Minuto60 Julho/Agosto 2015

16
PÁG.14 VEÍCULOS Toyota Prius Conheça os detalhes do híbrido da Toyota Especialista da Fecomércio MG fala sobre crise no comércio de BH ENTREVISTA PÁG.3 HORA DE COMPRAR O IMÓVEL Confira dicas para aproveitar a atual crise econômica e se planejar para comprar um imóvel CONSTRUÇÃO E CASA PÁG.13 Passatempo NOVIDADE! PÁG.8 /jornalminuto60 | E-mail: [email protected] | Tiragem: 20.000 | Edição: Julho/Agosto - 002 | Distribuição Gratuita PÁG.10 e 11 Veja as fotos da primeira etapa do Festival Bairro em Bairro na regional Pampulha GASTRONOMIA NICHOS DE MODA Produtos personalizados conquistam público mineiro e já geram demanda para empresas e profissionais da área PÁG.4 ECONOMIA Especial Turismo PÁG.12 Pegue a estrada para curtir o inverno Créditos: Divulgação Crédito: Ana Carolina Pacheco Crédito: Leonid Streliaev Créditos: Divulgação Assessoria de Imprensa

description

Jornal

Transcript of Minuto60 Julho/Agosto 2015

PÁG.14

VEÍCULOS

Toyota PriusConheça os detalhes do híbrido da Toyota

Especialista da Fecomércio MG fala sobre crise no comércio de BH

ENTREVISTA

PÁG.3

HORA DE COMPRAR O IMÓVELConfira dicas para aproveitar a atual crise econômica e se planejar para comprar um imóvel

CONSTRUÇÃO E CASA

PÁG.13

PassatempoNOVIDADE!

PÁG.8

/jornalminuto60 | E-mail: [email protected] | Tiragem: 20.000 | Edição: Julho/Agosto - 002 | Distribuição Gratuita

PÁG.10 e 11

Veja as fotos da primeira etapa do Festival Bairro em Bairro na regional Pampulha

GASTRONOMIA

NICHOS DE MODAProdutos personalizados conquistam público mineiro e já geram demanda para empresas e profissionais da área PÁG.4

ECONOMIA

Especial TurismoPÁG.12Pegue a estrada para curtir o inverno

Créditos: Divulgação Crédito: Ana Carolina Pacheco

Crédito: Leonid Streliaev

Créditos: Divulgação Assessoria de Imprensa

MOMENTO DE POUPAR MAISE GASTAR APENAS O NECESSÁRIO

EDITORIAL

Lucas Radd - Planejador Financeiro Pessoal na empresa WG Finanças, CFP® (planejador financeiro certificado), gestor de carteiras CGA pela ANBIMA e consultor de ativos pela CV. Graduado em Ciências Econômicas pela Univer-sidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Gestão de Finanças pela Fundação Dom Cabral (FDC)

FALA MORADOR! ENVIE SUA OPINIÃO PARA:

Agência Casa Nova Reg. 1180 CNPJ 22.054.273/0001-51Inscrição Estadual Isenta

Redação e Administração Rua Cosmos, 369 – Santa LúciaBelo Horizonte / CEP 30.360-650Telefone: (31) 3264-0535

EXPEDIENTEDiretora de RedaçãoDariane Araújo Reg. Prof. 14.745/[email protected]

Diagramação e Projeto Gráfico Flávio Miranda

RevisorPéricles da Cunha Lopes

Departamento Comercial [email protected]

ImpressãoMetromídia Gráfica

Tiragem 20 mil exemplaresDistribuição gratuita

• Os artigos assinados e anúncios não refletem necessariamente a opinião do Jornal, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.

O país vive um dos piores momentos econômicos dos últimos 12 anos. O mer-cado financeiro aponta para perspectivas nada positivas em relação à inflação e ao nível da atividade da economia brasileira para este ano de 2015. A estimativa de in-flação teve seis aumentos consecutivos, passando de 8,31% para 8,37%, de acor-do com medição feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O Produto Interno Bruto (PIB) também teve revisão, porém para baixo, passando de um recuo de 1,2%, para uma queda de 1,24%.

Após registrar a primeira melhora do ano em abril, o índice que mede a confian-ça do consumidor voltou a cair. De abril para maio, a baixa foi de 0,6%, passando de 85,6 para 85,1 pontos, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. Essa baixa con-fiança das pessoas em relação ao futuro econômico do país e, consequentemente, de como isso irá refletir em suas próprias vidas, tem provocado uma série de impli-cações, em todos os setores.

Já se pode perceber que o consumo teve uma freada e, de acordo com o Índice de Si-tuação Atual (ISA) com relação às expecta-tivas de compra de bens duráveis, o índice aponta nos próximos seis meses o menor nível desde fevereiro de 2009 (71,4 pontos). A proporção de consumidores que preten-dem comprar mais foi de 13,1% em maio, ante 12,6% em abril. A parcela dos que planejam comprar menos, subiu de 39,5% para 40,8%. Essa é sim a postura mais cor-reta a se assumir. Contrair dívidas, comprar itens de valores altos e parcelados e rea-lizar gastos desnecessários é, sem dúvida, algo que não se deve fazer em momentos de instabilidade. A atitude mais correta, sempre, e especialmente em momentos como esse, é buscar poupar.

Porém, quando se fala em guardar di-nheiro, grande parte dos brasileiros recorre à caderneta de poupança. Nesse momento essa deve ser uma aplicação a ser evitada. Desde maio de 2012, sempre que a taxa re-ferencial do Sistema Especial de Liquida-ção e de Custódia (Selic) é igual ou menor a 8,5% ao ano, o rendimento da caderneta de poupança passa a ser de 70% as Selic mais a Taxa Referencial (TR). Atualmente a

taxa básica está em 13,25% ao ano. Quando o juro sobe a partir de 8,75% ao ano, passa a valer a regra antiga de remuneração fixa, de 0,5% ao mês mais TR. Com isso, atu-almente o rendimento da poupança está abaixo dos juros, fazendo com que as pes-soas percam dinheiro.

Para conseguir ter algum ganho o mais indicado, nesse momento, é investir em tí-tulos públicos e em aplicações indexadas às taxas de juros. Nesse cenário, de juros altos, investimentos como Letras Finan-ceiras do Tesouro (atualmente chamadas Tesouro SELIC), que são pós-fixados e

acompanham os juros da taxa Selic, e apli-cações que acompanham Certificados de Depósito Interbancário (CDI) apresentam uma rentabilidade atrativa e bem mais se-gura. O retorno desses títulos atualmente é equivalente a mais que o dobro da rentabi-lidade da poupança mesmo com o mesmo nível de risco.

