Realjunho2013

56
Reino Unido - Junho 2013 - nº 126 EMBARQUE NESTA AVENTURA

description

Real is a free monthly Brazilian magazine based in London publishing articles about culture, politics, sports, tourism and much more.

Transcript of Realjunho2013

Page 1: Realjunho2013

Reino Unido - Junho 2013 - nº 126

EMBARQUE NESTA

AVENTURA

Page 2: Realjunho2013

2 junho 2013

Page 3: Realjunho2013

3junho 2013

Page 4: Realjunho2013

4 junho 2013

Page 5: Realjunho2013

5junho 2013

Page 6: Realjunho2013

6 junho 2013

12 20 48Reino Unido Flash Esporte

Maria Gadú e banda:concorra a ingressos

Eventos e baladas noscliques de Ric Pereira

Chegou a hora: Copadas Confederações

Editorial

Revista Real - nº 126 - Junho 2013 Fone: 020 8133 6823www.revistareal.com

Editor-chefeRégis [email protected]

Editora-assistenteBete Kiskissian

Diagramação e FinalizaçãoRaf Comunicação

IlustraçãoEdvaldo Jacinto Correia

CapaFoto: Rafael Reina Bastos

Marketing e Comercial Adriana [email protected]@revistareal.com

Jean Marcelo Consolmagno [email protected]

RedaçãoAlessandra Jones (Reino Unido)Maria Oller (Reino Unido)Shirley Nunes (Reino Unido)

ColaboradoresAlberto Luiz Schneider (Brasil)Devaldo Gilini Júnior (Brasil)

Real na web:www.revistareal.com

DistribuiçãoBR Jet [email protected]

Reino Unido 10

Tecnologia 16

Flash 20

Cultura 24

Capa 26

Agenda 38

Wow 40

42 Moda

44 Visão do Brasil

46 Motores

48 Esportes

50 Classificados

52 Mônica

54 Palavras Cruzadas

O conteúdo dos anúncios e informes publicitários são de responsabilidade dos anunciantes

Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião da revista e são de responsabilidade de seus autores.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Real tem o prazer de publicar, em parceria com a Pitú, o Guia Verão, que traz dicas para curtir a esta-

ção mais aguardada do ano. Neste período em que até os mais sisudos dos britânicos carregam um sorriso de satisfação no rosto, nada melhor do que aproveitar os dias de sol para programar um passeio, uma via-gem, a ida para um dos inúmeros festivais que acontecem pelo país ou simplesmente relaxar num dos belos parques da capital.

Cá entre nós, atrações não faltam nes-ta época, especialmente em Londres. E, melhor ainda, muitas são de graça. Pro-grame-se: para assistir ao Greenwich and Docklands International Festival, que reúne teatro, dança e instalações de arte, no final de junho; para participar de um tour alter-nativo numa das áreas mais descoladas da cidade, na região de Shoreditch e Brick Lane, ou para curtir os embalos do Carna-val de Notting Hill, em agosto.

Prefere um programa mais cool? OK, então que tal passar uma noite no maravi-lhoso Museu de História Natural? Ou tomar o tradicional chá inglês no Parlamento? Sim, você pode conhecer um dos luga-res mais icônicos de Londres e saborear o cuppa depois de um tour que dura 75 mi-nutos pelo Palácio de Westminster.

Para quem quer botar o pé na estrada sem gastar muita grana, apresentamos três roteiros pelo interior do país que podem ser feitos num final de semana. Já conhece Bath e os famosos banhos romanos, que datam dos primeiros anos após a morte de Cristo? Ou o Eden Project, um imenso par-que com mais de quatro mil espécies de plantas de todos os continentes, na bela região de Cornwall? E que tal fazer um sa-fari na Inglaterra? Sim, isso é possível no Woburn Park, no condado de Bedfordshire.

Folheie a Real para conferir mais infor-mações sobre essas dicas, encontrar ou-tras sugestões de programas, festas juni-nas e baladas nas páginas de Reino Unido e na Agenda UK e para saber como con-correr a ingressos para o show de Maria Gadú no O2 Shepherds Bush Empire, em julho.

Que venha o Verão!

Régis QuerinoEditor-chefe

Índi

ce

Page 7: Realjunho2013
Page 8: Realjunho2013

8 junho 2013

Cartas

Car

tas

Denúncia contra a Go Transfer

Eu sou mais uma das tantas vitimas da Go Trans-fer Ltd. Meu nome é Vera de Queiroz Hallums, Trustee da ChildrensAid, e no dia 13 de setembro de 2012 transferi 5 mil libras para os projetos sociais que estavam sendo

realizados no Brasil. Usamos os serviços da Go Transfer e Viviane Cristina da Silva Almeida nunca transferiu este dinheiro para a conta da caridade localizada no Rio de Janeiro. Em consequência deste ato maquiavélico, vários projetos sociais estão parados e milhares de crianças e adolescentes estão sendo prejudicados. Até hoje não conseguimos recuperar o dinheiro roubado pela Go Transfer Ltd, que ainda hoje parece estar operando normalmente.

O caso foi levado à corte, ela simplesmente ignorou e não compareceu. Como a nossa instituição de caridade, muitas pes-soas foram lesadas, chegando a aproximadamente 60 mil libras, sem contar outros casos que devem ter acontecido, mas que infelizmente as pessoas não puderam publicar por questões de segurança ou por estarem vivendo ilegalmente no país.

Minha pergunta final: Como alguém pode usar o dinheiro de pessoas que trabalharam arduamente para consegui-lo? Como alguém pode tirar alimentos da boca de crianças carentes e vi-ver uma vida cheia de luxúria usando dinheiro suado de traba-

lhadores brasileiros que confiaram na propaganda enganosa da Go Transfer, que ainda hoje está sendo divulgada no Youtube, confirmando que a filosofia da empresa é proteger e dar apoio aos brasileiros que se encontram no exterior?

Além do Youtube continua usando o Facebook Viv London para oferecer uma variedade de serviços, que com certeza deve estar usando o dinheiro que desapareceu das nossas contas sem nunca ter chegado ao destino prometido. Outra empresa, Schnei-der & Schneider, foi trapaceada no Brasil também em torno de 35 a 40 mil dólares. Já que esta pessoa não tem consciência, onde fica o apoio da polícia num caso criminoso como este? Como alguém pode ficar impune? Para mim isto é um incentivo à criminalidade.

Muito obrigada pela atenção da Revista Real pela oportunida-de de publicação da minha carta.

Vera de Queiroz Hallums (ChildrensAid)Teignmouth/Devon - UK

Nota da redação: A Real procurou a proprietária da Go Transfer, Viviane Cristina da Silva Almeida, mas ela não foi encontrada. En-viamos emails para a empresa abrindo espaço para a resposta, mas eles não se pronunciaram. Em dezembro 2012, na edição 120, publicamos uma matéria onde outros leitores acusaram a Go Transfer de não pagar os envios feitos de Londres e a empresa, procurada na oportunidade, também não se manifestou.

Participe do painel.Escreva para [email protected]

Page 9: Realjunho2013

9junho 2013

Page 10: Realjunho2013

10 junho 2013

REINO UNIDOR

eino

Uni

do

Reunião do Conselho de Cidadania

O Conselho Participativo de Ci-dadania dos Brasileiros no Reino Unido vai realizar uma reunião ple-nária no dia 20 de junho, às 18h30, no Consulado-Geral do Brasil em Londres (3 Vere Street, London W1G 0DH). O evento é aberto a toda a comunidade brasileira e terá, entre os assuntos previstos, a prestação de contas das comis-sões institucionais e temáticas e a apresentação dos planos iniciais de cada comissão. Para mais infor-mações, envie um email para [email protected].

“Blood”, de Jean Abreu, em cartaz em Covent Garden

O coreógrafo e performer bra-sileiro Jean Abreu, que vive e tra-balha em Londres há 15 anos, traz à vida seu novo show, “Blood”, com imagens de Gilbert & Geor-ge. Abreu selecionou 25 imagens

Família Veras se destaca no britânico de karatê

O sensei Raphael Veras e seus três filhos representaram a Asso-ciação Shoujin Karate Kai no Cam-peonato Britânico 2013, no dia 2 de junho, em Glasgow, na Escócia, e voltaram para Londres com sete medalhas. Liam Veras, 7 anos, foi medalha de prata numa categoria kata U10 e bronze na categoria kumite, abaixo de 10 anos e de 33 quilos. Luan Veras, 9, também foi prata na categoria U10, aci-ma de 33kg. Na categoria kumite por equipe, os irmãos Luan, Liam e Luca, 5 anos, ganharam prata entre 12 equipes. Raphael Veras conquistou bronze na categoria kumite, abaixo de 67 quilos. Infor-mações sobre aulas de karatê no site www.verasacademy.co.uk.

Luso Academy promove concerto no dia 29 de junho

Os alunos de música da re-cente formada escola lusófona no Reino Unido, Luso Academy, promovem o Concerto Final no dia 29 de junho, às 15 horas, no Lost

Xutos & Pontapés em Londres, para a alegria lusa

A banda de rock Xutos & Pon-tapés aterrissa em Londres no dia 29 de junho para se apresentar pela primeira vez na capital britâni-ca, no O2 Academy Brixton. Com 34 anos de carreira, a Xutos & Pontapés é considerada a banda de rock mais famosa de Portugal. O show é promovido pela ZdM Euroshow e pelo Jornal Hora H e os ingressos podem ser compra-dos no Centro Desportivo Cultural Português, no local do show ou pelos telefones 020 7820 9145 ou 079 7998 8570.

de trabalho do duo para que, atra-vés das técnicas de animação de-senvolvidas pelos italianos Mirko Arcese e Luca Biada, fossem cria-das uma série de projeções que respondem aos movimentos e à fala de Abreu. O estilista Richard Nicholl e compositor Paul Wolinski também colaboram com o espe-táculo, que tem texto de Lootie Johansen-Bibby. “Blood” estará em cartaz nos dias 27 e 28 de ju-nho, às 19h45, no Linbury Studio Theatre, no Royal Opera House (Bow Street, Covent Garden, Lon-don WC2E 9DD). Os ingressos custam de £8.50 a £20.

