Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota :...

27
O essencial do CFQ – Clube Início do Índice em hiper texto Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo Questões fundamentais Materiais partilhados O perfil do membros Regulamento Entrada Permanência Membros vitalícios Crédito de permanência no CFQ-Clube Normas de utilização Carga (up-load) de materiais Pontuação dos materiais Escalas de pontuações Envio de materiais a pedido Alguns aspectos técnicos Indicação de links Dificuldades no login Alterar/personalisar a password Últimas entradas Glossário O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/2008 1

Transcript of Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota :...

Page 1: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

O essencial do CFQ – Clube

Início do Índice em hiper textoNota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato)

Resumo

Questões fundamentais Materiais partilhadosO perfil do membros

Regulamento EntradaPermanênciaMembros vitalíciosCrédito de permanência no CFQ-Clube

Normas de utilização Carga (up-load) de materiais Pontuação dos materiaisEscalas de pontuaçõesEnvio de materiais a pedido

Alguns aspectos técnicosIndicação de linksDificuldades no loginAlterar/personalisar a passwordÚltimas entradas

Glossário

Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato)

Fim do Índice em hiper texto

Resumo

Este documento aborda : a filosofia, o regulamento, as técnicas e as boas práticas de utilização do CFQ-Clube. A sua leitura é indispensável e de preferência deve fazê-lo antes de

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/20081

Page 2: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

começar a usar a plataforma CFQ-Clube. Encontra este documento no CFQ-Clube na secção “ O essencial do CFQ-Clube”, o mesmo está para consulta pública o que significa que nem precisa de ser membro ou efectuar login para o consultar. Pretende-se que este documento orientador seja também ele uma construção colectiva, por isso as sugestões e opiniões sobre o mesmo são bem-vindas. Os últimos aditamentos estão a “vermelho escuro”.

Questões fundamentais

Q1. O que é o CFQ – Clube ?

O CFQ – Clube é o primeiro sítio de partilha com materiais on-line, destinado a professores de CFQ a leccionar em língua portuguesa. Este sítio consiste numa plataforma informática com múltiplas funcionalidades: chats, fóruns, painéis de comentários etc, sendo que e o mais importante é a permissão de carga (up-load) e descarga (down-load) de materiais por parte de qualquer membro. Funciona sobre a plataforma “EUN community” e foi pensado e desenvolvido por um professor CFQ do ensino básico e secundário (eu próprio). O CFQ – Clube possui uma filosofia de valorização da qualidade, tanto dos materiais, como das atitudes de colaboração dos seus membros. A qualidade dos materiais partilhados e a postura cooperante é premiada com crédito de permanência, enquanto que a inactividade conduz à exclusão. Trata-se em suma, de um projecto e comunidade de colaboração à qual se aplica um conjunto de regras simples e transparentes que constam deste documento.

Q2. Que materiais se partilham no CFQ-Clube ?

Q2.1 Princípios gerais sobre materiais de partilha com interesse

Complementando o projecto “abccaldeira” : www.geocities.com/abccaldeira , que se orienta essencialmente, para a troca (via e-mail) de testes e exames, o CFQ-Clube pretende acolher os outros materiais, aos quais não se coloca a questão do sigilo. Tais materiais, poderão dividir-se em dois tipos : ficheiros ou sítios/conteúdos da Internet

De preferência os ficheiros carregados devem ser originais ou consistirem num aperfeiçoamento de materiais pré-existentes (por ex. uma tradução para Português de um documento em língua estrangeira) .

De preferência, os ficheiros devem encontrar-se em formatos editáveis (por ex. .doc, .ppt, etc.). Os ficheiros carregados, não devem ocupar muito espaço em disco, 3 Mb por ficheiro parece-me mais do que razoável.

Os ficheiros carregados ou links apontados devem-se encontrar em “bom” português.

Poderá, carregar um ficheiro/documento proveniente de outros sítios da Internet quando: desconhece , não se recorda e ou não encontra o endereço de onde proveio o ficheiro. Caso contrário deve indicar apenas o endereço URL (link) para esse material, em vez de o carregar para o CFQ-Clube. Sempre que carrega ficheiros/documentos provenientes da Internet deve explicitá-lo ! pode fazê-lo por ex. na respectiva descrição do ficheiro.

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/20082

Page 3: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

Quando o CFQ-Clube começou a dar os primeiros passos a indicação de sítios (sites) de Internet foi um pouco desvalorizada. Isso pelo facto de se tratar de uma mera replicação de conteúdos da Net. Com o evoluir das participações/contribuições e com a reorganização das sub-pastas do Clube, começou-se a pensar de forma diferente. A Indicação de um link com um conteúdo específico numa sub-pasta especifica é mais do que uma mera replicação da net: é uma reorganização dos próprios conteúdos da net em função das necessidades curriculares docentes. Dessa forma revalorizou-se a indicação de sítios ou conteúdos da Net. A indicação de sítios de Internet pode ser feita por qualquer uma das técnicas T3 , T3.1 e T3.2 (ver abaixo) .

