Realmag Edição 14 - Julho / Agosto 2015

25
1 Edição 14 / Julho - Agosto de 2015

description

 

Transcript of Realmag Edição 14 - Julho / Agosto 2015

  • 1Edio 14 / Julho - Agosto de 2015

  • 2Edito

    rial

    Caros leitores, antes de qualquer coisa gostaramos muito de agra-decer a cada um de vocs que acompanha a RealMag, fazendo da nossa revista um grande sucesso. Continuem sempre nos envian-do sugestes e comentrios, afinal de contas, nosso maior prop-sito que essa publicao seja uma companheira no seu dia a dia. Tambm queremos deixar registrado aqui o sucesso da nossa par-ticipao em dois grandes eventos no ms de maio: O Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), que aconteceu em Floria-npolis SC, e a BeautyWorld Middle East, realizada em Dubai Emirados rabes Unidos. Os eventos nos deram a oportunidade de expandir ainda mais os nossos negcios, mostrando no s no Brasil, mas tambm mundo afora, a qualidade dos nossos pro-dutos, a exclusividade dos projetos que fazemos, alm da nossa tradio de mais de 25 anos neste mercado que tanto nos desafia e nos enche de alegria.

    Esperamos que gostem da nova edio! Boa leitura e at setembro.

    EXPEDIENTEEmpresa: Realgems do BrasilDiretor Comercial: Mauro CarvalhoGerente de Marketing: Diogo Franco de AlmeidaEmpresa Responsvel: Pontuale Comunicao & MarketingJornalista Responsvel: Caroline Augusta de Andrade Michel (DRT PR 8676)Projeto Grfico: Ksenia Misso

  • 34 14

    2117

    2324

    681012

    PROFISSIONAIS

    VITRINE REALGEMS

    SADE

    SUSTENTABILIDADE EMEIO AMBIENTE

    AGENDA

    TURISMO

    ARTIGO

    INSTITUCIONAL

    GASTRONOMIA

    CLIENTE DESTAQUE

    ndice Julho / Agosto

    Se voc gostar da Revista REALMAG e quiser receb-la a cada nova edio, envie um e-mail para [email protected] com seu nome e empresa onde trabalha.

  • 4Pro

    fissio

    nais

    Preciso de uma governanta. Qual?POR Mrcio Moraes

    Algumas empresas se debruam no planejamento dos recur-sos humanos e, de forma estratgica, se antecipam s necessida-des, ora desenvolvendo sucessores, ora buscando, no mercado, o profissional que atenda s especificidades do cargo, respeitando a alma da empresa e os objetivos da funo. Por outro lado, a maioria das empresas no investe com o mesmo empenho nos processos seletivos, comeando pela anlise superficial do cur-rculo com base apenas na avaliao das competncias tcnicas.

    preciso definir o perfil exato do futuro profissional para que a contratao seja, de fato, certeira. Ao tentar responder a pergunta que originou o ttulo do artigo, a empresa poder as-sinalar, por exemplo, que precisa de uma governanta que saiba reestruturar e supervisionar a equipe, coordenar as atividades, conter os custos, acompanhar as polticas e padres, como tam-

    bm os planos oramentrios, qualificar equipes e elaborar escalas de servios.

    No que tange o comportamento desse profissional, a empresa tentar pescar um comportamen-to corriqueiro e torn-lo padro. Por exemplo, profissionais que no apresentaram estabilidade nos ltimos empregos sero rotulados com a imagem que repetiro esse histrico sempre. Se fosse fcil selecionar profissionais, no estaramos passando por uma srie de erros que levam a alta rotatividade em muitas empresas, devido complexidade dos processos de contratao. A soluo pode estar em compreender a real importncia do processo de seleo e incluir, na arquitetura do cargo, tambm as competncias comportamentais analisadas com ferramentas apropriadas, evitando a subjetividade. H dois exemplos, que recentemente tive contato, que apresentaram competncias tcnicas semelhan-tes, ou seja, estariam facilmente concorrendo s mesmas vagas no mercado. Porm, apresentam com-portamentos diferentes. O principal talento delas ser utilizado para denomin-las e, assim, compre-enderemos como os perfis apresentam distines no atendimento das demandas.

    A Governanta Observadora apresenta como principal caracterstica a capacidade de buscar fatos histricos para compor suas aes no presente e futuro. Dessa forma, consegue interferir e corrigir os erros. Apresenta facilidade e necessidade de identificar padres e justamente nesse quesito que busca segurana para lidar com as situaes e tomar decises. Utiliza das perguntas para encontrar uma viso linear dentro do tempo e do espao. A produtividade da Governanta Observadora aparece com o tempo, quando se ambienta com a poltica e padres da empresa, a profissional deixa de ver o am-biente como desconhecido e, a partir da, desabrocha uma gestora servidora de apoio equipe. Deste momento em diante, compreende com facilidade o caminho que deve tomar para acompanhar o time e, principalmente, se reconhece como parte integrante do grupo.