Theatre (208 Wandsworth Road, London SW8 2JU), em Londres. O concerto, que celebra o encer-ramento dos trabalhos da tempo-rada 2012/2013, terá atuações individuais dos alunos de guitarra, piano, violino e pelo Luso Ensem-ble, composto por todos os alu-nos da escola. Mais informações através do telefone 075 5275 8905 ou pelo email [email protected].

Page 11: Realjunho2013

11junho 2013

Page 12: Realjunho2013

12 junho 2013

Rei

no U

nido

Depois de shows esgotados com Caetano Veloso e uma carreira que já ganha grandes proporções, Maria Gadú vem a Londres em sua turnê, com shows seguidos de Portugal e

Itália. Promovido pela Global Village Productions, Maria Gadú e sua banda se apresentam numa das mais tra-dicionais casas de show de Londres, o O2 Shepherd’s Bush Empire, com capacidade para duas mil pessoas, no dia 7 de julho, a partir das 19 horas.

Desde a sua estreia, Maria Gadú chama a atenção do público e da mídia, sendo indicada por duas vezes ao Grammy Latino. Sua carreira passou a ter ascen-são ao fazer parcerias com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Milton Nasci-mento e João Donato, dentre outros. Gravou um CD e DVD com o próprio Caetano Veloso e aos poucos está se firmando como uma das mais importantes artistas do cenário musical brasileiro. Considerada a revelação musical de 2009, Gadú trilhou um caminho sem volta, no melhor dos sentidos.

Ao longo desses dois anos, lançou e vendeu 180 mil

Maria Gadú e banda em Londres

Show da cantora e compositora brasileira acontecerá no dia 7 de julho no O2 Shepherds Bush Empire

Da Editoria

cópias do primeiro disco, fazendo dezenas de shows em todo o Brasil. O seu último CD, “Mais Uma Pági-na”, lançado em dezembro pelo slap, da Som Livre, foi produzido por Rodrigo Vidal e traz 14 faixas, sendo oito delas autorais, e conta com as participações especiais do português Marco Rodrigues e de Lenine.

O repertório do show é baseado no novo CD, sem deixar de fora os sucessos dos trabalhos anteriores. A programação visual também segue o conceito gráfico do novo CD, trazendo novidades e surpresas para o público. A banda de Maria Gadú é formada por Cesinha (bateria), Fernando Caneca (guitarra e violão tenor), Doga (percus-são), Gastão Villeroy (baixo) e Maycon (teclados).

A cantora Karina, que também estará fazendo um tour pela Europa, abre o show de Maria Gadú em Londres. No repertório de Karina, MPB e samba. Os ingressos serão vendidos antecipadamente tanto pelo site do O2 Shepherds Bush Empire (www.o2shepherdsbushempi-re.co.uk) quanto pelo link da Global Village Productions no Facebook (www.facebook.com/globalvproductions) e em mais de 15 pontos de venda na Inglaterra.

Ganhe ingressos para o show!A Real vai sortear 5 ingressos para o show de Maria Gadú no dia 7 de julho no O2 Shepherds Bush

Empire! Para participar é simples: basta enviar um email com o seu nome completo e telefone celular para [email protected]. Os nomes dos ganhadores serão divulgados no dia 2 de julho na página da Real no Facebook: www.facebook.com/RevistaRealLondres. Ainda não é amigo da Real no Face? Então entre lá e adicione a Real, a revista que fala a sua língua.

Foto

: MA

RC

OS

HE

RM

ES

Page 13: Realjunho2013

13junho 2013

Page 14: Realjunho2013

14 junho 2013

Rei

no U

nido

A artista plástica brasileira Antonisia Schroder faz parte da 2013 Essex Summer of Art, ex-posição que ela ajudou a criar no ano pas-sado. Nascida em Fortaleza-CE, ela se mu-

dou para a Europa há 20 anos, tendo se estabelecido em Londres e, em seguida, em Essex.

Mesmo hospitalizada recentemente, no Basildon Hospital e no Hospital Nacional de Neurologia, em Londres, com problemas de locomoção, Antonisia, 36 anos, manteve-se ativa graças ao seu amor pela fotografia e a arte.

Nesse tempo, ela criou a fotomontagem para o “Expressões da Alma”, show no Complexo Thame-side, em Orsett Road, Grays, de 1 a 16 de junho. As peças foram tiradas de seu livro, “Zonia - Mais do Que um Conto de Fadas ...”, publicado no início deste ano. O livro conta a história da terra mística de Zonia e os quatro “deuses” que o governam, seguindo uma narrativa que leva o leitor através de uma viagem.

“Espero que a exposição possa dar esperança e inspiração para os espectadores e levar mais pesso-as a entender o que a arte pode alcançar e dar a você em tempos de desafio”, relata a artista.

Artista plástica expõe em EssexA cearense Antonisia Schroder supera problemas de saúde para criar

uma exposição inspiradora Da Editoria

Latin Bossa em Camden TownPelo segundo ano consecutivo, a Braziian Beats realiza o evento com

música brasileira e latina Da Editoria

A Brazilian Beats promove este mês o evento Latin Bossa, que traz o melhor da música brasileira, com pitadas de sons latinos para ninguém ficar parado. Quem perdeu a festa do último dia 6 pode conferir a segunda edição, no dia 20 de junho, no Bar Solo (20 In-

verness Street, pertinho da estação de Camden Town), a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

A Bossa Nova será comandada pelo baiano Anselmo Netto, músico que toca percussão e bandolim e que já foi premiado internacionalmente. No currículo, Netto tem, entre outros, shows ao lado de Elza Soares e Ed Mot-ta e apresentações inesquecíveis, como para a rainha Elizabeth II e toda a família real.

O compositor, músico e cantor nascido em Maceió, Menino Josué, tam-bém se apresenta na Latin Bossa. Segundo a organização, ele foi um dos pre-cursores do forró em Londres, sendo um dos primeiros a trazer eventos com o real pé-de-serra para o público londrino. A festa conta ainda com a presença do DJ Miguel, que toca o melhor da música dançante latina.

Mais informações pelo telefone 020 7482 4611, no site www.solobar.co.uk ou na página da Brazilian Beats no Facebook.

Confira mais dicas de programas especiais para este Verão no Guia Pitú 2013 e na Agenda UK

Page 15: Realjunho2013

15junho 2013

Page 16: Realjunho2013

16 junho 2013

Tecn

olog

iaTECNOLOGIA

Olhar Digital Erico Maia [email protected]

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Alugue um amigo!

Ao planejar o roteiro de suas férias você já deve ter se deparado com o seguinte problema: todos os si-tes, agências e amigos que visitaram o destino só têm dicas de pontos turísticos clichês. E você sabe que aquela praça ou aquele museu terá mais turistas do que moradores da cidade. Ao mesmo tempo em que você quer viver a verdadeira cultura do local, não se sente confiante em explorar a cidade sozinho. Como garantir que não vai parar em uma furada? O serviço intitulado “Rent a Local Friend” (www.rentalocalfriend.com) pode ser a solução.

A ideia é que você “alugue” um habitante da região que vai visitar e que ele te leve para os melhores pon-tos alternativos de seu destino. Para participar, você se cadastra no site indicando o seu destino e o período da viagem (por enquanto há “amigos” disponíveis em 45 cidades). O sistema mostrará uma lista de “guias” em potencial.

O preço varia de acordo com a cidade escolhida. Em São Paulo, por exemplo, o dia com um “amigo alugado” custa R$ 260. Há a opção de marcar um dia inteiro de passeio, com 8 horas, ou meio dia, com 4 horas.

Confira o vídeo que explica o serviço: elondr.es/64476

Apple pode oferecer dinheiro por iPhones usadosA Apple pode tentar alavancar a adoção do próximo Iphone permitindo que seus clientes

troquem o Iphone5 por créditos para gastar com o novo celular, que deve ser apresentado em breve. Fontes ligadas à empresa afirmaram à Bloomberg que a maçã fechou parceria com a Bri-ghtstar Corp para gerenciar o programa de trocas. A companhia já é responsável pela aplicação do recurso em operadoras americanas, como a AT&T e a T-Mobile.

Segundo a Bloomberg, a Apple não tem dado a devida atenção ao mercado de aparelhos usados, mas isso pode começar a mudar com o crescimento mais modesto que a empresa tem visto nos últimos tempos. Tanto a Apple quanto a Brighstar não comentaram o rumor.

Desbloqueie o celular fazendo caretas

O desbloqueio da tela de celula-res com Android pode ser feito de diversas maneiras e, desde a versão Ice Cream Sandwich, o recurso tam-bém conta com a função de reco-nhecimento facial, para garantir que é o próprio dono que está manuse-ando o aparelho. Agora, o Google resolveu aperfeiçoar esse método e registrou uma patente que tornará o

processo mais seguro e, por que não, divertido.De acordo com a BBC News, o registro das novas

funcionalidades sugere que o usuário faça diversas ca-retas em frente ao aparelho para ganhar acesso ao sis-tema. O método consiste na comparação de duas ima-gens da mesma pessoa, com o intuito de verificar não apenas o gesto gravado, mas também que o mesmo rosto continua executando a ação.

Tempo atrás, pesquisadores da Universidade de Co-lúmbia Britânica, no Canadá, demonstraram preocupa-ção ao testar o sistema já existente do Android e cons-tatar que ele pode ser burlado por imagens editadas no Paint ou até mesmo com a reprodução de um vídeo com o rosto do usuário.

O Google se defende e diz que está desenvolvendo métodos que podem barrar esse tipo de truque. No fu-turo, um dispositivo também poderá ser incorporado ao telefone para examinar o contorno do rosto do usuário e garantir que se trata de uma cena em três dimensões e não apenas algo exibido por uma tela plana. Enquanto isso, talvez seja melhor memorizar o PIN do seu SIM card.

Vem aí o AmazonFreshA Amazon pode estar prestes a estender os seus tentáculos. De acordo com uma reportagem

do G1, a empresa pretender lançar o seu próprio negócio de supermercado online, que estaria sen-do desenvolvido silenciosamente há anos. A companhia já oferece produtos de supermercado em Seattle, sua cidade natal, através do AmazonFresh (fresh.amazon.com) há pelo menos cinco anos. Lá, os moradores podem pedir ovos, morangos e carnes através da Amazon.