Q2.2 Exemplos de materiais partilhados

A título de exemplo, listam-se abaixo alguns ficheiros/documentos de interesse : Resumos da matéria e ou guias de aula. Mapas de conceitos (não esquecer de incluir proposta de resolução). Formulários . Acetatos . Apresentações .ppt . Actividades laboratoriais (ler N2.1.4) . Pequenas fichas de trabalho e ou questionários respondidos (ler N2.1.4). Com

relação a testes e exames, não sou apologista da sua colocação no CFQ-Clube (por questões de sigilo), para esses recomendo www.geocities.com/abccaldeira e o seu modelo de trocas por email ; quanto a pequenas fichas de trabalho e ou questionários parece-me mais aceitável que sejam incluídos!!!

Sítios da Internet: encontrou um site, com um ou mais, materiais de interesse no âmbito do currículo de C.F.Q. ? Então partilhe-o connosco.

Etc

Naturalmente que quem tem a última palavra sobre o que são, ou não, materiais de interesse, são os próprios membros e as suas contribuições e apreciações transpostas para as respectivas pontuações e painéis de comentários.

Q2.2 O perfil do membros

Os membros do CFQ-Clube, acima de qualquer conteúdo/material são o seu maior património, e digo isto porque todos eles já demonstraram ser capazes de contribuir para o desenvolvimento do mesmo.

Ao CFQ-Clube interessam apenas membros com o perfil adequado, a saber: a) ser professor de C.F.Q. a leccionar em língua portuguesa ; b) ter apetência para a colaboração docente e para o trabalho inter-pares.

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/20083

Page 4: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

Regulamento

Entrada

R 1. Como posso entrar no CFQ-Clube ?

A entrada no CFQ-Clube implica sempre a satisfação de pre-requisitos, estes visam acima de tudo testar a compatibilidade do futuro membro com o tipo de dinâmica desejável no CFQ-Clube. Se por um lado ao CFQ-Clube interessam apenas membros com um determinado perfil (ler por favor : Q2.2 O perfil do membros), por outro os membros que venham a entrar no clube sem que genuinamente se encaixem nesse perfil, não tirarão grande proveito dele.

R 1.1 Entrada via abccaldeira

Para aceder ao CFQ-Clube necessita de ter efectuado, pelo menos, uma troca no sítio www.geocities.com/abccaldeira, nos 365 dias (1) (2) anteriores ao seu pedido de admissão ao CFQ-Clube.

Após satisfeita a premissa referida no paragrafo anterior, pode ligar-se a http://community.eun.org/entry_page.cfm?area=2164 e fazer o pedido de admissão seguindo o link : “not a member ?” e preenchendo os respectivos campos. receberá no seu e-mail os dados de login em aproximadamente 24 h . Esta modalidade de entrada (via “abccaldeira”) confere-lhe um período de permanência mínima garantida de 4 meses.

(1) - excepção feita a ex-membros excluídos por falta de contribuição (ver R 1.3).

(2) - Note que o processo de entrada no CFQ-Clube via sítio “abccaldeira” tem três objectivos fundamentais: aumentar a vitalidade do sítio “abccaldeira” ; aumentar as probabilidades de integrar no CFQ-Clube apenas professores(3) de CFQ ; seleccionar professores com , com apetência para uso das tecnologias e para a colaboração docente.

(3) - Repare que os materiais trocados no “abccaldeira” são abundantes/comuns no seio da classe docente mas inexistentes ou raros para outros indivíduos. Como tal, quando efectua uma troca válida no “abccaldeira” está de certa forma a validar o seu estatuto de professor.

R 1.2 Entrada via “ficheiro de entrada”

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/20084

Page 5: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

R 1.2.1 Docentes comprovados

Indivíduos previamente sinalizados como docentes podem (em opção ao R1.1) requerer via email: pedro.caldeira[arroba]mail.pt a entrada no CFQ-Clube fazendo acompanhar o pedido de um “ficheiro de entrada” (ex.: 1 acetato, 1 .ppt , . 1 formulário, 1 resumo, etc no âmbito dos assuntos curriculares dos programas de CFQ ) para posteriormente (após permissão de entrada) o carregar para o clube. Se optar por esta modalidade, entra com um crédito de permanência provisório de 20 dias. Nesses 20 dias, e já como membro, deverá carregar para o CFQ-Clube o “ficheiro de entrada” que me enviou por email. O seu crédito de permanência será depois actualizado (ampliado) de acordo com a pontuação obtida pelo referido ficheiro.

R 1.2.2 Eu sou professor de CFQ, mas como posso eu saber se estou sinalizado como tal diante do(s) administrador(es) do CFQ_Clube ?

A única forma segura de saber, à priori, se já se encontra ou não sinalizado como docente de CFQ é perguntar a pedro.caldeira[arroba]mail.pt.

