Reaçao Popular nº188

8
O jornal que fala a sua língua 4 de novembro de 2011 - Ano 3 - Edição 188 R$ 0,20 RP Reação Popular PÁGs. 5 a 8 Novo Anilinas esse é o seu parque Nossa Senhora da Lapa vira patrimônio Em abril mais novidades no Parque Chico Anysio no Danado de Bom PÁG. 2 PÁG. 6 PÁG. 3 Terceira idade conta histórias para crianças PÁG. 2

description

Jornal Reação Popular

Transcript of Reaçao Popular nº188

Page 1: Reaçao Popular nº188

O jornal que fala a sua língua4 de novembro de 2011 - Ano 3 - Edição 188 R$ 0,20

RPReação Popular

Págs. 5 a 8

Novo Anilinasesse é o seu parque

Nossa Senhora da Lapa vira patrimônio

Em abril mais novidadesno Parque

Chico Anysio no Danado de Bom

Pág. 2

Pág. 6

Pág. 3

Terceira idade conta histórias para crianças

Pág. 2

Page 2: Reaçao Popular nº188

O Reação Popular é uma publi-cação semanal da 2L Fábrica de Idéias Comunicação Social Ltda. CNPJ - 09.212.963/0001-02Circula em toda a Região Metropoli-tana da Baixada Santista.Endereço: Rua 13 de Maio, 429, sala 21, Vila Nova, Cubatão. CEP: 11525-040Telefones: (13) 3324-0313/ 3372-7348E-mail: [email protected]

Editora: Luciana Lane Valiengo - MTb 30.758/SPDepartamento Comercial: Paulo Ricardo Hourneaux de MendonçaColaboração: Elisangela BezerraProjeto gráfico: FebertiDiagramação e tratamento deimagens: Paulo Roberto - MTb 35751 Todos os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamen-te, a opinião do jornal.

Expediente

4 de novembro de 2011 - Ano 3 - Edição 188Serviço2

Vagas disponíveis no PAT em 3/11

Açougueiro ................................................02

Armador .....................................................03

Aux. Enfermagem .....................................01

Borracheiro ...............................................01

Calceteiro ..................................................05

Carpinteiro.................................................05

Carpinteiro – PNE (*) ................................02

Eletricista FC e Montador ........................10

Eletricista Montador - PNE (*) ................01

Enfermeiro .................................................01

Engenheiro Seg. Trabalho ........................01

Funileiro .....................................................01

Instrumentista Tubista .............................02

Maçariqueiro .............................................02

Mecânico de Maq. Pesadas .....................02

Médico do Trabalho ..................................01

Motorista Caminhão .................................03

Motorista Carreteiro .................................05

Motorista Van e Ambulância ...................01

Oper. Máquina Dobr. ferro ........................01

Operador Tancagem .................................01

Soldador PNE (*) .......................................01

Supervisor de Montagem e Solda Naval .01

Supervisor Manutenção Mecânica .........01

Função Vagas Função Vagas Função Vagas

CONVERSE COM A PRESIDENTAPor Dilma Vana Roussef f

Carine Bastos de Andrade, 54 anos, aposentada de Maringá (PR) - Minha pergunta é sobre a dengue, uma doença que me preocupa porque já sofri com ela. O governo está preocupado com isso?

Presidenta Dilma: O combate à den-gue é uma preocupação constante do meu governo e nossa ação para isso é permanente, Carine. O clima tropical na maior parte do Brasil favorece a pro-liferação do mosquito Aedes Aegypti.

