Reitor - sae.unicamp.br · Sabemos que as dúvidas dos alunos ingressantes são mui-tas. Não deixe...

40
Reitor Prof. Dr. Fernando Ferreira Costa Coordenador Geral da Universidade Prof. Dr. Edgar Salvadori De Decca Pró-Reitor de Graduação Prof. Dr. Marcelo Knobel Pró-Reitor de Pós-Graduação Prof. Dr. Euclides de Mesquita Neto Pró-Reitor de Pesquisa Prof. Dr. Ronaldo Aloise Pilli Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes Coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante Prof. Dr. Leandro Silva Medrano Coordenador do Programa de Moradia Estudantil Prof. Dr. Luiz Antonio Viotto

Transcript of Reitor - sae.unicamp.br · Sabemos que as dúvidas dos alunos ingressantes são mui-tas. Não deixe...

1

ReitorProf. Dr. Fernando Ferreira Costa

Coordenador Geral da UniversidadeProf. Dr. Edgar Salvadori De Decca

Pró-Reitor de GraduaçãoProf. Dr. Marcelo Knobel

Pró-Reitor de Pós-GraduaçãoProf. Dr. Euclides de Mesquita Neto

Pró-Reitor de PesquisaProf. Dr. Ronaldo Aloise Pilli

Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer

Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes

Coordenador do Serviço de Apoio ao EstudanteProf. Dr. Leandro Silva Medrano

Coordenador do Programa de Moradia EstudantilProf. Dr. Luiz Antonio Viotto

2

projeto gráfico, diagramação e editoraçãoJurandir Alves de Oliveira

revisão de textos e ediçãoMagdaelei Costa Amorim

Jessica Cristina Sallasa (IEL)

agradecimentoCleyton Levi (ASCOM)

Unicamp - 2013

Os textos são de responsabilidade dos Departamentos ou Unidades envolvidos

PRÓ-REITORIADE GRADUAÇÃO

3

Palavra aos Calouros ........................................ 5

Seção I - Ingresso na UniversidadeTrote da Cidadania Sem Violência....................... 7SOS Mulher .................................................... 9

Seção II - Assistência/Orientação - Serviços disponíveisDiretoria Acadêmica - DAC ................................ 9Serviço de Apoio ao Estudante - SAE .................. 11Programa de Moradia Estudantil - PME ................ 23Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante - SAPPE ...................... 23Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp-CORI ....................... 24Centro de Ensino de Línguas - CEL ..................... 25Ouvidoria da Unicamp .......................................25Restaurante Universitário - RU (bandejão) .......... 26Sistema de Bibliotecas da Unicamp - SBU ........... 27Centro de Saúde da Comunidade - CECOM .......... 28Área da Saúde - Complexo hospitalar ................. 29Viva Mais - Programa Prevenção aoUso de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas .....30Mexa-se - Programa de Convivência eAtividade Física ............................................... 31Prevenção e Educação no Trânsito ...................... 31Programa de Coleta Seletiva ............................. 31Centro de Monitoramento Animal - CEMA ............ 32Serviço de Vigilância e Segurança ...................... 33Programa de Prevenção contra o Desperdício ....... 34

Seção III - Organização Acadêmica EstudantilNúcleo das Empresas Juniores ........................... 34Feira Talento ................................................... 35Mercado de Trabalho em Engenharia - MTE ......... 35Associação Internacional dos Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais - AIESEC ........ 36Trote da Cidadania ........................................... 36Centros Acadêmicos - CA’s eDiretório Central dos Estudantes (DCE) .............. 38Liga das Atléticas ............................................. 38

4

Seção IV - Serviços de Apoio UniversitárioPrefeitura do Campus - Campinas ...................... 38Dicas - Imóveis e Caronas ................................ 39Sistema GDE .................................................. 39

5

Palavra aos calouros

O objetivo desta publicação é oferecer a você, estudante que está ingressando na graduação, uma peça informativa de utilidade acadêmica.

Os textos aqui reunidos apresentam da-dos gerais sobre a universidade e informações a respeito dos serviços à disposição dos alunos nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira.

Também reafirmam o alinhamento de todos os setores da Unicamp contra o trote. Não seja conivente com atitudes que desrespei-tam os direitos dos cidadãos, comprometem a vida acadêmica e denigrem a imagem da Universidade.

Neste livreto, você também obterá informações sobre algu-mas Unidades que estarão presentes em sua trajetória universitária em diferentes graus, bem como programas importantes desenvol-vidos pela Unicamp. Alguns deles voltados exclusivamente para alunos de graduação, enquanto outros estão disponíveis a toda a comunidade. Com isso, esperamos colaborar com o início bem--sucedido dessa importante fase de sua vida.

Fernando Ferreira Costa Reitor

foto

: Ant

onio

Sca

rpin

etti -

Asc

om/U

nica

mp

6

Seção IIngresso na Universidade

Prezado(a) aluno(a) ingressante, O ingresso na universidade é um momento de comemoração!

Toda a comunidade universitária compartilha sua alegria. A Pró--Reitoria de Graduação também vibra com sua conquista e deseja boas-vindas e excelente aproveitamento durante todo o período que durar sua vida acadêmica.

Sabemos que as dúvidas dos alunos ingressantes são mui-tas. Não deixe de procurar os Coordenadores de Graduação, os Coordenadores Associados (seus substitutos) ou a Secretaria de Graduação, pois eles certamente o (a) ajudarão.

Há várias atividades organizadas pela Pró-Reitoria de Gra-duação, unidades de ensino e alunos veteranos, agendadas para recepcioná-lo(a). Essas atividades permitem a integração com veteranos e contribuem para promover a mudança, do Ensino Médio para a vida universitária, de forma tranquila e respeitosa.

Solicitamos que qualquer comportamento que cause cons-trangimento seja denunciado diretamente às Coordenadorias de Graduação, à Comissão do Trote da Cidadania, ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) ou à Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Pró-Reitoria de GraduaçãoFones: (19) 3521-4738 – 3521-4877 – 3521-4757

Serviço de Apoio ao Estudante Fone: (19) 3521-6541 (disk trote)

Vigilância do CampusFones: 3521-6000 – 3521-4600

7

Trote da Cidadania Sem ViolênciaRespeitar as diferenças socioculturais, as preferências e denunciar os abusosExistem vários tipos de violência que nem sempre reconhe-

cemos. São atos que se repetem cotidianamente, constrangendo e discriminando pessoas. Os grupos mais atingidos são crianças, mulheres, homossexuais e afrodescendentes.

“Violência significa o uso da força física, psicológica ou intelectual para obrigar outra pessoa a fazer algo que não está com vontade. Características: constrangimento, cerceamento de liberdade; gera incômodo e impede a outra pessoa de manifestar seu desejo e sua vontade, sob pena de viver frequentemente ame-açada, ou até mesmo ser espancada, lesionada ou morta”

(TELES, Maria A. O que são direitos humanos das mulheres. Editora Brasiliense, São Paulo, 2007).

Vários tipos de violência costumam ser ocultados socialmen-te. Para evitar que eles continuem ocorrendo, torna-se necessário ampliar a conscientização dos direitos e deveres do cidadão. Fique ligado(a) nestes tipos de crime:

• Assédio Sexual: brincadeiras (piadinhas sexistas) e cons-trangimentos físicos no ambiente de trabalho, na sala de aula, no ônibus, em festas, na rua etc.

• Violência Sexual: obrigar alguém a praticar ou permitir que nela se pratique ato de natureza sexual, como forçar um beijo ou fazer qualquer tipo de sexo sem consentimento.

