Raciocínio Lógico - 200 Questões

download Raciocínio Lógico - 200 Questões

of 11

Transcript of Raciocínio Lógico - 200 Questões

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    1/11

    1

    LÓGICA PROPOSICIONALPROFESSOR: Josimar Padilha

    QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS

    JULGUE OS ITENS:

    .1 (CESPE-2008) A frase “Você sabe que horas são?” é umaproposição.

    2 (CESPE-2008) A frase “Se o mercúrio é mais leve que a água, entãoo planeta Terra é azul”, não é considerada uma proposição composta.

    3 (CESPE-2007) Há duas proposições no seguinte conjunto desentenças:(I) O BB foi criado em 1980.(II) Faça seu trabalho corretamente.(III) Manuela tem mais de 40 anos de idade.

    4 (CESPE-2007) Na lista de frases apresentadas a seguir, háexatamente três proposições.“A frase dentro destas aspas é uma mentira.”A expressão X + Y é positiva.

    O valor de .√4 +3=7Pelé marcou dez gols para a seleção brasileira.O que é isto?

    5 (CESPE-2006) Na lista de frases a seguir, há exatamente 2proposições.I Esta frase é falsa.II O TCE/AC tem como função fiscalizar o orçamento do estado doAcre.III Quantos são os conselheiros do TCE/AC?

    6 (CESPE-2007) É correto concluir que as três frases seguintes sãoproposições.I No ano de 2002, os brasileiros usuários da Internet gastavam,mensalmente, em média, 10 horas e 11 minutos navegando na rede.II Em quantos anos a média mensal de tempo de uso da Internet noBrasil saltou de 8 horas para 21 horas e 40 minutos?IIISe, em 2006, o tempo médio mensalonline dos brasileiros era de 21horas e 20 minutos, então essa média aumentou em mais de 20minutos em 2007.

    7 (CESPE-2008) A frase “Pedro e Paulo são analistas do SEBRAE” éuma proposição simples.

    8 (CESPE-2008) Toda proposição lógica pode assumir no mínimodois valores lógicos.

    9 (CESPE-2008) A proposição “Ninguém ensina a ninguém” é umexemplo de sentença aberta.

    10 (CESPE-2008) A proposição “João viajou para Paris e Robertoviajou para Roma” é um exemplo de proposição formada por duasproposições simples relacionadas por um conectivo de conjunção.

    11 (CESPE-2008) Considere a seguinte lista de sentenças:I Qual é o nome pelo qual é conhecido o Ministério das RelaçõesExteriores?II O Palácio Itamaraty em Brasília é uma bela construção do séculoXIX.III As quantidades de embaixadas e consulados gerais que o Itamaratypossui são, respectivamente, x e y.IV O barão do Rio Branco foi um diplomata notável. Nessa situação, écorreto afirmar que entre as sentenças acima, apenas uma delas não éuma proposição.

    12 (CESPE-2008) Considere a seguinte lista de frases:1 Rio Branco é a capital do estado de Rondônia.2 Qual é o horário do filme?3 O Brasil é pentacampeão de futebol.4 Que belas flores!5 Marlene não é atriz e Djanira é pintora.Nessa lista, há exatamente 4 proposições.

    Texto para os itens 13 à 15Filho meu, ouve minhas palavras e atenta para meu conselho. Aresposta branda acalma o coração irado. O orgulho e a vaidade são asportas de entrada da ruína do homem. Se o filho é honesto então o paié exemplo de integridade.Tendo como referência as quatro frases acima, julgue o itensseguintes.13 (CESPE/STF-2008) A primeira frase é composta por duasproposições lógicas simples unidas pelo conectivo de conjunção.14 (CESPE/STF-2008) A segunda frase é uma proposição lógicasimples.15 (CESPE/STF-2008) A terceira frase é uma proposição lógicacomposta.16 (CESPE/STF-2008) A quarta frase é uma proposição lógica em queaparecem dois conectivos lógicos.

    17 (CESPE-2007) Na lista de afirmações abaixo, há exatamente 3proposições.• Mariana mora em Piúma.• Em Vila Velha, visite o Convento da Penha.• A expressão algébrica x + y é positiva.• Se Joana é economista, então ela não entende de políticas públicas.• A SEGER oferece 220 vagas em concurso público.

    18 (CESPE-2008) A frase “Quanto subiu o percentual de mulheresassalariadas nos últimos 10 anos?” não pode ser considerada umaproposição.

    19 (CESPE/STJ-2008) Nas sentenças abaixo, apenas A e D sãoproposições.A: 12 é menor que 6.B: Para qual time você torce?C: x + 3 > 10.D: Existe vida após a morte.

    20 (CESPE-2007) A proposição simbólica (P∨Q)∧R possui, nomáximo, 4 avaliações V.

    21 (CESPE-2007) É correto o raciocínio lógico dado pela seqüência deproposições seguintes: Se Antônio for bonito ou Maria for alta, então

    José será aprovado no concurso. Maria é alta. Portanto José seráaprovado no concurso.

    22 (CESPE-2007) É correto o raciocínio lógico dado pela seqüência deproposições seguintes: Se Célia tiver um bom currículo, então elaconseguirá um emprego. Ela conseguiu um emprego. Portanto, Céliatem um bom currículo.

    23 (CESPE-2008) A sentença “No Palácio Itamaraty há quadros dePortinari ou no Palácio Itamaraty não há quadros de Portinari” é umaproposição sempre verdadeira.

    24 (CESPE-2008) A sentença “O Departamento Cultural do Itamaratyrealiza eventos culturais e o Departamento de Promoção Comercialnão estimula o fluxo de turistas para o Brasil” é uma proposição quepode ser simbolizada na forma A∧ (¬B).

    25 (CESPE-2008) Considerando todos os possíveis valores lógicos, Vou F, atribuídos às proposições simples A e B, é correto afirmar que aproposição composta ¬[(¬A)∧ (¬B)] possui exatamente dois valoreslógicos V.

    26 (CESPE-2008)Considere que as proposições B e A→ (¬B) sejam V.Nesse caso, o único valor lógico possível para A é V.

    27 (CESPE-2006) Se A e B são proposições básicas que têmvaloração V e F, respectivamente, então a proposição B∨ ¬(A∧ B) temvaloração V.

    Considere as seguintes proposições lógicas representadas pelas letrasP, Q, R e S:P: Nesse país o direito é respeitado.Q: O país é próspero.R: O cidadão se sente seguro.

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    2/11

    2

    S: Todos os trabalhadores têm emprego.Considere também que os símbolos “∨”, “∧”, “→” e “¬”representem os conectivos lógicos “ou”, “e”, “se ... então” e “não”,respectivamente. Com base nessas informações, julgue os itensseguintes.28 (CESPE/STF-2008) A proposição “Nesse país o direito é respeitado,mas o cidadão não se sente seguro” pode ser representadasimbolicamente por P∧ (¬R).

    29 (CESPE/STF-2008) A proposição “Se o país é próspero, entãotodos os trabalhadores têm emprego” pode ser representadasimbolicamente por Q→S.

    30 (CESPE/STF-2008) A proposição “O país ser próspero e todos ostrabalhadores terem emprego é uma conseqüência de, nesse país, odireito ser respeitado” pode ser representada simbolicamente por(Q∧R) →P.

    31 (CESPE/STF-2008) Uma tautologia é uma proposição lógicacomposta que será verdadeira sempre que os valores lógicos dasproposições simples que a compõem forem verdadeiros.

    32 (CESPE/STF-2008) Caso as colunas em branco na tabela abaixosejam corretamente preenchidas, a última coluna dessa tabela

    corresponderá à expressão [P∧ (¬Q)]∨ [Q→P].

    33 (CESPE/STF-2008) A última coluna da tabela-verdade abaixocorresponde à proposição (P∧R) →Q.

    34 (CESPE/STF-2008) A última coluna da tabela-verdade abaixocorresponde à proposição (¬P)∨ (Q→R).