Por isso, realizamos sempre, de forma intensa, o controle dos focos pelas equi-pes de vigilância sanitária. Em 2011 já houve redução de 40% no número de casos graves da doença, comparando com o mesmo período do ano passa-do. Mas é preciso atuar o tempo todo e essa é uma batalha que só podemos vencer com o comprometimento de prefeituras, estados, governo federal e cada cidadão. No próximo verão, época em que o mosquito mais se reproduz, vamos ampliar em até 20% os recursos

destinados aos municípios que se com-prometam a aperfeiçoar as medidas de prevenção e controle da doença. Em seu estado, o Paraná, 72 municípios rece-berão esse apoio financeiro. A popula-ção deve contribuir, monitorando suas casas e locais de trabalho, para evitar o acúmulo de água parada em locais pro-pícios à reprodução do mosquito, como vasos, latas, garrafas, baldes e caixas d’água destampadas, por exemplo. Por isso, Carine, é muito importante que as pessoas estejam atentas como você.

Perguntas para a seção “Converse com a Presidenta” podem ser enviados para o e-mail [email protected] com nome completo, idade, profissão, bairro e cidade. Serão enviadas para a assessoria da presidenta os e-mails encaminhados até a próxima segunda-feira (19/9).

São Paulo, Cubatão ou Parintins? Cubatão está parecendo o Festival de Parintins, envolta numa

disputa acirrada entre os bois Caprichoso e Garantido; um, azul, outro, vermelho. Raul Christiano, do PSDB, caprichoso com é “garante” que as escolas de Cubatão estão sendo pintadas com uma faixa vermelha em alusão à cor do PT. Porém, se esquece de “alertar” que as escolas estaduais estão sendo pintadas de azul, no mesmo tom exato da cor dos tucanos, que governam o Estado. Tá todo mundo doido.

Só tem ‘trezão’ Parece que o desespero bateu forte. A coisa tá tão maluca, que

parece que todo mundo ficou “treze”. Chegaram a dizer que o Chorão, do Charlye Brown Jr, fez seu show vestindo uma camisa onde estava estampado: “Família 013” (termo pelo qual o grupo se denomina praticamente desde que surgiu), como se estivesse fazendo propaganda do partido da prefeita. Ou essa gente não sabe que grupo é esse (e, aí, a desinformação explica os insucessos na cidade), ou tá fazendo parte do grupo, pois parece que tá todo mundo “trezão”, mesmo. Se liga bros, usa equipamento de proteção senão toma ralo

De volta ao Anilinas... Com a inauguração da primeira etapa do Anilinas, no último

domingo, a meu ver, Cubatão, pela primeira vez em sua história, assistiu à concretização de uma obra digna de seu povo, à altura de sua própria importância no cenário nacional e internacional.

...provocando debates... Contrariando a filosofia adotada até então pelos antigos gover-

nantes, que insistiam em manter a cidade como simples pólo gerador de empregos para trabalhadores de fora, em que sua população deveria ser – e era! – simplesmente desprezada, pois só importava o lucro decorrente da industrialização, sem que houvesse a preo-cupação em investir pelo menos parte significativa dele aqui, em favor dos cubatenses, essa obra recoloca . Cubatão no seu devido patamar, “de volta ao futuro”, recebendo investimentos da mesma ordem do desenvolvimento que gerou e gera para todo o país.

...discussões e tiros no pé.Cubatão alavancou o País, foi uma das principais responsáveis

pelos seus avanços e desenvolvimento. Só que ficou estagnada, na contramão de sua própria história. Prova disso são as discussões sobre a “prioridade” de reforma do Parque. Apontam inúmeras ou-tras intervenções – a grande maioria delas, de simples manutenção - que poderiam ser custeadas com os recursos aplicados nessa obra.

“Que bom!” Que bom que isto esteja dando tanta discussão. Essa é a prova

dos crimes que sempre foram cometidos contra a cidade. Problemas que deveriam ter sido sanados há décadas (caso tivessem feito a lição de casa, inclusive boa parte dos que criticam, que estão dando tiros em seus próprios pés, ao cobrarem que façam o que não fizeram), têm que ser solucionados agora. E serão! Só que sem prejuízo de obras como o Anilinas e outras tantas voltadas ao resgate da au-toestima do povo e que os cubatenses merecem e nunca tiveram.