  • 5J a Governanta Gerenciadora seletiva no relacionamento profissional, procura pessoas com cre-dibilidade e alta capacidade para associar-se. Nessa composio de grupo, ela sente a possibilidade de vencer barreiras, investindo todos os recursos para transformar sua equipe em pessoas de alta eficincia. No processo seletivo para composio de seu time, optar por profissionais que permitem e apresentem condies de evoluir e crescer profissionalmente. Sua principal caracterstica conduzir seus colabora-dores para o desenvolvimento, saindo do medocre em direo ao excepcional. A Governanta Gerencia-dora administra sua equipe para atingir resultados atravs da persuaso, sem agressividade. Ela projeta no trabalho um modo de vida, pois tem personalidade de pessoa objetiva e assertiva, agindo sempre de forma positiva e arrojada. O sucesso desses perfis na empresa depender de como essas caractersticas comportamentais sero respeitadas e se haver sintonia com as polticas da empresa.

    A Governanta Observadora ser mais produtiva em uma empresa estvel, com padres bem definidos e que valorize relacionamentos sociais e de considerao entre seus funcionrios, isto , uma empresa que apresente pla-nejamentos em mdio e longo prazo, incluindo as possveis mudanas. Para que sua equipe seja eficiente e se desen-volva para atingir resultados positivos, o gestor responsvel pelo trabalho da governanta dever dar tempo para que ela possa pensar e agir, dentro do possvel, claro. preciso

    saber aproveitar as qualidades dela como planejadora e suas caractersticas de ponderao e obstinao.

    J a Governanta Gerenciadora necessita de ambiente que favorea o desenvolvimento, que necessita de respostas rpidas e di-nmicas, como tambm prioriza os resultados focados na objetivi-dade. Ser mais produtiva em empresas que apresentam mudanas constantes e evolutivas, que compreendam as necessidades das pes-soas, mas necessita de lderes que tomam decises, na sua maioria, de forma independente. Os pontos mais destacveis desse perfil so:

    a automotivao e a tendncia em agir por conta prpria. Seu gerente dever estar atento a essa caracte-rstica, para extrair o melhor de sua produtividade, provendo um ambiente em que ela possa seguir seus caminhos, desde que os resultados finais sejam os esperados. Para esse perfil, importante que seu gerente lhe apresente desafios constantes e a premie por objetivos atingidos, mantendo-a sempre em atividade.

    Interessante compreender que para esses dois perfis h oportunidades de trabalho, porm ou traba-lharo em empresas diferentes ou numa mesma empresa em momentos diferentes. Como tambm n-tido compreender que os gerentes, lderes desses perfis, tambm apresentam estilos diferentes de relacio-namento. Desta forma, compreensvel que a competncia tcnica no seja suficiente para designar um profissional compatvel. Acredito, com essa anlise, que esteja mais fcil entender determinados perfis que passaram pela empresa, mesmo com alta competncia tcnica, mas apresentaram pouca produtivida-de ou uma passagem rpida.

  • 6Vitr

    ine

    Re

    alg

    em

    s

    LINHA MELO & JASMIN:

    Os aromas de Melo e Jasmin so protagonistas de uma linha de muito suces-so para nossa empresa. Com formulao biodegradvel, ela foi lanada em duas verses para atender a diferentes perfis de empreendimento. A primeira delas a linha Luxo, com frasco cristal de 30 ml. A linha composta por shampoo livre de parabenos, condicionar livre de silicone, sabonete lquido e shampoo 2 em 1 livres de parabenos, loo hidratante sem silicone e sais de banho livre de conservantes, alm de sabonete em barra de 20 e 40 gramas. A linha Premium, por sua vez, fabricada em frascos pet mbar de 45 ml e tem as mesmas opes da Luxo, com exceo do shampoo 2 em 1.

    Loo Facial Demaquilante SPA Florence: Este mais um produto de sucesso da Floren-ce Cosmticos, marca do Grupo Realgems. O produto elaborado com leos naturais e pro-porciona um toque delicado pele, pois apre-sente em sua composio leo de gergelim, rico em vitaminas E que auxiliam na preveno do envelhecimento precoce e regenerao da pele. indicado para a limpeza e remoo dos res-duos de maquiagem e poluio, alm das clu-

    las mortas. Disponvel na loja online.

    LOO FACIAL DEMAQUILANTE SPA FLORENCE: :

  • 7Biodegradvel, essa mais uma opo para hoteleiros que buscam surpre-ender seus hspedes. Transformamos a beleza das cores e das flores em cos-mticos para tornar a estada de consumidores exigentes ainda mais com-pleta e especial. Composta por loo hidratante, shampoo, condicionador, sabonete lquido e sabonete em barra, a linha valorizar essncias das mais nobre flores combinadas s cores mais lindas e alegres. Opo sofisticada e

    exclusiva para o seu empreendimento. Aposte nessa nova ideia.