    Considere que as letras P,Q e R representam proposições e ossímbolos ¬ , ∧ e → são operadores lógicos que constroem novasproposições e significamnão, e e então , respectivamente. Na lógicaproposicional que trata da expressão do raciocínio por meio deproposições que são avaliadas(valoradas) como verdadeiras (V) oufalsas (F), mas nunca ambos, esses operadores estão definidos, paracada valoração atribuída às letras proposicionais na tabela abaixo.

    P Q ¬ P P ∧ Q P → Q

    V V F V V

    V F F F

    F V V F V

    F F F V

    Suponha que P represente a proposição Hoje choveu, Q represente aproposiçãoJosé foi à praia e R represente a proposição Maria foi aocomércio. Com base nessas informações e no texto, julgue os itensseguintes.

    35 (CESPE-2004) A sentença Hoje não choveu então Maria não foiao comércio e José não foi à praia pode ser corretamenterepresentada por ¬ P → (¬ R∧ ¬ Q).

    36 (CESPE-2004) A sentença Hoje choveu e José não foi à praia pode ser corretamente representada por P∧ ¬ Q.

    37 (CESPE-2004) Se a proposição Hoje não choveu for valoradacomo F e a proposiçãoJosé foi à praia for valorada como V, então asentença representada por ¬ P → Q é falsa.

    38 (CESPE-2004) O número de valorações possíveis para (Q∧ ¬ R)→ P é inferior a 9

    39 (CESPE-2004) As tabelas de valorações das proposições P∨ Q eQ → ¬ P são iguais.

    40 (CESPE-2004) As proposições ( P∨ Q ) → S e ( P → S )∨ ( Q → S) possuem tabelas de valorações iguais.

    Considere que P, Q, R e S representem proposições e que ossímbolos ¬ , ∧, ∨ e → sejam operadores lógicos que constroem novasproposições e significam “não”, “e”, “ou” e “então”, respectivamente. Nalógica proposicional, cada proposição assume um único valor —

    verdadeiro (V) ou falso (F). Considere, ainda, que P, Q, R e Srepresentem as sentenças listadas abaixo.P: O homem precisa de limites.Q: A justiça deve ser severa.R: A repressão ao crime é importante.S: A liberdade é fundamental.Com base nessas informações, julgue os itens.

    41 (CESPE-2006) A sentença “A liberdade é fundamental , mas ohomem precisa de limites”, pode ser corretamente representada por P∧ ¬ S.

    42 (CESPE-2006) A sentença “A repressão ao crime é importante, se a justiça deve ser severa”. Pode ser corretamente representada por R→ Q.

    43 (CESPE-2006) A sentença “Se a justiça não deve ser severa nem aliberdade fundamental, então a repressão ao crime não é importante”,pode ser corretamente representada por (¬ Q)∧ (¬ S) → ¬ R.

    44 (CESPE-2006) A sentença “Ou o homem não precisa de limites e arepressão ao crime não é importante, ou a justiça deve ser severa”,pode ser corretamente representada por ((¬ P) ∧ (¬ R))∨ Q.

    45 (CESPE-2006) A sentença “Se a justiça deve ser severa, então ohomem precisa de limites” pode se corretamente representada por Q→ P.

    46 (CESPE/TSE-2007)Na análise de um argumento, pode-se evitarconsiderações subjetivas, por meio da reescrita das proposiçõesenvolvidas na linguagem da lógica formal. Considere que P, Q, R e Ssejam proposições e que “∧”, “∨”, “¬ ” e “→” sejam os conectoreslógicos que representam, respectivamente “e”, “ou”, “negação” e o

    “conector condicional”. Considere também a proposição a seguir.Quando Paulo vai ao trabalho de ônibus ou de metrô, ele sempre leva

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    3/11

    3

    um guarda-chuva e também dinheiro trocado. Assinale a opção que expressa corretamente a proposição acima emlinguagem da lógica formal, assumindo que:P= “Quando Paulo vai ao trabalho de ônibus ”,Q= “Quando Paulo vai ao trabalho de metrô ”,R= “ele sempre leva um guarda-chuva ” eS= “ele sempre leva dinheiro trocado ”.

    a) P → (Q∨ R)b) (P→Q)∨ Rc) (P∨ Q) → (R∧ S)d) P ∨ (Q → (R∧ S)).

    47 (CESPE/TSE-2007)P Q (P → Q)∧ (P∨ Q)V VV FF VF F

    Um dos instrumentos mais importantes na avaliação da validade ounão de um argumento é a tabela-verdade. Considere que P e Q sejamproposições e que “∧”, “∨”, e “→” sejam os conectores lógicos querepresentam, respectivamente, “e”, “ou”, e o “conector condicional”.Então, o preenchimento correto da última coluna da tabela-verdadeacima éa)VVFF

    Texto para os itens de 46 a 50Considere que as letras P, Q, R e T representem proposições e que ossímbolos ¬ , ∧, ∨ e → sejam operadores lógicos que constroem novasproposições e significamnão, e, ou e então , respectivamente. Nalógica proposicional, cada proposição assume um único valor (valor-verdade), que pode serverdadeiro (V) ou falso (F), mas nunca ambos.Com base nas informações apresentadas no texto acima, julgue ositens a seguir.

    Considere as sentenças abaixo.I Fumar deve ser proibido, mas muitos europeus fumam.II Fumar não deve ser proibido e fumar faz bem à saúde.III Se fumar não faz bem à saúde, deve ser proibido.IV Se fumar não faz bem à saúde e não é verdade quemuitos europeus fumam, então fumar deve ser proibido.VTanto é falso que fumar não faz bem à saúde como é falso que fumardeve ser proibido; conseqüentemente, muitos europeus fumam.Considere também que P, Q, R e T representem as sentenças listadasna tabela a seguir.

    .Com base nas informações acima e considerando a notaçãointroduzida no texto, julgue os itens seguintes.48 (CESPE-2004)A sentença I pode ser corretamente representadapor P∧ (¬ T).49 (CESPE-2004)A sentença II pode ser corretamente representadapor (¬ P) ∧ (¬ R).50 (CESPE-2004)A sentença III pode ser corretamente representadapor R→ P.51 (CESPE-2004)A sentença IV pode ser corretamente representadapor (R∧ (¬ T))→ P.52 (CESPE-2004)A sentença V pode ser corretamente representadapor T→ ((¬ R)∧ (¬ P)).

    53 (CESPE-2007) Considere que as afirmativas “Se Mara acertou na

    loteria então ela ficou rica” e “Mara não acertou na loteria” sejamambas proposições verdadeiras. Simbolizando adequadamente essas

    proposições pode-se garantir que a proposição “Ela não ficou rica” étambém verdadeira.

    54 (CESPE-2007) A proposição simbolizada por (A→B) → (B→A)possui uma única valoração F.

    55 (CESPE-2007) Considere que a proposição “Sílvia ama Joaquim ouSílvia ama Tadeu” seja verdadeira. Então pode-se garantir que aproposição “Sílvia ama Tadeu” é verdadeira.

    56 (CESPE-2006) Suponha que A e B sejam enunciados falsos.Nesse caso, o enunciado ¬ [(¬ A∨ B)∨ (¬ B∨ A)] é verdadeiro.

    57 (CESPE-2006) Considere as seguintes proposições:p: Pedro é rico;q: Pedro é forte;r: É falso que Pedro é pobre ou forte.

    Nesse caso, a proposição r pode ser escrita na formasimbólica como r:¬ (¬ p ∨ q).

    58 (CESPE-2006) A proposição “se 1 + 3 = 5, então 2 + 2 = 4” é falsa.

    Considerando que P, Q, R e S são proposições verdadeiras, julgue ositens seguintes.

    59 (CESPE) ¬ P ∨ Q é verdadeira.

    60 (CESPE) ¬ [(¬ P ∨Q)∨(¬ R ∨ S)] é verdadeira.

    61 (CESPE) [P∧(Q∨ S) ]∧(¬ [(R∧Q)∨ (P∧S)] ) é verdadeira.

    62 (CESPE)(P ∨(¬ S))∧(Q∨ (¬ R)) é verdadeira.

    63 (CESPE) Se as proposições P e Q são ambas verdadeiras, então aproposição (¬ P) ∨ (¬ Q) também é verdadeira.64 (CESPE) Se a proposição T é verdadeira e a proposição R é falsa,então a proposição R→ (¬ T) é falsa.