“Papel aceita qualquer coisa” Em alguns e-mails, campanhas da Turma do Não, posts.nas

redes sociais, criticam desde “calçadas esburacadas” – quando muitas, na verdade, estão sendo reformadas - até a “magalomania da prefeita”, por conta de obras como o Anilinas, taxando de piro-tecnia e outros adjetivos e, ainda, concluem que “papel aceita tudo”, criticando a divulgação das obras. Concordo plenamente. Tanto o papel – e as redes sociais – aceitam mesmo tudo, que aceitam até mesmo todas essas baboseiras e mentiras que essa gente propaga por esses meios. Mas isso é a democracia, que eles cobram mas não permitem.

Confira no Blog do Euzébio Confira no www.blogdoeuzebio.com.br o bate-papo, regado

a poesia e música de muito boa qualidade, com a secretário de Cultura, Wellington Ribeiro Borges, que rolou nesta quinta, no Skina Bistrô, com a participação de todo o público. Se você perdeu, no blog vai saber o que esteve perdendo. Te espero no próximo.

COluNA dO EuzébiOwww.blogdoeuzebio.com.br

Carlos Felipe/PMC

(*) PNE – Portador de Necessidades Especiais. Documentos necessários para a realização do Cadastro. Carteira de Trabalho, Certificado dos cursos de qualificação profissional, Comprovante de escolaridade, Comprovante de residência em nome do candidato ou dos pais (recente)RG e CPF, Título de eleitor, Todos os documentos devem ser originais e o candidato deve manter seus dados (end. e telefone) atualizados.

NOSSA SENHORA dA lAPA

No último domingo, dia 30, durante missa celebrada pelo pároco da Igreja Nossa Se-nhora da Lapa, Valdeci João dos Santos, aconteceu a assi-natura do decreto de número 9.783 de 30 de novembro de 2011, que oficializa o tomba-mento da imagem de Nossa Senhora da Lapa como patri-mônio histórico e cultural do Município. O documento foi assinado pela prefeita Mar-cia Rosa, pelos secretários de Cultura, Welington Borges; e de Assuntos Jurídicos, Mário Gochi e pelo Padre Valdeci.

De acordo com o presi-dente do Condepac de Cuba-tão, Augusto Muniz Campos, “o tombamento histórico da imagem de Nossa Senhora da Lapa, que é do século 18, re-f lete a importância que ela re-presenta para a Cidade, para a sociedade cubatense e para a perpetuação da história”. O secretário de Cultura Weling-ton Borges ressaltou que esse

Um dos maiores pedidos dos moradores do Morro do Índio, começou a ser atendido nesta quinta-feira, dia 3: a comunidade passará a ter o serviço de Trans-porte Coletivo de Passageiros dentro do bairro. A Linha 5, que vai mudar seu nome para Jardim

Costa e Silva – Morro do Índio (antes ela se chamava Cemité-rio – Vila Natal), da Viação Trans Líder, empresa concessionária do Transporte Coletivo de Cubatão, vai ter seu itinerário expandido para atender os moradores do bairro. Além da mudança do iti-

nerário, a Linha 5 vai contar com mais veículos fazendo o percurso, de 2 passará para quatro, em dias úteis, garantindo, assim, uma freqüência de, no máximo, 30 minutos entre uma partida e outra, diminuindo o tempo de espera pela metade.

Imagem agora é patrimônio histórico e culturalAssinatura de tombamento aconteceu na Igreja Matriz

decreto demonstra o compro-metimento da Administração Municipal no fortalecimento da identidade cultural e his-tórica do município.

A missa também celebrou os 21 anos de ordenação do padre Valdeci . O sacerdote falou da alegria e satisfação

em comemorar a data, e mais ainda, em poder celebrar as Bodas de Ouro de seus pais, em dezembro, data que está sendo aguardada com muita ansiedade pelo sacerdote.

História A história da devoção à

Nossa Senhora da Lapa em Cubatão começou no sécu-lo 18 quando os jesuítas ad-quiriram, através de doação, um sítio que se transformou mais tarde na Fazenda Geral do Cubatão. Na época, os jesuítas construíram um so-brado (a maior construção do Povoado) e uma fazenda com engenho na margem direita do Rio Cubatão. No sobrado, uma capela onde eram mi-nistrados os ofícios divinos. A partir de 1743 começou a ser cantada anualmente uma missa em louvor à Nossa Se-nhora da Lapa.

