Reforma intima real

4

Click here to load reader

Transcript of Reforma intima real

Page 1: Reforma intima real

Como entendo a Verdadeira Reforma Intima 1/4

A Escola de Aprendizes do Evangelho preconiza dois itens fundamentais para o despertamento de nossos potenciais latentes em poderes ativos :

• Iniciação Espiritual &

• Reforma Intima

Na verdade não são duas coisas distintas mas uma esta interligada à outra. Vivemos num mundo material e ignoravamos a existencia de um mundo extra material. Os cientistas chamam-no de “universo paralelo” e nós, espíritas, chamamos apenas de “plano espiritual” ou seja, apenas um outro plano, consecutivo ao que vivenciamos quando materializados, mas congomitante a este.

A Reforma Intima é apenas o pré-requisito para se participar, consciente e lucidamente, desta Iniciação Espiritual com plenitude e desembaraço.

Para se fazer uma Reforma Intima eficáz temos que refletir sobre:

1. Ela não é complascente consigo mesmo – é dura e realista;

2. Ela é altamente complascente com as falhas alheias – é compassiva;

3. Ela não é omissa e nem cordata com maus hábitos – é esclarecedora;

4. Ela é totalmente isenta de desculpismos – é consciente e responsavel;

5. Ela busca a causa profunda da anomalia observada – não foge e nem dissimula;

6. Observa sempre – e dá plena atenção – às percepções internas;

7. E não demora para tomar decisões radicais de mudanças intimas.

Parece fácil falar que estamos fazendo Reforma Intima, porem, via de regra, nos enganamos completamente e apenas

notamos tal engano quando já é tarde, ou seja, quando desencarnamos e somos obrigados a encarar nossa consciencia - face a face.

Ai, nesse momento, instala-se em nós uma profunda frustração. A decepção que nos traz a dura realidade, e essa realidade é dita por nós mesmos, pela nossa consciencia.

Ninguem nos inculpa de nada.

Ninguem, exceto nossa consciencia fria e resuluta, nos impõe o veredito. Neste momento não temos mais desculpas a dar, não temos a quem inculpar, a quem recorrer para tentar esclarecer, pois constatamos que em nós próprios reside a causa e o efeito, verdadeiro, de nosso sofrimento.

Então, tomamos decisões importantes, que podem ser, do tipo:

1. Nos revoltamos contra Deus e contra todos, buscando inculpar alguem de termos feito isso ou aquilo. Dizemos que nunca a culpa esta em nós, sempre em alguem fora de nós. Instala-se então o ódio, o ressentimento, a intolerancia... com a desculpa de sermos vitimas de uma situação ... e decidimos em ir atras, de perseguir um pretenço culpado de nosso sofrimento, como se esta culpa estivesse fora de nós próprios!...

2. Ou então, tomamos a decisão de nos sentirmos culpado, como o pior dos réprobos, vitima de alguma situação ou da perseguição de alguem... e nos deprimimos totalmente por nos sentirmos totalmente despreparados, incompetentes, falhos....

Anulamos nossa condição de pensar, de raciocinar com clareza e nos afundamos nos charcos da responsabilidade falida...

3. Podemos tambem tomar uma decisão madura e consciente. Constatarmos a veracidade de nossas

Page 2: Reforma intima real

Como entendo a Verdadeira Reforma Intima 2/4

falhas, sofrermos profundamente com elas mas, como guerreiro competente, partimos para uma empreitada de reformar os sentimentos, os pensamentos e os atos, preparando-nos para uma luta árdua e profunda que levará, as vezes, séculos para serem concluidas.

Nas duas primeiras decisões ficamos totalmente à merce das forças inferiores, pois criamos dentro de nós a permição, pois queremos fazer a justiça por nós próprios. Utilizamos, ou concordamos em utilizar, de quaisquer recurso disponivel para atingir o fim idealizado e, com isso, acabamos por permitir que outras mentes, inescrupulosas e doentis, utilizem-se dessa suscetibilidade (disponibilidade intima criada dentro de nós) para agir e atingir os objetivos de suas intensões ocultas.