• Homofobia: qualquer ato de violência devido à etnia e/ou ao país de origem, à orientação sexual de alguém, que pode se expressar em violência física, deboches, discriminações no trabalho e constrangimentos morais.

• Racismo: qualquer ato de violência devido à etnia ou país de origem, como tratamentos diferenciados e todas as discrimi-nações citadas acima.

• Assédio Moral: toda conduta abusiva e sistemática que tem por finalidade humilhar, constranger e fragilizar a autoestima do assediado. Exemplo: ameaças; rigor excessivo; restringir a atu-ação profissional; tratamento desrespeitoso; exigir o cumprimento

8

de tarefas desnecessárias ou exorbitantes.É muito importante que essas situações de violência sejam

denunciadas, para que deixem de se repetir! Se você ou alguém da comunidade universitária sofrer algum tipo de violência nos campi da Universidade, na Moradia Estudantil ou nos Colégios Técnicos, denuncie!

Ligue para (19) 3521-4600 ou 3521-6000 (Vigilância e Segurança do Campus).

Fora da Universidade, procure a delegacia mais próxima, ou, em caso de violência contra a mulher, a Delegacia da Mulher:

Av. Governador Pedro de Toledo, 1161 – Bonfim- Telefones: (19) 3242-5003/3242-7762.

Como agir em casos de desrespeitoAs vítimas dos constrangimentos descritos acima devem

tomar as seguintes providências:• Não se lavar, nem tomar banho e guardar as roupas que

estavam sendo usadas no momento da agressão (para não limpar as provas);

• Procurar o Pronto Atendimento Médico mais próximo do ocorrido para receber orientações médicas e saber quais as providências a serem tomadas. Na Unicamp, o Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” - Caism - funciona 24 horas, onde são fornecidas assistência psicológica e social;

• Ir à Delegacia da Mulher, Av. Governador Pedro de To-ledo, 1161 – Bonfim- Telefones: (19) 3242-5003/3242-7762. A Delegacia da Mulher funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Em outros horários, funcionam os plantões nos 1º, 4º, 5º e 9º distritos. É muito importante que o Boletim de Ocorrência seja lavrado o quanto antes. Na Delegacia, deve-se solicitar um encaminhamento para ser examinada (o) no Instituto Médico Legal (IML).

Mesmo que não apareçam marcas visíveis de violência, é importante realizar o exame de corpo de delito para garantir os direitos das vítimas.

Todo esse processo é gratuito e a vítima tem direito à com-panhia de uma pessoa amiga ou da família. Esses cuidados devem ser realizados em um período inferior a 72 horas após a ocorrência.

9

SOS MulherO SOS Ação Mulher Família é uma instituição que presta

serviços de atendimento às mulheres e suas famílias que se quei-xam de espancamentos, ameaças de morte, crimes de natureza sexual, violência psicológica, discriminações e outras. O modelo de intervenção SOS se funda no “Programa de Atenção Essencial à Mulher Vítima de Violência de Gênero com Suporte à Família” que é realizado em equipe interdisciplinar, composta por integrantes das áreas jurídica, psicológica e social. O agendamento para uma primeira entrevista pode ser feito pelo telefone: (19) 3232-1544. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupos, de acordo com o tratamento ideal para cada caso. Normalmente, o trabalho tem o enfoque do gênero, com ênfase no fortalecimento, na se-gurança e na autoestima da usuária, a fim de que a mesma possa se libertar do jugo e da violência do parceiro.

LocalizaçãoEndereço: Rua Dr. Quirino, 1856Centro – Campinas - SP – Fone: 3232-1544 Horário de Atendimento: de 2ª à 6ª-feira – das 8h às 17h

[email protected]

Seção II - Assistência/Orientação - Serviços Disponíveis

Diretoria Acadêmica – DACA DAC é o órgão central da Universidade responsável

pelo registro e controle de todas as atividades da administração acadêmica em seus diversos níveis de ensino.

Além dos Serviços On-line, a DAC oferece uma série de serviços à comunidade, tais como: emissão de documentos, atendimento às solicitações realizadas por meio de formulários específicos, apresentação de resultados sobre as solicitações rea-lizadas e informações da administração acadêmica.

Esses serviços podem ser solicitados pelo interessado no

10

Balcão da DAC, nos horários estabelecidos para atendimento mediante apresentação do Cartão Universitário, ou por procurador devidamente identificado por meio de procuração simples.

LocalizaçãoRua Sérgio Buarque de Holanda, 251Ciclo Básico II – campus UnicampFones: (19) 3521-6417 – 3521-6228Horário de Atendimento: de 2ª a 6ª-feira – das 8h45 às 22h30

[email protected] - www.dac.unicamp.br

11

SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE

12

Serviço de Apoio ao Estudante - SAEO SAE é um órgão da Pró-Reitoria de Graduação que desen-

volve ações de auxílio e orientação nas diversas áreas de assistência estudantil. O objetivo é estimular a integração acadêmica e social dos estudantes, minimizando as suas dificuldades socioeconômicas e oferecendo oportunidades.

O processo seletivo anual para bolsas-auxílio é aberto aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). O SAE atua em outras ações afir-mativas, de inclusão social e acadêmica como ciclo de palestras, orientação educacional e jurídica, recepção aos calouros, gestão de estágios e assessoria cultural.

Serviço SocialO Serviço Social do SAE é composto por uma equipe de

assistentes sociais que atende estudantes com diferentes perfis socioeconômicos, atuando nos processos seletivos de calou-ros e veteranos, que envolvem: recepção e orientação social, acompanhamento de inscrições on-line, entrevistas individuais, conferência de documentação, visitas domiciliares, análise socio-econômica e seleção dos candidatos. O Serviço Social também auxilia os estudantes com necessidades emergenciais, por meio da Bolsa-Emergência, em qualquer época do calendário anual e independente do processo seletivo; além disso, faz os encaminha-mentos dos alunos às demais áreas de apoio da universidade. O Serviço Social dispõe de Postos de Atendimento na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP); e em Limeira, na Faculdade de Tecnologia (FT) e na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

Projeto “De braços abertos”O Projeto “De braços abertos” tem

como objetivo ampliar o trabalho socioedu-cativo realizado pelo Serviço Social do SAE, abrangendo desde o acolhimento dos novos alunos e a sua integralização com os projetos realizados pelo SAE, até o acompanhamento para garantir que o mesmo tenha o apoio do Serviço Social durante os diversos momentos da sua vida acadêmica. As ações realizadas pelo “De braços abertos” são:

13

• Oficinas informativas para os novos alunos sobre o ambiente universitário;

• Palestras que estimulam a participação dos alunos em nosso Processo Seletivo de bolsas-auxílio;

• Integrar o aluno com os Projetos do SAE;• Acompanhar os usuários do Serviço Social SAE por

meio de rodas de conversa.