    65 (CESPE) Se as proposições P e Q são verdadeiras e a proposiçãoR é falsa, então a proposição (P∧ R) → (¬ Q) é verdadeira.

    66( FUNIVERSA-2008)Os valores lógicos – verdadeiro e falso –podem constituir uma álgebra própria, conhecida como álgebrabooleana. As operações com esses valores podem ser representadasem tabelas-verdade, como exemplificado abaixo:

    A B A e Bfalso falso falsofalso verdadeiro falso

    verdadeiro falso falsoverdadeiro verdadeiro verdadeiro

    As operações podem ter diversos níveis de complexidade e tambémdiversas tabelas-verdade.Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.I- Se os valores lógicos deA, B e C na expressão ( A e B e C), são,respectivamente, falso, falso e verdadeiro, então o valor lógico dessaexpressão é falso.II- Se os valores lógicos deA, B e C na expressão ( A ou B ou C),são, respectivamente, falso, verdadeiro e falso, então o valor lógicodessa expressão é verdadeiro.III- Se os valores lógicos deA, B e C na expressão [ A e (B ou C)],são, respectivamente, falso, verdadeiro e verdadeiro, então o valorlógico dessa expressão é verdadeiro.IV- Se os valores lógicos deA, B e C na expressão [ A ou (B e C)],são, respectivamente, verdadeiro, falso e falso, então o valor lógicodessa expressão é falso

    a) Todas as afirmativas estão erradas.b) Há apenas uma afirmativa certa.c) Há apenas duas afirmativas certas.d) Há apenas três afirmativas certas.e) Todas as afirmativas estão certas.

    67 (CESPE-2008) A proposição “Tanto João não é norte-americano

    como Lucas não é brasileiro, se Alberto é francês” poderia serrepresentada por uma expressão do tipo P→ [(¬ Q)∧ (¬ R)].

    c) d)

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    4/11

    4

    68 (CESPE-2008) A proposição¬ (P∧Q) é equivalente à proposição(¬ P) ∨ (¬ Q).

    69 (CESPE-2008) A proposição [(P→Q) ∧ (Q→R)] → (P→R) é umatautologia.

    70 (CESPE-2008) Considere o quadro abaixo, que contém algumascolunas da tabela verdade da proposição P→ [Q∨R]

    Nesse caso, pode-se afirmar que a última coluna foi preenchida deforma totalmente correta.

    71 Considere o quadro abaixo, que apresenta algumas colunas databela verdade referente à proposição P∧ [Q→R].

    Nesse caso, pode-se afirmar que a última coluna foi preenchida deforma totalmente correta.

    Na tabela a seguir, são representadas duas avaliações para asproposições básicas A e B, e para a proposição composta Q, na qualocorrem apenas A e B como proposições básicas.

    Considerando as definições do texto anterior e os dados da tabelaacima, julgue os itens a seguir.72 (CESPE-2006) Para as valorações de A e B apresentadas na linha1, a proposição¬ (A→ B) é F.73 (CESPE-2006) De acordo com as valorações da linha 2, aproposição (¬ B∨ A)∧ Q é V.

    74 CESPE-2008) Considere que a proposição composta “Alice nãomora aqui ou o pecado mora ao lado” e a proposição simples “Alicemora aqui” sejam ambas verdadeiras. Nesse caso, a proposiçãosimples “O pecado mora ao lado” é verdadeira.

    75 CESPE-2008) Uma proposição da forma (¬ A)∨ (B ∨ ¬ C ) tem, nomáximo, 6 possíveis valores lógicos V ou F.

    76 (CESPE-2008)Considere que as proposições listadas abaixo sejamtodas V.I Se Clara não é policial, então João não é analista de sistemas.

    II Se Lucas não é policial, então Elias é contador.III Clara é policial.

    Supondo que cada pessoa citada tenha somente uma profissão, entãoestá correto concluir que a proposição “João é contador” é verdadeira.

    77 (CESPE-2008)A proposição “Se a vítima não estava ferida ou aarma foi encontrada, então o criminoso errou o alvo” fica corretamentesimbolizada na forma (¬ A)∨B →C.

    78 (CESPE-2008)Se P e Q são proposições quaisquer, então umaproposição da forma P→P∨Q tem somente valor lógico verdadeiro, istoé, essa proposição é uma tautologia.79 (CESPE-2008)Se as proposições A, B e C tiverem valores lógicosV, F e V, respectivamente, então a proposição¬ (A∨B) ∧C terá valorlógico F.

    Os símbolos que conectam duas proposições são denominadosconectivos. Considere a proposição definida simbolicamente por A◊ B,que é F quando A e B são ambos V ou ambos F, caso contrário é V. Oconectivo◊ é denominado “ou exclusivo” porque é V se, e somente se,A e B possuírem valorações distintas. Com base nessas informações eno texto II, julgue os itens que se seguem.80 (CESPE-2007) Considerando que A e B sejam proposições, entãoa proposição A◊ B possui os mesmos valores lógicos que a proposição¬ (A∧B)∧ (A∧B).

    81 (CESPE-2007) A proposição “João nasceu durante o dia ou Joãonasceu durante a noite” não tem valor lógico V.

    Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeirasou falsas, mas não admitem ambos os julgamentos. A esse respeito,considere que A represente a proposição simples “É dever do servidorapresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício dafunção”, e que B represente a proposição simples “É permitido aoservidor que presta atendimento ao público solicitar dos que oprocuram ajuda financeira para realizar o cumprimento de sua missão”.Considerando as proposições A e B acima, julgue os itenssubseqüentes, com respeito ao Código de Ética Profissional doServidor Público Civil do Poder Executivo Federal e às regras inerentesao raciocínio lógico.

    82 (CESPE-2008) Represente-se por ¬Aa proposição composta que éa negação da proposição A, isto é, ¬A é falso quandoA é verdadeiro e¬Aé verdadeiro quandoAé falso. Desse modo, as proposições “Se ¬Aentão ¬B” e “SeAentão B” têm valores lógicos iguais.

    83 (CESPE-2008) Sabe-se que uma proposição na forma “OuA ou B”tem valor lógico falso quandoA e B são ambos falsos; nos demaiscasos, a proposição é verdadeira. Portanto, a proposição composta “OuA ou B”, em que A e B são as proposições referidas acima, éverdadeira.

    84 (CESPE-2008) A proposição composta “Se A então B” énecessariamente verdadeira.Circuitos lógicos são estruturas que podem ser exibidas por meio dediagramas constituídos de componentes denominados portas lógicas.Um circuito lógico recebe um ou mais de um valor lógico na entrada eproduz exatamente um valor lógico na saída. Esses valores lógicos sãorepresentados por 0 ou 1. As portas lógicas OU e N (não) são definidas

    pelos diagramas abaixo.

    Nesses diagramas, A e B representam os valores lógicos de entrada eS, o valor lógico da saída. Em OU, o valor de S é 0 quando A e B sãoambos 0, caso contrário, é 1. Em N, o valor de S é 0 quando A for 1, eé 1 quando A for 0. Considere o seguinte diagrama de circuito lógico.

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    5/11

    5

    Com base nas definições apresentadas e no circuito ilustrado acima, julgue os itens subseqüentes.

    85 (CESPE-2007) Considere-se que A tenha valor lógico 1 e B tenhavalor lógico 0. Nesse caso, o valor lógico de S será 0.

    86 (CESPE-2007) A saída no ponto Q terá valor lógico 1 quando Ativer valor lógico 0 e B tiver valor lógico 1.

