa a si mesmo e efetuou o paga-mento em seguida.

Um jovem de 19 anos, morador da Flórida (EUA), foi preso depois de ligar du-as vezes para a polícia ao fi -car chateado com bronca da própria mãe. Vicent Valvo li-gou para o serviço de emer-gência alegando que não

tinha gostado da forma como a mãe havia se dirigido a ele.

O rapaz foi preso por abuso do serviço de emer-gência, e solto após pagar fi ança de R$ 1 mil. Não há informações sobre o que a mulher teria falado ao fi lho.

Uma mulher austra-liana fez uma desagradá-vel descoberta ao ver que seu casamento não era vá-lido, e que a ex-esposa de seu marido estava provan-do que a união anterior do homem não havia sido des-feita legalmente.

De acordo com o jornal “Melbourne Herald Sun”, a australiana, que não teve

o nome divulgado, recebeu uma mensagem em seu per-fi l no Facebook, na qual a ex-mulher dizia: “como vo-cê pode ser a Sra. Keyet se eu ainda sou a Sra. Keyet?”. À época do casamento, foi pedido ao noivo uma pro-va de seu divórcio, todavia o homem desconversou e contou que a união anterior “não era válida”.

Bienvenido Reyno-so, funcionário de um su-permercado da Pensilvânia (EUA) se dirigia à porta da loja quando um tiroteio co-meçou em frente ao estabele-cimento. Vídeos do sistema de vigilância o mostram se jogando ao chão, após sen-tir um impacto na região da barriga. Ele checa o abdome e não encontra ferimento. Mais tarde, um colega notou

um furo na camisa de Rey-noso e algo saltando da fi ve-la de seu cinto. Era uma das balas disparadas.

“Nasci de novo”, disse à rede ABC. E os prejuízos poderiam ter sido maiores, pois o dono da loja plane-java distribuir refrescos para as crianças da vizi-nhança. Uma pessoa fi cou gravemente ferida com o incidente.

O uso do trato diges-tivo de animais como ele-fantes e gatos já é um procedimento bastante conhecido na culinária exótica, principalmen-te na produção de café. Uma empresa japonesa resolveu ampliar o alcan-ce da técnica e levá-la até o mundo das cervejas.

Apesar de lançada no dia 1° de abril em come-moração ao Dia da Men-tira, a cerveja Un, Kono Kuro é real, e teve tan-ta procura que já esgotou. Trata-se de uma stout feita com grãos de café retirados do esterco de elefantes.

Um colaborador do si-te Rocket News 24 teve acesso a algumas das dis-putadas garrafas, produzi-das pela cervejaria Sankt Gallen. Inicialmente aves-so à ideia de misturar café e cerveja, Mr. Sato classifi -cou o produto como “lou-

camente delicioso”. A empresa responsável não

planeja comercializar um novo lote por enquanto.

Cerveja com estercofaz sucesso no Japão

CEVADA PRA QUÊ?

CERVEJA usa grãos de café retirados de esterco de elefantes

Na hora de declarar o Im-posto de Renda, tem contri-buinte que tenta, de qualquer forma, pagar menos tributo ou aumentar sua restituição. E nessa hora vale tudo, até incluir gasto com motel e de-clarar como despesa médica os gastos com a cirurgia pe-la qual o animalzinho de es-timação foi submetido.

“Tem gente que pensa ‘vou tentar, se colar, colou’. Já vimos de tudo em decla-ração. Uma vez, um profi s-sional liberal lançou muitas despesas no seu livro caixa (incompatíveis com a ren-da), uma delas com motel. É absurdo, porque ele só pode tentar deduzir despesas ne-cessárias para obtenção de receita, lucro, como equipa-mentos, gastos com funcio-nários... Mas esse não foi o único. Tem profi ssional libe-ral que declara gastos com show, viagens”, disse o au-ditor da Receita Federal em São Paulo, Luiz Monteiro.

Contribuinte tenta descontar até motel

IMPOSTO DE RENDA

Page 7: Qui, 18/04/2013

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

LazerLazerLazer&&&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazerCULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

VidaVidaVida&&&Vida&&&Vida&&&Vida&&&www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 37

Div

ulga

ção

ESPETÁCULO “O Espelho”, do ator Di Plural, acontece

hoje (18) e amanhã (19), às 21h, no Espaço Cultural

Brasil 21. Ingressos: R$ 25 (meia). Informações:

3039-9296. Classifi cação indicativa: 14 anos

Victor Hugo Cecatto / Divulgação

Grande referência da música brasi-leira ganha desta-que no espetáculo

“Ary Barroso – Do princípio ao fi m”. O musical, que foi es-crito e dirigido pelo ator Dio-go Vilela, faz um passeio pela carreira desse artista que já atuou como regente, cantor e compositor de inesquecíveis sucessos da MPB.

Aclamado por suas com-posições que até hoje fazem parte da vida de muitos brasi-leiros, Ary Barroso promoveu um marco no universo musical

dos anos 30. Autor da clássica canção “Aquarela do Brasil”, que teve várias regravações tanto nacionais quanto inter-nacionais, Ary semeou pelo mundo um pouquinho do que é o Brasil. A homenagem feita por Diogo Vilela está em car-taz do dia 19 a 21 de abril, sex-ta e sábado às 21h e domingo às 19h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional.