    LANAMENTO - LINHA CORES & FLORESES:

  • 8Sad

    eCOMO PREVENIR GRIPES, RESFRIADOS E

    ALERGIAS NO INVERNO?

    O inverno est chegando. Com o frio, acabamos ficando mais tempo em locais fechados e abrimos as portas para a gripe, resfriados e outras doen-as tpicas da estao. Alergias que atacam o sistema respiratrio tambm acabam se manifestando com maior frequncia na estao mais gelada do ano. Afinal de contas, so nestes meses que pegamos aquela manta h muito tempo guardada no armrio ou aquele agasalho esquecido no fundo da gaveta. Alguns cuidados bsicos ajudam a prevenir estes probleminhas que tanto atrapalham nosso dia a dia. Vamos l?

    A gripe causada pelo vrus influenza e contagiosa. Por isso, uma das formas mais eficientes de evit-la fugir de locais abafados, fechados e aglomerados. Quando estiver no transporte pblico, procure manter as janelas abertas, mesmo em dias frios. A circulao de ar ajuda a minimi-zar a transmisso do vrus. A vacina outra tima opo. A dose torna o organismo imune aos tipos mais comuns do vrus influenza. Lavar as mos sempre que possvel reduz muito as chances de contgio. Use gua corrente e sabo, limpe as unhas e todos os cantinhos ao redor elas. No se esquea de lavar as mos antes das refeies e aps usar o banheiro. O lcool em gel prtico e eficiente, mas no deve substituir a gua e o sabo-nete. Ao espirrar, cubra o nariz e a boca com lenos descartveis de papel.

  • 9Resfriado e gripe

    Muita gente confunde, mas gripes e resfriados so doenas totalmente diferentes, embora os sintomas sejam muito parecidos. Diferente da gripe, que causada pelo vrus influenza, o resfriado provocado pelo rinovrus e no to grave quando a gripe. A infeco causada pelo influenza pode matar, ao contrrio do rinovrus que costuma provocar apenas dor de gar-ganta e coriza.

    Alergias

    A baixa umidade do ar, o tempo seco e as oscilaes de temperatura so um prato cheio para as alergias respiratrias, j que diminuem o sistema de defesa do organismo. Asma, bronquite, rinite e sinusite so as mais co-muns. Elas atingem 30% da populao, segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS).

    CONFIRA ALGUMAS DICAS SIMPLES PARA EVITAR AS CRISES:

    - Mantenha o organismo hidratado. importante beber gua mesmo em dias frios em que se sente menos sede.

    - Evite ambientes com fumaa ou muita poeira.- Procure no fumar.- Tente respirar sempre pelo nariz, no pela boca. As narinas tm a fun-

    o de filtrar e aquecer o ar antes de ele entrar no sistema respiratrio.- As bactrias se concentram em locais quentes, por isso mantenha sua

    casa arejada.- Evite tapetes, carpetes, cortinas, bichos de pelcia e tudo mais que te-

    nha pelos.- No abra mo de uma boa alimentao tambm nos dias frios. Coma

    frutas, legumes e verduras.

    Informaes: Consulta Click

  • 10

    Sust

    ent

    ab

    ilida

    de

    E M

    eio

    Am

    bie

    nte

    HOTELARIA & SUSTENTABILIDADEPOR Armando Lardosa

    Instituto Brasileiro de Gesto da Hospitalidade

    fato que existe um conceito atual de gesto focada na sustentabilidade, em funo da escassez e do uso equivocado dos recursos naturais e consequente degradao do meio ambiente. Os hotis precisam se preocupar com investi-mentos na preservao do meio ambiente, o que inclui tambm aes sociais, assumindo responsabilidades, e deixando no passado o conceito de apenas en-tregar produtos/servios. Uma gesto, tambm com foco em Sustentabilidade, e bem implantada, pode proporcionar reduo significativa de custos operacio-nais, otimizao de recursos e refletir de maneira positiva na imagem do Hotel.

    Se a Qualidade foi a vedete da dcada de 90 no setor de servios, a Susten-tabilidade, sem dvida o principal alicerce de qualquer segmento econmico deste milnio. E a hotelaria no poderia, sob pena de prejudicar seu desenvol-vimento, ficar margem desta nova ordem. O Hspede, enquanto consumidor de um servio que oferece bem estar, acolhimento e facilidade entre outros, tem demonstrado sua percepo cada vez mais crtica quanto aos temas relaciona-dos ao meio ambiente e a Sustentabilidade. Em consequncia desta postura do hospede o segmento hoteleiro mundial vem investindo cada vez mais nesta rea,

    Alguns benefcios, de maneira mais especifica, so:

    Racionalizar a aquisio e utilizao de insumos e matrias-primas;Contratar produtos/servios de fornecedores com o mesmo vis de

    conscincia socioambiental;Atenuar significativamente a pegada ecolgica do hotel;Proporcionar um diferencial competitivo dentro do mercado atual.