Outro mito é que é necessário ter altas quantias para investir, por exemplo, no Te-souro SELIC. Diferentemente do que muitos pensam, a partir de R$ 30,00 já é possível aplicar nessa modalidade, que tem renta-bilidade diária e pode ser resgatado a qual-quer momento. O recomendável evitar aplicações com rendimentos previamente fixados, como as Letras do Tesouro Nacio-nal (atualmente chamado Tesouro Pré-fi-xado), por exemplo, já que as perspectivas econômicas ainda são incertas e a taxa Se-lic pode aumentar mais no decorrer do ano.

Nesse panorama de aumento da taxa Selic, investir será, de certa forma, apostar na alta dos juros para o futuro. Por isso é importante que o investidor tenha em sua cartela aplicações fundos DI, que investem muitos de seus recursos em ativos atre-lados à Selic. Porém, é importante ficar atento à taxa de administração, buscando a menor possível. A dica é procurar fundos DI cujas taxas de administração cheguem, no máximo, a 1% ao ano.

Além dos fundos DI, o investidor também tem a opção de aplicar seus recursos em Certificados de Depósito Bancário, que têm taxação de imposto de renda, mas que, com as especificidades desse cenário eco-nômico, compensam por sua rentabilidade pós-fixada e mais elevada que a poupança mesmo após o IR.

2OPINIÃO/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 |

Olá pessoal!

Nossa segunda edição

vem recheada de notícias

e novidades. Conversamos

com a supervisora de es-

tudos econômicos da Feco-

mércio MG, Luana Oliveira,

sobre a crise no comércio

de Belo Horizonte. A espe-

cialista ressaltou algumas

medidas que foram adota-

das para superar o desa-

quecimento do comércio na

capital. Falamos também

sobre os nichos de moda,

tendência que está cres-

cendo no país e abrindo

possibilidades para novos

ramos de negócio. Também

vamos mostrar as novas

regras para a aposentaria

integral, anunciadas recen-

temente pelo governo.

Nessa edição, mostramos

dicas de lugares para “tu-

ristar” durante as baixas

temperaturas, como se

planejar para comprar um

imóvel em plena crise e o

destaque dos veículos fi-

cou por conta do híbrido da

Toyota, o Prius.

Esperamos que goste des-

sa edição! E não deixe de

dar sua opinião, por e-mail

[email protected]

ou na nossa página no Fa-

cebook - facebook.com.br/

jornalminuto60

Uma ótima leitura!

Abraço!

Dariane Araújo

Diretora de Redação

“Para conseguir ter

algum ganho o mais indicado, nesse

momento, é investir em títulos públicos

e em aplicações indexadas às taxas

de juros

[email protected]/jornalminuto60

MINUTO60: Pesquisas e da-dos reforçam que as vendas no comércio estão passando por quedas frequentes. Até mesmo nas datas come-morativas, que costumam alavancar as vendas, os nú-meros não estão muito ani-madores. Quais fatores po-dem explicar esse queda no consumo?

Luana Oliveira: O cenário econômico atual não está favorecendo os empresá-rios do comércio: 71,8% do

empresariado de Belo Hori-zonte não atingiu suas ex-pectativas no primeiro se-mestre deste ano. As vendas nas datas comemorativas do primeiro semestre foram iguais ou piores do que as do ano passado e isso se deve ao fato de o consumidor es-tar com o poder de compra reduzido, situação causada pela inflação alta. Isso faz com sejam priorizadas as despesas correntes e adqui-ridos produtos considerados de primeira necessidade. Do

ponto de vista dos empresá-rios, a elevação dos tributos faz com que eles aumentem os preços dos produtos, tor-nando-os menos atrativos aos olhos dos clientes.

MINUTO60: Mesmo diante do cenário negativo, existem segmentos no comércio que estão em crescimento na ca-pital mineira? Se sim, poderia nos citar alguns?

Luana: O setor que melhor se manteve diante desse cená-rio de acordo com a pesquisa realizada pela Fecomércio MG foi o de hipermercados e supermercados, no qual 75% dos empresários tive-ram suas expectativas aten-didas no primeiro semestre do ano.

MINUTO60: Para estimular o setor durante esse período menos favorável quais ações e medidas estão sendo esti-muladas pela Fecomércio?

Luana: Traçar um planeja-mento estratégico para dri-blar o momento atual é de fundamental importância para os empresários. Acom-panhar o comportamento dos clientes e dos concor-rentes pode ser uma boa alternativa. Apostar em no-vos canais de vendas, aten-dimentos, produtos e servi-ços diferenciados e atitudes sustentáveis. Além disso, manter as promoções que têm sido realizadas para

alavancar as vendas, princi-palmente nas datas come-morativas, são ações que favorecem o setor.

MINUTO60: Qual a expecta-tiva dos comerciantes e lo-jistas com o Dia dos Pais?

Luana: A pesquisa consoli-dada ainda não temos, mas no relatório da expectati-va para o 2° semestre essa data comemorativa aparece como um dos motivos que podem melhorar as vendas.

MINUTO60: E as projeções para o segundo semestre também estão otimistas?

Luana: O segundo semes-tre tem por característica ser melhor do que o primei-ro, impulsionado pelo Natal e pelo recebimento do 13° salário. Mesmo em um ano não muito rentável para o empresário é natural que ele aposte suas fichas nos últimos seis meses do ano e com isso suas expectativas estejam elevadas.

MINUTO60: Qual a expecta-tiva para o período?

Luana: 75% dos empresários que esperam aumentar as vendas nesse período. Vale ressaltar que esse otimismo é em relação ao ano de 2015 e o volume de vendas prati-cados.