O espetáculo musicado se passa nos últimos dias de vida de Ary Barroso que, acamado, é convidado para ser homena-geado pela Escola de Samba Império Serrano e ser tema do desfi le de 1964. Assim,

o compositor vai relembran-do sua trajetória, a criação de seus grandes sucessos e também a amizade com per-sonalidades como Carmem Miranda, Lamartine Babo, Aracy Cortes, Alda Garrido e outros, apresentando um pai-nel da vida artística levando o público a viajar pela eferves-cência musical das décadas de 30 e de 40.

Para escrever a histó-ria, o ator teve a ajuda de fa-miliares do compositor, que contribuíram com curiosi-dades, fi lmes e gravações. A fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller, amiga de

Ary, foi fonte nos estudos de composição do personagem, facilitando para que facetas fossem descobertas e ence-nadas com veracidade. “Foi um processo de compreen-são da sua personalidade, que era instigante, na minha opinião”, conta Diogo Vilela em entrevista ao Alô.

A ideia surgiu a partir de um livro que Vilela ganhou de presente, Ary Barroso últimas entrevistas de Fernando Mo-rais. Onde o ator encontrou a personalidade que precisava e que para ele estava esque-cido e tinha que ser lembrado. “Quero mostrá-lo ao máximo,

sinto isso como um dever, não só pelo prazer de estar em ce-na. Afi nal, foram dois anos de pesquisa, 28 tratamentos do texto, e muitas e muitas aulas de voz” frisa Diogo. O musical já passou pelos palcos do Rio de Janeiro e além de Brasília irá para Porto Alegre e outras cidades Brasileiras.

SERVIÇO – “Ary Barroso – Do princípio ao fi m” está em cartaz de 19 a 21 de abril, sexta e sábado, às 21h e domingo às 19h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Ingressos: R$ 40 (meia). Informações: 3325-6256. CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos.

TEATRO Espetáculo traz para os palcos uma das grandes personalidades da música brasileira: Ary Barroso

Do p

rincí

pio

ao fi

m

Do p

rincí

pio

ao fi

m

Do p

rincí

pio

ao fi

m

DIOGO Vilela escreveu e dirige o espetáculo “Ary Barroso - Do princípio ao fi m”

CIBELE MOREIRA

Page 8: Qui, 18/04/2013
Page 9: Qui, 18/04/2013
Page 10: Qui, 18/04/2013

1010minutosHo

rósc

opo

10A L Ô B R A S Í L I A 1 0 Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 3Lazer&Vida

Cruzadas Diretas

ÁRIESSeus desejos e suas atitudes vão estar bem alinhados, podendo dar mais ritmo e velocidade aos seus empreendimentos. Cor: vermelho.

TOUROConcentre-se no trabalho. No amor, os momentos de intimidade serão favorecidos: aproveite! Cor: azul.

GÊMEOSO astral deixa muito a desejar no campo das amizades. Lidar com um sentimento de perda pode ser inevitável. Cor: roxo.

CÂNCERÉ hora de arregaçar as mangas. Sol e Marte indicam que o seu progresso vai estar vinculado unicamente aos seus esforços. Cor: marrom.

LEÃOCultive a confi ança em si mesmo e verá como to-das as coisas fl uem. Sua espontaneidade poderá agradar a pessoa amada. Cor: branco.

VIRGEMSuas ideias podem passar por um teste e precisarão ser defendidas e direcionadas com fi rmeza. Cor: verde-escuro.

LIBRAExcelente astral para trabalhar em equipe. Na vida afetiva, alguém que faz parte do seu círculo social poderá atrair a sua atenção. Cor: verde.

ESCORPIÃOColoque mais energia nos projetos que deseja realizar agora. No romance, suas expectativas estarão em destaque. Cor: branco.

SAGITÁRIOEste é um momento interessante para você colocar para fora o seu lado competitivo. Cor: marrom.

CAPRICÓRNIOProcure descarregar suas energias corretamente para não e fazer mal. Cor: rosa.

AQUÁRIOA sensação de autoconfi ança vai ajudar você a enfrentar desafi os. O desejo de compartilhar a sua vida vai estimular o romance. Cor: rosa.

PEIXESLute pelos seus interesses e não perca as oportu-nidades de reivindicar um aumento. No amor, zelo e convivência vão se fundir. Cor: rosa.

ALOCULTURALAPRESENTA

LOCAL: SETOR COMERCIAL SUL,QUADRA 5(NA PRAÇA DA CULTURA) DAS 12H ÀS 14H

INFORMAÇÕES:3335-92008400-47199252-1770

FACEBOOK: ALOCULTURAL

E-MAIL:[email protected]@GMAIL.COM

PRODUÇÃO: ROGÉRIO AVELLAR

19 AbrilSEXTA-FEIRA

ACESSE O WWW.ALO.COM.BR E CONCORRA A INGRESSOS PARA OS MELHORES EVENTOS DA CIDADE

Instituto Brasileiro de Gestão Social

IBGSREALIZAÇÃO: APOIO:

Classifi cação Livre Acesso Livre

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO ORDEM DOS MÚSICOS

DO BRASIL

GRUPO COISA DE MALANDRO

BANDA CANGACEIROS DO CERRADO

Uma bela homenagem aos poetas do mundo do samba, pela primeira vez no projeto Alô Cultural.