Segundo as fontes, a empresa quer expandir esse negócio para fora de Seattle e os primeiros alvos seriam Los Angeles e San Francisco. Se o negócio for bem, a Amazon poderá abrir unida-des da Fresh em mais de 20 localidades em 2014, inclusive fora dos Estados Unidos.

Page 17: Realjunho2013

17junho 2013

Page 18: Realjunho2013

18 junho 2013

Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido (ABRIR)Fornece orientação sobre professores (seleção, contratação, treinamento, qualificação), currículo, material didá-tico/paradidático e rede de contato com outros grupos no Reino [email protected]

Associação Brasileira no Reino Unido (ABRAS) Assistência em todos os assuntosrelacionados à vida dos brasileiros noReino Unido, inclusive atendimentosna área de imigração.59 Station Road – NW10 4UX020 8961 [email protected]

Casa do Brasil em LondresOferece orientação jurídica e psi-cológica, serviços de intérpretes, tradução juramentada e convênios médicos e dentários. 21 Foley Street London W1W 6DR Telefone: 020 7580 0133 Fax: 020 7637 1045 [email protected] www.casadobrasil.org.uk

Citizens Advice BureauONG que oferece aconselhamento em diversas áreas, com vários escri-tórios no Reino Unido.www.citizensadvice.org.uk

Consulado Brasileiro na Inglaterra3 Vere Street (quase esquina com Oxford Street)London W1G 0DHTelefone: 020 7659 1550Fax: 020 7659 1554www.cglondres.itamaraty.gov.br/pt-br

Consumer DirectO Consumer Direct funciona como uma espécie do nosso Procon (Fun-

dação de Proteção e Defesa do Con-sumidor) do Reno Unido, orientando em relação aos direitos e a quaisquer problemas que o consumidor possa vir a enfrentar.www.consumerdirect.gov.ukEmbaixada do Brasil em Londres14-16 Cockspur Street, perto da Trafalgar Square (London SW1Y 5BL) 020 7747 [email protected]

EmbratelLigações a cobrar para o Brasil.0800 890 055

Emergência: disque 999Para contatar a polícia, bombeiros e ambulância. A chamada é gratuita.

Gay Switchboard Informações sobre acomodação, ‘civil partnership’, imigração e legislação, entre outros. 020 7837 7324 (24h)

Home OfficeImmigration &Nationality DirectorateWhitgift Centre Wellesdey Road – Croydon CR19 1ATConcessão e extensão de vistos:087 0606 7766Solicitação de formulário para exten-são de visto: 087 0241 0645

Immigration Advisory Service (IAS)Orientação jurídica em inglês sobre pedidos de vistos.County House: 190 Great Dover Stre-et - 2º andarLondon SE1 4YB020 7967 1200www.iasuk.org

Serviços pelos direitos da mulher latino-americana (LAWRS)Ajuda mulheres que sofrem de mal-tratos e violência doméstica.52-54 Feathrstone St. - London EC1 8RT020 7336 0888 - 0844 264 0682 [email protected]

Legal Advice CentrePresta orientação e oferece informa-ções práticas legais gratuitas aces-

sando-se o site www.legal-advice--centre.co.uk/askus/

Money ClaimMoney claim é um serviço on-line que pode ser utilizado caso alguém lhe deve dinheiro. Você também pode re-ceber orientações caso esteja sendo processado na justiça por débito. A página da Money claim na internet é www.moneyclaim.gov.uk

Naz Vidas A ONG oferece acesso gratuito às clínicas que cuidam da saúde sexual, onde os pacientes contam com o auxílio de intérpretes e podem fazer exames que incluem testes de HIV, HPV, sífilis, gonorreia, hepatites A, B e C e clamídia. Serviço gratuito de apoio, assistência e aconselhamento sobre Aids. 30 Blacks RoadLondon W6 9DT020 8834 [email protected]

Projeto Latino-Americano para portadores de deficiência020 7793 8399www.ladpp.org.uk

Shelter Entidade que presta serviços de aconselhamento relacionados a mo-radia. Se você tem problemas com o seu landlord ou com a sua imobiliária, pode acionar este serviço gratuito para buscar orientação. O Shelter também tem informações sobre housing benefit, council housing, compra, aluguel e outras questões. 0808 800 4444 england.shelter.org.uk/

Transport for LondonPlanejamento de jornada em metrôs, trens e ônibus.020 7222 1234www.tfl.gov.uk

UK Concil for International Student AffairsInformações para estudantes estran-geiros sobre vistos, cursos,bolsas de estudo e assuntos relacionados ao ensino no Reino Unido. 020 7107 9922www.ukcosa.org.uk

Page 19: Realjunho2013

19junho 2013

020 8133 6823

+ Jornalismo

+ Informação à comunidade

+ Visibilidade on-line

+ Respeito ao anunciante

+ Do que um catálogo de anúncios

Prezado leitor,prestigie os anunciantesda Real. Diga que viuo anúncio na revista.

Caro anunciante,divulgue a sua marcanuma mídia impressadiferenciada.

Page 20: Realjunho2013

20 junho 2013

Flas

hFl

ash

FLASH

Brazilian NetworkingNesta página, cliques de Ric Pereira no Brazilian Thursday Networking, evento que acontece no

Canecão Pub, na York Way, em Camden Town. E o aniversário da empresária Bianca Edwards, da Aspect Plus, celebrado com amigos no The Alchemist Pub.

Foto

s: R

ic P

erei

ra

The Alchemist Pub

Canecão

Canecão

Canecão

Canecão

Canecão

The Alchemist Pub

Page 21: Realjunho2013

21junho 2013

Sons da terra O som de Nega Jaci e banda invadiu o tradicional Ronnie

Scott’s Jazz Club, no Soho, um dos points

mais agitados da noite londrina. A brasilidade

também foi foco na coluna com o Clube do Choro UK, que acontece

no último sábado do mês, na St. Mary’s

Church, em Wyndham Place, York Street.

Ronnie Scott’s Jazz Club

Ronnie Scott’s Jazz Club

Clube do Choro UK

Clube do Choro UK

Clube do Choro UKClube do Choro UK

Ronnie Scott’s Jazz Club

Ronnie Scott’s Jazz Club

Ric Pereira é fotógrafo brasileiro baseado em Notting Hill Gate, Londres, e trabalha em cobertura de eventos, produção de fotos comerciais e fotojornalismo há mais de 10 anos. Para conhecer mais sobre o trabalho de Ric Pereira, acesse www.ricpereira.com.

Page 22: Realjunho2013

22 junho 2013

Flas

hFl

ash

O que é que o Brasil tem? O que é que o Tia Maria e o Made in Brasil têm em comum? Noites brasileiras com música ao vivo, diferentes ritmos e uma variedade de pratos nacionais de dar água na boca. Não é à toa que muitos

gringos já se renderam aos encantos da cozinha brasileira e aos acordes verde-amarelos...

Tia Maria

Tia Maria

Made In Brasil Made In Brasil

Made In Brasil

Tia Maria

Tia Maria

Foto

s Ti

a M

aria

: Ric

Per

eira

Page 23: Realjunho2013

23junho 2013

Page 24: Realjunho2013

24 junho 2013

V ocê se mudou para outro país e aprendeu o idioma. E agora? Terminou a faculdade e não está conseguindo emprego. O que fa-zer? Comprou a sua casa e o seu carro?

E então? Para onde ir daqui pra frente? Que rumo dar à nossa vida? Será que já atingimos o nosso ob-jetivo? Ainda estamos no caminho certo ou nos dis-tanciamos do plano original?

Recentemente estive em minha cidade natal e passei pela frente de minha primeira escola. Também visitei a igreja onde fui coroinha e ia à missa, toda semana. Andei pelas ruas em que cresci e fiquei pen-sando no que eu havia conquistado nestes anos em que tenho morado fora. Sem dúvida, minha maior ri-queza são as boas amizades que fiz. Estes amigos e amigas tornaram-se minha segunda família. Não te-nho bens materiais valiosos e quanto a isto eu não dou a mínima mesmo. Nunca foi meu sonho ter algo material. Meus ideais sempre foram outros. Eu tinha dois grandes sonhos. Um era me formar numa Uni-versidade Federal e o outro era morar por um tempo na Europa. Já realizei os dois. E agora?

Acho que chegamos num ponto na vida em que temos que (re)avaliar o caminho que temos trilhado. Estamos felizes? O que podemos alterar em nossas vidas neste momento e como podemos mudar? No meu caso, eu sinto que preciso trabalhar mais e levar mais a sério meus planos profissionais. Tenho que en-contrar um meio de focar mais nas pequenas coisas que posso modificar e tentar viver um dia de cada vez. Antes eu queria fazer tudo ao mesmo tempo, da noite para o dia. Estou aprendendo que mudar uma coisa de cada vez e alterar aos poucos o que pode ser mudado é melhor do que só me queixar e acabar não mudando nada.

Tenho dificuldade em me concentrar e encontrar um foco é sempre árdua tarefa para mim. Algo que tem me ajudado muito é utilizar técnicas de mindful-ness (há várias informações na internet sobre o as-sunto) para desdobrar em pequenas tarefas (cada uma com duração de trinta minutos) algo que preciso fazer.

Por exemplo, se você precisa estudar inglês e não está conseguindo, faça o seguinte: divida a tarefa num

A riqueza que nós temos

Crônica por Clodie Vasli

Cul

tura

CULTURA

Ilustração: Jonas Silva

Page 25: Realjunho2013

25junho 2013

período de duas horas e meia. Na primeira meia hora, apenas leia um jornal e circule palavras novas, procu-rando os significados no dicionário. Esta meia hora será sua aula de vocabulário. Faça um intervalo de 9 minu-tos (fazer um café ou ir ao banheiro?). Na segunda meia hora, estude somente gramática. Faça um segundo in-tervalo de 9 minutos (dar uma olhada no Facebook?). Na terceira meia hora, faça exercícios de pronúncia (uti-lize um bom livro que venha com CD, como o livro “En-glish Pronunciation in Use”, de Mark Hancock, da Cam-bridge University Press). Faça o seu terceiro intervalo de 9 minutos (tirar a roupa da máquina?).