COLUNA JURI

Franco Maziero OAB/MG 97.694

Meu chefe pediu para constituir uma PJ para prestar serviços para ele. Perco meus direitos trabalhistas? Luiz, Venda Nova

No direito do trabalho, a realidade prevalece

sobre a forma. Assim, não importa se a car-

teira de trabalho não está assinada ou se há

um contrato de prestação de serviços. Se os

requisitos para a relação de emprego esti-

verem presentes, o empregado faz jus a to-

dos os direitos trabalhistas. Estes requisitos

da relação de emprego são a pessoalidade

(é aquela pessoa específica que deve fazer

o trabalho), a onerosidade (o trabalho tem

uma contraprestação financeira), a habitua-

lidade (o trabalho é realizado de forma fre-

quente para o mesmo empregador – mesmo

que seja uma vez por semana. Obs: esta re-

gra é diferente para a doméstica), ser pessoa

física (mesmo que tenha uma pessoa jurídica

no meio, se a relação real é da pessoa física,

esta característica se faz presente) e, a mais

importante, a subordinação (há dependência

de ordens de um superior para a realização

das atividades).

Trabalho como vendedor. Vendi vários itens da empresa onde trabalho, mas não recebi comissão de vendas sobre algumas coisas, porque o meu patrão informou que não recebeu do cliente. Isso pode? Carlos Alberto, Venda Nova

Não. O risco do negócio é do empregador.

Assim, se a venda foi realizada, em confor-

midade com as normas da empresa, a co-

missão deve ser paga, mesmo que ocorra

inadimplemento do cliente.

Mande sua dúvida para:[email protected]

O TOYOTA dOs seus sOnhOs COM TAXA 0%.

e sAldO eM 36X

60% de enTrAdAtoda a linha etios 2016 com

Toda a Linha Etios, ano/modelo 15/16, financiamento com o Banco Toyota nas seguintes condições: CDC (Crédito Direto ao Consumidor), com entrada de 60% e saldo em 36 prestações fixas. Taxa de juros prefixada de 0,00% ao mês, equivalente a 0% ao ano + IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Serão incluídos ao financiamento os custos relativos a: Registro de contrato base Estado MG no valor de R$ 101,54 e Cesta de Serviços no valor de R$ 550,00 e Tarifa de Confecção de Cadastro

para Início de Relacionamento no valor de R$ 400,00. Primeira parcela com vencimento para 30 dias. Crédito sujeito a análise e aprovação. O CET apresentado é aplicável ao exemplo acima com prestações fixas, a alteração de qualquer das condições do financiamento acarretará novo cálculo do CET. Etios Hatchback X com AR, 1.3, Flex, 16V, 5P, MEC., 2015/2016: Estoque: 10 unidades. Etios Sedan X com AR, 1.3, Flex, 16V, 5P, MEC., 2015/2016. Estoque: 5 unidades. Etios Hatchback Platinum, 1.5, Flex, 16V, 5P, MEC., 2015/2016. Estoque: 1 unidade. Etios Sedan Platinum, 1.5, Flex, 16V, 5P, MEC., 2015/2016. Estoque: 1 unidade. Etios Hatchback XS, 1.3, Flex, 16V, 5P, MEC., 2015/2016. Estoque: 3 unidades. Etios Sedan XS, 1.5, Flex, 16V, 5P, MEC., 2015/2016. Estoque: 3 unidades. Etios Hatchback XLS, 1.5, Flex, 16V, 5P, MEC., 2015/2016. Estoque: 3 unidades. Etios Sedan XLS, 1.5, Flex, 16V, 5P, MEC. Estoque: 3 unidades. Etios Hatchback CROSS, 1.5, FLEX, 16V, 5P, MEC., 2015/2016. Estoque: 1 unidade. Na categoria de veículos compactos e médios, o Etios nas versões hatch 1.3 (16V DOHC T-Flex) possui nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem entre os veículos com o menor consumo de combustível da categoria em 2015 e apresentou o seguinte consumo – etanol/urbano: 8,3 km/l; gasolina/urbano: 12,2 km/l; etanol/estrada: 9,1 km/l; gasolina/estrada: 13,3 km/l. O Etios sedan 1.5 (16V DOHC T-Flex) possui nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem entre os veículos com o menor consumo de combustível da categoria em 2015 e apresentou o seguinte consumo – etanol/urbano: 8,5 km/l; gasolina/urbano: 12,2 km/l; etanol/estrada: 9,5 km/l; gasolina/estrada: 13,8 km/l. Valores de referência medidos em laboratório, conforme NBR 7024, com ciclos de condução e combustível-padrão podendo não corresponder ao consumo verificado com o uso do veículo, que depende das condições do trânsito, do combustível, do veículo e dos hábitos do motorista. Para saber mais, consulte sempre o manual do proprietário e os sites: www.inmetro.gov.br e www.conpet.gov.br. A Toyota oferece 3 anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem para uso particular e, para uso comercial, 3 anos de garantia de fábrica ou 100.000 km, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Consulte o livrete de garantia ou www.toyota.com.br para mais informações. As ofertas deste anúncio não abrangem os veículos adquiridos em Vendas Diretas com isenção de impostos. Essa promoção/benefícios não é cumulativa com outras promoções vigentes. Ofertas válidas apenas para o Estado de Minas Gerais no período de 1º a 31 de julho de 2015.

Todos junTos fazem um TrânsiTo melhor.

Pampulha 3888-0000 • Bh 2129-3000 • sete lagoas 3776-1934

6 PERGUNTAS PARA...3ECONOMIA & NEGÓCIOS/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 |

Luana Oliveira - supervisora de Estudos Econômicos da Fecomércio MGCréditos: Ariane Aguiar

Crédito: Alberto Wu

Luana Oliveira comenta situação

do comércio em BH

Investir em nichos de mercado é

uma estratégia vantajosa que vem

despertando o interesse de estilis-

tas e varejistas de moda. As pes-

soas estão mais interessadas em

usar peças únicas, com estilo pró-

prio e que caibam também no or-

çamento. Tanto que o Sebrae criou

uma cartilha que pode ajudar a

aumentar a competitividade e ala-

vancar o faturamento desses em-

preendedores, voltados para os ni-

chos de mercado identificados pela

instituição, como moda plus size,

gestante, sustentável, brechó, gos-

pel, streetwear e country. “Esses

segmentos são formados por con-

sumidores mais exigentes quanto

ao conceito do produto e da sua

cadeia produtiva. Assim, atuar ne-

les exige uma compreensão sobre

o público, buscando entender ainda

mais suas necessidades, anseios,

percepções e comportamento”, re-

comenda a coordenadora de Varejo

da Moda do Sebrae, Wilsa Sette.

Customização ganha espaço

Outro mercado que também está

conquistando os consumidores

brasileiros é o da customização.