Forró danado de bom para ouvir, amar e dançar. Ninguém vai fi car parado!

ARTISTAS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROJETO ALÔ CULTURAL PODEM ENTRAR EM CONTATO POR MEIO DOS E-MAILS ACIMA. IMPORTANTE INCLUIR RELEASE, MAPA DE PALCO E FOTO(S) EM ALTA RESOLUÇÃO.

Page 11: Qui, 18/04/2013
Page 12: Qui, 18/04/2013

NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

PoderPoderPoder&&&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoderPoderPoderPoder&&&Poder&&&Poder&&&Poder&&&NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 312 O SECRETÁRIO de Vigilância do Ministério

da Saúde, Jarbas Barbosa, cobrou de

prefeitos a implantação de programas

permanentes de combate à denguewww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO A

Br

Proposta dos tribunais regionais é suspensa

SENADO

O presidente do Con-gresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), suspendeu a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 544/02 que cria quatro tribunais regionais federais (TRFs): da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões. Ele destacou que a pro-posta está sob avaliação de técnicos do Poder Legisla-tivo, uma vez que foi ale-

gada a existência de “erro material” na matéria.

Calheiros não detalhou quais seriam esses erros e disse que caberá à Mesa Di-retora do Congresso decidir sobre a questão. Além dis-so, o presidente do Supre-mo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encaminhou ofícios mostran-do-se preocupado com o au-mento do número de TRFs.

Quando as micro e pe-quenas empresas pensam que poderão vislumbrar um horizonte melhor no cam-po dos impostos, aparece a substituição tributária pa-ra atrapalhar tudo. Por is-so é que o segmento vem fazendo uma grande pere-grinação nos gabinetes de Brasília buscando uma saí-da contra uma nova leva de aumento de tributos.

E foi nesse clima que, representantes das micro e pequenas empresas, em audiência na Câmara dos Deputados, pediram o fi m da substituição tri-butária no Imposto sobre Circulação de Mercado-rias e Serviços (ICMS), imposto de responsabili-dade dos estados.

De fato, a substitui-ção tributária encarece o Simples Nacional, siste-ma simplifi cado de recolhi-mento de tributos federais, estaduais e municipais, por causa da alíquota do ICMS cobrada quando uma micro ou pequena empresa com-pra um produto de uma in-dústria inscrita no regime especial de cobrança do imposto estadual.

A substituição tributá-ria nunca deveria ter exis-tido, defendem lideranças do setor empresarial. As micro e pequenas empre-sas são o segmento da eco-nomia que mais emprega e, em vez de serem desonera-das, pagam ainda mais im-postos. O ideal seria que a substituição tributária fos-se extinta ou que, pelo me-

nos, ela continue, mas com um abatimento na íntegra para as empresas de menor porte. Por meio da substi-tuição tributária do ICMS, os estados concentram a cobrança do imposto no início da cadeia produtiva, nas indústrias, isentando o recolhimento do tributo na comercialização.

A medida não repre-senta desoneração para o consumidor, porque ape-nas muda o momento da cobrança, mas, em tese, de-veria aliviar a carga tribu-tária para os comerciantes.

Na situação das em-presas inscritas no Sim-ples Nacional, no entanto, a substituição tributária re-sulta no pagamento de mais tributos. Isso porque as mi-cro e pequenas empresas (MPE) pagam a mesma alí-quota de ICMS que as mé-dias e grandes companhias. No Simples Nacional, a alí-quota do ICMS varia de 1,25% a 3,95%. No entan-to, as MPE pagam, em mé-dia, 6,3% ao comprarem um produto de uma empre-sa que opera no regime de substituição tributária.

ELIÉS DE PAULA SOARESVICE-PRESIDENTE DO SESCON/DF

O protesto dos microe pequenos empresários

Rob

erva

l Edu

ão

Integrantes da Fren-te Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos que ainda participavam da Co-missão de Direitos Huma-nos e Minorias (CDHM) decidiram se retirar do co-legiado. Os deputados Je-an Wyllys e Chico Alencar, ambos do Psol-RJ, e Lui-za Erundina (PSB-SP), que era suplente na comissão, já haviam tomado a deci-são. Ontem (17), foi a vez dos deputados do PT Eri-ka Kokay (DF), Padre Ton (RO), Nilmário Miran-da (MG), Luiz Couto (PB), Janete Rocha Pietá (SP) e Domingos Dutra (MA) se-guirem o mesmo caminho. A saída dos parlamentares

se deve à permanência do deputado Pastor Marco Fe-liciano (PSC-SP) na presi-dência da CDHM.