Na última meia hora, pratique suas habilidades de escrita. Escreva um email em inglês, envie para um amigo e peça para ele corrigir. Não se preocupe com os erros. Só aprende quem erra. É extremamente im-portante que você ponha no papel estas tarefas di-árias, com seus devidos períodos de trinta minutos e respectivos intervalos. Este planejamento pode ser utilizado para qualquer tipo de atividade. Eu utilizei esta técnica e, graças a ela, consegui editar e publi-car o meu primeiro livro.

Voltando à pergunta inicial desta coluna (E ago-ra?), a resposta é: não sei responder. Mas posso garantir que, se você utilizar algum método para

focar em uma coisa de cada vez, com certeza irá começar a achar suas próprias respos-

tas. Uma a uma. Não dá para mudar tudo, de repente. Eu sei porque já tentei e não

deu certo. O que podemos fazer é ir melhorando a nossa vida e a vida daqueles à nossa volta conforme

vamos adaptando nossas ne-cessidades e nos ajustando às necessidades daqueles com quem convivemos. Gostando ou não da ideia, nós estamos todos ligados uns aos outros e como diz a campanha de

uma operadora de telefo-nia, “conectados, nós so-mos melhores”.

Clodie Vaslié escritor. Seu primeiro

livro, “De Passagem”, pode ser adquirido pelo websi-

te www.lulu.com

Page 26: Realjunho2013

26 junho 2013

Foto

: Raf

ael R

eina

Regent’s Canal, Londres

Page 27: Realjunho2013

27junho 2013

Page 28: Realjunho2013

28 junho 2013

Uma noite no Museu deHistória Natural

Todos os anos as ruas de West London ganham vida, com os sons e cheiros da maior festa de rua da Europa. Desde 1964, o Carnaval de Notting Hill arras-ta multidões para acompanhar o desfile de blocos e grupos, numa celebração à cultura afro-caribenha. O festival acontece no final de semana do feriado ban-cário de agosto e, segundo os organizadores, reúne um milhão de espectadores. Com muitos carros alegóricos, o Carnaval de Notting Hill também abre espaço para o som brasileiro, com a participação das escolas de sam-ba de Londres. O desfile começa geralmente na Great Western Road, passando ao longo de Chepstow Road, Westbourne Grove Ladbroke Grove. Além da festa de ritmos, o evento tem a famosa ala gastronômica, onde vale a pena provar o Jerk Chicken, preparado ao melhor estilo jamaicano.

Neste Verão, o museu promove na última sexta-fei-ra de cada mês o “Natural History Museum Late”, onde a entrada é free para a galeria do Central Hall. Além de palestras sobre temas variados, as noites têm no pro-grama sessões open mic, onde artistas se revezam no palco em performances para o público. Um mercado de comida também movimenta as noites no museu. Vale lembrar que a entrada no Museu de História Natural também é grátis de segunda a domingo, das 10h às 17h50 (última entrada permitida, às 17h30), com mui-tas atrações sobre a natureza, a evolução do Homem

Atra

ções

Gra

tuita

sATRAÇÕES GRATUITAS

The Alternative London Tour

A empresa Alternative London promove tours pela cidade mostrando detalhes que passam despercebidos aos olhos de quem não conhece muito bem a capital in-glesa. Vários desses tours são cobrados, mas o “The Al-

ternative London Tour” é free (ou, se preferir, você pode pagar o valor que quiser). Criado para mostrar a criativi-dade marcante do leste de Londres, na região de Shore-ditch e Brick Lane, os tours contam com guias experien-tes, que relatam importantes acontecimentos históricos e culturais da região. Além de ficar por dentro da história, você pode apreciar várias obras de arte espalhadas pelas ruas do bairro. Onde: “The Alternative London Tour”, com saídas do Old Spitalfields Market (Brushfield Street, London E1 6DT)Quando: Terças, quartas e quintas, às 12h e às 19h; sex-tas e sábados, às 12h e às 15h+ Info: www.alternativeldn.co.uk0207 247 8556

Carnaval de Notting Hill

Onde: Notting Hill, London W11 Quando: 25 e 26 de agosto, a partir das 9h + Info: www.thenottinghillcarnival.com

e um setor dedicado aos dinossauros, que faz muito sucesso com a garotada. São cobradas apenas exibi-ções especiais, como a exposição do fotógrafo brasi-leiro Sebastião Salgado, que acontece até o dia 8 de setembro. Onde: “Natural History Museum Late” - Museu de Histó-ria Natural (Cromwell Rd, London SW7 5BD)Quando: 28 de junho, 26 de julho, 30 de agosto e 27 de setembro, a partir das 18h+ Info: www.nhm.ac.uk020 7942 5000

Page 29: Realjunho2013

29junho 2013

Page 30: Realjunho2013

30 junho 2013

Greenwich and Docklands International Festival (GDIF)

Fest

ivai

sFESTIVAIS

O GDIF retorna este ano com um line-up inspirador de artes ao ar livre. Com a missão de recapturar o espírito dos Jogos Olímpicos de Londres, prepare-se para um pro-grama inovador de teatro, dança e instalações de arte geniais e surpreendentes. Este ano, o festival tem no seu programa mais de 150 apresentações de 30 grupos nacionais e internacionais e, segundo a organização, mais de 80 mil pessoas devem assistir aos espetáculos

A Inglaterra é o país dos festivais de música. Para todos os gostos e gêneros, o que não falta no Verão são eventos ao ar livre em parques e em áreas rurais do interior do país. Entre tantas opções, destacamos algumas que certamente vão bombar nesta estação. O Glastonbury Festival, um dos mais famosos da Europa, reúne este ano Artic Monkeys, The Rolling Stones, Pri-mal Scream, Nick Cave And The Bad Seeds e Elvis Cos-tello, entre outros. No site oficial não há mais ingressos disponíveis, mas você pode tentar a sorte nos sites es-pecializados em venda de tickets para eventos culturais, como o www.ticketweb.co.uk.

Em Londres, em junho, uma das melhores opções é o Hard Rock Calling, que trará nomes como Bruce Sprin-gsteen And The E Street Band, Kasabian, Paul Weller, The Black Crowes e Klaxons, entre outras bandas. Em julho, o Hyde Park sedia o British Summer Time Festi-val, que terá, entre outros, The Rolling Stones, Bon Jovi, Kaiser Chiefs, Bush, Palma Violets, Temples, The Boxer Rebellion e Tribes.

O Wireless Festival traz em seu line-up: Justin Timber-lake, Jay-Z, Snoop Dogg, Frank Ocean, Trey Songz, Emile Sandé, Calvin Harris, Rita Ora e muito mais. Está sendo considerado o R&B line-up deste Verão, a ser realizado, assim como o Hard Rock Calling, no novo Queen Eliza-beth Olympic Park, em Londres. E tem brasuca famoso em festival no interior da Inglaterra também, como não? Gilberto Gil é uma das atrações do Womad Festival, em

Festivais de músicaCharlton Park, Wiltshire. São mais de 100 artistas neste festival de estrelas de 40 diferentes países.

Glastonbury Festival(Pilton, Shepton Mallett, BA4 4BY),de 26 de junho a 1º de julho

Hard Rock Calling(Queen Elizabeth Olympic Park, Londres),dias 29 e 30 de junho

British Summer Festival(Hyde Park, Londres), de 5 a 14 de julho

Wireless Festival(Queen Elizabeth Olympic Park, Londres),de 12 a 14 de julho

Womad Festival(Charlton Park, Malmesbury, Wiltshire SN16 9DG),de 25 a 28 de julho

+ Info e ingressos: www.glastonburyfestivals.co.ukwww.hardrockcalling.co.ukwww.bst-hydepark.comwww.wirelessfestival.co.ukwomad.co.uk

no leste e no sul de Londres. E o melhor: a maioria das apresentações é gratuita! Entre no site do GDIF (veja abaixo) para conferir a programação completa, com da-tas, horários e locais dos espetáculos. Onde: Greenwich e Docklands Quando: de 20 a 29 de junhoEntrada: maioria dos espetáculos é gratuito+ Info: www.festival.org

Page 31: Realjunho2013

31junho 2013

Informação,entretenimento

e diversão...com conteúdo

(44) 20 8133 6823www.revistareal.com

Page 32: Realjunho2013

32 junho 2013

Mantenha-se atualizado sobre as últimas ideias de coquetéis, novidades e

competições na nossa página do Facebook do Reino Unidowww.facebook.com/PituUK

APERITIVOS PITÚ PARA UM VERÃO REFRESCANTE!