  • 11

    A expresso Pegada ecolgica ou Pegada

    de carbono uma traduo do Ingls ecologi-

    cal footprint. A expresso atualmente usada

    ao redor do globo como um indicador de sus-

    tentabilidade ambiental. Pode ser usado para

    medir e gerenciar o uso de recursos atravs da

    economia. comumente usada para explorar

    a sustentabilidade do estilo de vida de indiv-

    duos, produtos e servios, organizaes, seto-

    res industriais, vizinhanas, cidades, regies e

    naes.

    em um primeiro momento visando apenas a reduo de custos, mas vem demonstrando maior percepo na grandeza dos benefcios que podem advir desta nova postura.

    O caminho ainda longo, mas j podemos enxergar luz no fim do tnel. Na Europa os hotis j tm mais vivencia sobre esse assunto, e tm usado tcnicas para minimizar o uso ou otimizar de recursos naturais como energia e gua. Os hotis asiticos tambm tm demonstrado timos exemplos de preocupao e aes que minimizem os impactos ambientais.

    No Brasil, a ABIH Associao Brasileira da Indstria de Hotis, j empreende gran-des esforos para que se adotem praticas mais conscientes, mas sabemos que se faz ne-cessria uma mudana de cultura. Precisamos alm de cuidar do Negcio (colaborado-res e fornecedores), tambm conscientizar a populao no ambiente do entorno (diretos ou indiretos) dos empreendimentos hoteleiros.

  • 12

    JULHO / Age

    nda

    GBTA 2015 Global Business Travel AssociationLocal: Orlando - Info: www.gbta.org/convention2015

    Data: 25 a 29 de julho

    WECLocal: San Francisco EIAInfo: www.mpiweb.org/Events/wec-2015/

    Data: 01 a 04 de agosto

    Como Ingressar no Mercado de Turismo?Local: Auditrio do Campus Niteri II Niteri RJ

    Data: 04 de agosto

    2 Salo Rota 101 NordesteLocal: Centro de Convenes de Pernambuco

    Data: 06 a 08 de agosto

    AGOSTO

    Virtuoso Travel WeekLocal: Las Vegas EUA Info: virtuosomeetings.virtuoso.comData: 08 de agosto

    Labace 2015Local: Aeroporto de Congonhas SPInfo: www.abag.org.br Data: 11, 12 e 13 de agosto

  • 13

    Ag

    end

    a

    SWOT do Turismo no BrasilLocal: Campus Niteri II da Universidade Estcio de S - Niteri RJData: 13 de agosto

    AvirrpLocal: Ribeiro Preto - Ribeiro Preto SPInfo: www.feiraavirrp.com.brData: 14 a 15 de agosto

    Centro-Oeste Tur GoiniaLocal: Goinia - Goinia GOInfo: www.promoveeventosgo.com.brData: 27 de agosto

    Adventure Sports FairLocal: So Paulo - So Paulo SPInfo: www.adventurefair.com.brData: 27 a 30 de agosto

  • 14

    Turis

    mo 10 lugares que voc precisa conhecer no

    Brasil antes de morrerFonte: Ig Viagens

    A morte a nica certeza que temos sobre os segredos da vida, por isso livros como o best-seller 1.000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer, editado em 18 idiomas, fazem tanto sucesso entre viajantes e curiosos. So tantos destinos e curiosidades mundo afora que, certamente, a longa lista de sugestes de Patricia Schultz, autora da obra, ser apenas uma prazerosa leitura de descries de lugares interessantes. Por isso, selecionamos dez destinos nacionais sugeridos na verso brasileira do livro.

    Vamos l? Boa viagem!

    1. Mercado Ver-o-Peso

    Mesmo com a modernizao que tomou conta de alguns pontos tursticos de Belm, a capital do Par porta de entrada de viagens pelo Amazonas. O maior destaque da cidade ainda o tradicional mercado ao ar livre, cujas bar-racas oferecem de tudo, sem exageros: doces, temperos, er-vas medicinais, plantas, razes aromticas, essncias, frutas e comidas tpicas. uma visita para todos os sentidos.

    2. Deserto do Jalapo

    Essa talvez seja uma das viagens mais aventureiras e sel-vagens pelo Brasil. O desconhecido estado do Tocantins tem paisagens que renem, em um mesmo lugar, cerrado, savana e deserto, e para l que vo os viajantes mais ra-dicais. A regio conhecida pelas expedies que saem de Palmas em direo a Ponte Alta de Tocantins e exploram rios, cachoeiras e dunas. O corpo reclama, mas a alma agradece.