A ideia da frente é que

o PT não indique outros parlamentares para o lu-gar dos que estão saindo. O Psol decidiu que não in-dicará substitutos. O grupo

também vai conversar com outros partidos que com-põem a comissão para que se retirem do colegiado.

“Estamos reafi rmando nossa decisão e nossa luta para que possamos devol-ver a Comissão de Di-reitos Humanos ao povo brasileiro”, disse Kokay. “Queremos instar as li-deranças partidárias para que se sintam responsá-veis pelo que está acon-tecendo na comissão”, complementou.

No início do mês, em reunião com os líderes par-tidários da Câmara, Marco Feliciano afi rmou que não deixará a presidência do colegiado.

Deputados deixam comissãoDESPEDIDA

Um grupo de evangélicos fa-voráveis à per-manência do

deputado Pastor Marco Fe-liciano (PSC-SP) na presi-dência da Comissão de Direitos Humanos e Mi-norias da Câmara (CDHM) fez, ontem (17), um pro-testo pedindo a saída dos deputados petistas José Genoíno (SP) e João Pau-lo Cunha (SP) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ambos foram con-denados pelo Supremo Tri-bunal Federal (STF) no processo do mensalão.

O protesto foi pacífi -co e feito sem criar tumul-to, no início da reunião da CCJ. Mas, como a quanti-dade de pessoas no plená-rio da comissão era muito grande e a conversa atra-palhava o andamento dos trabalhos, o presidente da CCJ, Décio Lima (PT-SC), pediu aos que não fos-sem funcionários da Câ-mara ou credenciados da imprensa saíssem do ple-nário para dar prossegui-mento à reunião.

Desde o início da reu-nião, os evangélicos exibiam cartazes com o pe-dido de “Fora Genoíno” e “Sim à Família”. Eles tam-bém protestaram contra

o Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia, em tramitação no Senado.

De acordo com um dos organizadores do even-to, que se identifi cou ape-nas como pastor Edmar, cerca de 70 evangélicos de vários estados do país participaram do ato. A ma-nifestação, acrescentou, é uma resposta às críticas contra Feliciano. “Viemos protestar contra a perma-nência do Genoíno na Co-

missão de Constituição e Justiça, enquanto eles es-tão protestando contra o pastor Marco Feliciano [na CDHM], que é um depu-tado fi cha limpa. Somos a favor do deputado Marco Feliciano”, disse o pastor.

Na semana passa-da, a saída de Genoíno e João Paulo Cunha da CCJ foi cogitada ironicamen-te por Marco Feliciano aos líderes da Câmara co-mo condição para que ele

deixasse a presidência da CDHM. A proposta foi re-chaçada pelo líder do PT, José Guimarães (CE).

Feliciano tem sido al-vo de protestos desde a in-dicação de seu nome para presidir a Comissão de Di-reitos Humanos. Grupos que defendem os direitos homossexuais e a causa negra acusam o deputa-do de homofobia e racismo por declarações publica-das nas redes sociais.

COMISSÕES Grupo de evangélicos pede a saída de Genoíno e João Paulo Cunha

Protestos em outra frente

MANIFESTANTES entraram no plenário da CCJ para pedir a saída dos mensaleiros

especial de cobrança do

A substituição tributá-ria nunca deveria ter exis-tido, defendem lideranças do setor empresarial. As micro e pequenas empre-sas são o segmento da eco-nomia que mais emprega e, em vez de serem desonera-das, pagam ainda mais im-postos. O ideal seria que a substituição tributária fos-se extinta ou que, pelo me-

substituição tributária.

ELIÉS DE PAULA SOARESVICE-PRESIDENTE DO SESCON/DF

Rob

erva

l Edu

ão

Wilson Dias/ABr

PARLAMENTARES da frente desistiram do posto na CDHM

Lucio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados

Page 13: Qui, 18/04/2013

Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 313

OFFS&ONS

A política no seu dia a dia

Cientista Político

Tiago Monteiro Tavares

Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 313

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Thayse Lopes

Wilson Dias/ABr

CLDF

A COLUNA “ONs e OFFs” terá espaço reservado para os leitores fazerem comentários de temas aqui tratados. Assim, os amantes

da política poderão fazer comentários e tê-los publicados no jornal, desde que sejam breves e respeitosos. Participe,

compartilhe seu pensamento e faça da política um verdadeiro meio de regulação do convívio social. Mande seu comentário

acompanhado de foto e torça para ser o escolhido do dia.E-mail: [email protected]

Voltando atrásO corregedor da CLDF, deputado Patrício (PT), voltou atrás do que tinha afi rmado na quarta-feira (10), quando apresentou parecer opinativo pela abertura de processo de investigação do caso do deputado Raad Massouh (PPL), acusado de desvio de emenda parlamentar. Na ocasião, Patrício havia informado que estaria impedido de votar na comissão, abrindo a vaga para a suplente, deputada Arlete Sampaio (PT), líder do governo. Ontem (17), o corregedor mudou de ideia, declarando-se em condições de participar da votação na comissão.