Mudanças no Processo Seletivo SAEO Processo Seletivo realizado pelo SAE teve uma alteração

importante desde o 2º semestre de 2012, com o intuito de melhorar a interação SAE-Usuário. Uma das mudanças é a implantação do SIG (Sistema Integrado de Gestão), ferramenta de informática que facilita a interação com o aluno e desburocratiza o Processo Seletivo tradicional, de forma a torná-lo mais claro e objetivo. Os alunos interessados em participar do processo seletivo devem ficar atentos ao calendário geral de atividades, prazos de inscrição, mensagens recebidas pelo e-mail DAC, além de sempre consultar o site: www.sae.unicamp.br

www.sae.unicamp.br

Principais Bolsas-AuxílioO SAE é responsável pelo processo seletivo anual, aberto

aos estudantes de graduação, regularmente matriculados, para as diversas bolsas-auxílio:

• Bolsa Auxílio-Social• Bolsa Alimentação• Bolsa Transporte• Bolsa Moradia• Bolsa Instalação (para calouros)• Bolsa BAEFO processo seletivo para as bolsas-auxílio é gerenciado pelo

SAE e realizado pelo Serviço Social, exclusivamente para os alunos regularmente matriculados. O principal critério de seleção para os calouros e veteranos é a condição socioeconômica. Para os alunos veteranos são analisados outros fatores, como rendimento escolar

14

e tempo de integralização (tempo para conclusão da graduação ou pós-graduação). As inscrições para o processo seletivo são on-line pelo site do SAE:

www.sae.unicamp.br

Além das bolsas-auxílio, o SAE gerencia outras modalida-des de bolsas, que independem das condições socioeconômicas. Nestas, os critérios incluem produção de pesquisa acadêmica e até mesmo produção artístico-cultural, como a Pesquisa Empresa e a Bolsa Aluno-Artista, lançada em agosto de 2010, como incentivo aos alunos com dons artísticos.

Programa Estágios e EmpregosO Setor de Estágios e Empregos do SAE possui um pro-

grama completo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de experiências no mercado de trabalho, facilitando as relações entre os coordenadores de Curso, as organizações e agentes de integração, a universidade e as empresas concedentes, de forma a viabilizar os estágios dos alunos da Unicamp, preparando-os para o ingresso na vida profissional.

Empresas, organizações e agentes de integração podem se cadastrar no sistema on-line no Programa de Estágios e Empregos, o que permite a divulgação de vagas e consulta aos currículos de alunos da Unicamp.

Por sua vez, os alunos da Unicamp podem cadastrar seus currículos para análise das empresas, além de consultar as vagas oferecidas.

Programa de IntercâmbioO SAE mantém parceria com a Coordenadoria de Relações

Internacionais da Unicamp (Cori) no Programa de Intercâmbio, apoiando os alunos que queiram ampliar seus conhecimentos em universidades de outros países, bem como recebendo alunos estrangeiros que fazem intercâmbio na Unicamp. O desenvolvi-mento desse Programa conta com as instituições internacionais (Iaeste) e Associação das Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM).

15

Bolsa Pesquisa-EmpresaO Programa de Bolsa Pesquisa-Empresa é regulamentado

pela Resolução GR-40 de 12/09/2007, cabendo ao SAE sua administração. Tem como objetivo facilitar a interação empresa/universidade, estimulando o financiamento de bolsas, pelo setor produtivo, destinadas aos alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp, bem como ao pesquisador colaborador. A bolsa é oferecida por uma empresa a um estudante da Unicamp que desenvolve ou irá desenvolver um projeto de pesquisa, orientado por professor doutor, especialista na área de interesse.

Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o SAE

promove auxílios de Bolsas de Iniciação Científica, com o obje-tivo de incentivar os estudantes de graduação a participarem de atividades de pesquisa, sob orientação de um professor do curso.

Uma vez por ano acontece o Congresso de Iniciação Cientí-fica, no Ginásio de Esportes da Unicamp. Nos últimos três anos o número de trabalhos apresentados ultrapassou a marca de mil pôs-teres, com excelente nível de pesquisa e visitação pública. Durante o Congresso, uma comissão composta por docentes renomados avaliam e escolhem os 20 melhores trabalhos para premiação.

Veja mais informações no site:

www.prp.unicamp.br/pibic

Ciclos de Palestras TemáticasNo decorrer do ano letivo, o SAE organiza ciclos de palestras

temáticas, com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Os temas das palestras envolvem recrutamento e seleção para estágios, trainee e assuntos da atualidade.

1. Ciclo de Palestras “Universidade/ Empresa”Geralmente, acontece no 1º semestre do ano e é constituído

por empresas que queiram apresentar seus produtos e oportunida-des. A empresa aborda os aspectos institucionais, seus produtos, finalidade, responsabilidade social, ética profissional, além de

16

mostrar aos alunos qual é o perfil do profissional que trabalha nela. No final da palestra, os participantes podem interagir por meio de perguntas aos palestrantes.

2. Ciclo de Palestras “Orientação Profissional”No Ciclo de Palestras “Orientação Profissional”, que

acontece no 1º e 2º semestres, temas atuais são abordados por profissionais, sob o enfoque da empregabilidade e com o olhar da orientação, visando ao desenvolvimento profissional.

Programa PAPIO Programa PAPI foi criado pela Resolução GR 03, de

6/1/2004, destinado a prover uma forma de auxílio de curta duração aos alunos de graduação e pós-graduação, regularmente matriculados na Unicamp, que participam dos diversos eventos de cunho institucional, como a Universidade de Portas Abertas (UPA), Recepção aos Calouros, Confirmação de Matrícula, Congresso PIBIC e outros. O gerenciamento dessa modalidade de auxílio é realizado pelo Serviço Social e pela Administração do SAE.

Recepção aos CalourosEste programa tem o intuito de acolher alunos de graduação

ingressantes na Unicamp. Nos dias da matrícula e confirmação, são instalados postos de atendimento do SAE, com monitores para divulgar os serviços de assistência e prestar informações específicas de cada unidade. Sempre são renovadas ideias para aprimorar a recepção. Ações diversificadas como a “Primeira Foto” na universidade, brindes personalizados e camisetas com design diferente e temático são entregues na confirmação de ma-trícula. Durante a “Semana do Calouro” são realizadas palestras de orientação aos alunos, ministradas pela coordenação do SAE e profissionais de unidades parceiras, como Biblioteca Central, DAC, SAPPE, entre outras.

O SAE também apoia as atividades do Trote da Cidadania, organização criada em 2003 por alunos veteranos, que promove a integração dos calouros às práticas solidárias, como plantio de

17

árvores, visitas a creches e cooperativas de reciclagem, além de palestras de conscientização do Consumo Consciente, alinhadas com o desenvolvimento sustentável.

Orientação EducacionalA Orientação Educacional (O.E.) tem como objetivo as-

sessorar o estudante no que diz respeito à sua vida acadêmica, principalmente nos aspectos relacionados ao desenvolvimento de carreira, estudo e aprendizagem na universidade. Realiza atendimento individual e em grupos, a fim de auxiliar no processo de integração ao contexto universitário. Promove dois grandes projetos, o Saiba Mais e o Projecta, nos quais são desenvolvidas atividades em formatos de palestras e oficinas.

Projecta – Orientação de CarreiraO Projecta é o programa de orientação de

carreira desenvolvido, desde março de 2011, pela área de Orientação Educacional em parceria com a área de Estágios e Empregos do SAE, e tem como objetivo auxiliar os alunos no seu processo de desen-

volvimento profissional. Atualmente, o Projecta oferece cinco módulos desenvolvidos em grupo, que são os seguintes: De bem com meu curso: refletindo sobre a escolha!/ O próximo passo, saindo da universidade/ O Currículo como porta de entrada para o mundo do trabalho/ Vivência e sucesso em entrevistas de seleção/ Dinâmica de grupo: a experiência de um processo de seleção. Para fazer inscrição e visualizar o calendário das atividades acesse: www.sae.unicamp/projecta.

Projeto Saiba MaisO projeto Saiba Mais tem como objetivo

oferecer aos alunos de graduação subsídios para aperfeiçoarem o seu processo de aprendizagem.