    87 (CESPE/TRT-2008)Considerando as definições apresentadas notexto anterior, as letras proposicionais adequadas e a proposição “NemAntônio é desembargador nem Jonas é juiz”, assinale a opçãocorrespondente à simbolização correta dessa proposição:A) (¬A)→BB)¬[A∨ (¬B)]C) ¬(A∧B)D) (¬A)∨ (¬B)E) (¬A)∧ (¬B)

    88 (CESPE/TRT-2008) Considerando todos os possíveis valoreslógicos V ou F atribuídos às proposições A e B, assinale a opçãocorrespondente à proposição composta que tem sempre valor lógico F.A) [A∧ (¬B)]∨AB) A∧ [(¬B)∨A]C) [A∧ (¬B)]∧ [(¬A)∨ B]D) (A∨ B)∨ [(¬A)∧ (¬B)]E) [A∧ (¬B)]∨ (A∧B)QUESTÃO 1689 (CESPE/TRT-2008)Assinale a opção correspondente à proposiçãocomposta que tem exatamente 2 valores lógicos F e 2 valores lógicosV, para todas as possíveis atribuições de valores lógicos V ou F paraas proposições A e B.A) [(¬A)∨ (¬B)]∧ (A∧B)B) [(¬A)∨ B]∧ [(¬B)∨ A]C) B∨ (¬A)D) ¬(A∧B)E) ¬[(¬A)∧ (¬B)]

    Uma proposição pode ter valoração verdadeira (V) ou falsa (F). Oscaracteres ¬, ∨ e ∧ que simbolizam “não”, “ou” e “e”, respectivamente,são usados para formar novas proposições. Por exemplo, se P e Q são

    proposições, então P∧Q, P∨Q e ¬P também são proposições.Considere as proposições seguir.

    A: as despesas foram previstas no orçamentoB: os gastos públicos aumentaramC: os funcionários públicos são sujeitos ao Regime Jurídico ÚnicoD: a lei é igual para todos.A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes.

    90 (CESPE-2006) A proposição “Ou os gastos públicos aumentaram ouas despesas não foram previstas no orçamento” está corretamentesimbolizada por (∨B)∨(¬A).

    91 (CESPE-2006)A∧(C∨(¬B)) simboliza corretamente a proposição “Asdespesas foram previstas no orçamento e, ou os funcionários públicossão sujeitos ao Regime Jurídico Único ou os gastos públicos nãoaumentaram.”

    92 (CESPE-2006) A proposição “Não é verdade que os funcionáriospúblicos são sujeitos ao Regime Jurídico Único nem que os gastospúblicos aumentaram” está corretamente simbolizada pela forma(¬C)∧(¬B).

    Considere as proposições simples e compostas apresentadas abaixo,denotadas por A, B e C, que podem ou não estar de acordo com oartigo 5.º da Constituição Federal.A: A prática do racismo é crime afiançável.B: A defesa do consumidor deve ser promovida pelo Estado.C: Todo cidadão estrangeiro que cometer crime político em territóriobrasileiro será extraditado. De acordo com as valorações V ou Fatribuídas corretamente às proposições A, B e C, a partir daConstituição Federal, julgue os itens a seguir.

    93 (CESPE-2008) Para a simbolização apresentada acima e seuscorrespondentes valores lógicos, a proposição B→C é V.

    94 (CESPE-2008) De acordo com a notação apresentada acima, écorreto afirmar que a proposição (¬A) V (¬C) tem valor lógico F.

    95 (FCC) De três irmãos – José, Adriano e Caio – sabe-se que ou Joséé o mais velho, ou Adriano é o mais moço. Sabe-se, também, que ouAdriano é o mais velho, ou Caio é o mais velho. Então, o mais velho e omais moço dos três irmãos são, respectivamente:a) Caio e Joséb) Caio e Adrianoc) Adriano e Caiod) Adriano e Josée) José e Adriano

    96 (ESAF) Maria tem três carros: um gol, um corsa e um fiesta. Um doscarros é branco, o outro é preto, e o outro é azul. Sabe-se que 1) ou ogol é branco, ou o fiesta é branco, 2) ou o gol é preto ou o corsa é azul,3) ou o fiesta é azul, ou o corsa é azul, 4) ou o corsa é preto, ou o fiestaé preto. Portanto as cores do gol, corsa e do fiesta sãorespectivamente:

    a)Branco, preto, azulb)Preto, azul, brancoc)Azul, branco, pretod)Preto, branco, azule)Branco, azul preto

    97 (ESAF) O reino está sendo atormentado por um terrível dragão. Omago diz ao rei: “ O dragão desaparecerá amanhã se e somente seAladim beijou a princesa ontem”. O rei, tentando compreender melhoras palavras do mago, faz as seguintes perguntas ao lógico da corte:

    I) Se a afirmação do mago é falsa e se o dragão desaparecer amanhã,posso concluir corretamente que Aladim beijou a princesa ontem?II) Se a afirmação do mago é verdadeira e se o dragão desapareceramanhã, posso concluir corretamente que Aladim beijou a princesaontem?III) Se a afirmação do mago é falsa e se Aladim não beijou a princesaontem, posso concluir corretamente que o dragão desapareceráamanhã?O lógico da corte, então diz acertadamente, que as respostaslogicamente corretas para as três perguntas são:a) não, sim, não.b) não, não, sim.c) sim, sim, sim.d) não, sim, sime) sim, não, sim.

    98 (FUNDAÇÃO UNIVERSA) Pedro namora ou trabalha; lê ou nãonamora; rema ou não trabalha. Sabendo-se que Pedro não rema, écorreto concluir que ele:(A) trabalha e namora.(B) não namora e lê.(C) não lê e trabalha.(D) não trabalha e não lê.(E) lê e namora.

    99 (ESAF-2006) Márcia não é magra ou Renata é ruiva. Beatriz ébailarina ou Renata não é ruiva. Renata não é ruiva ou Beatriz não é

    bailarina. Se Beatriz não é bailarina então Márcia é magra. Assim:a)Márcia não é Magra, Renata não é ruiva, Beatriz é bailarina.b)Márcia é Magra, Renata não é ruiva, Beatriz é bailarina.c)Márcia é Magra, Renata não é ruiva, Beatriz não é bailarina.d)Márcia não é Magra, Renata é ruiva, Beatriz é bailarina.e)Márcia não é Magra, Renata é ruiva, Beatriz não é bailarina.

    100 (ESAF/AFC-2006)Se X está contido em Y, então X está contidoem Z. Se X está contido em P, então X está contido em T. Se X nãoestá contido em Y, então X está contido em P. Ora, X não está contidoem T. Logo:a) Z está contido em T e Y está contido em X.b) X está contido em Y e X não está contido em Z.c) X está contido em Z e X não esta contido em Y.d) Y está contido em T e X está contido em Z.e) X não está contido em P e X está contido em Y.

    101 (ESAF-2006) Pedro toca piano se e somente se Vítor toca violino.Ora, Vítor toca violino, ou Pedro toca piano. Logo,

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    6/11

    6

    a) Pedro toca piano, e Vítor não toca violino.b)se Pedro toca piano, então Vítor não toca violino.c)se Pedro não toca piano, então Vítor toca violino.d)Pedro não toca piano, e Vítor toca violino.e)Pedro toca piano, e Vítor toca violino.

    102 (ESAF/AFC-2006)Ana é artista ou Carlos é compositor. Se Maurogosta de música, então Flávia não é fotógrafa. Se Flávia não é

    fotógrafa, então Carlos não é compositor. Ana não é artista e Danielanão fuma, Pode-se, então, concluir corretamente que:a)Ana não é artista e Carlos não é compositor.b)Carlos é compositor e Flávia é fotógrafa.c)Mauro gosta de música e Daniela não fumad)Ana não é artista e Mauro gosta de música.e) Mauro não gosta de música e Flávia não é fotógrafa

    103 (ESAF/ANEEL-2006)Se o anão foge do tigre, então o tigre é feroz.Se o tigre é feroz, então o rei fIca no castelo. Se o rei fica no castelo,então a rainha briga com o rei. Ora, a rainha não briga com o rei. Logo:a) o rei não fica no castelo e o anão não foge do tigre.b) o rei fica no castelo e o tigre é feroz.c)o rei não fica no castelo e o tigre é feroz.d)o tigre é feroz e o anão foge do tigre.e)o tigre não é feroz e o anão foge do tigre.

    104 (ESAF-2004)Surfo ou estudo. Fumo ou não surfo. Velejo ou nãoestudo. Ora, não velejo. Assim,a) estudo e fumob) não fumo e surfoc) não velejo e não fumo.d) estudo e não fumoe) fumo e surfo.