A PRINCÍPIO, a motivação seria um requerimento do deputado Raad pedindo a suspeição de Patrício do procedimento na comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que teria enfurecido o corregedor do caso. Por 3 votos a 2, o requerimento foi rejeitado, mantendo Patrício na votação do caso. Os três votos contrários foram o do presidente do colegiado, Dr. Michel (PEN), de Joe Valle (PSB) e do próprio Patrício. Já Olair Francisco (PTdoB) e Agaciel Maia (PTC) votaram pela suspeição do corregedor. Maia ressaltou três vezes que os trabalhos podem ser prejudicados, pois a Justiça pode decidir pelo impedimento de Patrício, que, segundo ele, o deputado era o presidente da Casa no momento do pedido, aceitando-o. Depois, foi corregedor e, agora, membro da comissão, numa clara manifestação de cerceamento do direito da ampla defesa e do contraditório.

Pela aberturaMesmo diante de tanta polêmica, a comissão de Ética e decoro Parlamentar decidiu, por 4 votos a 1, abrir o processo para que a questão seja melhor explicada e o parlamentar possa apresentar sua defesa. O voto contrário foi de Olair Francisco, que se confundiu diversas vezes e pediu várias explicações do que se tratava. Enquanto isso, um grupo de 12 pessoas aplaudiam Patrício veementemente, pois estavam ali à favor da cassação de Raad. Um deles confessou à Coluna que estava a mando de Paulo Roriz (DEM), suplente de Raad Massouh, ou seja, pressão do suplente para cassação do titular. Será que Paulo tem vontade de assumir defi nitivamente a titularidade do mandato? Quem também estava presente era o presidente do PPL, partido de Raad, Marco Antônio Campanella, que se preocupava com a presença de Patrício no caso.

O poder da retranca... Twitando Já considerada pré-candidata ao Buriti, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) aproveitou a ausência do Governador Agnelo e de seu homem forte, o Secretário da Copa Cláudio Monteiro, em visita agendada da comissão da Copa da CLDF ao Estádio Mané Garrincha, para disparar três tweets: “Desprestígio da CLDF ou receio em prestar explicações? Nem Governador nem Secretário aparecem na visita ao Estádio da Comissão da Copa”. Em seguida: “Pena que o Estádio, por conta de suas cadeiras, não refl ita as cores de nossa bandeira nem da seleção canarinho” (são vermelhas). Algumas horas depois: “Devo agradecer ao GDF por aceitar minha sugestão e prestigiar o futebol local, com a fi nal do Candangão inaugurando o Estádio Nacional”, concluindo a rodada com uma bolada nas costas!

...a receita da barganha

Fim do voto secreto

Muito se cochichava durante a missa de aniversário da distrital Liliane Roriz (PSD). Dois colegas de CLDF comentavam da desenvoltura do Luizinho, sim, ele mesmo: o ex-senador Luiz Estevão, numa doce lembrança de que ele esbarra na Ficha Limpa e não deve atrapalhá-los ano que vem. A ausência de parlamentares de oposição próximos à aniversariante também estava na ponta da língua, onde se via escorrer o veneno.

Os comentários do sermão

Vossa ExcelênciaAinda durante a cortejada missa, um convite era entregue aos convidados e, principalmente, à imprensa. Trata-se da sessão solene organizada pela outra fi lha do casal Roriz, a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), a ser realiza na Câmara dos Deputados no dia 6 de maio. Duas coisas chamavam a atenção de quem recebia o convite: “Com a Palavra Vossa Excelência, O Líder Comunitário”, em destaque, a chamada dizia: “Com a presença do ex-governador Joaquim Roriz”. Isso mesmo, a homenagem ao Dia do Líder

Comunitário será a próxima badalada mobilização do clã Roriz, que sabe como ninguém o porquê de chamar os líderes comunitários de Vossa Excelência, mesmo com o destaque a presença do ilustre ex-governador.

A arte da negociação faz parte do jogo político, sendo o poder de obstrução, essencial para fechar a retranca, abrindo espaço para a barganha e o consequente ajuste de forças. Este cenário aparece mais bem defi nido neste momento na CLDF. Na terça-feira (16), três projetos de lei relevantes para o Executivo não puderam ser apreciados pela comissão

de Constituição e Justiça. No caso mais signifi cativo, o relator Aylton Gomes (PR) não compareceu a sessão, impedindo que o PL 1416/2013, que adéqua a legislação distrital a resolução do Senado sobre a unifi cação em 4% da alíquota de produtos importados, além de permitir ao BRB ser o agente de fi nanciamento da indústria

de desenvolvimento, fosse analisado. O parlamentar estava na Casa, mas não quis comparecer na reunião. A explicação está na diminuição do espaço que tinha junto ao Buriti, onde tinha a indicação da Secretaria de Defesa Civil. Ontem (17), a mudança na pasta evidenciou o desgaste na relação, que pode ter sido reforçada pela obstrução ao projeto na CCJ.