O projeto consiste sob a forma de palestras e oficinas. Nas pales-tras, especialistas apresentam temáticas relacionas à formação e vivência na educação superior, como motivação, transição para o ensino superior, hábitos de sono/alimentação, gerenciamento de tempo, dentre outros. Elas ocorrem, preferencialmente, no horá-

18

rio do almoço e são divulgadas pelo e-mail institucional (DAC). A oficina “Como estudar melhor... Agora que estou na

Universidade?” é desenvolvida em parceria com o grupo de pes-quisa “Psicologia e Educação Superior (PES)” da Faculdade de Educação/Unicamp. A oficina visa instrumentalizar os estudantes em relação ao aprimoramento das maneiras de aprenderem e estudarem, e é realizada em seis encontros de 1h20. Já a oficina “Ansiedade frente às provas: como enfrentar?” visa proporcionar a compreensão sobre a ansiedade em períodos de provas e apre-sentar maneiras de enfrentamento para melhorar o desempenho acadêmico do aluno.

Para fazer inscrição e visualizar o calendário das atividades acesse: www.sae.unicamp/saibamais

Orientação JurídicaTem como objetivo orientar o estudante no que diz respeito

a consultas e aconselhamento nas áreas do direito cível, penal, trabalhista, contratos com imobiliárias e defesa do consumidor, entre outros assuntos.

DirectaO Projeto Directa compõe o Pro-

grama de Orientação Jurídica do SAE e tem por objetivo oferecer aos alunos palestras sobre temáticas que abordem as ocorrências comuns das áreas jurídicas. Oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os direitos e deveres dos estudantes, bem como esclarecer suas dúvidas. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do SAE. Os partici-pantes recebem certificado de participação.

Portal AlumniÉ um canal de relacionamento privativo

da Universidade, com características de rede social, que possibilita um ambiente interativo. Foi desenvolvido prioritariamente para a comunicação de ex-alunos (ou egressos) da Unicamp. Porém, os graduandos também podem utilizar as

19

ferramentas e oportunidades, como incluir novas aplicações de-senvolvidas de maneira colaborativa, buscar pessoas, empregos e eventos interessantes, expor competências no mercado com privacidade de dados pessoais, anunciar e descrever serviços, entre outras facilidades, criando um completo canal de comunicação universitária. Para cadastro, o aluno deve acessar o site: www.alumni.unicamp.br

ÁREA CULTURALPrograma SAE Ação CulturalAs manifestações artísticas, em todas as

suas formas, são concretizadas e apoiadas pelo SAE, por meio do Ação Cultural. Uma programação extensa no calendário anual contempla o programa– Música, Música Erudita, Dança, Teatro, Cinema e Artes Visuais. A participação de alunos das Artes é o foco, embora os projetos sejam abertos aos demais estudantes--artistas dos outros cursos da Unicamp.

Programa Aluno-ArtistaO Programa Aluno-Artista foi lançado em

junho de 2010, como uma iniciativa do SAE e PRG no sentido de incentivar os alunos da graduação com talentos artísticos. Na primeira experiência com a

bolsa aluno-artista, foram selecionados 10 projetos de alto nível, escolhidos por professores renomados do Instituto de Artes da Unicamp. O sucesso do programa foi tão grande que em 2011 e 2012 foram contemplados 15 projetos. Os alunos-artistas se apresentam no chamado Circuito das Artes, em locais de intensa movimentação pública e nos espaços da própria universidade. A bolsa vale por oito meses e, além do valor mensal, o projeto recebe uma ajuda extra para a infraestrutura das apresentações ou manifestações artísticas.

Visite o blog do Aluno-Artista:http://www.sae.unicamp.br/blog/aluno-artista

Estante LiteráriaTrata-se de um projeto desenvolvido para

incentivar a leitura dos alunos e da comunidade

20

de forma geral. Um site virtual organiza os espaços próprios pos-sibilitando o compartilhamento de leituras, indicações de livros, ranqueamento das obras mais lidas entre os usuários, entre outras ferramentas inovadoras. No segundo semestre de 2012, o projeto entrou na 2ª fase, com premiação de leitores mais assíduos. Para cadastro, o aluno deve acessar o site:

www.sae.unicamp.br/estante

Projeto UnicampinasInúmeros alunos da Unicamp ingressam

e concluem os cursos sem, no entanto, co-nhecer a bela cidade de Campinas. Pensando

nesta realidade, foi criado o Projeto Unicampinas, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e o Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas (Detur). Agora, todos terão a oportunidade de parti-cipar dos roteiros culturais. O objetivo deste projeto é aproximar os universitários à cidade, levando-os por um roteiro que abrange as “10 maravilhas da cidade”, locais eleitos pela população como os mais bonitos.

O roteiro - com ênfase ambiental e sociocultural – tem o objetivo de identificar e discutir diferentes elementos que com-põem a paisagem urbana, rural e social do município, buscando apresentar, aproximar e integrar os estudantes à cidade, ampliando os sentimentos de socialização e compromisso com sua preservação e sustentabilidade.

A parceria garante a oportunidade de desenvolver o turismo como prática de vivência cultural e social extra-muro. Grupos de alunos e docentes podem solicitar roteiros com visitas especiais, de acordo com o interesse do Curso de formação. Fique atento às datas dos passeios, no site do SAE.

Projeto Mobic: bicicletas comunitárias para a unicampProjeto Mobic: bicicletas comunitárias para a Unicamp

21

O Projeto MOBIC – Mobilidade Intracampus é coordenado pelo SAE e desenvolvido pelo Escritório Modelo do Curso de Ar-quitetura e Urbanismo (EMOD), e pelo Instituto de Computação (IC). O objetivo é realizar o empréstimo de bicicletas, que devem ser utilizadas apenas dentro do campus da Unicamp, durante um período máximo de 4 horas. O projeto iniciou com 10 bicicletas, aumentando para 20 no segundo semestre de 2012. O sistema de cadastro, de entrega e devolução das bikes é realizado em um bicicletário localizado ao lado do SAE. O Mobic contempla a melhoria do trânsito, a reflexão sobre a sustentabilidade e a qualidade de vida no campus (O projeto funciona como piloto no campus de Barão Geraldo).

Acesse http://www.sae.unicamp.br/mobic/

LocalizaçãoSAE- Administração – Campus UnicampEndereço: R. Sérgio Buarque de Holanda, 251 – 2º andarEm frente ao Ciclo Básico IIAtendimento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17hFones: (19) 3521-7011 [email protected]

SAE- Serviço Social – Campus UnicampEndereço: R. Sérgio Buarque de Holanda, 251 – térreoAtendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h30Fones: (19) 3521-6591 / 3521-6748

[email protected]

SAE- Serviço Social Faculdade de Tecnologia (FT)Campus I – LimeiraEndereço: Av. Paschoal Marmo,1888Jd. Nova Itália – LimeiraSala em frente à Seção AcadêmicaAtendimento: 2ª, 3ª e 5ª feiras,das 14h30 às 20h45 4ª e 6ª feiras: das 9h às 15h15

22

Fone: (19) 2113-3336

[email protected]@ft.unicamp.br

SAE- Serviço Social Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)Campus II – LimeiraEndereço: Rua Pedro Zaccaria, 1300,Jd. Sta Luiza, Limeira, SP Prédio Verde, 1º piso, sala 4.Atendimento: 2ª, 4ª e 6ª feiras,das 9h às 15h3ª e 5ª feiras: das 16h às 22hFone: (19) [email protected]

SAE- Serviço Social Faculdade de Odontologia (FOP) Campus de PiracicabaEndereço: Av. Limeira, 901Sala próxima à Clínica de GraduaçãoAtendimento: de 2ª a 6ª-feiradas 8h às 11h30 e das 13h30 às 17hFones: (19) 2106-5260 e 2106-5263Visite o site: www.sae.unicamp.br