Curiosidades PITÚ: •PITÚ é feita no Brasil com

a mais pura cana-de-açúcar •A PITÚ produz a melhor

bebida nacional de que tanto nos orgulhamos, a cachaça

•A população adulta do Brasil - de 150 milhões de pessoas - consome aproximadamente 1,2 trilhões de litros por ano, o equivalente a 8 litros por habitante

•A PITÚ é a maior exportadora de aguardente de cana mundial

•A PITÚ é a marca líder do

mercado na Europa •A PITÚ é a bebida que

serve como base de preparação da PITÚrinha, a Caipirinha Premium

•Existem muito mais

receitas de coquetéis feitos de PITÚ no portal www.pitu.com

Ingredientes: •40 ml de PITÚ•20 ml de xarope de coco•120 ml de xarope de abacaxi •gelo

Ingredientes: •50 ml PITÚ•2-3 colheres de sopa de

açúcar mascavo•1 limão •gelo picado

Ingredientes: •50 ml PITÚ •10 ml de xarope de

maracujá •120 ml de água tônica •2 colheres de sopa de

açúcar mascavo •1 limão •1 ramo de hortelã

Page 33: Realjunho2013

33junho 2013

Page 34: Realjunho2013

34 junho 2013

Pass

eios

PASSEIOS

Kew GardensVisitar Kew Gardens é um dos programas imperdíveis

neste Verão. Você vai se encantar com a beleza deste par-que fechado que tem a maior coleção de plantas vivas do mundo (mais de 30 mil espécies) e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Até o dia 1º de setembro o Kew Gardens promove o evento “IncrEdibles, uma viagem surpreendente pelas plantas comestíveis”, onde a histórica Palm House Pond é transformada em um lago de salada de frutas navegável no Royal Botanic Gardens! O Kew Gardens também é diversão garantida para as crianças, que tem vá-rias atividades à disposição. E para os adultos são 300 hec-

Atenção plebeus! Neste verão, pela primeira vez, a plebe está liberada para tomar chá no Palácio de West-minster. Os cuppas constitucionais são um complemen-to para os excelentes 75 minutos de passeio com guia aos sábados, durante todo o ano, e em dias de semana durante o período inicial de Verão, quando o Parlamento está em recesso. Os passeios seguem a rota percorrida pela rainha na abertura do Parlamento e incluem uma espiada nas Câmaras dos Comuns e dos Lordes e no Westminster Hall, de 900 anos. Além do chá você pode saborear o tradicional lanche do cardápio (maionese

O famoso Shard oferece vistas panorâmicas 360º em toda a capital e além (até 64 km em um dia claro) a 244 metros, quase duas vezes a altura de qualquer outro ponto de visualização em Londres. A atração é uma plataforma de dois níveis nos andares 68 e 72 do arranha-céu. Os vi-sitantes levam apenas 30 segundos para chegar à vista, usando os elevadores de alta velocidade ao som de uma trilha sonora gravada pela London Symphony Orchestra e pela Joyful Company of Singers. Ilustrações de londrinos famosos, como Margaret Thatcher e Vivienne Westwood,

tares para explorar, onde a ordem é relaxar e aproveitar um dia de sol com os amigos e a família.Onde: Richmond TW9 3ABHorários: Segunda a sexta, das 9h30 às 18h30(sábados, domingos e feriados até às 19h30)Preços: Adultos, £16 (crianças e adolescentesaté 16 anos não pagam)Como chegar: Estação Kew Gardens(metrô, District Line), estação Kew Bridge (trem)ou estação Kew Gardens (barco) + Info: www.kew.org / 020 8332 5655

Chá no Parlamentode ovo ou salmão defumado com sanduíches de cream cheese) no Pugin Room da Casa dos Comuns, com vista para o Tamisa, por £19.95.Onde: Westminster, London SW1A 0AAQuando: De 1º de junho a 24 de agosto.Sempre aos sábados, em junho e julho. Em agosto, de quinta a sábado. Preços: £16.50 (reservar pelo telefone abaixo) + £19.95 (menu)+ Info e reservas: www.parliament.uk/visiting0844 847 1672

A vista a partir do Shardpainéis com mapas digitais de Londres e um arquivo de imagens da cidade lembram do seu entorno. Onde: Joiner Street, London SE1 9QU(metrô London Bridge) Quando: Diariamente, das 9h às 22h(última entrada às 21h)Preços: £24.95 (adulto) e £18.95 (4 a 15 anos).Crianças até 4 anos não pagam+ Info: www.theviewfromtheshard.com0844 499 7111

Foto

s: R

BG

Kew

Page 35: Realjunho2013

35junho 2013

Page 36: Realjunho2013

36 junho 2013

Woburn Safari Park Você sempre sonhou em fazer um safari? Morre de vontade de ver animais selvagens de perto, muito perto, mas viajar

para a África está fora do seu orçamento? Então o seu destino é o Woburn Safari Park, no condado de Bedfordshire, na Inglaterra. De carro, você pode percorrer o parque e ver ursos, leões, girafas e tigres, numa aventura que agrada a pequenos e marmanjos. Neste Verão eles promovem ingressos a £30 (adulto) e £22.50 (crianças e adolescentes, de 3 a 15 anos), incluindo entrada, um guia do parque, almoço e drink. Sem a promoção, pagando apenas a entrada, os preços são £19.99 (adulto) e £14.99 (3 a 15 anos). No dia 24 de agosto acontece o “Churrasco com os Elefantes”, mas o preço para ver os gigantes é bem mais salgado: £99 (adulto) e £79 (3 a 15 anos), que inclui entrada, jantar, guia e drinks. Mais info: Woburn Safari Park, Bedfordshire, MK17 9QN / www.woburn.co.uk/safari

BathOutra viagem agradável para este Verão é dar uma esticada até Bath, a histórica cidade, famosa pelas suas

fontes termais e spas, reconhecida como patrimônio mundial da Unesco. São mais de 2 mil anos de história desta cidade fundada pelos romanos , que tem outras atrações como galerias, museus, prédios históricos e uma bela arquitetura . Quem visita a cidade não pode deixar de ir aos Roman Baths, construídos durante o Império Romano. Um museu conta a história da criação dos banhos romanos e se você quiser relaxar tomando um banho quente em águas ricas em minerais, uma boa pedida é o Thermae Bath Spa. A cidade fica a cerca de 160 km de Londres e você pode viajar de ônibus ou trem. Mais info: www.visitbath.co.uk/www.thermaebathspa.com

Viag

ens

VIAGENS

Eden ProjectO Eden Project, em Cornwall, sempre reserva novida-

des aos visitantes. O imenso jardim, que tem uma coleção com mais de quatro mil espécies de plantas originárias de todos os continentes, inaugurou este mês uma passare-la aérea que permite ao público ter uma vista através da copa das grandes árvores da floresta tropical.

A viagem do visitante começa no Rainforest Base-camp, que define o cenário para a experiência da pas-sarela. O Basecamp fornece uma introdução da pers-pectiva das pessoas que vivem na floresta tropical e

os cientistas que lá trabalham. Uma passarela aérea elevada acima do chão da floresta leva os visitantes ao ninho: uma plataforma com fabulosas vistas através das árvores. Uma segunda passagem aérea leva os visi-tantes para um caminho de penhasco situado na pare-de do fundo do bioma.

Além de conhecer o Eden Project, você pode aprovei-tar a viagem e explorar a bela região de Cornwall. Mais info sobre o Eden Project e a região:www.edenproject.com/www.visitcornwall.com

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 37: Realjunho2013

37junho 2013

A REAL faz partedo dia-a-dia

dos brasileiros

020 8133 6823 [email protected]

Associe o nome de sua empresa a

esse cotidianoAnuncie REAL

Page 38: Realjunho2013

38 junho 2013

Agen

daAGENDA

Às terças-feiras, Hungry Tuesday, com 50% off na comida. Quinta Feira: MPB ao vivo, das 20h à meia-noite. Às sextas,

forró pé-de-serra ao vivo, das 21h à 1h da manhã. Aos sábados, pagode, axé e DJ, das 22h à 1h da manhã. Aos

domingos, roda de samba das 20h até a meia-noite.Reservas: 020 7622 3602 – www.tapiocahouse.co.uk

O pub brasileiro tem atrações variadas durante a semana, seja

no cardápio, na telona ou na pista de dança. Aos domingos, reúna a

torcida para acompanhar as rodadas do Brasileirão.

17 York Way – Camden Town - London N7 9QG

Reservas: 020 7485 4738 - www.canecaolondon.com

Baladas, bares e restaurantes

O CocoBamboo Bar & Restaurante traz no seu menu a fusão da

culinária brasileira e caribenha. Nos finais de semana, DJs brasileiros

animam o público até às 2 da manhã. Aos domingos, 2ªs e 6ªs, música

brasileira ao vivo das 19h às 23h.48 Chalk Farm Road (NW1 8AJ)

Reservas: 020 7267 6613 - www.cocobamboo.co.uk

Programação variada de shows ao vivo de quarta a domingo. Confira a agenda completa no site do Made in Brasil.

12 Inverness Street, Camden Town, London NW1 7HJReservas: 020 7482 0777 – [email protected] 

www.made-in-brasil.co.uk

O Harém London Club acontece todo o primeiro sábado do mês num espaço com dois pisos de pura diversão, com DJs tocando

o melhor da música brasileira e hits internacionais. 25 Moorgate, London EC2R 6AR (a quatro minutos das

estações de Moorgate e Bank) Reservas e informações: www.haremlondon.com

Facebook.com/haremlondonclub

De segunda a domingo, uma variada programação embala as noites na tradicional casa brasileira em Londres, pertinho da estação de Holborn. Os mais diferentes ritmos nacionais

fazem do Guanabara uma referência verde e amarela na capital britânica. Além, claro, do cardápio com as delícias nacionais e os

drinks que fazem a cabeça de brasucas e gringos. Parker Street, Corner of Drury Lane, London WC2B 5PW

Reservas: 020 7242 8600 www.guanabara.co.uk

020 8133 [email protected]

Informação, entretenimento e diversão... com conteúdo

Anuncie

o seu bar,

café ou

restaurante!

Page 39: Realjunho2013

39junho 2013

Agenda UK Shirley Nunes

Confira mais eventos em maio em Londres noBrazilian Events Guide: www.culturart.co.uk

Jam brasileira Convite a todos os músicos, cantores e público, amantes da

música brasileira. No dia 20 de junho acontecerá a JAMBRA, a jam brasileira, onde os artistas podem

dividir a sua musicalidade com outros músicos e a plateia. O evento está

sendo organizado por Alua Nascimento, Gui Tavares e

Xande Oliveira e acontece a partir das 20h no Tia Maria (126 South Lambeth Road, London SW8 1RB). Mais informações:

020 7622 3602. A entrada é free.

Nossa Voz

O grupo Nossa Voz, liderado por Gui Tavares, músico e maestro, apresentará ‘Coração Mineiro’. O evento faz parte

do Festival Minas Heart of Brazil, que acontecerá pela segunda vez em setembro deste ano. A apresentação será no Indian YMCA (41 Fitzroy Square, London W1T 6AQ), a

partir das 19h.O valor do ticket é £8.

Mais informações: www.nossavoz.org.

StoneCrabs voltaaos palcos

No fim do mês temos a apresentação de uma peça de teatro com elenco brasileiro da StoneCrabs Theatre Cia. A peça ‘The

decorator’, dirigida por Franko Figueiredo, tem convidados como Tereza Araújo, Maria Alencar & Marcio Mello. O

espetáculo acontece de 25 a 29, às 19h45pm @ The Space, 269 Westferry Road, London E14 3R. Mais informações:

www.space.org.uk / 020 7515 7799. O preço dos ingressos varia de £10 a £14.