Segundo a fundadora da marca

Barato Deluxe, Aline Viana, a prá-

tica permite dar uma nova cara

para as peças através de técnicas

variadas, que envolvem bordado,

colagem, estamparia, pintura, tin-

gimento, apliques, cortes e con-

versões. “Customizar uma peça é

comprovadamente mais barato

que comprar uma nova, além de

ser mais sustentável. A moda está

tão abrangente que permite adap-

tar peças para ocasiões distintas.

Por exemplo, um vestido de festa

usado em poucas ocasiões, pode

ganhar mais funcionalidade sendo

convertido em uma minissaia, entre

outras tantas possibilidades”, ex-

plica Aline.

A proprietária do Atelier Santa

Ajuda, Cida Costa, também acredita

que as pessoas estão começando

a olhar para seu guarda-roupa e

buscando novas opções ali mesmo.

“É possível reutilizar as mesmas

peças com padronagens novas e

economizar no custo-benefício”,

acredita.

A MODA DE CADA UM4ECONOMIA & NEGÓCIOS/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 |

Estilos de roupas e novos mercados estão demandando adaptação da indústria da moda aos novos estilos

COLUNA IDEB

Dispensar empregados na crise é uma boa ma-neira de economizar?

Na crise, a melhor forma de trabalhar é ter caute-

la! Não se pode deixar que a crise atinja o negócio

antes dela realmente atingir. Exemplo: reduzir o

número de empregados para economizar na fo-

lha, antes da receita cair, pode fazer com que a

receita efetivamente caia, já que a qualidade do

trabalho vai reduzir e os clientes exigentes muda-

rão de fornecedor. O ciclo não deve ser invertido.

Apenas ter mais cautela.

Negociar com fornecedores é uma boa maneira de economizar?

Certamente. É possível reduzir de 10 a 20% dos

custos com negociação com os fornecedores. Al-

guns deles, é interessante até mesmo substituir.

Se segurar firme na negociação não costuma dar

erro. Isso porque a maioria das empresas prefere

reduzir a receita, desde que não a prejudique, do

que abrir mão dela.

Meu negócio está dando prejuízo meses segui-dos. O que faço?

É muito importante que a empresa tenha um

plano de negócios. Este plano de negócios serve

como um mapa para alinhar as estratégias, iden-

tificar os obstáculos, as potencialidades, além de

todos os aspectos financeiros. Assim, é importan-

te que faça este planejamento para verificar se é

possível ou não reverter este quadro. Se não for

possível reverter o quadro, o melhor é parar para

não aumentar o prejuízo. Entretanto, vários negó-

cios mostram-se rentáveis com um pouco mais de

planejamento. Por isso, a importância do plano de

negócios. Caso não saiba fazer um, há várias as-

sociações que podem ajuda-lo nisso.

Meu negócio está prejudicando minhas contas pessoais. Não é hora de parar?

Cuidado! Na verdade, na grande maioria das vezes

é o contrário. São as contas pessoais que prejudi-

cam o negócio. É comum o pequeno empresário

pagar o condomínio de casa, ou o cartão de crédi-

to pessoal, ou mesmo a parcela do carro pessoal,

utilizando as contas do negócio. Isso está tremen-

damente errado. Tanto do ponto de vista jurídico,

quanto contábil e principalmente econômico. As

contas pessoais às vezes sangram o negócio e

aumentam ou provocam rombo nas contas em-

presariais. Necessário primeiro, fazer a avaliação:

o que está prejudicando o que?

Envie sua pergunta para [email protected]

O governo anunciou novas regras para aposentadoria, agora, para conseguir o benefício integral, e fugir do

fator previdenciário, o tempo de contribuição mais a idade deve somar 85 anos para as mulheres e 95 para os

homens. Entretanto, a partir de 2017, a pontuação será estendida até atingir 90/100, em 2022. Veja no quadro

como será a progressão:

NOVAS REGRAS PARA APOSENTADORIA

Ano

Idade + Tempo de

contribuição (mulher)

Idade + Tempo de

contribuição (homem)

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

2022

85

85

86

86

87

88

89

90

95

95

96

96

97

98

99

100

Crédito: Rafael Tavares

Aline Viana destaca a customização como nova tendência de moda

CASA

NOVA

Telefone: (31) 3264-0535 :: www.mazierosavassi.com.br

NOSSO OBJETIVOé O AUMENTO DA SUA RENTABILIDADE

CONSULTE NOSSOS CONSULTORES

Consultorias Estratégicas - Financeira, Marketing e Contábil

“Certamente é um bom investimento. A Maziero Savassi traz uma proposta de trabalho muito interessante, que integra financeiro, contabilidade e marketing auxiliando os bares e restaurantes a superar seu maior desafio: a gestão.”

Lucas Pêgo - Diretor Executivo da Abrasel - Minas Gerais

Palavra de quem ja é cliente:

“Trabalhava com minha contabilidade antiga, desde quando fundei minha empresa. A mudança foi simples e consegui resultados financeiros muito acima do que esperava!”

Juliano CaldeiraRima dos Sabores e Conselheiro da Abrasel

Somos parceiros:

Porque a pessoa presa em flagrante delito não permanece presa?

No Brasil, a regra é a liberdade. A prisão, antes de

uma sentença penal condenatória, é uma medida

completamente excepcional, podendo ser feita em

determinados casos. Ela apenas pode ser manti-

da se forem preenchidos determinados requisitos

previsto em lei, desde que provado o crime e ha-

vendo indícios de autoria, sendo eles: a) garantia

da ordem pública e da ordem econômica (impedir

que o investigado continue praticando crimes); b)

conveniência da instrução criminal (evitar que o

investigado atrapalhe o andamento do inquérito/

processo, ameaçando testemunhas ou destruindo

provas); c) assegurar a aplicação da lei penal (im-

possibilitar a fuga do investigado, garantindo que

a pena imposta pela sentença seja cumprida). Em

tese, vigora o direito à liberdade provisória, que

deve ser examinada no caso concreto, mas sempre

observando-se os requisitos legais. Atualmente,

está em fase de implementação em Belo Horizonte

o projeto de Audiência de Custódia, que determina

que a pessoa detida em flagrante delito será apre-

sentada ao juiz competente até 24 horas após a

sua prisão. Após a entrevista da pessoa detida, o

Juiz de ofício ou a requerimento das partes, Advo-

gado ou Ministério Público, decidirá sobre relaxa-

mento da prisão em flagrante, sua conversão em

prisão preventiva e/ou a concessão de liberdade

provisória com imposição, se for o caso, das medi-

das cautelares.