Contato Área de Comunicação: [email protected]: (19) 3521-7016

23

Programa de Moradia Estudantil – PMEA Moradia está situada a cerca de 6 km da Unicamp e foi

criada com o objetivo de viabilizar a vida acadêmica dos estu-dantes que apresentam necessidades de ordem socioeconômicas e dificuldades de moradia. Para ocupar uma das vagas oferecidas pelo PME, os alunos de graduação e pós-graduação podem se inscrever no processo seletivo do SAE, seguindo o calendário e as normas vigentes, desde que estejam regularmente matriculados. Os critérios são semelhantes aos das bolsas-auxílio, por meio de análise socioeconômica. O Conjunto Habitacional está disposto numa área de 55 mil m² sendo 226 casas de 60 m², com capacidade para abrigar 4 estudantes. Além disso, possui mais 27 estúdios de 46 m² destinados a casais ou alunos com filhos, num total de 900 vagas nas casas e 54 nos estúdios. O PME também apoia cerca de dez projetos socioculturais, que são desenvolvidos por alunos com bolsa auxílio social e voluntários, aberto à participação da comunidade interna e externa, propiciando uma área de estudos e produção intelectual, incentivando a formação interdisciplinar, a integração entre o estudante e a comunidade externa, além de promover melhores condições para a criação intelectual e a livre manifestação cultural.

LocalizaçãoAv. Santa Isabel, 1125 – Barão GeraldoAtendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h30Fones: (19) 3289-7498 / 3289-9621

www.prg.unicamp.br/[email protected]

Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante – SAPPEO SAPPE tem por objetivo prestar assistência psicológica e/

ou psiquiátrica aos alunos regulares de graduação e pós-graduação (strictu sensu) da Unicamp, com o intuito de ajudá-los na superação de crises e dificuldades, considerando as relações existentes entre aspectos emocionais, processo educativo e capacitação profissio-nal. O SAPPE oferece atualmente as seguintes modalidades de

24

atendimento: pronto atendimento psicológico, atendimento psico-lógico individual, grupal e relacional (famílias, casais, pessoas que têm relações próximas) e atendimento psiquiátrico. Além disso, desenvolve eventuais programas preventivos e ministra cursos de extensão universitária para psicólogos e psiquiatras, por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).

LocalizaçãoRua Sérgio Buarque de Holanda, 251 - 1º andarEm frente ao Ciclo Básico II –Campus Unicamp (Prédio do CLE)Atendimento: De 2ª a 5ª-feira, das 8h30 às 20h;às 6ªs-feiras, das 8h30 às 18hFones: 3521-6643 e 3521-6644www.prg.unicamp.br/[email protected]@unicamp.br

Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp – CORIA CORI tem como missão assessorar a universidade na rea-

lização das atividades de cooperação internacional e institucional, bem como na elaboração e execução de políticas dessa cooperação, promovendo o intercâmbio científico, tecnológico, cultural, artís-tico e filosófico entre a Unicamp e as várias instituições nacionais e internacionais. É o órgão responsável pela implementação de mecanismos de trabalho visando ao desenvolvimento de projetos temáticos de interesse mútuo, em parceria com outros órgãos da Unicamp, apoiando os docentes, pesquisadores e alunos no ex-terior e os visitantes de instituições internacionais em atividades na universidade.

LocalizaçãoRua da Reitoria, s/nº – Reitoria – Campus UnicampAtendimento: de 2ª a 6ª-feira, das 9h às 17hFones: (55) (19) 3521-4718 - Fax: (55) (19) 3521-4701Posto Biblioteca Central: (19) 3521-7130 e 3521-7145www.cori.unicamp.br

25

Centro de Ensino de Línguas – CELO Centro de Ensino de Línguas é o órgão responsável por

ministrar as disciplinas de línguas da universidade. Vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Graduação, e academi-camente ao Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o CEL tem como mis-são contribuir para a formação do aluno por meio do ensino das línguas estrangeiras, atendendo, prioritariamente, ao currículo de graduação da Unicamp, além de promover a formação de cidadãos e profissionais críticos e atuantes em um mundo pluricultural e plu-rilíngue. A abordagem de ensino do CEL é orientada pelo respeito à diversidade linguística, cultural e humana e visa à promoção da compreensão mútua e a boa convivência dela decorrentes.

Desde sua fundação, o CEL vem cumprindo os objetivos que foram propostos por seu regimento interno: ministra disciplinas de graduação; elabora e aplica, pela sua Secretaria de Extensão, testes de proficiência para vários institutos da Unicamp e também de outras instituições. Atende as comunidades interna e externa à universidade por intermédio de cursos de extensão e de parceria com a Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU); constitui-se num espaço de observação e pesquisa sobre o ensino e aprendizagem de línguas, quer seja para seus próprios docentes, quer seja para alunos de graduação e pós-graduação do DLA/IEL. O CEL conta atualmente com 24 docentes, atuando nas áreas de Alemão, Espanhol, Francês, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Português para Estrangeiros e Russo.

LocalizaçãoRua Cora Coralina, 300Cx. Postal: 6004 – CEP: 13.083-896Fone: (19) 3521-1986, 3521-1987 e 3521-1980www.cel.unicamp.br [email protected][email protected]

Ouvidoria da UnicampA Ouvidoria da Unicamp é um serviço de atendimento à

comunidade interna e externa com atribuições de ouvir, encami-nhar e acompanhar críticas e sugestões. É um órgão de natureza

26

mediadora, sem caráter administrativo, deliberativo, executivo, judicativo, que exerce suas funções diretamente junto às unidades e órgãos, para atingir seus fins. A comunicação entre a universi-dade e a comunidade externa e interna encontra-se disponível para o atendimento pessoal, telefônico, eletrônico ou por correio convencional.

LocalizaçãoAv. Roxo Moreira nº 1831, 3º andarPrédio da Prefeitura do campus-UnicampCx. Postal: 6194 – CEP: 13083-970Fone: (19) 3521-4484 - Fax: (55) (19) 3521-2568Atendimento pessoal: 2ª a 6ª-feira, das 8h30 às [email protected]

Restaurante Universitário - RU (bandejão)O ingresso ao RU é liberado aos docentes e funcionários me-

diante apresentação de identidade funcional, e aos alunos por meio da identidade estudantil. O aluno deve providenciar a inserção de créditos no cartão universitário, de 2ª a 6ª-feira no RU das 10h30 às 14h e das 16h às 19h15 e na Central de Informações, das 7h30 às 17h45. A carga de crédito é efetuada mediante pagamento nos próprios caixas do RU ou na Central de Informações. Em caso de depósito, deve ser apresentado o comprovante deste feito para Banco do Brasil; Agência 4203-X; Conta Corrente nº 66.315-8 ou Santander-Agência 207; C/C nº 43.010.009-2.

Não são aceitos comprovantes de pagamento de entrega de envelope ou via internet.

Alunos bolsistas: o cartão de Bolsa Alimentação para o uso dos refeitórios é validado pelo SAE.

Horário de Funcionamento do RU (campus Barão Geraldo)Durante a semana, de 2ª a 6ª-feiraAlmoço: das 10h30 às 14hJantar: das 17h30 às 19h45Localização Rua Érico VeríssimoFones: (19) 3521-6427 e 3521-6428

27

Há ainda dois restaurantes universitários: o RA (Restaurante Administrativo) e o RS (Restaurante Saturnino). O funcionamen-to destes dois é com o autoserviço.