  • 15

    4. Recife e Olinda

    Essas duas cidades pernambucanas so to diferentes que nem parecem que esto a menos de 10 quilmetros de dis-tncia. A primeira frentica, tem visveis influncias ho-landesas e recortada por pontes sobre o Rio Capiberibe. Olinda segue o caminho contrrio e convida os visitantes a caminharem por suas ruas de casario colorido de estilo portugus. Uma viagem no tempo percorrida em poucos quilmetros.

    5. Campina Grande

    Nem a paisagem extica do stio arqueolgico do Ing e as formaes rochosas do Parque das Pedras, atraes prxi-mas Campina Grande, so suficientes para desviar a aten-o do maior evento da cidade: a festa de So Joo. Durante todo o ms de junho, as festas juninas impressionam pelos nmeros. O Parque do Povo, uma rea de 42 mil metros quadrados concentra 300 barracas com bares e restaurantes que atendem os milhares de visitantes que buscam diverso ao redor de uma fogueira gigante ao som de forr. Impos-svel ficar parado mesmo quem torce o nariz para o tpico estilo musical.

    6. Pelourinho

    No passado, o pelourinho resumia-se a uma coluna de pedra utili-zada para castigar escravos. Mas, hoje, quem circula pelas ladeiras do bairro histrico de Salvador encontra uma animao impressio-nante. O bairro, que passou por um forte processo de revitalizao, abriga casares histricos, igrejas em estilo barroco e uma intensa vida cultural. Impressiona ver a harmonia do passado e do presente nas ruas do Pel.

    3. Parque Nacional da Serra da Capivara

    Esse impressionante parque arqueolgico localizado no Piau considerado um dos mais importantes patrimnios culturais pr-histricos do planeta. A concentrao de pinturas e gravuras ru-pestres de 100 mil anos, a variedade de paisagens e os pontos de observao privilegiados so os destaques desse distante destino pouco explorado pelo turismo. Milhares de anos de informaes histricas que ainda podem ser conhecidas.

  • 16

    7. Itacar

    H tempos que o sul do litoral baiano o destino quente dos turis-tas mais animados. E no estamos falando das altas temperaturas da Bahia. Itacar, um vilarejo que abrigou um importante porto durante o Ciclo do Cacau, foi descoberto pelos surfistas e, anos mais tarde, foi invadido por visitantes atrados pelos golpes de capoeira, o forr que embala as festas e as praias paradisacas. O visual merece mesmo ser visitado antes de partir para o outro mundo.

    8. Chapada dos Guimares

    A paisagem das trs chapadas brasileiras mais famosas pro-porcionam sensaes que, por si s, j valeriam para passar os ltimos dias na Terra. Mas a dos Guimares, no Mato Grosso, que o livro 1.000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer recomenda. A regio, localizada no centro da Am-rica do Sul, est vinculada ao ecoturismo e ali que os mais aventureiros praticam rapel e trekking em meio ao Cerrado. O destino tambm procurado para peregrinao mstica de visitantes curiosos que querem saber de perto o incio de his-trias fabulosas sobre aparies de OVNIs e duendes.

    9. Pantanal

    O Pantanal no sai mesmo do imaginrio brasileiro, mesmo que, de tempos em tempos, volte em forma de reprise de novela. A va-riedade natural da regio, considerada a maior extenso de terras inundveis do planeta, to complexa que conta com uma flora de trs lugares diferentes: amaznica, cerrado e chaco. Talvez seja por isso que as terras alagadas do Pantanal sirvam de moradia para 650 espcies de animais, enquanto as fazendas e hotis ecol-gicos so os principais refgios dos turistas aventureiros.

    10. So Miguel das Misses

    Hoje, so apenas runas, mas o ttulo de Patrimnio Histrico e Cultural da Humanidade continua firme desde 1983. O turista en-contra em So Miguel das Misses, no Rio Grande do Sul, o que sobrou das construes histricas que, no sculo 16, serviram para abrigar padres jesutas durante a catequizao de milhares de n-dios guaranis. O espetculo do pr-do-sol sobre as fachadas das construes e o show que conta a histria das misses so os dois principais atrativos.

  • 17

    Art

    igo TRS FALHAS DE USABILIDADE QUE VOC

    DEVE EVITARPor Felipe Touro

    Sabe-se que indiscutvel a impor-tncia que o tema distribuio tem para nossa estratgia de vendas. A es-tratgia de distribuio adotada pelo seu hotel deve ser constantemente ava-liada, uma vez que, falando sobre este assunto, seja ela direta ou indireta, preciso analisar a representatividade e lucratividade de cada um destes ca-

    nais, ainda que, os esforos em potencializar as vendas do seu empreendimen-to devem ser focadas principalmente no canal direto, tal como, o seu websi-te. E quando falamos de website ou qualquer outro projeto web no se pode deixar de considerar um assunto de suma importncia, a usabilidade. Nem todos tem conhecimento sobre a importncia dela no desenvolvimento de um projeto, mas ela a grande responsvel no apenas por tornar fcil a utilizao de uma aplicao ou website, por exemplo, mas principalmente por facilitar o entendimento do usurio, sempre com o objetivo de gerar uma experincia positiva de uso.