Quais os efeitos da reincidência de um crime na vida de uma pessoa presa? E condenada em outro processo pela prática de um novo crime?

O simples fato de autor do delito ser reincidente,

por ter sido condenado em outro processo penal,

não acarreta a necessidade de prisão cautelar, uma

vez que a lei não faz distinção entre aquela pessoa,

se primária ou reincidente. Contudo, infelizmente,

há Juízes que entendem a reincidência como uma

tendência da pessoa em cometer novos delitos e,

assim, justificarem a prisão com o requisito da ga-

rantia da ordem pública e da ordem econômica. As-

sim, mesmo nestes casos, será possível a liberda-

de provisória, que é a regra do nosso ordenamento

jurídico.

Tem dúvidas sobre direito penal?

Envie sua pergunta para

[email protected]

POPULAÇÃO ENCARCERADA EM MINAS CRESCEU 163% NOS ULTIMOS NOVE ANOS

Minas Gerais ocupou a segunda colocação entre os

estados que aumentaram a população prisional nos

últimos nove anos. Conforme pesquisa do Ministério

da Justiça divulgada recentemente, entre 2005 e 2014,

Minas registrou um aumento de 163% no número de

pessoas presas. O estado ficou atrás somente de

Tocantins, que apresentou crescimento de 174% da

população carcerária no mesmo período. Outro dado

preocupante apontado pela pesquisa é referente a

taxa de ocupação média dos presídios mineiros que é

de 164%. Significa que em um espaço que deveria ter

10 pessoas existem 16.

Novos presídios, mesmos problemas

Para tentar desafogar o sistema carcerário mineiro

a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e o De-

partamento Estadual de Obras Públicas (Deop) deram

início a construção de oito presídios no estado. Com

as novas unidades serão criadas três mil vagas, mas

o estado ainda ficará com um déficit de quase 25 mil.

Um dos fatores que influenciam na superlotação

das cadeias é o grande número de presos sem conde-

nação. No Brasil, 41% das pessoas presas não foram

julgadas nem condenadas. Em Minas, o percentual

aumenta para 53%.

As novas unidades serão construídas nos municí-

pios de Pirapora, na região do Norte de Minas, Uber-

lândia e Iturama, no Triângulo Mineiro, Pará de Minas,

na região Central do estado, Ubá e Barbacena, na re-

gião do Sul de Minas, e Machado e Lavras, municípios

do Sul de Minas.

COLUNA PENAL

Frederico SavassiAdvogado especialista em direito penalGoverno do estado anunciou a construção de oito presídios para

diminuir superlotação nas unidades existentes, mas déficit ainda será de quase 25 mil vagas

Pirapora

Pará de Minas

Machado

LavrasBarbacena

Ubá

IturamaUberlândia

PIRAPORA

388VAGAS

Masculino

ITURAMA

388VAGAS

Masculino

BARBACENA

388VAGAS

Masculino

UBÁ

388VAGAS

Masculino

UBERLÂNDIA

407VAGAS

Feminino

PARÁ DE MINAS

407VAGAS

Feminino

MACHADO

388VAGAS

Masculino

LAVRAS

388VAGAS

Masculino

6FATOS DA CIDADE/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 |

NOVAS UNIDADES PRISIONAIS EM MINAS

Créditos: Ariane Aguiar

CASA

NOVA

Aprenda a desenvolver o potencial da sua empresa

Sabe aquela força que você sempre quis para crescer?Agora você tem.

Associe-se gratuitamente* via facebook ou telefone• Consultorias para desenvolver o seu negócio• Treinamentos• Cursos• Materiais dos mais diversos, com melhor custo-benefício

*Verifique as condições com o consultor

TELEFONE: (31) [email protected]

Belo Horizonte | Varginha/ideb.org.br

Seja nosso parceiro • Informática • Limpeza • Agência de Turismo • Transporte

• Papelaria • Alimentação • Construção • Entre outros

8PASSATEMPO/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 |

ANUNCIE AQUI!

NOVO BAR EM BAR COMEÇA COMDISPUTA INéDITA ENTRE AS REGIONAIS DE BH

Barril 211 - Cassio Pereira e Luana AmorinBarril 211 - Fátima Lopes, Leonardo de Paula e Viviane Castro

Barril 211 - João Paulo Souza Lima e Andre Portugal Santana

Bar e Boi - Rodrigo Pereira e Alessandra Duarte Rocha

Bar e Boi - Vinicius Laure e Thiago Augusto Bar e Boi - Daniela Souza e Gláucia Arantes Barril 211 - Ana Cristina do Amparo

Bar e Boi - Marcia Medina, Marien Carreteiro, Adair Barbosa e Natalia Rodrigues

Bar e Boi - Giselle Reis e Fernando Umbelino Bar e Boi - Gabriel Monteiro e Natalia Reis Bar e Boi - Felipe Augusto e Thiago Souza

Bar e Boi - Ana Luiza Meireles, Bianca Barrose Barbara Junqueira

Bar e Boi - Carlos Francisco Carvalho,Leonardo Al Moreira e Daniela Carvalho

Bar e Boi - Carolina Simas e Diego San-tos

Bar e Boi - Denise Coutinho e Felipe Neri

10/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 | GASTRONOMIA

Começou o festival Bairro em Bairro, disputa que acontecerá entre todas as regionais de Belo Horizonte - Norte, Pampulha, Nordeste, Noroeste, Leste, Centro-Sul,

Oeste e Barreiro – e servirá como seletiva para a nova edição do festival “Bar em Bar”, festival nacional realizado pela Abrasel desde 2007. Confira as fotos nos bares

da regional Pampulha. Para outras informações, acesse a página do festival no Facebook - facebook.com/bairroembairro. Crédito das fotos: Christoph Reher

Festival Bairro em Bairro funcionará como seletiva para o Bar em Bar

Barril 211 - Ana Julia do Amparo e Ana Cristina do Amparo

Bistrô 9 - Gustavo Lopes e Flavia Duque Bistrô 9 - Hanalua RibeiroBistrô 9 - Karine Eliza Dias Santos e Alexan-dre Geraldo Santos

Bistrô 9 - Angelo Bartelega

Bistrô 9 - Leonardo Moreira Neves e Jansen Raphael Cavalcanti

Bistrô 9 - Renato Moraes e Shelida MuratoriBistrô 9 - Rodrigo Monteiro e Gabriela Magalhães