Em 9 de abril de 1937, a pequena capela transformou--se em Paróquia. Em 1936, teve início a construção do atual templo, inaugurado na década de 1950. Em 1965, Nossa Senhora da Lapa foi oficializada como Padroeira de Cubatão. A Festa da Pa-droeira de Cubatão é come-morada no dia 15 de agosto.

Coletivo no Morro do Índio

Page 3: Reaçao Popular nº188

Cidades 34 de novembro de 2011 - Ano 3 - Edição 188

Chico Anysio estará na abertura do Danado de Bom

NORdEStE

O Festival de Cultura Nordestina terá o espaço “Chico City”, com exposição de figurinos e outras criações do artista

O cearense Chico Anysio, de 80 anos, 60 de carreira, será homenageado em Cubatão, durante o Festival Danado de Bom. Na abertura, no palco principal, terá apresentação do Coral Zanzalá, interpre-tando várias canções compos-tas por ele. Nesta quarta-feira, dia 2, o artista recebeu a visita dos secretários de Cultura de Cubatão, Welington Borges, e de Comunicação, Fernando Alberto Henriques, em seu apartamento, na cidade do Rio de Janeiro.

O encontro acertou os úl-timos detalhes da participa-ção de Chico Anysio e de seu filho, o também ator André Lucas, no Cubatão Danado de Bom, que acontece de 11 a 15 deste mês. Emociona-do, Chico Anysio disse estar feliz com a novidade: “Já ga-nhei muitos prêmios ao lon-go da minha carreira. Mas ser homenageado por uma cidade inteira é realmente maravilhoso. É o maior re-conhecimento que já recebi em toda minha vida”. Apesar de ainda debilitado, o humo-rista faz planos para partici-par da abertura do Festival. “Quero muito conhecer esse povo de perto”.

Chico CityA história de Chico Any-

sio será contada por suas próprias obras. Por isso, o espaço“Chico City” terá uma exposição com seus figurinos. Lá será possível ver de perto roupas, perucas e adereços utilizados para dar vida ao Silva, Bozó, Bento Carneiro, Tim Tones, Coalhada, entre outros. “É uma exposição inédita, pois meu pai nun-

MElHOR idAdE

O grupo Carochinha é for-mado 20 mulheres da melhor idade, que se apresentam na Biblioteca Municipal de Cuba-tão para contar histórias. As senhoras da Carochinha fa-zem parte do Programa His-tórias Vivas, que teve início no último dia 1º de outubro, para comemorar o Dia Internacio-nal do Idoso e já é um sucesso. Foram 20 horas de aulas para ensinar desde entonação de voz até a postura na hora de contar uma história. “As aulas foram ministradas na bibliote-ca e o nome do grupo foram as alunas que escolheram”, disse a professora e contadora de história, Nalva Leal.

O objetivo do Programa é valorizar o idoso e resga-tar a “contação” de histórias. “Queremos fazer a interação do idoso com a sociedade e com os jovens. Por isso fize-mos este curso e fico feliz por ter dado certo. Agora, além da apresentação mensal na Biblioteca, vamos também nos apresentar nas escolas”.

Maria de Fátima Almeida da Costa, de 65 anos, gosta da história de João e Maria. Lem-bra de sua infância, quando se

reunia com os irmãos na sala de casa para ouvir seus pais contando histórias. “Lembro de minha família reunida na sala, das brincadeiras de passa anel. Nós éramos mais unidos sem televisão ou computador. O calor humano era bem maior”. Além das lembranças, a participação no Projeto fez com que Maria ficasse curada de uma depressão. “No grupo fiz muitas amigas e isso me fez sair de uma depressão muito forte. A amizade e as histórias foram meus remé-dios”, conta sorrindo.