Esta receita de utilizar o poder de agenda, geralmente pautada pelo Executivo, aumenta a necessidade do diálogo com a Câmara. O Plenário tem recebido a grande maioria dos parlamentares, mas não tem deliberado sobre a extensa pauta que inclui vetos, projetos prioritário do GDF e projetos dos parlamentares. Acontece que nem sempre é possível que o Legislativo, em especial os parlamentares em separado, detenham essa poderosa cartada da obstrução, como nem sempre ela é visível. O momento é de se ampliar as demandas

junto ao Executivo, visando defi nir as condições para a entrada ofi cial do período pré-eleitoral, em outubro. Assim, com a sintonia entre os distritais de melhorar a relação com o governo, a tendência é que difi cultem a vida do governador para ganhar espaço. Na terça (16), era evidente a reunião de seis parlamentares do lado de fora do Plenário, enquanto não havia quórum pro debate do lado de dentro. Ontem, a reunião da comissão de Ética atrapalhou, mas os outros 19 deputados podiam estar votando no Plenário.

A sessão ordinária da CLDF de hoje será transformada em Comissão Geral para debater a importância do fi m do voto secreto. Na ocasião, será lançada a campanha nacional pelo fi m das votações fechadas, de iniciativa do deputado Chico Leite (PT). Na CLDF a questão já é realidade desde 2006,

quando Chico apresentou emenda à Lei Orgânica. Estarão presentes o presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, o senador Paulo Paim (PT/RS), o deputado federal e presidente do PT/DF, Roberto Policarpo, e a jornalista Denise Rothemburg. O deputado Reguffe (PDT) também foi convidado.

Page 14: Qui, 18/04/2013

Jogorápido

“Messi é um fenômeno. Só há uma palavra para

descrevê-lo. Trata-se de um jogador que está

no nível de grandes como Zidane, Pelé e

Maradona”

JUPP HEYNCKESTÉCNICO ALEMÃO

Corintianos

Negócio fechado

Brasuca

O MINISTRO da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu-se com autoridades das áreas de segurança, Justiça e fronteiras, na Bolívia. Ele discutiu propostas para intensifi car a fi scalização nas regiões fronteiriças e também a questão envolvendo os 12 torcedores corintianos detidos em Oruro.

A CONTRATAÇÃO do zagueiro Dedé, negociado desde a semana passada entre Cruzeiro e Vasco, foi anunciada, de forma ofi cial, pelo clube celeste. Os mineiros devem pagar cerca de R$ 14 milhões por 45% dos direitos do zagueiro, além de ceder cerca de seis jogadores aos cariocas.

APÓS SURGIR como uma bela promessa no Santos e passar alguns anos na Polônia parece que o zagueiro Marcelo começa a ganhar reconhecimento internacional. Na equipe do PSV desde 2010, o jogador viu seu nome ser veiculado como possível reforço do Barcelona para a próxima temporada.

Situação de torcedores em pauta

Cruzeiro confi rma Dedé ofi cialmente

Barcelona querex-santista

EsportesEsportesEsportesO GOLEIRO CÁSSIO tem deixado os médicos do Corinthians bastante satisfeitos. O arqueiro, que

sofreu uma fratura parcial no punho esquerdo há duas semanas, trabalha para retornar à

equipe alvinegra nas oitavas de fi nal da Copa Libertadores. Por enquanto participando

apenas de atividades sem impacto, o camisa 12 tem o retorno previsto para o fi nal deste mês

Q U I N T A - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 314

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Rep

rodu

ção

Reprodução

Boas notícias pa-ra Abel Braga. Wellington Nem treinou na terça-

feira nas Laranjeiras entre os titulares e tem presença confi rmada para a decisiva partida diante do Caracas (VEN), pela Copa Liberta-dores, em São Januário, às 22h de hoje. Sem os astros Fred, Deco e Thiago Neves, o camisa 11 é esperança pa-ra vencer os venezuelanos por boa margem de gols, ga-rantir a classifi cação e selar a paz com as vitórias.

O técnico desconver-sa sobre a responsabilidade apenas nos ombros de Nem e diz que o time tem um gru-po forte. “Ele não joga so-zinho. Vai ter o Rhayner, o Wágner e o Jean, entre ou-tros para ajudar”, destacou Abel Braga.

Ainda assim, se aposta muito em Nem e a missão de conduzir a equipe ao ataque não intimida o garoto de ape-nas 21 anos. Nesta tempora-da, Wellington Nem atingiu o auge físico e técnico, des-de que retornou ao Flumi-nense, em 2012. Já são cinco gols marcados – é o artilhei-ro do time na temporada – e uma disposição física invejá-

vel apresentada nos treina-mentos e nos jogos.

A situação do tricolor também não é a das piores. Líder do Grupo 8, com oito pontos, o Flu precisa de ape-

nas um empate para avançar à próxima fase. Porém, o Ca-racas, apesar de ser o lanter-na com seis pontos, também tem chances de passar às oi-tavas de fi nal.

LIBERTADORES Sem astros, Wellington Nem é a principal aposta do Flu contra o Caracas

Esperança está em Nem

Timão é o clube mais valioso fora da Europa

ENDINHEIRADO

Um estudo divulgado nesta quarta-feira pela re-vista Forbes aponta o Co-rinthians, atual campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, como o clube de futebol mais valioso fora da Europa, o 16º no ranking mundial. Na liderança da lista está o Real Madrid, que pela primeira vez ven-ceu uma disputa particular com o Manchester United na avaliação da revista.