Bistrô 9 - Valeria Reis e Rogerio Santos

11/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 | GASTRONOMIA

Restaurante Siri - Ana Paula Gonçalves, Pris-cila Bernardo e Irenir Coelho

Restaurante Siri - Gabriela Collen e Danillo Vivieros

Restaurante Siri - Irenir Coelho e Luciano Oliveira

Restaurante Siri - Livia Diniz e Felipe Prado

Barril 211 - Luana Amorin e Marina Souza

Restaurante Siri - Ronan Freitas, Ana Clara Amaral, Rosa Carolina Amaral e Sofia Amaral

NOVO BAR EM BAR COMEÇA COMDISPUTA INéDITA ENTRE AS REGIONAIS DE BH

Confira sugestões para aproveitar a estação em Minas, no Brasil e no exteriorLUGARES PARA CURTIR O FRIO

MONTE VERDEO distrito de Monte Verde está localizado no município de Camanducaia, na

região do Sul de Minas. O lugar é ideal para aproveitar o tempo frio rodeado

por muito verde e o clima tranquilo do interior. E para praticar esportes de

aventura e ecoturismo, com atrações que vão desde andar de cavalo até

passeios de jipe, quadriciclo, trilhas com moto e voos panorâmicos.

Informações: www.monteverde.mg.gov.br

BARILOCHEÉ uma cidade da Argentina, localizada na Província de Río Negro. Está ro-

deada pelos lagos Nahuel Huapi, Gutiérrez e Mascardi, e por montanhas,

como o Cerro Tronador e o Cerro Catedral. Destino certo para praticar esqui

e snowboard nas montanhas cobertas de neve e se deliciar com o fondue,

chocolates e vinhos.

Informações: www.barilocheturismo.gob.ar

GRAMADOA cidade de Gramado, localizada no Rio Grande do Sul, é um dos destinos

turísticos mais desejados no Brasil. O local oferece atrações para todas as

idades e encanta pela hospitalidade, arquitetura, gastronomia e eventos

culturais e artísticos.

Informações: www.gramado.rs.gov.br

12/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 | TURISMO

Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação Créditos: Divulgação

Crédito: Roberto Scholz Crédito: Leonid Streliaev

Crédito: Ana Carolina Pacheco

Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação Créditos: Divulgação

13/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 | CONSTRUÇÃO & CASA

De acordo com pesquisa da Fundação João Pinheiro,

em parceria com o Ministério da Cidade, o déficit ha-

bitacional brasileiro é de 6,940 milhões de unidades,

sendo que 85% na área urbana. O estudo comprova

que muitas famílias ainda buscam adquirir o seu pri-

meiro imóvel. Entretanto, esse sonho, muitas vezes,

é adiado por falta de conhecimento e até mesmo de

planejamento do consumidor, uma vez que existem

diversas etapas e processos que devem ser definidos

muito antes da assinatura dos contratos.

O broker da RE/MAX Primer e especialista em mer-

cado imobiliário, Fernando Moreira, acredita que o

consumidor também fica perdido diante das inúmeras

opções existentes, pressões de consumo da mídia,

assédio de corretores, bombardeio de informações

nas redes sociais, internet, telejornais, potencializa-

das pelas impressões e opiniões particulares de ami-

gos e da família. “Diante disso, o melhor a fazer é se

sentar com bastante calma com a família e, juntos,

montarem esse pequeno projeto de compra do imó-

vel, no qual deverão ser definidas as prioridades de

foco, tais como, disponibilidade financeira e a capa-

cidade de financiamento da família, pois esse é o pri-

meiro ponto a ser dimensionado, quando, a partir daí,

a família poderá definir a localização, tipologia, custo

de manutenção, segurança, entre outros detalhes”,

orienta o especialista.

Ele dá dicas também sobre regiões e bairros com

preços mais atrativos na capital. “Em Belo Horizon-

te, existem algumas regiões como os bairros Castelo,

Buritis, Heliópolis, com preços bastante atrativos em

razão do excesso de imóveis em oferta para venda”.

Mas explica que em todo o mundo, até mesmo em

Miami, mercado bastante comentado nos últimos 10

anos, existem regiões e tipos de imóveis com preços

ora mais, ora menos atrativos que devem ser avalia-

dos de acordo com o interesse do consumidor. “Fato é

que quem regula os preços e os torna mais ou menos

atrativos, é a demanda caracterizada naquela região/

segmento, ou seja, se estiverem sobrando imóveis em

determinada região ou em determinado segmento, os

preços poderão ser mais ou menos atrativos e esse

cenário se repetirá ou permanecerá atrativo até que

o excedente de imóveis seja consumido e os preços

retornem aos patamares de equilíbrio”, analisa.

Moreira também ressalta a importância do acom-

panhamento e assessoria de um bom profissional,

devidamente qualificado, durante todo o processo.

“Contar com esse suporte certamente irá poupar

tempo e aborrecimentos para o comprador, simulta-

neamente, evitará perdas financeiras de toda sorte”,

ressalta.

Especialista informa como se preparar para adquirir um imóvel sem dor de cabeçaCOMPRA DO IMÓVEL PLANEJADA

Formas de comprar o imóvelO especialista Fernando Moreira informa sobre prós e contras de cada modalidade de financiamento existente no mercado imobiliário na atual conjuntura econômica do país:

FINANCIAMENTO DIRETO COM A CONSTRUTORA

“Trata-se de uma opção de risco calculado, mas também existente no mercado e que pode atender a determinado perfil de comprador com renda sazo-nal e/ou oscilante, mas que deve ser analisado sob o prisma da segurança e solidez do empreendimen-to e da construtora, buscando trabalhar apenas com construtoras certificadas com Selo Verde, ISO e com o Selo do Patrimônio de Afetação, uma vez que tais certificações exigidas por determinados agen-tes financiadores, demonstram maior solidez contábil/financeira e econômico/administrativa do incorporador/construtor, proporcionando menos risco para compradores, tanto na venda quanto no pós-venda”.

CONSÓRCIO DE IMÓVEIS

“Atualmente, está bem atrativo em razão da eleva-ção das taxas de juros dos financiamentos habita-cionais bancários, porém, deve ser pensado com critério pois não exige comprovação de renda na aquisição de sua cota, mas o comprador será obrigado a comprovar renda no caso de contempla-ção por sorteio ou lance e isso poderá ser uma surpresa desagradável no momento da compra do imóvel que, a essa altura, já estará escolhido e negociado. Pode ser uma boa opção de investimen-to para aqueles que não tem urgência na compra de um imóvel e possuem folga financeira para custear as prestações mensais sem pressa”.