Desde logo existem muitos colegas que pelas suas actividades na Internet estão perfeitamente sinalizados como docentes. Neste grupo inclui-se, por exemplo, professores que tenham efectuado pelo menos uma troca válida no sítio “abccaldeira”, ou que possuam sítios de Internet de apoio aos seus alunos que incidam sobre conteúdos curriculares de CFQ. Como exemplo, incluem-se neste grupo dos “Docentes comprovados” professores detentores de sites referenciados no “abccaldeira” ou no “CFQ-Clube”, ou professores que participem activamente noutros sites de colaboração docente (na área curricular das CFQ.s) como é o caso do “quifix”.

R 1.3 Regresso após exclusão por falta de contribuição.

Um ex-membro do CFQ-Clube, excluído por falta ou escassez de contribuições, pode regressar ao clube e é muito bem-vindo !!!. Necessita para tal, de ter efectuado pelo menos uma troca, no sítio www.geocities.com/abccaldeira, nos 45 dias anteriores ao seu pedido de readmissão. Ao reentrar adquire um crédito de permanência de 4 meses.

Em alternativa, pode requerer via email pedro.caldeira[arroba]mail.pt a reentrada no CFQ-Clube, fazendo acompanhar o pedido de um “ficheiro de reentrada” (ex.: 1 acetato, 1 .ppt , . 1 formulário, 1 resumo, etc ) para posteriormente o carregar para o Clube. Se optar por esta modalidade, recomeçará com um crédito de permanência provisório de 20 dias. Nesses 20 dias deverá carregar para o CFQ-Clube o “ficheiro de reentrada” que me enviou via email, o seu crédito de permanência será depois actualizado (ampliado) de acordo com a pontuação obtida pelo referido ficheiro.

R 1.4 O primeiro login no CFQ-Clube

Quando um candidato a membro satisfaz uma das condições de entrada/admissão, recebe de imediato no seu email a respectiva senha. A partir desse momento tem 30 dias para efectuar o seu primeiro login no CFQ-Clube . Caso não o faça nesse período, a inscrição é anulada.

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/20085

Page 6: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

R 2. “Crédito de permanência” no CFQ-Clube

A manutenção de um membro no CFQ-clube está dependente do seu contributo para o desenvolvimento do mesmo. Se um membro adquirir o direito de entrada no clube e a partir daí se mantiver inactivo (ou não contribuir), acabará por esgotar o seu crédito de permanência e será convidado a sair (entenda-se “expulso”). Ao entrar no CFQ-clube, o novo membro tem um período de permanência garantido que vai dos 20 dias aos 4 meses conforme a modalidade (ou modo) de entrada . Este período é dilatado sempre que o membro envia materiais para o clube. A cada material enviado é atribuída uma pontuação pelos outros membros ( que fica registada no "Bulletin Board (Boletim electrónico)") de acordo com “N2. Regras para Pontuação dos Materiais” descritas abaixo. A média das pontuações obtidas por cada material enviado, é convertida em meses de permanência no CFQ-clube. Por ex.: imaginemos que o professor António Silva envia um material que obtém uma pontuação média de 3 pontos, isso significa que serão somados 3 meses ao seu “período ou crédito de permanência”. A creditação é efectuada, sensivelmente 15 dias após o envio do material. O crédito de permanência que cada membro detém, pode ser consultado no CFQ-Clube em “ Crédito de Permanência”.

R 2.1 Membros vitalícios

Se um membro tiver um extenso currículo/passado contributivo que lhe confira um crédito de permanência igual ou superior a 240 meses, este passa automaticamente a membro vitalício do CFQ-Clube. Este estatuto, garante que o membro jamais será excluído por falta de contribuição. Por outro lado, os materiais enviados por estes membros estão dispensados duma classificação no "Bulletin Board” e o seu crédito de permanência deixa de ser actualizado. Ao consultar a secção “Crédito de Permanência” poderá averiguar se um determinado membro goza deste estatuto.

Normas de utilização

N 1. Carregamento (up-load) de materiais

N 1.1 – Onde coloco um material ?

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/20086

Page 7: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

Uma das minhas maiores preocupações enquanto administrador do CFQ-Clube tem sido criar pastas e sub-pastas para conteúdos que não suscitem dúvidas aquando do up-load. Isto é, perante um determinado material terá de haver apenas uma sub-pasta, facilmente identificável onde este se possa enquadrar. Esta tarefa não é propriamente fácil!!! A tendência tem sido criar sub-pastas de acordo com os próprios conteúdos curriculares, isto é, são criadas sub-pastas, em coerência com as unidades (ou capítulos) dos respectivos programas curriculares, sendo que os ficheiros/documentos ou links distribuir-se-ão por essas pastas em função dos conteúdos curriculares que apresentam.

