Reforma protestante joana

11
Nome: Joana Santos Número: 15 8ºA Professor: Tito Romeu Disciplina: Educação Moral Agrupamento Vertical de escolas Dr. Garcia Domingues Reforma Protestante

description

 

Transcript of Reforma protestante joana

Page 1: Reforma protestante joana

Nome: Joana Santos Número: 15 8ºAProfessor: Tito RomeuDisciplina: Educação Moral

Agrupamento Vertical de escolas Dr. Garcia Domingues

Reforma Protestante

Page 2: Reforma protestante joana

Neste trabalho vou falar sobre a Reforma Protestante, pretendo explicar o que foi, e para que serviu esta Reforma. Dentro deste tema vou abordar os seguintes assuntos: - A Crise Religiosa do século XVI- A Ruptura Protestante- A Reacção Católica e o Concílio de Trento

Introdução

Page 3: Reforma protestante joana

♡Crise Religiosa dos séculos XVI

A Igreja Católica era uma instituição de há muitos séculos, mas desde os finais do séc. XVI, a igreja manifestava-se em sinais de muita crise. A par desta crise, os humanistas, decidiram fazer uma campanha contra a Igreja Católica, esta campanha tinha por base fazerem denúncias contra a igreja, à qual esta não reagiu muito bem. O movimento de contestação estabelecia nas seguintes críticas: - A compra de cargos eclesiásticos por pessoas sem

qualquer vocação, ou seja, os elementos da nobreza, ocupava-os de tirarem partido do prestígio e dos rendimentos que daí resultavam;

- Luxos e ostentação.

Reforma Protestante

Page 4: Reforma protestante joana

♡Ruptura Protestante

Ainda se sentiam bastantes críticas dos humanistas, mas o Papa Leão X, indiferente ao que se estava a passar e precisando de dinheiro para poder continuar as obras da construção da basílica de S. Pedro, em 1513, solicitou aos crentes para cooperarem nas obras. Declarando que se os crentes o ajudassem, e lhe dessem uma certa quantia em troca estes receberiam uma bula das indulgências, através da qual os crentes poderiam ver aliviadas as penitências a que eles teriam ficado sujeitos após confessassem todos os seus pecados.

Basílica de S. Pedro Papa Leão X

Page 5: Reforma protestante joana

Esta medida tomada pelo Papa Leão X uma forte impugnação , sobretudo a Martinho Lutero , um monge alemão, que tornou pública a sua opinião ao afixar as Noventa e Cinco Teses contra as Indulgências, nas portas da catedral de Wittemberg.

Martinho Lutero

Page 6: Reforma protestante joana

Martinho Lutero perseguido e amaldiçoado, acabou por ser expulso da Igreja Católica mas as suas ideias não foram esquecidas e essas fizeram com que se desse início a uma nova doutrina chamada “Protestantismo” , este foi ganhando bastante força e assim deu início à Reforma Protestante.

João Calvino fundou o Calvinismo, na Suíça.

O rei D. Henrique VIII fundou a Igreja Anglicana, na Inglaterra.

João Calvino D. Henrique VIII

Page 7: Reforma protestante joana

♡ A Reacção Católica e Concílio de Trento

A Igreja Católica estava consciente de que, se demorasse muito tempo a tomar medidas para combater a crise em que esta se encontrava, mais fortes os Protestantes se tornavam. Então esta decidiu dar uma reorganização na Igreja Católica, esta reformação , liderada pelo Papa Paulo III, tinha os seus objectivos bem definidos:

- Reforma Católica – iniciativa de renovação interna da Igreja;

- Contra-Reforma – acção de combate ao avanço das ideias protestantes.

Em 1545, os mais representantes da Igreja Católica reuniram-se no Concílio de Trento, esta reunião serviu para corrigir os erros e os abusos da Igreja.

Page 8: Reforma protestante joana

O movimento da Contra-Reforma esteve mais direccionado para o combate ao avanço do Protestantismo, para esse efeito foram criados organismos, como a:

- Companhia de Jesus – ordem religiosa fundada em 1539, por Inácio de Loyola. Os elementos desta ordem eram jesuítas, estes eram submetidos a regras muito específicas e rigorosas, o que fazia destes homens defensores da Igreja Católica.

- Inquisição – tribunal religioso, com poderes para vigiar, perseguir e castigar todos aqueles que fossem suspeitos de combater a fé cristã.

- Índex – uma lista de nomes das obras cuja leitura era estritamente proibida por conterem informações erradas sobre a Igreja Católica, todas as pessoas que mantivessem contacto com algum daqueles livros era severamente castigado.

Page 9: Reforma protestante joana

Concílio de Trento

Companhia de Jesus

Companhia de Jesus

Page 10: Reforma protestante joana

A conclusão que eu tiro deste trabalho é que esta Reforma Protestante deu muito que falar e também trouxe com ela grandes conflitos, e esses conflitos fizeram com que o povo se dividisse uns estavam do lado da Igreja Católica, e outros estavam do lado de Martinho Lutero, eram protestantes. E que isto tudo gerou muita guerra entre eles, e a Igreja decidida a não deixar os protestantes levarem a deles à vante tentaram reorganizar a Igreja, tentaram corrigir os erros e os abusos desta mesma.

Conclusão

Page 11: Reforma protestante joana

Livro:

- Procura no livro de História: Tema da Reforma Protestante/ 8ºAno

Web:

- http://www.suapesquisa.com/pesquisa/contra_reforma.htm

Imagens:- http://www.google.pt/images?hl=pt-pt&source=imghp&biw=1024&bih=533&q=Basílica+de+S.+Pedro&gbv=2&aq=f&aqi=g2&aql=&oq

- http://www.google.pt/images?hl=pt-pt&biw=1024&bih=533&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=martinho+lutero&aq=o&aqi=&aql=&oq

- http://www.google.pt/images?hl=pt-pt&biw=1024&bih=533&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=joão+calvino&aq=o&aqi=&aql=&oq

- http://www.google.pt/images?hl=pt-pt&biw=1024&bih=533&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=D.+Henrique+VIII&btnG

Bibliografia