    Segundo Steve Jobs Design no apenas o que parece e o que se sente. De-sign como funciona., logo, refora-se ainda mais a ideia de que usabilidade e um bom design devem sempre caminhar juntos. E engana-se quem pensa que incomum deparar-se com problemas de usabilidade. Fui em busca da opi-nio de quem vivncia e lida diariamente com situaes de problema de usabi-lidade e alguns destes contatos que atuam em grandes agncias de publicidade como gerentes de projeto e/ou diretores de arte de forma unnime citaram os mesmos problemas mais comuns, coincidindo com aquilo que penso.

    Para tornar o assunto um pouco mais dinmico e permitir que voc consiga se identificar se enquadra em algum destes cenrios, responda as perguntas a seguir:

  • 18

    Seu site lento?

    Acredito que este seja o principal problema de usabilidade encontrado por a. O seu site pode estar sendo acessado por seus usurios, mas, alm disto, existe o ponto chave da questo: o tempo resposta. E sim, isto mais comum do que se imagina. O tempo de carregamento dos links pode afetar diretamente o nmero de visitas e consequentemente perder converses. Voc, na suposio de usurio, abandonaria ou continuaria navegando? Eu, como administrador do site sabendo que velocidade um dos fatores que influencia no ranqueamento da pgina no Google no mnimo me preocuparia.

    A navegabilidade do seu site ruim?

    Tenhamos claro que navegabilidade se diz a respeito facilidade do usurio encontrar o contedo que deseja na pgina de forma eficiente e principalmente objetiva, logo, eis aqui a importncia da arquitetura de informaes. Voc, na condio de gestor, diria que os usu-rios do seu site acham a navegao confusa ou eficiente? Vale considerar que com a crescente utilizao de dispositivos mveis de grande valia pensar tambm na experincia do seu usurio atravs destes gadgets, mas lembre-se de que no adianta pensarmos em otimizao mobile se a usabilidade e intuitividade do seu site inadequada.

    Dica: Um passo de cada vez. Define suas prioridades e avalie as melhores solues para o seu negcio de acordo com sua necessidade e seu budget.

    O contedo est claro?

    Eu diria que mais importante que contedo somente contedo, ou seja, de forma resu-mida trata-se tambm de entregar relevncia aos seus usurios. E quando falamos sobre este assunto, voc, na condio de gestor, saberia dizer se a forma como est sendo entregue e mostrado o contedo do seu website est de forma clara? bom que saiba, pois toda e qualquer deciso que se diz a respeito de web design afetar diretamente na experincia do usurio, logo, diga-se sobre a importncia da qualidade do contedo e legibilidade do site.

    Se voc ainda no havia pensado sobre a importncia da usabilidade em seu website, eis

    aqui o ponta p inicial para comear avaliar e/ou reavaliar todo o seu projeto/canal. Supo-

    nho que voc como gestor sempre estar em busca dos melhores resultados de seus canais

    de distribuio, logo, acredito que estar focado tambm em desempenhar as melhores taxas

    de converso sejam elas em cliques ou at mesmo receita. Avalie a linguagem do canal e se

  • 19

    est adequada ao perfil do seu pblico-alvo. Avalie um bom booking engine para o seu

    negcio, que no tem limite, mas que te possibilite. Avalie investir em seus canais de dis-

    tribuio direto e no criar dependncia de intermedirios. Avalie a melhor alternativa,

    pois no mercado h vrias empresas que oferecem soluo, mas poucas atendero a sua

    necessidade.

    Por fim, queira compreender este assunto no como uma particularidade, mas sim como parte de um processo que poder afetar todo o seu negcio.

    o que se tem visto no atual cenrio nacional. Redes que crescem a qualquer custo muitas vezes de acordo com o jargo Fazemos qualquer negcio lanam cada vez mais hotis algumas vezes sem maiores critrios quanto localizao, nmero de apartamen-tos em relao ao mercado existente etc. Como Consultor Independente exatamente isso vejo ocorrer.

    Como especialista no tema e incentivador da Consultoria independente especializada, tenho recebido inmeras consultas onde a questo quanto vou ganhar, pensando no mercado imobilirio e muitas vezes como co-investidor deixam de se perguntar quanto eu /outros vou/ vamos investir e qual o risco que vou correr e como re-munerar meu investimento.

    Por isso entre outros fatos, que incentivo contratao de quem conhece mais a fundo do assunto, que no constri e nem opera e busca agir com total clareza. Explicando me-lhor ou exemplificando: Certo investidor conhecido meu su-

    per animado, aps assinar contrato com uma marca/ operadora internacional uma das lderes do mercado pediu minha opinio sobre o negcio que estava fazendo em algumas cidade do interior onde terrenos j haviam sido adquiridos.