De forma geral todas as sub-pastas do CFQ-Clube permitem a carga de materiais, estas são facilmente identificadas pois as suas descrições começam sempre pelo texto: “consulte e ou coloque …” . Antes de enviar o seu ficheiro para o CFQ-Clube escolha com cuidado a pasta e sub-pasta em que este melhor se enquadra. Por ex. , se quisesse deixar no CFQ-Clube uma apresentação .ppt sobre “classificação de materiais” para CFQ 9º ano dirigia-se a : “ c) CFQ 9 > 9d) Materiais curriculares de Química “ . De acordo com a seguinte imagem :

N 1.2 – Como envio um ficheiro ?

Do lado direito da respectiva sub-pasta (onde pretende deixar o ficheiro), encontra um “link” de “up-load a file” (“transferir ficheiro”), ver imagem :

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/20087

Page 8: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

Ao seguir esse link surge-lhe o formulário da imagem abaixo. Preenche os campos: “Headline” (“Nome ou título”) e “Description” (“Descrição”) e a seguir pressiona o botão “Browse” (“navegar”) que lhe permitirá localizar/seleccionar o ficheiro a enviar. Após seleccionar o seu ficheiro assinale o quadradinho : “Send notification to the members” e por fim prima o botão “ADD” (“adicionar”), o processo fica concluído.

Antes de premir o botão “ADD” (“adicionar”) é essencial que assinale o quadradinho : “Send notification to the members” para que os membros possam ter conhecimento da nova entrada e exercer o seu direito/dever de classificar/pontuar o seu material, afim de lhe ser atribuído o respectivo crédito. Caso se esqueça de o fazer, o melhor é carregá-lo de novo, siga o link editar associado ao seu ficheiro e carregue-o novamente assinalando desta feita o referido quadradinho.

N 1.3 – Quais os limites (em mb) globais de carga e de transferência de ficheiros (up-load) para o CFQ-Clube ?

Começo por referir que essas características não se encontram sob o nosso controlo directo, sendo determinadas pelos programadores da plataforma e gestores do servidor. No entanto a última vez (Jan. 2007) que inquiri os referidos responsáveis sobre este assunto foi-me dito que a plataforma não possui qualquer limite de carga global. Nunca os questionei acerca dos limites máximos (em mb) de cada ficheiro carregado (up-load) e embora surja inscrita na plataforma uma recomendação de 5 mb, esse limite já foi por diversas vezes ultrapassado, tendo-se, por ex., carregado (em Abril de 2008) um ficheiro com 20 mb .

N 2. Regras para Pontuação dos materiais

Qualquer membro ou administrador do CFQ-Clube tem o direito e o dever de pontuar o material enviado por outrem. Naturalmente que quem envia/carrega um material não pode pontuar o seu próprio material, ou seja, não poderá “ser juiz em causa própria”. Os materiais enviados por membros vitalícios não são pontuáveis, uma vez que o crédito de permanência destes membros não carece de qualquer actualização.

Todo o material “carregado” para o CFQ-Clube, após 30/05/2006 (data de lançamento do sítio), será necessariamente classificado (pontuado) de modo a determinar-se o crédito de permanência ganho por quem o enviou. Sempre que efectua o up-load de um material é essencial que assinale o quadradinho : “Send notification to the members” para que todos tomem conhecimento em tempo útil da chegada de um novo material. Após o envio/up-load, os membros do CFQ-Clube possuem 15 dias para atribuir as suas pontuações,

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/20088

Page 9: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

que deverão ficar registadas no "Bulletin Board (Boletim electrónico)". As pontuações atribuídas, após observados os critérios referidos abaixo, devem obedecer à tabela I (ver abaixo). Caso se registe a ausência de qualquer pontuação ao fim dos referidos 15 dias, o titular do respectivo material , deve alertar (via e-mail) o(s) administrador(es) para o facto. Nestas circunstâncias (expirado o prazo regular de classificação) apenas o(s) administrador(es) pode(m) pontuar o material. Por questões de funcionalidade e organização, os “posts” com as respectivas pontuações ("Bulletin Board (Boletim electrónico)") são eliminados no momento em que essa pontuação é convertida em crédito de permanência, o que acontece cerca de 15 dias após a entrada do material. Desta forma não se admire se uma pontuação desaparecer, isso quererá dizer que já cumpriu a sua função.

A indicação de sítios de Internet é pontuável, desde que feita por uma das técnicas “T 3 ; T3.1 ou T3.2” (ver Anexo I abaixo)

N 2.1 Princípios gerais sobre pontuação de materiaisA decisão sobre a pontuação a atribuir a um determinado material é da exclusiva liberdade e responsabilidade de quem pontua. No entanto parece-me sensato a observação dos seguintes critérios:

N 2.1.1 Critério da qualidadeEste é talvez o critério de mais complexa avaliação, mas não deve ser descurado. O reconhecimento da qualidade de um material poderá não ser imediato, mas da falta dela é-o quase sempre. De grosso modo, o termo “qualidade” refere-se aqui às questões da qualidade técnica do material com especial enfoque na sua clareza e rigor científico. A facilidade de edição do documento, associado ao tipo de ficheiro carregado, também é um critério de qualidade importante e de fácil avaliação. Por ex. materiais tipo .pdf são do meu ponto de vista de evitar, recomendo o seu uso apenas quando, não se possui materiais iguais ou semelhantes em .doc e ou se tratam de materiais de evidente relevância.