Festas juninas Este ano as festas juninas acontecem por todos os lados de

Londres! Marque na agenda!

No Tia Maria Restaurant, dia 21, a partir das 19h, música ao vivo e comida brasileira.

126 South Lambeth Road, London SW8 1RB. + Info: 020 7622 3602

A associação Meu Pequeno Jesus realiza nos dias 22 e 23 a sua festa na St. Annes Church, Underwood Road

(London E1 5AW), com música e comida típica.+ Info: 077 6177 4584

A festa do BREACC acontece no dia 22, a partir das 12h30, com a banda Pé-de-Jurema, comida típica, quadrilha e jogos para as crianças na All Hallows Church Hall, Erncroft Way,

Twickenham TW1 1EW).+ Info: breacc.com. Adultos pagam £2/Crianças free

Na Igreja do Redentor, na 20 Brixton Road, London SW9 6BU, a festa acontece no dia 29. Mais info pelo fone: 077 6177 4584

Em Manor House, na St. Thomas More, London N4 2LH, tem arraial no dia 6 de julho. Mais info: 077 6177 4584

Page 40: Realjunho2013

40 junho 2013

As novas das celebridadesAs novas das celebridades

Pers

onal

idad

esPERSONALIDADES

Maria Oller

Adeus GuguEntre os

mais de 400 f u n c i o n á r i o s demitidos pela Record no início deste mês, para conter gastos, sobrou até para Gugu Liberato. Tirado do SBT a peso de ouro em 2009, Gugu

não suportou a pressão e o corte de verbas de seu programa e deixou a emissora bem antes do final de seu contrato, que ia até 2017. O problema, segundo a Folha de São Paulo, é que o Programa do Gugu seguia estagnado na terceira posição de audiência no domingo. A fortuna que Gugu recebia mensal-mente, cerca de R$ 3 milhões (!!!) pagaria cerca de 600 funcio-nários com salários de quase R$ 6 mil! De acordo com a Folha, quando Gugu deixou o SBT, Silvio Santos teria dito: “Nenhum profissional da TV brasileira vale R$ 3 milhões por mês, nem eu.” Se livrou de uma bomba o homem do baú, hein?!?

O que as celebs andam dizendo por aí...“Toda mulher adora sair com gay. A gente só não fica com eles porque eles não querem. Seria perfeito demais.”

Rita Cadillac, em entrevista ao UOL, sobre sair com gays enrustidos

“Na igreja que descobri que o meu negócio era música.”

Gaby Amarantos , em entrevista ao “Programa do Jô”, da Globo, sobre como descobriu que queria entrar para o mundo da música

“No Brasil os negros são livres, mas não têm dignidade.”

Fabricio Boliveira , ator, em entrevista ao UOL, sobre o preconceito racial no Brasil

Betty “Tieta” Faria detona geral

Betty Faria rasgou o verbo. Aos 69 anos, a eterna Tieta do Agreste atacou os paparazzi. Tudo porque ela foi pegar um bronze na prima-vera quente do Rio e, sem estar na sua melhor forma, foi clicada pelos fotógrafos. “O problema é a burka. Sim, burka para as mulheres fora de forma, para as velhas e desabadas”, desabafou a atriz em seu blog, irritada com o tom de crítica de um amigo, que recomendou que ela deveria se “proteger mais”. “O que fazer se o fotógrafo tem mau gosto e publica uma foto minha branca, sem sol, gorda, pançuda, fora de forma e de BIQUÍNI PEQUENININHO? É falta de simancol da minha parte ou é a minha liberdade?”, disparou Betty, que ainda decretou: “Há uma cobrança muito for-te pela boa forma nesse Brasil de mulheres-fruta... Vou morrer velhinha de biquíni na praia. É uma sensação de liberdade tão boa. É o mínimo nesse Brasil tão careta... Quem não gostar que não olhe, não fotografe e não encha o saco”, detonou ela, com apoio geral da coluna.

Lá vem o Pato...O relacionamento de Alexandre Pato com Barbara Berlusconi, filha do fanfarrão e ex-premier da Itália, Silvio Berlusconi, parece jogo de pingue-pongue: pra lá, pra cá, pra lá, pra cá... O casal teria terminado o namoro de dois anos pela segunda vez. E parece que mal largou a italianinha, o jogador do Corinthians já andou dando umas pataquadas lá no Brasil. Pato estaria saindo com Camila Oliveira, ring girl do UFC. Façam suas apostas meninas: até quando vai durar esse romance?

Filha de Michael Jackson tenta suicídioA filha de Michael Jackson, Paris Jackson, 15 anos, teria tentado se suicidar no dia 5 de junho. Segundo o site

“TMZ”, ela teria cortado seu pulso direito, tomado pílulas do analgésico Motrin e deixado uma carta à família. A ga-rota foi internada na ala psiquiátrica do hospital West Hills em Los Angeles, na Califórnia, e passa bem. De acordo com a revista “US Weekly”, Paris sofre de depressão, problema que teria se acentuado após a morte do pai. Um dia antes da tentativa, Paris postou mensagens enigmáticas em seu Twitter: “Eu me pergunto por que as lágrimas são salgadas” e citou um trecho de “Yesterday”, música dos Beatles: “Ontem parecia que meus problemas estavam longe, agora parece que eles estão aqui para ficar.”

“Por que a Rihanna fuma maconha e não tem problemas com isso?”

Amanda Bynes, atriz, sobre ter sido presa por porte de maconha

“Não precisa levantar bandeira. É só agir de maneira honesta e respeitosa.”Ana Carolina , cantora, em entrevista ao UOL, sobre ser contra levantar bandeira gay

“Eu e (Antonio) Fagundes lá é tipo Brad Pitt e Angelina Jolie.”

Da sempre convencida Suzana Vieira, sobre gravar novela da Globo no Peru

Page 41: Realjunho2013

41junho 2013

Page 42: Realjunho2013

42 junho 2013

Queen’s land

Mod

aMODA

A estação do brancoHellen Grasso www.hellengrasso.com

Está declarado: a cor oficial do Verão 2013 de Londres será o branco. Não existe realmente uma peça que

vá predominar nas passarelas, mas a cor já está totalmente explícita em todas as vitrines da nossa cidade e, para ser mais específica, os gran-des designers deixaram bem claro sobre essa tendência.

Ainda há muitas dúvidas de como usar o branco quando não é o final do ano e só existe uma re-gra: misture com todas as outras cores. A cor tão singela fala por si só, que qualquer tom de azul, ama-relo, vermelho, pink ou verde são bem-vindos para entrarem em har-monia com a cor que é a dona do nosso Verão.

Visualmente falando para nos-sa tendência desse Verão, se for usado com vestido ou como look completo para todo visual, ele vai aumentar a silhueta. Então, se você não está satisfeita com suas cur-vas, não opte pelo branco puro, existem várias outras tonalidades como o branco gelo e o manteiga. Se quiser chamar atenção mais para os acessórios, use-os com cores vibrantes, direcionando as-sim o olhar para bolsas, colares e até mesmo maxi brincos.

Se a ocasião for à noite, não tenha medo de abusar do branco. Faça um coque meio bagunça-do no cabelo e use pérolas como acessórios, olhos bem delineados e boca alaranjada para quebrar o branco, lembrando que o menos sempre é mais.

Existem peças coringas como uma blusa regata, camiseta de bo-tão, um simples vestido e um blazer

que sempre temos que ter no ar-mário para que possam compor o look. E adivinhem qual a pedida da cor? Nosso amado branco. Essas peças podem ser usadas de várias formas e milhares de vezes sem parecer que são as mesmas.

Vamos quebrar aquele velho pa-radigma de que branco é para noi-

va ou somente no réveillon, rever nossas peças antigas no armário e nos inspirar em Coco Chanel, que dizia: “Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera.” Afinal, nós, mulheres, temos o dom de nos reinventarmos todos os dias.

Foto

s: R

epro

duçã

o Vo

gue/

ww

w.v

ogue

.co.

uk

Page 43: Realjunho2013

43junho 2013

Um evento de moda este mês promete movimentar os profissionais brasilei-ros e de outras naciona-

lidades envolvidos com o mundo fashion em Londres. O Extreme-Fashion Show, no dia 21 de junho, a partir das 20 horas, na Industrial Way, Herne Hill Road, vai contar com a participação de estilistas, maquiadores, modelos e fotógra-fos, além de uma programação que inclui shows com cantores, dança-rinos, música ao vivo e com o DJ Heberson Medeiros, o Nenê.

Foram confirmadas pela organi-zação, até o final de maio, desfiles com as participações dos estilis-tas Alessi Benza, Anila Mejzini, Jade Coelho, Jan Nova, Luiz Lula Filho e

ExtremeFashion ShowEvento vai reunir profissionais brasileiros que trabalham no mundo

fashion em LondresDa Editoria

Susanna Tatevosjan, da maquiadora Romana Pavaneli e dos modelos Pa-tricia Souza, Andressa Rivelles, Jes-sica Lemos, Coryn Mia New, Wallison Lemos, Marcello Lazaroni e Danillo Rodrigues, entre outros.

Se você gosta ou traba-lha com moda, pode entrar em contato para obter mais infor-mações sobre o ExtremeFashion Show através das páginas das organizadoras do evento no Fa-cebook, Jessica

Salgado (www.facebook.com/jessia-ne.salgadofotografia?) e Alessandra Benza (www.facebook.com/alessi.benza). Ou também pelos telefones 074 0521 0280 e 07875724591.