Nós próprios incluimos esta permissão em nosso subconsciente, e este apenas executa os comandos definidos pelo consciente.

Veja bem:

1. No primeiro caso, por exemplo, atraimos comparsas simpaticos com nossos objetivos para atingir terceiros, desculpando-nos como zeladores da justiça ou para realizarmos nossos desejos irrefletidos, que mais não são que a satisfação de nosso proprio orgulho ou egoismo, amplificado pelos mesmos resquícios morais dos comparsas espirituais ou encarnados. Geramos com isso anomalias espirituais, carmas negativos, e acrescemos nossas frustraços, dores e sofrimentos futuros e ficamos escravisados as lides do mal.

2. No segundo caso, tambem como exemplo, atraimos cobradores pretéritos, ou mesmo entidades que se deleitam em facultar sofrimento ao proximo, que nos impingem aumento das sensações de culpa, de

sofrimento, de desvalia pela vida, acabando por gerar depessões ou as mais variadas doenças psicossomáticas, ou até levar ao suicídio. Tambem ficamos escravisados a eles.

Na terceira decisão, que é a mais dificil de se tomar, a mais árdua de se processar, a mais drastica de ser cumprida, porém é a unica eficáz. Ela antecipa dores e sofrimentos decorrentes de nossa desregrada vida anterior para serem saldadas de maneira firme e consciente, elimina séculos de sofrimentos desnecessários, aprimora o desenvolvimento de uma vida lúcida e altamente produtira.

Como se processa as situações que nos fazem falir:

• Sabemos que esta instalado no subconsciente todo o nosso passado;

• Tivemos grandes conquistas mas tambem, grandes derrotas e desastres morais;

• As conquistas nos abrem caminhos para novas etapas evolutivas;

• Os desastres intimos, as falhas que cometemos, marcando-nos indelévelmente em nosso subconsciente, nos prendem;

• Estas “marcas do passado” que ainda não foram corrigidas são os nossos pontos de ligação com os fatos presentes que nos acometem a todo momento.

• Veja por exemplo:

a. Suponha que no passado voce tenha sido um viciado em algo e sentia muito prazer com isso;

b. Voce fez uma programação, antes de nascer, para reformar e vencer essa tendencia e esse comportamento;

Page 3: Reforma intima real

Como entendo a Verdadeira Reforma Intima 3/4

c. Porem essa “tendencia” existe, e é bem forte, dentro de voce, mesmo que voce não tenha consciencia disso;

d. Ela cria uma “suscetibilidade” ou seja, um ponto de atração, chamando para a satisfação daquela “nescessidade” intima;

e. Sua mente, seus sentimentos e até suas sensações fisicas são os pontos disparadores do processo;

f. Seus sentidos estão altamente sensíveis a qualquer fato que se liga ao seu vicio, pois voce o treinou muitas vezes, inumeras vezes, no seu passado, e ele se tornou um hábito, um reflexo condicionado;

g. Se, por exemplo, seu vicio for o sexo, apenas o perfume de outra pessoa ja dispara o sistema. Se for a bebida basta um gole. Se for a maledicencia, basta uma palavra maliciosa, se for o orgulho, apenas uma insinuação, se for a agressão, apenas um desafio... e assim por diante. Temos um compulsão por aquilo que alimentamos em passado distante e que ainda existe em nós;

h. O processo é o mesmo para qualquer coisa que nos acostumamos no passado, tanto as boas quanto as más.

Então, o inimigo não esta fora de nós. Ele está dentro de nós mesmos. Não é com os outros que temos que lutar, mas sim, contra nós mesmos, contra nossos maus hábitos.

Sempre damos a desculpa que o outro foi quem nos induziu a isso ou a aquilo, mas se nos sentimos atraidos por algo é porque este

algo teve ressonancia com algo que existe dentro de nós.

Ninguem é atraido por aquilo que não quer ou deseje. Não tem como.

A atração e a reação estão ligadas ao nosso passado. É bem diferente que a “ação consciente” que devemos tomar.

Vemos na vida acontecerem fatos que nos fazem reagir. Via de regra a reação é igual a atração irresistível que sentimos por algo.