Maiores informações:www.prefeitura.unicamp.brLiliam Cristina M. Buzioli (diretora da divisão)[email protected]

Sistema de Bibliotecas da Unicamp – SBUO Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é formado

por 27 bibliotecas, sendo uma Biblioteca Central e 26 Seccionais (alocadas em faculdades, institutos, colégios técnicos, centros e núcleos). Tem como objetivo prover informações técnico-cientí-ficas aos programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela universidade e possibilitar o acesso a informação armazenada e gerada na Unicamp à comunidade científica do país.

As coleções das bibliotecas estão à disposição de toda a comunidade para consulta local, sendo o empréstimo exclusivo para a comunidade universitária.

Os serviços oferecidos pelas bibliotecas do SBU são: salas de leitura, empréstimo domiciliar, obtenção de documentos pelas modalidades EEB e comutação bibliográfica, acesso à base de dados, formação de usuários, acesso a Internet, normalização bibliográfica, reprografia, produtos eletrônicos, biblioteca digital da Unicamp e sala para usuários com necessidades especiais. A base de dados Acervus permite a localização de livros, teses e periódicos e a consulta pode ser realizada em qualquer biblioteca ou através da internet.

Laboratório de Acessibilidade (LAB)Biblioteca Central Cesar LattesInstalado na Biblioteca Central Cesar Lattes, 1º andar, o La-

boratório de Acessibilidade (LAB) tem como objetivo garantir ao usuário com deficiência o acesso ao conhecimento, à informação e a possibilidade de participar ativamente da vida social e acadêmica. Destina-se a oferecer atendimento educacional especializado para a comunidade interna e externa à Unicamp. O LAB apoia a pesqui-

28

sa e desenvolvimento de equipamentos, busca novas tecnologias e ideias, auxiliando o usuário a familiarizar-se com equipamentos e software. Disponibiliza um pequeno acervo de livros em braille e falados, e oferece os seguintes serviços: capacitação dos usuários no uso adequado das fontes de informação; orientação à pesquisa bibliográfica e obtenção de documentos impressos e eletrônicos; normatização de trabalhos científicos; digitalização e reprodução de textos em braille ou ampliados; confecção adaptada de gráficos, tabelas, mapas e outros, além de acesso aos recursos eletrônicos.

LocalizaçãoBiblioteca Central Cesar Lattes e Laboratório de AcessibilidadeRua Sérgio Buarque de Holanda, 421 – campus Barão

GeraldoCaixa Postal 6136 – CEP: 13083-859Fones: (19) 3521-6484 e 3521-6486Atendimento: De 2ª a 6ª-feira, das 9h às 22h45Aos sábados: Das 9h às 12h45

[email protected]

Centro de Saúde da Comunidade – CECOMO CECOM é responsável pelo planejamento e execução

de programas de saúde voltados à comunidade universitária da Unicamp, oferecendo atendimento ambulatorial gratuito, dispondo do trabalho de equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e profissionais de odontologia. Diversas especialidades são disponibilizadas para atendimento: clínica médica e odontologia preventiva/curativa e fisioterapia.

O CECOM também desenvolve programas educacionais na promoção da qualidade de vida e saúde, organizando grupos em várias áreas: Diabetes, Hipertensão, Gestante, Menopausa, Reeducação Alimentar, Saúde Bucal e Atividade Física. Atua em parceria com o Programa Viva Mais, que desenvolve ações de pre-venção ao uso abusivo de tabaco, álcool e substâncias psicoativas.

29

O CECOM oferece também testagem rápida para HIV e aconselhamento em DST/AIDS.

LocalizaçãoRua Vital Brasil, 150 – Área da Saúde – UnicampAtendimento: de 2ª a 6ª-feira, das 7h às 19hÁrea médica: (19) 3521-9020 / 3521-9021Odontologia: (19) 3521-9029 / 3521-9030Fisioterapia: (19) [email protected]

Área Saúde - Complexo hospitalarO complexo médico hospitalar da Unicamp é liderado pela

Faculdade de Ciências Médicas (FCM) integrada pelas seguintes Unidades: Hospital de Clínicas (HC), Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro), Hospital da Mulher “Prof.Dr.José Aristodemo Pinotti” (Caism), Centro de Diagnós-tico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro), Hospital Estadual Sumaré (HES), Centro de Estudos e Pesquisas em Rea-bilitação “Prof. Gabriel Porto” (CEPRE).

Juntos, formam a maior área médico-hospitalar do interior do Estado de São Paulo e uma das mais importantes do País, proporcionando um alto nível de atendimento médico associado à formação de profissionais da área médica e à pesquisa.

Conheça mais a área de saúde acessando o site:www.fcm.unicamp.br

Doação de Sangue O Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp

(Hemocentro) atua como Centro de Referência para a região de Campinas nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, contemplan-do todas as normas técnicas e éticas estabelecidas pelos padrões internacionais. Além de realizar coletas de sangue de doadores voluntários no próprio Hemocentro e em outros postos de coleta, também efetua coletas externas em Campinas e outros municípios da região. O Hemocentro desenvolve campanhas permanentes de conscientização sobre a doação voluntária de sangue, visando o engajamento de toda a comunidade em seu trabalho e na manu-

30

tenção de estoques seguros para o atendimento das necessidades transfusionais dos pacientes. E possui o “Projeto Doador Univer-sitário”, que mensalmente realiza coletas em pontos estratégicos da Unicamp com a sua Unidade Móvel.

LocalizaçãoRua Carlos Chagas, 480 - Área da Saúde – UnicampAtendimento: 2ª a Sábado, inclusive feriados, das 7h30 às 15hTelefones: 0800 7228432 e (19) 3521-8705www.hemocentro.unicamp.br

Viva Mais - Programa Prevenção ao Uso deSubstâncias Psicoativas Lícitas e IlícitasNa atualidade, convivemos com um crescimento signifi-

cativo no consumo de substâncias psicoativas (SPA), que vem acompanhado do uso em idades cada vez mais precoces, do desenvolvimento de substâncias novas e vias de administração alternativas de produtos já conhecidos com incremento nos efeitos e aumento no potencial de desenvolvimento de dependência. A sociedade como um todo tem se questionado sobre as motivações deste aumento no uso de SPA. Dentro desta preocupação insere-se este programa, que foi criado em 13/08/03 e que tem por objetivo conscientizar a comunidade universitária sobre os riscos do uso indevido de álcool, tabaco e outras drogas, e promover uma nova consciência em relação ao uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas dentro dos campi da Universidade.

Tratamento de tabagismoCECOM - Centro de Saúde da ComunidadeGrupo Motivacional: quarta-feira, das 16h às 17h(somente para funcionários e docentes da Unicamp,sem necessidade de inscrição)Fones: (19) 3521-9020 e 3521-9021

HC/ASPA– 2º andar do HC -Ambulatório de Substâncias Psicoativas(aberto à população, sem necessidade de inscrição)Grupo Motivacional: 4ª-feira, das 9h30 às 10h30

31

Fone: (19) 3521-7514 www.cecom.unicamp.br/vivamais

Mexa-se - Programa deConvivência e Atividade FísicaO Programa de Convivência e Atividade Física na Univer-

sidade integra o Projeto Institucional de Qualidade de Vida na Unicamp, coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). O objetivo é disseminar informações de caráter preventivo e promover a saúde por meio da prática de atividades físicas junto à comunidade da Unicamp. Inscreva-se para participar do programa enviando seus dados por formulário eletrônico e entregando a ficha de inscrição na Estação de Ativi-dade na Praça das Bandeiras, onde será aferida sua pressão arterial, IMC e preenchimento de Anamnese. Após este encaminhamento, você receberá orientações sobre a atividade física que melhor se adequa ao seu perfil.

www.cecom.unicamp.br/mexa-se

Prevenção e Educação no TrânsitoCriada em 2002 pelo grupo “Qualidade de Vida e Seguran-

ça” da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), a campanha atualmente é promovida pela prefeitura da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”. Esta ação é desenvolvida em parce-ria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) e alunos do DEdIC, e tem como objetivo despertar a consciência de todos para o respeito às regras universais do trânsito e a priorização do pedestre, aumentando a segurança e qualidade de vida. Na Unicamp a preferência é do pedestre.

