REGULAMENTO GERAL - Portal - Faculdade...

10
GERAL 2017 15/10/20 REGULAMENTO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS FG GUA

Transcript of REGULAMENTO GERAL - Portal - Faculdade...

Page 1: REGULAMENTO GERAL - Portal - Faculdade …faculdadeguanambi.edu.br/.../2017/09/REGULAMENTO-GERAL.docx · Web viewArt.3º. Cada equipe deverá incluir um professor ou colaborador da

REGULAMENTO GERAL

2017

15/10/20

REGULAMENTO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Art.1º. A Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer e o professor João Wilker Guimarães serão os responsáveis pela organização do evento, bem como o seu desenvolvimento.

JOGOS UNIVERSITÁRIOS FG

GUA

Page 2: REGULAMENTO GERAL - Portal - Faculdade …faculdadeguanambi.edu.br/.../2017/09/REGULAMENTO-GERAL.docx · Web viewArt.3º. Cada equipe deverá incluir um professor ou colaborador da

Art.2º. Para participar dos Jogos Universitários é necessário preencher a ficha de inscrição da modalidade escolhida.

Art.3º. Cada equipe deverá incluir um professor ou colaborador da FG no grupo, podendo ser atleta ou técnico, e cada atleta e/ou técnico, seja aluno ou funcionário só poderá participar de um time. O responsável que assinar pelo time, não poderá participar como atleta jogador.

Art.4º. As modalidades esportivas dos Jogos Universitários são: Futsal e Voleibol. O sistema de disputa será definido de acordo com o número de equipes inscritas e disponibilidade de tempo para realização das partidas.

Art.5º. O período de inscrição será de 18/09 a 22/09 de 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 21:00, e dia 25/09 das 08h às 12:h e das 14h às 17h.

Art.6º. Os sorteios das equipes participantes serão realizados no dia 03/10 às 15:00 numa sala da Faculdade Guanambi, reservada para esse fim, com todos os responsáveis presentes.

DOS JOGOS:

Art.7º. Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais nacionais em vigor de cada modalidade escolhida presente no regulamento.

Art.8º. Os jogos terão início às 14h00m do dia 21 de outubro, na quadra poliesportiva da Faculdade Guanambi, sendo admitida uma tolerância de 05 (cinco) minutos para início de cada jogo; e término dia 29/10.

Art.9º. É obrigatória a presença das equipes devidamente uniformizadas e em condições de jogo (camisa, short e meias).

Art.10. No início de cada jogo, os capitães ou responsáveis pelas equipes deverão apresentar os documentos originais de identidade (habilitação, RG e/ou carteira de estudante) dos jogadores que formarão as equipes e assinarão na súmula do jogo.

Art.11. A equipe que não se apresentar para jogar, após o término do tempo de tolerância, perderá por não comparecimento (WO) e a equipe presente será declarada vencedora.

Art.12. Não serão aceitos comportamentos antidesportivos, bem como agressões verbais e físicas, tanto com os árbitros, dirigentes, atletas e torcedores; estarão sujeitos a penalidades com o encerramento do jogo.

Art.13. As penalidades serão aplicadas em grau de advertência, suspensão e eliminação.

Art.14. Os jogos de futsal serão disputados em caráter de eliminação (mata-mata). Passa para próxima fase apenas os times que vencerem as partidas

Page 3: REGULAMENTO GERAL - Portal - Faculdade …faculdadeguanambi.edu.br/.../2017/09/REGULAMENTO-GERAL.docx · Web viewArt.3º. Cada equipe deverá incluir um professor ou colaborador da

iniciais. Havendo empate no tempo normal de jogo, a disputa segue para os pênaltis. Em caso de não compatibilidade de jogos entre as partidas para finalização do torneio, segue para a fase seguinte os times com maior pontuação de gols.

Parágrafo 1º - Após a primeira rodada, nas fases seguintes, a Comissão Organizadora, para melhor finalizar o torneio, poderá mudar a forma para o sistema de pontuação: 3 (três) pontos para vitória, em caso de empate 1 (um) ponto para cada equipe, e a equipe derrotada NÃO pontua (zero).

Parágrafo 2º - Os jogos de vôlei, desde a primeira fase, serão no sistema de pontuação: 3 (três) pontos para vitória por 2 x 0 sets; e em casos de 2 x 1 sets, cada set passa a valer um ponto.

Parágrafo 3º - As decisões da comissão organizadora serão irrevogáveis e produzirão efeito imediato.