Com 75 anos, a professo-ra aposentada, Maria Lenir Rodrigues sempre viveu num mundo de histórias. Quando dava aulas gostava de alguns contos e transmitia isso para seus alunos. Neste curso pas-sou de professora à aluna. “A vida é mesmo engraçada. Dei aula para Nalva, que hoje é minha professora”. Sobre o Programa, ela faz questão de ressaltar a importância para a Terceira Idade. “A iniciativa do curso para a terceira idade é maravilhosa. Estou resgatando tudo que vivi e tudo eu ensinei. É um novo aprendizado”.

ca deixou nem que tirassem fotos dele se caracterizando. Mas adorou a ideia da mos-tra”, afirmou André Lucas. De acordo com ele, algumas roupas que o pai ainda nem estreou, também fazem parte da exposição.

O espaço também terá fotos de diferentes fases do humorista e de seus persona-gens, vídeos, livros e quadros de sua autoria, assim o públi-co poderá conhecer melhor o artista que tanto falou sobre o povo nordestino, com seus inesquecíveis Professor Rai-mundo, Painho ou Baiano.

Durante os cinco dias do

Danado de Bom haverá shows de Daniela Mercury, Zé Ra-malho, Cavaleiros do Forró, Calcinha Preta, Bamdamel, Oswaldinho do Acordeon & Sinfônica de Cubatão. Além disso, uma praça de alimenta-ção com 1800m² vai oferecer todos os sabores do Nordeste.

Os ingressos custam R$ 5. Estudantes, idosos e morado-res de Cubatão pagam meia entrada. Os convites podem ser adquiridos no estande montado em frente ao Parque Anilinas e nos supermercados da Rede Krill. Outras informa-ções estão no www.cubatao-danadodebom.com.br.

As histórias da Carochinha

Page 4: Reaçao Popular nº188

4 de novembro de 2011 - Ano 3 - Edição 188Social4

José Mário Alves, jornalista da Prefeitura, que completa 43 anos neste sábado (05), com Rita Constantino

O fotógrafo Raimundo Rosa, aniversariante do dia 10 de novembro

Priscila e Daniel casaram-se

no último dia 29 de outubro.

Felicidades aos noivos!!!

Kaline Chumbo faz aniversário no próximo dia 08, completando 32 anos de muita alegria

Aniversariante do próximo dia 12,

Levino Souza

Leandro Sampaio, coordenador do ‘Projeto Cubatão Sinfonia’,

ao lado de Marie-Pierre Poirier, representante da Unicef no Brasil. O Cubatão Sinfonia recebeu o selo

da Unicef durante premiação no Instituto Itaú-Cultural no último 21

de outubro

Quem completa mais um ano de vida nesta sexta-feira é Denise Segura

‘Turma da Reçaka’, da Vila Esperança, em

mais um evento: Dia das Crianças

no Morro do Índio

Tânia Cristina Gomes da Silva Valentim, com

seu marido, que completou mais

uma primavera dia 27 de

outubro

Mais uma feirinha de adoção da ADVAC: saldo: 11 animais

doados no último dia 29

Page 5: Reaçao Popular nº188

Especial Anilinas4 de novembro de 2011 - Ano 3 - Edição 188

5Fotos: Carlos Felipe

Prefeita e vereador não contiveram as lágrimas

O último domingo de outu-bro, 30, foi marcado por uma bela manhã e pela emoção das autoridades durante a entre-ga da conclusão da primeira fase das obras do Parque Ani-linas. Centenas de munícipes acompanharam a cerimônia e aguardavam ansiosos para ver o novo parque.