Informação,entretenimento

e diversão...com conteúdo

(44) 20 8133 6823www.revistareal.com

Page 44: Realjunho2013

44 junho 2013

A COMISSÃO NACIONAL

DA VERDADE EA DITADURA

MILITAR

Visão do Brasil

Alberto Luiz Schneider

Bras

ilBRASIL

À Márcia Juliana Santos

Page 45: Realjunho2013

45junho 2013

Alberto Luiz Schneidergraduou-se em História pela UFPR, possui mestrado pela

PUC-SP e doutorado pela UNICAMP. É pós-doutor pelo King’s College London e pela USP. Foi professor visitante da Tokyo Uni-

versity of Foreign Studies. Atualmente é professor colaborador no Departamento de História da USP

A 16 de maio de 2012 foi criada a Comissão Nacional da Verdade, imbuída da finalidade em apurar as violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5

de outubro de 1988. Na prática, e por motivos óbvios, é a ditadura militar (1964-1985) que está sob escrutí-nio. Os nomes escolhidos pela presidente Dilma Rous-seff para compor a Comissão – Claudio Fonteles, Gil-son Dipp, José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro e Rosa Cardoso – são conhecidas personalidades públicas, signatários de diferentes posições políticas, detentores de sólida reputação jurídica ou de reconhecida tradição em defesa dos direitos humanos.

Nos últimos meses a Comissão da Verdade começa a produzir resultados. Através de inúmeras audiências públicas, houve a análise de documentos e o confronto de depoimentos, levado ao desmonte do discurso vei-culado pelo regime militar, como os supostos suicídios, na verdade assassinatos; ou ainda a alegação de que a tortura não era uma deliberada política de Estado, fruto de uma decisão política que emanava dos altos escalões do governo. A Comissão também tem explo-rado, timidamente é verdade, a relação entre parte do empresariado e setores do Exército, na elaboração e gestão do golpe de 31 de março de 1964.

Parte superior do formulárioNão é sem motivo que setores da sociedade bra-

sileira têm reagido contra a Comissão, entre eles a revista Veja, parlamentares, a exemplo de Jair Bolso-naro, e mesmo representantes dos militares, como o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Entre os mui-tos motes utilizados, esses segmentos enfatizam três argumentos:

a) Tratava-se de uma guerra: de um lado os “comu-nistas” e seus simpatizantes, do outro, os militares e seus aliados, em defesa dos valores ocidentais.

b) A “Lei de Anistia”, de 1979, encerrou o assunto, na medida em que a sociedade teria construído um pacto político para encerrar uma era de extremos ide-ológicos.

c) A Comissão Nacional da Verdade quer, na verda-de, “vingança”.

Sobre o primeiro argumento é preciso lembrar que não havia uma guerra civil, composta por dois blocos de poder equivalentes. Os militares, afirmam eles pró-prios, apenas teriam reagido contra aqueles que pre-tendiam instalar uma “ditadura comunista”. A reação foi desmedida e violenta. A situação, antes do golpe, não chegou nem remotamente perto disso. Em 1964, sequer havia grupos armados constituídos. Quando os setores de esquerda pegaram em armas, havia leis para combatê-los, pois o poder poderia tratá-los como criminosos comuns, aos quais eram dadas as garantias fundamentais expressas nas Constituições de 1946 e, depois, na de 1967. Nenhuma das Cartas previa a tor-tura, as execuções sumárias, as prisões clandestinas,

o encarceramento sem o direto legal de defesa, muito menos a execução sumária e o sumiço de corpos. Os militares, portanto, agiram contra as próprias leis que regiam o país por eles governados, inclusive a Consti-tuição erigida em 1967, gerada já sob o arbítrio. Houve uma ilegal – além de imoral e ilegítima – política de Es-tado fundado na violação dos direitos humanos.

O argumento segundo o qual a “Lei de Anistia” foi um instrumento legal e político de pacificação nacional não procede. Não houve negociação com os diferentes setores da sociedade civil e da oposição ao regime, mas a imposição de condições pelos representantes dos militares. O então MDB propusera uma anistia am-pla, geral e irrestrita. O projeto foi derrotado. Ao passo que a proposta vencedora – da Arena, o partido da di-tadura – passou por pequena margem, num Congres-so manietado pelos militares, pois parte das forças vi-vas do país não se encontravam representadas. Presos políticos continuaram encarcerados, sob a alegação de “terrorismo”. Quanto aos torturadores e seus superio-res, a “Lei de Anistia” sequer verbaliza, como se eles não tivessem existido.

A alegação de “vingança”, tal como escreve a Veja, vocaliza o coronel Brilhante Ustra ou o deputado Jair Bolsonaro – e parte da sociedade brasileira, é bom re-conhecer – e subestima o país. A Comissão da Ver-dade existe para levantar os crimes cometidos e dar a eles a devida divulgação, mediante o recolhimento de provas e indícios, e não para arrancar unhas, praticar sessões de afogamento, aplicar choque ou pôr no pau--de-arara à maneira do DOI-CODI. As práticas de tor-tura vêm sendo demonstradas por inúmeras pesquisas acadêmicas, nacionais e estrangeiras, ancoradas em documentos e depoimentos, inclusive de militares.

A Comissão Nacional da Verdade deve cumprir sua missão constitucional, expor ao país seu passado, tra-zer à luz documentos secretos - antes inacessíveis - e colher depoimentos, tal como aconteceu na sessão com o ex-comandante do DOI-CODI de São Paulo, o coronel Ustra. Além dos agentes da repressão, é im-portante ouvir de forma pública os testemunhos de so-breviventes, como a historiadora Dulce Pandolfi, tortu-rada na década de 1970 no Rio de Janeiro.

A Comissão precisa apresentar resultados. Diversos setores da sociedade civil – inclusive as famílias dos mortos e desaparecidos – clamam pela revelação das circunstâncias da violação dos direitos humanos ele-mentares de centenas de homens e mulheres. O esfor-ço das investigações não poderá implicar em punição, em função da “Lei de Anistia”. Mas, independente da mudança ou não na legislação, a construção da demo-cracia brasileira exige o acerto de contas com a história recente do país.

Page 46: Realjunho2013

46 junho 2013

A Nissan, em parceria com a prefeitura da cidade japonesa de Saitama, iniciou os testes com a van compacta 100% elétrica e-NV200. Pelo acordo, firmado em 2009, os mode-

los com emissão zero serão utilizados para facilitar as entregas da municipalidade dentro do projeto que promove carros elétricos (EV) como ferramenta no combate ao aquecimento global e construção de uma sociedade sustentável. Os testes são parte do projeto E-KIZUNA, que começou a três anos, quando a pre-feitura de Saitama passou a incentivar a adoção de veículos elétricos, integrando empresas interessadas na

Turis

mo

Mot

ores

Vem aí a van compacta

100% elétricaO modelo da Nissan, testado no Japão, é uma das atrações da coluna

deste mês, que destaca ainda carros da Lexus e da AudiDevaldo Gilini Júnior

MOTORESFo

tos:

Div

ulga

ção

mobilidade sustentável. A Nissan desde então tem co-laborado com as áreas de construção da infraestrutura para carregamento das baterias dos automóveis, com o objetivo de criar demanda e desenvolver incentivos, promovendo ainda a conscientização da comunidade. O veículo será avaliado por sua compatibilidade am-biental, praticidade e economia. Parceria como essa não é novidade para a Nissan que, desde 2011, realiza testes com a van e-NV200 em grandes corporações. No Japão, por exemplo, o modelo passou por ava-liações na Coca-Cola. Na Europa, pela British Gas e, recentemente, em Cingapura, na FedEx Express.

Page 47: Realjunho2013

47junho 2013

Lexus CT 200h RS 4 Avant

Chegou em maio ao mercado brasileiro um dos prin-cipais lançamentos da Audi: a nova Audi RS 4 Avant, uma perua superesportiva que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, número ainda menor do que o da versão anterior, que chegava a 100 km/hora em 4,9 segundos. Embaixo do capô, o grande destaque do veículo: o propulsor V8, 4.2 litros, que produz 450 cv de potência (a versão anterior tinha 420 cv) a 8.250 rpm. Feito artesanalmente na planta da Audi em Gyor, na Hungria, o motor 4.2 FSI integra a força extrema a uma eficiência exemplar, com consumo combinado (cidade/estrada) de 9,3 km/litro. A RS 4 Avant vem ainda equipa-da com câmbio S tronic de 7 velocidades e tração per-manente integral quattro. A nova direção assistida traba-lha com um sistema eletromecânico altamente eficiente, com uma relação precisa de acordo com a velocidade na estrada. Isto ajuda o motorista a fazer pequenas cor-reções de direção quando freia em superfícies com ade-rências diferentes. A configuração RS é 20 milímetros mais baixa que a Audi A4 Avant e o modelo recebeu, de série, novas rodas em alumínio de 20 polegadas, com pneus 265/30, disponíveis com acabamento em titânio polido e novo desenho.

Novo A3 Sport O preço do novo Audi A3 Sport já foi definido pela Audi para o

mercado brasileiro. O hatch premium alemão chegou às conces-sionárias da marca em maio custando R$ 115 mil, já equipado com uma extensa lista de itens de série, como o Audi Drive Se-lect com cinco modos de condução - Conforto, Auto, Dinâmico, Eficiência e Individual. Este último permite a combinação livre de características de motor, acelerador, câmbio e direção que o mo-torista preferir. Como opcional, a Audi oferece o MMI (Multi Midia Interface) Touch com sistema de navegação e comando de voz em português do Brasil – é o primeiro modelo da Audi no merca-do brasileiro já adaptado ao nosso idioma. O sistema Start-stop, de série, desliga o motor quando o veículo está parado e auxilia na redução do consumo e das emissões. Outro destaque é a tecnologia Audi ultra, de construção leve, aplicada ao habitáculo e o uso de alumínio em partes do carro como capô e para-cho-ques. Com o sistema Audi Drive Select, o motorista pode eleger o modo de condução e características do acelerador, direção hidráulica, câmbio S tronic e amortecedores escolhendo entre os modos Conforto, Auto, Dinâmico, Eficiência e Individual. Este último permite “personalizar” a condução e mesclar característi-cas, como uma suspensão mais firme e esportiva aliada a uma direção mais confortável e macia, por exemplo.