N 2.1.2 Critério da quantidadeTambém aqui não há regra simples e fácil de aplicar, no entanto devemos usar o nosso bom senso e sensibilidade, de forma a que a nossa pontuação de um material inclua também o contributo deste parâmetro. Se alguém envia um .ppt sobre as leis de Newton que possui apenas um diapositivo, não é difícil identificar aqui um problema de quantidade. Ao invés, se num .ppt sobre as leis de Newton surgirem um nº razoável de diapositivos, digamos 7 ou mais, então a este nível da “quantidade” deixam de haver reparos a fazer. Apesar do exemplo dado, não quero aqui impor regras ou parâmetros a este nível, até porque estes assuntos são sempre muito subjectivos e cada caso deve ser analisado no seu contexto próprio.

N 2.1.3 Critério da diversidadeOs materiais enviados devem acrescentar algo aos já existentes. Por exemplo, neste momento já existem documentos com a planificação de todos os níveis de ensino, o envio de uma planificação do 8º ano (por ex.) pouco ou nada contribui para a diversidade dos materiais que possuímos (digo eu ?!?). O mesmo já não podemos aplicar, por exemplo, a slides .ppt sobre um mesmo assunto, mesmo que nos fossem enviados dois conjuntos de slides .ppt sobre um mesmo tema (por ex.: “Forças”) dificilmente os slides se repetiriam, sendo ambos um contributo importante para a diversidade. O que mostra mais uma vez que, cada critério deve ser aplicado com ponderação.

N 2.1.4 Critério da totalidade ou plenitude

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/20089

Page 10: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

Alguns materiais só fazem sentido quando completos! Por exemplo: uma ficha de trabalho ou questionário, pode-se tornar num material bastante inútil quando não se faz acompanhar de uma sugestão de resolução. Por mais simples que o assunto seja, ou aparente ser, a ausência duma proposta de resolução pode conduzir à má utilização ou à inutilidade do material.

O mesmo diria, por ex. , de actividades laboratoriais, que devem não só incluir os respectivos protocolos, mas também, os resultados essenciais obtidos por quem já efectuou o trabalho. Por ex., se a preparação dos reagentes envolve um conjunto de etapas ou cálculos com alguma complexidade, não devemos esquecer de nos referir a eles. Se por ventura trabalhamos com materiais ou reagentes perigosos convém fazer as respectivas ressalvas. Se por experiência própria, sabemos que um determinado ensaio experimental tem pontos críticos, que põem em causa a correcta execução do trabalho, convém assinalá-los !!! . Conselhos e sugestões de quem já “passou pelo mesmo” são a mais valia de um trabalho de colaboração!!! e é nesses “pequenos pormenores” que se distinguem materiais sofríveis de materiais realmente úteis. No fundo voltamos ao domínio do bom senso, há materiais que quando incompletos ficam “mancos”, e que podem até criar dificuldades acrescidas ou armadilhas a quem os toma como materiais prontos a usar.

N 2.2 Escalas de pontuações a atribuir.

As pontuações a atribuir aos materiais, obedecem ao princípio geral de que quanto mais elevado é o nível de ensino mais valor têm, uma vez que requerem, de grosso modo, maior exigência técnica na sua produção.

Quando se pontua um material devemos atribuir os valores correspondentes à sua escala e não outros, por ex. um material do 8º ano pode ter, entre outras, uma pontuação de 1, 2 ou 4 mas nunca de 3, pois esse valor não faz parte da respectiva escala (ver Tabela I abaixo).

Tabela I – Escalas de pontuações a atribuir.

Nível de ensino em que se enquadra o material

(1)Pontuação atribuída a “maus matérias”

Pontuação atribuída à generalidade dos materiais

(2)Pontuação atribuída a materiais excelentes

7º ano 0 1 ; 2 ; 3 de 10 a 208º ano 0 1 ; 2 ; 4 de 11 a 219º ano 0 1 ; 3 ; 4 de 12 a 2210º ano 0 2 ; 4 ; 6 de 13 a 23 11º ano 0 3 ; 4 ; 7 de 14 a 24Física 12 0 4 ; 6 ; 8 ; 10 de 20 a 40 Química 12 0 4 ; 6 ; 8 ; 10 de 20 a 40CFQ geral 0 1 ; 3 ; 5 de 12 a 22Burocracias 0 1 ; 3 ; 5 de 12 a 22

(1) – Eventualmente podem ser enviados ao CFQ-clube “maus materiais”. Trata-se de uma situação que não deverá ocorrer, mas pelo sim pelo não salvaguarda-se. Ou por serem de pouca ou nenhuma relevância, ou por estarem muito incompletos ou por possuírem erros técnicos grosseiros (ou por qualquer outra razão não prevista). Qualquer membro pode atribuir esta classificação (zero) a um material, mas deve fundamentar/justificar a sua pontuação, apresentando as razões que motivaram tal classificação no painel de comentários associado ao ficheiro, isso permite a reformulação ou retirada do material, conforme o desejo de quem o enviou. Em caso de divergência de opiniões a decisão final é tomada pelo(s) administrador(es). Quando um ficheiro é por fim considerado “mau material”, acabará por ser retirado/eliminado da forma mais discreta

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200810

Page 11: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

possível. O mesmo acontecerá a todas as classificações que lhe foram atribuídas, assumindo-se a classificação de zero.