    105 (CESPE-2008) Considere como verdadeira a seguinte proposição(hipótese):“Joana mora em Guarapari ou Joana nasceu em Iconha.” Entãoconcluir que a proposição “Joana mora em Guarapari” é verdadeiraconstitui um raciocínio lógico correto.

    106 (CESPE-2008)Se a proposição “A cidade de Vitória não fica emuma ilha e no estado do Espírito Santo são produzidas orquídeas” for

    considerada verdadeira por hipótese, então a proposição “A cidade deVitória não fica em uma ilha” tem de ser considerada verdadeira, isto é,o raciocínio lógico formado por essas duas proposições é correto.

    107 (FUNIVERSA) Pedro namora ou trabalha; lê ou não namora; remaou não trabalha. Sabendo-se que Pedro não rema, é correto concluirque ele:(A) trabalha e namora.(B) não namora e lê.(C) não lê e trabalha.(D) não trabalha e não lê.(E) lê e namora.

    108 (ESAF) Homero não é honesto ou Júlio é justo. Homero é honestoou Júlio é justo ou Beto é bondoso. Beto é bondoso ou Júlio não é justo. Beto não é bondoso ou Homero é honesto. Logo,A) Beto é bondoso, Homero é honesto, Júlio não é justo;B) Beto não é bondoso, Homero é honesto, Júlio não é justo;C) Beto é bondoso, Homero é honesto, Júlio é justo;D) Beto não é bondoso, Homero não é honesto, Júlio não é justo;E) Beto não é bondoso, Homero é honesto, Júlio é justo.

    109) (ESAF/CGU-2008) Sou amiga de Abel ou sou amiga de Oscar.Sou amiga de Nara ou não sou amiga de Abel. Sou amiga de Clara ounão sou amiga de Oscar. Ora, não sou amiga de Clara. Assim,a) não sou amiga de Nara e sou amiga de Abel.b) não sou amiga de Clara e não sou amiga de Nara.c) sou amiga de Nara e amiga de Abel.d) sou amiga de Oscar e amiga de Nara.e) sou amiga de Oscar e não sou amiga de Clara.

    110) (ESAF) Se o jardim não é florido, então o gato mia. Se o jardim éflorido, então o passarinho não canta. Ora, o passarinho canta. Logo:A) O jardim é florido e o gato mia;B) O jardim é florido e o gato não mia;

    C) O jardim não é florido e o gato mia;D) O jardim não é florido e o gato não mia;E) Se o passarinho canta então o gato não mia

    111) (ESAF) Se Beto briga com Glória, então Glória vai ao cinema. SeGlória vai ao cinema, então Carla fica em casa. Se Carla fica em casa,então Raul briga com Carla. Ora, Raul não briga com Carla, logo:A) Carla não fica em casa e Beto não briga com GlóriaB) Carla fica em casa e Glória vai ao cinema.C) Carla não fica em casa e Glória vai ao cinema.D) Glória vai ao cinema e Beto briga com Glória.E) Glória não vai ao cinema e Beto briga com Glória.

    112) (ESAF) Se não durmo, bebo. Se estiver furioso, durmo. Se dormir,não estou furioso. Se não estou furioso, não bebo. Logo:A) Não durmo, estou furioso e não bebo.B) Durmo, estou furioso e não bebo.C) Não durmo, estou furioso e bebo.D) Durmo, não estou furioso e não bebo.E) Não durmo, não estou furioso e bebo.

    113) (ESAF) Há três suspeitos de um crime: o cozinheiro, a governantae o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por umou por mais de um deles, já que podem ter agido individualmente ounão. Sabe-se, ainda, que:I. Se o cozinheiro é inocente, então a governanta é culpada;II. Ou o mordomo é culpado ou a governanta é culpada, mas não osdois;III. O mordomo não é inocente.Logo:A) A governanta e o mordomo são os culpados.B) Cozinheiro e o mordomo são os culpados.C) Somente a governanta é culpada.D) Somente o cozinheiro é inocente.E) Somente o mordomo é culpado.

    114) (ESAF) José quer ir ao cinema assistir ao filme "Fogo contrafogo", mas não tem certeza se o mesmo está sendo exibido. Seusamigos, Maria, Luís, e Júlio têm opiniões discordantes sobre se o filmeestá em cartaz ou não. Se Maria estiver certa, então Júlio estáenganado. Se Júlio estiver enganado, então Luís está enganado. SeLuís estiver enganado então o filme não está sendo exibido. Ora. Ou o

    filme "Fogo contra fogo" está sendo exibido, ou José não irá ao cinema.Verificou-se que Maria está certa. Logo:A) Filme "fogo contra fogo" está sendo exibido.B) Luís e Júlio não estão enganados.C) Júlio está enganado, mas não Luís.D) Luís está enganado, mas não Júlio.E) José não irá ao cinema.

    115 (ESAF/AFC) Ou lógica é fácil, ou Arthur não gosta de Lógica. Poroutro lado, se Geografia não é difícil, então Lógica é difícil. Daí segue-se que, se Arthur gosta de Lógica, então:A) Se Geografia é difícil, então Lógica é difícil.B) Lógica é fácil e Geografia é difícil.C) Lógica é fácil e Geografia é fácil.D) Lógica é difícil e Geografia é difícil.E) Lógica é difícil ou Geografia é fácil.

    116 (ESAF) Ou Celso compra um carro, ou Ana vai à África, ou Rui vaia Roma. Se Ana vai à África, então Luís compra um livro. Se Luíscompra um livro, então Rui vai a Roma. Ora Rui não vaia Roma, logo:A) Celso compra um carro e Ana não vai à África;B) Celso não compra um carro e Luís não compra o livro;C) Ana não vai à África e Luís compra um livro;D) Ana vai à África ou Luís compra um livro;E) Ana vai à África e Rui não vai a Roma.

    117 (ESAF) Se Nestor disse a verdade, Júlia e Raul mentiram. Se Raulmentiu, Lauro falou a verdade. Se Lauro falou a verdade, há um leãoferoz nesta sala. Ora, não há um leão feroz nesta sala. Logo:A) Nestor e Júlia disseram a verdade.B) Nestor e Lauro mentiram.C) Raul e Lauro mentiram.D) Raul mentiu ou Lauro disse a verdade.

    E) Raul e Júlia mentiram.

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    7/11

    7

    118 (ESAF) Se Carlos é mais velho do que Pedro, então Maria e Júliatêm a mesma idade. Se Maria e Júlia têm a mesma idade, então João émais moço do que Pedro. Se João é mais moço do que Pedro, entãoCarlos é mais velho do que Maria. Ora, Carlos não é mais velho do queMaria. Então:A) Carlos não é mais velho do que Júlia, e João é mais moço do quePedro;B) Carlos é mais velho do que Pedro, e Maria e Júlia têm a mesmaidade;C) Carlos e João são mais moços do que Pedro;D) Carlos é mais velho do que Pedro e João é mais moço do quePedra;E) Carlos não é mais velho do que Pedro, e Maria e Júlia não têm amesma idade.

    119 (ESAF) Quando não vejo Carlos, não passeio ou fico deprimida.Quando chove, não passeio e fico deprimida. Quando não faz calor epasseio, não vejo Carlos. Quando não chove e estou deprimida, nãopasseio. Hoje eu passeio. Portanto, hoje:A) vejo Carlos, e não estou deprimida, e chove, e faz calor;B) não vejo Carlos, e estou deprimida, e chove, e faz calor;C) vejo Carlos, e não estou deprimida, e não chove, e faz calor-;D) não vejo Carlos, e estou deprimida, e não chove, e não faz calor;E) vejo Carlos, e estou deprimida, e não chove, e faz calor.

    120 (CESPE/TRT-2008) Tendo em vista as informações do texto I,considere que sejam verdadeiras as proposições: (I) Todos advogadosingressam no tribunal por concurso público; (II) José ingressou notribunal por concurso público; e (III) João não é advogado ou João nãoingressou no tribunal por concurso público. Nesse caso, também éverdadeira a proposiçãoA) José é advogado.B) João não é advogado.C) Se José não ingressou no tribunal por concurso público, então Joséé advogado.D) João não ingressou no tribunal por concurso público.E) José ingressou no tribunal por concurso público e João é advogado.