FINANCIAMENTO BANCÁRIO

“Está com as taxas de juros mais elevadas em razão da conjuntura econômica no país. Que apresenta retração geral da atividade econômica, aumento da inadimplência, maior risco financeiro, gerando taxas de juros mais elevadas. Pode ser uma boa opção, desde que o comprador faça uma criteriosa pesquisa comparativa entre as diversas institui-ções financiadoras, contemplando desde as tarifas iniciais (avaliação do imóvel, análise de cadastro, etc.) até o seguro cobrado durante todo o período do financiamento, taxa de juros aplicada e sistema de amortização (SAC, PRICE, etc), evitando surpre-sas no futuro. Trata-se da melhor opção para aque-les que tem urgência na compra de um imóvel”.

Créditos: Divulgação

Fernando Moreira dá dicas para comprar imóveis com segurança

O Toyota Prius possui um

motor elétrico e outro

a combustão, resul-

tando um híbrido surpreen-

dentemente econômico e com

baixos níveis de emissão de

gases. Em baixas velocidades o

motor a combustão fica desli-

gado, sendo acionado a medi-

da que aumenta a aceleração

ou em momentos que exigem

força do veículo, como subi-

das. “Atualmente, o objetivo

principal da Toyota é auxiliar o

crescimento do Prius no Brasil,

principalmente para taxistas,

por ser um veículo econômico,

com baixo custo de manuten-

ção e preço acessível. A pers-

pectiva é aumentar o número

de vendas no país, e também

aqui no estado, incentivando a

redução na emissão de gases e

no consumo de combustíveis”,

ressalta o gerente regional de

vendas da Osaka, Aires Valin. O

Prius foi o primeiro híbrido pro-

duzido em escala comercial,

em agosto de 1997, no Salão do

Automóvel de Tóquio. Seu pro-

jeto foi baseado em fabricar

um veículo confortável, seguro

e amigável ao meio ambiente,

que emitisse menos gases po-

luentes e economizasse com-

bustível. O Prius está em sua

terceira geração e é sucesso

de vendas em mercados como

Ásia, Europa e Estados Unidos.

TOYOTA PRIUSCARRO DO MÊS

Ficha Técnica

Motorização

Combustão

Elétrico

Motor: 1.8 Litro VVT-i1 16V DOHC2Combustível: GasolinaPotência (cv/rpm): 99/5.200Torque (kgf.m/rpm): 14,5/4.000

Potência (cv): 82Torque (kgf.m): 21,1Potência comustão + elétrico: 134 cv

Cilindrada (cm3): 1.798Diâmetro x curso do pistão (mm): 80,5 x 88,3Taxa de compressão: 13,0:1Alimentação: Injeção eletrõnica (EFI 3)

Dimensões e CapacidadesCapacidade do Tanque (l) 45

Comprimento (mm) 4.480

Largura (mm) 1.745

Altura (mm) 1.510

Distância entre eixos (mm) 2.700

Capacidade do porta-malas (l) 445

Vão livre mínimo do solo (mm) 130

Peso em ordem de marcha (kg) 1.415

Portas 4

Lugares 5

TransmissãoTipo/especificação Continuamente varável (CVT4)

SuspensãoDianteira: McPherson com barra estabilizadora

Direção Eletroassistida progressiva (EPS 5)

Pneus e Rodas Pneus: 195/65 R15 - Rodas: Liga leve R15

Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora

ConsumoConsumo na cidade (km/l) 15,7

Consumo na estrada (km/l) 14,3Preço R$ 106.000,00

14/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 | VEÍCULOS

Créditos: Divulgação Assessoria de ImprensaCréditos: Divulgação Assessoria de Imprensa

Créditos: Divulgação Assessoria de Imprensa

Créditos: Divulgação Assessoria de Imprensa

Créditos: Divulgação Assessoria de Imprensa

SHOPPING

15/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 | CLASSIFICADOS

CLASSIFICADOSVEÍCULOS

palio Fire Flex07/07 - (31)3443-1406 Super promoção! De r$18.900,00 por apenas R$17.900,00! Confira! laurocarveiculos.com.br

palio WeeK10/10 - (31)3443-1406 - elx 1.4 Super conservada! Duvido igual! Troco e financio! Vale apena conferir! laurocarveiculos.com.br

aSTra04/05 - (31)3443-1406 - 2.0 Mega promoção da semana! De r$ 20.900,00 por R$18.900,00! Confira! laurocarveiculos.com.br

palio11/12 - (31)3443-1406 - Fire econ 4p 1.0 prata! Difícil achar igual! Para cliente exigente! Venha conferir! laurocarveiculos.com.br

SieNa07/08 - (31)3443-1406 - Fire Flex Grande oportunidade! peq.entrada+48x de R$590,00 fixas! Confira! laurocarveiculos.com.br

aGile09/10 - (31)3443-1406 - lTZ Completo! excelente estado de conservação! Troco e financio! Confira! laurocarveiculos.com.br

CelTa10/11 - (31)3443-1406 - SpiriT Completo! Super conservado Troco e financio em até 48x! confira! www.laurocarveiculos.com.br

Gol09/10 - (31)3443-1406 - G5, Grande queimão de estoque! De r$22.900,00 por r$20.900,00! Confira! laurocarveiculos.com.br

palio12/13 - (31)3443-1406 - ATTRACTIVE imperdível! Mega promoção! De r$29.900,00 por r$ 28.900,00! laurocarveiculos.com.br

SpaCeFox06/07 - (31)3443.1406 - CoMForT V E / T E / R E / L D T/ R L L / D H /A R , Novíssimo! Troco e financio! Confira! laurocarveiculos.com.br

SYMBol06/07 - (31)3443-1406 - 2.5 SporT Completo+couro! De r$ 51.900,00 por R$ 48.900,00! Confira! laurocarveiculos.com.br

UNo10/10 - (31)3443-1406 - Mille eCoN - Queimão de estoque! De r$ 18.900,00 por R$ 17.900,00! Confira! laurocarveiculos.com.br

Fox08/09 - (31)3443-1406 - 1.6 VE/TE/LDT/DH Super novo! Troco e financio! Duvido igual! Confira! laurocarveiculos.com.br