Com a presença de autori-dades municipais, delegados civis e da deputada estadual Telma de Souza (PT), o Novo Anilinas recebeu as bênçãos dos representantes da igre-ja católica, padres Antônio (paróquia São Francisco de Assis) e Valdeci (Igreja Ma-triz), e evangélica, pastor Eli (presidente da UNIPEC). O padre Eniroque (paróquia São Judas Tadeu) foi repre-sentado por alguns fiéis.O di-retor da Vale Fertilizantes, o presidente da Associação Co-mercial de Cubatão (ACIC) e um representante do CIESP

A banda santista Charlie Brown Jr. foi responsável pelo encerramento do evento. Em um palco montado em frente a entrada do parque, na Aveni-da Nove de Abril, o vocalista Chorão agitou o público com os sucessos da banda.

Nem mesmo a chuva foi capaz de tirar o ânimo da po-pulação. E não foi apenas os cubatenses que prestigiaram a festa, Júnior Devito e Weslley Silva, de 15 e 16 anos, respec-tivamente, vieram do Guarujá especialmente para conhecer a nova pista de Cubatão. “É muito grande. Ficou ‘da hora’ ”, comen-taram. Fãs de Charlie Brown, eles consideraram muito boa a iniciativa de trazer a banda para marcar a reabertura do Anilinas.

Reabertura do parque é marcada por emoção

ORgulHO

também estiveram presentes. Com a voz embargada e

muito emocionado, o verea-dor Dinho lembrou o período em que o parque ficou fecha-do e falou sobre o compro-misso da prefeita de recons-truir o local. “A Márcia falou que iria reconstruir um dos símbolos, ou, o maior símbo-lo de orgulho dos cubatenses. E hoje sinto muito orgulho disso”, afirmou.

O parlamentar, ainda emocionado, convidou a po-pulação a cantar. E todos, a uma só voz, entoaram: “ê ô, ê ô, o Anilinas voltou. Ê ô, ê ô, o Anilinas voltou”. Por fim, ele finalizou cantando: “eu sou cubatense, com muito orgu-lho, com muito amor, ô ô ô”.

Emocionada desde o iní-cio da cerimônia, a prefeita Márcia Rosa falou que “nada mais em Cubatão será apenas uma pinturinha para disfar-çar”. Além de dizer sobre o

orgulho que tem de ser cuba-tense, ela também afirmou que o parque não pertence a Prefeitura, e sim, a toda a população. “O parque é de todos, por isso vamos cuidar dele”, enfatizou.

Parabenizando a Cidade, a deputada estadual Telma de Souza falou que a data era “motivo de alegria para todos”. “Aqui na região me-tropolitana, não temos fron-teiras. Tudo o que acontece em qualquer uma das cidades é motivo de alegria para to-dos. Parabéns Cubatão”.

ConclusãoEm andamento, as obras

da segunda fase do Novo Ani-linas deverão ser entregues em abril de 2012. Entre as novidades estão: a instalação de uma creche, pré-escola e escola fundamental; sala de cinema, teatro e multimídia e um teleférico.

Evento foi encerrado com show do Charlie Brown Jr.

O skate tem muita moral aqui em Cubatão. Vocês merecem uma pista assim, aproveitemChorão

Page 6: Reaçao Popular nº188

4 de novembro de 2011 - Ano 3 - Edição 188Especial Anilinas6

Horóscopo

Áries LibraLeão Aquário

Touro EscorpiãoVirgem Peixes

Gêmeos Sagitário

Capricórnio

Serena Santiago

De 4 a 10 de novembro

Cancer

Período que ficará mais em casa, organizando-se e refletindo. Deixe o que não precisa mais.

Não fique inseguro em re-lação às suas capacida-des e emoções. Acredite em sua intuição.

Momentos muito agra-dáveis com o ser amado. Aproveite para relaxar e mudar o foco.

Poderá ser chamado para ações em grupo, voltadas para a comunidade. Com-partilhe suas ideias.

Não deixe suas energias voltadas apenas ao tra-balho. Lembre-se da fa-mília e amigos.

Não tente alterar o ritmo das outras pessoas. Se precisar, entre no ritmo deles.

Se lhe faltar paciência, não perca a calma. Re-flita sobre o porquê do que está acontecendo.

Às vezes é preciso mu-dar de opinião. Espere a raiva passar e veja com mais clareza.