    121 (CESPE/TRT-2008) Considere que são V as seguintesproposições:- “Se Joaquim é desembargador ou Joaquim é ministro, entãoJoaquim é bacharel em direito”;

    - “Joaquim é ministro”.Nessa situação, conclui-se que também é V a proposiçãoA) Joaquim é bacharel em direito.B) Joaquim não é desembargador.C) Joaquim não é desembargador, mas é ministro.D) Se Joaquim é bacharel em direito então Joaquim édesembargador.E) Se Joaquim não é desembargador nem ministro, entãoJoaquim não é bacharel em direito.QUESTÃO 22122 (CESPE/TRT-2008) Considere que todas as proposições listadasabaixo são V.I Existe uma mulher desembargadora ou existe uma mulher juíza.II Se existe uma mulher juíza então existe uma mulher que estabelecepunições ou existe uma mulher que revoga prisões.III Não existe uma mulher que estabelece punições.

    IV Não existe uma mulher que revoga prisões.Nessa situação, é correto afirmar que, por conseqüência da veracidadedas proposições acima, é também V a proposição A) Existe umamulher juíza mas não existe uma mulher que estabelece punições.B) Existe uma mulher que estabelece punições mas não revogaprisões.C) Existe uma mulher que não é desembargadora.D) Se não existe uma mulher que estabelece punições então existeuma mulher que revoga prisões.E) Não existe uma mulher juíza.

    123 ( ESAF/CGU-2008) Três meninos, Pedro, Iago e Arnaldo, estãofazendo um curso de informática. A professora sabe que os meninosque estudam são aprovados e os que não estudam não são aprovados.Sabendo-se que: se Pedro estuda, então Iago estuda; se Pedro nãoestuda, então Iago ou Arnaldo estudam; se Arnaldo não estuda, entãoIago não estuda; se Arnaldo estuda então Pedro estuda. Com essasinformações pode-se, com certeza, afi rmar que:a) Pedro, Iago e Arnaldo são aprovados.

    b) Pedro, Iago e Arnaldo não são aprovados.c) Pedro é aprovado, mas Iago e Arnaldo são reprovados.d) Pedro e Iago são reprovados, mas Arnaldo é aprovado.e) Pedro e Arnaldo são aprovados, mas Iago é reprovado.

    124 (CESPE) Existem exatamente 8 combinações de valorações dasproposições simples A, B e C para as quais a proposição composta(A∨B)∨ (¬C) pode ser avaliada, assumindo valoração V ou F.125 (CESPE) Toda proposição da forma (P→Q)v(¬Q→¬P) é umatautologia, isto é, tem somente a valoração V.

    126 (CESPE) Se P→Q é F, então ¬P∨Q é V.

    127 (CESPE) Existem, no máximo, duas combinações de valoraçãodas proposições P e Q para as quais a proposição ¬P∨¬Q assumevaloração V.

    128 (ESAF/ANEEL-2006) Se o anão foge do tigre, então o tigre é feroz.Se o tigre é feroz, então o rei fIca no castelo. Se o rei fica no castelo,então a rainha briga com o rei. Ora, a rainha não briga com o rei. Logo:

    a) o rei não fica no castelo e o anão não foge do tigre.b) o rei fica no castelo e o tigre é feroz.a) o rei não fica no castelo e o tigre é feroz.b) o tigre é feroz e o anão foge do tigre.c) o tigre não é feroz e o anão foge do tigre.

    129 (ESAF-2007)Maria é magra ou Bernardo é barrigudo. Se Lúcia élinda, então César não é careca. Se Bernardo é barrigudo, então Césaré careca. Ora, Lúcia é linda. Logo:a) Maria é magra e Bernardo não é barrigudo.b) Bernardo é barrigudo ou César é careca.c) César é careca e Maria é magra.d) Maria não é magra e Bernardo é barrigudo.e) Lúcia é linda e César é careca.

    Uma seqüência de três proposições — I, II e III —, em que as duasprimeiras — I e II — são hipóteses e verdadeiras, e a terceira — III — éverdadeira por conseqüência das duas hipóteses serem verdadeiras,constitui um raciocínio lógico correto. De acordo com essasinformações e considerando o texto, julgue os itens que se seguemacerca de raciocínio lógico.

    130 (CESPE) Considere a seguinte seqüência de proposições:I Ou Penha não é linda ou Penha vencerá o concurso.II Penha não vencerá o concurso.III Penha não é linda.Nessa situação, a seqüência de proposições constitui um raciocíniológico correto.

    131 (CESPE) Considere a seguinte seqüência de proposições:I Ou Josélia é ótima estagiária ou Josélia tem salário baixo.II Josélia é ótima estagiária.III Josélia tem salário baixo.Nessa situação, essa seqüência constitui um raciocínio lógico correto.

    132 (CESPE-2005) A proposição “Se meu cliente fosse culpado,então a arma do crime estaria no carro. Portanto, se a arma docrime não estava no carro, então meu cliente não é culpado .” éuma tautologia.

    133 (CESPE-2005) A proposição “Se meu cliente fosse culpado,então a arma do crime estaria no carro. Portanto, ou meu clientenão é culpado ou a arma do crime estaria no carro .” não é umatautologia.

    134 (CESPE-2008)Considere que A seja a proposição “As palavrastêm vida” e B seja a proposição “Vestem-se de significados”, e quesejam consideradas verdadeiras. Nesse caso, a proposição A∧(¬B) é F.

    135 (CESPE-2008)Toda proposição simbolizada na forma A→B temos mesmos valores lógicos que a proposição B→A.

    136 (CESPE-2007) A proposição simbólica (P∧Q)∨R possui, nomáximo, 4 avaliações V.

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    8/11

    8

    137 (CESPE-2008)Independentemente da valoração V ou F atribuídaàs proposições A e B, é correto concluir que a proposição ¬(A∨B)∨ (A∨ B) é sempre V

    138 (CESPE-2008)Se a proposição A for F e a proposição (¬A)∨B forV, então, obrigatoriamente, a proposição B é V.

    139 (CESPE/STJ-2008) Considere que A e B sejam as seguintesproposições.A: Júlia gosta de peixe.B: Júlia não gosta de carne vermelha.Nesse caso, a proposição “Júlia não gosta de peixe, mas gosta decarne vermelha” está corretamente simbolizada por ¬(A∧ B).

    140 (CESPE/STJ-2008) Considerando-se que as proposições A, B e Ctenham valorações V, F e V, respectivamente, e considerando-setambém as proposições P e Q, representadas, respectivamente, por A∧ (B∨ C) e [¬(A∧B)]∨ (¬C), é correto afirmar que P e Q têm a mesmavaloração.

    141 (CESPE/STJ-2008) A proposição “Se 9 for par e 10 for ímpar,então 10 < 9” é uma proposição valorada como F.

    142 (CESPE/STJ-2008) Considerando-se as possíveis valorações Vou F das proposições A e B e completando-se as colunas da tabela

    abaixo, se necessário, é correto afirmar que a última coluna dessatabela corresponde à tabela-verdade da proposição [A∨ (¬B)]→ [¬(A∨ B)].

    143 (CESPE)As proposições¬ (A∧ B) e (¬ A∧¬B) são equivalentes

    Na tabela a seguir, são representadas duas avaliações para asproposições básicas A e B, e para a proposição composta Q, na qualocorrem apenas A e B como proposições básicas.

    Considerando as definições do texto anterior e os dados da tabelaacima, julgue os itens a seguir.

    144 (CESPE) Se a proposição Q é V somente nas situaçõesapresentadas nas duas linhas da tabela, então a proposição (A∧ ¬ B)∨ (¬ A∧ ¬ B) é equivalente à proposição Q.

    145 ( ESAF/CGU-2008) Um renomado economista afirma que “A

    inflação não baixa ou a taxa de juros aumenta”. Do ponto de vistalógico, a afirmação do renomado economista equivale a dizer que:a) se a inflação baixa, então a taxa de juros não aumenta.b) se a taxa de juros aumenta, então a infl ação baixa.c) se a inflação não baixa, então a taxa de juros aumenta.d) se a inflação baixa, então a taxa de juros aumenta.e) se a inflação não baixa, então a taxa de juros não aumenta.

