Receita Sem Papel.notas Explicativas

2
Se o utente não for portador da guia de tratamento, o acesso à receita faz-se lendo o cartão de cidadão tendo o utente de fornecer o código de dispensa ②, se houver lugar a substituição de medicamentos o utente terá de fornecer também este código ③ . Centremo-nos no que importa. O utente pode ser ou não portador da guia de tratamento. Se for portador da guia de tratamento o acesso à receita faz-se como atualmente, leitura do código da guia ① ou cartão de cidadão e código de dispensa ②, se houver lugar a substituição de medicamentos terá de ser introduzido o código do direito de opção ③. Dispensa de Receitas Sem Papel (RSP) Contexto Desde Fevereiro de 2015 que as farmácias com Sifarma começaram a dispensar receitas eletrónicas, a experiência tem decorrido com elevados níveis de adesão. Durante o mês de Setembro 75% das receitas médicas tem sido dispensadas desta forma. Embora alguns dos benefícios para as farmácias já se tenham começado a fazer sentir, menor número de devoluções do receituário, ainda estamos longe de atingir todos os benefícios esperados, designadamente no que respeita à simplificação dos processos administrativos de conferência do receituário. Nesse sentido urge avançar para segunda etapa deste processo que passa pela desmaterialização efetiva das receitas e da faturação ao SNS e outras entidades. Se a primeira fase deste processo ficou conhecida por RME a segunda fase será conhecida por RSP (Receita Sem Papel). Iremos dar início a esta fase começando no distrito de Setúbal, já no próximo dia 25 de Setembro. O que muda ? Este é o formato da nova guia de tratamento Nota: Como o utente pode ou não ser portador da guia, os códigos da dispensa e de direito de opção deverão ser recolhidos manualmente. Os asteriscos não se recolhem. Algumas das minhas questões: 1. Se o utente não me mostra a guia como saberei se se trata de uma receita sem papel (RSP) ou receita com papel (RME)? 2. Em que lotes são colocadas as (RSP)? 3. Como verifico os lotes? Será que me falta um papel receita ou trata-se de uma receita sem papel (RSP)? 4. Como entrego o receituário sem algumas receitas? Na próxima página o Sifarma dá as respostas…

description

Receita Sem Papel

Transcript of Receita Sem Papel.notas Explicativas

Page 1: Receita Sem Papel.notas Explicativas

Se o utente não for portador da guia de tratamento, o acesso àreceita faz-se lendo o cartão de cidadão tendo o utente de fornecero código de dispensa ②, se houver lugar a substituição demedicamentos o utente terá de fornecer também este código ③ .

Centremo-nos no que importa.

O utente pode ser ou não portador da guia de tratamento.

Se for portador da guia de tratamento o acesso à receita faz-se comoatualmente, leitura do código da guia ① ou cartão de cidadão ecódigo de dispensa ②, se houver lugar a substituição demedicamentos terá de ser introduzido o código do direito de opção③.

Dispensa de Receitas Sem Papel (RSP)

ContextoDesde Fevereiro de 2015 que as farmácias com Sifarma começaram a dispensar receitas eletrónicas, aexperiência tem decorrido com elevados níveis de adesão. Durante o mês de Setembro 75% das receitasmédicas tem sido dispensadas desta forma. Embora alguns dos benefícios para as farmácias já se tenhamcomeçado a fazer sentir, menor número de devoluções do receituário, ainda estamos longe de atingirtodos os benefícios esperados, designadamente no que respeita à simplificação dos processosadministrativos de conferência do receituário. Nesse sentido urge avançar para segunda etapa desteprocesso que passa pela desmaterialização efetiva das receitas e da faturação ao SNS e outras entidades.Se a primeira fase deste processo ficou conhecida por RME a segunda fase será conhecida por RSP (ReceitaSem Papel).

Iremos dar início a esta fase começando no distrito de Setúbal, já no próximo dia 25 de Setembro.

O que muda ?Este é o formato da nova guia de tratamento

② ③

Nota: Como o utente pode ou não ser portador da guia, os códigos

da dispensa e de direito de opção deverão ser recolhidosmanualmente. Os asteriscos não se recolhem.

Algumas das minhas questões:

1. Se o utente não me mostra a guia como saberei se se trata de uma receita sem papel (RSP) ou receita com papel (RME)?

2. Em que lotes são colocadas as (RSP)?3. Como verifico os lotes? Será que me falta um papel receita ou trata-se de uma receita sem papel (RSP)?4. Como entrego o receituário sem algumas receitas?

Na próxima página o Sifarma dá as respostas…

Page 2: Receita Sem Papel.notas Explicativas

Outras notas relevantes:

1. O número de medicamentos dispensados num (RSP) deixou de ter o limite de 4 embalagens, deste modo poderão existirRSP com 4, 5, 6 … embalagens

2. Uma RSP poderá ser dispensada parcialmente, ou seja a farmácia de 4 pode num momento dispensar 2 embalagens emais tarde quando o utente lá voltar dispensar as restantes

3. Nesta fase não existirão receitas sem papel com psicotrópicos e manipulados4. Nesta fase não haverá RSP para entidades privadas5. Nesta fase não haverá RSP Para utentes que para além da comparticipação do SNS tenham comparticipações de outras

entidades em complementaridade6. Nesta fase a fatura eletrónica a enviar ao CCF ainda não tem caráter oficial razão pela qual ainda terá de ser enviada a

fatura em papel

Dispensa de Receitas Sem Papel (RSP)

1. Se o utente não me mostra a guia como saberei se se trata de uma receita sem papel(RSP) ou receita com papel (RME) ?

Após introduzir o cartão de cidadão e o código dedispensa, o SIFARMA acede aos SPMS e transporta areceita para o componente c/compart., como já hojeacontece. Se o número de receita ficar a verde estouperante uma RSP, no final o SIFARMA saberá quenão vai ter de imprimir no verso, caso isto nãoaconteça o farmacêutico terá de solicitar a receita aoutente para impressão no verso e posterior entregaao CCF.

2. Em que lotes são colocadas as receitas sem papel (RSP) ?

As receitas sem papel (RSP) são colocadas nos lotes eletrónicos ou seja nos lotes 99 e 98 conforme tenham sido validadas comou sem sucesso pelos SPMS.

3. Como verifico os lotes? Será que me falta um papel receita ou trata-se de uma receitasem papel (RSP)?

Como irão coexistir nos lotes 99 e 98 receitasdispensadas eletronicamente com papel (RME) e sempapel (RSP) quando a farmácia conferir o receituário énatural que faltem receitas. A farmácia pode verificarno ecrã de conferência se se trata de uma falta devidoà dispensa de uma (RSP) ou se se trata de um extravio.As RSP aparecem com o “lettering” a verde, conformese pode observar na figura em anexo.

4. Como entrego o receituário sem algumas receitas ?

A entrega do receituário far-se-á como habitualmente ou seja a fatura e todos os outros documentos em papel (relaçãoresumo de lotes, verbetes de lotes e receitas). Está acordado com o CCF que os lotes 99 e 98 se mantêm sequenciais enumerados com 30 receitas como hoje acontece, as RSP constarão destes lotes. Ou seja, num determinado lote a primeirareceita é uma RME com papel a segunda poderá ser uma RSP não existindo neste caso papel e assim sucessivamente.Paralelamente será enviado ao CCF uma fatura eletrónica da farmácia. A farmácia não terá de efetuar nenhuma ação para queeste envio se concretize.

Todas as farmácias do distrito de Setúbal com Sifarma a partir do dia 25 inclusive estão em condições de dispensar RSP