    Ou seja; ele tinha o terreno, um levantamento contratado pago, com muitas pginas, muitas explicaes, simulaes de cenrios e dados comparativos do mercado local, co-nhecido como estudo de mercado que apontava ou confirmava o projeto desenvolvido com quase 150 aptos que seriam colocados venda no mercado imobilirio por um preo entre R$ 230 a R$ 250 mil reais. A projeo indicava tima taxa de ocupao, dirias m-dias bastante otimistas comparada com a cidade de So Paulo, e um retorno fantstico. O negcio parecia to bom que como mencionei ele j estava negociando com a operadora

  • 20

    outros projetos em outras cidades onde j estava buscando novos terrenos. Detalhe: O operador via construtora seria um franquiado cujo profissional ainda no definido.

    Conhecedor da cidade, do mercado local, da concorrncia existente dos novos entras-tes, fiz uma anlise mais detalhada do projeto, que j havia sido aprovado pela operadora, e comprovei por nmeros que o nmero mximo de 100 aptos seria o mais indicado, para uma taxa mdia de ocupao podendo chegar a 80% sendo otimista. Expliquei a impor-tncia de no pensar apenas no lucro imobilirio e sim numa boa parceria com pessoas que estariam depositando sua confiana em algo rentvel. Sem dvidas foi um balde de gua fria, pois o projeto estava lanado com as 150 unidades, as vendas em andamento e preo de venda completamente fora da realidade. Ou seja um produto hoteleiro no mercado imobilirio. Perguntei a ele sabendo que a exemplo do estudo de mercado se a operadora garantir a diria projetada e a ocupao? No pois o mercado que dita as re-gras. Ento pegou o bonde errado. O mais interessante, que o mesmo investidor j havia comprado um outro terreno para fazer um hotel de 110 aptos numa regio sem qualquer apelo comercial no momento apesar do estudo de mercado ser altamente favorvel. O negcio parecia to bom que este inocente parceiro decidiu ficar com 50% do hotel tendo na ocasio j lanado o projeto aprovado pela operadora.

    Em sntese aconselhei que cada projeto analisado fosse reduzido em at 40% que sem dvidas at geraria um lucro imobilirio para o incorporador muita dor de cabea para quem se iludiu. Meu conselho, busque sempre uma segunda opinio de algum indepen-dente que entende e cuja avaliao seja verdadeiramente realista.

    R

    Felipe Touro Revenue Manager da Blue Tree Hotels e Scio Diretor da Singulare, consultoria de marketing e vendas e representao comercial especializada no seg-mento de hotelaria. Tem passagem por grandes empresas do trade hoteleiro e do segmento de T.I como Atlantica Hotels, Grupo Pestana, PMWEB e Grupo Conectt nas reas de marketing, vendas e revenue management.

  • 21

    Realgems projeta aumento de produo de at 15% para este ano

    A experincia de mais de 25 anos na pro-duo de produtos de higiene e beleza para o mercado hoteleiro deu para nossa empresa a liderana no segmento, com mais de 4 mil clientes e faturamento mdio anual de mais de R$ 20 milhes. E no paramos de crescer! Em 2013, por exemplo, o crescimento foi de 12%. Em 2014 a produo teve aumento de 18% e, para este ano, deve crescer mais 15%. Tudo isso, segundo nosso diretor comercial, um fruto de

    trabalho com muito estudo, estratgia e investimento. H pouco tempo construmos um novo barraco e compramos novos equipamentos para aumentar nossa capa-cidade produtiva. Alm disso, o processo de internacionalizao da nossa marca tambm fez nossa produo crescer. Alm de atender todo o Brasil, j estamos ex-portando para clientes na frica e Amrica Latina, com planos de expanso para

    outros pases, explica Mauro Carvalho.

    Inst

    ituc

    iona

    l

    A que se deve o crescimento?

    H pouco tempo os amenities eram vistos pelos hotelei-ros como uma despesa extra para o hotel. Atualmente os administradores entendem que eles so, alm de essenciais para o hspede, uma poderosa ferramenta de marketing. O produto de qualidade importante para surpreender e fideli-zar um hspede. Quem no gosta de chegar no quarto de um hotel e se deparar com um mimo desses para o momento do banho? So estes detalhes que fazem o cliente sempre voltar. E opes no faltam!, comenta Mauro. Fundada em 1989, a Realgems, que tem fbrica em Curitiba (PR), possui o maior parque fabril do mercado nacional, com trs unidades que somam mais de 5.600 m2. Nelas so fabricados mais de trs mil produtos diferentes, uma produo anual em torno de 50 milhes de unidades. Alm de linhas prprias que j conquistaram os hotis, a Realgems tem dois grandes cases de sucesso. Um deles a parceria exclusiva com o estilista Alexandre Herchcovitch, que lanou no mercado a Linha H;A e tambm a parceria com O Boticrio, que foi lanada em 2013. Hoje somos distribuidores exclusivos para a rede hoteleira com as linhas de amenities Nativa Spa

  • 22

    Ameixa e Verbena + Aloe Vera, que j esto nos hotis Clarion e Radisson da Rede Atlantica Hotels, acrescenta o diretor.