DA DIVULGAÇÃO:

Art.15. A divulgação do sorteio e resultados das partidas será feita pela ASCOM (assessoria de comunicação da FG) no mural e televisores da Faculdade.

Art.16. O regulamento será divulgado no site da FG.

DA PREMIAÇÃO:

Art.17. Serão oferecidos troféus as equipes masculinas e femininas classificadas do 1º e do 2º lugar em cada modalidade apresentada e medalhas aos atletas para o 1º e 2º lugar.

DOS ACIDENTES:

Art.18. Em caso de acidente e/ou lesão durante os jogos, o AMBULATÓRIO da Faculdade Guanambi será o responsável em ministrar os primeiros socorros e em casos mais graves encaminhar o participante lesionado aos serviços do SAMU.

DISPOSIÇÕES GERAIS:

Art.19. A equipe que deixar de comparecer a algum jogo (WO), conforme disposto no Art 9º, sem motivo justificado, será automaticamente eliminado dos Jogos Universitários.

Art.20. Todos os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.

Page 4: REGULAMENTO GERAL - Portal - Faculdade …faculdadeguanambi.edu.br/.../2017/09/REGULAMENTO-GERAL.docx · Web viewArt.3º. Cada equipe deverá incluir um professor ou colaborador da

FUTSAL

Art. 1º - A competição de futsal dos Jogos Universitários da Faculdade Guanambi 2017 obedecerá às Regras Oficiais da FIFA para a modalidade, adotadas pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), observando-se as adaptações deste Regulamento.

Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 8 (oito) e um máximo de 14 (quatorze) atletas e 1 (um) responsável. Os responsáveis que assinarem pelas equipes não poderá participar como atleta (jogador). . Art. 3º - os jogos serão disputados em 2 (dois) tempos de 10 (dez) minutos corridos (não cronometrados). Exceto o jogo da FINAL que terá dois tempos de 12 minutos cronometrados.a) No 1º tempo, não poderá haver substituição, salvo em caso de contusão. O atleta substituído não poderá retornar à partida. b) Em caso de empate, nas chaves de dois e três participantes, nas fases semifinal e final, serão cobrados 3 (três) tiros livres diretos da marca de penalidade máxima por atletas diferentes. Persistindo ainda o empate, serão cobrados tiros livres diretos da marca de penalidade máxima, alternados por diferentes atletas, até que haja um vencedor. c) Para efeito de critérios de desempate somente serão computados os gols feitos e recebidos dentro do tempo normal de jogo. Isto é, os gols feitos e recebidos nos pênaltis não serão computados nos critérios de desempate. Art. 4º - A reunião técnica, de participação obrigatória para os representantes, será realizada em data e local previamente estabelecidos pela Comissão Organizadora. A ausência acarretará na eliminação da equipe na modalidade.

Art. 5º - O conjunto de bolas e assessórios usados no jogo será definido pela Comissão Organizadora.

Art. 6º - Os árbitros escalados pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direção dos jogos.

Art. 7º - Até 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para o início de cada partida, as equipes deverão comparecer uniformizadas ao local. Os responsáveis deverão identificar-se ao representante da arbitragem munidos da relação nominal de seus atletas e respectivos documentos.

Art. 8º - Os uniformes das equipes devem ter mesma cor predominante, numeradas nas costas e/ou na frente, meias e tênis sem travas; e o goleiro pode optar em utilizar calça esportiva ou short.

§ 1º - É indicado o uso, por todos os atletas, de caneleiras confeccionadas com material apropriado e que propiciem efetiva proteção, devendo estar cobertas completamente por meiões. § 2º - Não será permitido jogar com piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos atletas. O uso de

Page 5: REGULAMENTO GERAL - Portal - Faculdade …faculdadeguanambi.edu.br/.../2017/09/REGULAMENTO-GERAL.docx · Web viewArt.3º. Cada equipe deverá incluir um professor ou colaborador da

óculos só será permitido com autorização por escrito entregue à equipe de arbitragem, antes do início da partida.

Art. 9º - No banco de reservas poderão ficar os atletas inscritos na partida, e/ou técnico.

Art. 10 - Será suspenso automaticamente da partida seguinte atleta que receber: 1 (um) cartão vermelho (expulsão) ou 2 (dois) cartões amarelos (advertência). § 1º - O atleta que completar o segundo cartão amarelo em partidas distintas será suspenso automaticamente. § 2º - O atleta que completar o segundo cartão amarelo e for expulso na mesma partida, deverá cumprir 2 (duas) partidas de suspensão automática. § 3º - Cumprirá suspensão automática o dirigente que for desqualificado da partida, mediante relatório do árbitro.