    146 (ESAF/TÉCNICO-2006) Uma sentença logicamente equivalente a “Se Ana é bela, então Carina é feia” é:a) Se Ana não é bela, então Carina não é feia.b) Ana é bela ou Carina não é feia.c) Se Carina é feia, Ana é bela.d) Ana é bela ou Carina é feia.e) Se Carina não é feia, então Ana não é bela

    147 ( INEP-2007) Admita verdadeira a declaração: “se A é C, então Bnão é C”. Conclui-se corretamente que(A) se B é C, então A não é C.

    (B) se B é C, então A é C.(C) se B não é C, então A não é C.(D) se B não é C, então A é C.(E) se A não é C, então B é C.

    148 (ESAF/MPOG/2001)Dizer que “André é artista ou Bernardo não éengenheiro” é logicamente equivalente a dizer que:a) André é artista se e somente se Bernardo não é engenheiro.b) Se André é artista, então Bernardo não é engenheiro.c) Se André não é artista, então Bernardo é engenheirod) Se Bernardo é engenheiro, então André é artista.e) André não é artista e Bernardo é engenheiro

    Proposições das formas A →→→→ B, ¬¬¬¬ A ∨∨∨∨ B e ¬¬¬¬ B →→→→ ¬¬¬¬ A são sempreequivalentes. A partir dessa informação e das definições incluídas notexto, julgue os itens a seguir.

    149 (CESPE-2006) As proposições “Se Hélio é conselheiro doTCE/AC, então Hélio é formado em Contabilidade” e “Hélio não éconselheiro do TCE/AC ou Hélio é formado em Contabilidade” sãoequivalentes.

    150 (CESPE-2006) Considere a seguinte proposição: “Se Antônioresolver corretamente esta prova, então ele passará no concurso”.Nessa situação, é correto concluir que “Se Antônio não resolvercorretamente esta prova, então ele não passará no concurso”.

    151 (CESPE-2006)Considere a seguinte proposição: “Alice não foi aocinema ou Bernardo foi jogar futebol”. Dessa proposição, é corretoconcluir que “Se Bernardo não foi jogar futebol, então Alice não foi aocinema”.

    152 (CESPE-2008) As proposições A→B e (¬ B) → (¬ A) têm a mesmatabela verdade.

    153 (ESAF)Dizer que "Pedro não é pedreiro ou Paulo é paulista" é, doponto de vista lógico, o mesmo que dizer que:a) se Pedro é pedreiro, então Paulo é paulista.b) se Paulo é paulista, então Pedro é pedreiro.c) se Pedro não é pedreiro, então Paulo é paulista.d) se Pedro é pedreiro, então Paulo não é paulista.e) se Pedro não é pedreiro, então Paulo não é paulista.

    A noção de conjunto fornece uma interpretação concreta para algumasidéias de natureza lógica que são fundamentais para a Matemática e odesenvolvimento do raciocínio. Por exemplo, a implicação lógicadenotada por p → q pode ser interpretada como uma inclusão entreconjuntos, ou seja, como P⊂ Q, em que P é o conjunto cujos objetoscumprem a condição p, e Q é o conjunto cujos objetos cumprem acondição q. Com o auxílio do texto acima, julgue se a proposiçãoapresentada em cada item a seguir é equivalente à sentença abaixo.

    154 (CESPE/SENADO-2002) Se um indivíduo não pode ter acesso àsprovas do concurso do Senado Federal, então ele não está inscritonesse concurso.

    155 (CESPE/SENADO-2002) O conjunto de indivíduos que não podemter acesso às provas do concurso do Senado Federal e que estãoinscritos nesse concurso é vazio.

    156 (CESPE/SENADO-2002) Se um indivíduo pode ter acesso àsprovas do concurso do Senado Federal, então ele está inscrito nesseconcurso.

    157 (CESPE/SENADO-2002) conjunto de indivíduos que podem teracesso às provas do concurso do Senado Federal é igual ao conjuntode indivíduos que estão inscritos nesse concurso.

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    9/11

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    10/11

    10

    177 (CESPE-2008) A proposição P: “Ser honesto é condiçãonecessária para um cidadão ser admitido no serviço público” écorretamente simbolizada na forma A→ B, em que A representa “serhonesto” e B representa “para um cidadão ser admitido noserviço público”.

    178 (CESPE-2008) Uma expressão da forma ¬ (A∧¬B) é umaproposição que tem exatamente as mesmas valorações V ou F daproposição A→B. 15

    179 ( ESAF/CGU-2008) Maria foi informada por João que Ana é primade Beatriz e Carina é prima de Denise. Como Maria sabe que Joãosempre mente, Maria tem certeza que a afirmação é falsa. Dessemodo, e do ponto de vista lógico, Maria pode concluir que é verdadeque:a) Ana é prima de Beatriz ou Carina não é prima de Denise.b) Ana não é prima de Beatriz e Carina não é prima de Denise.c) Ana não é prima de Beatriz ou Carina não é prima de Denise.d) se Ana não é prima de Beatriz, então Carina é prima de Denise.e) se Ana não é prima de Beatriz, então Carina não é prima de Denise

    180 (CESPE-2008) A proposição ¬(P^Q) é equivalente à proposição(¬P)V(¬Q).

    181 (CESPE/TRT-2008) Com base nas informações do texto I, é

    correto afirmar que, para todos os possíveis valores lógicos, V ou F,que podem ser atribuídos a P e a Q, uma proposição simbolizada por¬[P→ (¬Q)] possui os mesmos valores lógicos que a proposiçãosimbolizada porA) (¬P) V Q.B) (¬Q)→P.C) ¬[(¬P)∧ (¬Q)].D) ¬[¬(P→Q)].E) P∧Q.QUESTÃO 20182 (CESPE/TRT-2008) Proposições compostas são denominadasequivalentes quando possuem os mesmos valores lógicos V ou F, paratodas as possíveis valorações V ou F atribuídas às proposições simplesque as compõem. Assinale a opção correspondente à proposiçãoequivalente a “¬[[A∧ (¬B)]→C]”.A) [(¬A)∧B]→ (¬C)B) A∧ (¬B)∧ (¬C)C) (¬A) V (¬B) V CD) C→ [A∧ (¬B)]E ) (¬A) V B V CQUESTÃO 21 183 ( ESAF) A negação da afirmação condicional “ se estiverchovendo, eu levo o guarda-chuva” é:a) se não estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva.b) não está chovendo e eu levo o guarda-chuva.c) não está chovendo e eu não levo o guarda-chuvad) se estiver chovendo, eu não levo o guarda-chuva.e) está chovendo e eu não levo o guarda-chuva.

    184 (GEFAZ) A afirmação “Não é verdade que, se Pedro está emRoma, então Paulo está em Paris” é logicamente equivalente aafirmação:

    a) É verdade que “Pedro está em Roma e Paulo não está em Paris”.b) Não é verdade que “Pedro está em Roma ou Paulo está não estáem Paris”.c) Não e verdade que “Pedro não está em Roma ou Paulo não está

    em Paris”d) Não é verdade que “Pedro não está em Roma ou Paulo está em

    Paris”.185 (ANPAD/02) Considere a seguinte sentença: “Não é verdade que,

    se os impostos baixarem, então haverá mais oferta de emprego”.Pode-se concluir que:

    a) Haverá mais oferta de emprego se os impostos baixarem.b) Se os impostos baixarem, não haverá mais oferta de emprego.c) Os impostos baixam e não haverá mais oferta de emprego.d) Os impostos baixam e haverá mais oferta de emprego.e) Se os impostos não baixarem, não haverá mais oferta de emprego.

    186 (ANPAD/02) A negação da proposição “A seleção brasileiraclassificou-se para a copa do mundo, mas não jogou bem” é:

    a) A seleção brasileira não se classificou para a copa do mundo e não jogou bem.

    b) A seleção brasileira classificou-se para a copa do mundo ou não jogou bem.

    c) A seleção brasileira não se classificou para a copa do mundo, mas jogou bem.

    d) A seleção brasileira não se classificou para a copa do mundo ou jogou bem.

    e) A seleção brasileira classificou-se para a copa do mundo e não jogou bem.