    Com origem familiar, temos em nosso DNA o pionei-rismo, sempre apresentando as novidades que o mer-cado busca encontrar. Foi ela que lanou os amenities tematizados e que agora aposta em renomadas mar-cas e produtos com altos nveis de responsabilidade socioambiental.

    Processos: A Realgems domina todos os proces-sos que envolvem seus produtos, desde a fabricao das embalagens, formulao das essncias, decorao at o produto final. As linhas bsicas incluem shampoo, condicionador e sabonete, com diversas opes de aromas e extratos-base, mas a Realgems, que tambm lder em inova-o, vai muito alm.

    Disponibiliza tambm para os clientes amenities diferenciados como sais de banho, leo de massagem, sabonete lquido e esfoliante, loo hidratante corporal e outros, alm de uma linha completa de acessrios com touca de banho, lustra sapatos, kit dental, kit costura, etc. Alm das linhas personalizadas, feitas com exclusividade para cada cliente, outra opo so os produtos de marca prpria, que levam para os hotis a qualidade e a tradio da marca Realgems.

    Um cliente nosso, Hotel Sumatra, trocou a linha personalizada para uma de marca prpria. O resultado foi a satisfao dos hspedes, que ao chegar no apartamento se de-param com produtos j renomados e conhecidos. Mas as linhas com a marca dos hotis tambm uma excelente sacada de marketing, para fortalecer ainda mais o nome do empreendimento, diz o diretor comercial da Realgems.

    Entre algumas das marcas prprias da empresa esto a Linha Terra Brasilis Riqueza Natural, Marmar (para as crianas), Sentidos Night e muitas outras. Outra grande novidade a Linha de Amenities Talentos do Brasil, resultado de uma parceria exclu-siva com o Governo Brasileiro que alm de incentivar o turismo, vai gerar renda para pequenos apicultores do Brasil. A linha feita a base de mel.

  • 23

    Ga

    stro

    nom

    iaSopa de Cenoura

    Rendimento: 04 pores

    Tempo de preparo: 1 hora

    Ingredientes:

    06 cenouras grandes

    2 cebolas grandes

    2 talos de salso

    1 tomate

    1 abobrinha

    1 corpo pequeno de gengibre

    Como fazer?

    Coloque todos os ingredientes em uma panela alta com 4 litros de gua. Deixe fer-

    ver e reduza a metade. Retire os legumes deixando somente as cebolas, cenouras

    e o gengibre. Bata tudo no liquidificador at obter uma textura de sopa cremo-

    sa. Volte ao fogo e aquea. Decore com pedaos de cenoura cozida e cebolinha.

  • 24

    Clie

    nte

    De

    sta

    que Radisson Faria Lima

    O Radisson Faria Lima est em operao h 13 anos. Foi o primeiro empre-endimento da marca Radisson no Brasil e tem o perfil de clientes, em sua grande maioria, executivos. Muito bem localizado nos cruzamento das avenidas Cidade Jardim e Faria Lima, em So Paulo, muitos estrangeiros so atrados devido a marca ser muito forte fora do Brasil. O Radisson Faria Lima passou por um au-dacioso processo de reformas e teve toda sua estrutura renovada nos ltimos 4 anos. Isso trouxe um novo posicionamento, uma vez que hoje o hotel opera com 199 apartamentos, dentre eles 3 sutes, 4 salas de eventos com capacidade para at

    200 pessoas em auditrio completamente novos e modernos. A parceria com a Realgems surgiu atravs de nossa rede Atlantica Hotels

    e existe h mais de 10 anos. Leandra Gallo, gerente geral do empreendimento, afirma: temos uma relao muito positiva, de bastante respeito e muita solidez, devido a vasta experincia da Realgems no mercado. Para a marca Radisson es-pecificamente foi muito positiva a parceria da Realgems com a marca O Botic-rio, disponibilizado em 2 de nossas categorias de apartamentos, pois houve uma percepo muito positiva dos clientes. Para ela, os clientes valorizam muito os amenities que so disponibilizados para sua estada. Se estes amenities so de alta qualidade e de marca respeitada, os clientes passam a nos enxergar com outros olhos e percebem quo importantes eles so para ns. Este tipo de produto agrega

    muito valor s hospedagens, finaliza.

    Para ns, da Realgems, um grande orgulho t-los como clientes e grandes parceiros!

  • 25