Neste sentido, o SAE implantou o Programa de Mobilidade Intracampus, o MOBIC.

Programa de Coleta SeletivaIniciado em 1999, o Programa de Coleta Seletiva da Prefei-

tura Universitária, gerenciado pela Diretoria de Limpeza Urbana, realiza nas Unidades/Órgãos a coleta de papel, papelão, plástico, vidro e madeira (exceto provenientes de obras) e realiza o recebi-mento de óleo vegetal, encaminhando-os ao Programa de Coleta

32

Seletiva da Prefeitura Municipal de Campinas. Realiza também a coleta de lâmpadas fluorescentes, vapor de mercúrio, sódio e mistas que são encaminhadas para descontaminação e reciclagem. Atualmente, possui 82 pontos de coleta de materiais recicláveis na Universidade, distribuídos nas Unidades/Órgãos.

No período de 2000 a 2011, o Programa de Coleta Seletiva foi responsável pelo encaminhamento para reciclagem de aproximadamente 2.100 toneladas de resíduos recicláveis, contribuindo para a economia de recursos naturais e redução da quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário municipal, sensibilizando a comunidade universitária para adoção de práticas voltadas à preservação ambiental e à melhoria do ambiente.

As visitas devem ser agendadas pelo e-mail:

[email protected]

Áreas Verdes - Recepção EcológicaA “Recepção Ecológica” é uma atividade desenvolvida pela

Diretoria de Áreas Verdes da Divisão de Meio Ambiente. Tem como objetivo principal integrar os calouros às práticas ambientais desenvolvidas pela Diretoria, buscando a transformação destes em “multiplicadores ambientais”.

Os participantes recebem informações sobre o processo de compostagem realizado com reaproveitamento de resíduos vegetais e sobre a coleção de espécies nativas e exóticas existentes nas áreas verdes (praças, Área de Preservação Permanente, Arboreto, entre outros), sendo convidados a fazer o plantio de espécies nativas nas áreas comuns do Campus.

Durante toda a atividade busca-se promover reflexão sobre a interação entre o homem e a natureza.

Centro de Monitoramento Animal (CEMA)O Centro de Monitoramento Animal (CEMA) faz parte da

Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”. Criado em 2004, desenvolve ações que visam a posse responsável e o controle de animais nas dependências da Unicamp, oferecendo também apoio a todas as ocorrências internas no campus que envolvam a comunidade e os animais, sejam estes domésticos ou silvestres. A Resolução GR n° 42, de

33

07-10-2005, define responsabilidades e prevê penalidades com relação ao abandono de animais no campus:

É proibido o abandono de animais nos campi e Moradia Estudantil; é proibido submeter os animais a maus-tratos e cruel-dade; é proibido o adestramento de animais nas dependências da Unicamp; a partir da publicação desta Resolução é proibida a introdução de novos animais na Moradia Estudantil. Orientação importante: Não abandone os animais, não incentive o abandono. Se você tem algum, cuide, seja responsável. Se estiver entrando para a Moradia Estudantil, não adote nenhum animal.

LocalizaçãoDivisão de Meio AmbienteEndereço: Rua Cinco de Junho – 251CEP: 13083-877Horário de atendimento: Das 7h às 17h30Fone: (19) 3521-7010 / Fax: (19) [email protected]

Campanha Contra o Abandono ePela Posse Responsável de AnimaisCoordenada pelo CEMA - Centro de Monitoramento

Animal, a campanha permanente tem como principal objetivo a ampliação da consciência coletiva e do senso de responsabilidade da comunidade universitária, de forma a evitar o abandono de animais, minimizando os problemas dele decorrentes, bem como o incentivo à adoção e posse responsável de animais. Para adotar animais recolhidos no campus, entre em contato pelo telefone 3521-6098 ou e-mail: [email protected]

É importante destacar que é proibida a introdução de novos animais na Moradia Estudantil.

Centro de Monitoramento AnimalVeterinário: Paulo de Tarso Gerace da Rocha e [email protected]: (19) 3521-6098 [email protected]

Serviço de Vigilância e SegurançaOs serviços de segurança à comunidade e ao patrimônio da

34

Unicamp são feitos pela Vigilância do Campus com o objetivo de garantir à Universidade um ambiente seguro para o desenvolvi-mento de suas atividades fins. Entre os serviços prestados estão: segurança ao patrimônio público, segurança pessoal, controle de entrada e saída de veículos nas portarias, orientação ao trânsito, guarda e entrega de objetos encontrados no campus, segurança em eventos institucionais, assessoria técnica para elaboração de planos de segurança (conforme deliberação Consu A-09-15/12/2009) e outros serviços de apoio.

Vigilância do CampusDiretor: José Antônio GuimarãesFones: (19) 3521-6000 - [email protected]

Programa de Prevenção Contra oDesperdícioOs restaurantes universitários da Unicamp desenvolvem,

desde 2003, o Programa de Prevenção contra o Desperdício. Voltado também para o uso racional da água e energia, o Pro-grama conta com atividades como oficinas, exibições de vídeos educativos, cursos e ciclo de palestras.

www.prefeitura.unicamp.br

Seção IIIOrganização Acadêmica Estudantil

Núcleo das Empresas JunioresA partir de 1990, surgiram as primeiras Empresas Juniores

na Unicamp, que iniciaram o Movimento Empresa Junior na universidade, em âmbito nacional. Passados apenas dois anos da criação da primeira EJ no país, o pioneirismo do MEJ da Unicamp ficou evidente e se fortificou com o decorrer do tempo.

Desde então, percebeu-se a necessidade de implantar uma representatividade maior na Universidade e, para isso, no dia 13 de abril de 1993, o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp foi fundado.

O Núcleo ganhou força e hoje contribui bastante na comple-

35

mentação acadêmica, formando empreendedores e fortalecendo o Movimento Júnior como um todo.

Dessa forma, tem como resultado a melhoria contínua dos padrões de qualidade e das estruturas organizacionais, além da realização em conjunto de eventos, aproveitando o caráter mul-tidisciplinar da união das empresas juniores participantes.

[email protected]

Feira TalentoA Talento é a feira de recrutamento organizada pelo Nú-

cleo das Empresas Juniores da Unicamp, que é composto por 19 Empresas Juniores e vem se firmando desde 1999 como uma das principais do Estado de São Paulo.