(2) – Por vezes também nos poderemos deparar com materiais que se distinguem pela sua extrema qualidade ou utilidade. Também é verdade que um material pode distinguir-se não tanto pela qualidade mas pela quantidade. Imaginemos que alguém carrega um zip para o clube, com 40 acetatos que cobrem toda a matéria do 9º ano, não seria razoável atribuir-lhe apenas a pontuação máxima da escala regular (isto é 4 pontos) , até porque se assim fosse seria mais vantajoso (em termos de pontuação) o colega ir carregando os acetatos aos poucos, o que seria uma complicação desnecessária/absurda para quem carrega e depois para quem descarrega. Nestes casos o ideal é atribuir uma classificação de excelência e qualquer um pode fazê-lo sempre que o entender (respeitando os intervalos de pontuação respectivos). O membro que envia um material que se ache merecedor de tal distinção pode/deve sugerir/reclamar essa classificação no painel de comentários associado ao material carregado.

N 2.3 Envio de materiais a pedido.

Aquele que envia um material para satisfazer um pedido que outro membro tenha expresso no fórum “Alguém tem ?”, recebe, acrescida à pontuação/classificação do respectivo contributo, um bónus de 4 ptos (meses). No entanto, para ser devido este bónus o material enviado deve obedecer a pelo menos uma das seguintes condições : a) estar entre os três primeiros materiais a surgirem no CFQ-Clube em resposta à solicitação; b) dar entrada nos primeiros sete dias a contar da data do pedido.

Considerações finais «Bem, agora não fiquem a pensar que estamos aqui à espera de materiais/trabalhos de excelência, candidatos ao prémio Nobel da Química ou da Física… não é dada disso … se essa foi a impressão com que ficou do que foi dito, então exprimi-me muito mal. O que se pretende aqui é potenciar o nosso trabalho diário e ao mesmo tempo auferir do trabalho de outros colegas num espírito de simplicidade, humildade, aprendizagem e colaboração mútua. O que esperamos ver por aqui é o trabalho quotidiano de cada um de nós, ou quiçá, aquele trabalho/documento que produzimos e usamos uma vez na vida (pois não voltamos a leccionar aquele assunto) e arrumamos nas gavetas do esquecimento, perdendo-se assim energias e recursos fundamentais, que devidamente aproveitados potenciam o trabalho de todos nós.

Resta-me acrescentar que dedico este projecto “CFQ-Clube” a todos os que realmente acreditam no poder da colaboração, consubstanciando essa crença em acções diárias concretas e não em meras intenções ou palavras de circunstância. »

Pedro Caldeira

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200811

Page 12: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

Anexo I - Alguns aspectos técnicosT 1 - Escolha o idioma da plataforma

A plataforma permite-lhe escolher o idioma em que se apresenta…provavelmente já reparou ? !? . Nem tudo está traduzido para português mas a generalidade dos links e conteúdos estão. A figura abaixo mostra-lhe a localização do link para mudar o idioma da plataforma :

T 2 - Página seguinte

Por vezes as subpastas poderão ter mais do que uma página. O botão/link que lhe permite aceder à página seguinte está um pouco escondido, procure-o no final da respectiva sub-pasta de acordo com a seguinte figura :

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200812

Page 13: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

T 3 - Indicação de links no CFQ-Clube

Não sei se já alguma vez tentou indicar um “link” (endereço URL) no “CFQ-Clube”? Em caso afirmativo deverá ter constatado algumas limitações aborrecidas quando usa o “link treasury”. Nomeadamente:

a) Não identifica o membro que indica o “link” . O que é extremamente contrário à lógica esforço/recompensa do sítio.

b) Não permite a reedição após a submissão (o que me parece uma falha grave de concepção).

c) Não permite a indicação de “links”, dentro de sub-pastas, o que em termos de organização pode ser muito limitador.

d) Não permite a notificação dos membros via e-mail.

De modo a ultrapassar estas 4 limitações vou aqui sugerir uma nova metodologia para indicação de “links” :

Vamos passar a indicar os links como se se tratassem de ficheiros que se transferem para o site (usando para isso a função/ferramenta “transferir ficheiro” ou “upload file”). Na descrição (ou “description”) do ficheiro indicamos o respectivo link !!! . Por fim, teremos de carregar um ficheiro qualquer que pode ser um Word.doc com o mesmo texto da descrição.