Art. 11 - A aplicação da suspensão por cartão será automática.

Art. 12 - A contagem de cartões, para fins de suspensão automática, será feita de forma cumulativa.

Art. 13 - O controle da quantidade de cartões recebidos é de responsabilidade exclusiva das equipes participantes e independe de comunicação oficial.

Art. 14 - A contagem de cartões, para fins de suspensão automática, é feita separadamente e por tipologia de cartão, não havendo a possibilidade de o cartão vermelho apagar o amarelo já recebido na mesma ou em outra partida. Nota 1 – Quando o jogo não for realizado por não comparecimento de uma das equipes, a suspensão não será considerada cumprida, devendo ser cumprida na partida subsequente.

Art. 15 - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Torneio desde que as resoluções finais não contrariem as regras oficiais, o Regulamento Geral e o Regulamento Específico.

VOLEIBOL

Art. 1º - A competição de voleibol dos Jogos Universitários da Faculdade Guanambi 2017 obedecerá às Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol - CBV, observando-se as adaptações deste Regulamento.

Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 10 (dez) e um máximo de 14 (quatorze) atletas e 1 (um) responsável. Os

Page 6: REGULAMENTO GERAL - Portal - Faculdade …faculdadeguanambi.edu.br/.../2017/09/REGULAMENTO-GERAL.docx · Web viewArt.3º. Cada equipe deverá incluir um professor ou colaborador da

responsáveis que assinarem pelas equipes não poderão participar como atleta (jogador).

Art. 3º - Os jogos serão realizados em uma partida de melhor de 3 (três) sets. Os 2 (dois) primeiros sets serão de 25 pontos cada e o 3º (terceiro) set será de 15 pontos. Art. 4º - Para que se possa diminuir o tempo total do jogo, não haverá os tempos técnicos de 8 e 16 pontos e o aquecimento será realizado até que a súmula de jogo fique pronta.

Art. 5º - Será adotada a seguinte contagem: Vitória por 2 x 0 = 3 pontos para equipe vencedora; Vitória por 2x1 = 1 ponto por set vencedor para cada equipe;Derrota = não pontua.

Art. 6º - Das substituições: a) o 1º (primeiro) set da partida deverá ser jogado por alunos-atletas que terão que permanecer durante todo o set. Caso aconteça substituição no 1º (primeiro) set, o aluno-atleta substituído não poderá retornar à partida; b) no intervalo do 1º (primeiro) para o 2º (segundo) set, os alunos-atletas que não participaram da partida deverão substituir os alunos-atletas iniciantes e não poderão ser substituídos até o final do 2º (segundo) set. Se houver a substituição, o aluno-atleta substituído não poderá retornar a partida; c) no 3º set, deverá ocorrer as substituições para que nenhum aluno-atleta jogue os 3 (três) sets, permanecendo pelo menos 1 (um) set completo fora da quadra; d) a equipe que não cumprir o estabelecido nas letras “a”, “b” e “c” do art. 6º deste Regulamento será declarada perdedora da partida pelo placar de 2x0 e não marcará pontos;

Art. 7º- As bolas e assessórios usados nas partidas serão definidos pela Comissão organizadora.

Art. 8º - Os árbitros escalados pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direção dos jogos.

Art. 9º- Até 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para o início de cada partida, as equipes deverão comparecer uniformizadas ao local. Os responsáveis deverão identificar-se ao representante da arbitragem, munidos da relação nominal de seus atletas e respectivos documentos.

Art. 10 - O uniforme é composto de camisas (com ou sem mangas) de mesma cor, numeradas nas costas e/ou na frente.

Art. 11 - Não será permitido jogar com piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos atletas, não sendo permitido o uso de esparadrapo para cobrir as peças citadas. O uso de óculos só será permitido com autorização por escrito e entregue à equipe de arbitragem antes do início da partida.

Page 7: REGULAMENTO GERAL - Portal - Faculdade …faculdadeguanambi.edu.br/.../2017/09/REGULAMENTO-GERAL.docx · Web viewArt.3º. Cada equipe deverá incluir um professor ou colaborador da

Art. 12 - No banco de reservas poderão ficar os atletas inscritos na partida e/ou técnico. Art. 13 - Cumprirá suspensão automática o atleta ou dirigente que for desqualificado da partida, mediante relatório do árbitro.

Art. 14 - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação dos Jogos Universitários, desde que as resoluções finais não contrariem as regras oficiais, o Regulamento Geral e o Regulamento Específico.

GUA