O Evento é gratuito e acontece anualmente, ao longo de todo um dia, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. A feira promove o contato entre o mercado e os estudantes, oferecen-do, aos participantes, cadastro de currículos, mesas-redondas, palestras e apresentação de processos seletivos das mais variadas empresas. É uma grande oportunidade de conhecer e ingressar no mercado de trabalho ainda durante a graduação. Contato: Fone: (19) 3521-6360

[email protected]

Mercado de Trabalho em Engenharia – MTEO Grupo de Mercado de Trabalho em Engenharia – MTE

é uma porta de entrada dos alunos da Unicamp para o mercado de trabalho. É uma associação sem fins lucrativos, que tem suas atividades realizadas pelo trabalho voluntário de estudantes de graduação das engenharias da Unicamp. As atividades do MTE são diversas, mas sempre ligadas ao mercado de trabalho, como por exemplo: pesquisas de mercado; elaboração de propostas de parceria; reuniões com empresas; organização de eventos; planejamento estratégico; orientação de carreira; treinamentos; liderança, criação e divulgação de oportunidades.

www.mte.org.brFone: (19) 3521-3876

36

Associação Internacional dos Estudantes emCiências Econômicas e Comerciais – AIESECA AIESEC é uma rede global formada por jovens univer-

sitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial jovem e empreendedor.

Fundada em 1948, a AIESEC é uma organização global, independente, não partidária, sem fins lucrativos e totalmente dirigida por estudantes universitários e recém-graduados.

Presente em 107 países e em 1.100 universidades, ela conecta mais de 32.000 membros ao redor do mundo.

A AIESEC prepara os jovens para descobrirem e desenvolve-rem seus potenciais e causarem um impacto positivo na sociedade, tendo dois escopos principais: o desenvolvimento de liderança jovem e o intercâmbio profissionalizante.

Anualmente, a AIESEC realiza mais de 350 conferências, promove mais de 7.500 oportunidades de liderança e proporciona mais de 4.450 oportunidades de trabalho no exterior.

Os parceiros organizacionais, como McKinsey, UBS, DHL e PricewaterhouseCoopers, veem na AIESEC uma maneira de dar suporte ao desenvolvimento de jovens e acesso ao talento dessas pessoas de alto potencial ao redor do mundo.

Em Campinas, a AIESEC possui uma sede na Unicamp, junto ao CORI, na Biblioteca Central.

[email protected]

Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente O Trote da Cidadania Pelo Consumo Consciente existe na

Unicamp desde 2003 como um evento na Recepção dos Calouros da Universidade e tem por objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência de ingresso diferenciada, dando ênfase ao papel transformador do jovem na sociedade. Esse objetivo é alcan-çado desenvolvendo atividades sob temática da cidadania, que aproximam os alunos da comunidade e vice-versa, trabalhando conceitos de Consumo Consciente e Responsabilidade Social, de forma dinâmica e inovadora. Premiado em 2003 e 2007 como

37

Melhor Trote da Cidadania Brasil, em 2010 melhor do Brasil em três categorias, em 2012 recebeu menção Honrosa no prémio da Melhor Trote da Cidadania, sempre abordando o tema Consumo Consciente.

O reconhecimento nacional orgulha a instituição e ao mesmo tempo motiva o TCI a manter o compromisso com esse projeto social.

Em 2009, foi iniciada uma nova campanha de conscien-tização para o Lixo Eletrônico, questão que chamou bastante atenção da mídia e gerou uma mobilização maior da comunidade acadêmica para a questão. Outras ações foram implementadas pelos alunos da comissão organizadora, elevando o nível de conscientização dos ingressantes e da comunidade sobre temas socioambientais. Assim, foram organizados o I, II e III Simpósio de Sustentabilidade e Aquecimento Global e outras atividades no Restaurante Universitário, como o “Dia da Caneca”.

O Trote da Cidadania Pelo Consumo Consciente existe por motivação dos estudantes, que organizam e realizam as atividades desse projeto. Assim, o apoio de toda a comunidade é importante, pois incentiva e desenvolve o espírito de cidadania naqueles que organizam e participam direta ou indiretamente do projeto.

Semana do Trote da CidadaniaO Trote da Cidadania Pelo Consumo Consciente promove

várias atividades durante a Recepção aos Calouros, com uma programação atrativa e motivadora aos alunos ingressantes, dedicando uma Semana dos Calouros, com abertura oficial no Ginásio Multidisciplinar.

Em 2013, a Semana do Trote da Cidadania será do dia 26/02 ao dia 1º/03.

Participe! Acesse o site e confira a programaçãowww.unicamp.br/tcifacebook.com/[email protected]

38

Centros Acadêmicos (CA’s) eDiretório Central dos Estudantes (DCE)Os Centros Acadêmicos (CA’s) representam os estudantes

em cada faculdade ou instituto. Nestes espaços, você entrará em contato com as principais demandas do seu instituto e com as principais atividades que serão impulsionadas lá dentro.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) funciona como uma entidade de representação geral dos estudantes, englobando todos os estudantes da Unicamp, inclusive os que estudam nos campi de Limeira e Piracicaba. O DCE se localiza ao lado do Restaurante Universitário (Bandejão).

Os CA’s e o DCE são instrumentos abertos à participação de todos e são importantes para debater diversos temas, organizar as reivindicações e preparar atividades, de acordo com as decisões tomadas pelos estudantes em seus fóruns, como as Assembleias, Conselhos de Representantes e Congressos.

LocalizaçãoEndereço: Rua Euclides da Cunha, 71Diretoria: Fone: (19) 3521-7042 / [email protected]

Liga das AtléticasA Liga das Atléticas da Unicamp (LAU) é composta por

associações de alunos voltadas ao estímulo e à prática esportiva dentro das Faculdades e Institutos. Surgiram a partir dos depar-tamentos de esportes de cada Centro Acadêmico. As faculdades que não possuem atléticas mantêm as atividades a cargo de seus Centros Acadêmicos. Você poderá obter informações adicionais na sua Unidade de Ensino.

Seção IVServiços de Apoio Universitário

Prefeitura do Campus-CampinasA Central de Informações, inaugurada em agosto de 2004,

presta diversos serviços auxiliares aos estudantes e visitantes da Unicamp. Por meio de atendimento pessoal e telefônico, inclusive

39

aos sábados, recepciona o público, esclarece dúvidas, orienta e presta informações sobre localização de faculdades, institutos, unidades, órgãos, serviços e eventos da Universidade. Além disso, a Central realiza o atendimento do PABX da Unicamp, o cadastramento dos veículos e a inserção de créditos no Cartão Universitário para refeições nos restaurantes universitários. A inserção de créditos para alimentação no Cartão Universitário na Central de Informações poderá ser feita somente por meio de depósito bancário.

LocalizaçãoRua Roxo Moreira 410, próximo a Praça da PazAtendimento: De 2ª a 6ª feira, das 7h às [email protected]ário de atendimento para inserção de créditos:de 2ª a 6ª feira, das 7h às 18hHorário de funcionamento do PABX:de 2ª a 6ª feira, das 7h às 18hTelefone: (19) 3521-7000 ou ramal 1-7000

[email protected]

Dicas - Imóveis & CaronasSe você, calouro, está procurando uma moradia ou carona

pesquise:www.caronasunicamp.comwww.morarunicamp.com.br

Sistema GDEO GDE é um sistema on-line que tem por objetivo auxiliar

os alunos na vida acadêmica. Além dos benefícios da rede social com os outros estudantes e docentes da universidade, o sistema fornece ao aluno acesso a mapas da Unicamp, cardápio do RU, calendários, planejador de matrículas, descrição de matérias e professores, entre outros serviços e informações públicas da Dire-toria Acadêmica (DAC). É importante destacar que o GDE não é um sistema oficial da Unicamp, portanto o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) não se responsabiliza pelo uso indevido do mesmo. Para acessá-lo, o aluno deve entrar no link presente na

40

página principal do site da DAC e do SAE.

*** Importante ***A universidade não se responsabiliza por qualquer tipo de

contrato entre aluno e particulares. Estas são apenas sugestões para consulta.