Pode parecer um pouco bizarro, mas é um método eficaz pois resolve duma só vez todas as 4 limitações indicadas acima associadas à função “link treasury”.

A forma como o link é escrito na descrição/“description” afectará o modo de visualização e a sua abertura no navegador de Internet essa descrição/“description” pode ser feita de várias maneiras. Seguem-se 2 exemplos (eu recomendo vivamente o processo 2) :

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200813

Page 14: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

Com este processo obteremos um link na forma de texto que terá de ser copiado para a barra de endereço do navegador para abrir.

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200814

Page 15: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

No 2º exemplo (processo 2) a descrição fica um pouquinho mais complicada porque a indicação do link é envolvida em código HTML , mas não custa nada porque o código é sempre o mesmo, só muda o link. É uma questão de fazer “copy” “paste” do seguinte código a azul e de lhe juntar o respectivo link.

<p> <a href="http://LINK" target="_blank"> www.LINK1

</a>

O LINK corresponde aqui ao que aparece escrito na barra de endereço do site a referir omitindo-se “http://” quando este surge (de modo a não repeti-lo). Pode ou não incluir www. conforme o próprio endereço url (link) comece ou não por www..

Já o LINK1 corresponde à parte do endereço que surge após “www.” (quando este está presente) ou após “http://” quando o “www.” não está presente. Quando o www. não está presente no endereço do sítio o LINK acaba por ser igual ao LINK1

Atenção: quando se faz um copiar/colar do link para o código azul podem ficar espaços indesejados entre o “http://” e o “LINK" ou entre o “www.” e o “LINK1” se tal acontecer o link não funcionará, esteja atento !!!

Com este “processo 2” obteremos um link pronto a abrir numa nova janela ao primeiro toque do rato.

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200815

Page 16: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

A descrição acima será vista, após o up-load, desta forma :

Neste método de indicação do link, o que nos interessa é apenas a descrição, no entanto, este processo usa a função/ferramenta: “transferir ficheiro” ou “upload file” pelo que nos obriga a carregar um ficheiro qualquer. Assim, limitamo-nos a criar e transferir um ficheiro Word.doc com o mesmo texto da descrição, não esquecendo de assinalar previamente o quadradinho de notificação aos membros.

T 3.1 - Indicação de conteúdos da Net por cópia para Word.doc

Alguns conteúdos da Internet, como por exemplo páginas web, podem ser copiados e colados num documento Word.doc . para de seguida se carregar para o CFQ-Clube. Se preferir pode usar essa técnica para referir/indicar conteúdos específicos da Net . Sempre que o fizer, não se esqueça de deixar no Word.doc o endereço URL (link) de onde o conteúdo foi retirado.

T 3.2 - Indicação de conteúdos da Net por cópia para .zip

Alguns conteúdos da Internet, não podem ser copiados e colados num documento Word.doc, pois por vezes perdem algumas informações e ou funcionalidades, tal depende do modo como foram construídos. Nestes casos, poderá em alternativa à técnica anterior, usar o seu navegador de Internet para efectuar uma cópia da página ( Ficheiro > guardar página como). Normalmente resulta deste processo de cópia, um ficheiro .html e uma pasta, coloque ambas num zip e carregue o .zip para a CFQ-Clube. Na descrição do .zip carregado deverá fazer referência ao site donde proveio o material, «et voilà» mais uma alternativa para aqueles que consideram complicada a indicação de links no CFQ-Clube.

T 4 – Erros nas palavras acentuadas e cedilhadas

Por vezes as mensagens vindas do servidor que aloja o CFQ-Clube podem chegar ao seu email com erros de codificação em palavras cedilhadas e acentuadas. Para ler correctamente tais palavras basta-lhe modificar as configurações de visualização do seu navegador em : Ver > codificação de caracteres > Unicode (UTF-8).

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200816

Page 17: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

T 5 – Mensagens do CFQ-Clube seguem para o lixo electrónico.

Alguns correios electrónicos poderão colocar as mensagens vindas da plataforma "CFQ-Clube" na pasta de lixo electrónico, isto acontece porque eles estão programados para rejeitarem mensagens vindas de servidores. Se adicionar o seguinte domínio : @eun.org à sua lista segura poderá resolver o problema (mas nem sempre resolve).

T6 – Dificuldades de login.

Note que, quando entra no CFQ-Clube pela primeira vez, o seu "username" (para login)  é o seu e-mail, quanto à sua "password" essa é confidencial, isto é, só você a poderá saber,   o servidor envia directamente para seu e-mail. Já na plataforma poderá, se assim o desejar, personalizar/alterar os seus dados de login.