SaNDero08/08 - (31)3443-1406 - 1.6 Completo! Super conservado! apenas r$ 20.900,00! oportunidade! Confira! laurocarveiculos.com.br

CroSSFox05/05 - (31)3443-1406 - Super conservado! Duvido igual! Oportunidade! Troco e financio em até 48x! laurocarveiculos.com.br

pUNTo10/11 - (31)3443-1406 - ATTRACTIVE, oportunidade! Super conservado! Vale apena conferir! Aproveite! laurocarveiculos.com.br

palio09/10 - (31)3443-1406 - Fire econ 4p 1.0 cinza, DH/VE/TE, Oportunidade! Vale apena conferir! Acesse: laurocarveiculos.com.br

Up 0KM15/15 - (31)3443-1406 - TaKe Ma 1.0 prata! Seu carro 0km está aqui! Confira condições! Acesse: laurocarveiculos.com.br

palio WeeK11/11 - (31)3443-1406 - aTTraC. 1.4 preto, Em ótimo estado de conservação! Completo! Venha conferir! laurocarveiculos.com.br

Gol 0KM15/16 - (31)3443-1406 - SpeCial MB Flex 4p. Venha conferir! Seu 0 km está na Laurocar! Confira! laurocarveiculos.com.br

liNea09/10 - (31)3443.1406 - HLX 1.9 Flex Cinza Completo! Um luxo de carro! Vale apena conferir! Confira! laurocarveiculos.com.br

FieSTa11/12 - (31)3443-1406 - 1.0 Flex prata, De r$23.900,00 por R$21.900,00! Aproveite! Venha conferir! laurocarveiculos.com.br

SieNa08/09 - (31)3443-1406 - elx Flex 1.0 Um show de carro! DH/ VE/TE, Troco e financio! Confira condições! laurocarveiculos.com.br

STraDa09/09 - (31)3443-1406 - ADV Flex verde Completa! Linda! Vale apena conferir! Loucura de carro! laurocarveiculos.com.br

aSTra04/05 - (31)3443-1406 - 2.0 aut Flex prata! Completinho! Um show de carro! Apenas R$19.900,00! Confira! laurocarveiculos.com.br

UNo10/11 - (31)3443-1406 - WaY 1.0 4p Flex azul promoção! De r$24.900,00 por R$23.900,00! Confira! laurocarveiculos.com.br

Gol09/10 - (31)3443-1406 - 1.0 Flex cinza, Carro Sensacional! Ótima estrutura mecânica! Só r$ 22.900,00! laurocarveiculos.com.br

SieNa08/09 - (31)3443-1406 - Fire Flex, VE/TE Preto Queimão de estoque! De r$21.900,00 por r$ 19.900,00! laurocarveiculos.com.br

SieNa10/10 - (31)3443-1406 - el prata Completo-ar! para cliente exigente! Vendo/Troco/financio! Confira! laurocarveiculos.com.br

raNGer08/09 - (31)3443.1406 - xlS 12a Verde, Completa! Top de linha! De r$ 37.900,00 por r$ 35.900,00! laurocarveiculos.com.br

Fox09/09 - (31)3443-1406 - 1.0 Flex prata Completo! loucura de carro! Troco e financio em até 48x! confira! laurocarveiculos.com.br

UNo09/10 - (31)3443-1406 - Mille WAY ECON VE+TE, Muito novo! promoção! apenas r$ 18.900,00! laurocarveiculos.com.br

Gol10/11 - (31)3443-1406 - 1.0 Cinza Flex, promoção da semana! De r$23.900,00 por r$ 22.900,00! laurocarveiculos.com.br

Gol2009/2010 - ÚNiCo DoNo - 1.0 Flex, preto 4 portas r$17.900 - contato (31)[email protected]

pUNTo10/11 - (31)3443-1406 - aTTraC Flex cinza, Duvido igual! Em ótimo estado de conservação! Confira! laurocarveiculos.com.br

SieNa09/10 - (31)3443-1406 - el Flex Cinza, Completíssimo! Cinza troco e financio em até 48x! Venha conferir! laurocarveiculos.com.br

STraDa11/12 - (31)3443-1406 - Fire Flex Branca! oportunidade! promoção da semana! Venha conferir! laurocarveiculos.com.br

aGile09/10 - (31)3443-1406 - lTZ Flex Cinza Completo! Vale apena conferir! Promoção! Venha conferir! laurocarveiculos.com.br

xSara piCaSSo05/05 - (31)3443-1406 - GxS promoção da semana! De r$ 19.900,00 por R$17.900,00! Venha conferir! laurocarveiculos.com.br

FoCUS06/07 - (31)3443-1406 - 1.6 Queimão de estoque laurocar! De r$20.900,00 por R$19.900,00! Confira! laurocarveiculos.com.br

FUSioN08/08 - (31)3443-1406 - 2.3 Flex Cinza Completíssimo! Carro Maravilhoso! Aceito troca! Venha conferir! laurocarveiculos.com.br

palio07/07 - (31)3443-1406 - Fire Flex,Super promoção! apenas R$17.900,00.Só anda a pé se quiser! Confira! laurocarveiculos.com.br

Ka09/09 - (31)3443.1406 - Flex Vermelho Completo! Muito conservado! De r$ 18.900,00 por r$ 17.900,00! laurocarveiculos.com.br

pajero06/07 - (31)3443-1406 - Sport 2.5 aut Sensacional! Um luxo de carro! Para quem gosta de conforto! laurocarveiculos.com.br

Fox10/11 - (31)3443.1406 - 1.0 Gii Flex prata Completo! Carro fino! Aproveite a oportunidade! Confira! laurocarveiculos.com.br

Fox11/12 - (31)3443-1406 - 1.6 Gii Flex prata! Completo! Sem detalhe! Oportunidade! Venha conferir! laurocarveiculos.com.br

FieSTa08/08 - (31)3443-1406 - 1.0 Flex prata, Super promoção! De r$19.900,00 por r$ 17.900,00! Confira! laurocarveiculos.com.br

C306/07 - (31)3443-1406 - xTr 1.6 Flex prata Completo! Ótima oportunidade! Carro sem detalhe! Confira! laurocarveiculos.com.br

ANUNCIE AQUI(31) 3264-0535

16/jornalminuto60 | Julho/Agosto 2015 | CLASSIFICADOS

/JORNALMINUTO60