Mais que os rendimen-tos de cada clube, a For-bes avalia o valor da marca de cada um deles. O Real Madrid, segundo a revista, custaria US$ 3,3 bilhões (R$ 6,6 bi), contra US$ 3,16 bilhões do Manches-ter United (R$ 6,32 bi). O Corinthians, por sua vez,

valeria U$ 358 milhões (R$ 716 mi) e é o primeiro time não-europeu a fi gurar no ranking desde que ele foi criado, em 2004.

INVESTIMENTOSPara justifi car a inclu-

são do Corinthians, a revis-ta exalta algumas ações de marketing recentes. Curio-samente, a única que segue em andamento é a parceria com Anderson Silva, com imagem de alcance glo-bal. As outras citadas são a criação da TV Corinthians, perto de acabar, e o contra-to de patrocínio com a Cai-xa, suspenso pela Justiça Federal. A revista destaca o fato de o time saber ca-pitalizar sua popularidade em vários os esportes.

ATACANTE se recuperou de lesão e volta ao time hoje

Rossana Fraga/Photocamera

Uma decisão jogada nos confi ns do Chile. O duelo entre Huachipato e Grêmio, às 22h de ho-je, no Estádio CAP, em Talcahuano, pela última rodada do Grupo 8 da Li-bertadores. A partida de-fi nirá quem será um dos classifi cados da chave para a fase eliminatória da competição continen-tal. Os gaúchos jogam por um empate longe de casa para avançar.

O rótulo de jogo do ano no Tricolor havia fi -cado carimbado no con-

fronto com a LDU, na fase preliminar da Li-bertadores. Os jogadores trataram de atualizá-lo e colá-lo na partida de ho-je. O investimento feito ainda não teve o efeito de-sejado. As últimas atua-ções não estão agradando aos torcedores gremistas.

A equipe não conta com Cris, suspenso. Bres-san será o companhei-ro de Werley. No meio, Elano segue lesionado. O substituto Marco Antô-nio também se lesionou. Adriano fi ca com a vaga.

Grêmio avaça com um empate

Com a vitória sobre o Libertad (PAR), na se-mana passada, o Pal-meiras se garantiu nas oitavas de fi nal da Copa Libertadores. Às 19h45 de hoje, em Lima, no Pe-ru, a equipe alviverde enfrenta o já eliminado Sporting Cristal (PER) pela última rodada des-ta fase, a fi m de garantir a liderança do grupo 2.

O Verdão soma no-ve pontos e tem dois mais que os paraguaios - o Sporting, com cin-co e atual lanterna, não consegue mais chegar no grupo que se classifi ca às oitavas. Ainda que os jo-gadores tenham menos interesse, o técnico do time peruano adota um discurso de seriedade

para sua despedida nes-ta Libertadores.

No último treinamen-to realizado no Brasil, o técnico Gilson Klei-na decidiu não colocar em campo Henrique e Vinicius, jogadores que estão pendurados com dois cartões amarelos - caso eles recebessem a terceira advertência, estariam suspensos da primeira partida nas oi-tavas; além disso, quan-do o time passar de fase, os que estão com dois cartões têm a pena zera-da. Além deles, Valdivia, que está se recuperando de uma lesão na coxa di-reita e não atua há nove jogos, apresentou melho-ras, mas ainda assim foi preservado pelo técnico.

Verdão tenta a liderançafrente o Sporting Cristal

Page 15: Qui, 18/04/2013

Jogorápido

“As pessoas sabem que Chael Sonnen usou

esteroides durante toda a sua carreira, e é provavelmente por isso que a testosterona dele

é baixa agora.”

JON JONESCAMPEÃO DO UFC

Rúgbi

Não se mistura

COM O APOIO de mais de 5 mil pessoas, a seleção brasileira masculina de rúgbi derrotou o México por 50 x 14, no primeiro amistoso do Desafi o Heineken, série preparatória para o Campeonato Sul-Americano, conhecido como Consur A, entre 27 de abril e 4 de maio.

O PRESIDENTE da Federação Internacional (FIVB) e licenciado do cargo máximo da CBV, Ary Graça, não aceita a entrada de times de de futebol na competição Superliga de Vôlei. Para ele, a incerteza gerada pelos clubes é “extremamente prejudicial ao torneio”.

Seleção vence amistoso no México

Dirigente não quer vôlei e futebol juntos

ALÔ BRAS Í L I A 1 5 Q U I N TA - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 3ALÔ BRAS Í L I A 1 5 Q U I N TA - F E I R A , 1 8 D E A B R I L D E 2 0 1 3Esportes

Reprodução

Reprodução

Filha de Ecclestone posa para a Playboy

Ferrari elogia possível substituto de Massa

Escolinha de altonível em Ceilândia

PRINCESA DA VELOCIDADE

FÓRMULA 1

FUTSAL

Na semana que ante-cede o Grande Prêmio do Bahrein, quarta etapa do Mundial de F1 de 2013, o chefe da categoria, Bernie Ecclestone, terá um moti-vo a mais para ser questio-nado pelos jornalistas que estarão presentes no Autó-dromo de Manama: as su-as impressões a respeito do ensaio protagonizado

por sua fi lha, Tamara, para a edição americana da re-vista “Playboy”, que che-ga às bancas amanhã.