O tempo está mesmo passando rápido demais. E o seu tempo é ainda mais acelerado. Relaxe.

Ótimas oportunidades de trabalho para o pe-ríodo. Não demore para mandar seu currículo.

Deixe que o amor in-vada sua vida. Amor incondicional, ame porque faz bem amar.

Você não tem porque ter baixa estima. As pesso-as lhe admiram muito mais do que imagina.

Com o céu claro e sol, não faltou disposição para crian-ças e adultos se divertirem nos brinquedos, quadras esporti-vas, pistas de skate e BMX e nas mesas de ping-pong. Os mais animados, aproveitaram para movimentar o corpo na academia ao ar livre e fazer uma caminhada pela pista que cerca o parque. Houve ainda aqueles que se aventuraram nas alturas, fazendo o percurso de arvorismo e tirolesa.

“Agora temos um lugar para curtir com quadra cober-ta, tênis de mesa e pistas de skate. Só poderiam ampliar o horário, pois tem muita gente que anda de skate e trabalha. Então, pelo horário do parque não pode vir logo que sai do serviço”, fala o morador do

Jardim Casqueiro, Kerginal-do da Silva Filho, 24 anos.

Aos 48 anos de idade, Cle-onice Tales Rodrigues, que mora no Centro, é adepta as práticas esportivas, por isso, ela não perdeu tempo e apro-veitou o tempo bom para se exercitar na academia ao ar livre. “Faço o exercício e já pego uma cor”, fala sorrindo.

Após vencer o medo, Raia-ne Rodrigues Barbosa, 12 anos, conta que tem visitado o parque desde a sua reaber-tura, mas foi somente nesta quarta que ela criou coragem para ir na tirolesa. “Vim no domingo, terça e hoje (quarta--feira). Nos outros dias brin-quei no playground e hoje vim na aqui (tirolesa). Dá medo, mas é muito legal”, diz a mora-

O projeto total do Novo Anilinas está orçado em R$ 20 milhões (licitação). A pri-meira etapa foi inaugurada no último dia 30. Em anda-mento, as obras da segunda fase deverão ser entregues à população em abril de 2012, onde será disponibilizado para a comunidade salas de teatro, cinema, galeria de arte, escola e teleférico.

HistóriaCom 54 mil metros qua-

drados, a área localizada no centro de Cubatão pertencia à Fábrica de Anilinas e Produ-tos Químicos do Brasil, cons-truída em 1915 e que fabricava tanino, produto extraído das folhas da vegetação do man-guezal existente próximo da fábrica.

Em 1965, a empresa entrou em falência e anos depois, em 1979, o local se tornou um parque municipal.

Cubatenses curtem primeiro feriado no Novo Anilinas

OPÇÃO dE lAzER

COMPlEtA

Após reabertura do Parque, no domingo, comunidade aproveita Dia de Finados para conhecer os novos espaços

Faço o exercício e já pego uma cor

tenho visitado o parque desde a sua reabertura

Cleonice Tales Rodrigues, 48 anos, moradora do Centro.

Raiane Rodrigues Barbosa, 12 anos, moradora da Vila Nova

Foto

s: E

lisan

gela

Bez

erra

dora da Vila Nova que estava no parque com as irmãs.

L oc a l i z ado na Ave -nida Nove de Abri l, no Centro, o Parque A nili-

nas funciona de terça a do-mingo, das 9 às 18 horas.

Nesta primeira etapa fo-ram entregue as quadras po-liesportivas cobertas, a pista

de skate e o circuito de arvo-rismo, além do salão de jogos, playground e da academia de ginástica ao ar livre para a terceira idade. A conclusão

da obra, orçada em R$ 20 mi-lhões, está prevista para abril de 2012, com a construção de teatro, cinema, galeria de arte, escola e teleférico.

Obras serão concluídas no ano que vem

Page 7: Reaçao Popular nº188

Anilinas Esportes4 de novembro de 2011 - Ano 3 - Edição

7

O novo circuito para a prá-tica de skate e BMX – Bicycle (B), Moto (M), Cross (X) – atraiu esportistas amadores e profissionais não só de Cubatão, mas também de vários municípios vizinhos. Os equipamentos poderão ser utilizados pela população de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas.