    187 (ESAF/AFC-2002) Dizer que não é verdade que Pedro é pobre eAlberto é alto, é logicamente equivalente a dizer que é verdade que:

    a) Pedro não é pobre ou Alberto não é alto.b) Pedro não é pobre e Alberto não é alto.c) Pedro é pobre ou Alberto não é alto.d) se Pedro não é pobre, então Alberto é alto.e) se Pedro não é pobre, então Alberto não éalto.

    188 (M. AGR) A negação da afirmativa “Me caso ou compro sorvete” é:a) Me caso e não compro sorvete.b) Não me caso ou não compro sorvete.c) Não me caso e não compro sorvete.d) Não me caso ou compro sorvete.e) Se me casar, então não compro sorvete.

    189 (ESAF/ANEEL-2006) A negação da afirmação condicional “se Anaviajar, Paulo vai viajar” é:a) Ana não está viajando e Paulo vai viajar.b) se Ana não viajar, Paulo vai viajar.c) Ana está viajando e Paulo não vai viajar.d) Ana não está viajando e Paulo não vai viajar.e) se Ana estiver viajando, Paulo não vai viajar.

    190) A negação de “O gato mia e o rato chia”é:a) O gato não mia e o rato não chia.b) O gato mia ou o rato chia.c) O gato não mia ou o rato não chia.d) O gato e o rato não miam nem chiam.

    e) O gato chia e o rato mia.191) A negação de “Hoje é segunda feira e amanhã não choverá” é:a) Hoje não e segunda feira e amanhã choverá.b) Hoje não é segunda feira ou amanhã choverá.c) Hoje não é segunda feira, então amanhã choverá.d) Hoje não é segunda feira nem amanhã choverá.e) Hoje é segunda feira ou amanhã não choverá.

    192 (CESPE-2008) A negação da proposição A→B possui os mesmosvalores lógicos que a proposição A∧ (¬B).

    193 (ESAF/AFC-2008) As seguintes afirmações, todas elasverdadeiras, foram feitas sobre a ordem dos valores assumidos pelasvariáveis X, Y, Z, W e Q: i) X < Y e X > Z; ii) X < W e W < Y se esomente se Y > Z; iii) Q≠ W se e somente se Y = X.Logo:a) Y > W e Y = Xb) Q < Y e Q > Zc) X = Qd) W < Y e W = Ze) Y = Q e Y > W

    194 (ESAF/AFC-2008) Ao resolver um problema de matemática, Anachegou à conclusão de que: x = a e x = p, ou x = e. Contudo, sentindo-se insegura para concluir em definitivo a resposta do problema, Anatelefona para Beatriz, que lhe dá a seguinte informação: x≠ e. Assim,Ana corretamente conclui que:a) x ≠ a ou x ≠ e b) x = a e x = pc) x = a ou x = pd) x = a e x≠ pe) x ≠ a e x ≠ p

  • 8/16/2019 Raciocínio Lógico - 200 Questões

    11/11

    11

    195) (ESAF) No último domingo, Dorneles não saiu para ir à missa.Ora, sabe-se que sempre que Denise dança, o grupo de Denise éaplaudido de pé. Sabe-se, também, que, aos domingos, ou Paula vaiao parque ou vai pescar na praia. Sempre que Paula vai pescar napraia, Dorneles sai para ir à missa, e sempre que Paula vai ao parque,Denise dança. Então, no último domingo,

    a) Paula não foi ao parque e o grupo de Denise foi aplaudido de pé.b) o grupo de Denise não foi aplaudido de pé e Paula não foi pescar napraia.c) Denise não dançou e o grupo de Denise foi aplaudido de pé.d) Denise dançou e seu grupo foi aplaudido de pé.e) Paula não foi ao parque e o grupo de Denise não foi aplaudido depé.

    196) (ESAF) Cícero quer ir ao circo, mas não tem certeza se o circoainda está na cidade. Suas amigas, Cecília, Célia e Cleusa, têmopiniões discordantes sobre se o circo está na cidade. Se Cecíliaestiver certa, então Cleusa está enganada. Se Cleusa estiverenganada, então Célia está enganada. Se Célia estiver enganada,então o circo não está na cidade. Ora, ou o circo está na cidade, ouCícero não irá ao circo. Verificou-se que Cecília está certa. Logo,

    a) o circo está na cidade.b) Célia e Cleusa não estão enganadas.c) Cleusa está enganada, mas não Célia.d) Célia está enganada, mas não Cleusa.e) Cícero não irá ao circo.

    197) (ESAF/GESTOR-2005) Considere a afirmação P:P: “A ou B”onde A e B, por sua vez, são as seguintes afirmações:A: “Carlos é dentista”B: “Se Enio é economista, então Juca é arquiteto”Ora, sabe-se que a afirmação P é falsa. Logo:

    a) Carlos não é dentista; Enio não é economista; Juca não é arquiteto.b) Carlos não é dentista; Enio é economista; Juca não é arquiteto.c) Carlos não é dentista; Enio é economista; Juca é arquiteto.d) Carlos é dentista; Enio não é economista; Juca não é arquiteto.e) Carlos é dentista; Enio é economista; Juca não é arquiteto.

    198) (ESAF/APO-2008) Dois colegas estão tentando resolver umproblema de matemática. Pedro afirma para Paulo que X = B e Y = D.Como Paulo sabe que Pedro sempre mente, então, do ponto de vistalógico, Paulo pode afirmar corretamente que:

    a) X≠ B e Y≠ Db) X = B ou Y≠ D c) X≠ B ou Y≠ D d) se X≠ B, então Y≠ D e) se X ≠ B, então Y = D

    199) (ESAF/APO-2008) Se X > Y, então Z > Y; se X < Y, então Z > You W > Y; se W < Y, então Z < Y; se W > Y, então X > Y. Com essasinformações pode-se, com certeza, afirmar que:

    a) X > Y; Z > Y; W > Yb) X < Y; Z < Y; W < Yc) X > Y; Z < Y; W < Yd) X < Y; W < Y; Z > Ye) X > Y; W < Y; Z > Y

    GabaritoQuestões de concurso público

    01 E 53 E 105 E 157 E02 E 54 C 106 C 158 C03 C 55 E 107 E 159 A04 E 56 E 108 C 160 E05 E 57 C 109 C 161 E06 E 58 E 110 C 162 C07 C 59 C 111 A 163 C08 E 60 E 112 D 164 E09 E 61 E 113 B 165 E10 C 62 C 114 E 166 C11 E 63 E 115 B 167 C

    12 E 64 E 116 A 168 E13 E 65 C 117 B 169 C14 C 66 C 118 E 170 C15 E 67 C 119 C 171 E16 E 68 C 120 C 172 E17 C 69 C 121 A 173 C18 C 70 E 122 E 174 D19 C 71 E 123 A 175 E20 E 72 C 124 C 176 C21 C 73 E 125 E 177 E22 E 74 C 126 E 178 C23 C 75 E 127 E 179 C24 C 76 E 128 A 180 C25 E 77 C 129 A 181 E26 E 78 C 130 C 182 B27 C 79 C 131 E 183 E28 C 80 E 132 C 184 A/D29 C 81 E 133 E 185 D30 E 82 E 134 C 186 D31 E 83 C 135 E 187 A32 C 84 E 136 E 188 C33 E 85 E 137 C 189 C34 C 86 C 138 E 190 C35 C 87 E 139 E 191 B

    36 C 88 C 140 C 192 C37 E 89 B 141 E 193 B38 C 90 E 142 C 194 B39 E 91 C 143 E 195 D40 E 92 C 144 E 196 E41 E 93 E 145 D 197 B42 E 94 E 146 E 198 C43 C 95 B 147 A 199 A44 C 96 E 148 D45 C 97 D 149 C46 C 98 E 150 E47 C 99 A 151 C48 E 100 E 152 C49 C 101 E 153 A50 C 102 B 154 C51 C 103 A 155 C52 E 104 E 156 E