Racismo adm

8
RACISMO SENAI – ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Transcript of Racismo adm

Page 1: Racismo   adm

RACISMO

SENAI – ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Page 2: Racismo   adm

MÓDULO: DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.PROFESSOR: ISAAC COSTA

ALUNAS: ANA LÍVIA GEISE LIRA LETÍCIA MAIA NAYLA CATHARINE PAULA ALVARENGA

Page 3: Racismo   adm

Origem: Não existe unanimidade entre os

estudiosos sobre a origem do racismo;

A partir do século 18, esses filósofos iniciaram a obra de classificação científica da diversidade humana em raças distintas;

Com bases no racismo da antiguidade clássica, entre os gregos e romanos

Esses grupos são hierarquizados com bases nessas diferenças em raças superiores e inferiores, numa pirâmide encabeçado pelo grupo branco, tendo os negros na base inferior e os chamados amarelos na parte intermediária.

Page 4: Racismo   adm

RACISMO NAS ESCOLAS:

 De acordo com o Brasil em seu estudo intitulado educação anti-racista verificou-se que diversos professores não compreendem em quais momentos ocorrem atitudes e práticas discriminatórias e preconceituosas que impedem a realização de uma educação anti-discriminatória. No entanto, um olhar um pouco mais crítico e preocupado com as relações estabelecidas na escola flagra situações que constatam a existência de um tratamento diferenciado que hierarquiza o pertencimento racial entre os alunos. Essa diferenciação de tratamento, uma atitude anti-educativa, concorre para a disseminação, a reprodução e a permanência do racismo nas escolas e na sociedade.

Page 5: Racismo   adm

RACISMO NO AMBIENTE DE TRABALHO:

Até meados dos anos 40, o mercado de trabalho era estruturado de cima para baixo, privilegiava os indivíduos brancos e dificultava o acesso de outros grupos raciais. Foi justamente por essa ideologia racial que nasceu o preconceito quanto ao ingresso do negro no mercado de trabalho. Nesse sentido, uma das características marcantes do mercado de trabalho brasileiro até hoje é a desigualdade de oportunidades entre os grupos raciais. 

Page 6: Racismo   adm

COTAS EM CONCURSOS E VESTIBULARES:

As ações afirmativas ou sistema de cotas é certamente o assunto mais polêmico quando se trata do ingresso ao ensino superior e concursos públicos no Brasil. No começo do século, eram poucas as universidades públicas que reservavam vagas para candidatos negros ou de baixa renda, destaque para a Universidade de Brasília (UnB). Com o passar dos anos, mais e mais instituições públicas passaram a adotar o sistema, até que praticamente todas passaram a usar. A medida que seria provisória se tornou definitiva, já que as universidades perceberam a letargia dos governos federais, estaduais e municipais em melhorar o ensino nas escolas públicas.

Page 7: Racismo   adm

GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA:

A morte sistemática de jovens negros no Brasil é uma realidade que estampam capas de noticiários dentro e fora do país. O movimento negro, além de enterrar os corpos, daqueles que não desaparecem misteriosamente, vem diariamente denunciando o assombroso aumento do número de homicídios da nossa juventude. Alguns grupos definem este cenário de morte como sendo de extermínio da juventude negra, outros defendem a existência de genocídio.

Page 8: Racismo   adm

FIM

OBRIGADA PELA ATENÇÃO!