Aos 28 anos, Tama-ra Ecclestone acabou rea-lizando seu grande sonho, que era fazer um ensaio para a publicação. “Estou muito orgulhosa do traba-lho realizado”, disse Tama-ra, ex- atriz.

Um dos novatos da tem-porada 2013, o francês Ju-les Bianchi recebeu elogios da Ferrari pelo performan-ce apresentada na Ma-russia, apontada como a equipe mais fraca do grid do Mundial de Fórmula 1. O jovem piloto, de 23 anos, faz parte do programa de desenvolvimento da escu-deria italiana e já foi citado

como possível companhei-ro do espanhol Fernando Alonso no futuro.

No ano passado, ele es-teve emprestado como pilo-to de testes da Force India, mas se frustrou ao perder o duelo por uma vaga de ti-tular neste ano para o ale-mão Adrian Sutil. O francês herdou o lugar do brasilei-ro Luiz Razia, na Marussia.

Em mais um exemplo de cidadania e incentivo ao es-porte, a Confederação Brasi-leira de Futsal (CBFS) e os Correios, patrocinador ofi -cial do futsal brasileiro, uni-ram forças mais uma vez. Em parceria com o Sesc, se-rá inaugurada hoje, a Esco-linha de Futsal dos Correios/SESC/CBFS. Dessa vez, Ceilândia (DF) foi o local escolhido para atender uma média de 150 crianças de 9

a 13 anos de idade.O evento será realizado

na unidade do Sesc (DF), às 14h, e vai contar com par-ticipação do auxiliar téc-nico da Seleção Brasileira de Futsal Manoel Tobias, a melhor jogadora de futsal do mundo, Vanessa, e do camisa 12 e melhor jogador de futsal do mundo, Falcão. Estarão presentes ainda o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos.

Considerado as Olimpí-adas dos esportes radicais, o X-Games passou por pro-cesso de expansão global e será disputado em seis ci-dades diferentes durante o ano a partir de 2013. Pal-co brasileiro da maior com-petição de modalidades de ação do mundo, a catari-nense Foz do Iguaçu recebe a terceira etapa do evento entre hoje e domingo com dois atletas do país em des-taque: o skatista Bob Burn-quist e o piloto brasiliense Nelsinho Piquet.

Nelsinho Piquet dispu-ta em Foz do Iguaçu a sua primeira edição do X-Ga-mes. Integrante da Nascar Nationwide Series, o brasi-leiro disputará a categoria GRC do rallycross.

Importante para o pilo-to, o feito também entra pa-ra a história do evento por marcar a primeira partici-pação de um ex-piloto da Fórmula 1 na competição. “Esta é uma competição to-talmente diferente de tudo o que já disputei na minha carreira. Aguardo a estreia com muita expectativa, pois

não é todo dia que tenho a chance de correr no Brasil”, afi rma Piquet, que dividirá o volante da equipe Mitsu-bishi EVO com o compa-

triota Guilherme Spinelli, um dos principais nomes do rali no Brasil. Nelsinho dis-puta o GRC apenas na tarde de domingo.

X GAMES Brasiliense Nelsinho Piquet e Bob Burnquist são destaques em torneio de esportes radicais no Sul

Radicalizando sobre rodas

PILOTO compete na categoria pela primeira vez

Diferentemente do novato Piquet, Bob Bur-nquist foi o primeiro brasileiro campeão do X-Games, com uma das melhores voltas da his-tória do skate vertical na edição de 2000, em San Francisco, Burn-

quist é aposta certa en-tre os atletas nacionais candidatos a medalha. Elogiando a estrutura do evento, o atleta garan-te que a pista do Big Air deve proporcionar com-petição emocionante em Foz do Iguaçu.

Veterano do vertical

San Francisco, Burn- Foz do Iguaçu.

Veterano do vertical

Durou pouco mais de sete meses a passagem de Giba pelo vôlei argenti-no. O contrato com o Bolí-var, que inicialmente teria duração de dois anos, será rescindido em breve e o jo-gador retornará ao Brasil.

A equipe, que investiu muito na última tempora-da, vive sérios problemas

fi nanceiros e se viu obri-gada a se desfazer dos principais astros - Giba, o levantador americano Do-nald Suxho, o cubano An-gel Dennis e até mesmo o técnico Carlos Weber.

A rescisão de Giba de-ve ser assinada até hoje. O jogador já acerta os úl-timos detalhes de sua vi-

da na Argentina e prepara o retorno para o Brasil, on-de deverá atuar na próxi-ma Superliga.

O próximo clube do jo-gador poderá também ser o último de sua carreira. Quando foi para a Argenti-na, o jogador, de 36 anos, afi rmou que deveria jogar por mais duas temporadas.

Giba rescinde e volta ao BrasilÀ PROCURA DE EMPREGO

Page 16: Qui, 18/04/2013