O modelo CT 200h é movido pela recente gera-ção da tecnologia Lexus Hybrid Drive, que combina um motor a gasolina 1,8 litro com um motor elétrico de alta potência, bateria compacta avançada e so-fisticado sistema de gestão de energia. O veículo é também o primeiro carro de luxo compacto híbrido do mundo e foi feito pensando em atingir o público jovem e aficionado por tecnologia com os diferenciais que o modelo oferece. A potência misturada dos dois motores é de 136 cavalos. Além disso, o compacto híbrido é equipado com transmissão do tipo CVT - transmissão continuamente variável -, que permite o aumento ou a diminuição da velocidade sem trancos, oferecendo conforto de rodagem, além de não influir no desempenho. Graças ao sistema híbrido, o nível de CO² é muito próximo dos automóveis de pequenas dimensões e a emissão de NOx (número de oxida-ção) e de partículas é praticamente nula, o que faz do modelo Lexus CT 200h um novo marco na história da indústria automobilística. Diretamente proporcional às baixas emissões encontra-se o baixo consumo de combustível, podendo ser de até 22 km/l na cidade, dependendo da situação de condução.

Page 48: Realjunho2013

48 junho 2013

Espo

rte

Espo

rte

ESPORTEEs

port

e

O Brasil terá uma pequena prévia do que será a Copa do Mundo 2014 com a realização da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho, com a participação de oito seleções.

Ao mesmo tempo em que as novas, modernas e caras arenas serão testadas nas seis cidades-sede da com-petição, o técnico Luiz Felipe Scolari tenta montar, em campo, uma seleção que seja capaz de resgatar o orgu-lho do brasileiro pela equipe nacional.

Em busca de afir-mação, após o empa-te contra a Inglaterra em 2 a 2, no Mara-canã, no dia 2 de ju-nho, e a vitória sobre a França por 3 a 0, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no dia 9, o time de Feli-pão estreia contra o Japão, no dia 15, no Estádio Mané Garrin-cha, em Brasília-DF. Na segunda rodada, dia 19, o Brasil joga contra o México no Castelão, em Fortaleza-CE, e termi-na a fase de classificação diante da Itália, no dia 22, na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA.

Classificando-se em primeiro ou segundo lugar do grupo A, o Brasil faz uma das semifinais nos dias 26 ou 27, em Belo Horizonte-MG ou Fortaleza, contra um dos quatro integrantes do grupo B, Espanha, Nigéria, Taiti ou Uruguai. A decisão da Copa das Confederações será no dia 30, no Maracanã.

A julgar pela avaliação de Scolari após a vitória sobre a França, a primeira sobre uma seleção campeã do mundo desde 2009, o time titular para a competição deve ser Ju-lio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. “Nós voltamos a ter confiança naquela equipe que foi escalada e nos jogadores que entraram. Além disso, o torcedor re-agiu de forma maravilhosa, como em 2001, quando joga-

Copa das Confederações

Torneio vai testar a organização das cidades-sede e apaciência do torcedor, que espera, há tempos, ver um time

competitivo com a camisa amarela Régis Querino

mos aqui em Porto Alegre contra o Paraguai. Tínhamos de ter esse empurrão do torcedor”, avaliou Felipão.

Adversários Espanha e Itália são os maiores rivais da seleção na

luta pelo título da Copa das Confederações. Os atuais campeões do mundo vão ao Brasil com o status de time a ser batido, mesmo após uma queda no rendimento após o título da Copa de 2010, na África do Sul. Xabi

Alonso, contundido, foi cortado no início de junho, e é a maior bai-xa do time de Vicente Del Bosque. Com o Barcelona como base (nove jogadores), a Espanha tem tudo para ser a primeira co-locada no grupo B. A equipe lidera o grupo I das Eliminatórias Eu-ropeias ao Mundial de 2014, com 11 pontos, um à frente da França.

A Itália também está na ponta do seu grupo nas eliminatórias, o B, com 13 pontos em cinco jogos, contra 10 pontos da Bulgária, que tem um jogo a mais. Sem abrir mão da forte marca-ção, tradição da Azurra, a seleção de Cesare Prandelli tem em dois jovens jogadores de ataque um de seus trunfos para conquistar a Copa das Confederações pela primeira vez: Balotelli e El-Shaarawy, filhos de ganeses e egípcios, respectivamente, mas que nasceram no país.

Uruguai, México e Nigéria não têm seleções tão es-treladas quanto Espanha e Itália, mas figuram no blo-co dos adversários “osso duro de roer” e podem sur-preender na competição. Uruguaios e mexicanos são, tradicionalmente, rivais que sempre dão trabalho para o Brasil e levam vantagem também por já terem equipes que jogam juntas há mais tempo. Japão e Taiti são os figurantes do torneio e não aspiram nada além de uma digna participação.

Fred marcou o primeiro gol em jogo oficial no novo Maracanã, contra a Inglaterra

Foto

: Mow

a P

ress

Page 49: Realjunho2013

49junho 2013

15 de junho20h - Brasil x Japão*

Estádio Mané Garrincha/Brasília-DF

16 de junho20h - México x Itália

Maracanã/Rio de Janeiro

23h Espanha x UruguaiArena Pernambuco/Recife-PE

17 de junho 20h – Nigéria x Taiti

Mineirão/Belo Horizonte

19 de junho20h – Brasil x MéxicoCastelão/Fortaleza-CE

Copa das Confederações

Grupo A Brasil • Itália • Japão • México Grupo B Espanha • Nigéria • Taiti • Uruguai

23h – Itália x JapãoArena Pernambuco/Recife-PE

20 de junho 20h – Espanha x Taiti

Maracanã/Rio de Janeiro

23h – Nigéria x UruguaiArena Fonte Nova/Salvador-BA

22 de junho 20h – Itália x Brasil

Arena Fonte Nova/Salvador

20h – Japão x MéxicoMineirão/Belo Horizonte-MG

23 de junho 20h – Nigéria x EspanhaCastelão/Fortaleza-CE

*Horários dos jogos no fuso horário do Reino Unido

20h – Uruguai x TaitiArena Pernambuco/Recife-PE

Semifinais - 26 de junho 20h - 1º do Grupo A x 2º do Grupo B

Mineirão/Belo Horizonte-MG

27 de junho 20h - 1º do Grupo B x 2º do Grupo A

Castelão/Fortaleza-CE

Disputa do 3º lugar - 30 de junho17h – Perdedores das semifinaisArena Fonte Nova/Salvador-BA

30 de junho23h – Ganhadores das semifinais

Maracanã/Rio de Janeiro

Neymar é apresentadono Barcelona

Da Editoria

Depois de muitas especulações, o Barcelona finalmente contratou Neymar junto ao Santos, promovendo a apresentação do atacante no Camp Nou no dia 3 de junho. Neymar assinou

contrato de cinco anos e disse na coletiva, após saudar os cerca de 56 mil torcedores que foram ao estádio para recebe-lo, que chega ao clube para ajudar Lionel Messi a continuar sendo o melhor jogador do mundo.

“Nunca me preocupei em ganhar a Bola de Ouro ou ser o melhor jogador do mundo. O melhor já está aqui e é o Messi. E agora posso observá-lo de perto e ajudá--lo a continuar sendo o melhor do mundo”, discursou Neymar, que voltou ao Brasil após a apresentação para defender a seleção na Copa das Confederações.

Segundo o vice-presidente do Barçelona, Josep Ma-ria Bartomeu, o Barcelona pagou 57 milhões de euros para contratar Neymar. Desse total, 10 milhões de eu-ros teriam sido adiantados ao jogador em novembro de

Foto

: FC

Bar

celo

na

2011, fato que gerou polêmica no Brasil, já que um mês depois o Santos enfrentou o Barcelona na final do Mun-dial daquele ano. O time espanhol goleou por 4 a 0. A negociação de Neymar envolve, além do montante em dinheiro, a realização de dois amistosos entre as equi-pes, um no Brasil e outro na Espanha.

Page 50: Realjunho2013

50 junho 2013

Cla

ssifi

cado

s

TRADUÇÃOPortuguês e Italiano0800 633 5985

TRADUÇÃO JURAMENTADA, CERTIFICADA, LEGALIZAÇÃO ITALIANO - INGLÊS - PORTUGUÊS 

ADRIANA FORESTI 07960232529 www.facebook.com/AdrianaTraduzioni

TRADUTORA ITALIANA 

Anuncie aqui

020 8133 [email protected]

Page 51: Realjunho2013

51junho 2013

(44) 20 8133 6823www.revistareal.com

Informação,entretenimento

e diversão...com conteúdo

Quali�ed member of the Institute ofTranslation and Interpreting in UK

English - PortuguesePortuguese - English

Casamento, nascimento, óbito, contratos, históricosescolares, documentos judiciais entre outros mais.

077 8343 7077 – 079 5531 [email protected] 

TRADUTOR JURAMENTADOEM LONDRES

Page 52: Realjunho2013

52 junho 2013

MÔNICAM

ônic

a

Page 53: Realjunho2013

53junho 2013

Page 54: Realjunho2013

54 junho 2013

A origem das palavras cruzadas

A brincadeira que inspi-rou um dos passatempos mais populares de nossos tempos data do século IV a.C. Nos laterculus, como o jogo era conhe-cido, os antigos romanos tinham de formar palavras cruzando-as de maneiras que constituíssem palín-dromos - isto é, podiam ser lidas tanto na vertical quanto na horizontal, ou de frente para trás e vice--versa. “As inscrições mais antigas desse jogo foram encontradas nas ruínas de Pompéia, a cidade italia-na destruída no ano 79 pela erupção do Vesúvio”, afirma o designer de jogos Luiz Dal Monte Neto. Nos moldes atuais, porém, as palavras cruzadas apare-ceram pela primeira vez no jornal New York World, em 22 de dezembro de 1913. O inglês Arthur Wynne, responsável pela seção “Diversão” do jornal, recebeu a incumbência de inventar um jogo espe-cialmente para a edição dominical.

Wynne baseou-se em um passatempo que conhecera quando criança e que tinha regras seme-lhantes às dos laterculus romanos. Mas, em vez de fornecer as palavras que deveriam ser cruza-das, Wynne resolveu dar apenas dicas e criou um diagrama na forma de um losango. Uma década de-pois, a criação de Wynne já estava em jornais euro-peus, além de em todo o continente americano.

PALAVRAS CRUZADASPa

lavr

as C

ruza

das

Page 55: Realjunho2013
Page 56: Realjunho2013