O processo, para a reação, é o mesmo acima descrito. Temos suscetibilidade para mantermos aquilo que queremos e/ou estamos acostumados. Nossos hábitos.

Por exemplo:

• Se alguem ameaçar algo seu, imediatamente voce se defende.

• Se alguem for falar algo contra os seus valores, idem.

• Se alguem for tirar o seu lugar, posição, status... tambem.

... porque esses valores estão arraigados dentro de nós.

Os instintos de conservação, o egoismo, o orgulho, que foram virtudes enquanto eramos animais (para mantermo-nos vivos e não misturarmos nossas raças) passam a ser defeitos morais ao transferirmo-nos ao reino hominal, onde trazemos registrados em nosso subconsciente milenar todas essas experiencias e atrações e repulsões.

Da mesma forma como os vicios (hábitos) criados no passado, esses comportamentos defensivos fazem parte de nosso mundo intimo.

Nós não sabemos que somos assim, ou seja, muitas vezes não sabemos o motivo de reagirmos ou sermos atraidos por fatos e situações da vida, coisas banais que nos acometem no dia a dia.

Page 4: Reforma intima real

Como entendo a Verdadeira Reforma Intima 4/4

O alerta é o seguinte: necessitamos urgente de nosso auto conhecimento.

Conhecer-se a si próprio é a maior defesa, contra os inimigos internos que se escondem dentro de nós e não o conhecemos.

Qual o caminho para se conhecer? É o caminho da Reforma Intima Verdadeira.

- Quando damos desculpas para nossas falhas, por sermos assim ou assado,... o que estamos fazendo?

Estamos adiando problemas, postergando a libertação e, o pior, dando brechas para os aproveitadores espirituais (como tambem aproveitadores encarnados) de nos dominar e tirar proveito disso.

Eles estão a espreita dessas oportunidades. Ficam garimpando onde encontrar pessoas “suscetíveis” para serem seus instrumentos de atuação.

Assim estão os politicos, os lideres religiosos, os chefes dos carteis... apenas joguetes nas mãos de lideres astutos e poderosos.

Os Lideres das Trevas, os Magos Negros, os Cientistas Nefastos e outros espiritos inferiores, porém não ignorantes, aproveitam das pessoas comuns e principalmente dos médiuns para fazerem o que querem.

É só encontrar o ponto vulnerável para a ligação. Depois é só estimular com qualquer retórica “intelectual” que explique ou justifique suas intenção com fatos notórios. Jesus ja advertiu sobre isso quando disse sobre os Falsos Profetas.

Por isso que Jesus, como muitos filosofos, profetas, cientistas ou mesmo estudiosos, nunca foram bem aceitos. Eles falaram a verdade – a verdade que não interessa ao povo – ou não interessa a quem governa indelévelmente o povo.

O povo não quer, em hipótese alguma, mudar o jeito de vida que esta levando – e é estimulado a isso devido a escravidão que se submeteu aos lideres das Trevas.

Porém, a Reforma Intima apenas interessa aqueles que querem se Iniciar na Vida Maior, ou seja, a mudar o modo de vida de inconsciente para consciente de seu destino.

A estes sim, um programa de Reforma Intima é o adequado e oportuno.

“Se identifica o espírita pela transformação moral que nele se processa”, é o que diz Kardec com suma verdade. E o processo da transformação é a Reforma Intima profunda e verdadeira. Nunca uma reforma superficial, na aparencia, nos jestos e nas máscaras...

- # -

Muitos religiosos, podemos dizer a maioria de todos nós, católicos, espiritas, evangélicos, espiritualistas... etc, iludem-se pensando que por participarem de um núcleo religioso, de falarem de Jesus, de esplanarem o Evangelho, de dialogarem ou receberem espiritos, de ajudarem ao proximo, de participarem de todos os cultos .... estejam quites consigo mesmos.

Ilusão. Grande ilusão.

Frustração profunda encontraremos mas que poderia ser evitada por um programa intimo e verdadeiro de uma Real Reforma Intima.

Norberto.