Não consigo efectuar o login no CFQ-Clube porque…

a) ainda não sou membro

Neste caso o melhor é ler ou reler (em cima) os pontos R1. R1.2 e R1.3

b) esqueci-me da senha

Ligue-se a http://community.eun.org/entry_page.cfm?area=2164   e siga o link “forgot your password?” . Vai abrir-se uma janela pop-up onde insere o seu email, caso o  navegador de Internet tente bloquear a respectiva janela, desligue temporariamente o bloqueador de pop-ups do navegador de Internet (ou habilite os pop-ups da respectiva página)  . Insere o seu e-mail (o mesmo que terá usado aquando do seu registo)  receberá uma nova mensagem com uma nova senha, trata-se de um processo automático e imediato. Esteja atento à  pasta de lixo electrónico do seu e-mail, pois alguns correios electrónicos poderão colocar as mensagens vindas da plataforma "CFQ-Clube" na pasta de lixo electrónico.

c) não sei bem… já sou/fui membro ! e há uns tempos entrava sem problemas e acho que estou a usar a senha correcta

Terá sido excluído por falta de contributo ( ver R 2. ) ?Siga o processo descrito acima “b) esqueci-me da senha” caso consiga terminar o processo com a recepção da nova senha no seu email isso significa que continua inscrito no CFQ-Clube e que esqueceu a password de login. Use os dados recebidos para efectuar o login.

Se, pelo contrário, durante o processo descrito acima “b) esqueci-me da senha” o navegador lhe devolve a mensagem “Member not found, please try again” (atenção: escreva correctamente o seu email) isso deverá significar que já não é membro do CFQ-Clube. Nesse

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200817

Page 18: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

caso deverá ler ou reler os pontos R2 e R1.3 (ver acima). Note que os membros excluídos podem regressar ao CFQ-Clube e são tão bem vindos como os recém chegados.

T7 – Como alterar/personalizar a minha pw de login ?

Primeiro deverá entrar na plataforma (fazer login). Depois clica onde diz “membros” e à direita aparecerá o respectivo link “Change my password” para alterar/personalizar a sua password (pw) de entrada (login) no CFQ-Clube.

T8 – Como alterar/personalizar o meu username de login ?

Primeiro deverá entrar na plataforma (fazer login). Depois clica onde diz “membros” e à direita aparecerá o respectivo link “Edit your profile” , a seguir altera o campo “Username”.

T9 - Como saber quais foram as últimas entradas ?

Ao seguir o link “home” (ou em português “página inicial”) pode conferir a actividade recente na plataforma, incluindo os últimos ficheiros carregados para o CFQ-Clube. Por outro lado, se passar pelo "Bulletin Board (Boletim electrónico)" é natural que encontre pontuações relativas aos ficheiros que entraram nos últimos 15 dias. Dessa forma poderá ficar com uma ideia dos últimos ficheiros carregados e sua localização.

O facto de poder organizar os materiais por ordem de entrada dentro de cada sub-pasta ( ordering > most recente on top ) também o ajuda a perceber as últimas aquisições.

Glossário

Carregar ou carga – Normalmente estas palavras surgem com o significado de enviar um material para o CFQ-Clube. Ou seja, é o mesmo que efectuar um up-load.

Documento – Normalmente esta palavra surge com o significado de ficheiro editável do tipo ( .ppt, .doc, etc). Pode ser por exemplo: uns slides .ppt sobre forças.

Ficheiro – Conteúdo curricular normalmente editável do tipo ( .ppt, .zip, .doc, etc) . Pode ser por exemplo: uns slides .ppt sobre forças ou um .zip com imagens de planetas do sistema solar.

Link – Site ou sítio da Internet, também designado por endereço URL. Também pode designar uma ligação interna dentro do próprio CFQ-Clube. No sub-capitulo T3 a palavra LINK surge com o significado particular de parte de um endereço url.

Login – Consiste no acto de entrar numa determinada área de acesso restrito/condicionado, neste contexto trata-se do acesso ao próprio CFQ-Clube. O Login no CFQ-Clube passa pelo correcto preenchimento dos campos “nome de utilizador” e “password” .

Material – A palavra “material “ é normalmente usada com o significado de conteúdo para partilha, adicionado por um membro. Basicamente esse conteúdo/contributo pode consistir ou num ficheiro( .ppt ; .zip ; .doc) ou num link que nos remete para outros sítios da Internet.

Membro – professor inscrito no CFQ-Clube que tenha efectuado pelo menos um login.

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200818

Page 19: Regulamento do CFQ – Clube - geocities.ws  · Web viewInício do Índice em hiper texto. Nota : para seguir hiper texto (links) do índice faça (CTRL+ botão do rato) Resumo.

Pastas ou secções – São as entradas/links principais situados em coluna do lado esquerdo da plataforma. (ver imagem: pastas e sub-pastas).

Sub-pastas – São as entradas/links secundárias, onde se alojam os materiais. As sub-pastas encontram-se dentro das respectivas pastas. (ver imagem: pastas e sub-pastas).

Imagens de apoio ao glossário

Pastas e sub-pastas

O essencial do CFQ-Clube. Actualizado a 24/5/200819