Nesta primeira fase, a co-munidade conta com todo o complexo esportivo, que inclui circuito de skate, play-ground, área para arvorismo e tirolesa, pista de caminha-da, quadras esportivas cober-tas e jogos de mesa.

Praticante de skate há mais de dez anos, Wander Reis, 20 anos, não precisará mais ir até Santos para fazer manobras radicais. Agora, se-gundo ele, o pessoal de San-tos que virá para Cubatão. “Andava na Praça Indepen-dência ou na Palmares, em Santos. Agora, vou fica por aqui mesmo (Anilinas). Está muito bom e também é um grande incentivo para a mo-lecada que está começando.

No Novo Anilinas é possível fazer uma simples caminhada e até andar a mais de 5 metros do chão

Parque oferece atividades para todas as idades e gostos

As pistas atendem todas as idades: quem está começan-do no esporte e quem já tem experiência”, afirma o mora-dor da Vila Nova, que avisa: “Agora, vou chamar o pessoal de fora para vir para cá”.

Responsável pelo Campe-onato de BMX realizado em 1990, no Parque Anilinas, o esportista Paulo Rogério, 41 anos, ficou impressiona-do com a área para esportes radicais. “Quando soube da reforma (do parque) quis vir. Adorei. Está tudo lindo. (A pista) Ficou ótima, o nível está excelente. Foi muito bem planejada”, diz.

A cinco metros e meio do chão, o arvorismo tem atra-ído a atenção de crianças e adultos. O percurso, conside-rado de grau baixo a médio, pode ser feito por qualquer pessoa. A idade mínima é de seis anos, ou, que tenha, ao menos, 1,30 de altura. Não há limite de idade, apenas de peso: 80 kg.

A aventura, tanto no ar-vorismo quanto na tirolesa, é toda acompanhada por monitores especializados e experientes, e segue todos os padrões e procedimen-tos de segurança. Para fazer qualquer uma das atividades, o participante é obrigado a usar os equipamentos de se-gurança. O uso de calçado fechado, como um tênis, é

Foto

: Car

los

Felip

e

Rodrigo FernandesFotos: Elisangela Bezerra

Page 8: Reaçao Popular nº188

4 de novembro de 2011 - Ano 3 - Edição 188Especial Anilinas8

Agora tenho onde levar meus filhos no feriado. Está muito

legal. Para mim, a Márcia Rosa fez um ótimo serviço

Ficou ótimo, é um bom começo

Lucicleide da Silva Santos, 29 anos, mo-radora da Vila Esperança. Na foto com

a mãe, Helena da Silva, e o filho Gabriel Santos, de 7 anos, que foram conferir o

parque no dia da reabertura.

Mirian Freitas, 35 anos, moradora do Parque Fernando Jorge.

“Espero que tenha um fim (as obras). Se for ficar igual o que vi na maque-te, será show. ótimo. Até agora, não tenho do que reclamar. Está legal”, Lucas Baeta. Na foto, o casal Lucas e Mirian aproveitando o feriado no parque com os filhos: Lauana Frei-tas, 11 anos; Ana Beatriz, 7 anos; e

Khalel, 2 anos

Não esperava que fosse ficar desse jeito. Me

impressionou. Ficou muito bonito, adorei

Maria Edith Oliveira Dantas, 61 anos, moradora do Jardim Casqueiro. Na foto com os netos Larissa Stephany Oliveira Rodrigues, 11 anos, e Vin-nícius Oliveira Rodrigues, 12 anos,

também prestigiaram a entrega do parque no domingo, 30.

Adorei. Está muito bom

Aline Barrada, 27 anos, moradora da Vila São José. Aline aproveitou o feriado para levar os cinco sobrinhos para brincar no parque. Na foto, ela com dois deles.

Imagens que ficarão na memória da população